Vous êtes sur la page 1sur 165

Tticas De Ensino

Tticas de Ensino
Este curso parte do INSTITUTO BBLICO TEMPO DE COLHEITA, um programa elaborado para equipar os crentes para uma efetiva colheita espiritual. O tema bsico do treinamento ensinar o que Jesus ensinou, aquilo que ao chamar pescadores, coletores de impostos, e etc., transformou-os em cristos reprodutivos que alcanaram o mundo com o Evangelho em demonstrao de poder. Este manual um simples curso dos diversos mdulos do currculo que conduz os crentes da visualizao atravs da depurao, multiplicao, organizao e mobilizao para alcanar o objetivo da evangelizao. Para maiores informaes sobre outros cursos, escreva para: Harvestime International Institute 14431 Tierra Dr. Colorado Springs, CO 80921 USA www.harvestime.org <http://www.harvestime.org>

Copyright 2002 Harvestime International Network Instituto Bblico Tempo de Colheita Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta traduo e manual pode ser reproduzida, estocada em qualquer tipo de sistema, ou reproduzida, de qualquer forma ou por qualquer meio, seja eletrnico, mecnico, fotocpia ou outro qualquer, sem a devida permisso por escrito de Harvestime International Institute ou de seu representante legal.

CONTEDO
Com Usar este Manual, 4 Introduo, 6 Objetivos do Curso, 7 1. Uma Introduo Ao Ensino 2. Um Mestre Vindo De Deus: A Misso 3. Um Mestre Vindo De Deus: A Mensagem - Parte I 4. Um Mestre Vindo De Deus: A Mensagem - Parte II 5. Um Mestre Vindo De Deus: Os Mtodos - Parte I 6. Um Mestre Vindo De Deus: Os Mtodos - Parte II 7. Ajudas Didticas 8. Analisando O Pblico 9. Declarando Objetivos 10. Planejando A Lio 11. Avaliao 12. Seleo do Currculo 13. Ensinando Estudantes Analfabetos 14. Treinando Mestres 15. Uma Introduo A Pregao 16. Planejando Um Sermo Respostas Dos Testes

COMO USAR ESTE MANUAL


FORMATO DO MANUAL Cada lio consiste de: Objetivos: Estes so os objetivos que voc deve alcanar ao estudar o captulo. Leia-o antes de comear a lio. Versculo-Chave: Este versculo enfatiza o conceito principal do captulo. Tente memoriz-o. Contedo do Captulo: Estude cada seo. Use sua Bblia para procurar as referncias bblicas no transcritas no manual. Teste o Seu Conhecimento: Faa este teste depois de voc terminar de estudar o captulo. Tente responder as questes sem usar sua Bblia ou este manual. Para Estudo Adicional: Esta a seo final de cada captulo. Ela estimula o estudo independente do aluno. Exame Final: Se voc est registrado neste curso para receber crditos e Diploma, voc dever solicitar um exame final ao trmino deste curso. Aps a concluso do exame, voc dever retorn-o a ns para receber os crditos que dar-lhe-o direito ao Diploma e que tambm serviro para voc avanar em seus estudos posteriormente. SUGESTES PARA O ESTUDO EM GRUPO PRIMEIRA REUNIO: Abrindo: Abra com orao e apresentaes. Conhea e matricule os estudantes. Estabelea os Procedimentos do Grupo: Determine quem conduzir as reunies, o horrio, os lugares e as datas para as sesses. Louvor e adorao: Convida presena do Esprito Santo em sua sesso de treinamento. Distribua os Manuais aos Estudantes: Introduza o ttulo do manual, o formato e os objetivos do curso proporcionados nas primeiras pginas do manual. Faa a Primeira Tarefa: Os estudantes lero os captulos determinados e faro o teste para a prxima reunio. O nmero de captulos que voc ensinar em cada sesso depender do tamanho do captulo, contedo e das habilidades de seu grupo. A SEGUNDA E DEMAIS REUNIES: Abrindo: Ore. D as boas-vindas e matricule a qualquer novo aluno e tambm d o manual. Veja quem est presente ou ausente. Tenha um tempo de adorao e louvor. Reviso: Apresente um breve resumo do que voc ensinou na ltima reunio.

Lio: Discuta cada seo do captulo usando os TTULOS EM LETRAS MAISCULAS E EM NEGRITO como um esboo do ensinamento. Pea aos estudantes que faam perguntas ou comentrios sobre o que eles tm estudado. Aplique a lio s vidas e ministrios de seus estudantes. Teste: Reveja com os estudantes o teste que eles completaram. (Nota: Se voc no quer que os estudantes tenham acesso s respostas, voc pode tirar as pginas com as respostas que se encontram no final de cada manual). Para Estudo Adicional: Voc pode fazer estes projetos numa base individual ou em grupo. Exame Final: Se o grupo est matriculado neste curso para os crditos e Diploma voc recebeu um exame com este curso. D uma cpia para cada estudante e administre o exame na concluso deste curso. MATERIAL ADICIONAL NECESSRIO Voc necessitar apenas de um exemplar da Bblia, preferencialmente a Nova Versa Internacional, mas outras verses tambm podero ser usadas, embora isto talvez represente alguma pequena dificuldade para o aluno acompanhar os textos bblicos deste curso.

Mdulo: Multiplicao Curso: Tticas de Ensino

INTRODUO
O tema deste curso Tticas de Ensino. Ensino o ato de instruir uma outra pessoa. O ensino bblico inclui transmitir o conhecimento e demonstrar como aplicar esse conhecimento vida e ministrio pessoais. Tticas so mtodos que alcanam uma meta, propsito ou objetivo. No exercito, as tticas ensinam aos soldados como usar suas armas para obter vantagem sobre o inimigo. O mesmo verdade no mundo espiritual. Se ns aplicamos os mtodos de Deus ou Suas tticas, ns podemos conquistar aos inimigos espirituais que incluem o mundo, a carne e Satans com todos os seus poderes. Em Tticas de Ensino voc aprender a usar uma grande arma espiritual. Essa arma a espada do Esprito que a Palavra de Deus (Efsios 6.17). Voc aprender as tticas de pregar e ensinar a Palavra de Deus com o propsito de derrotar o inimigo. Este curso usa a Palavra de Deus, a Bblia, como a revelao em que todo o ensinamento baseado. No ensino bblico o mesmo, o tema e os mtodos devem estar todos em harmonia com a Bblia. Ensinar no somente a comunicao de doutrinas ou informaes. Os estudantes devem experimentar a Deus, no somente aprender informaes sobre Ele. Ensinar a transmisso tanto da vida quando do estilo de vida. A vida a ser transmitida aos estudantes a nova vida em Jesus Cristo atravs do novo nascimento (Joo 3). O estilo de vida a ser transmitido o do Reino de Deus. Devemos ensinar aos alunos como viver como cidados neste Reino, enquanto aprendendo os privilgios e responsabilidades de sua posio. s vezes, ns temos ficado satisfeitos em pedir emprestado aos sistemas educacionais artificiais, sistemas construdos pelos homens, em lugar de aprender e aplicar o que a Palavra de Deus revela sobre o ensino. Este curso enfatiza a mensagem bblica e os mtodos bblicos de ensinar. Voc aprender e aplicar os mtodos do mestre supremo, Jesus Cristo. Voc entender as funes de Deus o Pai, do Filho e do Esprito Santo em Seu ensino. Neste curso so dadas as diretrizes para analisar o pblico, declarar os objetivos, planejar a lio, usar mtodos de ensino diferentes e avaliar seu ensino. A relao entre ensinar e pregar examinada e so dadas algumas diretrizes para pregar mensagens bblicas. Voc tambm aprender a treinar outros para ensinar e como adaptar seu ensino s pessoas analfabetas (aqueles que no podem ler ou escrever). Se voc est tomando os cursos do Instituto Internacional Tempo de Colheita em sua ordem sugerida, este o segundo curso do Mdulo intitulado Multiplicao, um mdulo que detalha como se multiplicar compartilhando com os outros as verdades espirituais que voc tem aprendido. Outros cursos no Mdulo incluem Desenvolvendo Uma Viso Mundial Bblica, Metodologias de Multiplicao e Princpios de Poder.

OBJETIVOS DO CURSO
Ao concluir este curso voc ser capaz de: Explicar a diferena entre a posio de um mestre, o dom de ensinar e a ordem para que todos os crentes ensinem. Resumir a misso e mtodos do mestre supremo, Jesus Cristo. Explicar as funes do Pai, do Filho e do Esprito Santo no ensino. Explicar a misso do mestre. Listas as qualificaes bblicas para os mestres. Declarar os objetivos educacionais. Ensinar uma lio bblica. Explicar a relao entre ensino e pregao. Pregar uma mensagem bblica. Desenvolver e usar ajudas audiovisuais. Avaliar seu ensino e pregao. Treinar outros para ensinar. Selecionar e/ou desenvolver um currculo bblico. Adaptar seu ensinamento a aqueles que so analfabetos.

Captulo Um UMA INTRODUO AO ENSINO


OBJETIVOS: Ao concluir este captulo voc ser capaz de: Identificar uma referncia do Novo Testamento que comissiona aos crentes para ensinar. Definir as palavras ensinar, mestre e ensino. Explicar por que ns necessitamos de mestres. Explicar a diferena entre a posio de liderana do mestre e o dom de ensinar. Identificar quem ser ensinado. Identificar os objetivos principais de ensinar. Listar as advertncias bblicas dadas aos mestres.

VERSCULOS-CHAVE: Portanto, vo e faam discpulos de todas as naes, batizando-os ema nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocs, at o fim dos tempos (Mateus 28:19-20).

INTRODUO Voc j explicou alguma vez a outra pessoa algo que ela no sabia? Por acaso voc lhe mostrou como fazer uma certa tarefa? Nesse caso, voc j tem experimentado o ensinar. Voc pode estar perguntando-se, Por que eu devo estudar esta lio? Por que eu devo fazer um curso sobre Tticas de Ensino?" Neste captulo voc aprender por que cada crente deve saber ensinar. Voc aprender o que quer dizer ensinar, os objetivos principais do ensino, por que necessitamos dos mestres, e quem dever ser ensinado. Voc aprender a diferena entre a posio de liderana de um mestre, o dom de ensinar, e a ordem geral a todos os crentes para ensinar. Voc tambm aprender sobre a sria responsabilidade de ensinar enquanto voc estuda as advertncias bblicas especiais. A COMISSO PARA ENSINAR Deus ordenou a Seu povo que ensinassem Sua Palavra desde o princpio da histria bblica:

Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu corao. Ensine-as com persistncia a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar (Deuteronmio 6:6-7). O ensinamento da Palavra de Deus era da responsabilidade de cada crente nos tempos do Antigo Testamento. Depois de Sua morte e ressurreio e antes de voltar ao Cu, Jesus Cristo deu algumas instrues importantes a Seus seguidores: Portanto, vo e faam discpulos de todas as naes, batizando-os ema nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocs, at o fim dos tempos (Mateus 28:19-20). Cada seguidor de Jesus deveria ensinar a todas as naes. Eles deveriam levar as pessoas ao arrependimento e batismo em Cristo e ento continuar instruindo-as em todas as coisas que Jesus ensinou. Todos os que servem ao Senhor devem ser aptos ou capazes para ensinar aos outros: Ao servo do Senhor no convm brigar, mas sim, ser amvel para com todos, apto para ensinar, paciente (2 Timteo 2:24). Todos os crentes maduros devem estar envolvidos em ensinar aos outros. Paulo corrigiu a alguns crentes porque eles eram espiritualmente maduros e no poderiam ensinar: Embora a esta altura j devessem ser mestres, vocs precisam de algum que lhes ensine novamente os princpios elementares da palavra de Deus. Esto precisando de leite, e no de alimento slido! (Hebreus 5.12). Estes crentes no haviam crescido espiritualmente para que eles pudessem ensinar a outros. Eles ainda estavam em necessidade de receber o ensinamento bsico (o leite da Palavra). Cada crente deve ensinar. por isso que o assunto deve interessar a todos os cristos. A DEFINIO DE ENSINO A palavra ensinar quer dizer instruir, mostrar, demonstrar, informar, transmitir conhecimento, treinar e guiar os estudos de outros. Um mestre algum que ensina. Ensino o ato de instruir e treinar aos outros. POR QUE PRECISAMOS DE MESTRES? O ensino e pregao por meio dos verdadeiros crentes so os mtodos que Deus escolheu para alcanar as naes com o Evangelho. Leia a histria do eunuco etope (um lder em sua nao) em Atos 8.26-40. Este homem estava no lugar espiritual correto. Ele estava em Jerusalm, onde o grande Tempo de adorao estava localizado

(At 8.27). Ele estava ali lendo o livro correto. Ele estava lendo uma poro da Palavra de Deus em Isaas 53.7 (Atos 8.30). Porm, todavia, ele necessitava de algum para ajudar-lhe a entender. Ele precisava de um mestre. Deus enviou a Felipe para o instruir. O eunuco aceitou o Evangelho e foi batizado em gua. Sem mestres, as pessoas no-salvas so como ovelhas sem um pastor. Elas no entendem o caminho a seguir: Quando Jesus saiu do barco e viu uma grande multido, teve compaixo deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Ento comeou a ensinar-lhes muitas coisas (Marcos 6.34). At os crentes tm problemas sem o ensinamento apropriado. Deus disse... Meu povo foi destrudo por falta de conhecimento (Osias 4:6). OS OBJETIVOS PRINCIPAIS H dois objetivos principais da pregao e ensino bblico: a evangelizao e o discipulado. Deus usa aos crentes, que so parte de Sua Igreja, para alcanar estes objetivos. A Igreja um grupo de pessoas que tem ouvido e tem respondido ao chamado de Deus e foi unido pela f em Jesus Cristo. Ela constituda de todos os verdadeiros crentes que se arrependeram do pecado e aceitaram a Jesus como Salvador. A Igreja local um grupo de crente que esto organizados em uma certa rea para alcanar os propsitos de Deus nessa comunidade. Cada igreja local parte do que o Novo Testamento chama de o corpo de Cristo. O corpo de Cristo a Igreja, a qual est composta de crentes de todas as pocas e tempos em todas as partes do mundo. A Igreja chamada de corpo de Cristo porque ela o meio atravs do qual Deus alcana Seus propsitos no mundo de hoje. Jesus a cabea da Igreja. Os crentes so Seu corpo, realizando os propsitos de Deus sobre a terra. O propsito principal de Deus na terra descrito no livro de Efsios: Desvendando-nos o mistrio da sua vontade, segundo o seu beneplcito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensao da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do cu, como as da terra (Efsios 1.9-10). No qual temos a redeno, pelo seu sangue, a remisso dos pecados, segundo a riqueza da sua graa (Efsios 1.7). O propsito de Deus que cada pessoa seja trazida a uma relao pessoal com Ele atravs de Jesus. Seu mtodo para alcanar este propsito usar a Igreja: Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propsito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor (Efsios 3.10-11).

Cada crente deve compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo e levar outros a uma relao correta com Deus. Isto se chama Evangelizao. Porm, leia os versculos-chave desta lio de novo: Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias at consumao do sculo (Mateus 28.19-20). Depois de aceitar a mensagem do Evangelho, deve-se ensinar aos novos crentes todas as coisas que Jesus ordenou. Eles devem aprender a viver no novo reino de Deus do qual eles agora so parte. Este tipo de ensinamento se chama discipulado. A evangelizao e o discipulado so os objetivos principais da pregao e do ensino bblico. A QUEM NS ENSINAMOS? Ns ensinamos a dois grupos principais de pessoas: TODAS AS NAES: Ns devemos ensinar aos incrdulos. Cada pessoa em casa nao vede ouvir o Evangelho. Ns realizamos isso atravs de ensinar e pregar a Palavra de Deus: Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo (Mateus 28.19). HOMENS FIIS: Ns tambm devemos ensinar a homens e mulheres fiis que se tornam crentes em Jesus... ... ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias at consumao do sculo (Mateus 28.20). Estas pessoas devem continuar o processo de ensinar aos outros: E o que de minha parte ouviste atravs de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiis e tambm idneos para instruir a outros (2 Tm 2.2). Cada pessoa ensinada deve ensinar aos outros que tambm possam ensinar a mais outros. Este o modelo de ensinamento contnuo que rapidamente se multiplica para estender o Evangelho por todo o mundo: Mas aquele que est sendo instrudo na palavra faa participante de todas as coisas boas aquele que o instrui (Glatas 6.6). OS TIPOS DE MESTRES

No mundo h muitos tipos de mestres. H mestres nas escolas pblicas em vrios nveis, desde a infncia at a idade da universidade. Para cada trabalho h mestres que podem ensinar outros a realizar essa tarefa ou servio especial. Porm, quando ns falamos de mestres neste curso, ns no estamos falando sobre mestres no sistema mundano de educao. Ns estamos falando de mestres que Deus pe na Igreja e sobre a tarefa de instruir aos crentes. Voc j aprendeu que todos os crentes devem ensinar o evangelho aos outros [evangelizao] e ensinar aos novos crentes [discipulado]. Para ensinar, Deus d dons especiais de ensino para alguns crentes alm desta comisso geral: A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de lnguas (1 Co 12.28). E ele mesmo concedeu uns para apstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres (Efsios 4.11). H muitas habilidades especiais que Deus d. Estas so chamadas de dons espirituais. Tais habilidades permitem aos crentes que alcancem os propsitos de Deus no ministrio. H dois dons espirituais de ensinar. H uma posio de liderana do mestre e um dom de falar aos outros atravs do ensino. Aqueles com estes dons tm uma habilidade especial de comunicar a Palavra de Deus eficazmente, de tal maneira que outros aprendem e aplicam o que ensinado. Sua habilidade de instruo vai alm do que cada crente deve ter para a evangelizao e o discipulado. Eles possuem uma uno e se sentem chamados ou tm um desejo ardente para ensinar e pregar a Palavra de Deus. Deus pe alguns estes mestres em posies de liderana para guiar os assuntos da igreja. Atos 13.1-4 ilustra a posio de liderana de ensinar. Outros so especialmente ungidos por Deus para ensinar, porm no possuem uma posio de liderana na Igreja. Eles somente ensinam, mas eles no governam os assuntos da igreja. Nem todos temos a posio de liderana do mestre. Nem todos temos o dom espiritual de ensinar. Paulo escreveu: Porventura, so todos apstolos? Ou, todos profetas? So todos mestres? Ou, operadores de milagres? (1 Co 12.29). A resposta a estas perguntas no. Nem todos temos estes dons espirituais. O corpo de Cristo semelhante ao corpo humano. Cada pessoa tem uma posio diferente assim como cada membro do seu corpo tem uma funo diferente: Porque assim como num s corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros tm a mesma funo, assim tambm ns, conquanto muitos, somos um s corpo em Cristo e membros uns dos outros, tendo, porm, diferentes dons segundo a graa que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporo da f; se ministrio, dediquemo-nos ao ministrio; ou o que ensina esmere-se no fazlo (Romanos 12.4-7).

importante descobrir seu dom espiritual porque quando o corpo inteiro est trabalhando adequadamente, com cada pessoa em seu lugar, os propsitos de Deus so cumpridos: De quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxlio de toda junta, segundo a justa cooperao de cada parte, efetua o seu prprio aumento para a edificao de si mesmo em amor (Efsios 4.16). Porm recorde: ainda que voc no tenha estes dons espirituais especiais de ensinar, Deus tem chamado a TODOS os crentes para ensinar o Evangelho a todas as naes atravs da evangelizao e para treinar aos novos crentes no processo de discipulado. O QUE NS ENSINAMOS? A Palavra de Deus a autoridade na qual toda o ensinamento bblico deve ser baseado. A revelao total da Palavra de Deus deve ser ensinada. Quando voc ensina a Palavra de Deus, voc no deve ensinar simplesmente doutrina ou informao correta. Voc deve comunica vida e um estilo de vida. Voc comunica a vida de Jesus e busca atrair a todos os homens comunho com Ele. Voc ensina o estilo de vida do Reino de Deus do qual os novos convertidos se tornou parte. Podemos usar outros livros e materiais de ensino, porm eles sempre devem estar em harmonia com a Palavra de Deus. Depois neste curso voc estudar em mais detalhe o contedo do ensinamento bblico enquanto voc estuda o que Jesus ensinou e o que os lderes da Igreja Primitiva continuaram ensinando depois que Jesus voltou ao cu. PALAVRAS DE ADVERTNCIA H trs advertncias bblicas que Deus d sobre o ensino: O ENSINO DEVE SER BASEADO NA PALAVRA DE DEUS, NO NAS DOUTRINAS DE HOMENS: E em vo me adoram, ensinando doutrinas que so preceitos de homens (Marcos 7.7). Ensinar as regras, mandamentos e doutrinas de homens vo. Isto significa que infrutfero e no alcana nenhum propsito bom. O ensino bblico no baseado na sabedoria do homem: Disto tambm falamos, no em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Esprito, conferindo coisas espirituais com espirituais (1 Co 2.13). A sabedoria de Deus alcana Seus propsitos nas vidas daqueles que so ensinados: Aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glria deste mistrio entre os gentios, isto , Cristo em vs, a esperana da glria; o qual ns anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo (Colossenses 1.27-

28). OS MESTRES DEVEM VIVER O QUE ELES ENSINAM: Tu, pois, que ensinas a outrem, no te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que no se deve furtar, furtas? Dizes que no se deve cometer adultrio e o cometes? Abominas os dolos e lhes roubas os templos? (Romanos 2.21-22). (Veja tambm 5.19). Os mestres devem viver o que eles ensinam porque eles sero julgados com base no que eles tm ensinado: Meus irmos, no vos torneis, muitos de vs, mestres, sabendo que havemos de receber maior juzo (Tiago 3.1). Mestres devem ter conhecimento por experincia prpria da Palavra de Deus. Isto significa que eles devem entender atravs da experincia [no simplesmente do conhecimento mental] o que eles esto ensinando. Paulo fala daqueles que... Pretendendo passar por mestres da lei, no compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseveraes (1 Tm 1.7). O entendimento vem atravs da experincia e aplicao da Palavra de Deus em sua prpria vida. HAVER FALSOS MESTRES: Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim tambm haver entre vs falsos mestres, os quais introduziro, dissimuladamente, heresias destruidoras, at ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruio (2 Pedro 2.1). Alguns destes falsos mestres atrairo grandes multides porque eles dizem o que as pessoas querem ouvir: Pois haver tempo em que no suportaro a s contrrio, cercar-se-o de mestres segundo as cobias, como que sentindo coceira nos ouvidos; e dar ouvidos verdade, entregando-se s fbulas (2 doutrina; pelo suas prprias se recusaro a Tm 4.3-4).

Muitos falsos mestres tero um motivo mal. Eles ensinaro pelo lucro financeiro: preciso faz-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que no devem, por torpe ganncia (Tito 1.11). Voc no deve aceitar as doutrinas dos falsos mestres: Mas, ainda que ns ou mesmo um anjo vindo do cu vos pregue evangelho que v alm do que vos temos pregado, seja antema. Assim, como j dissemos, e agora repito, se algum vos prega evangelho que v alm daquele que recebestes, seja antema

(Glatas 1.8-9).

TESTE O SEU CONHECIMENTO 1. Escreva os versculos-chave de memria. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 2. Liste uma referncia do Novo Testamento que comissiona aos crentes para ensinar. _____________________________________________________________________ 3. Defina estas palavras: Ensinar:______________________________________________________________ Mestre:_______________________________________________________________ Ensino/ensinamento:____________________________________________________ 4. Por que ns necessitamos de mestres? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 5. Explique a diferena entre a posio de liderana do mestre e o dom de ensinar. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 6. Esta declarao verdadeira ou falsa? No so todos os crentes que tm os dons ou a posio de liderana de ensino (mestre), porm todos os crentes devem ensinar. A declarao ____________________________. 7. Quem ns devemos ensinar? _____________________________________________________________________ 8. Quais so os dois objetivos principais do ensinamento bblico? _____________________________ e _____________________________ 9. Liste trs advertncias bblicas sobre ensinar que foram discutidas nesta lio. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ (As respostas se encontram ao final do ltimo captulo deste manual).

PARA ESTUDO ADICIONAL 1. Em 2 Pedro captulo 2 e no livro de Judas so listadas algumas das caractersticas

pessoais pelas quais ns podemos reconhecer aos falsos mestres. 2. Se voc no sabe que dom espiritual Deus lhe tem do, obtenha o curso do Instituto Internacional Tempo de Colheita, O Ministrio do Esprito Santo. Ele lhe ajudar a descobrir seu dom espiritual. 3. O curso do Instituto Internacional Tempo de Colheita, Evangelismo Como Fermento, explica como evangelizar de tal maneira que a reproduo espiritual continuar, assim como o fermento se espalha atravs da massa do po. 4. O curso do Instituto Internacional Tempo de Colheita intitulado Metodologias de Multiplicao d detalhes de como discipular os novos crentes. 5. Estude os seguintes exemplos de mestres no Novo Testamento. Quem voc pensa que poderia ter a posio de liderana de mestre? Quem poderia ter somente o dom de falar ensinando? Apolo: Atos 18:24-25 quila e Priscila: Atos 18:26 Paulo: Atos 20:20-21,27; 21:28 Vrios: Atos 13:1 Pedro: Atos 5:28-29 6. Nesta lio voc aprendeu que desde o princpio da histria bblica Deus disse a Seu povo que ensinasse Sua Palavra. Continue seu estudo do assunto sobre ensino / ensinamento no Antigo Testamento lendo as seguintes referncias em sua Bblia: Deuteronmio 4:9, 10,14; 6:9,20; 5:31; 11:19; 17:11; 20:18; 24:8; 31:19; 33:10 xodo 4:12, 15; 18:20; 24:12; 35:34 Levtico 10:11; 14:57 Salmos 119:99 Provrbios 9:9; 16:23 Miquias 3:11 2 Crnicas 17:7 Esdras 7:10 Juzes 3:2; 13:8 1 Samuel 12:23 2 Samuel 1:18 1 Reis 8:36

2 Reis 17:27 7. Aqui esto algumas coisas que Deus quer ensinar-nos: Salmos 18:34; 25:4-12; 27:11; 32:8; 34:11; 45:4; 51:13; 71:17; 86:11; 90:12; 94:10,12; 105:22; 119:12,68,99,102,104,124,135,171; 143:10; 144:1 2 Samuel 22:35 Isaas 2:3; 28:9,26; 48:17 1 Crnicas 25:7 Miquias 4:2 8. Estude estes versculos sobre ensino / ensinamento: Salmos 2:10 Provrbios 5:13; 1:2-8; 4:1,13; 6:23; 8:10,33; 9:9; 10:17; 12:1; 13:1; 15:33; 19:20,27; 21:11; 23:12,23; 24:32 Isaas 8:11 Lucas 1:4 Romanos 2:18 Filipenses 4:12 2 Timteo 3:16 9. H srios resultados em negar-se a receber a instruo piedosa. Estude os seguintes versculos: Provrbios 1:7; 5:12,13,23; 13:18; 15:5,32; 16:22 Jeremias 17:23; 32:33 Salmos 50:17

Captulo Dois UM MESTRE VINDO DA PARTE DE DEUS: A MISSO


OBJETIVOS: Ao concluir este captulo voc ser capaz de: Explicar as funes do Pai, Filho e do Esprito Santo no ensino. Identificar a Jesus Cristo como o maior mestre, o exemplo para todos seguir. Identificar as qualidades de personalidade que devem ser evidentes na vida de um mestre. Explicar a misso de Jesus como um mestre vindo de Deus. Resumir onde, quando, e a quem Jesus ensinou. Dar uma referncia bblica que confirma que ns somos enviados por Jesus como Ele foi enviado por Deus. Identificar sua misso como um mestre vindo de Deus.

VERSCULO-CHAVE: Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que s Mestre vindo da parte de Deus; porque ningum pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus no estiver com ele (Joo 3.2).

INTRODUO Neste captulo voc aprender as funes do Pai, Filho e Esprito Santo no ensino bblico. Voc aprender detalhes da misso de Jesus, um mestre vindo de Deus. Deste estudo voc descobrir o propsito divino de sua prpria misso como um mestre. OS AGENTES DIVINOS NO ENSINO O ensino bblico autorizado pelos agentes divinos. Isto significa que h poderes espirituais por trs de tal ensino. No somente o ensino de um homem. Os agentes divinos do ensino bblico so Deus o Pai, Seu Filho Jesus Cristo, e o Esprito Santo. DEUS O PAI: Voc aprendeu no ltimo captulo que Deus quem coloca os crentes na Igreja com o dom espiritual e o ofcio de ensinar (Efsios 4.11). No ensino bblico, o assunto que ensinado a Palavra de Deus. Voc aprender mais sobre isso no prximo captulo enquanto voc estuda a mensagem do mestre vindo de Deus.

