Vous êtes sur la page 1sur 30

Psicologia: Teoria e Pesquisa Print version ISSN 0102-3772

Psic.: Teor. e Pesq. vol.18 no.1 Bras lia Jan./Apr. 2002


doi: 10.1590/S0102-37722002000100002

A psicologia da gestalt e a cincia emprica contempornea1

Gestalt psychology and empirical contemporaneous science

Arno Engelmann2 Universidade de So Paulo Endere o para correspond ncia

RESUMO Wertheimer realizou um experimento que era explicado seguindo-se fatores holsticos gestlticos, e isto h mais de noventa anos. Apesar disso, estudos recentes demonstram a vivacidade desse tipo de explicao. Basicamente, ao se observar coisas do mundo, observa-se suas formas ou melhor suas Gestalten. A seguir, pode-se dividir essas Gestalten em partes. Porm cada parte ser sempre parte daquela Gestalt que lhe deu inicio e no um elemento constituinte bsico. A teoria da Gestalt no exclusivamente psicolgica, como o demonstraram principalmente Wertheimer, Khler e Koffka. Iniciou-se com um experimento sobre a viso de movimentos correspondendo a estmulos estticos, mas continuou propondo-se inclusive, de um lado, uma Gestalt fsica formada da corrente eltrica gestlticas dentro de um condutor ou, de outro, uma Gestalt sociolgica formada de muitos seres humanos, como o danar de pares ao som de um samba realizado por um grupo de msicos. Palavras-chave: Psicologia da Gestalt; teoria da Gestalt; epistemologia; histria da psicologia; teoria geral de sistemas.

ABSTRACT Although there has passed ninety years since Wertheimer's first thought to demonstrate through Gestalt explanation experimental psychology problems, the Gestalt holistic approach continues now-a-days strongly in light. In looking at the world, the Gestalten is the first happening. Then, through divisions, parts can be formed. But these parts are always parts from a formative Gestalt and not basic elements. The Gestalt approach is not exclusively psychological but rather largely empirical, as mainly Wertheimer, Khler and Koffka have demonstrated. The beginning was a motion visual experiment in which the stimuli were static. Later Gestalt problems could be physical electric charge structure in conductors, on one side, or a sociological super-psychological Gestalt composed of dancing couples and to musicians playing a samba, on the other side. Key words: Gestalt psychology; gestalt theory; epistemology; history of psychology; general system theory.

No outono de 1910, isto quer dizer na nossa primavera, Max Wertheimer estava de frias viajando num trem de Viena para a Rennia. No caminho olhou para um sinal ferrovirio que continha duas lmpadas. Uma lmpada se acendia e pouco depois se apagava. Aps um tempo bem pequeno, a outra lmpada passava pelo mesmo processo. Depois, novamente a primeira lmpada se acendia e apagava, e assim por diante. As pessoas que olhavam para o arranjo, inclusive o prprio Wertheimer, viam apenas uma luz que ia continuamente no espao entre as duas lmpadas, para um lado e a seguir para o outro. Wertheimer ficou to excitado com o que viu, que pensou na possibilidade de um experimento a respeito. Desceu do trem ao passar por Frankfurt, comprou cartolinas e um estroboscpio 3 numa loja de brinquedos na cidade, alugou um quarto num hotel e comeou a construir l mesmo algumas figuras em duplicidade que deixassem a luz passar num tempo muito curto. Se a luz se acendesse e se apagasse numa figura e a seguir se acendesse e apagasse na outra, com intervalo entre eles de mais ou menos 60 milissegundos, enxergava-se apenas a figura indo de um lugar para outro. Estando em Frankfurt, telefonou para o Instituto de Psicologia da Academia Comercial. Explicou seus problemas experimentais a Wolfgang Khler, que trabalhava h pouco tempo na Academia. Khler arranjou um espao para Wertheimer no laboratrio, arrumou um aparelho que permitisse a viso muito rpida de figuras e serviu-lhe como sujeito. Mais tarde, Khler contou a Koffka, que tambm trabalhava na mesma Academia, o experimento de Wertheimer. Koffka foi o segundo sujeito e sua esposa, Mira Klein-Koffka, o terceiro. Depois Wertheimer utilizou alguns outros sujeitos sem treino de observao. O chefe do laboratrio, Friedrich Schumann, ao se inteirar do experimento convidou Wertheimer a trabalhar oficialmente no laboratrio (Ash, 1995; Wertheimer, 1912/1961; Wertheimer, Michael, 1970/1979.) A percepo de um movimento diante de duas luzes rpidas e estticas em localizao diferentes, separadas por um tempo relativamente curto, fora

descoberto em data bem anterior. Fora observado na primeira metade do sculo XIX pelo fsico Plateau. O experimento de Plateau foi repetido com descargas eltricas por Exner em 1875. Exner foi a primeira pessoa a representar o movimento aparente como aquele no qual os estmulos no so nem lentos demais nem curtos demais. Bem mais tarde, o mesmo Exner foi professor de Wertheimer na Universidade de Praga. Houve tambm um grande nmero de pesquisadores que repetiram, e melhoraram, a percepo das iluses de movimentos. nessa poca que em dezembro de 1895 os irmos Lumire exibiram pela primeira vez aquilo que se iria configurar numa nova arte: o cinema. O cinema realmente uma sucesso de fotografias estticas que so apresentadas com uma rapidez tal que as pessoas que as assistem vm, no uma srie de fotografias, mas os movimentos contnuos no tempo. No entanto, a enorme pluralidade de movimentos encontrados entre uma fotografia e a seguinte no permite a perfeita realizao de investigaes psicolgicas (Ash, 1995; Sekuler, 1996.) A facilidade do experimento de Wertheimer que os estmulos so extremamente simples, a ordem em que so apresentados utilizam controle de tempo (veja a Figura 1). Quando dois estmulos so apresentados com um intervalo entre eles de 200 milissegundos, os observadores vem um percepto4, seguido de um intervalo e finalmente um segundo percepto sucesso. Quando o intervalo entre as duas apresentaes for curto, de 30 milissegundos, ento os observadores vem dois perceptos ao mesmo tempo simultaneidade. Entretanto, quando o intervalo entre as duas apresentaes for ao redor de 60 milissegundos, os observadores vem um percepto movimentando-se da primeira localizao para a segunda movimento chamado de timo. O importante nesse movimento que entre o primeiro estmulo na primeira localizao e a segundo estmulo na segunda localizao, h um tempo no qual no existe qualquer estmulo. Apesar disso, o sujeito ignora a correspondncia entre a estimulao fsica e o percepto. O movimento, sem representante na estimulao, foi chamado de movimento fi. muito interessante que indivduos eram impotentes de distinguir se o fato existente da apresentao teria sido movimento real ou aparente.

Ao publicar um artigo em 1912, Wertheimer discutiu as teorias que poderiam ser utilizadas para explicar o movimento fi. Descartadas diversas interpretaes tericas, como por exemplo, que seriam traos, que seriam iluses de julgamento, todas elas com falhas na explicao, apresentou a soluo que achava a melhor. Tratar-se-ia de um processo total e contnuo visto como uma Gestalt5. todavia importante, como disse Wertheimer em suas aulas de 1913, que os perceptos de objetos individuais eram Gestalten6 e o percepto do relacionamento entre os diversos objetos individuais percebidos era tambm uma Gestalt (Ash, 1995; Sekuler, 1996; Wertheimer, 1912/1961.) O que se entende pela palavra "Gestalt?" O substantivo alemo "Gestalt", desde a poca de Goethe, apresenta dois significados algo diferentes: (1) a forma; (2) uma entidade concreta que possui entre seus vrios atributos a forma. o segundo significado que os gestaltistas do grupo, que posteriormente vai se chamar de Berlim, utilizam. por isso que a traduo da palavra "Gestalt" no se acha nas outras lnguas e a melhor maneira encontrada pelos prprios gestaltistas ao escrever em idiomas diferentes simplesmente mant-la (Engelmann, 1978c; Khler, 1929/1947.) Wertheimer disse, nos anos que se seguiram a 1912, que as Gestalten so basicamente diferentes do que se chamava na poca de sensaes. As Gestalten, percebidas em primeiro lugar, podem ser decompostas em partes. Mas as partes so sempre partes da Gestalt formadora. Est completamente errada a sentena, atribuda falsamente aos gestaltistas, de que "o todo mais do que a soma dos elementos". A psicologia da Gestalt diferente daqueles que falam em soma de elementos. Pelo contrrio, a Gestalt, de incio, vai ser dividida em partes. A Gestalt anterior existncia das partes. A determinao de cima ou descendente e no de baixo ou ascendente. Se examinarmos, por exemplo, os desenhos apresentados na Figura 2 veremos, em primeiro lugar, as Gestalten que poderamos chamar de "linha ziguezagueante" e de "crculo." A seguir, olhando para as partes dessas Gestalten, no primeiro caso veremos pequenas retas e no segundo caso uma circunferncia incompleta. uma soluo que inverte tudo o se fazia, e o que muita gente ainda faz, ao descrever teoricamente os acontecimentos. Esta foi a soluo de Wertheimer e a soluo de seus primeiros companheiros-sujeitos, Koffka e Khler, na explicao do percepto de movimento aparente e na explicao de todos os outros experimentos de psicologia (Arnheim, 1986; Ash, 1995; Khler, 1944; Wertheimer, 1924/1938a.)

muito importante que Wertheimer no acreditava apenas na teoria da Gestalt quanto aos acontecimentos conscientes, mas acreditava igualmente na teoria da Gestalt funcionando em sua base fisiolgica. Os processos fisiolgicos centrais no poderiam ser vistos como soma de elementos, mas como processos de todo. por isso que Khler o enxerga como um precursor do isomorfismo. Mais tarde, quando Khler vai construir as Gestalten fsicas, baseado em seu maior conhecimento da rea, Wertheimer e Koffka simplesmente reconhecem-no como mais um ponto da evoluo da teoria comum aos trs (Khler, 1920/1938a.) Khler, num artigo publicado em 1913 chamado "Das sensaes no percebidas e dos erros de julgamentos", rebate a teoria da maioria dos psiclogos da poca e que chamou de hiptese de constncia. Hiptese de constncia a correspondncia um-a-um dos estmulos e das sensaes. Khler examinou longamente essa suposio e chegou s seguintes consequncias: (1) ela no auto-evidente; e (2) ela no verificvel (Ash, 1995; Khler, 1913/1971a; Wertheimer 1912/1961.) Em 1924, Koffka apresenta num outro artigo o que se chamava de introspeco na poca. basicamente o mtodo analtico. Contra esse mtodo necessrio mudar a atitude do experimentador. A atitude nova , de incio, simplesmente perceber, idntico maneira de qualquer pessoa que no conhea a ento psicologia. o mtodo fenomenolgico. Entretanto, qualquer acontecimento que ocorra na conscincia deve ser estudado. H psiclogos que analisam o contedo em elementos sensitivos, isto , nos sons, nas cores, nos olfatos, etc. Essa mtodo analstico no leva a problemas reais, diz Koffka. Chamei-a de observar os perceptos em fragmentos (Engelmann, no prelo; Koffka, 1924.)

