Vous êtes sur la page 1sur 16

Introduo ao Eclipse

Sylvia Campos, Francisco Leal, Joo Henrique e Paulo Borba Centro de Informtica Universidade Federal de Pernambuco

1. Introduo:
O que um ambiente de desenvolvimento?
Um IDE Integrated Development Environment (Ambiente de desenvolvimento integrado) consiste em um software que contm um conjunto de funcionalidades embutidas, cuja finalidade prover um modo mais fcil e interativo de construir e manipular seus programas. Entre estas ferramentas geralmente figuram:
y y y y

Um editor de texto com facilidades especialmente desenhadas para a linguagem; Um compilador (e um interpretador, no caso de Java e outras linguagens interpretadas) ; Um editor grfico, com facilidades para criao e edio da interface grfica do programa a ser desenvolvido; Um debugger, uma ferramenta especialmente feita para se tirar os bugs do cdigo. Ela possibilita um monitoramento mais elegante do funcionamento do seu programa, facilitando a deteco e remoo dos erros. Perceba que no estamos falando em erros de sintaxe, mas erros na prpria lgica do programa, que fazem seu programa gerar resultados indesejados ou travar (apesar de ele compilar), e que geralmente so difceis de se encontrar simplesmente analisando o cdigo.

O Eclipse
O Ambiente de desenvolvimento que escolhemos trabalhar at agora tem sido o BlueJ, que tem o propsito de ser um software pedaggico mais do que propriamente uma ferramenta que agilize tarefas e aumente a segurana e a produtividade do seu projeto. Nesta aula, aprenderemos a utilizar o Eclipse, um programa voltado para desenvolvimento tanto acadmico quanto profissional. O Eclipse possui facilidades que vo desde a rpida visualizao de todos os arquivos contidos no projeto at ferramentas de gerenciamento de trabalho coletivo. Alm das ferramentas mencionadas no tpico anterior, o Eclipse possui:
y y

Um Class browser ou Package Explorer, que permite visualizar toda a estrutura de diretrios e arquivos contidos no projeto Wizards, que so "programas" que auxiliam na construo rpida de aplicaes com caractersticas iniciais j conhecidas.

2. Iniciando no Eclipse:
Ao abrir o Eclipse 3 ser exibida uma janela de boas-vindas(welcome). Feche-a. 2.1.Criando
y

um projeto

Primeiramente clique em File > New > Project. Um wizard de criao de projetos aparecer.

Em seguida, selecione a opo Java > Java Project e clique em Next. A seguinte tela aparecer:

y y

Digite um nome para o seu projeto e em seguida marque a opo "Create project at external location", especificando o diretrio onde o projeto ser ser armazenado. Marque tambm a opo Create separate source and output folders na caixa Project Layout. Essa opo permite que voc no misture os arquivos que contm o cdigo-fonte(source) com os arquivos gerados pelo compilador(output ou sada) , criando pastas diferentes para cada um desses tipos de arquivos. Clique em Next. Agora voc ter a oportunidade de escolher os diretrios do source e de sada. Para deixar os valores default clique em Finish, ou ento altere os valores de acordo com sua convenincia.

Quando tiver terminado, clique em Finish. Possvelmente aparecer uma janela pedindo para confirmar uma mudana de perspectiva. Se aparecer, clique em "Yes". Agora, seu projeto j est criado, mas ainda no possui nenhuma classe. Para criar uma classe:

Clique em File > New > Class. A seguinte tela aparecer.

y y y y

A parte superior da janela d algumas indicaes sobre o preenchimento - como campos obrigatrios, a sugesto de usar inicial maiscula para nomes de classes, etc. Em "Source Folder", determine de que projeto sua classe far parte. Selecione o nome da sua classe no campo "Name". Opcionalmente voc pode pr-determinar os modificadores de acesso da sua classe e deixar prontos os esqueletos de alguns mtodos, no campo Modifiers e nos campos abaixo de Which method stubs would you like to create?. Escolha "public static void main(String[] args)". Clique em Finish. Sua classe ser criada e parecer com a da imagem abaixo.

Perceba que um campo de comentrios comum e um de comentrios javadoc foram automaticamente inseridos no inicio da sua classe. Para alterar os templates destes e outros comentrios clique em Window > Preferences > Java > Code Generation na aba Code and Comments. O Eclipse gerou tambm um mtodo main, conforme ns havamos pedido na janela anterior.

3. Viso Geral do Ambiente


O Eclipse j inicia com inovaes em relao maioria das IDEs: ele possui a funcionalidade de customizao do ambiente de trabalho. Trata-se de um programa open-source, originalmente escrito para ser uma IDE verstil e possvel de ser adaptada para qualquer propsito relacionado ao desenvolvimento de software, desde a produo de plug-ins para ele mesmo e/ou outros programas, passando pela integrao de ferramentas ao ambiente Eclipse e culminando no desenvolvimento do software final em si. Esta adaptabilidade j comea pela esttica do ambiente. Na Java Perspective (o conjunto de modificaes para tornar o ambiente familiar ao desenvolvedor Java), o layout do ambiente como na imagem abaixo:

Esta tela, como podemos ver, no se parece nem de longe com a interface do BlueJ. Mas a esmiuaremos frame a frame, seguindo a legenda numrica da imagem.