Foi Deus o Pai quem enviou a Jesus Cristo a terra para ensinar-nos sobre Ele e proporcionar a salvao a toda a humanidade: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo o que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, no para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele" (Joo 3.16-17). JESUS CRISTO: Jesus Cristo, o Filho de Deus, o maior mestre espiritual de todos os tempos. Jesus foi enviado a terra por Deus o Pai: ... Sabemos que s Mestre vindo da parte de Deus; porque ningum pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus no estiver com ele (Joo 3.2). Visto que Jesus foi enviado a terra como um mestre representando Deus, Ele o exemplo para os mestres bblicos seguirem. Jesus o que envia os crentes ao mundo como ensinadores: Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu tambm vos envio (Joo 20.21). Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias at consumao do sculo (Mateus 28.18-20). O ESPRITO SANTO: Quando Jesus voltou ao cu depois de Sua morte e ressurreio, o Esprito Santo foi enviado por Deus para ser o mestre residente nos crentes. O Esprito Santo mora dentro de seu esprito e o ensina as coisas de Deus: Mas o Consolador, o Esprito Santo, a quem o Pai enviar em meu nome, esse vos ensinar todas as coisas e vos far lembrar de tudo o que vos tenho dito (Joo 14.26). As funes adicionais do Esprito Santo no ensino so reveladas nas seguintes passagens. O Esprito Santo: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. D instruo sobre todas as coisas que Jesus ensinou (Joo 14.26). Ajuda-lhe a relembrar o que voc aprende (Joo 14.26). Guia-o a toda a verdade (Joo 16.13). Declara [anuncia] os eventos futuros no plano de Deus (Joo 16.13). Revela as coisas profundas de Deus (1 Corntios 2.10). a sabedoria por trs do ensino bblico (1 Co 2.13). Ensina-lhe o que dizer nas situaes bblicas (Lucas 12.12). Unge-lhe a ensinar e ministrar (Lucas 4.18; 1 Joo 2.27).

9. Habilita a orao feita pelos estudantes (Romanos 8.26). O Esprito Santo tambm est operando nas vidas daqueles que voc ensina: 1. Enquanto voc ensina, o Esprito Santo o poder espiritual que declara culpvel aos pecadores e os leva a responder a mensagem do Evangelho (Joo 16.7-11). 2. O Esprito Santo revela o Senhor Jesus Cristo a eles (Joo 16.14). 3. O Esprito Santo nos leva experincia do novo nascimento (Joo 3.5, 6, 8). 4. Ele os levar vida no Esprito ao invs da vida na carne (Glatas 5.16). 5. Ele dar testemunho a seus coraes sobre as verdades da Palavra de Deus (Atos 5.29-32). O MESTRE SUPREMO Jesus o exemplo para os mestres cristos seguirem. Ele o modelo para o ensino bblico. Devido a isto, importante aprender tudo o que voc pode sobre ele como mestre. Primeiro, permita-nos olhar as qualidades na vida de Jesus que devem ser evidentes nas vidas dos mestres cristos: O FRUTO DO ESPRITO SANTO: O fruto do Esprito Santo era evidente na vida de Jesus. O fruto espiritual se refere s qualidades positivas que o Esprito Santo quer desenvolver nas vidas de todos os crentes: Mas o fruto do Esprito : amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansido, domnio prprio. Contra estas coisas no h lei (Glatas 5.22-23). Leia atravs dos livros de Mateus, Marcos, Lucas e Joo e note como cada uma destas qualidades eram evidentes na vida de Jesus. Cada mestre da Palavra de Deus cheio do Esprito tambm deve ter estas mesmas qualidades. o fruto espiritual, no os dons que so a verdadeira prova do ministrio: Ou fazei a rvore boa e o seu fruto bom ou a rvore m e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a rvore (Lucas 12.33). AS ATITUDES DE JESUS: Alm do fruto espiritual, Jesus era tambm o modelo das atitudes certas que devem ser evidentes nas vidas dos mestres da Palavra de Deus. As seguintes Escrituras ilustram estas atitudes: Jesus tinha grande compaixo pelas pessoas e suas necessidades: Mateus 15.32; Marcos 1.32-35; 8.2-3; Lucas 10.54-56; 19.41. Esta compaixo o levou intercesso por aqueles a quem Ele ensinou: Lucas 2.49; 4.43; Joo 4.34; 9.4. Jesus tinha uma atitude sem condenao para com aqueles a quem Ele ensinou: Marcos 2.17; Joo 8.1-11. Ele aceitava as pessoas na condio em que elas estavam e ento as levava ao nvel de f onde elas deveriam estar. Ele no condenou a Tom quando Ele duvidou (Joo 20.24-29). Ele no condenou o lder que achava necessrio que Jesus fosse a sua casa para orar por sua filha (Mateus 9.18-26), ainda que tivesse mostrado que isso no era necessrio

(Mateus 8.5-13). Embora Jesus no condenasse, Ele era inflexvel com o pecado. Isto significa que Ele no o aprovava de forma alguma ou que o deixava passar por alto: Mateus 11.21-24; 15.3-9; 12.12-13; Marcos 10.17; Lucas 5.31-32; 19.45-46. Jesus demonstrou uma confiana em Deus para o impossvel: Marcos 10.17; 11.22-24; Lucas 18.27. Ele demonstrou intrepidez e autoridade em Seu ensinamento: Mateus 21.2327; Marcos 8.38; 11.24-33; Lucas 5.24. O mais importante que Ele tinha a atitude de um servo para com aqueles a quem Ele mirava: Mateus 20.25-28; 23.2-12; Marcos 10.42-45; Lucas 22.2527. A MISSO DO MESTRE

Quando ns falamos da misso de Jesus, ns nos referimos ao seguinte: Por que Jesus ensinou. Quando e onde Ele ensinou. Quem Ele ensinou. O que Ele ensinou. Como Ele ensinou.

Permita-nos examinar por que, quando, onde, e a quem Jesus ensinou. Os captulos seguintes enfocam na mensagem (o que) e nos mtodos (como) de Sua misso. POR QUE ELE ENSINOU: Jesus ensinou porque Ele era comissionado por Deus para fazer isso. A misso [razo ou propsito] de Jesus se resume nas seguintes Escrituras: No penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; no vim para revogar, vim para cumprir (Mateus 5.17). Ide, porm, e aprendei o que significa: Misericrdia quero e no holocaustos; pois no vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento (Mateus 9.13). No penseis que vim trazer paz terra; no vim trazer paz, mas espada (Mateus 10.34). (Jesus quis dizer que Sua mensagem causaria diviso; alguns o aceitariam e alguns no). Mas Jesus respondeu: No fui enviado seno s ovelhas perdidas da casa de Israel (Mateus 15.24). Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido (Mateus 18.11). Veja tambm Lucas 19.10. Tendo Jesus ouvido isto, respondeu-lhes: Os sos no precisam de mdico, e sim os doentes; no vim chamar justos, e sim pecadores (Marcos 2.17). Jesus, porm, lhes disse: Vamos a outros lugares, s povoaes vizinhas, a fim de que eu pregue tambm ali, pois para isso que

eu vim (Marcos 1.38). E lhes disse: Assim est escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remisso de pecados a todas as naes, comeando de Jerusalm. Vs sois testemunhas destas coisas (Lucas 24.46-48). Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra (Joo 4.34). Tambm no tendes a sua palavra permanente em vs, porque no credes naquele a quem ele enviou (Joo 6.38). Ento, lhe disse Pilatos: Logo, tu s rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que da verdade ouve a minha voz (Joo 18.37). Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que cr em mim no permanea nas trevas (Joo 12.46). Ento, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou. Prosseguiu Jesus: Eu vim a este mundo para juzo, a fim de que os que no vem vejam, e os que vem se tornem cegos (Joo 9.38). O ladro vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundncia (Joo 10.10). QUANDO E ONDE ELE ENSINOU: Jesus ensinou no dia de Sbado: Depois, entraram em Cafarnaum, e, logo no sbado, foi ele ensinar na sinagoga (Marcos 1.21). Tambm veja Lucas 4.31; 6.6; 13.10. Jesus ensinou diariamente: Diariamente, Jesus ensinava no templo... (Lucas 19.47). Ele ensinou nas cidades e povoados: Jesus, porm, lhes disse: Vamos a outros lugares, s povoaes vizinhas, a fim de que eu pregue tambm ali, pois para isso que eu vim (Marcos 1.38). E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenas e enfermidades (Mateus 9.35). Ver tambm Mateus 11.1; Marcos 1.38; 6.6; Lucas 13.22. Ele ensinou nos centro de adorao religiosa:

Percorria Jesus toda a Galilia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenas e enfermidades entre o povo (Mateus 4.23). Ver tambm Mateus 13.54; Marcos 1.21; 6.2; Lucas 4.15; 6.6; 13.10; Joo 6.59; 18.20). Tendo Jesus chegado ao templo, estando j ensinando, acercaramse dele os principais sacerdotes e os ancios do povo, perguntando: Com que autoridade fazes estas coisas? E quem te deu essa autoridade? (Mateus 21.23). Veja tambm Mateus 26.55; Marcos 12.35; 14.49; Lucas 19.47; 20.21; 21.37; Joo 7.14, 28; 8.2, 20). Ele ensinou em qualquer parte e por todas as partes: De novo, saiu Jesus para junto do mar, e toda a multido vinha ao seu encontro, e ele os ensinava (Marcos 2.13). Ver tambm Marcos 4.1; 10.1; Lucas 5.3. A QUEM ELE ENSINOU: Jesus ensinou s multides: Vendo Jesus as multides, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discpulos; e ele passou a ensin-los, dizendo (Mateus 5.1-2). (Veja a seo Para Estudo Adicional deste captulo para referncias adicionais sobre o ministrio de Jesus s multides). Jesus ensinou aos indivduos: Ver a Joo 3 e 4 a seo Para Estudo Adicional deste captulo para referncias sobre o ministrio de Jesus aos indivduos. Jesus ensinou aos homens e mulheres em todos os nveis da sociedade: Ele ensinou ao rico: Marcos 10.17-22 Ele ensinou aos pobres: Lucas 4.18 Ele ensinou a todos os nveis da sociedade: A mulher de Samaria era de uma classe baixa (Joo 4). Nicodemos era um dos principais dentre os judeus e um membro da classe alta (Joo 3). Ele ensinou aos de Sua prpria raa: Mateus 15.24; Lucas 23.5. Ele ensinou aos de outras raas. Veja Joo 4, onde Jesus ensinou mulher samaritana. Ele ensinou aos lderes religiosos: Lucas 5.17. Ele ensinou todas as idades: Ele ensinou aos governantes jovens (Marcos 10.17-22) e um homem que havia esperado 38 anos por um milagre (Joo 5.116). Sua misso de ensino era ao mundo inteiro, s pessoas de cada cultura, tribo e lngua: Lucas 4.43.

Jesus deu ensinamentos especiais aos Seus discpulos: Assim, lhes ensinava muitas coisas por parbolas, no decorrer do

seu doutrinamento (Marcos 4.2). Ento, despedindo as multides, foi Jesus para casa. E, chegandose a ele os seus discpulos, disseram: Explica-nos a parbola do joio do campo (Mateus 13.36). Jesus ensinou lies especiais aos Seus discpulos porque eles eram os homens que Ele estava treinando para a liderana na Igreja. s vezes Jesus combinou os grupos e os ensinou juntamente: Veja Lucas 15.1 a 17.11. ASSIM COMO O PAI ME ENVIOU, EU TAMBM VOS ENVIO Jesus fez uma declarao importante concernente a Seus seguidores que se aplica a todos os verdadeiros crentes. Ele disse... Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu tambm vos envio (Joo 20.21). Isto significa que os crentes so enviados ao mundo com a mesma misso que Jesus. Como Jesus, ns somos mestres vindos de Deus. Ns podemos brevemente resumir nossa misso de ensinar por esta declarao: Como o Pai enviou Jesus, assim tambm ns temos sido enviados para alcanar propsitos semelhantes. Sua misso nossa misso. Visto que ns temos a mesma misso que Jesus, ns devemos seguir Seu exemplo com respeito a quem, onde e quando ns devemos ensinar. Nossa misso para todas as pessoas, em qualquer parte, onde quer que seja. Ns tambm devemos permitir a Deus que Ele desenvolva em nossas vidas qualidades espirituais semelhantes s de Jesus. Reveja esta lio acerca da misso de Jesus. Enquanto voc faz isto, recorde que voc enviado a um mundo perdido com uma misso similar.

TESTE SEU CONHECIMENTO 1. Escreva o versculo-chave de memria. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 2. Qual a funo de Deus o Pai no ensinamento? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 3. Qual a funo de Jesus Cristo no ensinamento? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 4. Quais so as funes do Esprito Santo no ensinamento? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 5. Preencha estes espaos em branco com as palavras corretas. ______________ ______________________ o mestre supremo, o exemplo para todos seguirem. 6. Liste algumas das qualidades positivas da personalidade que devem se desenvolver na vida de um mestre. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 7. Resuma a misso de Jesus como um maestro vindo da parte de Deus. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 8. Escreva um breve resumo sobre cada um dos seguintes temas. Durante Seu ministrio terreno... Onde Jesus ensinou? _____________________________________________________________________ Quando Jesus ensinou? _____________________________________________________________________ Quem Jesus ensinou? _____________________________________________________________________ 9. Que referncia bblica confirma que ns somos enviados por Jesus como foi enviado por Deus o Pai? _____________________________________________________________________ 10. Brevemente resuma sua misso como mestre vindo da parte de Deus. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ (As respostas se encontram ao final do ltimo captulo deste manual). PARA ESTUDO ADICIONAL 1. Estude as seguintes referncias para o estudo adicional do ministrio de Jesus s multides: Mateus: 5:1-2; 7:28-29; 8:1-2 [individual no meio da multido]; 8:16-17,34; 9:18,36-38; 11:7; 13:1-9; 14:13-23; 15:30-39; 17:14; 19:2; 20:29-34; 21:8-11; 22:23; 26:47. Marcos: 1:33-35,45; 2:1-5,7-15,20-21,32-35; 4:1-36; 5:14-17,21-43; 6:2-5,3346,55-56; 7:24,31-37; 8:1-9; 9:14-27; 10:1,46-52; 11:8-10; 14:43-52; 15:8.

Lucas: 2:45-52; 4:16-30,40-44; 5:1,15-16,18-26; 6:17-7:1; 7:11-18; 8:1,37,40,56; 9:12-18,37; 12:1; 13:11-17; 18:35-43; 19:1-10,36-40; 22:47; 23:1. Joo: 2:1-11; 4:39-42; 5:1,13; 6:5-15,22; 7:40; 8:1-9; 12:9,12-13. 2. Estude as seguintes referncias para o estudo adicional sobre o ministrio de Jesus aos indivduos. Mateus: Captulo 8 (o leproso, o servo, a sogra de Pedro, o escriba); Captulo 9 (um homem enfermo de paralisia, a mulher enferma, a criana); 12.9-13 (um homem com uma mo mirrada); 12.22 (possesso de demnios); 15.21-28 (a mulher com a filha possuda por demnio); 17.17-18 (um homem com o filho possudo por demnio); 19.16-22 (o jovem rico); 22.34-40 (o advogado); 26.6-13 (a mulher com o ungento). Marcos: 1.23-26 (o homem na sinagoga com o esprito imundo); 1.40-45 (o leproso); 5.1-20 (Legio); 8.22-26 (o homem cego); 10.46-52 (o cego Bartimeu). Lucas: 7.11-17 (o homem morto); 8.2 (Maria Madalena); 9.57-62 (indivduos que seriam discpulos); 10.25-37 (o advogado); 10.38-42 (Marta); 12.13-15 (um irmo preocupado com a herana); 13.10-17 (a mulher com o esprito de enfermidade); 13.23-30 (o interrogador no identificado); 14.1-6 (o homem com hidropisia); 19.1-10 (Zaqueu). Joo: 1.47-51 (Natanael); Captulo 3 (Nicodemos); 4.4-42 (a mulher de Samaria); 5.1-16 (o homem coxo dce Betesda); 8.1-11 (a mulher em adultrio); Captulo 9 (o homem cedo desde o nascimento); Captulo 11 (Lzaro, Marta); 13.1-10; 21.15-25 (Pedro); 19.25-27 (Sua me); 20.11-18 (Maria); 20.24-29 (Tom). 3. Jesus chamado de mestre cerca de 48 vezes nos Evangelhos. Encontre e marque estas referncias em sua Bblia. 4. O Instituto Internacional Tempo de Colheita tem um curso intitulado O Ministrio do Esprito Santo que proporciona instruo adicional sobre a importncia do Esprito Santo na vida e ministrio. 5. Voc aprendeu nesta lio como Jesus ensinou quando queria e em todo lugar. Isto seguiu o princpio de Deus no Antigo Testamento cedido em Deuteronmio 6.6-7. Leia esta passagem em sua Bblia. 6. Estude os grficos que seguem e que adicionam nossa compreenso sobre os agentes divinos por trs do ensinamento bblico: A NATUREZA DA REVELAO BBLICA 1 Corntios 2.9-13 Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em corao humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Esprito; porque o Esprito a todas as coisas perscruta, at mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, seno o seu prprio A informao no baseada na informao humana. Propsito do Esprito no ensino.

esprito, que nele est? Assim, tambm as coisas de Deus, ningum as conhece, seno o Esprito de Deus. Ora, ns no temos recebido o esprito do mundo, e sim o Esprito que vem de Deus, para que conheamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto tambm falamos, no em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Esprito, conferindo coisas espirituais com espirituais. 1 Corntios 2:1 - 4:7 NOSSA PARTE

O propsito da revelao.

A revelao liberada em palavras ensinadas pelo Esprito Santo.

A PARTE DE DEUS

... Quando fui ter convosco, anunciandovos o testemunho de Deus, no o fiz com ostentao de linguagem ou de sabedoria. Porque decidi nada saber entre vs, seno a Jesus Cristo e este crucificado. A minha palavra e a minha pregao no A demonstrao do Poder do Esprito. consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstrao do Esprito e de poder. Entretanto, expomos sabedoria entre os Que tem sido revelada por Deus - o experimentados... a sabedoria de Deus... Esprito retira o vu das coisas que nunca foram reveladas ao homem natural. - Ele compartilha as verdades mais profundas de Deus. - Somente o Esprito entende os pensamentos de Deus. Ele d a viso da graa de Deus. Disto tambm falamos, no em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Esprito... Ns as apreciamos... Ns temos a mente de Cristo... Ns somos apenas servos... Alguns de ns plantam, outros regam... Ns no somos nada em ns mesmos, comparado com... O que planta e o que rega so um em objetivo... A quem o Senhor tem dado numa tarefa. Porm Deus quem d o crescimento. Deus que d o crescimento. Porm, cada um consegue sua prpria recompensa segundo o seu trabalho. Que o Esprito ensina. Pela viso espiritual.

Ns somos colaboradores de Deus; vocs Segundo a comisso de Deus. so a lavoura e o edifcio de Deus. Um o que coloca o fundamento (Cristo) e outro edifica sobre ele...

Cada um deve ter cuidado sobre como edifica...

O dia do juzo provar por fogo a obra de cada um; se sua obra sobreviver ao teste ele receber sua recompensa. Onde o Esprito tem a sua casa permanente. Nosso nico juiz Deus mesmo, aquele que d a conhecer os motivos secretos do corao e d louvor a cada um segundo suas obras. Tudo o que ns temos um dom de Deus que exclui o gloriar-se.

Ns somos o templo de Deus. A sabedoria do mundo loucura para Deus; ns no podemos nos gloriar no homem, porm tudo [espiritual] pertence a voc em Cristo; em Deus ns somos servos de Cristo e mordomos das verdades de Deus, aqueles que devem ser dignos de confiana...

Captulo Trs UM MESTRE VINDO DA PARTE DE DEUS: A MENSAGEM - PARTE I


OBJETIVOS: Ao concluir este captulo voc ser capaz de: Resumir a mensagem bsica ensinada por Jesus Cristo. Dar uma referncia bblica que resume os elementos bsicos da mensagem do Evangelho. Reconhecer que os crentes devem ensinar a mesma mensagem que Jesus ensinou. Reconhecer que ensinamento e pregao devem ser acompanhados com a demonstrao do poder de Deus. Identificar a Bblia como a base para o ensinamento no Reino de Deus.

VERSCULOS-CHAVE: E, medida que seguirdes, pregai que est prximo o reino dos cus. Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demnios; de graa recebestes, de graa da (Mateus 10.7-8).

INTRODUO No ltimo captulo voc aprendeu sobre a misso de ensino de Jesus que agora responsabilidade dos crentes. Voc aprendeu sobre as qualidades de Seu estilo de vida que devem ser evidentes em sua vida como um mestre. Voc aprendeu por que, quando, onde e a quem Jesus ensinou. Neste e no captulo seguinte voc aprender o que Jesus ensinou. Jesus no tinha toda uma vida para treinar a Seus discpulos. Ele s tinha uns poucos anos, por isso Ele enfocou Seu ensinamento nos conceitos importantes. O contedo de Sua mensagem deve ser o enfoque de sua prpria misso para ensinar. A MENSAGEM BSICA A Mensagem bsica de Jesus pode ser resumida em uma frase: Ele ensinou todas as coisas acerca do Reino de Deus. Todos os homens vivem no reino natural deste mundo. Eles vivem em uma cidade ou povo que parte de uma nao. Essa nao um reino do mundo. Alm dos reinos naturais deste mundo h dois reinos espirituais. Cada pessoa um residente de um destes dois reinos: o Reino de Satans ou o Reino de Deus. Os incrdulos so parte do

Reino de Satans. Satans governa suas vidas. Eles tm um mpio, imoral e carnal estilo de vida pecador. Aqueles que se arrependeram do pecado e tem aceitado a Jesus como seu salvador pessoal so cidados do Reino de Deus. Deus seu Rei e governa suas vidas. O Evangelho do Reino de Deus era o propsito central da vida de Cristo. Ele comeou Seu ministrio terreno declarando a chegada do Reino: Da por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque est prximo o reino dos cus (Mateus 4.17). Ele concluiu Seu ministrio terreno falando das coisas que pertencem ao Reino: A estes tambm, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus (Atos 1.3). Entre o princpio e o fim de Seu ministrio terreno, o Reino de Deus foi o enfoque de Seu ensino. Ele disse: necessrio que eu anuncie o evangelho do reino de Deus tambm s outras cidades, pois para isso que fui enviado (Lucas 4.43). As parbolas de Jesus enfocaram o Reino. Seus milagres foram uma demonstrao do Reino de Deus em ao. Jesus ensinou s pessoas como entrar no Reino atravs da experincia do novo nascimento (Joo). Isto evangelismo. Jesus tambm ensinou as pessoas como viver sendo parte do Reino de Deus desenvolvendo o estilo de vida do Reino. (Para um exemplo, leia Mateus 5 a 7). Isto discipulado. Devido importncia do assunto do Reino de Deus, o Instituto Internacional Tempo de Colheita oferece um curso intitulado Vivendo no Reino. Se voc ainda no tem estudo este curso importante que voc o faa. Ele contm ensinamentos detalhados sobre o Evangelho do Reino. Outro curso oferecido pelo Instituto Internacional Tempo de Colheita, Fundamentos da F:, proporciona ensinamentos nas verdades bsicas [os fundamentos espirituais] sobre as quais o Reino repousa. Se voc est tomando os cursos do Instituto em sua ordem sugerida, voc j estudou estes cursos e entendeu como entrar e viver como parte do Reino de Deus. esta a mensagem que voc deve pregar e dever ensinar aos outros. OS ELEMENTOS BSICOS DO EVANGELHO H uma passagem no Novo Testamento que resume a mensagem bsica do Evangelho: Irmos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele tambm sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vo. Antes de tudo, vos entreguei o que tambm recebi:

que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras (1 Co 15.1-4). Os elementos bsicos da mensagem do Evangelho so que Jesus morreu por nossos pecados segundo as Escrituras, que Ele foi sepultado e ressuscitou segundo as Escrituras. Quando voc prega ou ensina o Evangelho do Reino, sua mensagem deve incluir estes fatos bsicos. Jesus o enfoque da mensagem do Evangelho. O ensino bblico sempre deve envolver evangelizao [como entrar no Reino de Deus] ou discipulado [como viver no Reino de Deus]. A PALAVRA DE DEUS Jesus ensinou a mensagem de Deus em verdade: E enviaram-lhe discpulos, juntamente com os herodianos, para dizer-lhe: Mestre, sabemos que s verdadeiro e que ensinas o caminho de Deus, de acordo com a verdade, sem te importares com quem quer que seja, porque no olhas a aparncia dos homens (Mateus 22.16). Ele ensinou doutrina: Assim, lhes ensinava muitas coisas por parbolas, no decorrer do seu doutrinamento (Marcos 4.2). Voc aprender enquanto estuda os mtodos de ensino de Jesus que Ele freqentemente usou nas Escrituras do Antigo Testamento. O ensino bblico deve incluir a revelao total da Palavra de Deus, pois ela a base da instruo que nos ensina como viver no Reino de Deus: Toda a Escritura inspirada por Deus e til para o ensino, para a repreenso, para a correo, para a educao na justia, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (2 Tm 3.16-17). A COMISSO AOS CRENTES Os crentes so comissionados por Jesus para ensinar e pregar a mesma mensagem: O Evangelho do Reino de Deus. Jesus disse aos Seus seguidores: E, medida que seguirdes, pregai que est prximo o reino dos cus. Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demnios; de graa recebestes, de graa da (Mateus 10.7-8). E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura (Marcos 16.15). O ensinamento de Jesus sempre incluiu a nfase na reproduo. Aqueles que se tornaram parte do Reino de Deus tinham a responsabilidade de se reproduzir e trazer outros ao Reino. Assim o Reino continuaria crescendo e estendendo-se por todo o mundo. Os novos convertidos no Reino devem se tornar discpulos. Um discpulo um aluno de um mestre, algum que aprende e pe em prtica aquilo que ele aprende. Os

discpulos devem, ento, tornarem-se apstolos. Um apstolo um enviado com uma comisso especial para representar aquele que o enviou. Por que voc recebeu o Evangelho livremente de Jesus, voc deve compartilh-lo livremente com outros. O modelo resumido pelo Apstolo Paulo: E o que de minha parte ouviste atravs de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiis e tambm idneos para instruir a outros (2 Tm 2.2). importante que voc seja fiel comisso de estender o Evangelho do Reino porque quando voc completar a tarefa, os reinos deste mundo acabaro: E ser pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as naes. Ento, vir o fim (Mateus 24.14). A DEMONSTRAO DE PODER A mensagem do Reino de Deus no somente para ser uma mensagem verbal. A mensagem deve ser acompanhada por uma demonstrao do poder do Reino em ao. Jesus disse: O Esprito do Senhor est sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertao aos cativos e restaurao da vista aos cegos, para pr em liberdade os oprimidos (Lucas 4.18). O Reino de Deus foi demonstrado enquanto Jesus ensinava: Percorria Jesus toda a Galilia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenas e enfermidades entre o povo (Mateus 4.23). Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, ser considerado mnimo no reino dos cus; aquele, porm, que os observar e ensinar, esse ser considerado grande no reino dos cus (Mateus 5.19). Quando Jesus comissionou a Seus seguidores para estender o Evangelho do Reino, Ele lhes disse... Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demnios; de graa recebestes, de graa da (Mateus 10.8). A mensagem do Reino de Deus deve ser acompanhada por uma demonstrao de Seu poder, poder que muda vidas. Devido importncia deste assunto, o Instituto Internacional Tempo de Colheita oferece um curso intitulado Princpios de Poder. As tticas de ensino que voc est aprendendo neste curso devem acompanhar a demonstrao de poder, ento importante que voc estude e aplique os princpios ensinados em ambos os cursos.

TESTE O SEU CONHECIMENTO 1. Escreva os versculos-chave de memria. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 2. Qual foi a mensagem bsica ensinada por Jesus Cristo? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 3. D uma referncia bblica que resume os elementos bsicos da mensagem do Evangelho. _____________________________________________________________________ 4. esta declarao verdadeira ou falsa: os crentes devem ensinar e pregar a mesma mensagem que Jesus. A declarao _________________________. 5. O ensino e a pregao do Evangelho sero acompanhados pela demonstrao do _____________________ de Deus. 6. Qual o livro bsico para instruo que ensina sobre o Reino de Deus? _____________________________________________________________________ (As respostas se encontram ao final do ltimo captulo deste manual).

PARA ESTUDO ADICIONAL 1. Obtenha o curso do Instituto Internacional Tempo de Colheita intitulado A Vida do Reino para estudo adicional do Reino espiritual sobre o que Jesus ensinou. 2. Fundamentos da F um curso do Instituto Internacional Tempo de Colheita que explicas as verdades bsicas sobre as quais o Evangelho do Reino de Deus descansa. importante que voc tambm aprenda estas verdades. 3. Obtenha o curso do Instituto Internacional Tempo de Colheita, Princpios de Poder, para estudo adicional de como a demonstrao de poder ser combinada com o ensinar e o pregar.