Elementarismo e Holismo

A maneira epistemolgica de observar inicialmente o todo conhecida, hoje em dia, como holismo. Holismo um termo vulgarizado por Smuts em 1926 (Goerdt, 1974.) A maioria dos psiclogos e grande parte dos outros cientistas acham que melhor comear pelos elementos, aos quais se chega dividindo o todo. Essa maneira conhecida como elementarismo. O holismo no deve ser compreendido, como o quis Bunge (1977), no qual o enorme Universo seria necessariamente um todo orgnico e a nica maneira de estud-lo por meio da intuio. Experimentos no teriam lugar nesse holismo de Bunge. Seria uma volta a especulaes semi-msticas. Ainda que se possa tambm incluir esses tais semi-msticos na mesma classificao, os gestaltistas so, em primeiro lugar, cientistas empricos. A seguir enxergam sua abordagem ao problema, que holista e no elementarista (Ash, 1995.) J Aristteles escrevia, no longnquo sculo IV A.C., que "O todo , com efeito, necessariamente anterior parte, ..."7 O importante sempre a "...forma total..." e no os "...elementos que nunca surgem separados do ser ao qual pertencem."8 Afirmava que o todo deve ser considerado algo de diferente da simples reunio dos elementos. Dava vrios exemplos. Quando se quer estudar uma casa, o importante mesmo a casa e no os elementos de tijolos, de pedaos de madeira que nunca so separados do ser ao qual pertencem. Ou, com a morte e a destruio do corpo inteiro no resta o que se entenderia por mos ou por ps individuais. As mos e os ps so partes do corpo. Quando o corpo deixa de existir, as antigas partes perdem a sua funo. Ou, os seres humanos so unidos em famlias, as famlias em aldeias, as aldeias em cidades no caso da Grcia Antiga. Essa unio natural e necessria. Uma cidade formava uma comunidade que era algo de diferente do que a justaposio de aldeias (Aristteles, 1953, 1956, 1962; Ross, 1923/1949.) Essa abordagem aristotlica holstica foi negada no sculo XVII, quando Galileu e Descartes deram os primeiros passos na explicao da natureza. Descobriram que a explicao da funo das partes era extremamente importante. Entretanto, conhecer a funo dessas partes seria, de acordo com eles, suficiente. No se trata mais das partes do todo, mas dos elementos que se apresentam como fundamentais (Bertalanffy, 1975.) a base da doutrina do reducionismo 9.

Contedo Psicolgico Consciente Humano e Alargamento deste Contedo


Contedo psicolgico consciente humano Os primeiros estudos da escola da Gestalt foram realizados na organizao da parte perceptiva consciente. Em 1914, Wertheimer discutindo no Congresso da Sociedade de Psicologia Experimental com Benussi, um membro de outra linha gestltica, achou que, diante dos principais fatores perceptivos, havia uma lei que os subordina e que denominou de pregnncia. Por lei da pregnncia entende-se uma organizao psicolgica que pode sempre ser to boa quanto as condies o permitirem. O termo "bom" permanece no definido. Abarca propriedades como regularidade, simetria, simplicidade e outros. Sejam trs dos fatores que Wertheimer cita: o fator de proximidade (veja a Figura 3), o fator de semelhana (veja a Figura 4) e o fator de fechamento (veja a Figura 5). Na Figura 3, no desenho esquerda, a lei da pregnncia organiza os quadrados em quatro colunas baseadas na proximidade maior entre eles; no desenho direita, a proximidade maior entre os quadrados que vo constituir trs barras horizontais. Na Figura 4 o fator de semelhana organiza os quadrados em duas colunas: duas brancas e duas

pretas. Na Figura 5, os pontos se organizam em duas reas fechadas. Wertheimer esperou at 1923 para publicar um artigo sobre o assunto (Ash, 1995; Koffka, 1935/1975; Wertheimer, 1923/1938b.)

No apenas experincia, mas tambm ao Num artigo de crtica a Benussi, Koffka alarga o que se pode entender por Gestalt. Koffka pensa em Gestalten no apenas na experincia, mas tambm nas aes dos indivduos. Cantar, escrever, desenhar, andar so Gestalten tanto quanto a

conscincia de ouvir ou de olhar. "O ato motor um processo-de-todo organizado; os muitos movimentos individuais podem ser compreendidos somente como partes do processo que os abraa ..."10 (Ash, 1995; Koffka, 1915/1938.) Os correlatos fisiolgicos da percepo e da ao, no so excitaes individuais mas eventos unificados. So, como Wertheimer o acentuou, Gestalten. No apenas seres humanos, mas tambm outros animais. Em dezembro de 1913, Khler consegue o posto de Diretor da estao de pesquisa da Fundao da Academia Prussiana, em Tenerife nas ilhas Canrias. A colnia alem dos Camares11 tinha um clima demasiado quente para os cientistas. De outro lado, os chimpanzs que iriam ser estudados no se aclimatavam na Alemanha. A Fundao ento foi localizada numa ilha espanhola perto do Marrocos. Khler aceitou o posto, principalmente para estudar a inteligncia de chimpanzs. Os estudos estavam, de um certo modo, completos em junho de 1914. Pouco depois comeou a guerra. Khler foi chamado como reservista em julho do mesmo ano. Entretanto, por estar em idade militar, possua dificuldade de atravessar uma rea cheia de navios aliados. Permaneceu em Tenerife at 1920, na Espanha neutra. Apesar de doenas, nele e em sua famlia, aproveitou sua estada para pesquisar e escrever muito com relao aos animais e muito com relao s Gestalten fsicas. Thorndike havia publicado nos Estados Unidos, em 1898, um trabalho realizado principalmente com gatos e ces, no qual demonstrava a longa aprendizagem para abrir uma porta, atrs da qual se encontravam alimentos. A traduo terica dessa aprendizagem era a unio associativa entre impresses sensoriais e impulsos motores. A investigao de Thorndike representava o contrrio do que estava sendo esperado por gestaltistas e por evolucionistas como Hobhouse e Yerkes. O esprito do experimento de Thorndike foi repetido por Khler. O objetivo da investigao era sempre a aquisio de um alimento. O alimento, durante pouco tempo, estava perto do sujeito experimental. A seguir, era colocado num ponto visvel, mas que o sujeito no podia alcanar continuando o caminho antigo e reto. Um caminho novo, que comeava com o sujeito afastando-se do alimento, era a soluo. Como sujeitos, alm de chimpanzs, utilizou galinhas, um co e sua prpria filha com trs meses de idade. Duas formas de comportamento foram demonstradas (veja a Figura 6.) De um lado, a realizao genuna, que foi o caminho eficaz utilizado pelo co, pelos chimpanzs e pela criana. De outro, a imitao por acaso, que foi o caminho em ziguezague usado inicialmente pelas galinhas. Em poucos casos e aps um tempo em ziguezague, algumas galinhas mudavam de forma de comportamento e corriam de acordo com a realizao genuna.

Entretanto, os experimentos mais interessantes foram aqueles nos quais os chimpanzs se encontravam numa situao no qual o alimento, a banana, era posto fora do seu alcance. Procuravam diversas solues e repentinamente o desfecho chegava. o "Einsicht" ou sua traduo inglesa insight. Essa palavra inglesa foi importada por diversas lnguas, inclusive por nosso portugus. O critrio de insight o aparecimento de uma soluo completa com relao estrutura do campo, como disse Khler. O chimpanz, aps o insight, realiza genuinamente o caminho que leva soluo do problema, inclusive utilizando utenslios para a nova funo ou at inventando-os (Ash, 1995; Khler, 1917/1927.) O insight era uma soluo momentnea. Os psiclogos da Gestalt no so nativistas. Entretanto, a soluo de um problema requisita exclusivamente uma reorganizao do campo para o sujeito. Procurar fatores que ocorreram no passado no interessa a esses psiclogos. No apenas teoria psicolgica da Gestalt, mas teoria gestltica ampla sobre o Universo verdade que os germes da teoria explcita de Khler j se encontrava nas idias iniciais de Wertheimer. Khler trabalhou de 1915 a 1917 no livro "Gestalten fisicas em repouso e em estado estacionrio". Mandou-o para a Alemanha com a recomendao que fosse publicado, isto em 1917. Sabia que a maneira de tratar de assuntos fsicos e matemticos poderia ser considerada muito elementar. Afinal, apesar de ter seguido muitas matrias de fsica, era apenas um psiclogo. Recebeu inmeras crticas, mas a opinio favorvel de Albert Einstein permitiu que fosse editado sob a forma que tinha sido apresentado (Ash, 1995.) No livro Khler diferencia entre e-somas, formado pela soma genuna dos elementos, e sistemas fsicos, nos quais no h partes do sistema que mudem sem alterar o sistema como um todo. Um exemplo de sistema fisico seria o condutor eltrico isolado. A carga eltrica no condutor no depende em nada de pequenas cargas eltricas de trechos desse mesmo condutor. Pode-se falar em fsica apenas na eletricidade do condutor, no nas suas subdivises. O condutor s pode ser visto como um sistema fsico. Um sistema fsico pode mostrar-se (1) em repouso, (2) num processo estacionrio no qual h uma mudana constante mas cujo resultado continuar com as propriedades em repouso, (3) num processo quase-estacionrio no qual a mudana gradativa no tempo to lenta que o resultado ser quase idntico ao processo estacionrio, (4) num processo estacionrio peridico no qual h uma repetio

contnua tal que o novo resultado mantenha as mesmas propriedades de repouso e, finalmente, (5) num processo dinmico resultando numa mudana. Khler acha que as distribuies fsicas estacionrias apresentam a mesma tendncia que Wertheimer denominou de lei da pregnncia. Por exemplo, ao se soprar com um canudo para constituir uma bolha de sabo, essa bolha, ao se libertar, apresentar uma forma esfrica, aquela que tem menor superfcie para um mximo de volume (Khler, 1920/1938a.) Percebe-se como no espao de poucos anos a teoria psicolgica da Gestalt vai se transformando numa teoria ampla do Universo. A fsica tambm pode ser gestltica; mas seria elementarista enquanto lida com e-somas. Seria isto que Khler pensava? "Pode-se ignorar, como assunto de determinao especfica, se houve interao entre um processo e seu ambiente, alm do tamanho de sua rea. O primeiro passo em qualquer experimento fsico determinar se houve esse fato."12 A hiptese da interao universal atrai consigo uma viso da natureza completamente errnea. No se pode aceit-la. Por conseqncia, deve-se supor elementos independentes.