3.1 Package Explorer (1)


O Package Explorer um visualizador simples e elegante dos seus projetos. Um projeto representa toda a estrutura do seu programa, armazenando os arquivos-fonte (.java), os bytecodes (.class), as configuraes gerais do ambiente para o projeto, eventuais arquivos de backup e outros arquivos inerentes ao escopo do programa (por exemplo, quaisquer possveis imagens relacionadas ao projeto).

A navegao semelhante do Windows Explorer, bastante intuitiva e respeitando a hierarquia do projeto, com a qual ficaremos mais familiarizados com a prtica, ao longo do desenvolvimento do projeto.

3.2 Editor de Texto (2)


O editor de textos do Eclipse, assim como o do BlueJ, ConText e outros, denota as palavras-chave de Java em letras destacadas para facilitar a leitura do cdigo. No entanto, este uma das funcionalidades mais triviais desta ferramenta, como veremos a seguir. Suponha que estejamos escrevendo o mtodo transferir da classe Conta, bastante conhecida por ns. Este mtodo composto de uma chamada ao mtodo debitar e outra chamada ao mtodo creditar, como podemos ver abaixo.

Durante a implementao deste mtodo, quando digitarmos o nome de alguma varivel que denote um objeto e o ponto para chamada de mtodo, o editor de textos do Eclipse nos mostrar uma janela com uma relao completa de todos os mtodos e atributos que este objeto pode acessar em seu contexto, e a medida em que escrevermos as letras, ele filtrar tudo o que puder ir sendo descartado, como ilustra a imagem abaixo.

Uma grande funcionalidade das principais IDEs atuais a deteco de erros de compilao em tempo de implementao. O editor de textos do Eclipse, ao perceber um erro de sintaxe (e at alguns poucos erros de lgica), imediatamente marca em vermelho o trecho que ele supe estar errado, alm de indicar as possveis causas do erro e sugerir algumas solues. Como podemos ver na figura abaixo, ele sublinha o trecho e errado e marca as linhas que apresentam problema de sintaxe no lado direito da janela:

Ele tambm separa os trechos de cdigo contido entre chaves, no lado esquerdo da janela, em azul. Podemos clicar nos tringulos azuis para exibir/esconder trechos entre chaves, facilitando a visualizao do arquivo e sua navegao. Por ltimo, o editor do eclipse nos poupa bastante tempo de pesquisa em documentao de classes nas APIs das mesmas com um recurso muito simples e interessante. Ao mantermos o mouse por cima de nomes de classe ou mtodos, uma caixa de texto aparecer na tela com toda a documentao da classe / mtodo em questo. Ex:

3.3 Console (3)


O Eclipse, assim como o BlueJ, oferece um terminal de console para a entrada de dados do teclado pela stream de entrada padro e a sada de dados que o programa escreve na stream de sada padro, exatamente como estamos habituados no BlueJ ou usando o JDK.

3.4 Outline (4)


A janela Outline funciona semelhantemente ao Package Explorer, sendo que voltada para a estrutura interna do seu arquivo .java - frequentemente a sua classe. Como podemos observar, existem cones diferentes para cada parte do arquivo.

4 .Compilando e executando programas com o Eclipse


y y

Clique em Project > Build Project. Como alternativa, clique com o boto direito sobre o projeto que deseja compilar no Package Explorer e ento clique em Build Project. Para rodar o seu programa, clique com o boto direito sobre o arquivo que contm o main que voc deseja rodar(no Package Explorer) e clique em Run > Java Application. Automaticamente ser criada uma configurao de execuo para o seu projeto. Para gerenciar as congifuraes(alterar, inserir, remover...), clique em Run > Run... A seguinte tela aparecer:

A classe que contm o main que dever ser executado inicialmente especificada em "Main class". Voc pode especificar argumentos para a execuo(o famoso String[] args), para a mquina virtual, configurar o classpath, etc.

A partir da primeira vez que voc configurar uma rotina de execuo, basta clicar no boto Run na barra de ferramentas ou utilizar o atalho Ctrl+F11 para rodar o programa.

5. Adicionando Bibliotecas projetos no Eclipse


Para adicionar uma biblioteca externa ao projeto, clique com o boto direito sobre a pasta do projeto no Package Explorer e selecione a opo Properties. A seguinte janela surgir:

y y

y y

No menu da esquerda, selecione a opo Java Build Path (como est selecionado na figura). A parte da direita mudar para mostrar o que est na figura. Selecione a aba Libraries para visualizar as bibliotecas utilizadas pelo seu projeto. Provavelmente voc poder ver a biblioteca JRE System Library, que a biblioteca padro que vem com o JDK instalado na sua mquina, e que praticamente todo projeto Java deve utilizar. Para adicionar mais bibliotecas, clique no boto Add External JARs (Java ARchives ou, extra-oficialmente, Java Application Resources, o ltimo menos usado). Por ltimo, selecione o caminho da biblioteca a ser adicionada e clique em Open.

