Vous êtes sur la page 1sur 39

1

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC CURSO DE ADMINISTRAO

CAROLINE SANTOS

GRAU DE CONHECIMENTO DOS FUNCIONRIOS QUANTO MEDICINA E SEGURANA DO TRABALHO NUMA EMPRESA DO RAMO DE AUTOMAO INDUSTRIAL DE CAADOR.

CAADOR 2008

CAROLINE SANTOS

GRAU DE CONHECIMENTO DOS FUNCIONRIOS QUANTO MEDICINA E SEGURANA DO TRABALHO NUMA EMPRESA DO RAMO DE AUTOMAO INDUSTRIAL DE CAADOR.

Trabalho de Concluso de Curso apresentado como exigncia para a obteno do Ttulo de Bacharel em Administrao ministrado pela Universidade do Contestado Campus Caador, sob a orientao da Professora Izolema Maria Atolini.

CAADOR 2008

GRAU DE CONHECIMENTO DOS FUNCIONRIOS QUANTO A MEDICINA E SEGURANA DO TRABALHO NUMA EMPRESA DO RAMO DE AUTOMAO INDUSTRIAL DE CAADOR.

CAROLINE SANTOS

Este trabalho de Concluso de Curso foi submetido ao processo de avaliao pela Banca Examinadora para obteno do titulo de:

Bacharel em Administrao

E aprovado na sua verso final em ___________. Atendendo as normas da legislao vigente da Universidade do Contestado e Coordenao do Curso de Administrao. _________________________ Paulo Csar de Campos Coordenador do Curso

BANCA EXAMINADORA:

_________________________ Izolema Maria Atolini

_________________________ Clayton Luiz Zanella

_________________________ Ana Luisa Pisa Marini

Dedico este trabalho a minha filha Thain, que por tantas vezes tive que abrir mo de estar ao seu lado para cumprir esta fase importante da minha vida. Te amo filhinha.

AGRADECIMENTO

Agradeo a Deus, por me dar a virtude da persistncia para alcanar este objetivo, pelo amor incondicional recebido de minha famlia, ao meu namorado pelo carinho e pacincia a mim dedicado, aos meus grandes amigos que encontrei nesse caminho que foram verdadeiras fontes de animo, aos professores que transmitiram suas experincias e sabedorias e a empresa pela oportunidade.

RESUMO

Este trabalho teve a premissa de pesquisar o grau de conhecimento dos funcionrios em relao Segurana e Medicina do Trabalho em uma empresa do ramo de automao industrial na cidade de Caador, abrangendo todos os colaboradores da empresa. Com o objetivo de conhecer o grau de conhecimento dos colaboradores da empresa sob o referido assunto, buscou-se informaes pesquisadas em sites na Internet, bibliografia na rea de gesto de pessoas e da rea de administrao. A pesquisa foi realizada atravs de um questionrio aplicado junto a totalidade de colaboradores. Atravs da anlise e interpretao foi possvel identificar aspectos associados ao objetivo geral. Atravs da pesquisa pode-se observar que os colaboradores tm um satisfatrio conhecimento em Segurana e Medicina do Trabalho, e mostram-se interessados em participar de Atividades de conscientizao e treinamento nesta rea. A pesquisa teve satisfao por parte da diretoria da empresa, que estar aprimorando o setor de Segurana e Medicina do Trabalho, sendo que j est confirmada a realizao de uma Semana Interna de Preveno de Acidentes de Trabalho (SIPAT), no prximo ano. Pode-se afirmar que atravs dessas constataes, feitas o presente trabalho teve seu objetivo geral atingido, e ser aprimorado o setor de Medicina e Segurana do Trabalho na empresa, atravs de programas educativos aos seus colaboradores.

Palavras-chave: Segurana, Medicina, Acidente.

ABSTRACT

This work was the premise of searching the degree of knowledge of officials in relation to safety and Occupational Medicine in a company in the sector of industrial automation in the town of Hunter, covering all employees of the company. In order to ascertain the degree of knowledge of employees of the company under this issue, trying to search information on sites on the Internet, literature in the area of managing people and area of administration. The survey was conducted through a questionnaire administered with the whole of employees.Through analysis and interpretation was possible to identify aspects associated with the general objective. Trough the search you can see that employees have a good knowledge of Safety and Occupational Medicine, and are interested in taking part in activities of awareness and training in this area. The research was pleased by the directors of the company, which will be enhancing the security sector and Occupational Medicine, which is already confirmed the holding of an International Week of Prevention of Accidents at Work (SIPAT), next year. You can say that through these findings, made this work was generally achieved their goal, will be improved and the industry of Medicine and workplace safety in the workplace, through education programmes to their employees.

Keywords: safety, medicine, accident

SUMRIO 1. 1.1 1.2 1.3 INTRODUO........................................................................................... APRESENTAO DO TEMA.................................................................... PROBLEMTICA....................................................................................... OBJETIVOS............................................................................................... 9 10 10 11 11 11 11 12 14 14 14 15 16 17 18 21

1.3.1 Objetivo Geral............................................................................................ 1.3.2 Objetivos Especficos................................................................................. 1.4 1.5 2. 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.6 2.7 JUSTIFICATIVA......................................................................................... ESTRUTURA CAPITULAR........................................................................ REFERENCIAL TERICO......................................................................... ORGANIZAES...................................................................................... FATOR HUMANO...................................................................................... MOTIVAO HUMANA............................................................................. A HIERARQUIA DAS NECESSIDADES SEGUNDO MASLOW............... CLIMA ORGANIZACIONAL....................................................................... MEDICINA E SEGUNA DO TRABALHO................................................ NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MDICO DE SADE