O Isomorfismo Psiconeural
Como os acima citados sistemas fsicos se ajustam ao sistema nervoso? Pelo que se sabe, o sistema nervoso formado por uma srie enorme de neurnios que se comunicam uns com os outros segregando substncias qumicas nas sinapses, que iro, por sua vez e nas prprias sinapses, excitar outros neurnios. De acordo com Khler, essas substncias qumicas se juntaro formando um grande conjunto fora dos neurnios. Esse conjunto o lugar de sistemas fsicos eltricos tridimensionais. As excitaes provocadas causariam processos estacionrios ou quaseestacionrios (Khler, 1920/1938a, 1938b; Khler & Wallach, 1944.) Num verso do seu poema "Epyrrhema", Goethe havia dito: "O que est dentro, aquilo est fora."13 Khler o coloca na abertura do captulo sobre isomorfismo psiconeural. Khler acredita no isomorfismo, isto quer dizer, que as Gestalten fenomenolgicas da conscincia teriam a mesma forma ou seguiriam a mesma matemtica topolgica que as estruturas fsicas. Topolgicas so relaes do tipo "dentro" ou "fora", "entre", "em contato com", " distncia de". importante que o isomorfismo psiconeural se estabelece apenas para levar em conta a parte do sistema nervoso que capaz de apresentar uma face fenomenolgica. Evidentemente, h uma grande parte para a qual no haveria dupla representao. A hiptese monista: as duas faces seriam maneiras de se olhar a mesma coisa. As duas faces no seriam apenas anlogas, mas seriam paralelas, nas palavras do prprio Khler, ainda que paralelo no seja de maneira nenhuma idntico. Alm disso, a hiptese do isomorfismo psiconeural realista. O Universo uma realidade s (Engelmann, 1978c; Koffka, 1935/1975; Khler, 1920/1938a, 1938b, 1929/1947; Khler & Wallach, 1944; Lewin, 1936.)

Fora da Gestalt

Khler (1920/1938a) definiu dentro dos sistemas fsicos a fora da Gestalt como o grau de interdependncia de suas partes. Uma Gestalt fraca quando a energia de seu processo pequena. Uma Gestalt forte quando a energia do processo aumenta. Dentro dos vrios sistemas fsicos, h os constitudos por processos nervosos centrais de animais superiores. Atravs do isomorfismo psiconeural, os mesmos processos se aplicam aos processos neurais e aos fenomenolgicos. Koffka (1935/1975) retomou essa diferenciao, devida a Khler, e aplicou-a realidade de grupos sociais. Podemos citar como exemplo, um ser humano sentado ante sua escrevaninha, em cima da qual h uma borracha e um livro. Podemos dizer que a borracha constitui uma Gestalt forte e o mesmo pode-se dizer com relao ao livro. A superfcie da mesa com os dois objetos, borracha e livro, constitui tambm uma Gestalt. Entretanto, ser uma Gestalt bem mais fraca do que as duas Gestalten anteriores, a borracha e o livro. Atravs do isomorfismo, na medida em que o ser humano olha para a mesa, os perceptos "borracha", "livro" e "alto da mesa contendo a borracha e o livro" so tambm Gestalten, com a seguinte diferena entre elas: "borracha" e "livro" apresentam mais fora do que "alto da mesa contendo a borracha e o livro". Outro exemplo, seria o de duas pessoas carregando um sof. As duas pessoas seriam cada um uma Gestalt, o sof tambm. Alm disso, as duas pessoas carregando o sof seria uma terceira Gestalt, ainda que mais fraca do que as trs Gestalten anteriores. Para mim, ao se falar nos diversos graus de fora da Gestalt, seria bem melhor utilizar um contnuo. Nesse contnuo seria possvel colocar uma Gestalt muito forte, uma Gestalt medianamente forte, uma Gestalt mais ou menos fraca, uma Gestalt bem fraca, e assim por diante. No contnuo de foras da Gestalt, o que denominaramos de fora de quase nula? Por exemplo, a Gestalt formada pelos perceptos de uma borracha na mesa e mais a lua, no momento em que visvel atravs da janela. Ainda que possua alguma fora, praticamente o valor seria to pequeno que seria melhor nulific-la para efeitos prticos. Como disse Khler numa nota na pgina 31 da reduo do livro Gestalten fsicas por Ellis, o grau dos limites da Gestalt nunca abrupto (Khler, 1920/1938a.)

As Escolas Gestlticas
Como vimos, a abordagem radical de Wertheimer, Koffka e Khler a fatos psicolgicos conhecida atualmente como gestaltista. Antigamente seus representantes constituam a chamada escola de Berlim. Berlim, como se sabe, era durante a repblica de Weimar14 sede do Instituto de Psicologia chefiado por Khler. Nele trabalhou Wertheimer at 1929, antes de mudar-se para o laboratrio de Frankfurt. Koffka, era professor em Giessen, mas vinha continuamente a Berlim. Em 1927, foi o primeiro dos trs psiclogos a se mudar para os Estados Unidos por ter conseguido uma cadeira no Smith College, perto de Boston (Ash, 1995; Boring, 1929/1950; Michael Wertheimer, 1979). A escola de Berlim no era a nica escola gestaltista na poca. A primeira , de certa forma, a precursora de todas as outras. conhecida como escola da qualidade gestltica ou, durante algum tempo, escola de Graz. H ainda uma outra que deve ser citada. a escola da totalidade ou segunda escola de Leipzig15. Escola da "Gestaltqualitt" ou qualidade gestltica

Antes do experimento de Wertheimer com que iniciamos o artigo, houve uma inquietao que surgiu na psicologia j em 1890, quando Christian von Ehrenfels publicou um artigo famoso, ber Gestaltqualitten, ou em portugus Das qualidades gestlticas. Para Ehrenfels, "Gestalt" no seria apenas um conceito esttico de beleza, como o era na poca, mas tambm um conceito psicolgico. Todavia, em vez de utilizar o termo antigo e substantivo "Gestalt", Ehrenfels vai exprimir-se atravs do substantivo qualificador "Gestaltqualitt" ou "qualidade gestltica." As experincias seriam em sua base abstrata formadas por sensaes e sentimentos elementares, como o requeria Wundt16. As sensaes vo se unificar em qualidades gestlticas, sendo cada qualidade gestltica, no a soma dos elementos que a compe, mas uma categoria prpria que seria mais do que a adio. Assim, por exemplo, uma determinada melodia poderia ser tocada pelo piano, pelo violino ou pelo violo. A melodia a mesma, apesar de possuir nos trs instrumentos diferentes timbres caractersticos. Ainda mais, uma mesma melodia poderia ser tocada no piano com o tom de d maior, de mi maior ou de f maior. Ela ser sempre a mesma melodia ainda que constituda por notas diferentes, isto , formada por elementos diferentes. Mais tarde, Khler (1920/1938a) proporia dois critrios que, do seu ponto de vista, caracterizam o pensamento de Ehrenfels: o critrio de supra-somatividade, isto , que as qualidades gestlticas no seriam constitudas pelas sensaes elementares, e o critrio de transponibilidade, isto , as relaes das qualidades gestlticas no mudariam apesar de trocas nas sensaes. importante lembrar que Max Wertheimer foi discpulo de Ehrenfels quando aluno em Praga, isto no perodo que comeou em 1898. Ehrenfels recebeu o ttulo de doutor na Universidade de Graz, na Astria, sob a responsabilidade de Meinong em 1885. Era seis anos mais jovem que seu orientador. Entre os dois nasceu uma forte amizade. Em 1890, Ehrenfels props ao amigo sua teoria: alm das sensaes, haveria qualidades gestlticas. Meinong concordou com a diferenciao feita por Ehrenfels, porm discordou com a terminologia. A palavra "Gestalt" poderia envolver uma realidade extrapsicolgica. Na linguagem de Meinong tratar-se-ia de um processo com dois estgios: o primeiro daria origem a "contedos fundadores"; o segundo, a "contedos fundados". Meinong e seus discpulos so conhecidos como membros da escola de Graz ou, s vezes, como psiclogos austracos. Seus dois assistentes, Witasek e Benussi, foram as primeiras pessoas a realizarem experimentos gestlticos (Ash, 1995; Boring, 1929/1950; Heider, 1970; Herrmann, 1974b; Metzger, 1974a, 1974b, 1974c; Strube, 1974; Wundt, 1896/1905.) Benussi, natural de Trieste, foi at o fim da Primeira Guerra Mundial cidado da Astria-Hungria. Com os resultados da guerra passou a ser cidado italiano. Benussi queria profundamente a mudana de sua nacionalidade, pois que desde sua infncia o sentimento poltico dentro de sua casa era pr-italiano e antiaustraco. Na Itlia foi reger a cadeira de psicologia da Universidade de Pdua at seu falecimento em 1927. Ainda que seus experimentos fossem muito bem considerados pelos componentes da escola de Berlim, Benussi manteve at o fim de sua vida confiana na representao de Meinong. Musatti, um discpulo e mais tarde substituto de Benussi em Pdua, no incio recebeu a formao terica do mestre. A seguir da morte de Benussi, abriu-se s crticas dos berlinenses, porm jamais aceitou-as completamente. Nunca deixou de ressaltar na teoria o efeito da experincia passada na percepo. Entretanto, foi atravs de seus discpulos principais, Metelli e Kanisza, que os psiclogos gestaltistas italianos mudaram sua orientao, desta vez aceitando a crtica explicao de Meinong feito pela escola de Berlim (Heider, 1970; Verstegen, 2000.) A "Ganzheitspsychologie" ou psicologia da totalidade

