Vous êtes sur la page 1sur 3

Milcades Alves de Almeida

O SISTEMA DE COTAS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

O que ? Uma Ao Afirmativa do Estado brasileiro para permitir a o acesso s principais Universidades pblicas de uma parte da populao brasileira que no teve acesso educao bsica de qualidade e, consequentemente, possui maior dificuldade para acesso ao ensino superior, especificamente as pessoas negras, pardas e indgenas. Uma Ao Afirmativa significa uma medida, ou um conjunto de medidas, com o propsito de resolver um problema histrico ou temporrio, no sentido da construo de uma sociedade mais justa. Trata-se de um projeto de Incluso Social, com o objetivo de corrigir uma desigualdade historicamente acumulada.

Quando surgiu? Antes do sistema de cotas, a Constituio de 1988 j inclua no seu artigo 37: VIII- a lei reservar percentual dos cargos e empregos pblicos para as pessoas portadoras de deficincia e definir os critrios de sua admisso Houve ento uma ao afirmativa para permitir uma reserva de vagas em concursos pblicos para os portadores de necessidades especiais O sistema de cotas para Universidades tem incio no ano 2000, no Rio de Janeiro, com a promulgao da Lei Estadual n 3.524, que instituiu a reserva de 50% das vagas nas Universidades Estaduais para os estudantes da rede pblica estadual e municipal de ensino. Em 2001, promulgada, tambm no Rio de Janeiro, a Lei Estadual n 3.708, que institui o sistema de cotas para negros e pardos, reservando 40% das vagas nas universidades estaduais. Sendo vlida para o vestibular de 2002. Em 2002, institudo o Programa Diversidade da Universidade, por meio da promulgao da Lei Federal n 10.558, cujo Artigo 1 possui a seguinte redao:
Art. 1o Fica criado o Programa Diversidade na Universidade, no mbito do Ministrio da Educao, com a finalidade de implementar e avaliar estratgias para a promoo do acesso ao ensino superior de pessoas pertencentes a grupos socialmente desfavorecidos, especialmente dos afrodescendentes e dos indgenas brasileiros.

A partir de ento, as Universidades pblicas, Federais, Estaduais e Municipais, comearam a reservar um percentual de vagas para negros, pardos e indgenas.

Como funciona? As Universidades pblicas reservam um percentual das vagas, em geral de menos da metade, por meio do Edital do Processo Seletivo em que os candidatos participam do mesmo sistema de avaliao, mas na classificao final, parte das vagas so preenchidas pelos candidatos No caso da UFRGS, 30% das vagas so reservadas, sendo 15% destinadas para alunos oriundos de escolas pblicas(independentemente da cor) e 15% para candidatos negros que estudaram em escola pblica. Por exemplo, o curso de Medicina tem 140 vagas anuais, sendo 98 para ampla concorrncia, 21 para egressos de escolas pblicas e as outras 21 para egressos de escolas pblicas que se declararem negros. J so mais de 30 instituies pblicas no Brasil que aderiram ao sistema de cotas. Nas Universidades Particulares no h o sistema de cotas, mas o Programa Universidade para Todos (PROUNI) prev uma reserva de vagas para cotas (negros , pardos e indgenas), definindo o percentual de cotas de acordo com os dados do Censo do IBGE

Controvrsias? Desde o incio do sistema de cotas, um acalorado debate veio tona com vrias manifestaes a favor e contra. Do lado pr cotas est o Estado Brasileiro, por meio da Legislao Federal e das Polticas Pblicas para a promoo da Igualdade Racial, tendo sido criada em 2003 a Secretaria Especial de Polticas da Promoo da Igualdade Racial. Em 2010, promulgado o Estatuto da Igualdade Racial, institucionalizando um completo programa de polticas pblicas para cobrir um dficit histrico do Brasil, principalmente com os negros, objetivando o combate discriminao pela cor. Do lado contra, diversas organizaes e entidades temem um efeito colateral com a possibilidade de aumento da discriminao devido segregao institucionalizada. Um dos principais argumentos quanto definio de raa e cor de um ser humano. Uma das principais aes contra o sistema de cotas foi a publicao do Manifesto Anti-Cotas em 2008, um texto assinado por dezenas de intelectuais, sindicalistas, empresrios e ativistas de movimentos negros encaminhado ao presidente do STF, voltando-se contra o sistema de cotas nas universidades, explicando ao longo do texto, a dificuldade em definir a cor de um

indivduo e, principalmente, citando que cientificamente no h diferentes raas humanas, e sugerindo um investimento macio no ensino bsico de qualidade para a parcela mais pobre da populao.

Concluso A Sociedade prega o lema da igualdade entre os povos. Desta forma, os cidados tm o dever de obter o conhecimento necessrio para o melhoramento social, intelectual e moral da humanidade. Em relao ao assunto, cabe a cada um, independentemente de ser a favor ou contra o sistema de cotas, reconhecer a existncia do problema da desigualdade de condies de acesso ao ensino superior para as camadas mais pobres da populao, e cobrar ou promover aes para que a incluso social seja efetivamente alcanada.

Bibliografia Constituio da Repblica Federativa do Brasil, 1988. Lei n 3540/2000 do Estado do Rio de Janeiro. Estatuto da Igualdade Racial (Lei Federal n 12.288, de julho de 2010). Programa Diversidade na Universidade ( Lei federal n 10.558, de novembro de 2002). Manifesto Anticotas (113 Cidados Anti-Racistas contra as Leis Raciais), 2008.

Vous aimerez peut-être aussi