OCUPACIONAL 2.8 2.9 NR 9- PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS ......... PREVENO DE ACIDENTES................................................................. 22 23 24 25 26 29 29 29 29 29 29 30 31 37 38

2.10 IDENTIFICAO DAS CAUSAS DOS ACIDENTES................................ 2.11 DOENA OCUPACIONAL........................................................................ 2.12 COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES...................... 2.13 SEMANA INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES.......................... 3. 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 4. 5. 6. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS.................................................. NATUREZA DA PESQUISA...................................................................... METODOLOGIA DA PESQUISA............................................................... UNIVERSO DA PESQUISA....................................................................... TCNICA DE COLETA DE DADOS.......................................................... TCNICAS DE ANLISE E INTERPRETAO DOS DADOS................. ANLISE E INTERPRETAO DOS DADOS......................................... CONCLUSO............................................................................................ REFERNCIAS........................................................................................

1. INTRODUO

O desempenho das organizaes depende do comportamento das pessoas que nelas esto inseridas. A preocupao da empresa com a segurana e sade de seus funcionrios de extrema importncia na estimulao da motivao deles na execuo de suas atividades laborais. J ultrapassamos o tempo em que s organizaes desafiavam normas de segurana para alcanar metas de produo, agora segurana e produtividade fazem parte do mesmo conjunto. Surge necessidade de identificar qual o conhecimento que os funcionrios j possuem sobre Medicina e Segurana do Trabalho, para com base nesta avaliao implantar novos procedimentos e programas educativos que estimulem a preveno de acidentes de trabalho e a sade do trabalhador.

10

1.1 APRESENTAO DO TEMA

A pesquisa pretende conhecer o grau de conhecimento dos colaboradores da empresa sobre Medicina e Segurana do Trabalho, a fim de corrigir falhas existentes neste departamento e implantar novos procedimentos, visando o bem estar dos funcionrios e com isto benefcios para a organizao. O desenvolvimento do Setor de Medicina e Segurana do Trabalho gera melhorias contnuas na preservao da sade fsica e mental do empregado, tendo como princpio o aperfeioamento, o setor visa continua reduo de perdas para o homem e produtividade para a organizao. So funes do setor: Buscar melhoria continua em Medicina e Segurana no Trabalho, tanto no aspecto ocupacional quanto na qualidade de vida, com educao, capacitao e comprometimento dos empregados, envolvendo familiares, empresas parceiras, fornecedores e demais partes interessadas. Atender os requisitos da legislao vigente de Medicina e Segurana do Trabalho aplicveis organizao. Regular as condies de trabalho, identificando riscos segurana e sade de cada atividade e seus respectivos controles, alm dos equipamentos de proteo individual aplicveis.

1.2 PROBLEMTICA

As organizaes tm por objetivo produzir resultados para seus scios, mas para que isso se concretize necessria uma harmonia entre os procedimentos, recursos fsicos e humanos. A organizao empenhada em ter colaboradores comprometidos utiliza-se de medidas preventivas, a fim de garantir a segurana no ambiente de trabalho oferecendo bem estar ao colaborador, Segundo o presidente da Associao Brasileira da Qualidade de Vida (ABQV) Alberto Jos Niituma Ogata ... a tendncia os empresrios passarem a entender

11

que cuidar das pessoas e de seu bem estar um elemento estratgico para as organizaes. Sendo a Qualidade de Vida no Trabalho essencial para qualquer organizao que tenha como meta a satisfao, o desenvolvimento e produtividade dos seus funcionrios, a pesquisa foca-se no setor de Medicina e Segurana do Trabalho como uma ferramenta de motivao da organizao atendendo as necessidades dos trabalhadores no ambiente de trabalho. Com a premissa de que somente se melhora o que se pode medir e, portanto, necessrio medir para melhorar, assim faz-se o questionamento: Qual o grau de conhecimento dos funcionrios quanto a Medicina e Segurana do Trabalho?

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo Geral

Identificar os procedimentos de Medicina e Segurana do Trabalho j existente na empresa e sugerir novas tcnicas.

1.3.2 Objetivos Especficos

Levantar, junto bibliografia, conceituao da temtica Medicina e Segurana do Trabalho; Sugerir a implantao de programas educativos.

1.4 JUSTIFICATIVA

As pessoas precisam estar motivadas no seu ambiente de trabalho isso influencia na sua produtividade e qualidade de vida, pois passam em torno de oito

12

horas por dia durante pelo menos trinta e cinco anos da vida no ambiente de trabalho, pessoas felizes trabalham felizes. Assim faz-se necessrio identificar e implantar novas tcnicas que aprimorem o setor de Medicina e Segurana do Trabalho da organizao. Este setor vem se tornando cada vez mais uma preocupao para as empresas, devido ligao que existe entre condies adequadas de trabalho, o desempenho das pessoas e conseqente contribuio para a responsabilidade social da organizao. A empresa deve estar atenta s necessidades desta rea e tambm deve estar sempre buscando receber um feed back dos funcionrios, para identificar as falhas e desenvolver solues e melhorias. As empresas procuram estabelecer alguns mtodos para divulgar, ensinar os funcionrios como se prevenir de problemas causados por falta de ateno, descuido, falta de treinamento, enfim, elaboram projetos que visam demonstrar cuidados bsicos, se bem implementados podem reduzir os acidentes de trabalho, as doenas ocupacionais e aliviar a tenso que o funcionrio pode vir a ter durante a jornada de trabalho. Em um processo de auto conhecimento, as sondagens de opinio interna so uma importante ferramenta para detectar a percepo dos funcionrios sobre os fatores intervenientes Medicina e Segurana do Trabalho. A Segurana do Trabalho comea no trabalhador, da a necessidade de inform-lo atravs de cursos, palestras e textos elucidativos.