Captulo Quatro UM MESTRE VINDO DA PARTE DE DEUS: A MENSAGEM - PARTE II


OBJETIVOS: Ao concluir este captulo voc ser capaz de: Continuar estudando a mensagem ensinada por Jesus. Usar esta lio para compartilhar os ensinos de Jesus Cristo com outros.

VERSCULO-CHAVE: Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos esta: que Deus luz, e no h nele treva nenhuma (1 Joo 1.5).

INTRODUO A mensagem geral de Jesus era o Evangelho do reino. Porm, quais foram os detalhes especficos de Seu ensino? COMO ESTUDAR O QUE JESUS ENSINOU 1. Obtenha uma edio da Bblia que tem letras vermelhas. Esta uma Bblia que tem tudo o que Jesus falou impresso em vermelho. Voc pode estudar Seus ensinamentos em detalhe estudando tudo o que est impresso em vermelho nos livros de Mateus, Marcos, Lucas, Joo e Atos captulo 1. (Se voc no pode obter tal Bblia, ento pode usar uma Bblia regular e pode subtrair tudo o que Jesus disse). 2. Estude Atos e as Epstolas [Romanos at Judas] no Novo Testamento. Observe o que estes crentes ensinaram enquanto eles cumpriram a comisso do ensinamento dado por Jesus. 3. Use o seguinte esboo para estudar e ensinar o que Jesus ensinou. ENSINANDO O QUE JESUS ENSINOU Este esboo lista as referncias para todos os assuntos que Jesus ensinou durante Seu ministrio terreno. Os ensinamentos so agrupados de acordo com o tema geral. H quatro livros principais na Bblia que registram os ensinamentos de Jesus. Estes so os livros de Mateus, Marcos, Lucas e Joo. Freqentemente um certo ensinamento de Jesus repetido nos quatros livros. As referncias neste captulo so organizadas para

combinar estes relatos semelhantes. Este esboo lhe ajudar a ensinar as verdades importantes que Jesus ensinou. Equipar voc a compartilhar a mensagem de Seu Evangelho com as naes do mundo. Nota: devido ao formato deste captulo ser de referncias, no h nenhum Teste ou a seo Para Estudo Adicional. A DEIDADE DEUS O PADRE: Mateus 11:27; 19:17,26; 22:32; 23:9 Marcos 12:26-27,29; 10:18,27 Lucas 10:22; 18:19,27; 20:37-38 Joo 4:24; 5:17,37; 6:46; 10:29; 14:28,31; 15:8 O FILHO, JESUS CRISTO: A Natureza Divina: Mateus 9:5-6; 10:32-33; 11:4-6,27; 12:6,41-42; 16:13,15,17,27; 21:42; 22:42-45; 23:10; 26:53,64; 27:11; 28:18 Marcos 2:9-11,28; 8:27,29; 12:10-11,35-37; 14:62; 15:2 Lucas 5:23-24; 6:5; 7:22-23; 9:18,20; 10:22; 11:20,31-32; 19:40; 20:17-18,41-44; 22:69-70; 23:3 Joo 1:51; 3:13; 4:10,26,32; 5:17,19-23,26-27,30-32,34,36-37,39,41; 6:27, 29, 35, 46, 51, 62; 7:17-18; 8:14,16-19,23,25,29,42, 50,54-56,58; 9:35,37; 10:25,30,3438; 12:30,44-45; 13:31-32; 14:1,6,7,9-11,20; 15:23; 16:15,27-28; 17:1-3,5,8,1011,21-24,28-29; 18:36-37; 19:11 A Natureza Humana: Mateus 3:15; 8:20; 11:19; 26:10-13,38-39,42,45; 27:46 Marcos 14:7-9,26,34,36,41; 15:34 Lucas 7:34; 9:58; 22:28,42; 24:39,41 Joo 4:7; 12:7-8; 19:26,28; 20:27; 21:5,12 Sua Misso: Mateus 4:4; 5:17; 9:12-13; 10:34-36; 11:15; 15:26; 18:11-13; 21:33-40 Marcos 1:38; 2:17; 4:21-22; 7:16,27; 12:1-9 Lucas 2:49; 4:18-19,21,23-27,43; 5:31-32; 8:16,17; 11:30,33; 12:2-3,14,49,51-53; 13:32-33; 19:10; 20:9-16 Joo 3:19-21; 4:13,14,34; 5:25,28-30; 6:38-40,50,55,56,58; 7:7,16; 8:12,26; 9:35,39; 10:1-5,7,9-18,27-29; 11:4,9,10; 12:26,27,47-50; 13:20; 18:15,16,37 Seu Ministrio: Mateus 9:15,37,38; 12:25-30; 20:28 Marcos 2:19; 3:23-27; 10:45 Lucas 5:34; 11:17-23 Joo 2:4; 3:11; 4:35-38; 12:35,36 Sua Posio: Mateus 10:29-30; 11:28-31

Lucas 4:18,19; 8:52 Joo 6:37; 7:37; 10:9; 11:25,26; 12:32; 14:1,2,6,13,14,16,27; 15:1,2,4-6,9-11,1516,18,19; 16:1,4,23,24,33 O ESPRITO SANTO: Mateus 10:19,20; 12:31,32; 28:19 Marcos 3:28,29 Lucas 12:10-12 Joo 3:8; 6:63; 16:7-11,13,14; 20:22 Atos 1:8 O REINO DE DEUS E O CU Mateus 4:17; 5:20; 6:33; 7:21; 8:11; 10:7; 11:11-13; 13:3-8,11,18-33; 3750,52;16:28; 22:2-14; 25:14-30; 26:29 Marcos 4:3-8,11-20,26-29; 9:1; 14:25 Lucas 8:5-15; 9:27; 10:11; 11:20; 12:31; 13:18-21,29,30; 17:20,21; 19:12-27; 21:31; 22:18 A IGREJA Mateus 5:13-15; 12:48-50; 16:18,19; 18:17-20; 21:13; 23:16-21; 24:22,31 Marcos 3:33-35; 11:17; 12:10; 13:20,27 Lucas 8:21; 11:23; 12:32; 19:26 Joo 2:16; 4:23,24; 13:35; 17:20,21; 20:23 A LEI, AS ESCRITURAS, OS PROFETAS Mateus 5:17,18; 7:12; 8:4; 11:13; 21:42; 26:54 Marcos 1:44; 12:10,11; 14:21,29 Lucas 5:14; 10:26, 28; 16:16, 17, 29-31; 17:14; 18:31; 21:22; 22:22, 37; 24:25, 26, 44, 46 Joo 5:39,45-47; 7:12,19; 8:17,18; 10:34-36; 15:25 A PALAVRA Mateus 4:4; 7:24-27; 10:27; 11:15; 13:3-9,19-23; 28:19,20 Marcos 4:3-9,14-20,23,24; 13:31 Lucas 4:4,18,19,43; 6:46-49; 8:5-8,10-15,18; 10:24 Joo 3:11; 5:24,25,28,46,47; 6:63; 7:17,18; 8:14,31,32,38,45-57; 10:27; 12:47-50; 14:10,21,23-25; 15:7, 10, 12, 14, 15, 17, 20, 22; 16:12, 13, 25, 33; 17:6-8, 13, 14, 19, 20, 25, 26; 18:20,37 A ANTIGA E A NOVA DISPENSAO A antiga dispensao se refere maneira que Deus tratou com a humanidade durante o perodo registrado no Antigo Testamento. Inclui o governo pela lei e os vrios sacrifcios pelo pecado descrito no livro de Levtico. A nova dispensao se refere nova maneira que Deus trata com a humanidade desde o tempo do ministrio terreno de Jesus Cristo. Ele no conhecido como o perodo da graa durante o qual o sacrifcio pelo pecado foi feito pela ltima vez atravs da morte de Jesus na cruz.

O PROFETA ANUNCIANDO A NOVA DISPENSAO: Um homem chamado Joo Batista foi o profeta enviado por Deus para anunciar aos homens a nova dispensao. Jesus ensinou acerca das seguintes passagens: Mateus 7:11; 11:7-11,14,18; 21:25 Marcos 9:13; 11:30 Lucas 7:24-28,33; 20:4 Joo 5:33,35 ENSINAMENTO SOBRE AS DISPENSAES: Os ensinamentos de Jesus com respeito s dispensaes antiga e nova se encontram nas seguintes passagens: Mateus 5:17; 11:27; 26:27,28 Marcos 14:24 Lucas 10:22; 16:16; 22:20 Joo 4:23; 5:25; 6:32,33,49,58 1 Corntios 11:25 OS DISCPULOS Jesus escolheu doze homens para serem Seus discpulos durante seu ministrio terreno. ENSINAMENTOS GERAIS: Mateus 13:11,16,17,51; 16:8-11; 17:7; 18:18; 21:2,3; 23:10; 24:9; 26:38,40,45 Marcos 4:11,12,35; 6:31; 8:17-20; 11:2,3; 13:9,11,13; 14:27,32, 34,41; 16:15 Lucas 8:10,22; 10:23-24; 19:30,31; 21:14-19; 22:28-30,35,36,38; 24:49 Joo 6:61,67,70; 12:30; 14:25,31; 15:12,16-20,27; 16:2,3,27,32; 20:21-23 ENSINAMENTOS ESPECFICOS: Os seguintes ensinamentos se dirigiram a discpulos especficos: Pedro e Andr: Mateus 4:19 Marcos 1:17 Mateus: Mateus 9:9 Marcos 2:14 Pedro: Mateus 16:17-19,23; 17:25-27; 26:34 Marcos 8:33; 14:30,37 Lucas 5:4,10; 22:31,32,34,51 Joo 1:42; 13:7,8,10,36,38; 18:11; 21:15-19,22 Tom: Joo 20:27,29

Felipe: Joo 14:9 Judas Iscariotes: Joo 13:27 ENVIANDO OS DISCPULOS Palavras especiais foram faladas por Jesus quando Ele mandou Seus discpulos para compartilharem o Evangelho do Reino. PALAVRAS FALADAS AOS DOZE DISCPULOS: Mateus 10:5-42 Marcos 6:10,11 Lucas 9:3-5 PALAVRAS FALADAS AOS SETENTA: Lucas 10:3-12,16,19,20 AS ORAES DE JESUS Estas referncias envolvem as oraes registradas de Jesus. Alm de aprender o que Jesus ensinou sobre a orao, importante examinar como Ele colocou Seus ensinamentos em prtica em Sua prpria vida de orao. Mateus 6:9-13; 11:25,26; 26:36,39,42 Marcos 14:36 Lucas 10:21; 11:2-4; 22:42 Joo 11:41,42; 17:1-26 OS EVENTOS NA VIDA DE JESUS Jesus ensinou acerca de eventos especiais que deveriam acontecer em Sua prpria vida e que Ele usou como ocasies especiais para compartilhar as verdades de Deus. Estas coisas incluem o seguinte: SOFRIMENTO E TENTAO: Mateus 17:12; 13:57; 26:38 Marcos 6:4; 9:12; 14:34 Lucas 4:24; 9:22; 17:25; 22:28; 24:46 A LTIMA CEIA: Mateus 26:18,26-29 Marcos 14:13-15,22,24,25 Lucas 22:8,10-12,15-20 1 Corntios 11:24,25 A TRAIO:

Mateus 17:22; 26:2,21,23-25,46,50,55 Marcos 14:18,20,21,42,48,49 Lucas 22:21,22,48,52,53 Joo 13:18,19,26; 18:4,5,7,8,23 A CRUCIFICAO: Lucas 9:44; 22:37 Joo 3:14; 8:28; 12:31,32 AS PALAVRAS NA CRUZ: Mateus 27:46 Marcos 15:34 Lucas 23:34,43,46 Joo 19:26,27,28,30 MORTE, RESSURREIO, E ASCENSO: Mateus 12:40; 17:19,22,23; 20:18,19; 26:12,31,32 Marcos 9:31; 10:33,34; 14:8,27,28 Lucas 5:35; 9:22; 12:50; 18:31-33 Joo 2:19; 3:13; 6:62; 7:33,34; 8:21; 10:17,18; 12:7,23,24; 13:33; 14:19,29; 16:57,16,19-22,25,26,32; 20:17 PALAVRAS FALADAS DEPOIS DA RESSURREIO: Mateus 28:9,10,18-20 Marcos 16:15-18 Lucas 24:17,19,25,26,36,38,39,41,44,46-49 Joo 20:15-17,19,21-23,26,27; 21:5,6,10,12,19,22 Atos 1:4,5,7,8 PROFECIA Jesus ensinou muito sobre o assunto de profecia. Uma profecia uma revelao de coisas que ainda no aconteceram. uma mensagem de Deus acerca do futuro. Os assuntos profticos que Jesus ensinou incluem: A SEGUNDA VINDA DE JESUS CRISTO: Mateus 24:6-47; 25:1-13; 26:64 Marcos 2:20; 8:38; 13:7-36; 14:62 JERUSALM: Mateus 5:34,35; 23:37-39; 24:2 Marcos 13:2 Lucas 13:34,35; 19:42-44; 21:20-24; 23:28-31 Joo 4:21 OS JUDEUS:

Mateus 8:11,12; 10:6; 11:16-19; 15:24,26; 21:31,32; 22:2-7 Marcos 7:27 Lucas 7:31-35; 21:24; 22:67,68 Joo 4:22; 7:19,21; 8:37-47,49; 9:41; 10:26,32; 18:20,36 OS ESCRIBAS, FARISEUS, E SADUCEUS: Mateus 12:34; 15:7-9,14; 16:6; 23:2-7,13-15,25-27,29-36 Marcos 7:6; 8:15; 12:38-40 Lucas 11:39,40-44,46-52; 12:1; 20:46,47 Joo 5:42 GENTIOS: Mateus 8:11; 21:43; 22:8-10; 24:14; 28:19 Marcos 13:10; 16:15 Lucas 13:29; 24:46,47 Joo 10:16 OS FALSOS PROFETAS E OS FALSOS ENSINAMENTOS: Mateus 7:15-18,20; 24:4,5,11,23,24,26 Marcos 13:5,6,21,22 Lucas 6:39,43,44; 17:1,2,22,23; 21:8 Joo 10:1,8 O PECADO Uma definio simples para o pecado que ele a transgresso ou rompimento da lei de Deus. Jesus ensinou acerca do pecado: SATANS E O PECADO: Mateus 4:10; 12:26,27; 13:19; 16:23; 25:41 Marcos 3:23,26; 4:15; 8:33 Lucas 4:8; 10:18; 11:18,19; 22:31 Joo 8:34-36; 14:30 A BLASFMIA: Mateus 12:31,32; 15:19 Marcos 3:28,29; 7:21,22 Lucas 12:10 O CETICISMO: Mateus 14:31; 17:17,20 Marcos 2:8; 9:19; 16:16 Lucas 9:41 Joo 3:11,12,18; 4:48; 5:38,40,43-47; 6:64; 8:24,45-47; 12:47,48; 15:22,24, A HIPOCRISIA:

Mateus 6:2,16; 15:7,8; 23:13-15,25,27-29 Marcos 7:6; 12:40 Lucas 11:44; 12:1; 20:47 ORGULHO: Mateus 23:5-7,12 Marcos 7:21,22; 12:38,39 Lucas 11:43; 14:11; 20:46 A IRA: Mateus 5:22 O ASSASSINATO: Mateus 5:21; 15:19; 19:17,18 Marcos 7:21; 10:19 Lucas 18:20 Joo 8:44 O ADULTRIO, A FORNICAO, A LASCVIA: Mateus 5:27,28,32; 15:19; 19:9,11,12,17,18 Marcos 7:21,22; 10:11,12,19 Lucas 16:18; 18:20 O DIVRCIO: Mateus 5:31,32; 19:8,9 Marcos 10:3,5,11,12 Lucas 16:18 O ROUBO: Mateus 15:19; 19:17,18 Marcos 7:21,22; 10:19 Lucas 18:20 O FALSO TESTEMUNHO, O ENGANO, A FRAUDE: Mateus 15:19; 19:17,18 Marcos 7:21,22; 10:19 Lucas 18:20 Joo 8:44 OS PENSAMENTOS MAUS, O OLHO MAL, A MALDADE, A NECESSIDADE: Mateus 6:23; 9:4; 15:19; 20:15 Marcos 7:21,22 Lucas 11:34 A COBIA:

Marcos 7:21,22 Lucas 12:15-21 O MATERIALISMO E O MUNDANISMO: Mateus 6:19-21,24; 12:39; 13:3,22; 16:4; 24:38,39 Marcos 4:3,7,18,19; 8:12 Lucas 8:14; 9:60; 10:41,42; 11:29; 14:16-24; 16:1-9,13,15; 17:26-29; 21:34 Joo 4:48; 6:27 O ATRASO: Atrasar significa demorar em fazer algo. Mateus 24:45-51 Lucas 12:42-47; 13:25-28; 14:16-20 JUZO: Mateus 7:1-5; 12:7 Marcos 4:24 Lucas 6:37,41,42 Joo 8:7,10,11,15 CEGUEIRA DE CORAO: Mateus 13:13-15; 15:14; 16:2,3 Marcos 4:12; 8:18,21 Lucas 8:10; 12:54-56 DESVIO: Desviar-se significa deixar de seguir a Jesus. Mateus 12:43-45 Lucas 11:24-26 O SACRILGIO: O Sacrilgio a violao do que sagrado: Mateus 7.6 AS DENNCIAS: Mateus 10:14,15; 11:22,23; 12:34,41,42; 13:13-15; 16:4; 18:7; 21:19; 23:1315,25,27,29,33-36 Marcos 6:11; 8:12; 11:14 Lucas 6:24-26; 9:5; 10:10-15; 11:29,32,42,44,46,47,49-52 A RETIDO Jesus gastou uma grande parte de Seu ministrio terreno ensinando sobre o assunto da retido ou justia, ou seja, como algum deve viver em correta relao com Deus, com os outros e consigo mesmo.

CHAMADOS RETIDO: Mateus 4:19; 8:22; 9:9; 14:29 Marcos 1:17; 2:14; 4:24; 10:21; 19:21 Lucas 5:27; 9:59,60; 18:22 Joo 1:38,39,43; 12:26; 21:19 A F: Mateus 8:10,13,26; 9:22,28,29; 14:27; 15:18; 17:20; 21:22 Marcos 4:40; 5:34,36; 6:50; 7:29; 9:23; 10:52; 11:22-24; 16:16-18 Lucas 7:9,50; 8:25,48,50; 17:6,19; 18:8,42 Joo 3:18; 6:20,29; 7:38; 9:35; 11:15,25,26,40,42; 14:1,12; 16:31; 20:27,29 A SALVAO ATRAVS DA F: Marcos 16:16 Joo 3:14-16,18; 5:24; 6:40,47; 11:25,26 O ARREPENDIMENTO: Mateus 4:17; 21:28-32 Marcos 1:15 Lucas 13:2-5; 15:4-32 O BATISMO: Mateus 21:25; 28:19 Marcos 11:30; 16:16 Lucas 20:4 Joo 3:5 Atos 1:5 A REGENERAO: Mateus 9:16,17 Marcos 2:21,22 Lucas 5:36-39 Joo 3:3,5-8,10 OS TRABALHOS: Mateus 5:16; 7:16-27; 12:33; 13:3,4,8,23; 21:19 Marcos 3:33-35; 4:3,4,8,20; 11:14 Lucas 6:43,44,46-49; 10:30-37; 13:6-9 Joo 7:17; 10:37,38; 15:8,16 OS GRANDES MANDAMENTOS: Mateus 7:12; 22:37-40 Marcos 12:29-31 Lucas 6:31

O AMOR: Mateus 5:43-47; 7:12 Lucas 6:27,28,32-35 Joo 13:34,35; 14:23,24; 15:12,13,17 A CARIDADE: Mateus 5:42; 6:1-4; 19:21 Marcos 10:21; 12:43,44 Lucas 6:30,38; 11:41; 12:33,34; 14:12-14; 16:9; 18:22; 21:3,4 PERDO E RECONCILIAO: Mateus 5:23-26; 6:14,15; 9:2,5,6; 16:18,19; 18:18,22-35 Marcos 2:5,9-11; 11:25,26 Lucas 5:20,23,24; 6:37; 7:40-48; 12:58,59; 17:3,4; 23:34; 24:46,47 Joo 20:23 A MISERICRDIA: Mateus 5:7; 9:13; 18:15-17,27,33 Lucas 6:36 A AUTO-RENNCIA: Mateus 10:37-39; 16:24-26 Marcos 8:34-37 Lucas 9:23-25; 14:26,27-33; 17:33 Joo 12:25 PUREZA E SINCERIDADE DE CORAO: Mateus 5:8,27,28; 6:22-24; 9:4; 12:34,35; 15:10,11,16-20 Marcos 7:18-23; 10:15 Lucas 4:12; 6:45; 11:34-36,41; 16:13; 18:17 A PUREZA E A CONVERSAO: Mateus 5:33-37; 12:36,37; 23:20-22 SUPERANDO A CARNE: Mateus 5:29,30; 6:16-18; 17:21; 18:8,9 Marcos 9:29,43-49 OBEDINCIA E SUBMISSO: Mateus 26:39,42; 28:19,20 Marcos 14:36 Lucas 22:42 Joo 7:17,18; 8:29,50; 14:15,21; 15:14; 18:11

SUBMISSO AUTORIDADE: Mateus 17:25-27; 22:19-21 Marcos 12:15-17 Lucas 20:24,25 FIDELIDADE E VIGILNCIA: Mateus 24:42-47; 25:13; 26:41 Marcos 13:33-37; 14:38 Lucas 12:35-40,42-44,47,48; 16:10-12; 21:36; 22:40,46 CONSTNCIA E PERSEVERANA: Mateus 5:13; 10:22; 13:3-9,18-23; 24:13 Marcos 4:3-9,13-20; 9:50; 13:13 Lucas 9:62; 14:34,35 Joo 8:31,32 PACINCIA: Lucas 21:19 Atos 1:7 O VALOR: Mateus 8:26; 14:27; 17:7 Marcos 4:40; 5:36; 6:50 Lucas 8:50 Joo 6:20 A NO-RESISTNCIA: Mateus 5:38-41,43-45; 26:52 Lucas 6:27-30 HUMILDADE E SIMPLICIDADE: Mateus 5:3,5; 11:25,26; 18:3,4; 20:25-27; 23:8,11,12 Marcos 9:33,35; 10:15,42-44 Lucas 9:48; 14:8-11; 18:14,17; 22:25-27 Joo 13:7,8,10,12-17 CONFIE NA PROVISO DE DEUS: Mateus 6:25-34 Lucas 12:6,7,22,24-32 A GRATIDO: Mateus 8:4 Marcos 1:44; 5:19 Lucas 5:14; 7:40-48,50; 8:39; 17:17,18

A TOLERNCIA: Marcos 9:39-41 Lucas 9:50 O DEVER: Lucas 17:7-10 A PERFEIO: Mateus 5:48; 7:13,14; 19:21 Marcos 10:21 Lucas 6:40; 12:57; 13:24; 18:22 AS BEATITUDES: Mateus 5:3-12; 11:6; 13:16 Lucas 6:20-23; 7:23; 10:23; 11:28 ENSINAMENTOS ESPECIAIS Jesus ensinou em outros assuntos importantes que ns temos agrupado sob este ttulo - Ensinamentos Especiais. Estes incluem: A EXPIAO PELO PECADO: Mateus 17:12; 20:18,19,28; 26:24,31,39,42 Marcos 9:12; 10:33,34,45; 14:21,24,36 Lucas 9:22,56; 13:34,35; 18:31-33; 19:10; 21:28; 22:19,22,37,42; 24:26,44,46,47 Joo 3:13-16,18; 5:39; 6:38-40,51; 8:24,28,56; 10:7,9-11,15-18,36; 11:25,26; 12:24,27,32,47; 13:7,8; 14:19; 15:13; 16:7,20,22,33; 17:1-4,19-21,23; 18:11; 19:30 1 Corntios 11:24,25 A IGUALDADE SOB A EXPIAO: Mateus 20:1-15 A ORAO: Mateus 6:5-13; 7:7-11; 18:19,20; 21:22; 26:41 Marcos 11:24; 14:38 Lucas 11:2-13; 18:2-8,10-14; 22:40,46 Joo 4:24; 14:13,14; 15:7; 16:23,24; A LETRA E O ESPRITO: Mateus 15:3-8,10,11,16-20; 23:16-26,28 Marcos 7:6-8,14,15,18-23 Lucas 11:39,40,42,44 Joo 6:63; 7:24

PREDESTINAO: Mateus 15:13; 20:23; 22:14; 24:22,31 Marcos 10:40; 13:20,27 Lucas 18:7 Joo 6:37,43-45,64,65; 15:16 A PROFISSO DE F: Mateus 10:32,33 Marcos 5:19; 8:38 Lucas 8:39; 9:26; 12:8,9 A RESPONSABILIDADE PESSOAL: Mateus 13:12; 22:11-13 Marcos 4:23-25 Lucas 8:18; 12:47,48 Joo 9:41 TRABALHO E AUTODESENVOLVIMENTO: Mateus 20:6; 25:14-30 Lucas 19:12-26 O SBADO: Mateus 12:3-5,8,11,12 Marcos 2:25-28; 3:4 Lucas 6:3-5,9; 13:15,16; 14:3,5 O MATRIMNIO: Mateus 19:4-6; 22:30 Marcos 10:6-9; 12:25 Lucas 20:34,35 AS CRIANAS: Mateus 18:3-6,10,14; 19:14; 21:16 Marcos 9:37,42; 10:14,15 Lucas 9:48; 18:16,17 OS POBRES: Mateus 11:5; 19:21; 26:11 Marcos 10:21; 14:7 Lucas 4:18,21; 6:20; 14:13,14; 18:22 Joo 12:8 O RICO: Mateus 19:23,24

Marcos 10:23-25 Lucas 14:12; 16:19-31; 18:24,25 A DOR: Mateus 5:4; 10:38; 11:28; 16:24; 23:38,39; 24:7,8; 26:38,39,42 Marcos 4:16,17; 8:34; 13:19; 14:34,36 Lucas 6:21; 9:23; 14:27; 21:22-26; 22:42; 23:28-30; 24:38 Joo 12:27; 14:1,27; 16:5,6,20-22; 18:11 PAZ E DESCANSO: Mateus 9:22; 10:13; 11:28-30; 26:45 Marcos 4:39; 5:34; 6:31; 9:50; 14:41 Lucas 7:50; 8:48; 10:5,6,41,42; 12:29; 19:42; 24:36 Joo 14:1,23,27; 16:33; 20:19,21,26 A ALEGRIA: Mateus 5:11; 6:17; 9:2; 13:44; 14:27; 18:12,13; 25:21,23 Marcos 6:50 Lucas 6:21-23; 10:20; 11:36; 15:4-10,32 Joo 4:36; 8:56; 13:17; 15:11; 16:20-22,24; 17:13 A SABEDORIA: Mateus 7:24; 10:16; 11:15,25; 13:51; 15:16; 16:2,3; 21:16; 24:45-47 Marcos 4:12; 7:14,16; 8:17,18,21 Lucas 6:47,48; 8:10; 10:21; 12:42-44,54-56; 16:1-8 Joo 8:12; 9:41; 12:46 A MORTE E O PARASO: Mateus 8:22; 9:24; 10:8,28; 16:28; 17:9,23; 22:32 Marcos 5:39; 9:1,31; 10:34; 12:25-27; 14:34 Lucas 7:22; 9:27,60; 12:4,5,20; 16:31; 18:33; 20:35-38; 23:43; 24:46 Joo 5:21,25,28,29; 6:39,40,49,58; 10:17,18; 11:4,14; 12:24; 15:13 PALAVRAS ESPECIAIS AOS INDIVDUOS Este grupo final de ensinamentos de Jesus composto de palavras especiais faladas a certos indivduos durante Seu ministrio terreno. Eles incluem o seguinte: NATANAEL: Joo 1:47,48,50 A MULHER DE SAMARIA: Joo 4:7,16-18

ZAQUEU, O PUBLICANO: Lucas 19:5,9 OS HOMENS CEGOS DE JERIC: Mateus 20:32 AS QUESTES DOS ESCRIBAS: Marcos 9:16 OS FILHOS DE ZEBEDEU: Mateus 20:21-23 Marcos 10:36,38-40 OS IRMOS DE JESUS: Joo 7:6-8 A QUESTO DO ESCRIBA: Marcos 12:34 MARTA: Lucas 10:41,42 O SUMO SACERDOTE E OS ANCIOS: Mateus 21:24,25,27 Marcos 11:29,30,33 Lucas 20:3,4,8 OS DISCPULOS DOS FARISEUS COM OS HERODIANOS: Mateus 22:18 Lucas 20:23 O SUMO SACERDOTE: Joo 18:21 PILATOS: Joo 18:34

Captulo Cinco UM MESTRE VINDO DA PARTE DE DEUS: OS MTODOS - PARTE I


OBJETIVOS: Ao concluir este captulo voc poder explicar como Jesus usou os seguintes mtodos de ensino: Os Milagres A Autoridade O Amor e a Compaixo A Associao e a Imitao A Resposta A Delegao O Ambiente A Demonstrao Visual O Princpio de Aprendizagem Gradual Grupos de Estudantes

VERSCULO-CHAVE: E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenas e enfermidades (Mateus 9.35).

