Vous êtes sur la page 1sur 9

Sair

6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

CONTROLE DE INTERFERNCIAS ELTRICAS ORIUNDAS DE SISTEMAS FERROVIRIO ELETRIFICADO EM ADUTORA LINHA TRONCO EM FERRO FUNDIDO UM CASO PRTICO

Luciano Pereira da Silva Francisco Mller Filho KATDICA Projetos Eletrnicos & Servios Ltda.

6 COTEQ Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos 22 CONBRASCORR Congresso Brasileiro de Corroso Salvador - Bahia 19 a 21 de agosto de 2002

As informaes e opinies contidas neste trabalho so de exclusiva responsabilidade dos autores.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

SINOPSE A estrutura avaliada no contexto deste trabalho consiste em um trecho de adutora que encontrase sob fortes interferncias eltricas provindas de uma ferrovia eletrificada de propriedade da Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU, trecho de adutora este composto por tubulaes construdas em ferro fundido dctil, com dimetro em 800 mm e com 550 metros de extenso, segmentada em trechos com 6 metros de comprimento. A tubulao sob os efeitos da interferncia eltrica limita-se ao trecho entre a Ladeira dos Fiais e o Viaduto dos Motoristas, no Bairro do Labato, no Municpio de Salvador, Estado da Bahia, sendo de propriedade da Empresa Baiana de guas e Saneamento - EMBASA.

Palavras Chaves: Correntes de Interferncia, controle de corroso, adutora em ferro dctil.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

1 - INTRODUO Em levantamentos de campo foi constatado na regio onde esta assentada a tubulao, um solo com valores de resistividade eltrica identificados como baixos, fator este facilita a circulao das correntes de interferncia. Assim foi efetuado a implantao de um sistema de proteo catdica passivo para esta tubulao, minimizando-se desta maneira os efeitos destas correntes de interferncia. Esta implantao foi elaborada tendo-se em vista um sistema de proteo catdica passivo, ou seja, um sistema de drenagem para o solo destas correntes de interferncia atravs de leitos de alvio, que no necessitam de alimentao eltrica externa para sua operao. O trecho de adutora sob as influncias destas correntes de interferncia apresenta um cruzamento perpendicular e um trecho de paralelismo com aproximadamente 550 metros de comprimento, com uma ferrovia eletrificada de propriedade da Companhia Brasileira de Trens Urbanos CBTU, conforme aponta a Figura 1. Este trecho de paralelismo com a ferrovia apresenta um distanciamento varivel de 4 a 20 metros. Potenciais eletroltico dos trilhos, medidos em relao ao solo, apresentaram valores da ordem de - 3,5 a - 5V., fator este fundamental para o surgimento destas correntes de interferncia, isto por apresentarem-se muito maiores negativamente que os potenciais eletrolticos apresentados pela tubulao, que anteriormente a implantao destes leitos de alvio apresentavam-se em torno de 0,25 a - 0,2V.

2- HISTRICO Foi especificado para este sistema de proteo catdica um sistema passivo, ou seja, um sistema de proteo que no necessitou de energia externa para sua alimentao. Sero dimensionados trs leitos em tubos de ao como forma de aterramento para as corrente eltricas interferentes provindas da estrada de ferro. Uma vez que estas correntes penetram nos diversos segmentos da tubulao ao longo do trecho de paralelismo e no trecho de travessia tendem a sair da tubulao para o solo em retorno aos trilhos, fechando assim o circuito, e criando reas andicas e corrosivas na tubulao. Tal fluxo de corrente pode ser visualizado na Figura 1. Foram especificados trs leitos de alvio com o objetivo de efetuar o desvio destas correntes de interferncia para o solo, isto atravs de tubos de ao em 2 polegadas de dimetro e 2 metros de comprimento, que passam assim a ser os elementos andicos deste circuito. Desta maneira a corrente interferente que anteriormente saia diretamente da tubulao para o solo, passar a ser direcionada aos trs leitos por intermdio de um cabo eltrico, sem maiores riscos tubulao.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

Para garantia da continuidade eltrica deste circuito foi efetuada a interligao eltrica entre os diversos segmentos da tubulao ao longo dos 550 metros considerados sob a ao das correntes interferentes, isto com o objetivo de maximizarmos o envio desta corrente ao solo. Para o posicionamento de cada leito de nodos, estes foram distribudos de maneira eqidistante ao longo do trecho de paralelismo entre a tubulao e a ferrovia. A resistividade mdia do solo ao longo do traado interferente da tubulao de 3.831 ohms.cm. 2.1- Valor das Resistncias Eltricas para o Solo dos Leitos de Alvio Tendo-se em considerao que foram utilizados para composio destes leitos de alvio pedaos de tubo de ao com 2 polegadas de dimetro e 2 metros de comprimento, sendo cada leito composto de 20 destes tubos, espaados entre si de 5 metros e apesar destes leitos de alivio estarem sendo utilizados somente para descarga ao solo das correntes interferentes, e no para um sistema de proteo catdica convencional, tambm utilizamos a Frmula de Dwight para o clculo de sua resistncia eltrica para o solo do leito de alvio. Assim teremos: R = ____ _______ x ( ln 8_x_L 2x xNx L D - 1 + 2_x L x ln 0,656 N ) S