1.5 ESTRUTURA CAPITULAR

No primeiro captulo foi desenvolvida uma introduo sobre o trabalho o qual teve como meta desenvolver uma pesquisa no setor de Medicina e Segurana do Trabalho. O presente trabalho teve como objetivo geral desenvolver uma pesquisa de avaliao do conhecimento sobre Medicina e Segurana do Trabalho com os funcionrios de uma empresa do ramo de automao industrial na cidade de Caador, abrangendo os colaboradores da empresa em todos os setores, e teve como objetivos especficos efetuar uma Pesquisa da Temtica Medicina e Segurana do Trabalho, elaborar uma pesquisa sobre o conhecimento do assunto

13

com os funcionrios, analisar e interpretar os resultados, para sugerir a implantao de programas educativos sobre o tema. O segundo captulo refere-se fundamentao terica, apontando assuntos relacionados ao tema do trabalho. Definindo Organizaes e Clima Organizacional, o Fator Humano dentro das Organizaes e sua Motivao, Medicina e Segurana do Trabalho, suas ferramentas e aes, identificando que a preocupao da organizao quanto segurana e sade do trabalhador um ponto relevante na sua motivao no trabalho. No terceiro captulo foram relacionados os procedimentos metodolgicos usados para a realizao da pesquisa, a qual atingiu quantitativos e qualitativos e o mtodo da pesquisa utilizado foi atravs de pesquisa bibliogrfica e de opinio. A totalidade de funcionrios contribuiu para esta pesquisa. A tcnica de coleta de dados utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi atravs da aplicao de questionrios, os quais foram distribudos aos funcionrios. No quarto captulo foram feitas as anlises e interpretaes dos dados. Depois da coleta da pesquisa os dados do questionrio foram analisados de forma interpretativa, em seguida os dados gerados foram tabulados com ferramentas

estatsticas e em planilhas eletrnicas do Excel, originando grficos, e como resultado da pesquisa, foi descrito cada pergunta que comps o questionrio,

apresentado grficos dos resultados, bem como comentrios explicativos e cada questo, para facilitar a interpretao e chegar-se ao Grau de conhecimento dos colaboradores sobre Medicina e Segurana do Trabalho da referida empresa. Para concluir, foi identificado atravs da anlise e interpretao, os resultados, que necessrio uma maior conscientizao dos colaboradores sobre o assunto e foi sugerida a implantao uma SIPAT, a ginstica laboral e um calendrio de atividades de conscientizao e treinamento do setor.

14

2. REFERENCIAL TERICO

2.1 ORGANIZAES

Para Chiavenato (1994, p. 23) o ser humano eminentemente social: ele no vive isoladamente, mas em continua interao com seus semelhantes. Nas interaes humanas, ambas as partes envolvem-se mutuamente, uma influenciando a atitude que a outra ir tomar, e vice-versa. Devido as suas limitaes individuais, os seres humanos so obrigados a cooperarem uns com os outros, formando organizaes para alcanar certos objetivos que a ao individual isolada no conseguiria alcanar. Em sentido geral organizao o modo como se organiza um sistema. a forma escolhida para arranjar, dispor ou classificar objetos, documentos e informaes. Em Administrao organizao tem dois sentidos: a) Grupo de

indivduos associados com um objetivo comum. b) Modo como foi estruturado, dividido e seqenciado o trabalho. Segundo Montana (2003, p. 170) organizar o processo de reunir recursos fsicos e humanos essenciais consecuo dos objetivos de uma empresa. Uma organizao uma combinao de esforos individuais que tem por finalidade realizar propsitos coletivos. Por meio de uma organizao torna-se possvel perseguir e alcanar objetivos que seriam intangveis para uma pessoa. Uma organizao formada pela soma de pessoas, mquinas, equipamentos e recursos financeiros. A organizao ento o resultado da combinao de todos estes elementos orientados a um objetivo comum. Organizar compreende atribuir responsabilidades s pessoas e atividades aos rgos (unidades administrativas).

15

2.2 FATOR HUMANO

Existem diversos fundamentos tericos relativos importncia do fator humano na organizao. Verificamos que uma organizao deve satisfazer as necessidades dos funcionrios que nela esto inseridos, devendo preocupar-se com vrios pontos, entre quais evidenciamos medicina e segurana do trabalho, agregando valor ao trabalho e gerando maior competitividade para a empresa.

(...) a menos que o prprio emprego seja satisfatrio, a menos que se criem oportunidades na situao de trabalho, que permitam fazer dele prprio uma diverso, jamais lograremos conseguir que o pessoal dirija voluntariamente seus esforos em prol dos objetivos organizacionais. (Rodrigues, 1995, p. 44)

2.3 MOTIVAO HUMANA

Dentre os fatores internos que influenciam o comportamento das pessoas, d-se ateno motivao. No possvel compreender o comportamento das pessoas sem um mnimo conhecimento da motivao das pessoas. difcil definir exatamente o conceito de motivao, uma vez que tem sido utilizado com diferentes sentidos. Para Chiavenato (1994, p. 65) motivo tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que d origem a uma propenso um comportamento especifico. As pessoas precisam de um impulso para a ao, cabe empresa provocar um estmulo que pode ser gerado nos processos da organizao. As necessidades variam de um indivduo para outro, bem como produzindo diferentes padres de comportamento, os valores sociais so diferentes, as capacidades para atingir os objetivos. O quadro a seguir mostra um modelo bsico de motivao para todas as pessoas, onde o resultado poder variar indefinidamente, pois depende da

16

percepo do estmulo, das necessidades e da cognio de cada pessoa. A motivao das pessoas depende basicamente dessas trs variveis.
A PESSOA Necessidade (desejo) Tenso Desconforto Comportamento Objetivo

Estmulo (causa)

Fonte: Chiavenato (1994, p. 26).