INTRODUO Voc tem aprendido quando, onde, por que e o que Jesus ensinou durante Seu ministrio terreno. Neste e no captulo seguinte voc estudar como Jesus ensinou. Estas lies enfocam nos mtodos que Ele usou para ensinar. Um mtodo um plano, sistema, procedimento ou maneira de se fazer algo. Os mtodos de ensino de Jesus se referem a como Ele ensinou. Freqentemente, a Igreja tem estado satisfeita em usar os mtodos educacionais seculares em lugar daqueles revelados na Palavra de Deus. Os melhores mtodos para o ensino bblico so aqueles que Jesus usou, que demonstraram serem eficazes. Esta lio enfoca os mtodos gerais que acompanharam o ensino de Jesus. O captulo seguinte envolve mtodos especficos de instruo verbal. MILAGRES

Voc aprendeu que a mensagem do mestre dever ser acompanhada pela demonstrao do poder de Deus. Esta demonstrao de poder atrai as pessoas para ouvir a Palavra de Deus: Chegando o sbado, passou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se maravilhavam, dizendo: Donde vm a este estas coisas? Que sabedoria esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mos? (Marcos 6.2). Ver Mateus 13.54. Jesus usou os milagres para preparar os coraes das pessoas para receber as mensagens. Em Joo 9 leia a histria de Jesus corando um homem cego desde o nascimento. Como resultado de seu restabelecimento o testemunho do poder de Deus foi a seus vizinhos (9.8), aos lderes religiosos (9.13), e sua famlia (9.18). Em Joo 9, Jesus usou a cura para ensinar uma mensagem de Deus aos lderes religiosos. Os milagres de Jesus ministraram s pessoas em seu ponto de necessidade. Enquanto voc estuda mais sobre os milagres na seo Para Estudo Adicional desta lio, voc ver como Seus milagres satisfizeram as necessidades materiais, fsicas, emocionais, espirituais, mentais e naturais das pessoas. Os demnios foram expelidos, o morto foi levantado, o enfermo foi curado, o faminto foi alimentado, e aqueles em necessidade de libertao a receberam. No h nenhum mtodo melhor para ilustrar e confirmar uma mensagem bblica que a demonstrao do poder de Deus. Este poder satisfaz a necessidade humana e traz mudanas s vidas das pessoas. por isso que Jesus delegou poder espiritual aos Seus seguidores: Chamou Jesus os doze e passou a envi-los de dois a dois, dandolhes autoridade sobre os espritos imundos (Marcos 6.7). E, medida que seguirdes, pregai que est prximo o reino dos cus. Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demnios; de graa recebestes, de graa da" (Mateus 10.7-8). Em verdade, em verdade vos digo que aquele que cr em mim far tambm as obras que eu fao e outras maiores far, porque eu vou para junto do Pai (Joo 14.12). AUTORIDADE Jesus ensinou com autoridade. Autoridade quer dizer exercer poder de comando. Assim como os milagres, ensino com autoridade atrairo os ouvintes: Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e no como os escribas (Marcos 1.22). Ver tambm Mateus 21.23. Alguns educadores modernos encorajam o mestre para ele se torne algum do grupo em lugar de ensinar com autoridade. Porm, Jesus ensinou com autoridade. A autoridade de Jesus foi dada por Deus. Antes de voltar ao cu, Jesus nos deu autoridade espiritual:

Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu tambm vos envio (Joo 20.21). Jesus prometeu autoridade [poder] aos crentes para capacit-los a ensinar e pregar como testemunhas do evangelho: Mas recebereis poder, ao descer sobre vs o Esprito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalm como em toda a Judia e Samaria e at aos confins da terra (Atos 1.8). Educao, posio social ou habilidade natural no so a base da autoridade bblica. Nossa autoridade para ensinar vem de Jesus Cristo. AMOR E COMPAIXO Jesus no condenou a quem Ele ensinou. Ao contrrio, Ele lhes mostrou o amor e a compaixo. Quando a mulher foi achada no ato de adultrio, Ele no a condenou (Joo 8.11). Quando Maria usou um perfume caro para ungi-lo, Jesus no a condenou por gastar com Ele o que poderia ser vendido para ajudar aos pobres. Ele entendeu a razo por trs do ato e a tratou com amor (Mateus 26.10-13). Jesus teve compaixo do cego (Marcos 10.46-62) e das crianas (Marcos 10.13-16) quando Seus prprios discpulos no tiveram. Jesus amou ao jovem homem rico que inclusive escolheu as riquezas em lugar de segui-lo (Marcos 10.17-22). Jesus curou a orelha do soldado que vu prend-lo (Lucas 22.50-51). A compaixo de Jesus o levou intercesso pelas pessoas a quem Ele ministrou (Marcos 6.34) e suas cidades (Lucas 19.41). 1 Corntios 13 revela que qualquer ministrio [incluindo o ensino] No eficaz a menos que seja feito em amor. Mestres devem mostrar amor, preocupao e compaixo pelos estudantes ou de nada valer. ASSOCIAO E IMITAO Quando Jesus chamou a Seus discpulos, Ele tinha um propsito especfico: Ento, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar e a exercer a autoridade de expelir demnios (Marcos 3.1415). Os discpulos foram chamados primeiro para estar com Jesus, para aprender Dele pelo exemplo que Ele estabeleceu. O conhecimento foi obtido pela associao antes de ser entendido pela explicao. Os discpulos deveriam estar com Jesus em um papel ativo. Eles no deveriam ser simplesmente ouvintes passivos. Eles deveriam observar e participar em Seu ministrio. Jesus viveu e demonstrou o que Ele ensinou. Seu exemplo de viver Suas mensagens um dos mtodos de ensino mais eficazes que voc pode usar. Jesus mostrou a Seus aprendizes como explicar o ensinamento bblico vida cotidiana. Para ensinar a lio sobre a orao, Ele orou. Para ensinar a importncia da Escritura, Ele citou textos dela. Para ensinar a importncia de propagar o Evangelho, Ele o propagou. Para explicar o poder de Deus, Ele o demonstrou.

O estilo de vida correta de um mestre agrega uma credibilidade maior sua mensagem. O mestre deve ter contato com os estudantes na vida cotidiana e em situaes de ministrio para facilitar a oportunidade de aprender por associao. RESPOSTA Desde o tempo no qual Ele disse a Seus primeiros discpulos siga-me, Jesus continuamente exigiu uma resposta s mensagens que Ele ensinou. Ele disse aos homens e mulheres que viessem a Ele e levassem sua cruz (Marcos 8.34-35). Ele lhes enviou para testificar a suas famlias (Marcos 5.19) e aos lderes religiosos (Lucas 5.14). Ele disse a alguns para vender suas riquezas (Marcos 10.21), que um fosse lavar seus olhos em um tanque de gua (Joo 9.7) e outras ordens semelhantes. Ensinar no est completo sem o viver exterior dos ensinamentos. Voc deve ensinar aos estudantes a atuar no que eles tm sido ensinados. Eles devem se tornar cumpridores da Palavra, no simplesmente em ouvintes profissionais: Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e no somente ouvintes, enganando-vos a vs mesmos. Porque, se algum ouvinte da palavra e no praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparncia. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, no sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse ser bem-aventurado no que realizar (Tiago 1.2225). O crescimento espiritual no medido pelo que um aprendiz ouve, porm pelo que Ele faz sobre o que ele ouve. Voc deve ensinar para que os aprendizes experimentem a Palavra, no s que aprendam informaes sobre ela. Eles devem vir a realmente conhecer Deus, no somente conhecer sobre Ele. Aprender envolve fazer assim como ensinar. Jesus demonstrou isto em Seu prprio ministrio: Escrevi o primeiro livro, Tefilo, relatando todas as coisas que Jesus comeou a fazer e a ensinar (Atos 1.1). Jesus disse: Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, ser considerado mnimo no reino dos cus; aquele, porm, que os observar e ensinar, esse ser considerado grande no reino dos cus (Mateus 5.19). Ele ensinou a Seus discpulos a fazer assim como a ensinar: Voltaram os apstolos presena de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado (Marcos 6.30). Uma oportunidade para a resposta dos alunos sempre deve ser proporcionada enquanto voc ensina. Voc aprender mais sobre isso no Captulo Dez, Planejando a Lio. Porm, o chamado resposta no deve ser nenhum apelo emocional barato. Jesus deixou claro que responder s demandas do Evangelho seria caro:

Ento, convocando a multido e juntamente os seus discpulos, disse-lhes: Se algum quer vir aps mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser, pois, salvar a sua vida perd-la-; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salva-la- (Marcos 8.34-35). DELEGAO Desde o princpio dos tempos, Deus delegou responsabilidade s pessoas. Ele lhes deu tarefas como nomear os animais, construir arcas, tabernculos, templos e muros. Jesus tambm delegou projetos espirituais a Seus discpulos. Ele lhe disse para alimentar as multides (Mateus 14.16). Ele os mandou pregar o evangelho e curar o enfermo (Mateus 10.9-10). Ele esperava que eles fossem espiritualmente reprodutivos (Joo 15). Jesus preparou aos estudantes para tomar Seu lugar quando Ele voltou ao cu. Gradualmente, Ele delegou a eles Sua responsabilidade de ministrar, ensinar e pregar. Voc deve ensinar como se voc estivesse preparando cada estudante para tomar seu lugar. Para prepar-los apropriadamente, voc deve delegar a responsabilidade para com a Palavra a qual voc os tem confiado. Como um mestre, voc ter metas espirituais para seus estudantes. Voc deve planejar lies e projetos para eles que lhes ajudaro a alcanar estas metas. A comisso de responsabilidade para o ministrio uma parte importante deste processo. AMBIENTE Jesus usou o ambiente natural no qual Ele encontrou as pessoas para ensinar lies espirituais. O ambiente inclui os fatores fsicos, sociais e culturais, e espirituais que rodeiam a pessoa. a sociedade na qual a pessoa vive, trabalha e ministra. Jesus fez de cada situao de aprendizagem parte da vida real. Ele ensinou as pessoas exatamente onde elas viviam, trabalhavam ou ministravam. Deus continua ensinandonos nas situaes naturais da vida atravs dos problemas e desafios que ns enfrentamos a cada dia. (Este o mtodo do Instituto Internacional Tempo de Colheita. por isso que esse curso chega a voc exatamente onde VOC vive e trabalha). Jesus no confiou numa sala de conferncia formal, classe de escola dominical ou no plpito. Como voc aprendeu no Captulo Dois, Ele se aproveitou de cada encontro casual para ensinar. Seja onde estivesse, Ele ensinava. Jesus usou as circunstncias da vida para ensinar Suas lies. Quando Ele se encontrou com uma procisso fnebre, Ele ressuscitou um homem de entre os mortos (Lucas 7.11-15). Quando Jesus estava sedento, Ele deu uma mensagem sobre a gua viva (Joo 4). Quando Ele viu uma mulher pobre dando sua oferta no templo, Ele pregou uma mensagem sobre dar (Marcos 12.41-44). As pessoas aprendem melhor quando o que ensinado se relaciona com seu ambiente. O que elas aprendem deve ser prtico e deve aplicar-se aos problemas que elas enfrentam. A mensagem deve atender s suas necessidades especiais. Quando voc relaciona as verdades da Palavra de Deus vida cotidiana isto se chama aplicao. Voc aplica o que voc aprende s situaes reais da vida. Tais situaes variam de

cultura para cultura e diferem dependendo do pblico. por isso que voc deve conhecer seus ouvintes para aplicar a Palavra s suas vidas. Voc aprender mais sobre isso nas lies posteriores intituladas Analisando o Pblico e Planejando a Lio. DEMONSTRAO VISUAL Jesus usou ajudas visuais para ilustrar Seu ensinamento. Uma ajuda visual um objeto, smbolo, ou ao que ilustra o que est sendo ensinado. Por exemplo, quando Jesus quis ensinar a atitude infantil necessria para receb-lo e entrar no Reino, Ele... Trazendo uma criana, colocou-a no meio deles e, tomando-a nos braos, disse-lhes: Qualquer que receber uma criana, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber, no recebe a mim, mas ao que me enviou (Marcos 9.3637). Quando Jesus explicou o significado de Sua morte, Ele usou os smbolos do po e do vinho (Marcos 14.22-25). Quando Jesus quis ensinar uma lio sobre o servio humilde, Ele lavou os ps dos discpulos (Joo 13.1-17). Jesus usou ajudas visuais como flores (Mateus 5.28) e passados (Mateus 5.26) para ilustrar o que Ele quis ensinar. O Captulo Sete neste manual, Ajudas Didticas, sugere ajudas visuais que voc pode comprar ou fazer, dependendo de sua cultura, finanas e disponibilidade de materiais. Porm, ainda quando voc no tem o dinheiro ou acesso a tais ajudas, voc pode usar objetos de seu prprio ambiente para ilustrar seu ensinamento. Jesus no tinha dinheiro para equipamento ou material para criar as ajudas visuais. Ele usou os objetos mais simples do ambiente. O PRINCPIO DE APRENDIZAGEM GRADUAL Jesus compreendeu que Seus aprendizes s poderiam aprender um pouco de cada vez. Devido a isto, Ele ajustou Seu ensinamento a um nvel que eles poderiam entender apropriadamente: E com muitas parbolas semelhantes lhes expunha a palavra, conforme o permitia a capacidade dos ouvintes (Marcos 4.33). Tenho ainda muito que vos dizer, mas vs no o podeis suportar agora (Joo 16.12). Cada grupo de alunos e cada indivduo aprendem em uma proporo diferente. A habilidade dos alunos de aprender afetada por muitas coisas diferentes. Voc aprender mais sobre isso no Captulo Oito, Analisando o Pblico. GRUPOS DE APRENDIZES Jesus adaptou Seu ensino aos vrios grupos de aprendizes. AS GRANDES MULTIDES: Jesus usou o mtodos de conferncia quando Ele ensinou s grandes multides. Ele

no permitiu interrupes ou convidou a uma resposta se no ao fim da lio. Isto melhor para os grupos grandes. A pregao normalmente segue este modelo. Veja Mateus 5 a 7 para um exemplo. OS GRUPOS PEQUENOS: Foi mais freqentemente nos grupos pequenos que Jesus permitiu a participao do pblico. Para exemplos veja Marcos 8.10-12; 14.21; 27-30. OS INDIVDUOS: Jesus usou um mtodo interativo com os indivduos. Ele falou com eles e perguntou e respondeu questes. O mtodo era algo como uma conversao normal entre duas pessoas. Para exemplos, veja Joo 3 e 4.

TESTE O SEU CONHECIMENTO 1. Escreva o versculo-chave de memria. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Para cada um dos pontos abaixo, resuma o que voc aprendeu nesta lio. Como Jesus fez uso... 2. Dos milagres: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 3. Da autoridade: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 4. Do amor e compaixo: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 5. Da associao e imitao: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 6. Da resposta: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 7. Da delegao: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 8. Do ambiente:

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 9. Da demonstrao visual: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 10. Do princpio de aprendizagem gradual: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 11. Dos grupos de aprendizes: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ (As respostas se encontram ao final do ltimo captulo deste manual.)

PARA ESTUDO ADICIONAL 1. Estude mais sobre os milagres de Jesus que ministraram necessidade humana: MILAGRES DE RESSURREIO: O filho nico de uma viva, enquanto estava levando-o tumba: Lucas 7:1116. A filha de Jairo, o presidente da sinagoga: Marcos 5:22-24, 35-43; Mateus 9:18-26; Lucas 8:41,42,49-56. Lzaro, quando ele j havia estado morto h quatro dias: Joo 11:32-44. Seu prprio corpo, ao terceiro dia desde o sepultamento: Lucas 24:1-7; Joo 19:42-20:14; Marcos 16:9-11.

MILAGRES DE EXPULSO DE DEMNIOS: O homem possudo por um esprito imundo: Marcos 1:23-26; Lucas 4:33-37. Os dois homens possudos por uma legio, excedentemente feroz: Mateus 8:28-34; compare Lucas 8:26-39 y Marcos 5:1-20. O homem mudo possudo por um demnio: Mateus 9:32-35. A filha da mulher sirofenicia: Marcos 7:24-30; Mateus 15:22-28. O jovem luntico, os discpulos tinham falhado: Mateus 17:14-21; compare com Marcos 9:14-39; Lucas 9:37-43. O demnio que era mudo: Marcos 9:14-26.

MILAGRES DE CURAR: O filho de um nobre, de uma febre: Joo 4:46-54. A sogra de Pedro, de uma febre: Marcos 1:29-31; Mateus 8:14-17; Lucas 4:3839. Um homem com lepra: Marcos 1:40-45; Mateus 8:2-4; Lucas 5:12-16. O homem levado pro quatro amigos, da invalidez: Marcos 2:3-12; Mateus 9:18; Lucas 5:17-26.

O homem impotente que havia sido afligido por 38 anos: Joo 5:1-16. O homem com a mo paralisada: Marcos 3:1-5; Lucas 6:6-10; compare Mateus 12:9-13. O servo do centurio, de paralisia: Mateus 8:5-13; Lucas 7:1-10. A mulher que sofria de hemorragia desde doze anos: Marcos 5:25-34; Lucas 8:43 - 48; Mateus 9:20-22. A vista restaurada de dois homens: Mateus 9:27-31. Restaurou um homem surdo e mudo: Marcos 7:32-37. A vista de um homem foi restaurada: Marcos 8:22-26. A vista de um homem que nasceu cego: Joo 9. A mulher que tinha um esprito de enfermidade desde dezoito anos: Lucas 13:11-17. Um homem, de hidropisia: Lucas 14:1-6. Dez homens, de lepra: Lucas 17:11-19. Restaurou a vista a um mendigo: Lucas 18:35-43; compare Mateus 20:29-34. Restaurou a vista a Bartimeu: Marcos 10:46-52; compare Mateus 20:29-34. A orelha do servo do sumo sacerdote: Lucas 22:50-51.

MILAGRES DE PROVISO: A gua convertida em vinho: Joo 2:1-11. A rede de Pedro cheia de peixe: Lucas 5:1-11. Cinco mil homens, alm das mulheres e crianas, alimentados: Mateus 14:1521; Marcos 6:35-44; Lucas 9:12-17; Joo 6:5-14. Quatro mil homens, alm das mulheres e crianas, alimentados: Mateus 15:3239; Marcos 8:1-10. O peixe com o dinheiro do tributo: Mateus 17:27. Uma grande pesca: Joo 21:6-14.

MILAGRES DE JUZO: Os porcos que se lanaram ao mar por um despenhadeiro, e morreram na gua: Mateus 8:30-32. A figueira que secou: Mateus 21:18-21; Marcos 11:12-14,20-24.

MILAGRES DE LIBERTAO: Ele se livra de Seus inimigos: Lucas 4.30. O vento e o mar obedecem a Sua palavra: Marcos 4:37-41; Mateus 8:23-27; Lucas 8:22-25. Pedro salvo, tentando caminhar sobre o mar como Jesus estava caminhando: Mateus 14:28-31; Marcos 6:45-52. O vento cessa e o barco vai tranqilamente a terra: Joo 6:21; Marcos 6:5152. Aqueles enviados para prend-lo caem para trs: Joo 18.4-6.

MILAGRES NO REALIZADOS POR CRISTO, PORM PARA CONFIRMAR SUA DIVINDADE: Os magos guiados por uma estrela a Belm: Mateus 2:1-9. Os sinais em Seu batismo: Mateus 3:16-17; Marcos 1:9-12; Lucas 3:21-23. Os sinais em Sua transfigurao: Mateus 17:1-14; Lucas 9:28-37; Marcos 9:1-

14. A resposta em Sua orao: Joo 12.28-30. Os sinais em Sua morte: Mateus 27.45-53. Os sinais em Sua ressurreio: Mateus 28.2; Marcos 16.4. Os sinais em Sua ascenso: Marcos 16.19; Lucas 24.50-51; Atos 1.6-12.

2. Se voc completou a tarefa acima, voc estudou todos os milagres de Jesus que acompanharam Seu ensino. Agora leia atravs dos livros de Mateus, Marcos, Lucas e Joo e estude os outros princpios gerais e os mtodos de instruo de Jesus. Registre os exemplos que voc encontrar no seguinte grfico: Autoridade: Exemplos em... Mateus Marcos Lucas Joo

Amor e Compaixo Mateus Marcos Lucas Joo

Associao e Imitao Mateus Marcos Lucas Joo

Resposta Mateus Marcos Lucas Joo

Delegao Mateus Marcos Lucas Joo

Demonstrao Visual Mateus Marcos Lucas Joo

O Princpio de Aprendizagem Gradual Mateus Marcos Lucas Joo

Grupos de Aprendizes Mateus Marcos Lucas Joo

Os Indivduos Mateus Marcos Lucas Joo

Os Grupos Pequenos Mateus Marcos Lucas Joo

As Grandes Multides Mateus Marcos Lucas Joo

Captulo Seis UM MESTRE VINDO DA PARTE DE DEUS: OS MTODOS - PARTE II


OBJETIVOS: Ao concluir este captulo voc ser capaz de: Brevemente resumir como Jesus usou os seguintes mtodos de ensino: o o o o o o o o o o Do conhecido ao desconhecido Do geral ao especfico Lies com objetos Perguntas e respostas Parbolas Casos Uso da Escritura Contrastes Problemas Ocasies

VERSCULO-CHAVE: E, chegando sua terra, ensinava-os na sinagoga, de tal sorte que se maravilhavam e diziam: Donde lhe vm esta sabedoria e estes poderes miraculosos? (Mateus 13.54). INTRODUO A maioria do ensino de Jesus foi verbal. H somente um registro de que Ele escreveu Sua mensagem (Joo 8.6). Este captulo enfoca nos mtodos especficos de instruo verbal usados por Jesus. DO CONHECIDO AO DESCONHECIDO Jesus usou o conhecido para ensinar o desconhecido. Ele usou o velho para introduzir o novo. Ele comeou com as verdades que as pessoas conheciam e entendiam, ento construiu sobre elas para ensinar as verdades que as pessoas no sabiam. Por exemplo, Jesus freqentemente declarava uma verdade da lei do Antigo Testamento, depois revelava uma nova verdade. (Veja Mateus 5.17-48). O ensino deve produzir entendimento. Revelar novas verdades construindo-as sobre o que j conhecido pelo ouvinte uma excelente maneira de alcanar esta meta.

importante que as pessoas entendam com suas mentes a mensagem porque... Porque, como imagina em sua alma, assim ele ; ele te diz: Come e bebe; mas o seu corao no est contigo (Provrbios 23.7). DO GERAL AO ESPECFICO Deus revela o conhecimento em uma revelao crescente. Ele se move do conhecimento geral ao especfico. Uma revelao geral feita, ento os detalhes especficos so adicionados. Por exemplo, a primeira predio geral de um Salvador foi dada em Gnesis 3.15. Depois, quando os profetas do Antigo Testamento escreveram, Deus revelou muito mais detalhes acerca do Salvador vindouro. Em Joo 6.35, Jesus revelou a verdade de que Ele era o po da vida. Em Joo 6.51-58, Jesus ampliou esta verdade. Ele deu mais detalhes sobre Seu corpo como o po da vida, do qual necessrio partilhar se algum deseja experimentar a vida eterna. Jesus usou este modelo de ensino, que um princpio legtimo de instruo que voc pode seguir. LIES COM OBJETOS Jesus usou objetos e smbolos comuns com os quais Seus ouvintes estavam familiarizados para ensinar as verdades bblicas. Ele usou os lrios do campo e os pssaros para ensinar o cuidado de Deus (Mateus 6.26-30). Ele usou a pesca e a sega para ilustrar a necessidade de obreiros para alcanar o perdido (Joo 4.35 e Mateus 4.19). Jesus usou o po partido como um smbolo para Seu corpo e o vinho como um smbolo de Seu sangue (Lucas 22.19-20). Ele usou o lavar dos ps aos discpulos para ilustrar o servio humilde do lder (Joo 13.1-17). Jesus usou uma criana como um exemplo de humildade e confiana exigidos para entrar no Reino de Deus (Marcos 10.13-16). Ele usou muitos smbolos para ilustrar o Reino de Deus, inclusive as parbolas da rede, das sementes, o joio e o trigo, o fermento, a semente de mostarda, etc. Quando se usam lies com objetos, eles devem ser objetos ou smbolos comuns com os quais o aprendiz est familiarizado. PERGUNTAS E RESPOSTAS Jesus freqentemente usou perguntas e respostas em Seu ensino. Muitas vezes, Jesus fazia uma pergunta para fazer Seus ouvintes pensar. s vezes Ele exigia uma resposta (Mateus 16.13-16). Outras vezes Jesus fazia uma pergunta que permanecia sem resposta. Ela foi designada apenas para fazer Seus ouvintes pensarem e chegarem s suas prprias concluses (Lucas 10.25-37; Marcos 10.17-18). s vezes Suas perguntas estavam na forma de um problema para solucionar (Mateus 21.25-27). Outras vezes Ele pedia uma pergunta para estimular o pensamento (Mateus 5.13). s vezes Sua conversao inteira era uma srie de perguntas (Mateus 16.9-12). Freqentemente Jesus respondeu as perguntas que as pessoas faziam com outra pergunta (Mateus 9.14-15; 12.10-11; 15.1-3; 21.23-25). Jesus usou as perguntas de maneiras diferentes. Voc tambm pode us-las destas

maneiras: Para Para Para Para Para Para Para Para Para introduzir uma lio: Mateus 21.28. continuar uma lio: Mateus 21.40. recordar o conhecido: Marcos 2.25-26. tocar a conscincia dos ouvintes: Mateus 23.17. criar a f: Marcos 8.29. clarificar uma situao: Marcos 10.3. motivar o pensamento ou investigao adicional: Mateus 6.25-31. considerar aes diferentes: Mateus 9.5. obter compreenso dos estudantes: Mateus 16.15.

O mestre pode: Fazer perguntas a uma classe inteira. Fazer uma pergunta a um estudante. Escrever questes ou fazer uma prova escrita.

Os estudantes podem: Fazer perguntas ao mestre. Fazer perguntas aos outros estudantes. Levantar questes de sua prpria investigao da Palavra de Deus.

Aqui esto algumas sugestes para ajudar-lhe a fazer boas perguntas: Faa uma pergunta por vez. Duas ou mais perguntas por vez confundir o aprendiz. Depois de fazer uma pergunta, fique calado. Espere o estudante responder. Acompanhe uma pergunta geral com perguntas especficas sobre o mesmo assunto. Comente as respostas dadas pelos estudantes. Discuta as respostas. No envergonhe um estudante que d uma resposta errada. Faa perguntas que so abertas em lugar de fechadas. Uma pergunta fechada uma pergunta que requer um simples sim ou no. As perguntas fechadas no encorajam o estudante ao pensamento e estudo adicional. Aqui est um exemplo de uma pergunta fechada: Jesus morreu na cruz? Esta pergunta requer apenas um sim como resposta. Aqui est um exemplo de uma pergunta aberta: Por que Jesus morreu? Esta pergunta requer mais do que um sim ou no como resposta. Leva os estudantes a pensar um pouco mais sobre a morte de Jesus. Eles podem dar muitas respostas: Porque este era o propsito pelo qual Deus o enviou ao mundo. Devido a Seu amor pelo mundo inteiro. Para salvar as pessoas do pecado. Para nossa cura assim como para nossa salvao.

Por meus pecados pessoais. Cada uma destas respostas pode levar a uma discusso maior sobre a morte de Jesus na cruz. A seo Para Estudo Adicional deste captulo proporciona uma oportunidade para aprender um pouco mais sobre as perguntas de Jesus e como usas as perguntas em seu prprio ensino. PARBOLAS Uma parbola uma histria que usa um exemplo do mundo natural para ilustrar uma verdade espiritual. O significado real da palavra parbola colocar ao lado de, comparar. Nas parbolas, Jesus usou um exemplo natural e o comparou com uma verdade espiritual. Uma parbola uma histria terrena com um significo celeste. Jesus usou freqentemente as parbolas como um mtodo de ensino: E com muitas parbolas semelhantes lhes expunha a palavra, conforme o permitia a capacidade dos ouvintes (Marcos 4.33). As parbolas devem ser explicadas para serem entendidas: E sem parbolas no lhes falava; tudo, porm, explicava em particular aos seus prprios discpulos (Marcos 4.34). Em uma certa ocasio dos discpulos perguntaram a Jesus por que Ele ensinou usando parbolas. Ele respondeu: Ao que respondeu: Porque a vs outros dado conhecer os mistrios do reino dos cus, mas queles no lhes isso concedido (Mateus 13.11). Ver tambm Lucas 8.10. As pessoas com mentes espirituais entendem as parbolas espirituais. Aqueles com mentes carnais no o fazem: Ora, o homem natural no aceita as coisas do Esprito de Deus, porque lhe so loucura; e no pode entend-las, porque elas se discernem espiritualmente (1 Co 2.14). Um homem espiritualmente preparado um que tem nascido de novo espiritualmente. Estude Joo 3 para uma explicao da experincia do novo nascimento. As parbolas que Jesus ensinou tratam de assuntos familiares a Seu pblico. Quando voc ensina, voc pode usar as parbolas que Jesus ensinou, porm voc tambm pode criar parbolas modernas sobre assuntos familiares a seu pblico. Porque as culturas diferem, as parbolas que so entendidas pelas pessoas na Amrica do Norte podem no ser entendidas pelas pessoas na Austrlia, frica, sia, Amrica Latina e Europa. Cada grupo diferente de pessoas deve ter parbolas que esto relacionadas a suas prprias experincias. Para o estudo adicional sobre este assunto de parbolas veja a seo Para Estudo Adicional desta lio.