onde resistividade mdia do local de assentamento do leito de nodos, L = comprimento dos nodos, D = dimetro dos nodos, S = espaamento entre nodos e N = nmero de nodos Desta maneira foi obtido um valor de resistncia destes leitos de alvio da ordem de 1 ohms. 2.2- Instalao dos Equipamentos Para o sistema de proteo catdica passivo da referida tubulao foi previsto a instalao de trs dispositivos de drenagem conectados a leitos de nodo para alvio e minimizao das interferncias eltricas provenientes da estrada de ferro eletrificada, e para o acompanhamento de potencial eletroltico da adutora foi tambm prevista a instalao de 05 pontos de teste. A visualizao destes dispositivos de drenagem e dos pontos de teste podem ser verificadas nas Figuras 2 e 3. 2.3 - Medies de Campo Aps a instalao dos componentes do sistema de proteo foram efetuadas medies de potencial eletroltico da tubulao com o seu sistema de proteo operacional. Todas estas medies so apresentadas a seguir.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

Potencial eletroltico da tubulao com o sistema de proteo ativado Ponto de Teste N PT 01 PT 02 PT 03 PT 04 PT 05 Potencial Mximo - 0,43 - 0,57 - 0,7 - 0,59 - 0,67 Potencial Mnimo - 0,41 - 0,55 - 0,69 - 0,57 - 0,65

NOTA: Os valores do potencial eletroltico do trecho no interligado eletricamente ao sistema, isto no Ponto de Teste 01, apresentou-se variando dentro de uma faixa de - 0,267V a - 0,27V. Corrente Drenada pelos Dispositivos de Drenagem

Aps sua total implantao e com a adutora totalmente contnua eletricamente em seu trecho de 550 metros entre a ladeira dos Fiais e o Viaduto dos Motoristas foi efetuada uma medio das correntes drenadas por cada um destes dispositivos que apresentaram as seguintes leituras: Dispositivo de Drenagem 01 = 220 mA Dispositivo de Drenagem 02 = 20mA Dispositivo de Drenagem 03 = 8 mA

3- CONCLUSO Com base no exposto conclumos que os potenciais apresentados pela adutora so caractersticos de uma estrutura de ao enterrada no solo sem grandes nveis de interferncia. Assim podemos afirmar que: 3.1- A grande maioria dos nveis de interferncia eltrica oriundos da ferrovia esto agora transferidos para os trs leitos de nodos implantados. 3.2- Os nveis do potencial eletroltico da tubulao no so suficientes para lhe prover uma proteo catdica total, uma vez que os seus nveis esto abaixo dos valores mnimos especificados em norma como de proteo. Assim sendo a adutora encontra-se agora sujeita a corroso normal do solo.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

3.3- Consideraes Importantes Uma vez que os leitos de nodos implantados esto sob a influncia das correntes de interferncia oriundas da ferrovia foi adotado como procedimentos um acompanhamento rigoroso dos nveis de potencial destes leitos tendo em vista principalmente que seu colapso levar a tubulao as suas condies originais de forte corroso, isto atravs de medies quinzenais de acompanhamento.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

LEGENDA: Fluxo de Corrente Diodos do Leito de Alvio Adutora Ferrovia

rea Andica Provvel Sujeita a Corroso

Situao Antes

Ferrovia

reas Andicas Sujeitas a Corroso

Situao Prevista aps Manuteno

Figura 1 - Fluxograma de Correntes de Interferncia

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

LEGENDA: Diodos do Leito de Alvio Adutora

Ferrovia

1 25 m etro s

12 5 me tros

1 2 5 m etro s 12 5 me tros

1 - Os leito s d e alv io s o c o mp o sto s d e 2 0 tubo s de a o no g alv anizad o , co m 2 " de d im etro e 2 m et ro s d e co m p rim ento , esp a ado s entre si d e 5 metro s .

Figura 2 - Fluxograma dos Leitos de Alvio

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

LEGENDA: Adutora

Detalhe de Pontos de Teste das Extremidades do Trecho Interferido


Caixa de PT Nvel do Solo

Trecho no Jumpeado

Trecho Jumpeado

PT 01

Notas: 1- No inte rligar os cabos no interior da caixa do Ponto de Teste. 2- Soldar cabos 6mm em cada extremidade da tubula o.

Ferrovia

PT 02 190,7 metros

69,7 metros

PT 03
NOTAS: 1- Os Pontos de Teste esto construdos em cabos 6mm. 2- As caixas dos Pontos de Teste esto posicionadas em relao ao Viaduto dos Motoristas.

6,7 m

PT 04

PT 05

Fluxograma de Posicionamento dos Pontos de Teste

Vous aimerez peut-être aussi