2.4 A HIERARQUIA DAS NECESSIDADES SEGUNDO MASLOW

Maslow formulou uma teoria da motivao com base no conceito de hierarquia de necessidades que influenciam o comportamento humano, Maslow concebeu essa hierarquia pelo fato de o homem ser uma criatura que expande suas necessidades no decorrer da vida. medida que o homem satisfaz suas necessidades bsicas, outras mais elevadas assumem o predomnio do seu comportamento. Segundo Maslow as necessidades humanas esto dispostas em uma hierarquia, a saber: a) Necessidades fisiolgicas (ar, comida, repouso, abrigo, etc.); b) Necessidades de segurana (proteo contra o perigo ou privao); c) Necessidades sociais (amizade, incluso em grupos, etc.); d) Necessidades de estima (reputao, reconhecimentos, auto-respeito, amor, etc.); e) Necessidades de auto-realizao (realizao do potencial, utilizao plena dos talentos individuais, etc) Essa hierarquia de necessidades apresenta uma configurao piramidal:

17

Fonte: Rodrigues (1999, p 36)

2.5 CLIMA ORGANIZACIONAL

Os seres humanos esto continuamente envolvidos no ajustamento a uma variedade de situaes, no sentido de satisfazer suas necessidades e manter o equilbrio emocional. Isto pode ser definido como um estado de ajustamento. Tal ajustamento no se refere somente a satisfao das necessidades fisiolgicas e de segurana, mas tambm satisfao das necessidades de pertencer a um grupo social de estima, e de auto-realizao. a frustrao dessas necessidades que causa muitos problemas de ajustamento. Como a satisfao dessas necessidades superiores depende muito de outras pessoas, particularmente daquelas que esto em posies de autoridade, torna-se importante para a administrao compreender a natureza do ajustamento e do desajustamento das pessoas. O ajustamento, como a inteligncia ou aptides, vria de uma pessoa para outra e dentro de um mesmo individuo de um momento para outro. Um bom ajustamento denota sade mental. Uma das maneiras de definir sade mental descrever as caractersticas de pessoas mentalmente sadias: Sentem-se bem consigo mesma; Sentem-se bem em relao s outras pessoas; e

18

So capazes de enfrentar por si as demandas da vida.

O clima organizacional est intimamente relacionado com o grau de motivao de seus participantes.
Quando h elevada motivao entre os membros, o clima motivacional se eleva e se traduz em relaes de satisfao, de animao, interesse, colaborao etc. Todavia, quando h baixa motivao entre os membros, seja por frustrao ou barreiras satisfao das necessidades, o clima organizacional tende a abaixar-se, caracterizando-se por estados de depresso, desinteresse, apatia, insatisfao. (Chiavenato, 1994, p. 77)

O clima organizacional refere-se ao ambiente interno existente entre os membros da organizao. O termo clima organizacional refere-se especificamente s propriedades motivacionais do ambiente organizacional, ou seja, queles aspectos que a organizao, que levam a provocao de diferentes espcies de motivao nos seus participantes. Assim, o clima organizacional favorvel quando propicia satisfao das necessidades pessoais dos participantes e elevao moral. desfavorvel quando proporciona a frustrao daquelas necessidades. Pode-se dizer que o clima organizacional influencia o estado motivacional das pessoas e por ele influenciado.

2.6 MEDICINA E SEGURANA DO TRABALHO

Os programas de Medicina e Segurana do Trabalho constituem algumas das atividades paralelas importantes para manuteno das condies fsicas e psicolgicas do pessoal. Medicina e Segurana do Trabalho constituem uma das principais bases para a preservao da fora de trabalho adequada, ou seja, duas atividades intimamente relacionadas, no sentido de garantir condies pessoais e materiais de trabalho capazes de manter certo nvel de sade dos empregados. Segundo o conceito emitido pela Organizao Mundial de Sade, a sade um estado completo de bem estar fsico, mental e social que no consiste somente na ausncia de doena ou enfermidade.

19

Medicina e Segurana do Trabalho so atividades relacionadas que se tornam essenciais na produtividade e na moral dos colaboradores. Segurana do Trabalho um grupo de medidas tcnicas, educacionais, mdicas e psicolgicas, aplicadas para prevenir acidentes, acabando com condies inseguras do ambiente de trabalho e orientando as pessoas sobre prticas preventivas.
educao dos operrios, chefes, capatazes, gerentes, indicando os perigos existentes e ensinando como evit-los, constante estado de alerta contra os riscos existentes na fbrica, estudos e observaes dos novos processos ou materiais a sem utilizados (Baptista, 1998, p. 15)

Para o desenvolvimento satisfatrio do trabalho indispensvel o emprego de servios de segurana, estabelecendo normas e procedimentos, colocando em prtica os recursos possveis para conseguir a preveno de acidentes de trabalho.
Acidente de trabalho todo aquele que se verifique pelo exerccio do trabalho, provocando, direta ou indiretamente, leso corporal, perturbao funcional ou doena que determine a morte, e perda total ou parcial, permanentemente ou temporria da capacidade de trabalho (Dela Coleta, 1989, p 18)