CASOS Como as parbolas, os casos so histrias que ilustram verdades bblicas. Porm os casos so histrias verdadeiras que realmente ocorreram. Por exemplo, a histria de Lzaro e o homem rico foi um caso real. Lzaro e o homem rico eram pessoas reais. Voc pode usar os casos que Jesus ensinava em suas lies. Veja a seo Para Estudo Adicional deste captulo para exemplos adicionais de casos usados por Jesus. Voc tambm pode usar histrias de casos modernos. Use estudo de casos de lderes espirituais modernos para ilustrar as verdades bblicas. USO DAS ESCRITURAS No tempo de ministrio de Jesus, somente o Antigo Testamento havia sido escrito. Jesus conhecia as Escrituras do Antigo Testamento e freqentemente as usava em Seu ensino. V para a seo Para Estudo Adicional desta lio e reveja algumas das referncias do Antigo Testamento usadas por Jesus. importante que voc use a Palavra de Deus em Seu ensino porque as palavras DELE que so mui eficazes para alcanar os propsitos espirituais: Assim ser a palavra que sair da minha boca: no voltar para mim vazia, mas far o que me apraz e prosperar naquilo para que a designei (Isaas 55.11). CONTRASTES Jesus usou muitos contrastes ao ensinar. Um contraste pode ser feito quando duas coisas so opostas ou diferentes entre si. Por exemplo, Quando Jesus estava ensinando ele contrastou o bem e o mal, a luz e as trevas, o rico e o pobre. Os contrastes podem ser usados para ensinar diferenas espirituais. Voc pode criar exemplos originais de contrastes ou pode usar aqueles que Jesus compartilhou com Seus estudantes. Estude os contrastes usados por Jesus na seo Para Estudo Adicional desta lio. PROBLEMAS Jesus usou problemas da vida cotidiana para ensinar Suas lies. O verdadeiro raciocnio e aprendizagem freqentemente comeam com um problema. Por exemplo, o escriba tinha um problema ao perguntar quem tinha o direito de perdoar os pecados (Marcos 2.7). Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belm e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com preciso se informara dos magos (Mateus 2.16). Jesus usou cada um destes problemas a ensinar verdades espirituais importantes. Para outros exemplos do uso de problemas no ensino, veja a seo Para Estudo Adicional deste captulo. OCASIES

Jesus usou ocasies que eram parte das circunstncias comuns da vida para ensinar lies. Ele usou a ocasio na qual uma mulher estava para tirar gua do poo para ensinar numa lio sobre a gua viva (Joo 4). Quando Jesus foi criticado pelos fariseus ao comer na casa de um deles porque se deixou ser ungido por uma pecadora, Ele usou a crtica como uma ocasio para ensinar a parbola dos dois devedores (Lucas 7.36-50). Veja a seo Para Estudo Adicional deste captulo para outros exemplos do uso das ocasies como um mtodo de ensino.

TESTE O SEU CONHECIMENTO 1. Escreva o versculo-chave de memria. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Escreva um breve resumo dos seguintes mtodos de ensino usados por Jesus: 2. Do conhecido ao desconhecido: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 3. Do geral ao especfico: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 4. Lies com objetos: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 5. Perguntas e respostas: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 6. Parbolas: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 7. Casos: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 8. Uso da Escritura: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 9. Contrastes: _____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 10. Problemas: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 11. Ocasies: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ (As respostas se encontram ao final do ltimo captulo deste manual). PARA ESTUDO ADICIONAL As seguintes atividades provero material para o estudo adicional de cada assunto discutido nesta lio. DO CONHECIDO AO DESCONHECIDO: Estude as seguintes referncias onde Jesus usou o conhecido para ensinar o desconhecido: Mateus: 5:17-48; 12:3-8,38-42; 16:5-12 Marcos: 2:23-28; 7:9-13; 8:17-21; 10:17-20 Lucas: 4:16-21; 6:3-5; 11:29-32; 13:1-5,15-16; 24:44-48 Joo: 3:14-15; 5:33-36,46-47; 6:32-33; 7:21-24; 8:39-59; 10:34-38 DO GERAL AO ESPECFICO: Um dos melhores exemplos de ensinar o geral ao especfico se encontra em Joo 6.35. Jesus explica o conceito geral de Sua morte na cruz. Ele d os detalhes especficos em Joo 6.35-58. Em Mateus Jesus d a informao geral sobre Sua morte em 9.43-45, porm os discpulos no entenderam. Ele explicou mais detalhes em Mateus 18.31-34, e eles entenderam finalmente quando Ele completou o ensinamento sobre o assunto em Mateus 22.15-23. Voc pode encontrar outros exemplos de como Jesus usou este mtodo em Seu ensino? LIES COM OBJETOS: Estude as seguintes referncias onde Jesus usou objetos ou smbolos para ensinar verdades espirituais. Os ttulos para seu grfico devem ser como segue: Objeto - Smbolo A Referncia Bblica A Verdade Ensinada

Use as seguintes referncias para completar seu grfico: Mateus: Pesca - 4.19; Sal - 5.13; Luz - 5.14-6; Aves - 6.26; Lrios - 6.28-33;

Argueiro e trave - 7.1-5; Portas - 7.13-14; Lobos e Ovelhas - 7.15; Fruto - 7.16-20; Duas casas - 7.24-27; Raposas e aves - 8.20; Vestidos e pedaos de pano - 9.16-17; Colheita - 9.37-38; Ovelhas e lobos - 10.16; Pardais - 10.29-31; Jugo - 11.28-30; Sementes e solos - 13.1-43; Tesouro - 13.44, 52; Prola - 13.45-46; Rede - 13.47-50; Planta - 15.10-14; Tempo - 16.1-4; Crianas - 18.1-6; Ovelha - 18.12-14; Camelo e agulha - 19.23-26; Figueira - 21.18-22; Pedra - 21.42-44; Moeda - 22.15-22; Mosquitos e camelos - 23.24; copo e prato - 23.25-26; sepulcros - 23.27; ovelhas e bodes - 25.31-33; po e vinho - 26.26-29. Marcos: Peixe 1.16-18; Semente e solos - 4; Po, migalhas de po e cachorrinhos 7.24-30; Sal - 9.50; Crianas - 10.13-16; Camelo e agulha - 10.23-27; Moeda 12.13-17; Po e vinho - 14.22-25. Lucas: Peixe - 5.9-10; Vestes e odres - 5.36-39; rvores - 6.43-45; Duas Casas 6.4849; solos e a semeadura - 8; Colheita - 10.2; Cordeiros e lobos 10.3; luz - 11.33-36; 11.39-40; Copo e prato, sepulcros - 11.39-44; Cabelos - 12.6-7; Corvos - 12.22-24; Lrios - 12.27-31; Tempo - 12.54-57; Mostarda - 13.17-19; Fermento - 13.20-21; Guerra e torre - 14.26-33; Sal - 14.34-35; Ovelha - 15.1-7; Prata - 15.8-10; Semente de mostarda - 17.6; Crianas - 18.16-17; Pedra - 20.17-18; Moeda - 20.20-26; Po e vinho - 22.19-22; Figueira - 21.29-33. Joo: Vento - 3.8; gua - 4.13-14, 7.37-38; Colheita - 4.35; Luz - 8.12, 9.5, 12.46; Pastor - 10; Gro de trigo - 12.23-24; Videira e os ramos - 15; Mulher que d a luz 16.19-21; Apascentar ovelhas - 21.15-17; Lavar os ps - 13.1-17. PERGUNTAS E RESPOSTAS: Estude as seguintes referncias onde Jesus usou perguntas e respostas como um mtodo de ensino: Mateus: 5:13, 46, 47; 6:25-31; 7:3, 4, 9-11, 16, 22; 8:26; 9:4, 5, 15, 28; 10:25, 29; 11:7-9, 16; 12:4, 5, 11, 12, 26, 27, 29, 34, 48; 13:27, 28, 51; 14:31; 15:13, 16, 17, 34; 16:3, 8-11, 13, 15, 26; 17:17, 25; 18:12, 33; 19:5, 17; 20:6, 13, 15, 21, 22, 32; 21:16, 25, 28, 31, 40, 42; 22:12, 18, 22, 31, 32, 42-45; 23:17, 19, 33; 24:2, 45; 25:37-39, 44; 26:10, 40, 50, 53-55; 27:46. Marcos: 2:8, 9, 19, 25, 26; 3:4, 23, 33; 4:13, 21, 30, 40; 5:30, 39; 6:38; 7:18, 19; 8:5, 12, 17-21, 27, 29, 36, 37; 9:16, 19, 21, 33, 50; 10:3, 18, 36, 38, 51; 11:3, 17, 30; 12:9-11, 15, 16, 24, 26, 35, 37; 13:2; 14:6, 14, 37, 48; 15:34. Lucas: 2:49; 5:22, 23; 6:4, 9, 32-34, 39, 41, 42, 46; 7:24-26, 31, 42, 44; 8:25, 30, 44; 9:18, 20, 25, 41; 10:26, 36; 11:5, 6, 11-13, 18, 19, 40; 12:6, 14, 17, 20, 24-26, 28,42,49,51,56,57;13:2,4,7,15,16,18,20; 14:3, 5, 28, 31, 34; 15:4, 8; 16:2, 3, 5, 7, 11, 12; 17:7-9, 17; 8:7, 8, 19, 41;19:31; 20:3, 4, 13, 15, 17, 23, 24, 41, 44; 22:11, 27, 35, 46, 48, 52; 23:31; 24:17,19,26,38,41. Joo: 1:38, 50; 2:4; 3:10, 12; 5:6,44,47; 6:5,61,62,67,70; 7:19,23; 8:10,43,46; 9:35; 10:32,34,36; 11:9,26,34,40; 12:27; 13:12,38; 14:9,10; 16:5,19,31; 18:4,7,11,23,34; 20:15; 21:5,15-17,22,23. PARBOLAS: Tema Referncia

O Argueiro e a Trave Os Dois Edifcios As crianas na praa Os dois devedores O Esprito imundo A Reflexo do homem rico A Figueira Estril O Semeador O Joio A Semente O Gro de Mostarda O Fermento A Lmpada A Rede O Tesouro oculto A Prola de grande preo O Pai de famlia O Matrimnio O Vestido remendado Os Odres A Colheita O Adversrio Os Dois Devedores O Bom Samaritano Os Trs Pes O Verdadeiro Pastor A Porta Estreita Os Convidados O banquete de Bodas O Vestido da boda A Torre O Rei que vai a guerra A Ovelha Perdida A Moeda Perdida O Filho Prdigo O Mordomo Injusto A Viva inoportuna O Fariseu e o publicano O Ofcio do servo Os Obreiros na Vinha Os Talentos Os Dois Filhos Os agricultores assassinos A rvore de Figo O Pai de famlia que vigia O homem em uma jornada longnqua O Carter de dois servos

Lucas 6.37-43 Mateus 7:24-27; Lucas 6:47-49 Mateus 11:16; Lucas 7:32 Lucas 7:41 Mateus 12:43-45; Lucas 11:24-26 Lucas 12:16 Lucas 13:6-9 Mateus 13:3-8; Marcos 4:3-8; Lucas 8:5-8 Mateus 13:24-30 Marcos 4:26 Mateus 13:31,32; Marcos. 4:31,32; Lucas 13:19 Mateus 13:33; Lucas 13:21 Mateus 5:15; Marcos 4:21; Lucas 8:16; 11:33 Mateus 13:47,48 Mateus 13:44 Mateus 13:45,46 Mateus 13:52 Mateus 9:15; Marcos 2:19,20; Lucas 5:34,35 Mateus 9:16; Marcos 2:21; Lucas 5:36 Mateus 9:17; Marcos 2:22; Lucas 5:37 Mateus 9:37; Lucas 10:2 Mateus 5:25; Lucas 12:58 Mateus 18:23-35 Lucas 10:30-37 Lucas 11:5-8 Joo 10:1-16 Mateus 7:14; Lucas 13:24 Lucas 14:7-11 Mateus 22:2-9; Lucas 14:16-23 Mateus 22:10-14 Lucas 14:28-30 Lucas 14:31 Mateus 18:12,13; Lucas 15:4-7 Lucas 15:8,9 Lucas 15:11-32 Lucas 16:1-9 Lucas 18:2-5 Lucas 18:10-14 Lucas 17:7-10 Mateus 20:1-16 Mateus 25:14-30; Lucas 19:11-27 Mateus 21:28 Mateus 21:33-43; Marcos 12:1-9; Lucas 20:9-16 Mateus 24:32; Marcos 13:28; Lucas 21:29-30 Mateus 24:43; Lucas 12:39 Marcos 13:34 Mateus 24:45-51; Lucas 12:42-46

As Dez Virgens Os Servos vigilantes A Videira e os ramos Agora crie algumas parbolas modernas:

Mateus 25:1-12 Lucas 12:36-38 Joo 15:1-6

1. Selecione uma verdade bblica ou lio que voc quer ensinar. 2. Penses em alguma situao, condio, ou exemplo que o crente entender. 3. Usando este exemplo, crie uma parbola [histria] que ilustra a verdade bblica que voc quer ensinar. Lembre-se: A parbola deve ilustrar a verdade a ser ensinada. Ter uma histria s para contar uma histria no eficaz. Ela deve relacionar-se com a Palavra de Deus; deve ilustrar a Palavra de Deus. CASOS: Estude os seguintes exemplos de casos: Voc pode encontrar outros nos ensinamentos de Jesus? Caso Joo, o Batista Lzaro e o homem rico Referncia Mateus 11:7-19; Lucas 7:24-25 Lucas 16:19-31

Agora crie seus prprios casos. Pense em algum evento verdadeiro ocorrido que ilustra uma verdade bblica. Por exemplo, voc conhece algum que aceitou a Jesus pouco antes de morrer em um acidente? Voc poderia usar seu caso para ilustrar uma mensagem sobre Hoje o dia da salvao. Que experincia pessoal voc teve que ilustra verdades bblicas? Conte seu prprio caso pessoal (tambm chamado de testemunho pessoal). Use as vidas de grandes lderes espirituais nos tempos modernos como casos para ilustrar ensinamentos. Como suas vidas demonstraram as verdades da Palavra de Deus? USO DA ESCRITURA: Estude as seguintes referncias onde Jesus usou as Escrituras em Seu ensinamento: Novo Testamento A Ocasio Mateus Mateus Mateus Mateus Mateus Mateus Mateus 4:4 4:7 4:10 5:21 5:27 5:31 5:33 Antigo Testamento A referncia Usada Deuteronmio 8:3 Deuteronmio 6:16 Deuteronmio 6:13 xodo 20:13; Deuteronmio 5:17 xodo 20:14; Deuteronmio 5:18 Deuteronmio 24:1,3 Levtico 19:12; Nmeros 30:2, Deuteronmio 23:21 xodo 21:24; Levtico 24:20; Deuteronmio 19:21 Levtico 19:18 Osias 6:6

Mateus 5:38 Mateus 5:43 Mateus 9:13, 12:7

Mateus 11:10 Mateus 13:14,15 Mateus 15:4 Mateus 15:4 Mateus 15:8,9 Mateus 19:4 Mateus 19:5 Mateus 19:18,19 Mateus 21:16 Mateus 21:42 Mateus 21:13 Mateus 22:32 Mateus 22:37 Mateus 22:39 Mateus 22:44 Mateus 26:31 Mateus 27:46 Lucas 22:37 Lucas 23:46 Lucas 4:18 Joo 10:34 Joo 13:18 Joo 15:25 OS CONTRASTES:

Malaquias 3:1 Isaas 6:9,10 xodo 20:12; Deuteronmio 5:16 xodo 21:17; Levtico 20:9 Isaas 29:13 Gnesis 1:27, 5:2, Gnesis 2:24 xodo 20:12-16; Deuteronmio 5:16-20 Salmos 8:2 Salmos 118:22 Isaas 56:7; Jeremias 7:11 xodo 3:6 Deuteronmio 6:5 Levtico 19:18 Salmos 110:1 Zacarias 13:7 Salmos 22:1 Isaas 53:12 Salmos 31:5 Isaas 61:1,2 Salmos 82:6 Salmos 41:9 Salmos 35:19, 69:4,

Estude as seguintes referncias onde Jesus usou os contrastes em Seu ensino: Mateus: 5-7 O Sermo do Monte usa muitos contrastes. 9:12 Sos - Enfermos 9:13 Justos - Pecadores 9:16 Pedao de pano - novo e velho 9:17 Vinho novo - vinho velho 10:26 Encoberto - Revelado 10:27 Trevas - Luz 10:28 Corpo - Alma 10:32-33 Confessar - Negar 10:34 Paz - Espada 12:33 rvore - boa e m 12:35 Homem mau - Homem bom 12:37 Palavras que justificam e Palavras que condenam 13:12 Aqueles que tm - Aqueles que no tem 13:13 Aqueles que vem e ouvem - Aqueles que no vem e nem ouvem 13:30 Trigo - Joio 13:47-50 Peixes bons e maus; justos e injustos 16:25 Perder - Ganhar a vida 18:23-35 Perdoar - No perdoar 16:19-18:18 Atar - Desatar 19:30 Primeiros - ltimos 20:16 Chamados - Escolhidos 20:25-28 Governantes - Servos

21:28-30 O Filho que trabalhou - O Filho que no trabalhou 21:42 A Pedra rejeitada - A Pedra angular 23:11 O Maior o servo 23:12 Exaltado - Humilhado 23:24 Mosquito - Camelo 23:25-28 Por Dentro - Por Fora 24:40-41 Uns so tomados - Outros deixados 25:1-4 Virgens nscias - Virgens prudentes 25:29 Ter e Dar - No ter e ser tomado Marcos: 2:17 So - Enfermo; justo - pecador 2:19-20 Aqueles que jejuam - Aqueles que no jejuam 2:21 Vestidos Novos - Velhos 2:22 Vinho novo - Velho 2:27 Sbado para o homem - O homem para o sbado 3:4 Fazer o bem no sbado - No fazer 2:4 A terra boa - pobre 4:12 Ver e ouvir - no ver nem ouvir 4:22 Coisas encobertas - Coisas reveladas 4:25 Ter e Dar - No ter e ser tomado 4:31-32 A menor semente - A maior planta 4:40 Medo - F 7:6-13 Doutrina - Tradies 7:14-15 Dentro - Fora 8:33 As coisas de Deus - As coisas dos homens 8:35 Perder a vida - Salvar a vida 9:40 Contra ns - Por ns 9:50 O bom sal - O sal inspido 10:43-44 Maior - Menor, O primeiro o servo 11:27-33 O batismo de Joo - Do cu ou dos homens? 12:17 Csar - Deus 12:27 Deus dos mortos - Deus de vivos 12:44 Dando da abundncia - Dando da necessidade 14:38 Esprito - Carne Lucas: 5:31 So - Enfermo 5:32 Justos - Pecadores 5:36 Vestidos novos - Velhos 5:37-38 Vinho Novo - Velho Captulo 6 - Muitos contrastes neste captulo 7:20-21 Joo, o Batista - Jesus 7:47 Amar muito - amar pouco 8:17-18 Oculto, Escondido - Manifestado, Conhecido 9:24 Ganhar - Perder a vida 9:48 Menor - Maior 9:54-56 Destruir - Salvar Captulo 10 Como atuar nas cidades onde voc recebido - no recebido 11:23 Por Ele - Contra Ele 11:34 Olhos so - Mau

11:35 Luz - Trevas 11:39 Limpo por fora - No limpo por dentro 12:2-3 Encoberto - Revelado 12:8-9 Confessar - Negar 12:47-48 Poucos aoites - muitos aoites 12:51 Paz - Diviso 13:9 Fruto bom - Mau 13:30 ltimo - Primeiro 14:8-11 Exaltado - Humilhado 14:12-14 Rico - Pobre 14:30 Comear porm no terminar 14:34-35 Sal - Sal sem sabor 15:4-10 Perdido - Achado 15:11-32 O Bom filho - Mau 16:10-12 Fiel no pouco - No muito 16:13 Dois amos 16:15 Sublime diante do homem - Abominao a Deus 16:19-20 O homem rico - O pobre 17:33 Procurar salvar a vida - Perder a vida 17:34-36 Um tomado - Outro deixado 18:10-14 O contraste de dois homens a orar 19:12-27 O contraste de como os homens usaram os talentos 19:46 Casa de orao - Covil de ladres 20:17-18 A Pedra rejeitada - A Pedra angular 20:38 Deus dos mortos - Deus de vivos 21:1-4 As ofertas dos ricos - Pobres 22:25-30 Maior - Menor 23:31 rvore Verde - Seca Joo: 3:6 Nascido da carne - Do Esprito 3:12 Coisas Terrenas - Celestiais 3:17 No condenar - salvar 3:19-21 Luz - Trevas 4:13-14 gua viva - Natural 5:24 A morte - A vida 5:29 A ressurreio dos justos - injustos 6:32-33 O po de Deus - De Moiss 6:63 Esprito - Carne 7:18 Nossa glria - Sua glria 7:24 Dois julgamentos 8:12 Luz - Trevas 8:23 Deste mundo - No deste mundo 8:35 O filho - O servo 8:47 Ouvir - No ouvir 9:39 Ver - No ver 10:1-18 O bom pastor - o ladro 10:25-29 Minhas ovelhas - Outras ovelhas 10:37-38 fazer as obras - No fazer 12:24-35 Salvar a vida - Perder a vida 12:35-36,46 Luz - Trevas 12:47 Julgar - Salvar

13:16 Servo - Senhor 14:12 Obras - Obras maiores 14:23-24 Guardar - No guardar 14:27 Paz de Deus - Paz do mundo 15:2 Ramo que d fruto - Ramo que no d fruto 15:15 Servos - Amigos 15:19 Do mundo - No do mundo 16:20-22 A dor se torna alegria 20:27 No crer - Crer 20:29 Aqueles que vem e crem - Aqueles que no vem 21:18 O contraste de Pedro quando jovem e velho. PROBLEMAS: Estude as seguintes referncias onde Jesus usou problemas em Seu ensino: PESSOAS Os escribas (Marcos 2:7) Escribas e fariseus (Marcos 2:16) Alguns (Marcos 2:18) Fariseus (Marcos 2:24) Os escribas (Marcos 3:22) Seus patrcios (Marcos 6:2,3) Escribas e Fariseus (Marcos 7:5) Os Fariseus (Marcos 8.11) Pedro, Tiago e Joo (Marcos 9.11) Os discpulos (marcos 9.34) Joo e outros (Marcos 9.38) Os Fariseus (Marcos 10.2). O jovem rico (Marcos 10:17) Tiago e Joo (Marcos 10:37). O sumo sacerdote, os escribas e ancios (Marcos 11:28) Os Fariseus e Herodianos (Marcos 12:14) Saduceus (Marcos 12:23) Escriba (Marcos 12:29) Pedro, Tiago, Joo e Andr (Marcos 13:4) Algum na ceia de Simo (Marcos 14:4) O sumo sacerdote (Marcos 14:61) OCASIES: Estude as ocasies da vida nas quais Jesus ensinou algumas lies: A OCASIO Encontrando os comerciantes No templo Nicodemos veio a Ele SEU USO Limpando o templo Ensinamento sobre REFERNCIA Mateus 21.12-13; Marcos 11.15-17 Joo 3.1-21 PROBLEMAS Quem pode perdoar pecados? A associao de Jesus com os publicanos e pecadores. Por que os discpulos no jejuavam A observncia sabtica. Como Jesus expulsou os demnios. A fonte do poder de Jesus Por que os discpulos no observam as tradies. Eles queriam um sinal. A vinda de Elias. Quem o maior? A tolerncia de outros obreiros O divrcio Herdar a vida eterna. Sentar-se Sua mo direta e esquerda A autoridade de Jesus. O tributo a Csar. A ressurreio O primeiro mandamento. Quando estas coisas ocorrero? O desperdcio de ungento. Se Jesus reclamava de ser o Cristo.

Encontrando-se com uma Mulher Samaritana O leproso veio a Ele

o novo nascimento Transformando uma vida Limpando o corpo fsico

Joo 4.1-42 Mateus 8.1-4; Marcos 1.40-45; Lucas 5.12-14 Mateus 8.5-13; Lucas 7.1-10 Joo 5.1-9 Mateus 12.1-8; Marcos 2.23-28 Lucas 6.1-5 Mateus 5 a 7 Lucas 7.41 Mateus 12.46-50; Marcos 3.31-35 Lucas 8.19-21 Mateus 13.10-17 Mateus 13.36-43 Mateus 9.10-13

Quando trouxeram um homem Ele viu um homem que ficava No tanque de Betesda A murmurao dos fariseus Aos discpulos por arrancarem Espigas no sbado Vendo as multides Comendo com Simo, o Fariseu A vinda de sua me e irmos

Cura fsica e espiritual Cura fsica Ensinando a verdadeira relao do homem com o sbado O sermo do Monte Os dois devedores Ensinando a supremacia Da relao espiritual

A pergunta dos discpulos Por que lhes falas por parbolas? Os discpulos pedem uma Explicao da parbola do joio Por que come o vosso mestre Com os publicanos e pecadores?

Ensino sobre os mistrios do Reino Ensino sobre os filhos do maligno Ensino sobre o so e o Enfermo

Captulo Sete AJUDAS DIDTICAS


OBJETIVOS: Ao concluir este captulo voc ser capaz de: Definir o que so ajudas visuais. Explicar a importncia das ajudas audiovisuais. Criar ajudas audiovisuais. Avaliar as ajudas didticas.

VERSCULOS-CHAVE: Trazendo uma criana, colocou-a no meio deles e, tomando-a nos braos, disse-lhes: Qualquer que receber uma criana, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber, no recebe a mim, mas ao que me enviou (Marcos 9.3637).