6. Importando/Exportando arquivos ao seu projeto


1. Para importar arquivos no seu projeto: y Clique em File > Import > File system. Na janela que aparecer, simplesmente selecione a pasta de onde viro os arquivos a serem importados. Uma lista dos arquivos importveis aparecer. Marque os que voc deseja importar ao projeto e no campo "Into Folder" selecione em que pasta os arquivos devem ser copiados.

Na figura acima estamos para importar o arquivo Console.java no nosso projeto, portanto poderemos passar a us-lo quando clicarmos em "Finish" 2. Para importar projetos no seu Workspace:

Clique em File > Import > External project into workspace. Especifique o caminho do projeto a ser importado. O nome do projeto deve aparecer logo acima do seu caminho.

OBS.: Perceba que o Import external project into workspace no copia o projeto para o Workspace, ele apenas cria um projeto que referencia o projeto importado.

7. Depurando (debugging) programas com o Eclipse


Quando um programa, no esta funcionando corretamente voc precisa corrigi-lo(depur-lo). O Eclipse oferece um depurador para auxili-lo na correo do programa. Com esse depurador voc pode acompanhar passo a passo seu programa para ver se ele esta funcionando da maneira esperada.
y

Com um duplo-click esquerda da numerao das linhas (ou pelo atalho Ctrl+Shift+B) voc insere um Break-Point (um ponto onde a execuo do programa para, e podemos ver os valores das variveis, dos atributos e coisas do tipo). Clique com o boto direito no arquivo de onde deseja comear a depurao e clique em Debug > Java Application.

Perceba que o layout das janelas ser alterado aps o incio da depurao(talvez ele pea primeiro uma confirmao). Isso se deve versatilidade do Eclipse e ao conceito de Perspectivas (perspectives) visto no incio do roteiro. Quando desejamos depurar um programa, o Eclipse automaticamente troca da Java Perspective para a Debug Perspective, que muda totalmente o layout do programa para adapt-lo s necessidades em tempo de depurao.

Repare que quando cdigo chegar no Break-Point o programa pra de executar. Em (1) temos uma relao dos processos em execuo e os encerrados no momento; Em (2) temos a relao das variveis do programa, cada uma com o valor contido nela no momento do Break-Point; Em (3), temos a tela normal do editor de texto; Em (4) temos a tela normal do outline; Em (5) temos o terminal normal de Console. A partir da pausa na execuo do programa, podemos andar passo-a-passo ao longo da execuo do programa, observando a cada passo o que acontece com os valores das variveis. Temos trs funes para andar pelo cdigo:
y y y

Step Into, que entra no mtodo chamado pela linha de cdigo (Atalho: F5); Step Over, que executa a linha indo para a prxima (Atalho: F6); Step Return, que executa todo o resto do mtodo no qual voc est e para novamente imediatamente depois disso (Atalho : F7).

Como exemplo, vamos depurar a classe Conta:


y y y y y y y

Insira um break-point na linha String u = conta1.getNumero(); Inicie a depurao; Observe que o programa rodou normalmente at o break-point; Observe que as variveis esto com seus devidos valores na janela Variables na parte superior direita da tela; Aperte F5 (Step Into)para entrar no mtodo getNumero() da classe conta e veja como o mtodo feito, passo-a-passo, utilizando o Step Over (F6); Verifique se as variveis so alteradas corretamente; Quando voc se der por satisfeito, pode continuar caminhando passo-a-passo ou clicar no boto quadrado(Terminate) na janela entitulada Debug, na parte superior esquerda da tela para encerrar bruscamente a execuo do programa.

Para concluir, vamos depurar a classe Cliente:


y y y y y

Insira um break-point na linha Cliente c = new Cliente ("Sylvia", "5047021", "Rua 48", "52071-361", "Itu"); Inicie a depurao; Acompanhe a mesma e perceba que os atributos esto setados da maneira que queremos; Entre no construtor com o Step Into (F5); Continue dando Step Overs (F6) at o programa acabar, acompanhando as mudanas nas variveis, caso haja.

A gerncia das configuraes de debug bastante similar de execuo, sendo acessada em Run > Debug...

8. Exerccios de fixao
1. Digite a classe Hora, conforme visto na lista de exerccios, e compile-a; 2. Escreva um programa no Eclipse que l 3 nmeros reais do teclado e imprime o maior deles; 3. Altere este programa para que ele imprima tambm a soma e a mdia aritmtica dos 3 nmeros.

A nica vantagem que eu vejo do Netbeans sobre o eclipe na criao de Telas em Swing (no eclipse tem o VEP, mas o netbeans bem melhor). De resto acredito que o eclipse seja melhor, mais rpido, leve, configurvel a seu gosto, muitos plugins para axilio no trabalho do dia dia, mais bonito , etc etc No quesito editor visual, o NetBeans melhor com certeza... por isso que eu uso os 2! Para desenvolvimento Swing NetBeans.. Para desenvolvimento Web Eclipse.. Netbeans requer pc melhor.. porm vem com mais coisas! Eclipse mais leve ... porm deve ser personalizado!

Vous aimerez peut-être aussi