Vous êtes sur la page 1sur 12

PROJETO DE PESQUISA Entende-se por um projeto de pesquisa um planejamento que, buscando a clareza, formula uma inteno de investigao.

De modo bastante sucinto, poderamos dizer que os elementos de um projeto tentam indicar o .qu., o .porqu., o .para qu. e o .como. investigar. Deve-se, portanto, ter em conta, no momento da elaborao de um projeto de pesquisa, a clareza na apresentao das idias, contemplando todos os itens necessrios ao entendimento da proposta em apreo. O projeto de pesquisa planejamento necessrio a qualquer pesquisa e em qualquer mbito, a exemplo de trabalhos em Iniciao Cientfica, Monografias de concluso de curso de graduao ou especializao, bem como dissertaes de mestrado e teses de doutorado.

ORIENTAES PARA ELABORAO DO PROJETO DE PESQUISA ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA APRESENTAO 1. Tema e Ttulo do Projeto 2. Introduo 2.1 Reviso de literatura 2.1. Justificativa 3. Objetivos 3.1 Objetivo Geral 3.2 Objetivos Especficos 3 METODOLOGIA 6 CRONOGRAMA REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS APNDICES ANEXOS Obs.: Projeto de Pesquisa NO TEM concluso.

APRESENTAO A apresentao grfica do projeto de pesquisa de responsabilidade do autor e dever obedecer as normas estabelecidas pela ABNT-Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Inicia-se com: Capa: nome da instituio ou empresa, nome do autor, ttulo do projeto, local, ano. (ABNT 15287) Folha de rosto: nome do autor, ttulo do projeto, tipo de projeto e nome da entidade, local, ano.(ABNT 15287) Sumrio: Enumerao das principais divises, sees e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matria nele se sucede. Os elementos pr-textuais no devem constar do sumrio. Agradecimentos: (opcional) Se o autor desejar, poder incluir folha separada com agradecimentos s pessoas que contriburam na realizao do trabalho. 1. Ttulo do Projeto O tema parte preferencialmente da realidade circundante do pesquisador, como, por exemplo, de seu contexto social, profissional ou cultural. O ttulo parte do tema e o carto de apresentao do projeto de pesquisa. Ele expressa a delimitao e a abrangncia temporal e espacial do que se pretende pesquisar. 2. Introduo Apresentao do tema Problema a ser pesquisado Referencial Terico: anlise comentada do que j foi escrito sobre o tema, mostrando os diversos enfoques com os quais foi examinada, na literatura, a problemtica que constitui o seu objeto de pesquisa Justificativa: destaque da relevncia cientfica ou social da investigao.

3. Objetivos Nessa parte o aluno formula as suas pretenses com a pesquisa. Ele define, esclarece e revela os focos de interesse da pesquisa. Os objetivos dividem-se em geral e especficos. 3.1 Objetivo Geral O objetivo geral relaciona-se diretamente ao problema. Ele esclarece e direciona o foco central da pesquisa de maneira ampla. Normalmente redigido em uma frase, utilizando o verbo no infinitivo. 3.2 Objetivos Especficos Os objetivos especficos definem os diferentes pontos a serem abordados, visando confirmar as hipteses e concretizar o objetivo geral. Assim como o objetivo geral, os verbos devem ser utilizados no infinitivo. Alguns dos verbos utilizados na redao dos objetivos costumam ser: ANALISAR, AVALIAR, COMPREENDER, CONSTATAR, DEMONSTRAR DESCREVER, ELABORAR, ENTENDER, ESTUDAR, EXAMINAR, EXPLICAR IDENTIFICAR, INFERIR, MENSURAR, VERIFICAR Para cada hiptese se estabelece mais de um objetivo especfico. Portanto, quanto mais hipteses, mais complexa a pesquisa. 4. METODOLOGIA Metodologia o conjunto de mtodos e tcnicas utilizados para a realizao de uma pesquisa. Existem duas abordagens de pesquisa, a qualitativa e a quantitativa. A primeira aborda o objeto de pesquisa sem a preocupao de medir ou qualificar os dados coletados, o que ocorre essencialmente na quantitativa. Porm possvel abordar o problema da pesquisa utilizando as duas formas. Faz-se necessrio, contudo, definir o que mtodo. Este pode ser compreendido como o caminho a ser seguido na pesquisa. Mtodo o conjunto de etapas e processos a serem vencidos ordenadamente na investigao dos fatos ou na procura da verdade (RUIZ, 1985, p. 131).