INTRODUO Nesta lio voc aprender sobre vrias ajudas que podem ser usadas quando voc ensina. Voc pode no ter acesso a todas as ajudas didticas discutidas neste captulo devido a sua situao geogrfica ou situao financeira. Por que os cursos do Instituto Internacional Tempo de Colheita so usados em muitos lugares, este captulo includo para aqueles que tem acesso a tais materiais. Ns tambm temos includo sugestes para ajudas didticas que voc pode usar sem custo ou equipamento especial. AJUDAS DIDTICAS Uma ajuda didtica ou pedaggica algo que o ajuda a ensinar uma lio. Uma ajuda didtica pode ser uma atividade ou projeto que ajuda aos estudantes a entender uma certa verdade bblica. Uma ajuda didtica tambm pode ser um objeto que pode ser olhado, ouvido, ou tocado. Semelhante objeto chamado ajuda audiovisual. A palavra udio se refere a ouvir. A palavra visual se refere a olhar. Uma ajuda audiovisual algo que pode ser olhado, ouvido ou tocado e que ajuda na aprendizagem. s vezes, a ajuda totalmente de udio, como uma gravao em fita cassete. s vezes, ela totalmente visual, assim como um quadro que ilustra uma verdade. Outras vezes, udio e visual se combinam em uma s ajuda didtica. Um exemplo

disso seria um filme ou uma fita de videocassete. A IMPORTNCIA DAS AJUDAS DIDTICAS As ajudas didticas so importantes porque ver, ouvir e fazer so as principais maneiras pelas quais ns aprendemos. Estudos especiais foram realizados e revelam que ns lembramos: ... 10% do que ns ouvimos, ... 50% do que ns vemos, 70% do que ns fazemos, e 90% do que ns vemos, ouvimos, falamos e fazemos. Assim, importante que os mestres combinem udio, visual e atividades prticas como ajuda didtica. OS TIPOS DE AJUDAS DIDTICAS Aqui esto algumas ajudas que voc pode usar quando ensinando: OBJETOS COMUNS: Voc pode usar objetos comuns do ambiente a ilustrar uma lio. Jesus usou muito esse tipo de ajuda. Ele usou flores, pssaros, peixe, semente, trigo, crianas e pedras para ilustrar Suas lies. QUADROS: As fontes incluem fotografias, recortes de jornais, livros e quadros de revistas. SLIDES: So fotografias [negativos] de fotos em pequenos quadros que podem ser projetados em uma parede ou atravs de um projetor de slides para uma tela. H muitos conjuntos de slides disponveis sobre vrios temas cristos. Alguns conjuntos de slides so acompanhados por fitas de udio ou arquivos de computador. Voc tambm pode fazer seus prprios slides se voc tem o equipamento apropriado. Voc precisa de uma cmera, um filme para capturar as imagens para os slides, e um projetor de slides para mostrar o produto final. FILMES: Os filmes so semelhantes aos slides, pois eles tambm so um tipo de transparncia em quadros. Porm, em lugar de estarem individualmente montadas, elas se unem em uma extensa tira de filme. Elas so projetadas, imagem por imagem, atravs do uso de um projetor de filmes. Os filmes cinematogrficos que so produzidos comercialmente incluem, freqentemente, um registro de udio ou fita que explica os quadros. FITAS DE VIDEOCASSETE: As fitas de videocassetes so filmes com som que devem ser mostrados em projetores

especiais. H muitos filmes cristos e fitas de videocassete disponveis ou voc poderia considerar a fabricao de seu prprio filme ou fita de videocassete se voc tem o equipamento apropriado para fazer isso. CASSETES DE UDIO: Os cassetes de udio so fitas magnticas que registram os sons. H gravaes de msicas e ensinamentos disponveis. Voc tambm pode criar seu prprio cassete de udio se voc tem um gravador. MATERIAIS DE PESQUISA BBLICA: Encoraje os estudantes para usarem concordncias da Bblia, dicionrios, Atlas, livros de estudo de palavras e comentrios se eles esto disponveis. Eles aprendero mais sobre a lio que voc est ensinando enquanto desenvolvem valiosas habilidades de estudo da Bblia. RETROPROJETOR: uma mquina que projeta as imagens criadas em um papel claro chamado de transparncia. Os grficos, esboos, palavras das canes, e textos da Escritura podem ser colocados nas transparncias e podem ser projetados em uma tela para ver e estudar. OS PROJETOS: Estabelea projetos para os estudantes com o propsito de reforar o que eles aprenderam. Eles podem desenhar um mapa ou imagem, construir um modelo de algo [como o tabernculo do Antigo Testamento], escrever um relatrio, ou criar um grfico. Os projetos de ministrio prtico podem ser includos como dar testemunho a outros, visitar os enfermos, alimentar o faminto, etc. Os projetos animam os estudantes a praticar a Palavra ao invs de somente ouvi-la. MAPAS: Os mapas ajudam os estudantes a entender a terra onde os eventos da Bblia ocorreram. Os estudantes podem estudar os mapas ou poder desenhar mapas que esto relacionados com a lio. VIAGENS DE ESTUDO: As viagens de estudo so outra ajuda didtica excelente. Os estudantes podem visitar um museu da Bblia, uma priso, uma casa de repouso, etc., para aprender mais e/ou aplicar o que eles tm aprendido. GRFICOS E DIAGRAMAS: Crie um diagrama ou grfico para ilustrar a lio. O grfico poder listas os pontos principais da lio ou o versculo bblico para memorizar. Os grficos podem ser usados para fazer comparaes. JOGOS, PALAVRAS CRUZADAS:

Uma idia excelente para trabalhar com as crianas criar jogos, palavras cruzadas e quebra-cabeas para reforar o ensinamento. Por exemplo, escreva cada palavra individual de um texto da Escritura em fichas separadas e mescle-as. Faa com que os estudantes coloquem-nos na ordem correta. Isso ajudar a memorizar o versculo. DRAMA: Os estudantes podem representar [dramatizar] a lio da Bblia que foi ensinada. Para fazer isso, os estudantes assumem os papis de diferentes personagens na lio e representam a histria da Bblia. FANTOCHES: Os fantoches so outra maneira de representar as histrias da Bblia. Os fantoches so bonecos ou figuras em miniatura de pessoas e animais que podem ser usados para dramatizar histrias. Eles podem ser criados de cartolina, pano, ou outros materiais. QUADROS: Quadros so superfcies lisas e emolduradas que so usadas para se escrever com giz ou caneta apropriada. Voc pode escrever e apagar vrias vezes. O mestre pode usar os quadros para escrever frases importantes, versculos ou esboos da lio. Eles tambm podem ser usados para traar quadros e ilustraes. Os estudantes tambm podem usar os quadros para os mesmos propsitos como uma atividade de aprendizagem. FRANELGRAFO: O franelgrafo uma tbua ou papelo muito grosso coberto com um material chamado de flanela que permite colocar e tirar as figuras que se aderem flanela. As editoras tm produzido figuras para flanelgrafos [palavras, versculos e quadros] para acompanhar muitas lies da Bblia. Voc tambm pode criar suas prprias figuras, colocando algum tipo de adesivo (uma fita adesiva, por exemplo) na parte de trs delas, para que sejam usadas no franelgrafo. FICHAS: Fichas so pedaos de papel ou cartolina que podem ser segurados em sua mo e apresentadas aos estudantes como uma ajuda didtica. Por exemplo, voc p;ode criar fichas com versculos para memorizar. Um lado pode ter o versculo escrito. E no outro a referncia bblica. Quando voc mostra a referncias bblica, a classe deve dizer o versculo correto. Quando voc mostra o versculo para eles, eles devem dar a referncia correta. CANES: Podemos usar canes como uma ajuda didtica. Use uma cano que: Relaciona-se com a lio que voc tem compartilhado. Chama ao tipo de resposta que voc tem pedido na lio. Por exemplo, requerendo a aceitao do Evangelho se esse tem sido o assunto da lio. Segue o esprito da lio: feliz e alegre ou lento e adorador.

TESTEMUNHOS: Podem ser usados testemunhos pelos estudantes ou convidados para ilustrar a lio. Por exemplo, se ensinando uma lio sobre liberao, tenha algum para dar um testemunho envolvendo a sua prpria libertao. MEMORIZAO: Memorizar versculos, histrias, e fatos so um recurso excelente para ajudar aos estudantes a recordarem as lies da Bblia. TESTES: Voc pode testar os estudantes para reforar a aprendizagem. A prova pode ser oral ou escrita. Depois da prova, reveja qualquer material com que os estudantes tem tido dificuldade. CONTAR HISTRIAS E REVISAR: Quando trabalhando com crianas e jovens pea-lhes para contarem em suas prprias palavras depois da lio. Os adultos podem resumir uma lio. Reveja a lio atravs de discusso, perguntas e respostas. FONTES DE AJUDAS DIDTICAS Voc pode fazer alguma ajuda didtica. Outras podem ser compradas em livrarias e casas especializadas. Se voc no tem nenhum fundo ou acesso a tais ajudas, use os objetos simples de seu prprio ambiente ou atividades que requerem nenhum material ou custo. Jesus no tinha dinheiro para o equipamento ou material para criar as ajudas didticas, todavia ele freqentemente as usou, selecionando coisas do ambiente natural para ilustrar Suas lies. Voc tambm pode pedir emprestado ajudas audiovisuais e o equipamento necessrio aos membros de sua igreja, de outras igrejas, bibliotecas, escolas pblicas, ou no escritrio principal de sua denominao. AVALIANDO AS AJUDAS DIDTICAS Use a seguinte lista para avaliar as ajudas didticas: 1. A ajuda ou atividade se relaciona com a lio? As ajudas explicam ou apresentam a lio mais claramente? 2. apropriado para o nvel da idade a que se destina? 3. O material vale o preo pelo qual voc tem comprado e/ou o tempo e custo para faz-lo (se voc est criando uma ajuda audiovisual)? 4. Como contribui para alcanar os objetivos que voc tem proposto para a lio? 5. Est claro e fcil de entender? Lembre-se: as ajudas didticas so simplesmente... ajudas. No dependa somente delas. Nossa confiana est na Palavra de Deus usada pelo Esprito de Deus para fazer o trabalho de Deus nas vidas dos estudantes. Um bom agricultor usa as melhores ferramentas que ele tem para plantar seus

campos. Porm, ele sabe que a semente - no as suas ferramentas - que traz a colheita.

TESTE O SEU CONHECIMENTO 1. Escreva os versculos-chave de memria. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 2. O que uma ajuda didtica? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 3. O que so ajudas audiovisuais? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 4. Por que as ajudas audiovisuais so importantes? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 5. Que tipo de ajuda audiovisual Jesus usou? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ (As respostas se encontram ao final do ltimo captulo deste manual).

PARA ESTUDO ADICIONAL 1. Crie uma ajuda de udio ou visual para uma lio que voc planeja ensinar. 2. Avalie a ajuda que voc criou usando a lista proporcionada nesta lio: 1. A ajuda ou atividade se relaciona com a lio? As ajudas explicam ou apresentam a lio mais claramente? 2. apropriado para o nvel da idade a que se destina? 3. O material vale o preo pelo qual voc tem comprado e/ou o tempo e custo para faz-lo (se voc est criando uma ajuda audiovisual)? 4. Como contribui para alcanar os objetivos que voc tem proposto para a lio? 5. Est claro e fcil de entender?

Captulo Oito ANALISANDO O PBLICO


OBJETIVOS: Ao concluir este captulo voc ser capaz de: Definir anlise do pblico. Explicar a importncia de analisar o pblico. Resumir os passos para analisar o pblico. Resumir as caractersticas de vrias faixas etrias.

VERSCULOS-CHAVE: Mas o prprio Jesus no se confiava a eles, porque os conhecia a todos. E no precisava de que algum lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana (Joo 2.24-25).

INTRODUO Antes que voc comece a ensinar importante analisar seu pblico, estabelecer objetivos e planejar a lio. Esta lio explica como analisar o pblico. Os dois captulos seguintes tratam com os objetivos e o planejamento da lio. ANLISE DO PBLICO O pblico o grupo de pessoas ao qual voc ensinar. Analisar algo estud-lo em detalhe, examinar suas caractersticas cuidadosamente, estudar as partes de um todo. Anlise do pblico significa estudar cuidadosamente as caractersticas de um grupo de pessoas a quem voc planeja ensinar. A IMPORTNCIA DE ANALISAR Analisar um pblico importante porque o aprender afetado por muitos fatores, incluindo idioma, cultura, habilidades fsicas, maturidade espiritual, sexo, situao matrimonial, nveis econmico e social, necessidades pessoais e idade. Se voc no analisar o pblico, voc pode estar ensinando acima ou abaixo do nvel educacional e/ou do nvel de maturidade espiritual dele. Voc talvez no use a linguagem que eles entendem. Voc talvez no relacione as lies ao nvel social e econmico ou s necessidades pessoais deles. Voc no pode saber tudo de cada pessoa no pblico. Porm, voc pode pensar sobre

o que a maioria de seu pblico gosta e pedir ao Esprito Santo para ajudar-lhe a satisfazer as suas necessidades especficas. Jesus entendeu Seu pblico. Ele conhecia os costumes e estilo de vida de Seus ouvintes porque Ele era um deles. Jesus tambm tinha conhecimento divino de suas necessidades: Mas o prprio Jesus no se confiava a eles, porque os conhecia a todos. E no precisava de que algum lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana (Joo 2.24-25). Deus pode mostrar-lhe coisas sobre um pblico, porm voc tambm pode desenvolver algumas habilidades prticas para ajud-lo nesta rea. O apstolo Paulo fez isto: Sabendo Paulo que uma parte do Sindrio se compunha de saduceus e outra, de fariseus, exclamou: Vares, irmos, eu sou fariseu, filho de fariseus! No tocante esperana e ressurreio dos mortos sou julgado! (Atos 23.6). Quando Paulo ministrou aos judeus, Ele deu nfase ao Seu passado judeu. Quando ele falou aos romanos e outras nacionalidades, ele mudou sua abordagem. Paulo sabia a importncia de analisar seu pblico, falando-lhes em seu prprio idioma, e usar uma abordagem com a qual eles poderiam identificar-se: Respondeu-lhe Paulo: Eu sou judeu, natural de Tarso, cidade no insignificante da Cilcia; e rogo-te que me permitas falar ao povo (Atos 21.39 e 22.2). COMO ANALISAR UM PBLICO Aqui esto alguns passos para ajudar-lhe a analisar um pblico ao qual voc planeja ensinar: 1. Ore para Deus revelar-lhe as necessidades espirituais, emocionais, mentais, fsicas, e materiais de seu pblico alvo: Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constitusses presbteros, conforme te prescrevi (Tiago 1.5). 2. A Bblia nos diz que anelemos [busquemos] os dons espirituais (1 Corntios 12.31). Pea a Deus os dons espirituais de palavra de sabedoria e palavra de conhecimento. Estes dons proporcionam o conhecimento divino sobre as pessoas e seus problemas combinados com uma palavra de sabedoria para ajud-las. O dom de discernir espritos tambm til. (Para um estudo destes dons espirituais, veja o curso do Instituto Internacional Tempo de Colheita, O Ministrio do Esprito Santo). 3. Observe e associe com seus estudantes. Voc aprender muito olhando e estando com eles. Leia os Evangelhos e note como Jesus observou a conduta de Seus prprios discpulos e como isto afetou Seu ensino.

4. Se voc est ministrando em uma nao diferente, aprenda tudo o que voc pode sobre as pessoas fazendo perguntas, observando e lendo os livros sobre a cultura. 5. Se possvel, visite as casas de seus estudantes. Voc aprender muito vendo seu ambiente pessoal. 6. Se voc est ministrando s crianas, procure conhecer seus pais. Pergunte aos pais sobre as necessidades especiais das crianas e trabalhe com os pais nestas reas. 7. Use as diretrizes para anlise de pblico proporcionada no resto desta lio. UMA ORIENTAO PARA ANLISE DO PBLICO Use esta orientao para analisar seu pblico. O aprender afetado pelos seguintes fatores: IDIOMA: O estudante deve entender o idioma no qual a lio ensinada. Por outro lado, deve ser usado um tradutor. Analise seu pblico: Eles falam o mesmo idioma que voc? H aqueles no pblico que no falam seu idioma? Nesse caso, ser necessrio um tradutor?

EDUCAO: A dificuldade da lio deve ajustar-se ao nvel educacional da maioria do pblico. Alguns estudantes receberam educao formal e outros no. Alguns so aprendizes lentos e outros aprendem rapidamente. Anlise seu pblico: Qual o meu nvel educativo geral dos estudantes? Eles so analfabetos, primrios, secundrios, ou possuem grau universitrio? Voc tem estudantes com problemas educacionais? Nesse caso, quais so e como se deve tratar com eles?

CULTURA: A cultura afeta o processo de aprendizagem. O mestre deve usar exemplos que sejam entendidos na cultura. A cultura afeta como ns pensamos e como ns percebemos o mundo ao nosso redor. As pessoas aprendem melhor quando as lies esto relacionadas ao seu ambiente. A cultura determina a resposta apropriada. Por exemplo, algumas culturas so muito impassveis. Outras so emocionais. Como os estudantes respondem ao Evangelho freqentemente afetado pela sua cultura. Em algumas culturas no aceitvel que uma mulher ensine a um homem ou que um homem ensine a uma mulher. Outras culturas exigem que os mestres recebam aprovao de um superior ou lder tribal antes de ensinar. Voc pode precisar ajustar seu estilo de roupa ou aparncia para ser admitido.

importante entender e trabalhar dentro da cultura, at onde possvel, contanto que no viole os princpios bblicos ou comprometa a apresentao da mensagem do Evangelho. Analise seu pblico: Quais so as culturas que esto representadas? Em quais maneiras a cultura afetar seu mtodo de ensino Como a cultura afetar a aplicao de sua lio? De qual maneira a cultura afetar a resposta dos estudantes? Voc necessitar ajustar seu estilo de ensinar ou a aparncia para ser admitido nesta cultura?

HABILIDADES FSICAS: As habilidades fsicas podem afetar a aprendizagem. Por exemplo, mestres de estudantes que no podem ouvir ou ver tero que ajustar seus mtodos de instruo. Analise seu pblico: Coloque aqueles com problemas de viso e audio na parte dianteira da classe. Faa ajudas visuais que sejam grandes o suficiente para que sejam vistas. Use um intrprete para o surdo [linguagem de sinais], se possvel. Voc pode necessitar conseguir ajudas especiais para aqueles com outros impedimentos fsicos. Ministre o poder de cura de Deus para eles.

MATURIDADE ESPIRITUAL: Seu pblico consiste de incrdulos, novos crentes, crentes maduros ou uma mescla dos trs. Paulo adverte que algumas pessoas no esto prontas para a carne da Palavra [as verdades espirituais mais profundas]. Voc deve alimentar as pessoas com o leite da Palavra [as verdades bsicas] antes de seguir aos assuntos bblicos mais profundos (1 Co 3.1-2). Analise seu pblico: Seu pblico principalmente de incrdulos? Isto provavelmente seria verdade em uma reunio aberta ou uma cruzada evangelstica. Sua mensagem deve ser designada aos incrdulos. O pblico principalmente de novos crentes? Nesse caso, eles necessitaro de instruo nos princpios bsicos da f. principalmente de crentes? Isto pode ser verdade de um retiro espiritual ou em uma reunio especial aberta somente aos membros da igreja. Porm nunca assuma que todos so crentes. Sempre d a oportunidade para as pessoas arrependerem-se e aceitar a Jesus como Salvador. O que voc sabe sobre seu nvel espiritual de maturidade?

SEXO:

Se um pblico todo de homens ou todo de mulheres, ou misto, isto pode afetar o ensino. Por exemplo, uma lio sobre a responsabilidade bblica dos maridos de amar a

esposa seria mais apropriada para um pblico masculino do que para um pblico feminino. Analise seu pblico: Ele todo de mulheres? todo de homens? uma mistura de sexos?

SITUAO MATRIMONIAL: Os que so casados tm problemas e necessidades diferentes das pessoas solteiras, divorciadas e vivas. As pessoas com crianas enfrentam alguns desafios que casais sem filhos no possuem. Analise seu pblico: Analise seu pblico para determinar quantos so: Solteiros Casados com crianas Casados sem crianas Vivos com crianas Vivos sem crianas Divorciados e no casados novamente, criando sozinho os filhos Divorciados e no casadas novamente, nenhum filho Divorciados e novamente casados, com filhos Divorciados e novamente casados, sem filhos

NVEL SOCIAL E ECONMICO: Ajuste seu ensino ao nvel econmico e social representado pela maioria do pblico. Jesus ministrou a uma mulher no poo (Joo 4) diferentemente do que Ele fez a Nicodemos (Joo 3). A mulher era de uma classe econmica mais baixa. Nicodemos era da classe alta. Paulo disse que ns devemos estar dispostos a ajustes para comunicar o Evangelho: Se no sou apstolo para outrem, certamente, o sou para vs outros; porque vs sois o selo do meu apostolado no Senhor (1 Co 9.2). Versculos 19-21. Analise seu pblico: Qual o nvel econmico geral? Eles so classe alta, classe mdia, classe baixa? Eles possuem grandes necessidades financeiras? Quais so suas ocupaes? Estudantes, ministros, negociantes e profissionais, jubilados, mes de famlia, obreiros, desempregados? Onde eles vivem? Cidades, vilas, reas remotas, reas pobres, reas de classe mdia ou alta? Eles so trabalhadores migratrios [freqentemente se movendo]? Eles so sem teto? No possuem nenhum lugar para morar?

NECESSIDADES PESSOAIS:

importante saber sobre as necessidades fsicas, mentais, espirituais, emocionais, e materiais de um pblico. Isto importante para ganhar a ateno, aplicao e requerer uma resposta. Analise seu pblico: Aqui esto um pouco de necessidades e problemas humanos comuns: Necessidades espirituais: Salvao Convico de salvao Santificao Batismo na gua Batismo no Esprito Santo Cura e libertao Maturidade espiritual: por exemplo, dons do Esprito, fruto do Esprito, conhecer a vontade de Deus, tratar com as crises da vida, tratar com a tentao, a guerra, a orao, ser espiritualmente reprodutivo, etc. Medo Solido Depresso e desalento Amargura Falta de perdo Auto-estima Ira, temperamento, outros problemas de disposio dio Culpa Cimes Rebelio

Necessidades financeiras: Dinheiro insuficiente para satisfazer as necessidades bsicas Necessidade de emprego

Necessidades fsicas: Enfermidades Problemas com peso Problemas de aparncia

Problemas especiais: Divrcio Tendncias suicidas Imoralidade Aborto Drogas Fumo lcool

Ocultismos Prejuzo Opresso - possesso de demnios Dor - tratando com a morte Murmurao, queixa, maldizer, profanao Os cultos falsos Hbitos e prticas erradas Educao de filhos

IDADE: Devem ajustar-se o contedo e a dificuldade de uma lio faixa etria dos estudantes. O intervalo de tempo de ateno e a habilidade de aprender variam de idade para idade. As pessoas que tm estudado como as pessoas crescem e se desenvolvem mentalmente, fisicamente, socialmente e espiritualmente tem identificado vrias caractersticas para diferentes grupos de idade. Estas caractersticas ou qualidades so traos gerais que se aplicam aos estudantes em uma certa faixa etria. As qualidades podem diferir de cultura para cultura: Perodo de 2 a 3 anos de idade: A. Fisicamente 1. Imita; gosta de ajudar. 2. Em movimento; necessita de atividade fsica e perodos de descanso. 3. Tem pouca pacincia, um sistema nervoso sensvel. 4. Gosta de ocupar-se de coisas; muito curioso. 5. Gosta de ritmo e de rima. 6. No pode coordenar os msculos menores. Os msculos maiores desenvolvendo. 7. Cresce e aprende enquanto brinca. B. Mentalmente: 1. imaginativo. 2. O intervalo de tempo de ateno, 3 a 4 minutos. 3. Gosta do familiar e da repetio. 4. Vocabulrio limitado; gosta de histrias simples. 5. Aprende atravs dos sentidos de ver, ouvir, tocar, cheirar e saborear. 6. Interrompe histrias; pode cantar canes fceis. 6. Absorve os detalhes. 8. Cr no que lhe dizem. 9. No aprende bem pela exortao direta. 10. Est desenvolvendo uma personalidade individual. 11. sensvel a outras emoes/ C. Socialmente: 1. 2. 3. 4. 5. tmido; assustado com multides. Tem medos imaginrios. Precisa de ateno individual. Faz as coisas s. Deve aprender a brincar com os outros. egosta; tem que aprender a compartilhar e ajudar.

esto

6. Gosta de contar histrias, representar partes. 7. um imitador. 8. Necessita de disciplina consistente. 9. Fica cansado facilmente; entristece-se com a confuso. 10. Deseja agradar aos pais e professores. 11. Necessita de amor, compreenso e segurana. D. Espiritualmente 1. Pode entender como agradecer e agradar a Deus; que a Bblia o livro de Deus; que a igreja a casa de Deus. 2. Pensa em Deus como uma pessoa real e amorosa. 3. Aprende de Deus atravs da natureza e das experincias comuns nas quais Deus mencionado. 4. Necessita sentir que seu professor e Deus o amam. 5. Quando adequadamente ensinado confiantemente depende do Senhor. 6. Ora quando emocionalmente motivado. 7. Aprende a dar porque ele ama a Jesus. Perodo de 4-5 anos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Fisicamente capaz de cuidar de si mesmo. Pode vestir a si mesmo. Gosta de atividades fsicas. Fala muito. Pode ter mudanas rpidas de temperamento. Msculos que ainda se desenvolvem. Descuida da resistncia fsica.

B. Mentalmente 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Pode participar de um programa que no muito variado. Tem um intervalo de tempo de ateno de aproximadamente 10 minutos. A imaginao boa. entende pouco sobre o tempo e o espao. Facilmente despertado para matar e ter simpatia. Aumentando na habilidade mental. Realista. Pode memorizar versculos curtos. Pronto para encontrar novas experincias emocionais e intelectuais.

C. Socialmente: 1. Pronto para encontrar novas experincias sociais. 2. Bom em certas habilidades de trabalho. 3. Crescendo na habilidade de relacionar-se bem com os outros. 4. Gosta de praticar jogos que envolvem cooperao. 5. Bem disciplinado. 6. Egosta; necessita de prtica em compartilhar e dar. 7. Crescendo na amizade. 8. Qualidades de liderana em vias de desenvolvimento. 9. Ama intensamente e deseja agradar. 10. Gosta de representar ou contas histrias.

D. Espiritualmente: 1. Pode adorar ao Senhor atentamente; pode apreciar a Deus atravs de Suas maravilhas na natureza. 2. Fala do Senhor de uma maneira pessoal. 3. Entende que Deus ama e cuida dele. 4. Sabe que a desobedincia voluntariosa pecado. 5. Pode aprender a realidade da presena, ou interesse, a orientao, a proviso, a sabedoria de Deus. 6. naturalmente fiel, porm deve aprender a confiar e obedecer ao Senhor. Perodo de 6-8 anos: A. Fisicamente: 1. 2. 3. 4. 5. 6. A proporo de crescimento reduz. Tem estalidos sbitos de energia. Se cansa facilmente. Necessita de atividades variadas. Necessita aprender a terminar o que comea. Gosta de ocupar-se com objetos.

B. Mentalmente: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Emotivo e simptico. Gosta de afeto especial e direo. Imaginativo, racional. Aprende atravs dos sentidos, experincia e palavras. Gosta de histrias da Bblia que mostram o poder de Deus. Gosta de resolver os problemas mentais verbalmente. Aprende a escolher. Memorizar palavras mais facilmente que os pensamentos. Comea a apreciar o fundo histrico e geogrfico.

C. Socialmente: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Cresce sob elogio para fazer aes corretas. Necessita prtica na utilidade, bondade, cooperao, altrusmo, considerao. Imita aos adultos e necessita da aprovao dos adultos. Desfruta das histrias sobre as crianas de sua prpria idade. s vezes rebelde; conta histrias exageradas. Prefere as atividades de grupo que no so competitivas. Escolhe aos amigos; muda freqentemente de melhor amigo.

D. Espiritualmente: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Beneficia-se com os exemplos espiritualmente maduros. Capaz de compreender o amor e o perdo de Deus. Aprende a ser reverente por ordem e exemplo. Freqentemente est pronto para aceitar a Cristo como o Salvador. Pode aprender a orar e viver para Jesus. Pode resolver questes lendo a Bblia.

7. Necessita ser ensinado a confessar o pecado rapidamente. 8. curioso sobre a morte. 9. Gosta de histrias de ao e missionrias. Perodo de 9-11 anos: A. Fisicamente: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Est no estado mais saudvel da vida. ativo e exuberante. Crescendo na independncia. No muito asseado. Gosta das atividades ao ar livre. Cresce moderadamente.

B. Mentalmente: 1. Pode usar a Bblia para encontrar referncias e solues aos problemas; tambm os mapas e dicionrios. 2. Tem boa habilidade de memorizao; est alerta e crtico de seu prprio trabalho. 3. Nas vias de desenvolvimento dos conceitos sobre tempo e espao. 4. est interessado nos problemas. 5. Est vido por informao; ativo. 6. Tem muitos interesses; pode escrever poemas, histrias. 7. criativo si voc lhe d seu tempo, interesses e compreenso. 8. Gosta de verificar o prprio progresso. 9. Est interessado na natureza e nas pessoas valorosas. 10. Tem aumentado seu poder de concentrao. C. Socialmente: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Pode encorajar-se a ter altas normas. Interessado na limpeza. Gosta de participar na classe. Prefere os prprios companheiros; detesta o sexo oposto, com algumas excees. Tem lealdade de grupo. Admira os lderes. Deve ser ensinado a ter respeito por autoridades. menos tmido do que quando mais jovem.

D. Espiritualmente: 1. 2. 3. 4. 5. Pronto para a salvao. Corresponde ao ensino sobre crescer em Cristo. Pode entender as verdades doutrinais. Necessita de estmulo nas devoes dirias. Pode ser dirigido a ganhar aqueles na prpria famlia e bairro.

Perodo de 12-14 anos: A. Fisicamente: 1. Cresce rapidamente e irregularmente.

2. As moas amadurecem antes dos rapazes. 3. Envergonhado por ser um pouco desengonado, o que causado pelo crescimento desigual. 4. Explode de energia e cai bruscamente de fadiga. 5. Freqentemente o perodo mais difcil da vida. B. Mentalmente: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Tem uma mente vivaz; pode memorizar bem se o interesse despertado. Tem forte senso de humor. Sonha acordado, imaginando-se um heri. Responde emocionalmente. Quer tomar as prprias decises na vida. sensvel, franco, sujeito a humores extremos, crtico, rebelde.

C. Socialmente: 1. Pode transferir a lealdade de casa para a escola, professor, ou alguma pessoa ele idealiza. 2. Segue a multido. 3. Tem fome por experincias; coloca-se de frente com a indiferena. 4. Medo de ser considerado infantil; tenta agir como adulto. 5. Comea a ser atrado pelo sexo oposto. 6. Pede para ser importante, ganhar aos amigos e pertencer a um grupo. D. Espiritualmente: 1. 2. 3. 4. Busca os jovens mais velhos para direo. Est na fase das perguntas. Deve conhecer a necessidade de um Salvador e deve ter convico de salvao. Necessita de orientao.

