Vous êtes sur la page 1sur 14

A UA U L A L A

43

43

Fresando superfcies planas


as aulas passadas voc estudou os tipos de fresadoras e fresas e como determinar os parmetros de corte para fresar. Mas para comear a fresar necessrio saber mais. preciso saber escolher a fresa e a fresadora de acordo com o tipo de perfil que ser executado na pea. E tambm saber fixar a fresa e a pea na mquina. o que vamos fazer nas prximas aulas. Nesta primeira aula sobre operaes de fresagem, vamos aprender informaes bsicas sobre como fresar superfcies planas. Usinar uma superfcie plana uma das operaes mais simples e comuns na fresagem mecnica. uma operao que pode ser executada em qualquer tipo de fresadora. Fique atento! Querendo saber mais, no hesite em consultar a bibliografia indicada no final do livro.

Nossa aula

Como fresar superfcie plana, plana inclinada e em esquadro


Existem duas formas de fresar superfcies: a tangencial e a frontal. Na fresagem tangencial, o eixo de rotao da fresa paralelo superfcie da pea que est sendo usinada. Na fresagem frontal, o eixo de rotao perpendicular superfcie da pea. Tanto a fresagem tangencial quanto a frontal podem ser executadas em qualquer tipo de fresadora. Veja figuras a seguir.

fresagem tangencial em fresadora horizontal

A U L A

fresagem frontal em fresadora vertical

43

fresagem tangencial em fresadora vertical

fresagem frontal em fresadora horizontal

Com esta pequena introduo, j podemos entrar no assunto. Distinguimos na fresagem em superfcie plana trs casos: fresagem de superfcie plana simples, de superfcie plana perpendicular a uma superfcie de referncia e, finalmente, de superfcie plana inclinada.

Fresagem simples de superfcie plana

Vamos supor que voc entra na oficina e recebe a tarefa de usinar a superfcie plana de uma pea de ferro fundido de 50 x 50 mm e dureza de 240HB, conforme desenho. Voc dispe de uma fresadora horizontal e fresa com 10 dentes e 40 mm de dimetro. Por onde comear?

A U L A

43

O primeiro passo escolher a fresa com relao ao material da pea. Sabendo que o material ferro fundido, com dureza de 240HB, que tipo de fresa voc deve usar? Recordar aprender Para usinar ferro fundido com dureza de 240HB, a fresa recomendada a de tipo H.

Escolhido o tipo de fresa quanto ao material, preciso especific-la quanto ao trabalho que ela vai realizar. Para fresar superfcies planas, a fresa indicada a plana, tambm conhecida como fresa cilndrica. Veja, a seguir, alguns tipos bsicos de fresas cilndricas.
fresa cilndrica de haste paralela (fresa de topo) fresa de topo para mandril com chaveta transversal (fresa frontal para mandril)

fresa cilndrica para mandril com chaveta longitudinal

Como vamos fazer uma fresagem tangencial em superfcie plana utilizando fresadora horizontal, escolhemos trabalhar com a fresa cilndrica para mandril com chaveta longitudinal. Trata-se de um tipo de fresa muito utilizada para usinar superfcies planas em fresadora horizontal. A fresa cilndrica para mandril com chaveta longitudinal permite uma fixao mais rgida mquina. E isso garante maior retirada de material e tambm um melhor acabamento da superfcie. Dica tecnolgica Caso a largura da fresa no seja suficiente para usinar toda a extenso da superfcie da pea, monte duas ou mais fresas, com a inclinao das hlices ou facas laterais de corte invertidas, isto , uma hlice com inclinao esquerda e a outra direita. Veja figura abaixo.

Tendo escolhido a fresa, o passo seguinte a fixao da pea. Como fazer? Voc pode escolher entre vrias formas de fixao, de acordo com o perfil da pea e o esforo de corte que ela sofre. Pode-se fixar a pea diretamente mesa ou com o auxlio de dispositivos de fixao como: morsa, cantoneiras, calos regulveis (macaquinhos), aparelhos divisores e outros.