A preveno alcanada por um trabalho de equipe, seguindo medidas de segurana, cada setor responsvel pelos assuntos de segurana de sua rea, tendo um rgo de segurana para assessorar sobre o assunto.
No se deve confundir o rgo de segurana da organizao, com a CIPA: Comisso Interna de Preveno de Acidentes. A CIPA uma imposio legal da CLT (Consolidao das Leis do Trabalho). Nas organizaes onde existam as duas embora trabalhem em conjunto, com o mesmo objetivo, CIPA e rgo de segurana devem ser chamados por seus verdadeiros nomes e merecer a devida distino. CIPA cabe apontar os atos inseguros dos trabalhadores e as condies de segurana. Enfim, deve fiscalizar o que j existe. J o rgo de segurana aponta solues. A CIPA tem especial importncia nos programas de segurana da pequena e media indstria. Nas grandes seu conceito evoluiu: os membros da CIPA auxiliam os supervisores e chefes nos assuntos de segurana (Chiavenato, 2002, p 438)

Um plano de segurana envolve necessariamente os seguintes requisitos: a) a segurana em si uma responsabilidade de linha e uma funo do responsvel pelo setor, face sua especializao; b) as condies de trabalho, o ramo de atividade, o tamanho, a localizao da empresa etc. determinam os meios materiais preventivos; c) a segurana no deve ficar restrita somente rea de produo, os escritrios, depsitos etc. tambm oferecem riscos cujas implicaes afetam a empresa toda;

20

d)

o problema de segurana envolve necessariamente a adaptao do homem ao trabalho, adaptao do trabalho ao homem, alm de fatores sciopsicolgicos, razo pela qual certas organizaes vinculam a segurana ao rgo de Recursos Humanos;

e)

a segurana do trabalho em certas organizaes pode mobilizar elementos para o treinamento e doutrinao de tcnicos e operrios, controle de

cumprimento de normas de segurana, simulao de acidentes, inspeo peridica dos equipamentos de combate a incndios, primeiros socorros; e a escolha, aquisio e distribuio de uma srie de peas de roupagem do pessoal(culos de segurana, luvas, macaces, botas, etc.), em

determinadas reas da organizao; f) interessante a aplicao dos seguintes princpios: Apoio ativo da administrao, compreendendo: manuteno de um programa de segurana completo e intensivo, discusso, com a superviso, em reunies peridicas, dos resultados alcanados pelos supervisores; e tomada de medidas exigidas para melhorar as condies de trabalho. Baseados nesse apoio, os supervisores devem agir para que os subordinados trabalhem com segurana e produzam sem acidentes. Manuteno de pessoal dedicado exclusivamente segurana. Instrues de segurana para cada trabalho. Instrues de segurana para empregados novos. Estas devem ser dadas pelos supervisores que podem faz-lo com perfeito conhecimento de causa, no local de trabalho. As instrues gerais ficam a cargo da seo de segurana. Execuo do programa de segurana por intermdio da superviso. Todos tm responsabilidades definidas no programa, porm, os supervisores assumem responsabilidades especiais. So os homenschave da indstria, particularmente na preveno de acidentes. Integrao de todos os empregados no esprito de segurana. A preveno de acidentes trabalho de equipe, principalmente no que tange disseminao do esprito prevencionista. Todos os meios de divulgao devem ser usados e encaminhados, utilizando-se dos

21

mtodos mais recomendveis para aceitao e assimilao pelos empregados. Extenso do programa de segurana fora da empresa. Visa segurana do homem em qualquer lugar ou em qualquer atividade e eliminao das conseqncias dos acidentes verificados fora do trabalho, que so semelhantes, em extenso e profundidade, aos ocorridos na indstria. O quadro de Segurana e Medicina do Trabalho de uma empresa compe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Tcnico de Segurana do Trabalho, Engenheiro de Segurana do Trabalho, Mdico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho. O SESMT est estabelecido no artigo 162 da Consolidao das Leis do Trabalho e regulado pela NR 4.
Lei n. 6.514, de 22 de dezembro de 1977. Portaria n. 3.214, de 08 de junho de 1978 Aprova as Normas Regulamentadoras NR do Captulo V do Titulo II, da Consolidao das Leis do Trabalho, relativas Segurana e Medicina do Trabalho. As normas Regulamentadoras NR, relativas segurana e medicina do trabalho, so de observncia obrigatria pelas empresas privadas e pblicas e pelos rgos pblicos e de administrao direta ou indireta, bem como pelos rgos dos poderes legislativo e judicirio, que possuam empregados regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho CLT. NR 4 As empresas privadas e pblicas, os rgos pblicos da administrao direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judicirio, que possuam empregados regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho CLT mantero, obrigatoriamente, Servios Especializados em Engenharia e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a sade e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. NR 6 Considera-se Equipamento de Proteo Individual EPI todo dispositivo de uso individual, de fabricao nacional ou estrangeira, destinado a proteger a sade e a integridade fsica do trabalhador. A empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservao e funcionamento.

22

2.7 NR 7-PROGRAMA DE CONTROLE MDICO DE SADE OCUPACIONAL

Estabelece a obrigatoriedade a elaborao e implementao, por parte de todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como

empregados, do Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO, com o objetivo de promoo e preservao da sade do conjunto dos seus trabalhadores. Este trabalho feito por uma empresa especializada contratada pela empresa e dentro do seu desenvolvimento deve incluir, entre outros, a realizao obrigatria dos exames mdicos: a) admissional; b) peridico; c) de retorno ao trabalho; d) de mudana de funo; e) demissional.

2.8 NR 9 - PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS.

Estabelece a obrigatoriedade da elaborao e implementao, por parte de todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como

empregados, do Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA, visando a preservao da sade e integridade dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e conseqente controle de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em considerao a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais. Para o desenvolvimento do programa dever incluir as seguintes etapas: a) antecipao e reconhecimento dos riscos; b) estabelecimento de prioridades e metas de avaliao e controle; c) avaliao dos riscos e da exposio dos trabalhadores; d) implantao de medidas de controle e avaliao de sua eficcia; e) monitoramento da exposio aos riscos

23

f) registro e divulgao dos dados.