A Ganzheitspsychologie ou psicologia da totalidade outra escola conhecida como gestltica. Foi iniciada por Felix Krueger, sucessor de Wundt na psicologia da Universidade de Leipzig. Ao contrrio da teoria de Wundt, punha como prvio a totalidade. Totalidade para Krueger e seus discpulos era uma outra maneira de qualificar o que tem sido estabelecido como Gestalt. Contudo, Krueger achava que a grande diferena que tinha com relao psicologia gestltica colocar como situao bsica a afetividade. A afetividade destruda atravs da anlise, quando psiclogos de natureza wundtiana realizavam a observao (Herrmann, 1974a, 1974b; Sander, 1930.) Alm disso, houve um interesse grande na evoluo individual das Gestalten. Sander, assistente de Krueger, apresentou um mtodo para pesquisar as diversas etapas por que passaria um ser humano adulto na formao de suas Gestalten normais. As duraes extremamente pequenas foram conseguidas atravs de um taquistoscpio 17. Nesse caso, os indivduos percebem Gestalten nas quais preponderam fatores de organizao internos, isto , que existem por efeito da prpria organizao. Exemplos seria a regularidade maior, diviso em figura e fundo. Ao contrrio, fatores de organizao externos seriam aqueles que apresentam maior influncia da estimulao e que se mostram em perceptos de durao comum. O produto ser sempre uma combinao dos fatores externos e internos. Segundo estudos empricos de um assistente de Sander, Undeutsch, as fases por que passam as Gestalten, ou melhor as Pr-Gestalten transformando-se com duraes maiores em Gestalten, seriam quatro: primeiro, a percepo difusa e indiferenciada; a seguir, uma organizao, como a figura e o fundo; posteriormente, uma fase em que se percebe contornos e contedos internos; e, finalmente, a Gestalt normal. A Pr-Gestalt inicial seria um todo quase exclusivamente de fatores internos. Com o aumento da durao, aumenta tambm a ao de fatores externos. Sander acha que as quatro fases perceptveis, que inmeros experimentadores alemes apresentaram, seriam as fases normais da percepo de uma Gestalt. H inclusive um estudo de Sommer no qual a seqncia normal foi invertida, isto , os sujeitos viam primeiro a Gestalt normal; depois a apresentao visual da figura ia sendo apresentada com duraes cada vez menores. Apesar disso, encontrou-se as mesmas quatro fases (Flavell & Draguns, 1957; Sander, 1928/1967, 1930.) O procedimento foi denominado por Sander de Aktualgenese traduzido para o ingls pela tradutora Langer como realizao gentica. Heinz Werner, um psiclogo alemo do mesmo grupo, que mais tarde emigrou para os Estados Unidos por causa do nazismo, chamou o mtodo de microgentica. Com esse nome esto sendo feitos experimentos at hoje em dia (Flavell & Draguns, 1957; Sander, 1930; Werner, 1956.)

Mudana dos Fundadores da Psicologia da Gestalt para os Estados Unidos


Nos primeiros anos do governo nazista na Alemanha, dois dos fundadores da psicologia da Gestalt, Wertheimer e Khler, o primeiro por ser judeu e o outro por ter-se oficialmente posicionado contra o nazismo, deixaram a Alemanha. Receberam postos em universidades americanas: Wertheimer na New School for Social Research em New York; Khler no Swarthmore College perto de Filadlfia. interessante que com sua chegada ao pas em que Koffka trabalhava desde 1927, os trs membros da antiga escola de Berlim estavam de novo prximos entre eles.

Na poca, a maioria dos americanos era behaviorista. John Watson, iniciador do movimento atravs de um artigo apresentado em 1913, "A viso da psicologia por um behaviorista", achava que a psicologia deveria seguir o mesmo procedimento utilizado pelos fisilogos e pelos outros cientistas naturais. Deveria estudar os organismos humanos e no-humanos fora dos observadores. Os gestaltistas lutavam por uma nova maneira compreender os organismos, partindo inicialmente do todo e vendo como esse todo se relaciona com suas diversas partes. Essas duas caracterizaes dos dois tipos de psicologia apresentam algum ponto de conflito? Do meu ponto de vista e quanto ao ponto bsico da escola de psicologia, no (Koffka, 1935/1975; Khler, 1929/1947; Watson, 1913/1961.) Porm, se formos para outros aspectos das teorizaes, Watson (1919/1929), Hull (1951), Skinner (1953) e Osgood (1953) apresentam-se com influncias elementaristas. Os gestaltistas, pelo contrrio, acreditavam que a posio inicial dos psiclogos era totalmente diferente. Tolman (1932), apesar de sempre se qualificar de behaviorista, introduziu inmeras concepes gestaltistas em sua teoria. Em 1941, faleceu Koffka. Em 1935 havia publicado um livro bsico que contm a parte terica e as principais pesquisas da psicologia da Gestalt. Foi traduzido para diversas lnguas entre as quais o portugus (Koffka, 1935/1975.) Utilizando uma abordagem de teoria do campo psicolgica, Koffka apresenta como base a interao entre organismo e meio. O meio, sem o organismo, geogrfico. Esse meio geogrfico determina em cada organismo um meio comportamental. Parte desse meio comportamental d origem experincia direta ou, em outra linguagem, conscincia. Essa experincia direta e a sua base fisiolgica apresentam-se como topologicamente correspondentes. o isomorfismo psiconeural. A experincia direta pode ter como um de seus objetos o Ego, tudo que est dentro da pele. O resto ser o objeto, aquilo que est fora da pele. A organizao ser ento bipolar: Ego-objeto. Dentro dessa concepo terica, Koffka cita uma srie de experimentos (Koffka, 1935/1975.) Dois anos depois da morte de Koffka, faleceu Wertheimer. Publicou em seus ltimos anos um livro sobre o pensamento e soluo de problemas. Nesse livro volta a preocupaes que mantinha na Alemanha. Dizia que a falta de clareza leva o indivduo a procurar vrias tentativas at achar a soluo (Wertheimer, 1945.) Khler, ao contrrio de seus companheiros, viveu at 1967. Continuou trabalhando na mesma universidade e, depois de aposentado, pesquisou junto ao Dartmouth College, na Nova Inglaterra. Entre outros experimentos, procurou demonstrar em organismos o isomorfismo psiconeural. Dada a semelhana entre a organizao fenomenolgica ou "dentro" e a organizao fsica do crebro ou "fora", e dada muito maior conhecimento das Gestalten imediatas do que das mediatas, muito melhor estudarmos fatos conscientes do que fatos fsicos que lhe so psiconeuralmente isomrficos, disse Khler. A teoria isomrfica, entretanto, vai de encontro concepo comum, pelo menos durante a poca da vida de Khler. Diversos estudos tentaram evidenciar o errneo de correntes diretas no crebro. Forgus, no entanto, encontrou nessas pesquisas sempre explicaes falhas. Na mesma poca, Khler achou muito importante experimentos que mostrassem o contrrio: a verdade das idias da teoria gestltica do isomorfismo psiconeural. Praticamente, tentou comprovar a existncia de correntes corticais. Numa srie de experimentos, nas quais o prprio Khler foi o sujeito, demonstrou-se que a viso

de um objeto que se movia lentamente passando pela fvea dava origem a correntes diretas. Mas passando pelo crnio humano, os resultados so correntes muito fracas. Os experimentos foram repetidos com um gato, no qual os eletrodos foram introduzidos no crebro. Nesse caso as correntes foram bem mais fortes (Forgus, 1966/1971; Henle, 1984; Khler, 1920/1938a, 1938b, 1969, 1957/1971b)

A Teoria Geral de Sistemas e a Teoria da Gestalt


Em fins da dcada de 1920, o bilogo Ludwig von Bertalanffy julgou que as duas principais explicaes embriolgicas, ento existentes, estavam erradas. A primeira partia dos elementos e explicava todas as formaes em termos mecanicistas. O desenvolvimento de um embrio seria explicado desta maneira. A segunda propunha uma explicao vitalista que se superpunha explicao elementar. De acordo com Driesch, o ser vivo mantinha-se graas sua entelquia18, sua capacidade de constituir-se tendo em vista o seu fim. De acordo com von Bertalanffy, a nova explicao era apenas uma maneira de colocar uma pergunta importantssima na explicao mecanicista. Entretanto, no procurava resolv-la. A soluo do problema que Bertalanffy encontrou era gestltica. A Gestalt, apesar de nascer na psicologia, era demonstrada na biologia e tambm na fsica. Era uma maneira nova de abordar o problema (Bertalanffy, 1933, 1977; Khler, 1920/1938a, 1927/1971c.) Os seres vivos apresentam-se numa srie hierrquica. Para Lloyd Morgan, em um nvel h uma poro do Universo com uma maneira de organizao que surgiu como emergncia de um outro nvel inferior. Os vrios sistemas se organizam em nveis e esses nveis so cada vez maiores medida que se pode subir. A cincia emprica deve reconhecer tanto a abordagem gestltica quanto a dos emergentistas (Bertalanffy, 1933, 1975; Goudge, 1967; Jantsch, 1980.) Von Bertalanffy achou importante reunir fsicos, qumicos, bilogos, psiclogos, socilogos, matemticos e outros ao fundar a Sociedade de Pesquisa Geral de Sistemas. Isso ocorreu em 1954. O conceito fundamental o de sistema. Um sistema, pelo menos de acordo com von Bertalanffy como vimos acima, seria uma Gestalt. Entretanto, h cientistas empricos para os quais os quais os sistemas seriam construdos a partir de elementos e no de Gestalten (Bertalanffy, 1977; 1975.) H diferentes classificaes por sistematistas baseadas em sua viso do mundo. Por exemplo, em 1942 o qumico Needham achava que o Universo apresentava os seguintes nveis, partindo do menor: organizao subatmica p tomo p molcula p partcula coloidal p clula viva p rgo p organismo p entidade psicolgica p entidade sociolgica. O bilogo Bertalanffy, em 1967, julgava que a passagem das organizaes menores at as maiores consiste em: partculas elementares p tomos p molculas p clulas p organismos p organizaes supra-individuais. O psiclogo James G. Miller, em 1978, acha que os nveis compreendiam: partculas p tomos p molculas p cristais ou organelas. A seguir haveria uma repartio. Os nveis superiores minerais apresentavam o seguinte esquema: sistemas ecolgicos p planetas p sistemas solares p galxias p outros sistemas superiores; os nveis superiores vivos incluam clulas p rgos p organismos p grupos p organizaes p sociedades p sistemas supranacionais (Bertalanffy, 1977; Miller, 1978; Needham, 1942.) H pontos em que discordo de alguns representantes da teoria geral de sistemas. Por exemplo, ainda que a classificao hierrquica em nveis seja, de um modo