A U L A

43

fixao em morsa

fixao sobre a mesa

fixao com aparelho divisor

fixao em cantoneira

A U L A

43

Recordar aprender No movimento discordante, o esforo de corte tende a arrancar a pea do dispositivo onde ela se encontra fixada. No concordante, o esforo de corte tende a empurrar a pea contra o dispositivo em que ela est fixada.

movimento concordante

movimento discordante

Em nosso exemplo, o movimento adotado o tangencial discordante, pois a pea a usinar de pequena dimenso e formato regular. Isso nos permite optar pela fixao em morsa, apesar de haver o risco de a pea ser arrancada, durante a fresagem.

fixao em morsa

Agora podemos fixar a fresa. Esta fixao pode ser por pinas e mandris, tambm chamados eixos porta-fresas. Os mandris dispem de hastes com cones do tipo morse ou ISO. Esta uma informao importante na hora de fixar a fresa. O mandril de cone morse fixado por presso e deve ser utilizado para trabalhos em que a fresa no seja submetida a grandes esforos. Nesse caso, o mandril recomendado o de cone ISO, cujo sistema de fixao impede que ele se solte durante a operao de fresagem. Veja a seguir tipos de mandril e como eles so fixados.

mandril para fresa com furo rosqueado

A U L A

43
mandril para fresas de hastes cnicas

eixo porta-fresas (haste longa)

eixo porta-fresas curto (mandril porta-fresas)

mandril porta-pinas

Optamos por trabalhar com o eixo porta-fresas do tipo haste longo, por ser o mais adequado nossa fresa de trabalho, a cilndrica com chaveta longitudinal. O mandril escolhido garante menor vibrao da ferramenta durante a usinagem e, portanto, melhor acabamento. Finalmente, resta determinar os parmetros de corte. Vamos relembrar como fazer isso? O primeiro passo determinar a velocidade de corte. Para isso precisamos da profundidade de corte, da dureza do material e do material da fresa. No nosso caso: 5 mm, 240HB, ao rpido (HSS).

A U L A

43

Com esses dados, encontramos na tabela de velocidade de corte o valor 12-18 m/min. Agora podemos calcular a rpm. Lembra que devemos ficar com a mdia do valor encontrado na tabela? Pois bem, o resultado do clculo da rotao ser de 120 rpm. Passemos ao clculo do avano da mesa. Para isso vamos precisar do avano por dente da fresa. Consultando a tabela de avano por dente da fresa, vamos encontrar 0,20 mm/dente. Com isto j possvel calcular o avano da mesa, que de 240 mm/min. Percebeu que esses so os clculos dos parmetros de corte necessrios para regular a fresadora? Bem, aprendemos a escolher e a fixar a pea e a fresa mquina. Tambm determinamos os parmetros de corte com os quais regulamos a mquina. Agora s usinar!

Fresagem de superfcie plana perpendicular a uma superfcie de referncia (fresagem em esquadro)


Na oficina comum dizer sobre duas superfcies que formam um ngulo reto, isto de 90, que elas esto em esquadro. A expresso fresar em esquadro significa fresar uma superfcie em 90 com relao a uma outra. Em outras palavras, fresar uma superfcie perpendicular a uma superfcie de referncia. Fresar em esquadro o mesmo que usinar uma superfcie plana. Isso quer dizer que os critrios para a escolha da ferramenta e parmetros de corte so os mesmos. Ento, o que muda? O que muda que agora vamos tomar uma superfcie j usinada como referncia para usinar as demais. Veja figura a seguir.

Vamos ver como fazer? Primeiro, devemos escolher a fresa, lembra? Como vamos trabalhar com movimento discordante frontal e fresadora vertical, ela no pode ser a mesma recomendada para o primeiro caso. A fresa adequada agora a cilndrica frontal para mandril com chaveta transversal.

fresa cilndrica frontal para mandril com chaveta transversal

Mas ainda mantemos o tipo, isto , a fresa tipo H, visto que o material da pea continua sendo o ferro fundido. Feita a escolha da fresa, podemos escolher o meio de fixao da pea. Como no exemplo anterior, o meio recomendado a morsa.

