Vous êtes sur la page 1sur 6

FACULDADE DA GRANDE FORTALEZA

LUCIANO MARSOLA

RESENHA CRTICA: A INTEGRAO ENTRE AVALIAO E PLANEJAMENTO: DESAFIOS POLTICOS E INSTITUCIONAIS

SO PAULO - SP

2011

SUMRIO

1. INTRODUO..........................................................................................
2. DESCRIO DO ASSUNTO.................................................................... 3. APRECIAO CRTICA.......................................................................... 4. CONSIDERAES FINAIS...................................................................... 5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS........................................................

03 04 05 05 06

1. INTRODUO

O presente trabalho expe uma avaliar critica do texto A Integrao entre avaliao e planejamento: desafios polticos e institucionais . Ao decorrer pelo trabalho, pode-se compreender a anlise do contedo da obra e uma apreciao crtica, de forma objetiva, buscando assim uma anlise clara e precisa dos desafios do processo de se integrar avaliao com planejamento. Diante do exposto, este trabalho baseia-se em uma Resenha Crtica que busca identificar a comparao entre o referido texto e os captulos estudados no caderno de estudos..

2. DESCRIO DO ASSUNTO

A perspectiva instrumental na integrao entre avaliao e planejamento, metodologia que recebeu diversas crticas de autores cientistas sociais, de extrema importncia na implementao e resultados das polticas pblicas. Apesar dos limites dos modelos top down, o texto assegura a importncia da perspectiva instrumental da avaliao na melhoria dos resultados das polticas pblicas ,traando-se um paralelo com a experincia brasileira do Ministrio de Desenvolvimento Social e Combate Fome. A avaliao, que um processo recente no Brasil, passou a ser considerada um instrumento de melhoria na gesto de polticas pblicas e j integra experincias na rea de proteo social como o caso do Ministrio de Desenvolvimento Social e Combate Fome que desde a sua criao at a definio de sua estrutura organizacional j havia sido baseada pela institucionalizao da avaliao. Os recursos necessrios para a elaborao de avaliao e monitoramento das polticas pblicas foram disponibilizados, alm da infraestrutura, informatizao e recursos humanos necessrios para garantir qualidade e desempenho do novo modelo. Devido no existncia e ao desconhecimento da funo avaliao e monitoramento, foi gerada uma resistncia, pois a avaliao no era vista como necessidade ou parte integrante de um processo legtimo que julga a poltica por seus mritos. Somente com a unio de diferentes membros de diversas secretarias que foi possvel instituir um grupo de trabalho de Avaliao e Monitoramento, fato este de fundamental importncia para a implementao dos objetivos da poltica de avaliao e monitoramento. As informaes produzidas por monitoramento e avaliao melhoram o desempenho dos programas alm de analisar os resultados para saber se os mesmos foram alcanados, por isso, necessrio que todos os envolvidos tomem cincia desse fato e faam com que se torne uma prtica institucionalizada na organizao.

3. AVALIAO CRTICA

Assim como as avaliaes dos instrumentos de monitoramento e avaliao utilizados pelo Banco Central e o modelo da Administrao Pblica Federal descritos no material, o texto apresenta, de forma clara e objetiva, a importncia da perspectiva instrumental da avaliao na melhora dos resultados das polticas pblicas, bem como na integrao dos resultados ao planejamento atravs da anlise da experincia do Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome. A anlise do contedo esclarece o entendimento do leitor da dimenso institucional embasado nos aspectos difundidos pelo MDS na sua estruturao at o questionamento da integrao dos resultados da avaliao ao planejamento, mostrando que o monitoramento se baseia no acompanhamento dos processos de execuo das polticas pblicas e a avaliao serve de base para tomada de deciso e prestao de contas com o objetivo do aperfeioamento da ao governamental.

4. CONSIDERAES FINAIS

A integrao da avaliao ao planejamento depende de como so dirigidos os seus resultados no se pode dizer que haver um controle dos processos polticos e sociais por partes dos gestores organizacionais, O processo de avaliao est interligado a diversos imprevistos que podero ocorrer e, muitas vezes, no h como intervir de forma positiva para melhoria da avaliao. Com base no caso de integrao da avaliao no planejamento do MDS, pode-se evidenciar uma melhoria nos programas e polticas, atravs da cooperao organizacional na busca por informao, conhecimento e tecnologia necessria para a integrao da organizao.

REFERNCIAS

http://lms.ead1.com.br/upload/biblioteca/modulo_1888/00QUMXNL1W.pdf em 18, 21, 22, 23, 24 e 26-07-2011

acesso

http://lms.ead1.com.br/webfolio/Mod1888/mod_monitoramento_e_avaliac_v1.pdf acesso em 08, 09,10,18, 24, 25 e 26-07-2011

Vous aimerez peut-être aussi