Para a realizao da pesquisa podem ser empregados os mtodos de abordagem e os mtodos de procedimentos. O mtodo de abordagem diz respeito concepo terica utilizada pelo pesquisador, enquanto o de procedimento relaciona-se maneira especfica pela qual o objeto ser trabalhado durante o processo de pesquisa. Exemplos de mtodos de abordagem: indutivo, dedutivo, hipottico-dedutivo, fenomenolgico, dialtico. Exemplos de mtodos de procedimentos: histrico, estatstico, comparativo, monogrfico, tipolgico, observao, funcionalista, estruturalista, experimental. Os mtodos de pesquisa e sua definio dependem do objeto e do tipo da pesquisa. Os tipos mais comuns de pesquisa so: de campo; bibliogrfica; descritiva; experimental. Aliadas aos mtodos esto as tcnicas de pesquisa, que so os instrumentos especficos que ajudam no alcance dos objetivos almejados. As tcnicas mais comuns so: questionrio (instrumento de coleta de dados que dispensa a presena do pesquisador); formulrio (instrumento de coleta de dados com a presena do pesquisador); entrevista (estruturada ou no estruturada); levantamento documental; observacional (participante ou no participante); estatsticas. Nessa parte, alm do que j foi dito, tambm devem ser indicados o local, os elementos relevantes, as amostragens (populao a ser pesquisada), o planejamento do experimento, os materiais a serem utilizados, a anlise dos

dados, enfim, tudo aquilo que detalhe o caminho que voc trilhar para concretizar a pesquisa. 5 RESULTADOS ESPERADOS Esse item opcional nos trabalhos de graduao, porm exigido em projetos com financiamento. Devem ser explicitados os resultados prticos esperados com a pesquisa, como: nmeros e caractersticas de publicaes (artigos, livros etc.); apresentaes em congressos ou simpsios; registro de patentes; exposio; criao ou industrializao de produtos.

6 CRONOGRAMA No cronograma voc dimensiona cada uma das etapas do desenvolvimento da pesquisa, no tempo disponvel para sua execuo. Geralmente os cronogramas so divididos em meses. Ateno!!! disponvel. O cronograma fica muito mais fcil de ser visualizado se estiver em uma tabela. possvel ocorrer execuo simultnea de etapas, as quais podem ser semanais ou mensais. O nmero de etapas do cronograma deve estar de acordo com o que foi proposto no projeto, especialmente na parte da metodologia. 5. ORAMENTO Nele so indicados todos os materiais ou equipamentos necessrios para o desenvolvimento da pesquisa, tais como: despesas de custeio (remunerao de servios pessoais, materiais de consumo, outros servios de terceiros e encargos) e despesas de capital (equipamentos e material permanente). S estabelea etapas que possam ser executadas no prazo

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS As referncias utilizadas para a elaborao do projeto e as fontes documentais previamente identificadas, que sero necessrias pesquisa, devem ser indicadas em ordem alfabtica e dentro das normas tcnicas da ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas (NBR 6023, 2002). Existem diferenas entre referncias, referncias bibliogrficas e bibliografia. A palavra referncias indica as obras efetivamente citadas no trabalho em questo. Quando usada sozinha, pode indicar diferentes tipos de obras, como livros, peridicos ou documentos, sejam manuscritos, impressos ou em meio eletrnico. Quando o trabalho apresentar somente citaes de obras publicadas em papel, utiliza-se o termo referncias bibliogrficas. J a palavra bibliografia indica todas as leituras feitas pelo pesquisador durante o processo de pesquisa (inclui leitura complementar sugerida pelo pesquisador) APNDICES Apndices so textos ou documentos elaborados pelo autor, a fim de complementar sua argumentao, sem prejuzo da unidade observada no ncleo do trabalho. Aqui entrariam, por exemplo, questionrios, formulrios de pesquisa de campo e fotografias tiradas pelo pesquisador. ANEXOS Assim como os apndices, os anexos s devem aparecer nos projetos de pesquisa se forem extremamente necessrios. So textos de autoria de outra pessoa e no do pesquisador. Por exemplo: mapas, documentos originais, fotografias tiradas por outra pessoa que no o pesquisador.

