Vous êtes sur la page 1sur 14

Gerao de Instaladores com ISTool e InnoSetup

Gabriel Parreira Bezerra Verso: 1.0 08/07/2011

Consideraes Iniciais
Este manual tem como objetivo permitir a construo de pacotes de instalao de softwares em ambientes Windows de forma rpida e descomplicada. Entretanto, este no entrar em muitos detalhes sobre as diversas opes de configurao das ferramentas InnoSetup e ISTool, ficando a cargo do leitor consultar a documentao dos mesmos para maiores detalhes. A documentao dos programas pode ser encontrado no site do projeto, no diretrio de instalao do programa e no menu Help dentro do software.

Parte 1 Instalando as ferramentas


Obtendo as ferramentas
Para este tutorial, precisaremos do Inno Setup Compiler e o Inno Setup Tool (ISTool). V at http://www.jrsoftware.org/isdl.php e baixe o pacote Quick Start Pack. Instale-o;

Figura 1 - Pgina de download do Inno Setup (em 08/07/2011)

Instalado o InnoSetup Compiler, v at http://sourceforge.net/projects/istool/ e baixe a ltima verso do ISTool. Instale-o .

Figura 2 - Pgina de dowload do IS Tool no Sourceforge (em 08/07/2011)

Se tudo correu bem at aqui, estamos prontos para a prxima parte: A criao do script de instalao.

Criando o script de instalao


A criao do script de instalao ser feita em duas partes: a primeira, criando a base com o Inno Setup, e a segunda, no ISTool onde adicionaremos os demais arquivos via interface grfica. Abra o InnoSetup. Na janela que aparecer, escolha a opo Create a new script file using the Script Wizard para utilizar o assistente de criao de scripts.

Figura 3 Viso inicial do InnoSetup com a janela de boas-vindas

As prximas telas so do assistente de criao de scripts, onde iremos configurar os parmetros para a criao da instalao do software. Usando o assistente de criao 1. Insira as informaes bsicas sobre o software: nome, verso, fabricante e o site do fabricante;

Figura 4 Parmetros bsicos do programa

2. Defina o local onde o instalador descompactar o programa. Marque as caixas abaixo se deseja permitir que o usurio mude o local da instalao ou se no deseja a criao de uma pasta para a instalao do programa.

Figura 5 Definindo o local da instalao do software

3. Defina os arquivos a serem empacotados para o instalador, como o arquivo executvel do programa, os arquivos e pastas adicionais.

Figura 6 Definindo os arquivos a serem empacotados no instalador

4. Defina a criao de cones de atalho do programa: na rea de trabalho, no menu Iniciar, atalho para o site do fabricante, cone de remoo do programa.

Figura 7 Criao dos cones do sistema

5. Escolha os idiomas do programa de instalao.

Figura 8 Escolha dos idiomas do programas de instalao

6. Personalize as opes de criao da instalao do software com o arquivo de licena (caso haja um), o nome do arquivo de instalao, o diretrio de sada do instalador aps a compilao, um cone personalizado para o instalador (caso haja um) e uma senha de instalao se necessrio.

Figura 9 Opes de finalizao da criao do arquivo instalao

7. A prxima tela indica sobre a presena do compilador e pergunta sobre a utilizao de macros #define. Mantenha a utilizao de macros. Isto facilita a adaptao do script posteriormente, caso haja uma mudana de nomes/verso do programa.

Figura 10 Aviso sobre o uso de diretivas de compilador

8. Configurao via assistente encerrada!

10

Figura 11 Fim do assistente de criao de scripts

Terminada a primeira parte do script vamos a customizao do mesmo utilizando a ferramenta ISTool.

Parte 2 Customizando o script de instalao


Nesta seo, entenderemos como utilizar o ISTool para adicionar, registrar e modificar arquivos e tarefas no instalador de software criado anteriormente com o assistente do Inno Setup Compiler. Antes de prosseguirmos, daremos uma rpida olhada no menu lateral, onde estaro os acessos s opes de customizao do script.

11

Figura 12 Menu de sees do script no ISTool

Script: D acesso ao script para modificao manual. Arquivos e diretrios: Permite adicionar arquivos e diretrios para serem carregados pelo script assim como definir mais opes para os mesmos, definindo o caminho de destino ao instalar, opes de remoo, substituio e registro de arquivos tipo bibliotecas ao instalar o programa. cones: Define cones diversos para o programa como cones de atalhos. INI: Configuraes adicionais. Registro: Criao/modificao de chaves no registro do Windows. Excluir/Executar na instalao: comandos adicionais ao instalar. Excluir/Executar na desinstalao: comandos adicionais ao remover o programa. Mensagens/Mensagens personalizadas: mensagens personalizadas para eventos do instalador. Para mais detalhes consulte a documentao do programa.

Manipulando arquivos e diretrios do instalador


Utilizaremos a seo Arquivos e diretrios grande parte do tempo para criarmos nosso instalador. Ao entrar nesta seo, o usurio encontrar uma grade com os arquivos atuais no instalador e suas

12

caractersticas como nome do arquivo de origem, seu destino e flags adicionais como arquivo compartilhado, no atualizvel, arquivo oculto etc... Para adicionar um arquivo ou diretrio, utilize o menu Projeto ou clique com o boto direito do mouse sobre a grade. Para um novo item, use a tecla Insert. Ao adicionar um novo item, uma janela como da Figura 13 ser aberta.

Figura 13 Janela de insero de novo item.

Os parmetros a serem utilizados, variam de acordo com o arquivo e o propsito de cada um.

Adicionando cones
Para definir os cones da aplicao, o procedimento idntico ao de adicionar os arquivos. Antes de passar para esta etapa, necessrio ter adicionado o(s) arquivos *.ico aos arquivos do projeto.

13

Nas duas linhas da lista de cones existem duas variveis indicando o caminho, so elas: {commondesktop} = indica o caminho da rea de trabalho. Este cone ser para o atalho do Desktop. {group} = indica o caminho do menu iniciar. Este cone ser relacionado ao atalho do programa na pasta do menu Iniciar. Para entender as variveis de caminho consulte a documentao do programa. Aps inserir todos os arquivos, compile o instalador utilizando o menu Projeto ou teclando Ctrl+F9.

14

Vous aimerez peut-être aussi