Vous êtes sur la page 1sur 30

Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Prof: Tarcisio V.A Lordani Profa. Me. Gicelle Galvan Machineski

Crescimento e Desenvolvimento da Criana


desenvolvimento um fenmeno contnuo: cada etapa prepara a seguinte, embora os limites que as separam sejam vagos. [...] O desenvolvimento tambm um processo global: a criana cresce, encorpa e se desenvolve no plano intelectual, social e afetivo. [...] A harmonia do desenvolvimento de todos esses componentes to importante quanto a aquisio de tantos centmetros a mais em tal e tal idade.
O

Crescimento e desenvolvimento so fenmenos diferentes em sua concepo fisiolgica, paralelos em seu curso e integrados em seu significado, so dois fenmenos em um s. Crescimento significa diviso celular e conseqente aumento de massa corprea que pode ser identificada em unidades, ou seja, aumento de unidade de massa em determinada unidade de tempo. Desenvolvimento fundamenta-se em ganho de capacidade, mais abrangente que o crescimento, pois, alm de inclu-lo, refere-se tambm s alteraes da composio e funcionamento das clulas, dimenso dos membros, maturao dos rgos e a aquisio de novas funes.

O biolgico e o psicolgico so as duas dimenses do desenvolvimento da criana, diferentes, paralelas e integradas. Todo este processo est sob o efeito dos determinantes sociais, econmicos e culturais que ampliam, restringem ou mesmo anulam tais ou quais aspectos do desenvolvimento da criana. Os fatores de crescimento podem ser divididos em intrnsecos (orgnicos) e extrnsecos (ambientais ou populacionais).

Etapas do desenvolvimento da criana


Desenvolvimento motor A criana brinca de repetir sem cessar os mesmos gestos e aes que lhe permitem as aquisies que amadurecem progressivamente. Do nascimento aos dois anos a criana adquire duas possibilidades motoras importantes: o andar e o pegar objetos entre o polegar e o indicador. O controle neuromotor se faz da cabea para os ps e do tronco para os dedos.

Desenvolvimento da inteligncia cognitiva


-

brincando que a criana elabora as imagens mentais que a conduziro aos conceitos. Sua inteligncia primeiro prtica: a criana elabora esquemas de ao, de espao, de causalidade. Seu pensamento se estrutura a partir de experincias que ela interioriza, pela repetio freqente e por suas semelhanas. A criana modifica seus comportamentos face aos novos objetos e novas situaes.

Desenvolvimento da afetividade

- No comeo da vida a criana brinca com seu corpo, ela o descobre. - No decorrer de suas experincias ela passa a se comunicar com outrem.

Idade - 1 ms a 3 meses Desenvolvimento motor - Dorme quase todo o tempo. Aprende a levantar a cabea e aps mant-la ereta. Afina e adapta os reflexos primrios, preenso, guarda dentro da mo o objeto que ali se coloca. Desenvolvimento intelectual - Reflexo de suco, chupa os dedos, reproduz sons por prazer, olha as mos, segue com os olhos um objeto ou pessoa em deslocamento, cessa de chorar a vista de uma mamadeira, leva objetos boca. Desenvolvimento social - Cessa de chorar chegada de sua me ou escutla; pequenos rudos guturais; sorri ao ouvir a voz humana; se imobiliza ao ouvir uma voz familiar que fala; reconhece a me e o pai pela viso, olfato e audio; balbucia espontaneamente como resposta.

Brinquedos e afetividade - Brinquedos de pano coloridos suspensos; chocalhos e anis de borracha; escutar msica suave. Aes da Enfermagem - Falar com a criana com voz natural, calma; verificar que objetos de manipulao que sejam lavveis; respeitar os horrios de sono e alimentao da criana. Idade 3 a 6 meses Desenvolvimento motor Procura alargar o campo de viso (apoiando o antebrao, levanta a cabea); mantm a cabea erguida e pode sentar uns instantes com apoio; comea a pegar voluntariamente um objeto ao alcance da mo e estende a mo para pegar um objeto oferecido; leva objetos boca; segura pequenos objetos com a palma e quatro dedos da mo.