Perodo de 15-18 anos: A. Fisicamente: 1. 2. 3. 4. Superando suas dificuldades fsicas. Formando e estabilizando os hbitos fsicos. Preocupa-lhe sua aparncia pessoal. atrado ao sexo oposto.

B. Mentalmente: 1. 2. 3. 4. Tem desenvolvido poderes de raciocnio. Relembra as idias mais freqentemente do que das palavras. Idealista e freqentemente criativo. Controla a imaginao com razo e juzo.

C. Socialmente: 1. Gosta de organizao e responsabilidade de direo. 2. Quer pertencer a um grupo. 3. Deseja a aprovao de outros de sua prpria idade.

4. Questiona sobre o futuro. 5. Tem um desejo aumentado de ajudar aos outros. 6. Se esfora para controlar suas emoes. 7. Procura por emoes. 8. Propenso a estar mal-humorado. 9. Rebelde contra a autoridade. 10. Anela a segurana. D. Espiritualmente: 1. Freqentemente tem dvidas sobre as coisas espirituais. 2. Responde rapidamente aos apelos emocionais. 3. Necessita de um cristianismo pessoal, ativo, que d certo. Adultos: A. Fisicamente: Fisicamente os adultos tm alcanado a maturidade no tamanho e estatura. Eles tm a habilidade fsica de ainda maior do que a dos jovens. Os adultos mais velhos podem lutar mais com problemas de sade do que os mais jovens. Os adultos podem estar preocupados com sua aparncia fsica e habilidades se eles no se conformam ao que considerado normal em sua cultura. B. Mentalmente As habilidades mentais, atitudes e valores esto firmemente instalados. Os adultos so mais estabelecidos em seus caminhos e so mais difceis de mudar. Geralmente, torna-se mais difcil de aprender coisas novas conforme a idade aumenta. O intervalo de tempo de ateno menor nos adultos que nas crianas. Eles podem receber uma lio maior e uma abordagem mais variada. A maioria dos adultos tem uma compreenso boa de seu idioma e cultura. A maioria dos adultos prefere os conceitos da aprendizagem a memorizar fatos. C. Socialmente: A maioria dos adultos normalmente tem se estabelecido em um certo nvel social e econmico. A maioria de seus amigos normalmente ser do mesmo nvel. Alguns podem estar se esforando para melhorar seu estado social e econmico. A maioria tem escolhido ou escolher seus companheiros logo. D. Espiritualmente: Os adultos necessitam de orientao espiritual nas maiores decises da vida como o matrimnio, ministrio, educao mais elevada, e nas opes profissionais. Eles tambm necessitam de orientao sobre relaes conjugais e familiares. Os crentes necessitam de instruo adicional para a maturidade espiritual e se tornar ativamente envolvidos no ministrio da igreja. Eles necessitam descobrir e usar seus dons espirituais. Os incrdulos necessitam ouvir o Evangelho e serem levados salvao.

TESTE O SEU CONHECIMENTO 1. Escreva os versculos-chave de memria. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 2. O que significa anlise do pblico? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 3. Por que a analise do pblico importante? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 4. Resuma os passos para analisar a um pblico. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 5. Selecione uma certa faixa etria a qual voc ensina ou planeja ensinar. Reveja as caractersticas para essa faixa etria nesta lio. Escreva um resumo sobre a faixa etria. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ (As respostas se encontram ao final do ltimo captulo desta manual).

PARA ESTUDO ADICIONAL 1. Jesus tinha doze discpulos. Usando as habilidades que voc aprendeu neste captulo, analise este pblico. Voc encontrar a informao sobre os doze discpulos em Mateus, Marcos, Lucas, Joo e no livro de Atos. 2. Analise um pblico ao qual voc deseja ensinar. 3. Estude as lies ensinadas por Jesus a Nicodemos em Joo 3 e mulher em Joo 4. Um era da classe alta e inteligente. A outra era da classe baixa. Como os mtodos de ensino e o contedo da lio diferiram? Como eles foram iguais?

Captulo Nove DECLARANDO OBJETIVOS


OBJETIVOS: Ao concluir este captulo voc ser capaz de: Definir a importncia de objetivos no ensino. Explicar a importncia de objetivos no ensino. Escrever os objetivos. Usar uma lista de comprovao para avaliar os objetivos. Explicar a diferena entre os objetivos gerais e especficos. Identificar a meta final do ensino bblico.

VERSCULO-CHAVE: O qual ns anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo (Colossenses 1.28).

INTRODUO Voc tem aprendido que o verdadeiro crescimento espiritual no moderado pelo que um estudante ouve, porm pelo que ele faz com o que ele ouve. Neste captulo voc aprender a declarar objetivos que o ajudaro a determinar se os estudantes realmente entenderam e esto agindo sobre o que eles aprenderam. OBJETIVOS Um objetivo uma meta ou finalidade de uma ao. um ponto, ideal, ou um resultado que se deseja alcanar. Quando um mestre declara os objetivos, ele escreve declaraes de metas para seus estudantes. Estes so declarados em condies que descrevem o que os estudantes podero fazer depois de completar a lio. A lio que voc est estudando atualmente tem alguns objetivos. Volte ao princpio da lio e reveja estes objetivos. A IMPORTNCIA DE OBJETIVOS Os objetivos so importantes porque: 1. Eles dirigem as oraes, planos, ensino, e atividades de aprendizagem do mestre para uma meta especfica. Voc sabe exatamente o que voc quer alcanar em cada lio ento voc pode orar, planejar, ensinar e preparar as atividades de aprendizagem de acordo com isto.

2. Eles podem ser usados para medir a efetividade do ensino. Voc poder dizer se os estudantes realmente aprenderam o que voc quis ensin-los. 3. Eles melhoram seu ensino. Porque voc pode medir a efetividade de seu ensino, voc pode dizer quando falhou e quando voc foi bem-sucedido. Voc pode aprender do fracasso e do xito, e pode continuar melhorando seu ensino. 4. Eles ajudam a que os estudantes se tornem praticantes em lugar de apenas ouvintes da Palavra. Quando voc estabelece objetivos e os comunica claramente aos estudantes antes que voc comece a ensinar, eles sabero o que se espera deles. COMO ESCREVER OBJETIVOS DECLARE OS OBJETIVOS PELO QUE SE REFERE ATUAO DO ESTUDANTE: Diga especificamente o que voc quer que eles sejam capazes de fazer. Aqui est uma declarao de objetivos pelo que se refere atuao do estudante: Ao concluir esta lio o estudante poder explicar Joo 3.16. Aqui est o um objetivo que declarado incorretamente: Eu ensinarei Joo 3.16 aos estudantes. O primeiro objetivo declarado corretamente porque identifica o que voc quer que o estudante possa fazer ao final da lio. Voc pode determinar se ele tem aprendido apropriadamente pedindo que explique Joo 3.16 a voc. O segundo objetivo incorreto. Declara o que voc far em lugar do que voc quer que o estudante possa fazer. Como voc saber que seu ensino apropriado? O objetivo no d nenhuma maneira de determinar isto. COMECE CADA OBJETIVO COM UM VERBO: Um verbo uma palavra de ao que identifica o que o resultado deve ser. Use uma declarao de abertura assim: Ao concluir esta lio o estudante ser capaz de:. Ento liste os objetivos, comeando cada um com um verbo. Na seo Para Estudo Adicional deste captulo h uma lista de verbos para ajud-lo a declarar os objetivos. Aqui est um exemplo de um objetivo comeado com um verbo: Ao concluir este captulo o estudante poder explicar o plano de salvao. Explicar uma palavra de ao. Diz o que voc quer que o estudante possa fazer como resultado da lio. DECLARE CADA OBJETIVO INDIVIDUALMENTE: Declare somente um resultado de aprendizagem por objetivo. Aqui esto alguns exemplos:

Ao concluir este captulo o estudante ser capaz de: Citar Joo 3.16 (correto) Citar e explicar Joo 3.16 (incorreto)

Se voc quer que eles o expliquem tambm, voc deve declarar os dois objetivos separadamente: Ao concluir este captulo o estudante ser capaz de: Citar Joo 3.16 Explicar Joo 3.16

DECLARE OS OBJETIVOS SUCESSIVAMENTE: Cada objetivo deve relacionar-se ao que precede e/ou segue. Por exemplo, Citar Joo 3.16 um bom objetivo para listar antes de Explicar Joo 3.16. O estudante deve conhec-lo primeiro para poder explic-lo. DECLARE CADA OBJETIVO PELO QUE SE REFERE CONDUTA QUE VOC PODE OBSERVAR: Aqui esto alguns exemplos: Ao concluir este captulo o estudante: Explicar Joo 3.16 (correto) Entender Joo 3.16 (incorreto)

Se o estudante pode explicar a Joo 3.16 voc saber que o entende. Se seu objetivo se declara Entender a Joo 3.16, o mesmo no mensurvel. Ele no declara o que o estudante far para permitir-lhe saber se voc tem alcanado o objetivo ou no. FAA CADA OBJETIVO ALCANVEL: Se voc estabelecer objetivos que so demasiadamente difceis, os estudantes se desencorajaro. LISTA DE VERIFICAO Use esta lista de perguntas para verificar os objetivos que voc escreve para seus estudantes: 1. Ele escrito pelo que se refere atuao do estudante? Diga o que voc espera do estudante em lugar do que voc far? 2. Pode ser notado? Voc escreveu o objetivo pelo que se refere conduta que voc pode esperar do estudante? 3. especfico? Ele descreve claramente e especificamente o que se espera do estudante? 4. individual? H somente um resultado de aprendizagem por objetivo? 5. seqencial? Relaciona-se aos objetivos que precedem ou seguem? 6. alcanvel? Assegure-se que no demasiado difcil para o estudante alcanar.

7. bblico? OBJETIVOS GERAIS E ESPECFICOS Voc poder estabelecer objetivos gerais e especficos para seus estudantes. OBJETIVOS GERAIS: Os objetivos gerais so metas que se aplicam em geral ao seu ensino. Eles so os objetivos que os estudantes devem alcanar durante um perodo de tempo. Aqui esto alguns objetivos gerais que devem ser metas bsicas para cada mestre. Estes objetivos so fixos pelo que se refere conduta do estudante que voc pode observar: Como resultado das lies que eu ensinei, o estudante: Responder o Evangelho: Este objetivo se observa facilmente. O estudante se arrependeu e deu as costas ao pecado? Receber o batismo no Esprito Santo: O mestre deve ajudar a levar cada estudante a esta experincia. O sinal de falar em outras lnguas e a evidncia de poder dar testemunho pode ser observado para ver si esta meta foi alcanada. Ser batizado na gua: Os estudantes que tm nascido de novo devem ser animados para que sigam a Jesus nesta profisso pblica de f. Demonstrar fruto espiritual: Um objetivo importante do ensino o desenvolvimento de um carter como o de Cristo. Isto incluiria o fruto espiritual listado em Glatas 5.22-23. Tambm incluiria o desenvolvimento de um estilo de vida do Reino baseado nos princpios ensinado por Jesus e se estender ainda mais nas epstolas do Novo Testamento. Descobrir os dons espirituais: A Bblia revela que cada crente tem pelo menos um dom espiritual. responsabilidade do mestre cristo ajudar aos estudantes a descobrir seus dons espirituais. Usar os dons espirituais: No suficiente s descobrir os dons espirituais. O estudante deve ser encorajado a usar estes dons na obra do ministrio. Reproduzir-se- espiritualmente: O ciclo de ensino no est completo at que o estudante seja reproduzido espiritualmente. Veja 2 Timteo 2.2. Comprometer-se- com o estudo pessoal da Bblia: Promover o estudo pessoal da Bblia um objetivo geral importante. A maneira que voc ensina a Bblia deve encorajar os estudantes a estudarem por si mesmos. O curso do Instituto Internacional Tempo de Colheita, Mtodos Criativos de Estudo da Bblia, pode ajudar-lhe a ensinar os estudantes vrios mtodos de estudo pessoal da Bblia. Usar os materiais de pesquisa bblica: Se voc tem acesso aos materiais de pesquisa da Bblia como dicionrios, concordncias, etc., voc deve ensinar aos estudantes a usar estes materiais. O curso do Instituto Internacional Tempo de

Colheita, Mtodos Criativos de Estudo da Bblia, lhe ajudar a ensinar aos estudantes como usar tais materiais. Orar regularmente: Voc deve ensinar aos regularmente, tanto em pblico como em particular. estudantes como orar

Participar na comunidade da Igreja: Os estudantes devem se tornar membros ativos de uma igreja local. OBJETIVOS ESPECFICOS: Os objetivos especficos so aqueles que voc estabelece para cada lio individual que voc planeja ensinar. Estes variaro de lio a lio, dependendo da matria. Reveja os objetivos declarados ao princpio das lies deste manual. Observe como os objetivos especficos diferem em cada captulo, dependendo do contedo de cada lio. A META FINAL A Bblia revela a meta final, o objetivo final para todo ensino bblico: O qual ns anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo (Colossenses 1.28). O objetivo final de ensinar e pregar preparar os estudantes para apresent-los perfeitos diante de Deus em Cristo Jesus.

TESTE O SEU CONHECIMENTO 1. Escreve o versculo-chave de memria. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 2. Defina a palavra "objetivo". _____________________________________________________________________ 3. Por que os objetivos so importantes no ensino? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 4. Qual a diferena entre os objetivos gerais e especficos? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 5. Qual destes objetivos declarado corretamente? Ao conclui esta lio o estudante: Exemplo A: Conhecer Joo 3.16. Exemplo B: Recitar Joo 3.16.

O exemplo ________ est correto. 6. Qual a meta final no ensino bblico? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ (As respostas se encontram ao final do ltimo captulo deste manual).

PARA ESTUDO ADICIONAL 1. Use o seguinte grfico para selecionar os verbos para escrever os objetivos: EXEMPLOS DE VERBOS Se a sua meta : CONHECIMENTO Ento use estes verbos ENTENDIMENTO Ento use estes verbos HABILIDADE Ento use estes verbos

Nomeei Reveja Liste Declare Enumere Recite Escreva Identifique Memorize Pesquise D conta de Familiarize-se com Descubra Descreva Reconhea Rotule Esboce

Analise Discrimine Compare Compare Interprete Contraste Classifique Selecione Escolha Separe Examine Discirna Combine Reproduza Organize Explique Avalie

Ajude Guie Ensine Planeje Pesquise Aplique Estude Pratique Use Pratique Demonstre Experimente Comunique Ajude a Ore sobre Mostre Organize

Cite Resuma

Localize Discuta

Desenvolva Investigue

2. Escreva alguns objetivos especficos para uma lio que voc planeja ensinar. Use a lista de verificao abaixo para avaliar os objetivos que voc escreveu. ___ 1. Ele escrito pelo que se refere atuao do estudante? Diga o que voc espera do estudante em lugar do que voc far? ___ 2. Pode ser notado? Voc escreveu o objetivo pelo que se refere conduta que voc pode esperar do estudante? ___ 3. especfico? Ele descreve claramente e especificamente o que se espera do estudante? ___ 4. individual? H somente um resultado de aprendizagem por objetivo? ___ 5. seqencial? Relaciona-se aos objetivos que precedem ou seguem? ___ 6. alcanvel? Assegure-se que no demasiado difcil para o estudante alcanar. ___ 7. bblico? 3. Usando o seguinte esboo para estudar os objetivos que Deus estabeleceu para os dons do ministrio: Efsios 4.11-16 E ELE MESMO CONSTITUIU A. AS VARIEDADES DE MINISTRIO: Apstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e mestres. B. A TAREFA: A fim de capacitar aos santos para a obra do ministrio, para a edificao do corpo de Cristo. 1. Resultados Desejados: At que todos cheguemos unidade da f e do pleno conhecimento do Filho de Deus, perfeita varonilidade, medida da estatura da plenitude de Cristo. 2. Possveis atitudes: para que no mais sejamos como meninos. a. Indesejveis: agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina. b. Desejvel: Mas, seguindo a verdade em amor, cresamos em tudo naquele que a cabea, Cristo. de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxlio de toda junta, segundo a justa cooperao de cada parte, efetua o seu prprio aumento para a edificao de si mesmo em amor.

Captulo Dez PLANEJANDO A LIO


OBJETIVOS: Ao concluir este captulo voc ser capaz de: Identificar os fatores comuns a cada situao de ensino. Identificar partes de um plano bsico de ensino. Resumir os passos para planejar uma lio. Planejar uma lio.

VERSCULO-CHAVE: A lngua dos sbios adorna o conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama a estultcia (Provrbios 15.2). As palavras do sbio (Provrbios 15.2, NTLH). tornam o conhecimento atraente...

INTRODUO Voc tem estudado a mensagem que Jesus ensinou. Voc tem aprendido os mtodos de ensino, como usar as ajudas didticas, a anlise de pblico, e como declarar objetivos. Voc usar todas estas habilidades neste captulo enquanto voc planeja uma lio. A SITUAO DE ENSINO Quando voc planeja uma lio, recorde que cada situao de ensino envolve os seguintes fatores comuns: OS AGENTES DIVINOS: O Pai, Filho, e o Esprito Santo so os agentes espirituais divinos por trs do ensino bblico. O Esprito Santo o poder que permite ao mestre ensinar e abrir a compreenso do estudante. (Reveja o Captulo Dois). O MESTRE: O mestre algum que conhece a verdade a ser ensinada: Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multido e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que no tm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas (Marcos 6.34). (Reveja os Captulos Um e Dois, Um Mestre Vindo da Parte de Deus).

O ESTUDANTE: Um estudante um homem ou mulher fiel que atende com interesse s lies recebidas. O estudante aprende quando ele reage ao que ele v, ouve, e entende: E com muitas parbolas semelhantes lhes expunha a palavra, conforme o permitia a capacidade dos ouvintes (Marcos 4.33). O mestre deve fazer mais que ensinar os fatos bblicos. Os fatos, por si s, no so importantes. O estudante deve entender e deve aplicar os fatos. Em Mateus 13, na parbola do semeador, a semente que caiu pelas margens do caminho foi arrebatada porque o ouvinte no entendeu (Mateus 13.19). Os estudantes devem entender o significado do que se ensina pelo que se refere a sua prpria experincia pessoal. (Reveja o Captulo Oito). O IDIOMA: O idioma em que ensinado deve ser entendido pelo estudante ou ento deve ser usado um tradutor. (Reveja o Captulo Oito). O AMBIENTE: As pessoas aprendem melhor quando a lio se relaciona a seu ambiente. O que eles aprendem deve ser prtico e deve aplicar-se aos problemas que eles enfrentam na vida. A mensagem deve atender s necessidades criadas por sua casa, trabalho, ou ambientes de ministrio (Veja Captulo Oito). A LIO: A lio a ser comunicada a Palavra de Deus, a Bblia. A Bblia o livro bsico de instruo. Podem ser usados outros livros e materiais, porm a Palavra de Deus a autoridade final. (Reveja os Captulos Trs e Quatro). OS OBJETIVOS: Cada lio deve relacionar-se aos objetivos espirituais gerais e especficos. (Reveja o Captulo Nove). OS MTODOS: Cada lio ensinada usando mtodos. (Reveja os Captulos Cinco e Seis). UM EXEMPLO Aqui est um exemplo de fatores de uma situao de ensino comum que usa Joo 4: Os agentes divinos: Jesus falou a mensagem de Deus o Pai, revestido pelo Esprito Santo. O Mestre: Jesus. O Estudante: A Mulher Samaritana.

O Idioma: Jesus lhe falou em um idioma que ela poderia entender. O Ambiente: O ambiente era o poo de Jac. Jesus usou o ambiente para apresentar a lio. A Lio: Deus esprito e aqueles que o adoram devem adorar em esprito e em verdade. Jesus a fonte de gua viva. Os Objetivos: Levar a mulher a compreender que sua necessidade real no era a gua fsica, porm a gua viva. Os Mtodos: Jesus usou um objeto comum [a gua] como uma ajuda didtica para chamar a ateno dela. Ele usou uma ocasio comum (tirar gua do poo) como uma oportunidade para ensinar. Jesus usou os contrastes entre a gua natural e a gua viva. Ele usou a conversao, questes e fez referncia tradio. Ele usou o Antigo Testamento e a situao presente para ministrar s necessidades da mulher. Ele aplicou a lio vida da mulher e exigiu uma resposta pessoal. PLANEJANDO A LIO Voc est agora pronto para planejar uma lio. Siga estes passos: PASSO UM - Prepare-se Espiritualmente: Prepare seu corao: O corao do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lbios vem do SENHOR (Provrbios 16.1). Prepare sua mente: Se, porm, algum de vs necessita de sabedoria, pea-a a Deus, que a todos d liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe- concedida (Tiago 1.5). Ore para que Deus prepare os coraes dos estudantes para receber a Palavra. Ore por voc, para que Deus possa ungi-lo e permitir-lhe compartilhar Sua Palavra. PASSO DOIS - Estude a Lio: Leia o texto bblico da lio. Leias as passagens que antecedem e precedem o texto e do o pano de fundo da lio. Medite na passagem lentamente, pensativamente, repetindo a leitura. Estude tudo o que a Bblia diz sobre o assunto que voc ensinar. Se voc tem os materiais de pesquisa da Bblia como uma concordncia, livro de estudo de palavras, e comentrios, use-os para uma pesquisa mais ampla: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que no tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2 Tm 2.2). Enquanto voc estuda, anote os pontos importantes e os pensamentos especiais que o

Esprito Santo traz sua mente. Voc usar estas notas para desenvolver um esboo da lio. PASSO TRS - Anlise O Pblico: Use as habilidades que voc aprendeu no Captulo Oito deste curso para analisar o pblico que voc ensinar. PASSO QUATRO - Estabelea os Objetivos: Usando as anotaes que voc fez e tendo presente sua anlise do pblico, estabelea objetivos para a lio. (Reveja o Captulo Nove deste curso, Declarando os Objetivos). PASSO CINCO - Faa um Esboo das Sees Bsicas da Lio: H quatro partes bsicas de um plano para ensinar uma lio bblica: A Introduo, o corpo da lio, a aplicao, e a concluso. Um esboo consiste de declaraes escritas e breves resumos das verdades importantes que voc quer apresentar em cada seo da lio. Um esboo uma valiosa ajuda didtica porque lhe ajuda a permanecer no assunto enquanto voc ensina. Tambm lhe ajuda a relembrar as verdades importantes que voc necessita ensinar aos estudantes. Use as anotaes que voc fez durante seu estudo para desenvolver o esboo do ensinamento. Aqui est a maneira de escrever um esboo: O Ttulo: Os ttulos ajudam as pessoas a recordar o assunto. Eles tambm ajudam o mestre a ser especfico sobre o propsito da lio. Selecione um ttulo para a lio que reflete a verdade central. Pergunte-se, Sobre o que eu estou falando nesta lio? Escreva o ttulo no incio de seu esboo. A Introduo: A introduo o princpio da lio. importante que a introduo desperte o interesse do estudante ou ele no continuar escutando. Jesus no usava uma introduo padro. Ele obteve a ateno de Seus ouvintes atravs de vrios mtodos. s vezes Ele a exigiu especificamente dizendo Em verdade, em verdade. Quando Jesus dizia isso era como dizer Escute cuidadosamente... isso importante! Jesus tambm ganhou a ateno comeando com uma declarao de interesse pela pessoa a quem Ele estava dirigindo-se. Por exemplo, Ele abriu a conversao com a mulher no poo em Joo 4 pedindo um pouco de gua: Nisto, veio uma mulher samaritana tirar gua. Disse-lhe Jesus: Dme de beber (Joo 4.7). Ela tinha vindo ao poo para tirar gua, por isso Ele comeou com o ponto de interesse dela. A introduo levou a uma discusso da lio espiritual sobre a gua viva. Se o pblico estivesse interessado na lei de Moiss, ento Jesus usava este assunto para uma introduo. Se eles se preocupassem com o Reino prometido a Israel, Ele abriria com uma declarao sobre este assunto. Quando voc comea uma lio com uma declarao que interessa a seus ouvintes, voc chama a ateno para que voc possa compartilhar o Evangelho.

Jesus tambm usou objetos comuns, perguntas e respostas, parbolas, casos, as Escrituras, contrastes, e problemas como introdues para obter a ateno das pessoas. Ele usou ocasies que eram parte das circunstncias comuns da vida. Ele comeou com o que as pessoas conheciam para ensinar o desconhecido e os levou do geral aos ensinamentos especficos. Uma introduo deve ser: Breve: se for muito extensa, pode perder o interesse. Atrativa: deve atrair o interesse do pblico; enfocado em alguma necessidades ou interesse. Recorde: deve ser tal que os ouvintes possam record-la facilmente. Pertinente: a introduo prepara para as verdades que voc ensinar; orienta uma introduo que ganhar o interesse de seus estudantes. Em seu esboo escreva um resumo de como voc introduzir a lio.

O Corpo: O corpo da lio o volume principal do ensino. Na lio Jesus ensinou a mulher do poo, o corpo de Sua mensagem enfocou na gua viva. Revelou a fonte da gua viva, um contraste entre a gua viva e a gua natural, a resposta necessria para receber a gua viva, e os resultados de beber dessa agia viva. A Fonte: Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem o que te pede: d-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria gua viva (Joo 4.10). O Contraste entre a gua viva e a gua natural: Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta gua tornar a ter sede; aquele, porm, que beber da gua que eu lhe der nunca mais ter sede; pelo contrrio, a gua que eu lhe der ser nele uma fonte a jorrar para a vida eterna (Joo 4.13-14). A Exigncia de uma Resposta - Ela deve beber da fonte espiritual: ... d-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria gua viva... aquele, porm, que beber da gua que eu lhe der nunca mais ter sede; pelo contrrio, a gua que eu lhe der ser nele uma fonte a jorrar para a vida eterna (Joo 4.10, 14). Os Resultados: aquele, porm, que beber da gua que eu lhe der nunca mais ter sede; pelo contrrio, a gua que eu lhe der ser nele uma fonte a jorrar para a vida eterna (Joo 4.14).

Aqui est uma maneira fcil de organizar o corpo de uma lio em um esboo: I. O Primeiro Ponto Principal A. Uma declarao adicional sobre o primeiro ponto principal. 1. Subponto. 2. Subponto. B. Uma declarao adicional sobre o primeiro ponto principal. 1. Subponto C. Uma declarao adicional sobre o primeiro ponto principal.