2.9 PREVENO DE ACIDENTES

Existem vrias definies para acidente. Um grupo de consultores da Organizao Mundial da Sade definiu como um fato no premeditado do qual resulta num dano considervel. Baptista cita em seu livro O National Safety Council define-o como uma ocorrncia numa srie de fatos que, em geral e sem inteno, produz leso corporal, morte ou dano material. Baptista lembra que essas definies caracterizam-se por considerar o acidente sempre um fato sbito, inesperado, imprevisto e no premeditado e desejado; e ainda como causador de dano considervel, embora no especifique, se trata de dano econmico ou de dano fsico s pessoas. A segurana busca minimizar os acidentes de trabalho. Podemos conceituar a acidente de trabalho como decorrente do trabalho, provocando, direta ou indiretamente leso corporal, perturbao funcional ou doena que determine a morte, a perda total ou parcial permanente ou temporria da capacidade para o trabalho. A palavra acidente j significa ato imprevisto, perfeitamente evitvel na maioria dos casos. As estatsticas de acidentes de trabalho, por lei, englobam tambm os acidentes de trajeto, ou seja, aqueles que ocorrem no trajeto do empregado de sua casa para a organizao, e vice-versa. Os acidentes de trabalho classificam-se em: Acidentes sem afastamento: aps o acidente, o empregado continua trabalhando. Esse tipo de acidente no considerado nos clculos dos coeficientes de freqncia e de gravidade, embora deva ser investigado e anotado em relatrio, alm de exposto nas estatsticas mensais. Acidentes com afastamento. So aqueles que podem resultar em: a) Incapacidade temporria que a perda total da capacidade para o trabalho durante o dia do acidente ou que se prolongue por perodo menor que um ano. No retorno, o empregado assume sua funo sem reduo da capacidade. Em caso de acidente sem afastamento, onde ocorra agravamento da leso, que determine o afastamento, o acidente receber nova designao, isto , ser

24

considerado acidente com afastamento, e o perodo de afastamento ser iniciado no dia em que se constatou o agravamento da leso. Neste caso, ser mencionado no relatrio do acidente e no relatrio do ms. b) Incapacidade permanente parcial a reduo permanente e parcial da capacidade para o trabalho, ocorrida no mesmo dia ou que se prolongue por perodo menor que um ano, geralmente motivada por: perda de qualquer membro ou parte do mesmo; reduo da funo de qualquer membro ou parte o mesmo perda da viso ou reduo funcional de um olho; perda da audio ou reduo funcional de um ouvido; e quaisquer leses orgnicas, perturbaes funcionais ou psquicas que resultem, na opinio do mdico, em reduo de menos de trs quartos da capacidade de trabalho. c) Incapacidade total permanente a perda total, em carter permanente, da capacidade de trabalho, geralmente motivada por: perda da viso de ambos os olhos; perda da viso de um olho com reduo, em mais da metade, da viso do outro; perda anatmica ou impotncia funcional de mais de um membro de suas partes essenciais (mo e p); perda da viso de um olho, simultnea perda anatmica ou impotncia funcional de uma das mos ou de um p; perda da audio de ambos os ouvidos ou; ainda, reduo, em mais da metade, de sua funo; quaisquer outras leses orgnicas, perturbaes funcionais psquicas, permanentes, que ocasionem, sob opinio mdica, a perda de trs quartos ou mais da capacidade para o trabalho. d) Morte

25

2.10 Identificao das causas dos acidentes

A maior parte dos acidentes provocada por causas que podem ser identificadas e removidas, para que no continuem provocando novos acidentes. Baptista em sua obra define de acordo com a American Association, as principais causas dos acidentes: O agente definido como o objeto ou a substancia (a mquina, o local, o equipamento que poderia ser adequadamente protegido) diretamente relacionado com a leso como a prensa, a mesa, o martelo, a banheira, etc. A parte do agente aquela que est estreitamente associada ou relacionada com a leso, como o volante da prensa, o p da mesa, o cabo de martelo, o piso da banheira, etc. A condio insegura a condio fsica ou mecnica, existente no local, na mquina, no equipamento ou na instalao (que poderia ter sido protegida ou corrigida) e que leva ocorrncia do acidente, assim como piso escorregadio, oleoso, molhado, com salincia ou buraco, mquina desprovida de proteo ou com polias e partes mveis desprotegidas, instalao eltrica com fios descascados; motores sem fio terra, iluminao deficiente ou inadequada. O tipo do acidente a forma ou o modo de contato entre o agente do acidente e o acidentado, ou, ainda, o resultado desse contato como as batidas, tombos, escorreges, choques, etc. O ato inseguro a violao de procedimento aceito como seguro, ou seja, deixar de usar equipamento de proteo individual, distrair-se ou conversar durante servio, fumar em rea proibida, lubrificar ou limpar mquina em movimento. O fator pessoal de insegurana qualquer caracterstica, deficincia ou alterao mental, psquica ou fsica acidental ou permanente que permite o ato inseguro. So problemas como viso defeituosa, fadiga

26

ou intoxicao, problemas do lar, desconhecimento das normas e regras de segurana.

2.11 DOENA OCUPACIONAL

Doena ocupacional a designao de vrias doenas que causam alteraes na sade do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho. Uma doena ocupacional normalmente adquirida quando um trabalhador exposto acima do limite permitido por lei a agentes qumicos, fsicos, biolgicos ou radioativos, sem proteo compatvel com o risco envolvido. Esta proteo pode ser na forma de Equipamento de Proteo Individual.