geral, vlida, no aceito os isomorfismos entre os vrios nveis, como os de von Bertalanffy ou os de Miller. Esses isomorfismos so distintos do isomorfismo psiconeural de Khler. So identidades formais entre vrios nveis. As semelhanas entre os diferentes nveis no me parecem, at o momento, convincentes (Bertalanffy, 1977; Miller, 1978.) Em 1959, Khler fazia parte dos intelectuais que iam discutir o problema das "Dimenses da mente". Na parte final de sua comunicao, Khler levanta o problema das pessoas que acham que a soluo do problema da mente residia em "... uma emergncia incompreensvel"19. Para ele a concluso melhor para a questo conscincia-crebro consistia no isomorfismo psiconeural, isto , na semelhana das "... caractersticas estruturais dos processos cerebrais e dos eventos fenomenolgicos relacionados ..."20. Scheerer achava que para Khler uma soluo horizontal, na qual as diversas emergncias de camadas compreendiam cada uma um aumento de complexidade, era contraproducente. Ao contrrio, Khler pensava na existncia de um limite vertical entre as distribuies dinmicas pelo menos nos seres vivos e as funes de tipo mquina (Khler, 1960/1978; Scheerer, 1994.) A base da teoria das emergncias consiste na existncia de nveis em que cada sistema reconstri o nvel imediatamente inferior, j que o novo sistema apresenta melhor eficincia. Entretanto, apesar dos vrios sistemas se originarem de baixo para cima, cada novo sistema uma Gestalt e, enquanto Gestalt, suas leis de organizao so de cima para baixo. Um desses nveis o organismo. Uma pequena parte desse organismo mostra-se como consciente, isto , o prprio organismo conhece essa parte. Qual a maneira para explicar o conhecimento desta parte, quer dizer, que relao existe entre a conscincia e a base desta conscincia? No sei. A relao isomrfica entre o psquico e o neural uma hiptese muito boa. Muitos tericos acreditam ao mesmo tempo na abordagem gestltica e na abordagem das emergncias, e sou um deles. Dou um exemplo de uma brasileira que pesquisou danas de salo (veja a Figura 7). Suponhamos que quatro pares, isto , um cavalheiro e uma dama, esto danando um samba. Uma orquestra de trs pessoas est tocando a msica. Em cada par, a dama uma pessoa e o cavalheiro outra. Aceitando-se a classificao em nveis, cada pessoa um organismo. Entretanto, o que interessava a investigadora o movimento do par que executa a dana e no o movimento de cada organismo. Este movimento grupal. H quatro grupos e esses grupos danam a msica tocada por trs msicos. De outro lado os trs msicos tocam em conjunto. So portanto quatro pares danando e mais o grupo dos trs msicos. Grupo um conjunto de pessoas em contato perceptvel. No presente caso teremos um grupo de organismos, divididos em um subgrupo de msicos mais o subgrupo de danarinos. O subgrupo de danarinos ser constitudo de quatro subsubgrupos. Em cada subsubgrupo h dois organismos de sexo diferente.

De outro lado, enquanto Gestalt, comeamos com a Gestalt fraca de onze pessoas. Esta Gestalt ser formada pela parte de msicos e pela parte de danarinos. Essas partes podem, por sua vez, ser constitudas por Gestalten um pouco mais fortes. A Gestalt dos oito danarinos apresenta, por sua vez, quatro partes. Cada parte pode ser vista como uma Gestalt mais forte ainda e constituda por duas partes, uma dama e um cavalheiro. Evidentemente, cada parte pode ser vista como uma Gestalt bem forte, se a fora dessas Gestalten sero comparadas com a Gestalt do conjunto de pessoas (Volp, 2001.)

O Renascimento das Pesquisas Gestlticas


Desde mais ou menos 1985, houve um renascimento da psicologia da Gestalt em pases de lngua inglesa. Trechos dos trs autores clssicos voltam a ser "descobertos" e da vieram a guiar pesquisas atuais. Em 1994, saiu um nmero da Philosophical Psychology dedicado Gestalt. importante que os artigos no se resumem psicologia da Gestalt, mas incluem a viso de Khler de um Universo gestltico (Leeuwen, 1994.) Spillmann (1997) batiza de abordagem neo-gestltica o renascimento da psicologia da Gestalt. Vrios problemas que no incio se apresentavam como pouco claros,

hoje em dia, com a tecnologia dos computadores, voltam a ser estudados. E os resultados confirmam os antigos pesquisadores da Gestalt. Por exemplo, Kvacs (1996) reviu observaes recentes realizadas por psicofsicos, anatomistas e neurofisilogos que acham muito importantes as idias antigas quanto noo de forma e quanto lei da pregnncia. Essa importncia refere-se a nveis inferiores ao do organismo. Singer (1995) descobriu que as descargas dos neurnios so sincronizadas de maneira a obedecerem aos critrios gestlticos no agrupamento perceptivo. Essas descargas de milhares de clulas ocorrem ao mesmo tempo numa escala de milissegundos. Cataliotti e Gilchrist (1995) reviram, mais uma vez, o efeito Gelb descrito por Koffka (1935/1975). Nesse efeito, um disco preto numa sala preta parece branco. No momento em que um pedao de papel branco colocado em frente ao disco, este ltimo muda a aparncia para preto. De acordo com muitos pesquisadores, a mudana de luminosidade seria o efeito de um processo local que se estabelece devido inibio realizada pelas unidades neurais. Cataliotti e Gilchrist demonstraram, aps uma srie de experimentos, que a explicao gestltica seria a melhor: o objeto mais iluminado seria visto como branco de acordo com Koffka. Wehner e Stadler (1994) mostram que freqentes erros em processos no so conseqncia de fatos aleatrios, mas de um processo interno gestltico. A soluo um erro, mas o erro surge da organizao. Seja a seguinte adivinhao: "H dois gansos que passam por baixo de uma ponte. Dois gansos nadam na frente de dois gansos. Dois gansos nadam atrs de dois gansos. Dois gansos esto no meio. Qual o nmero mnimo de gansos?" A maioria responde que o nmero de gansos seria seis, porm o correto quatro. Se se pensar que os gansos podem nadar um atrs do outro, fcil imaginar a resposta correta. O agrupamento em pares devido pergunta leva soluo errada; entretanto, seria um erro bom, da mesma maneira como outros erros bons so devidos interferncia entre diferentes leis gestlticas, a duas organizaes figural e semntica, etc. O erro bom o caminho para a soluo correta. Baseado na tradio microgentica de Sander e de Werner, Navon (1971, 1981) publicou uma srie de pesquisas nas quais os sujeitos preferiam, como viso inicial, as caractersticas globais, que ocupam um tamanho maior, do que as locais. Podemos citar, como exemplo, o ttulo do artigo do prprio Navon.: um indivduo v em primeiro lugar uma floresta, e somente se houver interesse as rvores dessa floresta. Muitos pesquisadores acham que estava de volta o problema da Gestalt. Kimchi (1992), entretanto, supe que lidar-se com essa questo no tem nada a ver com a suposio Gestalt-parte. A primeira suposio representa dois "nveis" perceptivos, um global e um local. O global seria mais freqente do que o local. Mas h casos em que a atitude local seria a prevalecente. Esta no era a atitude dos descobridores da microgentica, Sander (1930) e mais tarde Werner (1956) Khler publicou dados sobre os acompanhantes eltricos diretos no crebro da viso e da audio. Na poca no recebeu reaes favorveis. Entretanto, nos ltimos dez ou quinze anos houve uma reviravolta. Em 1992, propuseram os fisiologistas Agnati, Bjelke e Fuxe uma nova teoria para explicar a comunicao no crebro alm da sinptica: a transmisso de volume. O meio de comunicao o espao constitudo fora dos neurnios. As substncias qumicas dentro dos neurnios se lanam neste espao extracelular. uma transmisso lenta, captvel externamente. Cerca de 20% do peso do crebro fornecido por esse espao. Agnati, Bjelke e Fuxe citam diversos pesquisadores que prepararam a sua teoria, comeando com Golgi. Entretanto, esqueceram o psiclogo Khler, que j havia reaIizado um modelo muito semelhante ao seu. A explicao dos ps-efeitos da figura a pessoa que observa firmemente uma figura de 5 a 10 minutos ver a rea correspondente a essa figura saciada e propaga, para fora dessa rea, uma

segunda figura um deslocamento no campo extra-celular. A explicao a mesma de Agnati, porm foi publicada muito tempo antes, em 1944. O leitor pode rever o primeiro pargrafo da parte "O isomorfismo psiconeural" (Agnati, Bjelke & Fuxe, 1992; Khler & Wallach, 1944.) Scheerer (1994) demonstra que no apenas houve uma volta hodierna da teoria da Gestalt, mas que o isomorfismo psiconeural, aps sua queda injustificada, voltou como uma das melhores explicaes da ocorrncia crebro-conscincia. Entretanto, Scheerer acha que Khler seria correto apenas no caso da percepo. No caso do pensamento, as regras seriam outras. Westheimer (1999) demonstra que a volta da psicologia gestltica continua. O impacto da obra inicial de Max Wertheimer em 1910 importante hoje em dia. Os pesquisadores atuais no aceitam mais a viso simplificada segundo a qual as operaes corticais seriam comportamentalizadas. A idia antiga do isomorfismo psiconeural, ainda que se sirva de modelos mais sofisticados, continua viva.