A U L A

43

fixao em morsa

Para fixar a fresa, vamos usar um eixo porta-fresas curto. Este dispe de chaveta transversal e parafuso que asseguram uma boa fixao da fresa.

fixao de fresa em eixo porta-fresas curto

Acabamos de escolher os meios de fixao da pea e da fresa. Devemos ento determinar os parmetros de cortes. Estes so os mesmos que os encontrados no primeiro caso. Mas como vamos usinar os quatro lados da pea, precisamos dividir o valor do sobremetal por dois, a fim de determinar quanto ser retirado de cada superfcie. Vamos ver como fazer? Tnhamos que o sobremetal da pea era de 10 mm e a profundidade de corte de 5 mm.

Notemos que o dimetro da fresa menor que a largura da pea. Nesse caso, para remover a camada de material desejada, necessrio dar mais de uma passada com a fresa sobre a pea, mas sem alterar a profundidade de corte. Para tanto, s deslocar a mesa no sentido transversal ao seu avano.

A U L A

43

Neste momento, devemos observar que no mximo 2/3 do dimetro da fresa fiquem em contato com a pea. Isto favorece a refrigerao dos dentes da fresa, uma vez que necessariamente 1/3 de seu dimetro ficar fora. Recordar aprender A refrigerao dos dentes evita o superaquecimento da fresa e contribui, portanto, para o aumento da vida til desta.

Bem, escolhemos o tipo de fresa e como fix-la. E sabemos como efetuar o desbaste. O que falta? Fixar a pea e usinar suas superfcies. Vamos faz-lo? Para isso vamos retomar o exemplo do primeiro caso. Com a diferena que agora em vez de usinar uma s superfcie, vamos usinar quatro. O primeiro passo fixar a pea morsa. Dentre as quatro superfcies, escolha a de formato menos irregular, que se apia melhor contra o mordente fixo. Encoste esta superfcie ao mordente fixo da morsa e fixe-a, utilizando um rolete. Usine a primeira superfcie, que passa a ser ento a superfcie de referncia para as demais. Veja figura abaixo.

Dica tecnolgica Em geral, as peas em bruto tm formato irregular, o que torna difcil sua fixao. Isso pode ser solucionado, colocando-se um rolete entre a pea e o mordente mvel da morsa, como mostra a figura.

Como j temos uma superfcie de referncia, vamos aprender a usinar a segunda superfcie. Mas antes, retire a pea da morsa, lime as rebarbas e limpe a morsa. Em seguida, coloque de novo a superfcie de referncia da pea em contato com o mordente fixo da morsa. Fixe-a, utilizando um rolete.

Fixada a pea, usine a segunda superfcie em esquadro com a superfcie de referncia. Aps a usinagem, retire a pea da morsa, lime as rebarbas e limpe a morsa. Antes de usinar a terceira superfcie, verifique se a superfcie que voc acabou de usinar est em esquadro, isto , perpendicular superfcie de referncia. Para isso use um esquadro de luz.

A U L A

43

Agora podemos passar usinagem da terceira superfcie. Para isso, gire a pea em 180, isto , de maneira que a ltima superfcie usinada fique voltada para baixo e a superfcie de referncia continue encostada no mordente fixo. Fixe-a, utilizando um rolete. Usine a terceira superfcie.

Aps a usinagem, retire a pea da morsa, lime as rebarbas e limpe a morsa. Em seguida, para usinar a quarta e ltima superfcie, fixe de novo a pea, utilizando calos para apia-la bem contra a base da morsa. Usine esta superfcie.

Dica tecnolgica Use calos para assentar bem a pea. Se for necessrio, d umas pancadinhas de leve na pea at assent-la. Utilize um martelo de cobre ou lato, ou qualquer outro material macio, para no danificar a pea.

Acabando de usinar a quarta superfcie, solte a pea, lime as rebarbas. A pea est pronta.

Pare! AEstude! U L A Responda!

43

Exerccio 1 Complete as frases abaixo: a) Na fresagem frontal, a largura da superfcie a ser fresada no deve exceder a ........... do dimetro da fresa. b) Uma pea em bruto, de superfcie irregular, deve ser fixada morsa com o auxlio de ............................... para ficar mais bem assentada contra o mordente fixo. Exerccio 2 Escolha a alternativa correta. Entre a usinagem de uma superfcie e outra em esquadro, devemos: a) ( ) trocar a fresa; b) ( ) trocar o meio de fixao; c) ( ) limpar a morsa e retirar as rebarbas da pea; d) ( ) aumentar a rpm e o avano da mesa.