2.12 Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA)

Regida pela Lei n. 6.514 de 22/12/77 e regulamentada pela NR-5 do Ministrio do Trabalho, a Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA foi aprovada pela portaria n. 3.214 de 08/06/76, publicada no D.O U de 22/12/94 e modificada em 15/05/95. A CIPA tem como objetivo a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e promoo da sade do trabalhador. De acordo com o Ministrio do Trabalho, devem constituir a CIPA os representantes do empregador e dos empregados. Atribuies da CIPA: a) Identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa e riscos, com a participao do maior nmero de trabalhadores, com assessoria do SESMET (Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho);

27

b) Elaborar plano de trabalho que possibilite a ao preventiva na soluo de problemas de segurana e sade no trabalho; c) Participar da implementao e do controle de qualidade das medidas de preveno necessrias, bem como avaliao das prioridades de ao nos locais de trabalho; d) Realizar, periodicamente, verificao nos ambientes e condies de trabalho visando a identificaes de situaes que venham a trazer riscos para a segurana e sade dos trabalhadores; e) Realizar a cada reunio, a avaliao do cumprimento de metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situaes de risco que foram identificadas; f) Divulgar aos trabalhadores informaes relativas segurana e sade no trabalho. g) Participar, com o SESMT, onde houver, das condies promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alteraes no ambiente e processo de trabalho relacionado segurana e sade dos trabalhadores; h) Requerer aos SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisao de mquina ou setor onde se considere risco grave e eminente segurana e sade dos trabalhadores; i) Colaborar no desenvolvimento e implantao do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados segurana e sade no trabalho j) Divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como clusulas de acordo e convenes coletivas de trabalho, relativas segurana e sade no trabalho; k) Participar, em conjunto com o SESMT, onde houver, ou com o empregador da anlise das causas das doenas e acidentes de trabalho e propor medidas de soluo dos problemas identificados; l) Requisitar ao empregador e analisar as informaes sobre questes que tenham interferido na segurana e sade dos trabalhadores; m) Requisitar empresa cpias das CAT (Comunicao de Acidente de Trabalho) emitidas; n) Promover anualmente, em conjunto com a SESMT, onde houver a SIPAT (Semana Interna de Preveno de Acidentes de Trabalho);

28

2.13 SEMANA INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTE DE TRABALHO (SIPAT)

A Semana Interna de Preveno de Acidentes de Trabalho - SIPAT foi instituda pela portaria 3.214, em 1978, que criou as Normas Regulamentadoras (NR), dando o primeiro texto para a NR-05. Essa NR trata, especificamente, da regulamentao do funcionamento da Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA). O objetivo era o de permitir um programa livre de regras, tendo como nica preocupao a instruo preveno dos infortnios laborais. A SIPAT, hoje, continua sendo uma campanha de cunho obrigatrio, que deve ser realizada pela CIPA, a cada gesto, no importando qual o ms de realizao.

29

3. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

3.1 NATUREZA DA PESQUISA

Na pesquisa foram levantados pressupostos sobre Medicina e Segurana do Trabalho e adotada a pesquisa qualitativa.

3.2 METODOLOGIA DA PESQUISA

Os mtodos compreendidos para o desenvolvimento de tal pesquisa foram de carter bibliogrfico, descritivo, exploratrio, documental e pesquisa de opinio.

3.3 UNIVERSO DA PESQUISA

A pesquisa foi realizada no perodo de Maro Junho de 2008, em uma empresa do ramo de automao industrial que se localiza em Caador/SC, e que conta atualmente com 40 pessoas entre direo e funcionrios.

3.4 TCNICA DE COLETA DE DADOS

A coleta de dados aconteceu na prpria empresa, junto com a diretoria e seus funcionrios atravs de pesquisa de opinio, bibliogrfica, descritiva, exploratria e documental.

30

3.5 TCNICAS DE ANLISE E INTERPRETAO DOS DADOS

As informaes coletadas foram selecionadas para o desenvolvimento da pesquisa, foram analisadas e posteriormente interpretadas objetivando sugestes para o aprimoramento do Setor de Segurana e Medicina do Trabalho na empresa.

31

4. ANLISE E INTERPRETAO

Foi identificado na empresa pesquisada que o setor de Medicina e Segurana do Trabalho j existe na empresa e assessorado por uma empresa parceira terceirizada, mas as suas aes so apenas de obrigaes legais que a empresa deve cumprir. No so desenvolvidos programas educativos que envolvam as equipes de trabalho, os treinamentos limitam-se s exigncias legais. No h um cronograma de atividades do setor, mas a empresa possuiu recursos fsicos e humanos para aprimorar esta rea. Foi aplicado um questionrio a todos os colaboradores da empresa, onde se obteve a identificao do grau de conhecimentos deles sobre Medicina e Segurana do Trabalho.

a) Setor de trabalho:

A d m in is tra tiv o E n g e n h a r ia 6 ,9 0 %

2 0 ,6 8 %

M a n u te n o 4 4 ,8 3 %

C o m e rc ia l 2 7 ,5 9 %

Foi identificado que 44,83% dos colaboradores atuam no setor de Manuteno, 6,90% no setor de Engenharia, 20,68% no setor de Administrativo e 27,59% no Comercial.

32

b) Sabe o que Medicina e Segurana do Trabalho?

No 13,79%

Sim 86,21%

Responderam que sabem o que Medicina e Segurana do Trabalho 86,21% dos colaboradores, sendo que 13,79% no sabem o que .

c) J identificou na empresa aes do setor de Medicina e Segurana do Trabalho?