Trabalhos Brasileiros na Linha Gestltica


Falei em pesquisas escritas na lngua inglesa, j que os Estados Unidos representam atualmente o principal alicerce da psicologia mundial. Entretanto, grupos menores de psiclogos alemes, italianos e japoneses continuavam as suas publicaes baseadas em pesquisadores gestlticos, inclusive no interregno norteamericano. Entre ns temos ainda poucos textos gestlticos. Vou citar aqueles que recordo. Entretanto, isso no me torna um historiador da psicologia. No tenho esquema de busca. Nilton Campos, mdico mas professor de psicologia no Rio de Janeiro, caracterizouse por possuir uma viso gestltica da cincia. Esteve em contato com Khler em Berlim, durante uma viagem na Alemanha em 1927, e recebeu Khler quando de sua rpida vinda em So Paulo na segunda quinzena de agosto de 1930. Na bibliografia de Campos existem pelo menos vinte artigos nitidamente gestaltistas publicados no Rio de Janeiro, principalmente em boletins da Universidade do Brasil. Alm disso, realizou o seu trabalho "O mtodo fenomenolgico na psicologia" em 1945, que apresentou para concorrer ctedra de psicologia na Faculdade Nacional de Filosofia e que ganhou. Em 1948, apresentou um resumo no 12 Congresso Internacional de Psicologia (Campos, 1948; Engelmann, 1978c; Penna, 1987.) Annita Cabral, aluna de Koffka e de Wertheimer nos Estados Unidos, propagou a viso gestltica em So Paulo. Em 1944 sau um artigo seu sobre a obra social de Wertheimer (Cabral, 1944). Em 1946, a Faculdade de Filosofia publicou seu trabalho sobre memria de formas (Cabral, 1946). Recentemente, RamozziChiarottino (2001) retratou a figura de Cabral. Carolina Martuscelli Bori, assistente na poca de Cabral, aps passar um perodo nos Estados Unidos com Tamara Dembo, discpula de Kurt Lewin, publicou uma pesquisa gestltica sobre interrupo de formas (Martuscelli, 1959). Outro assistente de Cabral, Dante Moreira Leite foi aluno de Heider. Desse contato nasceu em seus cursos de relaes pessoais influncia da psicologia ingnua de origem heideriana. Deu grande importncia psicologia da literatura. A sua anlise do processo criador literrio apresenta como base a psicologia da Gestalt (Leite, 1965.)

Walter Hugo de Andrade Cunha o iniciador do ncleo de ensino e pesquisa da etologia no Brasil. Entretanto, sua teoria bsica era gestaltista e tolmaniana. Tolman, apesar de behaviorista, era tambm em boa parte gestaltista. Cunha publicou em 1963 um texto em que aborda a psicologia tal qual era transmitida por representantes gestaltistas na poca (Cunha, 1963). O livro de Cunha, "Exploraes no mundo psicolgico da formiga", retrata as suas principais descobertas na poca. Entretanto, ficou algum tempo numa editora, quando tentou reescrev-lo segundo a abordagem do behaviorismo operante. Aps sua passagem rpida pelo behaviorismo de Skinner, Cunha redescobriu que a primeira verso de sua obra, na qual havia conceitos importantes como propsito e expectativa cognitiva, eram bsicos para descrever o comportamento da formiga Nylanderia fulva (Cunha, 1980). Acredita que h duas formas de comportamento: a estrutural, produto da espcie e estudado pelos etlogos, e a funcional, que estuda a mente individual, como era apresentado na primeira verso do livro (Cunha, 1995.) Ainda que eu tenha tido sempre uma concepo gestltica desde as aulas com Annita Cabral, as publicaes so poucas. No livro "Os estados subjetivos", a concepo do ttulo, estado subjetivo, gestaltista, provinda do conceito de Ego de Koffka. Num manuscrito recente sobre "Da conceituao de estado subjetivo at a proposio dos escales de percepto", a teoria de base gestaltista (Engelmann, 1978a, no prelo; 2001b). Um contnuo para explicar melhor a teoria da fora da Gestalt, que publico pela primeira vez no presente artigo, tambm uma colaborao minha. Alm disso sou organizador e autor da introduo num livro sobre Khler (Engelmann, 1978b; 1978c.) H pouco tempo, Penna (1999) publicou um pequeno livro sobre "Introduo ao gestaltismo".

Meu Ceticismo Mitigado e o Realismo dos Primeiros Gestaltistas


No h dvida que Descartes e muitos outros, contemporneos e sucessores seus nos sculos XVII, XVIII e XIX, colocaram como essencial para o progresso das cincias naturais a diviso dos processos complexos em processos mais simples. Alm disso, para Descartes, os organismos animais e tambm o organismo humano iam ser melhor conhecidos comparando-os com mquinas. Essa tese de Descartes provocou a repulsa de Khler. Para Khler a teoria da mquina est errada para explicao dos animais, e nesse ponto concordo plenamente com a crtica gestltica (Descartes, 1662/1988; Engelmann, 1964; Gilson, 1947; Khler, 1929/1947.) De outro lado, Descartes foi o primeiro pensador a colocar a sua prpria conscincia, pelo menos na parte inicial de suas "Meditaes", como o primrdio de qualquer observao, inclusive de observaes cientficas. Foi sob influncia de Descartes, que Hume tambm ps sua conscincia como o primrdio de suas observaes. Para Hume, essa conscincia momentnea e individual a nica coisa na qual podemos acreditar piamente. O universo pode ser observado e nele h coisas que, com o tempo, sero mais acreditveis ou menos acreditveis. Nunca todavia essas coisas sero acreditveis cem por cento. O universo ctico, porm alm disso mitigado ou probabilista (Descartes, 1641-1642/1647/1967; Engelmann, 1997, 2001a; Hume, 1748/1955.) Cada indivduo apresenta a conscincia que chamo de imediata num tempo minsculo, num momento que no ser humano dura de 2 a 4 segundos. De outro lado o indivduo pode perceber Gestalten temporais que duram, na maioria das

vezes, bem mais do que 4 segundos. Como explicar esse acontecimento? Khler (1920/1938a) escreveu que os momentos so passagens de uma topografia total. Esses momentos no so, de maneira nenhuma, as partes da Gestalt. Acredito que apesar da conscincia-imediata21 durar um momento no limitado, durante este momento ou os momentos em que se fica consciente a conscincia-imediata capta os momentos anteriores na percepo da Gestalt temporal (Engelmann, 2001a.) Wertheimer, Koffka e Khler foram realistas. Eu, no entanto, sou ctico probabilista. Por razes provavelmente evolucionrias, os seres humanos apresentam uma conscincia individual e momentnea atravs da qual so capazes de construir um universo (Engelmann, 2001a.) Esse universo me parece muito melhor captado na linha gestltica do que na linha elementarista.

Concluso
Acho que possuo a melhor justificao da certeza de se observar o todo, a Gestalt, e no os elementos. Em 1952 estava estudando fsica mdica na Faculdade de Medicina. Num livro da poca, constava a afirmao de que os tomos dos seres vivos esto em constante mudana. Em mais ou menos dois anos, os tomos de cachorros, de gatos, de seres humanos so quase totalmente diferentes. Uma pessoa que vi h cinco anos e que vejo hoje em dia no apresenta quase nenhuma parte igual, pelo menos com relao sua formao bsica: os tomos. Em 2000, quis ter afirmao contempornea desse fato. Falei com meu colega Menna-Barreto que, por sua vez, entrou em contato com um bioqumico, Chuck Farah. Farah confirmou-me que as "molculas 'biolgicas' ... esto sempre se transformando in vivo"22 (Alberts & cols., 1994.) Para mim, concordando com a teoria geral da Gestalt e no apenas com a originria escola psicolgica e concordando com a teoria geral dos sistemas, os seres humanos esto sempre se transformando. Entretanto, so no entanto sempre os mesmos. O importante a Gestalt total do organismo e no as suas partes constituintes. Quando se observam molculas, so molculas como um todo e no suas partes atmicas. Quando se observam rgos do corpo, so os rgos como um todo e no seus tomos constituintes. E quando se observam pessoas, so pessoas como um todo e no os seus incontveis nmeros de tomos. So as pessoas que permanecem atravs do tempo. Ao contrrio de grande parte das teorias que julgam serem os elementos que se juntam na constituio de coisas ou organismos, os gestaltistas invertem a questo. No Universo, o importante so os todos ou Gestalten. Esses todos podem constituir as suas prprias partes. Depois de tudo que disse e depois do que afirmei na parte de psiclogos brasileiros, sou gestaltista? Dizia o prprio Wolfgang Khler em reunies com seus alunos: "A nica coisa da qual tenho medo, que vocs queiram se tornar verdadeiros psiclogos da Gestalt. Eu, propriamente dito, no o sou."23 Para ser gestaltista, sistematista, behaviorista ou cognitivista espera-se que o pesquisador carregue um rtulo para classific-lo. Entretanto, esses quatro nomes no so to ntidos e apresentam, cada um, uma srie de significados. Sou gestaltista por abordar sempre em primeiro lugar o todo e, a seguir, as partes

deste todo. Sou sistematista por acreditar, com a evoluo dos seres vivos e dos seres minerais, h uma srie de sistemas, cada um se superpondo aos outros com exceo do mais inferior de todos. Sou behaviorista por abordar o organismo, humano ou no-humano, sempre fora de mim, de minha conscincia-imediata. E sou cognitivista pela seleo de assuntos que quero estudar. Entretanto sou, em primeiro lugar, um cientista emprico.

Referncias
Agnati, L.F.; Bjelke, B. e Fuxe, K. (1992) Volume transmission in the brain. American Scientist, 80, 362-373. [ Links ] Alberts, B., Bray, D., Lewis, J., Raff, M.; Roberts, K. e Watson, J. D. (Orgs.) (1994) Molecular of the cell. 3a. ed. New York: Garland. [ Links ] Anjos, M. dos e Ferreira, M.B. (Orgs.) (1999) Aurlio Sculo XXI. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira. [ Links ] Aristteles (1953) La mtaphysique. (J. Tricot, Trad.). Paris: J. Vrin.

[ Links ]

Aristteles (1956) Les parties des animaux. (P. Louis, Trad.). Paris: "Les belles lettres". [ Links ] Aristteles (1962) La politique (J. Tricot, Trad.). Paris: J. Vrin.