Desenvolvimento intelectual - reflexo de suco, chupa os dedos, reproduz sons por prazer, olha as mos, segue com os olhos um objeto ou pessoa em deslocamento, cessa de chorar a vista de uma mamadeira, leva objetos boca. Desenvolvimento social balbucia, faz vocalizaes prolongadas, sorri a quem lhe sorri; reage ao ser chamado pelo nome virando a cabea; lana gritos de alegria; comea a utilizar os contatos fsicos para se comunicar com outras pessoas. Brinquedos e afetividade bolas de pano; cubos coloridos; animais de pano; msica suave. Aes da Enfermagem Falar com a criana com voz natural, calma; verificar que objetos de manipulao que sejam lavveis; respeitar os horrios de sono e alimentao da criana.

Reflexo de suco Diminui aos 6 meses e acompanha a lactncia

Reflexo de Marcha Entre a 3 e a 4 semana

Reflexo de Preenso Palmar Aos 3 meses

Reflexo de Moro Entre o 3 e o 4 ms

Reflexo de Preenso Plantar Aos 8 meses

Reflexo de Arrastar/Engatinhar Em torno do 2 ms

Idade 6 a 9 meses

Desenvolvimento motor vira de costas sobre o ventre; comea a ficar de p com apoio; desloca-se por reptao; pega os objetos entre o polegar e o indicador; mantm-se sentado sozinho por momentos; anda de gatinhas. Desenvolvimento intelectual - toca um espelho e sorri para a imagem; segura a mamadeira sozinho; passa um objeto de uma mo outra; segura um objeto dentro de cada mo; se diverte a lanar objetos; chama a ateno sobre si. Desenvolvimento social rasteja para chegar at um objeto ou uma pessoa; comea a socializao; vocaliza vrias slabas; reconhece os rostos familiares; comea a participar de jogos de relao social (bater palmas, esconder).

Brinquedos e afetividade - bolas de pano; cubos coloridos; animais de pano; msica; brincar de esconder. Aes da Enfermagem - Respeitar o sono; falar criana; satisfazer sua curiosidade natural, fornecendo-lhe objetos capazes de despertar seus sentidos e a desenvolver suas atividades.
Idade 9 a 12 meses

Desenvolvimento motor coloca-se em p sozinha apoiando-se em alguma coisa ou em algum; caminha segurando com as duas mos ou apoiando-se em algum mvel; rasteja ou anda de gatinhas; sabe largar um objeto sob pedido; consegue segurar objetos entre o polegar e o indicador.

Desenvolvimento intelectual - age intencionalmente, esconde o objeto para depois apanh-lo; imita rudos; comeo do jogo de embutir. Desenvolvimento social - repete o som que ouviu, aprende a pronunciar duas ou trs palavras; compreende uma proibio ou ordem simples; manifesta grande interesse em explorar o mundo; colabora em brinquedos com adultos. Brinquedos e afetividade bolas de pano; cubos coloridos; animais de pano; msica; brincar de esconder. Aes da Enfermagem - cuidar de sua segurana, pois ignora os perigos que a rodeiam; garantir sua proteo, pondo ao seu alcance objetos inofensivos; cuidar da qualidade do seu sono.

Idade 12 a 18 meses

Desenvolvimento motor caminha sozinha e explora a casa e seus arredores; ajoelha-se sozinha; sobe escadas usando as mos. Desenvolvimento intelectual - empilha dois a trs cubos; enche um recipiente; amassa. Desenvolvimento social - era da socializao, manifesta cime e reaes de rivalidade nas brincadeiras com pessoas de sua convivncia. Brinquedos e afetividade cubos; caixas de empilhar; brinquedos com rodas; bolas; imagens; livros; gua; areia para brincar; brincadeiras de esconder; bonecas; msica.

Aes da Enfermagem - cuidar de sua segurana, pois ignora os perigos que a rodeiam; garantir sua proteo, pondo ao seu alcance objetos inofensivos; cuidar da qualidade do seu sono.
Idade 18 meses a 2 anos

Desenvolvimento motor sobe e desce uma escada agarrandose a um corrimo; aprende a comer sozinho; comea a ter controle de esfncteres durante o dia (fezes depois urina); incio do danar ao som de msica. Desenvolvimento intelectual empilha cubos; sabe mostrar os olhos e o nariz; imita um trao sobre o papel ou na areia; coordenao mais complexa; estuda os efeitos produzidos ao longo de sua atividade, varia a maneira de deixar os objetos.