Fresagem de superfcie plana inclinada


H trs modos de fresar uma superfcie plana inclinada: pela inclinao da morsa, pela inclinao do cabeote vertical ou pela inclinao da mesa.

inclinao da morsa

inclinao da mesa

inclinao do cabeote

Dica tecnolgica A inclinao do cabeote deve ser feita aps a fixao e alinhamento da morsa ou da pea no sentido de deslocamento da mesa. Este alinhamento necessrio na fresagem de superfcies planas inclinadas e tambm na fresagem de rasgos, canais e rebaixos. O alinhamento da morsa ou da pea deve ser feito independentemente do tipo de fresadora com a qual estamos trabalhando.

A fresagem de superfcie plana inclinada segue os mesmos critrios que a fresagem em esquadro para a escolha da fresa e dos parmetros de corte. A diferena que com este tipo de fresagem, preciso fazer o alinhamento da morsa ou da pea no sentido de deslocamento da mesa. O alinhamento necessrio por que como se trata de fresagem de uma superfcie inclinada, se a mesa no avanar paralelamente superfcie da pea a tendncia o chanfro ficar desalinhado.

A U L A

43

Vamos aprender como fazer isso? Retomemos mais uma vez o exemplo dado no primeiro caso. Agora a pea de ferro fundido j est com as quatro superfcies usinadas. Pede-se ento para voc fresar uma superfcie inclinada a 45 em uma de suas arestas.

Por onde comear? Do mesmo modo que nos casos anteriores: pela escolha da fresa, dos meios de fixao e dos parmetros de corte. Nesse terceiro caso, como estamos tambm utilizando a fresadora vertical, a fresa deve ser tipo H e cilndrica frontal para mandril com chaveta. Ou seja, a mesma utilizada para a fresagem de superfcies perpendiculares a uma superfcie de referncia. Tambm devem ser os mesmos os meios de fixao da pea e da fresa e os parmetros de corte. Assim vamos utilizar morsa e um eixo porta-fresa curto. E os parmetros de corte sero: 120 rpm e 240 mm/min para o avano da mesa.

A U L A

Feito isso, podemos alinhar a morsa ou a pea. Veja como fazer. Primeiro, limpe a mesa da fresadora e a base da morsa. Fixe a morsa sobre a mesa.

43

Agora, fixe o relgio comparador ao cabeote da mquina. Para isso utilize uma base magntica.

Coloque a ponta do relgio comparador em contato com o mordente fixo da morsa.

Observao: Cuide para que a ponta do relgio comparador pressione o mordente em pelo menos uma volta, a fim de garantir o contato. Movimente a mesa manualmente ao longo do comprimento do mordente fixo da morsa.

A U L A

43

Observao: Acompanhe atentamente o movimento do ponteiro do relgio, para verificar se a morsa est alinhada ou no. Solte os parafusos de fixao da morsa. Corrija o alinhamento se necessrio. Para isso, gire a morsa no sentido inverso ao erro. Fixe de novo a morsa mesa da mquina. Repita estes passos quantas vezes for necessrio at obter no relgio comparador uma variao prxima a zero.

Dica tecnolgica O alinhamento da pea segue os mesmos procedimentos que os observados para o alinhamento da morsa. Ao alinhar a pea, certifique-se de que a superfcie de alinhamento tenha sido previamente usinada.

Voc aprendeu como alinhar a morsa e a pea em relao ao sentido de deslocamento da mesa. Agora s usinar!

Exerccio 3 Em que tipo de fresagem necessrio o alinhamento da morsa? Exerccio 4 Qual a mnima presso com que a ponta do relgio comparador deve trabalhar em contato com o mordente fixo da morsa quando estamos fazendo o alinhamento? Por qu? Exerccio 5 Em que sentido deve ser alinhado o mordente fixo da morsa?

Pare! Estude! Responda!

Vous aimerez peut-être aussi