[ Links ]

Arnheim, R. (1986) The two faces of gestalt psychology. American Psychologist, 41, 820-824. [ Links ] Ash, M.G. (1995) Gestalt psychology in German culture, 1890-1967. Cambridge, UK: Cambridge University Press. [ Links ] Bertalanffy, L. von (1933) Modern theories of development. An introduction to theoretical biology (J.H. Woodger, Trad.). Oxford, UK: Oxford University Press. [ Links ] Bertalanffy, L. von (1975) The history and development of general system theory. Em E. Taschdjian (Org.), Perspectives on general system theory by Ludwig von Bertalanffy (pp. 149-169). New York: George Braziller. [ Links ] Bertalanffy, L. von (1977) Teoria geral dos sistemas (F.M. Guimares, Trad.) Petrpolis: Vozes. [ Links ] Boring, E.G. (1950) A history of experimental psychology. New York: AppletonCentuy-Crofts. (Trabalho original publicado em 1929) [ Links ] Bringmann, W.G., Bringmann, N.J. e Ungerer, G.A. (1980) The establishment of Wundt's laboratory: An archival and documentary study. Em W.G. Bringmann e R.D. Tweney (Org.), Wundt studies. A centennial collection (pp. 123-157). Toronto: C. J. Hogrefe. [ Links ]

Bunge, M. (1977) General systems theory. General Systems, 22, 8790. [ Links ] Cabral, A.C.M. (1944) Max Wertheimer e as cincias sociais. Sociologia, 6 (2), 111122. [ Links ] Cabral, A.C.M. (1946) O conflito dos resultados dos experimentos sobre a memria de formas. Boletim n 76 da FFCL da USP. Psicologia n 2. [ Links ] Campos, N. (1948) Fundamentals of the phenomenological attitude in modern psychology. Universidade do Brasil. Instituto de Psicologia. Monografias Psicolgicas, n 1. [ Links ] Cataliotti, J. & Gilchrist, A. (1995) Local and global processes in surface lightness perception. Perception and Psychophysics, 57, 125-135. [ Links ] Cunha, W.H.A. (1963) Os fatos da psicologia. Boletim n 281 da FFCL da USP. Psicologia n 11. [ Links ] Cunha, W.H.A. (1980) Exploraes no mundo da formiga. So Paulo: tica. [ Links ] Cunha, W.H.A. (1995) Trilha de formiga, senda de psiclogo e etlogo (meus caminhos e descaminhos no estudo do comportamento). Psicologia USP, 6 (1), 4373. [ Links ] Descartes, R. (1967) Les mditations, les objections et les rponses. Em F. Alqui (Org.), Descartes uvres philosophiques. Tome II (1638-1642) (pp. 375-890). Paris: Garnier. (Trabalho original publicado em 1647; texto em latim de 16411642) [ Links ] Descartes, R. (1988) L'homme. Em F. Alqui (Org.), Descartes uvres philosophiques. Tome I (1618-1637) (pp. 379-480). Paris: Garnier. (Trabalho original publicado em 1662) [ Links ] Engelmann, A. (1964) Descartes e a psicologia cientfica. Jornal Brasileiro de Psicologia, 1 (2), 13-35. [ Links ] Engelmann, A. (1978a) Os estados subjetivos: Uma tentativa de classificao de seus relatos verbais So Paulo: tica. [ Links ] Engelmann, A. (Org.) (1978b) Wolfgang Khler. So Paulo: tica.

[ Links ]

Engelmann, A. (1978c) Introduo. Em A. Engelmann (Org.), Wolfgang Khler (pp. 7-36). So Paulo: tica. [ Links ] Engelmann, A. (1997) Dois tipos de conscincia: a busca da autenticidade. Psicologia USP, 8 (2), 25-67. [ Links ] Engelmann, A. (1998) Cincia natural e conscincia. Psicologia: Reflexo e Crtica, 11, 273-280. [ Links ]

Engelmann, A. (2001a) O meu-mundo e o resto-do-mundo. Psicologia: Reflexo e Crtica, 14, 211-223. [ Links ] Engelmann, A. (1978a, no prelo) Da conceituao de estado subjetivo at a proposio dos escales de percepto. Psicologia: Reflexo e Crtica. [ Links Flavell, J. H. & Draguns, J. (1957) A microgenetic approach to perception and thought. Psychological Bulletin, 57, 197-217. [ Links ] Forgus, R.H. (1971) Percepo (N. P. Mejas, Trad.). So Paulo: Herder, Editora da Universidade de Braslia, Editora da Universidade de So Paulo. [ Links ] Gilson, . (1947) Commentaire historique. Em . Gilson (Org.), Ren Descartes Discours de la mthode (pp. 79-477). Paris: J. Vrin. [ Links ] Goerdt, W. (1974) Holismus. Em J. Ritter (Org.), Historisches Wrterbuch der Philosophie. Band 3 (pp. 1167-1168). Darmstadt, Alemanha Ocidental: Wissenschaftliche Buchgesellschaft. [ Links ] Goudge, T. A. (1967) Emergent evolutionism. Em P. Edwards (Org.), The encyclopaedia of philosophy (pp. 474-477). New York: Macmillan e Free Press. [ Links ] Grande enciclopdia Larousse cultural (Org.) (1998) Cidade: Nova Cultura. [ Links ] Heider, F. (1970) Gestalt theory: Early history and reminiscences. Journal of the History of the Behavioral Sciences, 6, 131-139. [ Links ] Henle, M. (1984) Isomorphism: Setting the record straight. Psychological Research, 46, 317-327. [ Links ] Herrmann, T. (1974a) Ganzheit. I. Em J. Ritter (Org.), Historisches Wrterbuch der Philosophie. Band 3 (p. 20). Darmstadt, Alemanha Ocidental: Wissenschafliche Buchgesellschaft. [ Links ] Herrmann, T. (1974b) Ganzheitspsychologie. Em J. Ritter (Org.), Historisches Wrterbuch der Philosophie. Band 3 (pp.22-23) Darmstadt, Alemanha Ocidental: Wissenschaftliche Buchgesellschaft. [ Links ] Houaiss, A., Villar, F.M. e Franco, M. (Orgs.) (2001) Dicionrio Houaiss da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva. [ Links ] Hull, C. L. (1951) Essentials of behavior. New Haven, CT: Yale University Press. [ Links ] Hume, D. (1955) An inquiry concerning human understanding. Indianapolis, IN: Liberal Arts Press. (Trabalho original publicado em 1748) [ Links ] Jantsch, E. (1980) The self-organizing universe. Oxford, UK: Pergamon. [ Links ]

Kimchi, R. (1992) Primacy of wholistic processing and global/local paradigm: A critical review. Psychological Bulletin, 112, 24-38. [ Links ] Koffka, K. (1924) Introspection and the method of psychology. British Journal of Psychology, 15, 149-161. [ Links ] Koffka, K. (1938) Reply to V. Benussi. Em W. D. Ellis (Condensador e tradutor), A source book of Gestalt psychology (pp. 371-378). London: Routledge & Kegan Paul. (Trabalho original publicado em alemo em 1915). [ Links ] Koffka, K. (1975) Princpios da psicologia da Gestalt (A. Cabral, trad.). So Paulo: Editora Cultrix, Editora da Universidade de So Paulo. (Trabalho original publicado em ingls, em 1935) [ Links ] Khler, W. (1927) The mentality of apes (E. Winter, Trad. do alemo). London: Routledge & Kegan Paul. (Trabalho original publicado em alemo, em 1917) [ Links ] Khler, W. (1938a) Physical Gestalten. Em W. D. Ellis (Condensador e tradutor), A source book of Gestalt psychology (pp. 17-54). London: Routledge & Kegan Paul. (Trabalho original publicado em alemo em 1920) [ Links ] Khler, W. (1938b) The place of value in a world of facts. New York: Liveright. [ Links ] Khler, W. (1944) Max Wertheimer 1880-1945. Psychological Review, 51, 143146. [ Links ] Khler, W. (1947) Gestalt psychology. New York: Liveright. (Texto original publicado em 1929) [ Links ] Khler, W. (1969) The task of Gestalt psychology. Princeton, NJ: Princeton University Press. [ Links ] Khler, W. (1971a) On unnoticed sensations and errors of judgment. Em M. Henle (Org.), The selected papers of Wolfgang Khler (pp. 13-39). New York: Liveright. (Texto original publicado em alemo, em 1913) [ Links ] Khler, W. (1971b) Psychology and natural science. Em M. Henle (Org.), The selected papers of Wolfgang Khler (pp. 252-273). New York: Liveright. (Texto original publicado em alemo, em 1957) [ Links ] Khler, W. (1971c) On the problem of regulation. Em M. Henle (Org.), The selected papers of Wolfgang Khler (pp. 305-326). New York: Liveright. (Texto original publicado em alemo, em 1927) [ Links ] Khler, W. (1978) O problema mente-corpo. Em A. Engelmann (Org.), Wolfgang Khler (pp. 129-147) (J. S. de C. Pereira e V. L. Bianco, Trads.) So Paulo: tica. (Trabalho original publicado em ingls, em 1960) [ Links ] Khler, W. & Wallach, H. (1944) Figural after-effects. An investigation of visual processes. Proceedings of the American Philosophical Society, 88, 269357. [ Links ]

Kovcs, I. (1996) Gestalten of today: early processing of visual contours and surfaces. Behavioural Brain Research, 82, 1-11. [ Links ] Lewin, K. (1936) Principles of topological psychology (F. Heider e G. M. Heider, trads.). New York: McGraw-Hill. [ Links ] Leeuwen, Cees van (Org.) (1994) Special issue on Gestalt. Philosophical Psychology, 7, n 2. [ Links ] Leite, D. M. (1965) Psicologia e literatura. Conselho Estadual da Cultura. [ Links ] Martuscelli, C. (1959) Os experimentos de interrupo de tarefa e a teoria de motivao de Kurt Lewin. Boletim n 174 da FFCL da USP. Psicologia n 5. [ Links ] Metzger, W. (1974a) Gestalt. II. Em J. Ritter (Org.), Historisches Wrterbuch der Philosophie. Band 3 (pp. 547-548). Darmstadt, Alemanha Ocidental: Wissenschafliche Buchgesellschaft. [ Links ] Metzger, W. (1974b) Gestaltpsychologie. Em J. Ritter (Org.), Historisches Wrterbuch der Philosophie. Band 3 (pp. 549-550). Darmstadt, Alemanha Ocidental: Wissenschaftliche Buchgesellschaft. [ Links ] Metzger, W. (1974c) Gestaltqualitt. Em J. Ritter (Org.), Historisches Wrterbuch der Philosophie Band 3 (pp. 550-551). Darmstadt, Alemanha Ocidental: Wissenschaftliche Buchgesellschaft. [ Links ] Miller, J. G. (1978) Living systems. New York: McGraw-Hill.