Desenvolvimento social associa duas palavras e enriquece seu vocabulrio; manifesta interesse por outras crianas e procura brincar com elas. Brinquedos e afetividade - cubos ou caixas de empilhar; brinquedos com rodas; bolas; livros; imagens; gua e areia; msica; brincadeira de esconder; Aes da Enfermagem treinamento do controle esfincteriano (depende da maturidade neuromuscular, intelectual e afetiva da criana); respeitar e atender o ritmo do sono (o sono da tarde se torna o nico do dia).

Idade: 2 a 3 anos Desenvolvimento motor: aprende a pular, trepar, a pular sobre uma perna. Corre e chuta na bola sem perder o equilbrio. Pode levar um copo cheio de gua sem derramar, comeo do controle do esfncter vesical noturno, participa ativamente do vestir-se, dana ao som da msica. Desenvolvimento intelectual: amontoa objetos em equilbrio, pode reproduzir um crculo sobre o papel ou na areia, comea a brincar realmente com outras crianas e compreender que h gente fora do meio familiar, se reconhece no espelho. Desenvolvimento social: desenvolve a linguagem, comea o uso do eu e do mim, comea a perguntar, compreende a maior parte das palavras, nomeia-se por seu nome, participa da arrumao das suas coisas, comeo do uso do no, comunica-se por gestos ou mmicas, teatraliza rituais de cozinha e arrumao de cama e banho.

Idade: 3 a 4 anos Desenvolvimento motor: anda sobre a ponta dos ps, aprende a vestir-se e despir-se sozinho, adquire controle do esfncter vesical noturno, realiza tarefas simples, anda de bicicleta de trs rodas, agarra uma bola a um metro de distncia. Desenvolvimento intelectual: imita uma cruz, desenha uma pessoa com cabea, tronco e, s vezes, com outras partes do corpo, reconhece trs cores, reconhece alto e baixo, atrs e diante. Desenvolvimento social: passeia sozinho, visita vizinhos, fala de modo intelegvel, guarda o linguajar infantil, compreende mais palavras, diz seu nome, sexo e idade, pergunta muito, escuta histrias e pede para repetir as que gosta, brinca e comea a partilhar, manifesta afeio por irmos, crise de personalidade, pergunta pelo nome de objetos.

Idade: 4 a 5 anos Desenvolvimento motor: salta, balana-se, desce escadarias, pondo um p s em cada degrau. Desenvolvimento intelectual: desenha um homem com os principais membros, copia um quadrado ou tringulo, sabe contar no dedos, pode reconhecer quatro cores, pode apreciar o tamanho e a forma, distinguir o grosso e o fino, sabe dizer sua idade. Desenvolvimento social: fala de modo intelegvel, escuta uma histria e pode repetir fatos, protesta quando impedido de fazer o que quer, mostra interesse pelas atividades dos adultos, aparecem os medos infantis, conhece uma quinzena de verbos de ao, exulta com palavras escatalgicas.

Idade: 5 a 6 anos Desenvolvimento motor: sabe trepar em rvores, agarra uma bola jogada a 2 metros. Desenvolvimento intelectual: desenha um homem com cabea, tronco, membros e mos, comea a lateralizao: distingue distingue direita, esquerda, ontem, hoje, amanh, pergunta o significado de termos abstratos, distingue doce, salgado, cido e o amargo, inventa brincadeiras e muda as regras durante a realizao. Desenvolvimento social: fala de maneira correta, interessa-se pelas atividades da escola, domina o sistema fontico, define objetos pela utilizao, detesta autoridade imposta, realiza atividades simples com interesse.

Bibliografia Consultada

COLLET, N.; OLIVEIRA, B. R. G. de, Manual de enfermagem em pediatria. Goinia: AB, 2002. Ficha de acompanhamento da criana na puericultura. SCHMITZ, E. M. et al. A enfermagem em pediatria e puericultura. So Paulo: Atheneu, 2005. Revista Crescer Especial

Vous aimerez peut-être aussi