No 24,13%

Sim 75,87%

J haviam identificado na empresa aes do Setor de Medicina e Segurana do Trabalho 75,87% dos colaboradores e 24,13% no identificaram.

d) Sabe o que Equipamento de Proteo Individual?

33

Sim 100%

A totalidade (100%) dos colaboradores respondeu que sabem o que Equipamento de Proteo Individual.

f) Recebeu treinamento para uso de Equipamento de Proteo Individual?

No 37,93%

Sim 62,07%

62,97% dos colaboradores responderam que recebem treinamento e 37,93% no receberam.

g) Sabe o que Comisso Interna de Preveno de Acidentes?

34

No 10,34%

Sim 89,66%

89,66% responderam que sabem o que Comisso Interna de Preveno de Acidentes e 10,34% no sabem.

g) Sabe o que Semana Interna de Preveno de Acidentes de Trabalho?

No 27,58%

Sim 72,42%

72,42% dos funcionrios sabem o que a Semana Interna de Preveno de Acidentes e 27,58% no sabem.

h) As normas de segurana beneficiam:

35

100% Ambos

100% dos colaboradores responderam que as regras de segurana beneficiam a empresa e os funcionrios

i) A segurana do trabalho responsabilidade somente da empresa?

No 100%

Todos os funcionrios (100%) responderam que a Segurana do Trabalho no somente responsabilidade da empresa.

j) O acidente de trabalho pode ocorrer fora da empresa?

36

No 3,44%

Sim 96,56%

Responderam que sim 96,56% dos trabalhadores e 3,44% responderam que o acidente de trabalho no pode ocorrer fora da empresa.

k)

Uma

das

principais

causas

dos

acidentes

de

trabalho

so:

imprudncia/distrao/violao de procedimento aceito como seguro.

No 3,44%

Sim 96,56%

96,56% dos trabalhadores concordam que as principais causas dos acidentes de trabalho so: a imprudncia/distrao/violao de procedimento aceito como seguro e 3,44% responderam no. Verificou-se que aproximadamente metade (44,83%) dos colaboradores da empresa atua no setor de manuteno, sendo que o restante est dividido entre os setores administrativo, comercial e de engenharia. O setor de manuteno, devido s atividades praticadas o que tem maior ocorrncia de acidente de trabalho.

37

A maioria (86,21%) dos colaboradores sabe o que Medicina e Segurana do Trabalho e uma quantidade menor (75,87%), informou que j identificou aes do setor na empresa. Todos os funcionrios sabem o que Equipamento de Proteo Individual (EPI), mas uma parcela (37,93%) dos funcionrios respondeu que no recebeu treinamento para uso dos equipamentos. Questionados sobre a Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA), apenas 10,34% no sabem o que ela , sobre a Semana Interna de Preveno de Acidente de Trabalho este ndice aumentou para 27,58% que no sabem o que . A totalidade de funcionrios tem conscincia que as regras de segurana beneficiam a empresa e os funcionrios, e que a Segurana do Trabalho no somente responsabilidade da empresa, mas do conjunto. E 96,56 dos colaboradores sabem que o acidente de trabalho pode ocorrer tambm fora da empresa e mesma quantidade de funcionrios concorda que as principais causas dos acidentes de trabalho so: a imprudncia, e a distrao ou violao de procedimento aceito como seguro.

38

5. CONCLUSO

Este trabalho foi realizado com o objetivo de promover um levantamento do grau de conhecimento sobre Medicina e Segurana do Trabalho dos funcionrios de uma empresa do ramo de automao industrial de Caador. Para atingir este objetivo procurou-se informaes, adquiridas em livros, internet e na empresa terceirizada que presta assessoria na rea de Medicina e Segurana do Trabalho para a empresa pesquisada, e tambm com a administrao da empresa. A pesquisa foi efetuada por meio de um questionrio aplicado a todos os colaboradores da empresa. Atravs da pesquisa pode-se perceber que em geral os colaboradores da empresa tem um grau de satisfatrio conhecimento sobre o

assunto abordado e mostram-se interessados em participar de atividades de conscientizao e treinamento nesta rea. A motivao no algo que possa ser dado ao ser humano, mas a aplicao de atividades e tcnicas que podem a estimular traz benefcios para a organizao, pois ter funcionrios mais comprometidos, e realizados, por observar que a empresa preocupa-se com sua sade e bem estar. Esta pesquisa foi acolhida de forma positiva pela diretoria da empresa, sendo sugerido: - Realizao da SIPAT anual. - Desenvolvimento de um calendrio com atividades de conscientizao e treinamento. - Implantao da ginstica laboral.

39

6. REFERNCIAS

BAPTISTA, Hilton. Higiene e Segurana do Trabalho. Rio de Janeiro. Servio Nacional de Aprendizagem Industrial, 1998.

CHIAVENATO, Idalberto. Gesto de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizaes. So Paulo. Atlas, 2002.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. So Paulo. Atlas, 1994

DELA COLETA, Jose Augusto. Acidentes de Trabalho. So Paulo. Atlas, 1989

FARAH, O. E, Cavalcanti. Criao e Administrao. So Paulo. rica, 1992.

MONTANA, Patrick J. Administrao. So Paulo. Saraiva, 2003.

OGATA Alberto J. Niituma. Disponvel em: (http://www.abqv.org.br/noticias48.php) acesso em 05 de maio de 2008. RODRIGUES, Marcus. Qualidade de Vida no Trabalho. So Paulo. Vozes, 1995.

SEGURANA E MEDICINA DO TRABALHO. Manuais de Legislao, Lei n. 6.514 de 22/12/1977. So Paulo. Atlas, 2000.

Vous aimerez peut-être aussi