[ Links ]

Navon, D. (1977) Forest before trees: The precedence of global features in visual perception. Cognitive Psychology, 9, 353-383. [ Links ] Navon, D. (1981) The forest revisited: More on global precedence. Psychological Research, 43, 1-32. [ Links ] Needham, J. (1942) Biochemistry and morphogenesis. Cambridge, UK: University Press. [ Links ] Osgood, C. E. (1953) Method and theory in experimental psychology. New York: Oxford University Press. [ Links ] Penna, A. G. (1987) Nilton Campos e a divulgao do mtodo fenomenolgico e do gestaltismo. Histria da psicologia: apontamentos sobre as fontes e sobre algumas das figuras mais expressivas da psicologia na Cidade do Rio de Janeiro, IV (pp. 1628). Rio de Janeiro: ISOP, Texto do centro de ps-graduao em psicologia, n 7. [ Links ] Penna, A.G. (1999) Introduo ao gestaltismo. Rio de Janeiro: Imago. Ramozzi-Chiarottino, Z. (2001) Annita Castilho Cabral. Rio de Janeiro: Imago. [ Links ]

[ Links ]

Ross, W.D . (1949) Aristotle. London: Methuen. (Trabalho original publicado em 1923) [ Links ] Sander, F. (1930) Structure, totality of experience, and Gestalt. Em C. Murchison (Org.), Psychologies of 1930 (pp. 188-204) Cidade: Editora. [ Links ] Sander, F. (1967) Experimentelle Ergebnisse der Gestaltpsychologie. Em F. Sander e H. Volkelt (Orgs.), Ganzheitspsychologie (pp. 73-112). Munique, Alemanha Ocidental: C. H. Beck'sche Verlagsbuchhandlung. (Trabalho originalmente publicado em 1928) [ Links ] Scheerer, E. (1994) Psychoneural isomorphism: historical background and current relevance. Philosophical Psychology, 7, 183-210. [ Links ] Sekuler, R. (1996) Motion perception: A modern view of Wertheimer's 1912 monograph. Perception, 25, 1243-1258. [ Links ] Singer, W. (1995) Time as coding space in neocortical processing: A hypothesis. Em M. S. Gazzaniga (Org.), The cognitive neurosciences. Cambridge, MA: MIT. [ Links ] Skinner, B.F. (1953) Science and human behavior. New York: Macmillan. [ Links ] Spillmann, L. (1997) Colour in a larger perspective: the rebirth of Gestalt psychology. Perception, 26, 1341-1352. [ Links ] Strube, W. (1974) Gestalt. I. (1974) Em J. Ritter (1974), Historisches Wrterbuch der Philosophie. Band 3 (pp. 540-547). Darmstadt, Alemanha Ocidental: Wissenschafliche Buchgesellschaft. [ Links ] Teuber, H.-L. (1967) Wolfgang Khler zum Gedenken. Psychologische Forschung, 31, X-XI. [ Links ] Tolman, E.C. (1932) Purposive behavior in animals and men. New York: Century [ Links ] Verstegen, I. (2000) Gestalt psychology in Italy. Journal of the History of the Behavioral Sciences, 36, 31-42. [ Links ] Volp, C.M. (2001) De dana em dana: dos ps aos instrumentos, do corpo msica, da razo s emoes. Tese de livre-docncia no publicada. UEP, Inst. de Biocincias. Rio Claro, SP. [ Links ] Watson, J.B. (1929) Psychology from the standpoint of a behaviorist. Philadelphia, PA: J.B. Lippincott. (Trabalho original publicado em 1919) [ Links ] Watson, J.B. (1961) Psychology as the behaviorist views it. Em T. Shipley (Org.), Classics in psychology. New York: Philosophical Library. (Trabalho original publicado em 1913) [ Links ]

Wehner, T. e Stadler, M. (1994) The cognitive organization of human errors: a Gestalt theory perspective. Applied Psychology: An international review, 43, 565584. [ Links ] Weiszflog, W. (Org.) (1998) Michaelis. Moderno dicionrio da lngua portuguesa. So Paulo: Comp. Melhoramentos. (Trabalho original publicado em 1962) [ Links ] Werner, H. (1956) Microgenesis and aphasia. Journal of Abnormal and Social Psychology, 52, 347-353. [ Links ] Wertheimer, Max (1938a) Gestalt theory. Em W. D. Ellis (Condensador e tradutor), A source book of Gestalt psychology (pp. 1-11). London: Routledge & Kegan Paul. (Trabalho original publicado em 1924) [ Links ] Wertheimer, Max (1938b) Laws of organization in perceptual forms. Em W. D. Ellis (Condensador e tradutor), A source book of Gestalt psychology (pp. 71-88). London: Routledge & Kegan Paul. (Trabalho original publicado em 1923) [ Links ] Wertheimer, Max (1945) Productive thinking. New York: Harper.

[ Links ]

Wertheimer, Max (1961) Experimental studies on the seeing of motion. Em T. Shipley (Org.), Classics in psychology (pp. 1032- 1089). New York: Philosophical Library. (Trabalho original publicado em 1912) [ Links ] Wertheimer, Michael (1979) A brief history of psychology. Cidade: Editora. [ Links ] Westheimer, G. (1999) Gestalt theory reconfigured: Max Wertheimer's anticipation of recent developments in visual neuroscience. Perception, 28, 5-15. [ Links ] Wundt, W. (1905) Grundriss der Psychologie. Leipzig: Wilhelm Engelmann (Trabalho original publicado em 1896) [ Links ]

Endere o para correspond ncia Arno Engelmann Rua da Consolao, 3617 ap. 42 CEP: 01416-001, So Paulo, SP E-mail: aengelmann@attglobal.net Recebido em 04.12.2001 Aceito em 21.01.2002

1 Parte do presente artigo baseado numa conferncia que realizei a 28-10-2000 em Braslia, na Reunio Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2 Endereo: Rua da Consolao, 3617 ap. 42,. CEP: 01416-001 - So Paulo, SP. Email: aengelmann@attglobal.net 3 Aparelho com clares regulares e com espaos para a insero de representaes estticas que permitem a "iluso" de percepo de movimento ao se mover rapidamente. O movimento percebido chamado de estroboscpico. 4 "Percepto" uma palavra de uso restrito no portugus do Brasil. Significa o contudo consciente da percepo (Anjos e Ferreira, 1986/1999, p. 1541; Weiszflog, 1962/1998, p. 1593.) semelhante ao uso ingls de "percept", que encontramos na obra de Khler (1938b), por exemplo. 5 Num dicionrio comum recente Gestalt "... considera os fenmenos psicolgicos como totalidades organizadas, indivisveis, articuladas, isto , como configuraes" (Houaiss, Villar e Franco, 2001, p. 1449.) Na Grande enciclopdia Larousse cultural (1995/1998, p.2703), Gestalt a "Percepo absorvida como uma totalidade pelo indivduo, mais do que como uma justaposio de partes". 6 "Gestalten" o plural em alemo de "Gestalt". Em portugus melhor falar em "Gestalten" do que em "Gestalts". 7 Traduo francesa por J. Tricot de Aristteles (1962) da Poltica, I, 2, 1253a, 20, retraduzida por mim. 8 Traduo francesa por P. Louis de Aristteles (1956) da Partes dos animais, I, V, 645a, retraduzida por mim. 9 Reducionismo a doutrina que, acreditando-se num Universo nico, encara a reduo total dos acontecimentos complexos nos acontecimentos mais simples e formadores, ainda que seja atualmente uma reduo puramente terica. Por exemplo, a reduo iria das sociedades humanas aos indivduos humanos, iria das clulas s molculas, etc. 10 Traduo minha de um trecho traduzido para o ingls na p. 377 de Koffka (1938.) 11 Os Camares foram colnia alem de 1884 at 1916. A seguir tiveram o territrio dividido entre a Frana e a Gr Bretanha. Atualmente uma repblica independente. 12 Traduo minha do resumo de Khler (1938a, p. 30.) 13 Traduo minha da citao de Goethe por Khler (1938a, p. 33.) 14 Na Alemanha, chama-se de repblica de Weimar o perodo limitado pelo fim da Primeira Grande Guerra e 1933, estabelecimento da ditadura de Hitler. Weimar o nome da cidade alem onde se escreveu a primeira constituio republicana. 15 A primeira escola de Leipzig constituda por Wundt e seus assistentes. 16 Wundt era, na poca, o mais importante psiclogo experimental. Nos anos entre 1858 e 1862 publicou um livro em que conceitua uma "psicologia experimental" que necessariamente deve iniciar-se pela introspeco e que possui dois auxiliares: a histria e a experimentao. Em 1879, recebe autorizao para fundar o primeiro laboratrio de psicologia do mundo na Universidade de Leipzig (Boring, 1929/1950; W. Bringmann, N. Bringmann e Ungerer, 1980.) 17 Taquistoscpio um instrumento em que os estmulos visuais so apresentados em duraes controladas. 18 Entelquia um termo grego criado por Aristteles. Significa a forma que determina a atualizao de uma potncia. Foi retomado por Driesch. 19 Trecho do artigo de Khler (1978, p. 145.) 20 Outro trecho do mesmo artigo de Khler (1978, p. 145.) 21 Na minha teoria h duas conscincias: a conscincia-imediata, que o indivduo humano observa imediatamente e por um perodo no maior do que alguns segundos, e a conscincia-mediata, que parte dos organismos de seres humanos ou no-humanos. Essa conscincia-mediata observada atravs da mediao da memria conscincia-mediata-do-observador ou atravs de diversas mediaes na percepo de outros organismos conscincia-mediata-de-outros (Engelmann, 1997, 1998, 2001a.)

22 Resposta de Chuck Farah minha pergunta num e-mail recebido em 11-4-2000. 23 Traduo minha, feita para a "Introduo" do livro sobre a obra de Khler (Engelmann, 1978c), de trecho citado em alemo por Teuber (1967.)

Vous aimerez peut-être aussi