Procedimentos para apresentao e normalizao de trabalhos acadmicos De acordo com as normas ABNT NBR 14724(jan.2006) e ABNT NBR 15287(jan.2006)

1 TAMANHO DO PAPEL As dissertaes, teses e trabalhos de concluso de curso, devem ser apresentados em papel branco, formato A-4 (21 cm x 29,7 cm), digitado na cor preta no anverso das folhas, exceto a folha de rosto, onde deve-se digitar, no verso, a ficha catalogrfica.

2 ESPACEJAMENTO No texto: deve-se usar o espacejamento 1,5. As citaes longas, as notas de rodap, as referncias, as legendas das ilustraes e tabelas, a ficha catalogrfica, devem ser digitadas em espao simples; Na folha de rosto e na folha de aprovao, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituio e a rea de concentrao, devem ser digitados em espao simples; As referncias, ao final do trabalho, devem ser digitadas em espao simples e separadas entre si por dois espaos simples.

3 FONTE Usar a fonte tamanho 12 para o texto e para as referncias (sugesto: usar Arial ou Times New Roman). Usar tamanho menor (10) para citaes longas, notas de rodap, paginao, legendas das ilustraes e tabelas.

4 MARGEM As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm. As notas de rodap, devem ser digitadas dentro das margens indicadas, devendo ficar separadas do texto por um filete de 3 cm a partir da margem esquerda. Conforme a NBR 14724 (jan.2006) o projeto grfico do trabalho acadmico de responsabilidade do autor, deixando a critrio dele o tipo de pargrafo a ser adotado. H dois modelos de pargrafos: a) pargrafo tradicional: recuo de 1,5 cm (ou 2 cm) da margem esquerda, com espacejamento entre linhas de 1,5; b) pargrafo americano: inicia-se na margem esquerda, com alinhamento justificado, espacejamento de 1,5 entre linhas e um espao duplo para separ-los. No existe o recuo da primeira linha, para marcar o incio de cada pargrafo. Na folha de rosto e na folha de aprovao, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituio a que submetida e a rea de concentrao devem ser alinhados no meio da pgina para a margem direita e usar espao simples. As referncias so alinhadas somente margem esquerda do texto.

5 NUMERAO DAS SEES Indicativo numrico das sees: precede seu ttulo, alinhado esquerda, separado por um espao de caractere; Ttulos sem indicativo numrico: Errata, Agradecimentos, Listas, Resumos, Sumrio, Referncias, Glossrio, Apndice, Anexo e ndice, devem ser centralizados

Ttulos das sees: devem comear na parte superior da mancha (a parte impressa da pgina) e ser separados do texto que os sucede por dois espaos de 1,5. Devem iniciar em folha distinta. Ttulos das subsees: devem ser separados do texto que os precede e os sucede por dois espaos de 1,5..

6 NUMERAO PROGRESSIVA Usa-se a numerao progressiva para as sees do texto Para hierarquizao e identificao das sees, adota-se os recursos: NEGRITO, itlico ou grifo e redondo, CAIXA ALTA OU VERSAL 1 SEO PRIMRIA 1.1 SEO SECUNDRIA 1.1.1 Seo terciria 1.1.1.1 Seo Quaternria 1.1.1.1.1 Seo Quinria a) alnea; b) alnea, - subalnea 6.1 Alneas Quando for necessrio enumerar os diversos assuntos de uma seo (itens) estes podem ser subdivididos em alneas ordenadas alfabeticamente por letras minsculas seguidas de parnteses: a) as alneas, exceto a ltima, so separadas por ponto e vrgula; b) o trecho final da seo anterior s alneas, termina em dois pontos; c) as alneas so ordenadas por letras minsculas seguidas de parnteses; d) as letras indicativas das alneas so reentradas em relao margem esquerda; OU 1 SEO PRIMRIA 1.1 Seo secundria 1.1.1 Seo terciria 1.1.1.1 Seo Quaternria

e) a matria da alnea comea por letra minscula e termina em ponto e vrgula. Nos casos em que seguem subalneas, estas terminam em vrgula. A ltima alnea termina em ponto; f) a segunda linha e seguintes da matria da alnea comeam sob a primeira letra do texto da prpria alnea. g) subalneas, - devem comear com um hfen colocado sob a primeira letra do texto da alnea; - as linhas do texto da subalnea comeam um espao aps o hfen; - a pontuao das subalneas igual das alneas. 7 PAGINAO Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto devem ser contadas mas no numeradas. Numera-se somente a partir da parte textual (introduo), em algarismos arbicos, no canto superior direito a 2 cm das margens superior e direita. A capa no contada. Nota: As referncias, os apndices e os anexos seguem a numerao da parte textual. 8 ABREVIATURAS E SIGLAS Quando aparecem no texto pela primeira vez, coloca-se seu nome por extenso, acrescentando a sigla/ abreviatura, entre parnteses. Ex: Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) 9 ILUSTRAES A identificao de Quadros, transparncias, plantas, fotografias, mapas, grficos, fluxogramas, organogramas, esquemas, desenhos e outros, aparece na parte inferior, com cada item designado por seu nome especfico, seguida de seu nmero de ordem de ocorrncia no texto em algarismos arbicos, do respectivo ttulo e ou legenda explicativa e da fonte. Recomenda-se a elaborao de listas prprias para cada tipo de ilustrao. (desenho, mapa,

quadros etc.). A ilustrao deve ser inserida o mais prximo possvel do texto a que se refere. (NBR-14724, 2006). 10 TABELAS a) Nmero: As tabelas devem ter um nmero em algarismo arbico, seqencial, inscritos na parte superior, esquerda da pgina, precedida da palavra Tabela. Exemplo: Tabela 5 ou Tabela 3.5; b) Ttulo: devem conter ttulo por extenso, inscrito no topo da tabela, para indicar a natureza e abrangncia do seu contedo; c) Fonte: a fonte deve ser colocada imediatamente abaixo da tabela em letra maiscula/minscula para indicar a autoridade dos dados e/ou informaes da tabela, precedida da palavra Fonte; d) Notas: Indica-se em notas, logo aps a indicao da fonte, esclarecimentos a respeito do contedo das tabelas. - Notas Gerais: informaes sobre o contedo geral. - Notas especficas: informaes sobre o contedo especfico. Obs.: As tabelas devem ser elaboradas de acordo com norma do IBGE, 1993 10.1 Recomendaes Gerais: As tabelas tm numerao independente e consecutiva; o titulo deve ser colocado na parte superior, precedido da palavra Tabela e de seu nmero de ordem em algarismos arbicos; as fontes citadas na construo de tabelas e notas eventuais aparecem no rodap aps o fio (linha) de fechamento; devem ser apresentadas em uma nica pgina; devem ter uniformidade grfica referentes a tipos de letras e nmeros, uso de maisculas e minsculas e sinais grficos utilizados; as colunas externas devem permanecer abertas; deve-se utilizar fios horizontais e verticais (linhas) para separar os ttulos das colunas no cabealho e fech-las na parte inferior, evitando-se fios verticais para separar as colunas e fios horizontais para separar as linhas; quando a tabela for mais larga do que a pgina, poder ser impressa no sentido vertical;

outra opo seria desmembrar a tabela (muito larga) em sees, dispondo-as uma abaixo da outra, separadas por um trao horizontal duplo, repetindo-se a cada seo o cabealho; se for to longa que no possibilite o sentido vertical, poder ser dividida e colocada em pginas confrontantes, na mesma posio e dimenses, incluindo aps o titulo a designao continua, continuao e concluso. 10.2 Tabelas que ocupam mais de uma pgina Cada pgina deve ter: a) nmero da tabela b) titulo c) cabealho d) continua (na primeira pgina) e) continuao (para as seguintes) f) concluso (na ltima pgina)

Vous aimerez peut-être aussi