II. O Segundo Ponto Principal (Liste as declaraes sobre o segundo ponto principal como voc fez para o primeiro ponto principal). Assegure-se de que os pontos so organizados na ordem lgica que segue o texto da Escritura para a lio. Os pontos principais devem relacionar-se com a idia principal e os pontos secundrios deve relacionar-se com seus pontos principais. Faa boas transies entre os pontos relacionando cada ponto ao anterior. Continue o esboo at que voc haja coberto todos os pontos principais da lio. O nmero de pontos que voc ter variar de lio para lio. A Aplicao: Quando voc relaciona as verdades da Palavra de Deus vida cotidiana, isto se chama aplicao. Voc aplica o que voc ensina s situaes reais da vida. Depois que uma verdade bblica foi ensinada, ela deve ser aplicada vida e ministrio do ouvinte. Ele deve responder esta pergunta: Como esta verdade me afeta? No exemplo de Jesus e a mulher do poo, Ele a ensinou sobre a gua viva e ento aplicou a lio. Ele lhe disse que esta gua viva poderia estar nela e poderia mudar a vida dela. Ele mostrou como ela poderia adorar ao Deus real em esprito e verdade. A aplicao usa qualquer dos mtodos de ensino que voc aprendeu nos Captulos Cinco e Seis. Perguntas e respostas uma maneira excelente de aplicas as verdades que voc tem ensinado. Permita que os estudantes tambm faam as aplicaes. As aplicaes devem ser tiradas das experincias reais da vida para ilustrar a lio. Voc pode encontrar tais ilustraes na Bblia, na histria, nas biografias de grandes homens, parbolas, hinos, livros, e atravs da observao e experincia pessoal. As pessoas aprendem melhor no contexto da prtica. Os estudantes devem fazer se eles desejam aprender: Ora, se sabeis estas coisas, praticardes (Joo 13.17). bem-aventurados sois se as

Fazer a aplicao. A aplicao da lio pode incluir projetos e atividades para ajudar aos estudantes a aplicar as verdades que eles tm aprendido. No esboo do ensinamento, escreva como voc aplicar as verdades que voc tem ensinado. Inclua os mtodos e atividades que voc usar. A concluso: A concluso termina a lio. A concluso da lio deve incluir um resumo dos pontos principais ensinados no corpo da lio. Um resumo no tem que ser um ensaio de texto cheio de fatos. Voc pode usar qualquer dos mtodos que voc aprendeu nos Captulos Cinco e Seus para rever a lio. Voc pode incluir uma ilustrao ou citao, pode fazer perguntas ou pode dar uma direo especfica. A reviso importante. Jesus repetiu freqentemente as verdades espirituais. Use tantas quantas sejam necessrias para assegurar que os estudantes entenderam a lio. A concluso tambm deve incluir uma oportunidade para a resposta do estudante. Quando Jesus conclua Suas lies, Ele sempre requeria uma resposta. No poo, Jesus disse mulher Samaritana, V, chama a teu marido e vem c. Este chamado uma resposta produziu sua confisso de pecado. No suficiente simplesmente ouvir a Palavra. No suficiente apenas reconhecer como aplic-la nossas vidas. Ns devemos responder ao que ns temos aprendido. A resposta s possvel quando a

verdade relacionasse conosco. por isso que a parte da aplicao da lio importante. Ns devemos entender como uma mensagem aplica-se a ns para responder a ele. A revelao requer a resposta. At mesmo o fato que Deus tem se revelado nas coisas belas da natureza requer uma resposta do homem: Porquanto o que de Deus se pode conhecer manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisveis de Deus, assim o seu eterno poder, como tambm a sua prpria divindade, claramente se reconhecem, desde o princpio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens so, por isso, indesculpveis (Romanos 1.19-20). Os exemplos de respostas a uma lio so aceitar a Jesus como o Salvador, vir para receber orao por cura ou o batismo no Esprito Santo, a confisso de um pecado, e o compromisso ao servio cristo. Um chamado resposta no deve ser baseado no apelo emocional. Jesus deixou isso claro por dizer que responder ao evangelho seria caro (veja Marcos 8.34-35). Decida como voc verificar se os objetivos que voc estabeleceu sero cumpridos. Voc provar aos estudantes? Voc lhes far fazer um projeto ou atividade usando o que eles aprenderam? Escreva um resumo de como voc concluir a lio. Lembre-se de incluir um chamado resposta. Como voc quer que os estudantes respondam lio que voc ensinou? PASSO SEIS - Selecione os Mtodos e Ajudas: Selecione os mtodos que voc usar para ensinar a lio. Aqui est a lista dos mtodos que voc tem estudado para escolher dentre eles: Do conhecido ao desconhecido Do geral ao especfico Lies com objetos - demonstrao visual Perguntas e respostas - discusso Parbolas Casos [ilustrando o que voc est ensinando] Usando as Escrituras Contrastes Problemas Ocasies

Assegure-se que os mtodos que voc selecionar so apropriados ao pblico e lio. Planeje ajudas didticas para usar com a lio e atividades que incluem a participao do estudante. PASSO SETE - Organize os Materiais: Organize os materiais que voc necessita para ensinar a lio. Isto incluir seu esboo do ensinamento, a Bblia, os esboos para os estudantes, ajudas didticas e qualquer recurso que voc necessita para as atividades planejadas.

TESTE O SEU CONHECIMENTO 1. Escreva o versculo-chave de memria. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 2. Quais so os fatores comuns a cada situao de ensino? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 3. Quais foram as quatro partes bsicas de um plano de lio discutidas neste captulo? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 4. Liste os passos do planejamento da lio discutidos neste captulo. Passo 1: ______________________________________________________________ Passo 2: ______________________________________________________________ Passo 3: ______________________________________________________________ Passo 4: ______________________________________________________________ Passo 5: ______________________________________________________________ Passo 6: ______________________________________________________________ Passo 7: ______________________________________________________________ 5. Use o esboo na seo Para Estudo Adicional para planejar uma lio. (As respostas se encontram ao final do ltimo captulo deste manual).

PARA ESTUDO ADICIONAL 1. Um dos objetivos principais do ensino levar aos estudantes a aceitar Jesus Cristo como seu Salvador pessoal. Este objetivo inclusive possvel com as crianas. S necessrio que uma criana seja velha o suficiente para entender e tomar uma deciso. Os exemplos bblicos de crianas que vieram a Deus so Jos, Samuel, Jeremias, Daniel, Joo Batista e Timteo. A converso ocorre no nvel de uma criana: Mateus 18.3. A humildade uma qualidade que as crianas tm, o que torna mais fcil para eles aceitarem o Evangelho: Mateus 18.4. At a criana pequena pode crer: Mateus 18.6. Levar uma criana a tropear espiritualmente srio: Mateus 18.6, 8. O vinho de grande valor para Deus: Mateus 18.10. Jesus ainda estava falando sobre as crianas quando Ele falou da ovelha

perdida que foi encontrada: Mateus 18. 12, 13. No a vontade do Pai que uma criana se perca: Mateus 18.4. Analise os fatores comuns na situao de ensino de Jesus e Nicodemos em Joo 3.

O(s) Agente(s) Divino(s): _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ O Mestre: _____________________________________________________________________ O Estudante: _____________________________________________________________________ O Idioma: _____________________________________________________________________ O Ambiente: _____________________________________________________________________ A Lio: _____________________________________________________________________ Os Mtodos: _____________________________________________________________________ 3. Analise a estrutura de algumas mensagens de Jesus registradas na Bblia. Para cada um, considere estas perguntas: A Introduo: Que mtodos Ele usou para obter a ateno? Como Ele introduziu o ensino? O Corpo: Quais foram as verdades bsicas que Ele ensinou? Quais mtodos Ele usou para apresent-las? A Aplicao: Como Ele aplicou a mensagem? Que resposta Ele exigiu? 4. Use o esboo na pgina seguinte para preparar as suas lies para ensinar.

ESBOO PARA PLANEJAR AS LIES Ttulo da Lio: _________________________________________________ Texto Bblico: ________________________________________________________ Pblico: Resuma o que voc sabe sobre o pblico que voc planeja ensinar: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Objetivos: Ao concluir esta lio o estudante ser capaz de: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Esboo da Lio Introduo: (Como comearei a lio) _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ O Corpo: (faa um esboo dos pontos principais). _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Aplicao: Como eu aplicarei esta lio s vidas de meus estudantes: _____________________________________________________________________ Concluso: Planeje cada um do seguinte: Resumo da lio: (Como eu resumirei a lio) _____________________________________________________________________ Avaliao: (Como avaliarei aos estudantes para ver se eles alcanaram os objetivos) _____________________________________________________________________ Chamado resposta: O que eu pedirei aos estudantes que faam: _____________________________________________________________________ Mtodos de Ensino: os mtodos de ensino que eu usarei para ensinar esta lio:

(Aqui est uma lista dos mtodos que voc tem estudado para que possa escolher). ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ Do conhecido ao desconhecido Do geral ao especfico Lies com objetos - Demonstrao visual Perguntas e respostas - Discusso Parbolas Casos Uso das Escrituras Contrastes Problemas Ocasies Outros: __________________________________________________________

Ajudas Didticas: As ajudas didticas que eu usarei para ensinar esta lio: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Materiais Necessrios: Materiais que eu necessito levar para a classe: ____ ____ ____ ____ Bblia Esboo do Ensino Ajudas Didticas Outras: __________________________________________________________

Captulo Onze A AVALIAO


OBJETIVOS: Ao concluir este captulo voc ser capaz de: Definir avaliao. Explicar porque importante avaliar o ensino. Listar quatro mtodos de avaliao do ensino bblico. Identificar as razes para os problemas no relacionamento mestre - aluno. Reconhecer problemas como oportunidades em vez de obstculos.

VERSCULO-CHAVE: Para aprovardes as coisas excelentes e serdes inculpveis para o Dia de Cristo (Filipenses 1.10). sinceros e

INTRODUO Voc tem aprendido a estabelecer os objetivos, tem planejado e tem ensinado uma lio bblica que usa vrios mtodos. Porm, como voc sabe se seu ensino eficaz? Como voc sabe se os objetivos espirituais so alcanados e as vidas daqueles a quem voc ensina esto experimentando ajuda e transformao? A resposta a estas perguntas se encontra na avaliao. A AVALIAO A avaliao o processo de examinar algo cuidadosamente. Quando voc avalia seu ensinamento cuidadosamente, voc examina os resultados para ver se seu ministrio eficaz. importante que voc avalie seu ensinamento se voc desejar melhorar o dom que Deus lhe deu. Paulo disse que voc deve desenvolver seu critrio... ... para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpveis para o Dia de Cristo (Filipenses 1.10). A BASE DA AVALIAO A avaliao no ensino bblico baseada no seguinte: OBJETIVOS: Voc pode avaliar o ensino pelo que se refere aos objetivos. Os objetivos estabelecidos foram alcanados pelo estudante? Voc deve declarar objetivos que so mensurveis para que voc possa dizer se eles foram alcanados. Jesus estabeleceu objetivos para Seus discpulos e avaliou os resultados de sua

experincia de aprendizagem: Chamou Jesus os doze e passou a envi-los de dois a dois, dandolhes autoridade sobre os espritos imundos... Voltaram os apstolos presena de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado (Marcos 6.7, 30) (Tambm veja Lucas 9). PROVANDO: Uma prova um exame que determina se um estudante tem aprendido o que foi ensinado. Deus ensina e nos prova atravs das experincias da vida. Jesus avaliou Seus discpulos atravs da prova: Ento, Jesus, erguendo os olhos e vendo que grande multido vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pes para lhes dar a comer? Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que estava para fazer (Joo 6.5-6). As provas podem ser formais como na seo Teste o Seu Conhecimento deste manual. Elas tambm podem ser orais, onde so feitas perguntas verbalmente e os estudantes respondem verbalmente. A prova informal ocorre quando os estudantes confrontam problemas reais da vida e do ministrio. Como os estudantes respondem nestas situaes mais importante do que suas respostas na prova formal. RESPOSTA: O ensino tambm avaliado pela resposta dos estudantes: Os estudantes estavam atentos lio? Eles responderam ao apelo dado pelo mestre? Por exemplo, se o apelo foi para a salvao, aquele que no salvo respondeu? Se o apelo foi para cura ou batismo no Esprito Santo, houve alguma resposta dos estudantes? O crescimento espiritual evidente na resposta ao ensino? Relembre: o crescimento espiritual no moderado pelo que um estudante ouve, porm pelo que ele faz com o que ouve.

ATUAO DO MESTRE: A atuao do mestre tambm parte do processo de avaliao. Use a lista de verificao na seo Para Estudo Adicional desta lio para avaliar seu ensino. ANALISANDO PROBLEMAS No se desencoraje se a avaliao revela problemas em seu ensino. Identificar os problemas proporciona uma oportunidade para corrigi-los. At mesmo Jesus experimentou problemas com Seus aprendizes no relacionamento mestre - aluno. Considere o seguinte: Leia Lucas 9.54-56. Quando Jac e Joo viram que Jesus foi rejeitado, eles queriam que descesse fogo do cu para consumir as pessoas. Eles tinham esquecido totalmente a mensagem de Jesus, que Ele no veio destruir a vida dos homens, mas sim, salv-las. Quando Jesus comeou a ensinar que Ele devia morrer pelos pecados da

humanidade, Pedro repreendeu. Jesus teve que corrigi-lo (Marcos 8.31-33). Mesmo quando Jesus havia lhes dado a autoridade para expulsar os demnios, os discpulos falharam ao expulsar um demnio que possua uma criana (Marcos 9.13-28). Leia Marcos 10.35-45. Tiago e Joo perguntaram a Jesus se eles poderiam sentar-se com Ele em seu reino vindouro. O resto dos discpulos ficou desgostoso com Tiago e Joo quando eles ouviram isso. Todos eles haviam ouvido a mensagem que Jesus ensinou: Mas entre vs no assim; pelo contrrio, quem quiser tornar-se grande entre vs, ser esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vs ser servo de todos. Pois o prprio Filho do Homem no veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Marcos 10.43-44). Os discpulos dormiram na hora da maior necessidade de Cristo e quando Ele lhes havia pedido que orassem (Marcos 14.32-32). Um discpulo traiu a Jesus, um o negou, e o resto fugiu quando Ele foi aprisionado (Marcos 14.43-72). O jovem rico rejeitou o chamado de Jesus ao discipulado (Marcos 10.17-22). Visto que Jesus no tinha pecado, os problemas em Seu relacionamento mestre aluno no estavam com ele. Os problemas estavam com os alunos. Deus no falha. Sua Palavra no falha. Jesus no falha. Quando h problemas em nossas situaes de mestre - aluno s h duas reas para examinar. O problema ou repousa com o mestre ou com o aluno. Aqui esto alguns razes comuns para os problemas no relacionamento mestre alunos: O MESTRE: No estabeleceu os objetivos: nenhum objetivo foi estabelecido, assim nenhum foi alcanado. Anlise inapropriada do pblico: o mestre no se relacionou com os estudantes nos nveis cultural, educacional, ou espiritual apropriado. Falta de preparao apropriada: no foi dado tempo suficiente ao desenvolvimento da lio. Falta de orao: O tempo de orao pelos estudantes e pela lio foi insuficiente. Mtodos inapropriados: os mtodos no foram convenientes para a lio ensinada, a faixa etria ou a cultura. Os mtodos no prenderam a ateno do pblico. Disciplina: a disciplina apropriada no foi mantida e os estudantes no puderam concentrar-se na lio. Apresentao inapropriada: o mestre falou multo rpido, demasiadamente lento, no alto o suficiente para ser ouvido ou havia barreiras de comunicao. O ALUNO: Incredulidade: Jesus no ministrou eficazmente em Sua prpria cidade devido

incredulidade do pblico (Mateus 13.58). A semente da Palavra de Deus no caiu em boa terra: Leia a parbola do semeador em Mateus 13.1-9, 18-23. Satans arrebatou a Palavra, ela murchou quando as provas vieram ou os cuidados do mundo a sufocaram. Falta de ateno: O aluno no prestou ateno devido a distraes ou problemas de disciplina. Eles permitiram a Satans arrebatar a Palavra da terra boa de seus coraes (Mateus 13.19). Recusa em Responder: o aluno no se tornou um cumpridor da Palavra. Ele ouviu a Palavra e no rejeitou a Palavra, porm se negou a coloc-la em prtica em sua vida (Reveja Tiago 1.22-23). Esse era o problema o jovem rico que negou ao chamado do Senhor ao discipulado (Marcos 10.17-22). A rejeio da mensagem: o aluno rejeitou a mensagem. Esse foi o problema quando alguns discpulos de Jesus deixaram de segui-lo (Joo 6.53-66). USANDO OS PROBLEMAS No se desencoraje pelos problemas que surgem no ensino. Use-os como oportunidades para aprender e melhorar suas tticas de ensino. Os problemas podem ser corrigidos atravs da orao e mudana. O mestre pode mudar para corrigir alguns problemas. Os alunos podem mudar para corrigir outros. Jesus no perdeu o interesse em Seus discpulos. Ele no se desencorajou pelas suas faltas e fracassos. Ele os viu como o que eles poderiam se tornar quando permitissem ao Esprito Santo trabalhar em suas vidas. No fim, eles haviam demonstrado serem dignos desta confiana. No livro de Atos, ns encontramos esses homens duvidosos e temerosos surgindo como grandes lderes da igreja primitiva. Voc pode ver os problemas como oportunidades ou obstculos. Se voc considera os problemas como obstculos, voc se desencorajar e renunciar. Se voc os considera como oportunidades, voc crescer espiritualmente e melhorar suas habilidades no ensino bblico.

TESTE O SEU CONHECIMENTO 1. Escreva o versculo-chave de memria. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 2. Defina avaliao. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 3. Por que importante avaliar seu ensino? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 4. Liste quatro mtodos de avaliar o ensino bblico. _____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 5. Resuma as razes comuns para os problemas na situao maestro - aluno. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 6. como voc pode usar os problemas de uma maneira positiva? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ (As respostas se encontram ao final do ltimo captulo deste manual).

PARA ESTUDO ADICIONAL AVALIANDO SEU ENSINO Avalie a si mesmo como um mestre. Leia cada pergunta e circule o nmero que voc percebe que o exato. Some o total dos nmeros circulados. Uma pontuao de 85 seria uma pontuao excelente e abaixo de 40 seria uma pontuao pobre. Entre as duas temos uma pontuao aceitvel (41-60) ou boa (61-84). Os nmeros indicam: 1= nunca, 2 = raramente, 3 = algumas vezes, 4 = freqentemente, 5 = sempre. A PREPARAO: Eu comeo a preparao da lio mais de uma semana antecipada. A Bblia o centro de minha preparao da lio. Eu tenho um plano sistemtico de estudo da lio. Eu penso nas necessidades especficas de meus alunos quando eu preparo a lio. Eu escrevo um objetivo especfico para cada lio. Eu escrevo um plano da lio. Eu oro regularmente por minha tarefa. Eu constantemente busco melhorar meu ensino lendo, participando de reunies de obreiros ou fazendo cursos de treinamento. APRESENTAO: Eu ganho o interesse dos alunos desde o princpio. Eu leio as passagens da Bblia significativamente. 5 5 4 4 3 3 2 2 1 1 5 5 5 5 5 5 5 5 4 4 4 4 4 4 4 4 3 3 3 3 3 3 3 3 2 2 2 2 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1

Eu concluo com um apelo uma resposta. Eu uso uma variedade de mtodos de ensino. Eu posso conduzir um assunto at uma concluso sem desviar-me. Eu enfatizo apropriadamente a verdade central. Eu aplica vida e ministrio o que eu ensino. A RESPOSTA: Meus alunos so estimulados para estudarem Bblia. Meu ensino ajuda as pessoas a mudarem suas vidas. Meu ensino alcana o perdido para Cristo (evangelizao). Meu ensino faz com que os alunos sejam fieis nas relaes da igreja. Minhas ajudas didticas promovem a maturidade espiritual.

5 5 5 5 5

4 4 4 4 4

3 3 3 3 3

2 2 2 2 2

1 1 1 1 1

Captulo Doze A ESCOLHA DO CURRCULO


OBJETIVOS: Ao concluir este captulo voc ser capaz de: Definir currculo bblico. Explicar o valor do currculo bblico. Selecionar o currculo apropriado. Desenvolver seu currculo bblico.

VERSCULOS-CHAVE: Toda a Escritura inspirada por Deus e til para o ensino, para a repreenso, para a correo, para a educao na justia, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (2 Timteo 3.16-17).

INTRODUO A Bblia a base para todo ensino na Igreja. Porm, os escritores cristos tm desenvolvido alguns materiais excelentes que podem ajudar a organizar o treinamento para um grupo ou vrios grupos de estudantes. Esta lio trata da escolha do currculo bblico. O CURRCULO BBLICO A palavra currculo se refere a um plano organizado de estudos. Pode se referir a um curso ou todos os cursos usados em uma escola. O currculo bblico um plano de estudos organizado a partir de matrias ou temas bblicos. O VALOR DE UM CURRCULO BBLICO O currculo bblico uma valiosa ferramenta no ensino cristo. Aqui esto algumas razes: Proporciona mais material de pesquisa e de pano de fundo do que voc possa ter acesso para preparar no devido tempo. Prov lies e atividades escritas aos estudantes. Prov um esboo de ensino da lio. Proporciona sugestes sobre como ensinar a lio. Alguns currculos proporcionam escritos para cada lio. Muitos currculos foram preparados para os nveis de idade especficos. So

escritos por pessoas que so treinadas para trabalhar com essa faixa etria especfica. Um programa curricular organizado proporciona panos de fundo mais amplos das verdades bblicas. A maioria dos mestres tende a enfocar em certas pores da Bblia que eles desfrutam ou se sentem confortveis para ensinar. Os programas organizados dos currculos cobrem a Bblia inteira durante um perodo de tempo. Proporciona uma maneira organizada de ensinar para muitas faixas etrias em uma igreja local. A ESCOLHA DO CURRCULO

A coisa mais importante para relembrar na escolha do currculo que esse currculo escrito por homens no a nossa autoridade final. A Bblia a nica autoridade para o mestre cristo. O currculo deve ser examinado para assegurar-se cuidadosamente de que ele doutrinariamente so. Aqui est como obter e selecionar o currculo: 1. Na seo Para Estudo Adicional deste captulo h uma lista de publicadores de currculos no Brasil. Mesmo que eles no publiquem os materiais em seu idioma, eles podem gui-lo a publicadores que o fazem. Escreva a vrios publicadores e pea-lhes informaes sobre seus programas de estudos. Pea materiais de amostra. Se sua igreja local parte de uma denominao, ela pode publicar seu prprio currculo. Escreva ao escritrio principal de sua denominao para obter amostras. Lembre-se de considerar os materiais do Instituto Internacional Tempo de Colheita para seu programa de treinamento de adultos. Escreva-nos para obter maiores informaes. 2. Enquanto voc est esperando que os materiais cheguem, escreva os objetivos gerais para seu programa geral de ensino. (Use as habilidades que voc aprendeu no Captulo Nove deste curso). Quais so seus objetivos espirituais gerais para os grupos para quem voc est obtendo os materiais? Voc necessitar conhecer estes objetivos para avaliar o currculo para ver se ele alcana estes propsitos espirituais. 3. Quando voc receber os materiais de amostra, use a lista de comprovao neste captulo para avaliar o material. Se outros esto ensinando este currculo, pea-lhes para ajudar-lhe a revisar o material de amostra. 4. Depois que voc escolhe o currculo que usar, prepare e mande o pedido por correio, e-mail ou fax. Use o formulrio de pedido do publicador de for o caso. Assegure-se de incluir o valor correto do pagamento do material. Guarde uma cpia de seu pedido para que possa verificar se voc receber o que voc pediu. 5. Quando o pedido chegar, imediatamente abra os materiais para assegurar-se que eles foram enviados exatamente como voc pediu. Compare sua cpia do pedido original com a que lhe enviaram. Se h erros, notifique ao publicador imediatamente. 6. Voc pode precisar treinar outros sobre como usar o currculo. O Captulo Quatorze neste curso, Treinando Mestres, lhe ajudar a fazer isto. 7. Guarde o material em um lugar seguro at que voc esteja pronto para us-lo. DESENVOLVENDO O CURRCULO DE ESTUDOS BBLICOS

Se voc no tem fundos para comprar o currculo, desenvolva-o voc mesmo. No Captulo Dez deste curso voc aprendeu a planejar uma lio bblica. Use estas habilidades para desenvolver uma srie de tais lies. Escreva estas lies em detalhe. No futuro, voc far desenvolvido seu prprio curso de treinamento. Tome a srie de lies que voc tem escrito e avalie usando o grfico de avaliao neste captulo. O grfico lhe ajudar a identificar as maneiras de melhorar o que voc preparou. mais lento desenvolver um currculo do que compr-lo, porm h algumas vantagens: Voc pode elabor-lo especificamente para o pblico ou cultura para a qual voc pretende us-lo. Voc pode assegurar-se de seu contedo doutrinrio. Voc pode prepar-lo para alcanar objetivos espirituais especficos. A LISTA DE AVALIAO DO CURRCULO Use a lista de avaliao ao examinar os materiais do currculo: OS MATERIAIS DO MESTRE: Objetivos: Quais so os objetivos declarados? Eles so semelhantes aos objetivos que voc tem estabelecido para o ensino aprendizagem? Eles so especficos o bastante para que voc possa saber quando voc os tem alcanado?

Contedo: O contedo doutrinariamente correto? apropriado para sua cultura? o contedo bblico adequado aos estudantes da idade na qual o material estar sendo usado? A interpretao do material bblico apropriada faixa etria que o usar? (No demasiadamente simples para os estudantes mais velhos ou demasiadamente difceis para os estudantes mais jovens). O material ajuda aos estudantes a entender o que significa ser parte da comunidade crist, de sua adorao a Deus, estrutura, crenas, histria, ou misso? O contedo apia o programa da igreja?

Experincia de vida: Como o material interpreta o significado da vida crist? At que ponto isto est de acordo com seus objetivos? Como o material relaciona o viver cristo com a aprendizagem bblica? O material d oportunidade de praticar e refletir sobre as aes que expressam um estilo de vida cristo?

Como o material relaciona o cristianismo vida em famlia, escola, comunidade, mundo e o ambiente?

Formato: O formato do livro atrativo? Casa sesso est claramente esboada de modo que um mestre possa entender facilmente os passos para ensinar? Que traos particulares ajudam o mestre a compreender o esboo? Quais mtodos de ensino so sugeridos? Com quais destes o mestre esto familiarizados? Quais os novos mtodos poderiam facilmente ser aprendidos? As instrues das atividades so claras e fceis de seguir? Quais recursos so sugeridos para um uso maior do que est no manual ou livro? Quais destes so essenciais? O que poderia ser facilmente obtido? O livro do mestre inclui material til sobre a idade e nveis de aprendizagem daqueles na classe? H material de pano de fundo sobre o contedo da lio para que a informao dos mestres se enriquea?

OS MATERIAIS DO ESTUDANTE: Livro de Leitura: bem ilustrado para atrair [do ponto de vista de uma criana]? A impresso fcil para uma criana ler? O estilo e o idioma atrairo o interesse de uma criana? A histria est dentro da compreenso da criana?

Caderno de Exerccios: Os exerccios seriam interessantes s crianas? Eles so demasiadamente difceis? Muito fceis? Eles enriquecem a compreenso da lio? Como? Eles sero teis o bastante para o custo envolvido? Ou seria bom desenvolver atividades especficas para a classe?

Kit de atividades: Quais atividades provavelmente sero mais usadas? Quo freqentemente? Falando criticamente, qual a qualidade de cada artigo: cartes, quadros, grficos, etc.? As crianas acharam as atividades sugeridas teis, ou atividades similares poderiam ser construdas com pequeno esforo e menos gastos?

Dever de Casa: Qual o propsito deste dever como evidenciado por seu plano e contedo? Reforaria a lio pelo o uso em casa? Enriqueceria o material usado na classe? Seria um abismo entre os ausentes e a classe? Seria valioso como um contato com as famlias das crianas presentes na classe?

E daqueles que estavam ausentes? digno do preo? Por que sim ou por que no?

O PLANO GERAL DO CURRCULO: Quais as metas para um perodo de seis, oito ou doze anos? Liste o contedo bsico de cada unidade dentro do perodo de doze anos. Note o fluir do material: Como o material bblico usado: cronologicamente? Topicamente? Outro? Quais so as vantagens ou desvantagens deste plano? Onde as repeties do material ocorrem? Estes reforam a aprendizagem? Aumenta a profundidade da compreenso? Preenchem o espao? As unidades so planejadas com nfase nos perodos? So teis? O custo est dentro do oramento de sua congregao? O programa est dentro das habilidades de instruo de seus professores? H espaos para adies ou substituies por estudos especiais sem romper o padro [como projetos missionrios, adorao, mordomia]?

TESTE O SEU CONHECIMENTO 1. Escreva os versculos-chave de memria. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 2. Defina currculo. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 3. Qual o valor do currculo bblico? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 4. Como voc pode desenvolver seu prprio currculo? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ (As respostas se encontram ao final do ltimo captulo deste manual).

PARA ESTUDO ADICIONAL

1. Muitos publicadores do plano de estudos bblicos seguem um plano em sua literatura. Estude a seguinte informao sobre como planejado um currculo moderno: PLANOS DE ESTUDOS MODERNOS Aqui esto quadro currculos bsicos segundo o grau que os publicadores evanglicos do a seus materiais. Para avaliar o currculo, voc precisa estudar as vantagens e desvantagens de cada currculo pelo que se refere a suas prprias necessidades e objetivos: NVEL UNIFORME: Como o currculo organizado: A mesma poro da Bblia ensinada a cada faixa etria. As vantagens: 1. Uma igreja pequena pode unir todos os alunos em uma s reunio para estudar a lio. 2. Todos os membros de uma famlia podem discutir sua lio comum em casa. As desvantagens: 1. As lies so repetidas em um ciclo de 5 a 7 anos, proporciona uma cobertura limitada da Bblia. 2. O contedo bblico freqentemente no conveniente para os alunos de todas as idades. NVEL UNIFICADO: Como o currculo organizado: Diferente contedo da Bblia, unido por um s tema, ensinado para cada faixa etria. Vantagens: 1. Vrias faixas etrias podem se encontrar em uma s reunio para estudar o tema. 2. possvel a discusso do tema em casa. Desvantagens: 1. O nmero limitado de temas torna difcil dar uma cobertura completa da Bblia. 2. As lies ensinadas em cada departamento so determinadas pelo tema, em lugar de ser pelas necessidades dos alunos. NVEL DE DEPARTAMENTO: Como o currculo organizado: Diferente contedo da Bblia proporcionado para cada faixa etria.

As vantagens: 1. Todas as atividades esto relacionadas estreitamente lio da Bblia em cada grupo. 2. As lies podem ser aplicadas ao nvel social, psicolgico, emocional e mental de todos os alunos. As desvantagens: 1. A discusso em casa fica limitada, visto que os pais e crianas estudam material diferente. NVEL FECHADO: Como o currculo organizado: Diferente contedo da Bblia proporcionado aos alunos de cada faixa etria. As vantagens: 1. O currculo pode ser planejado para encaixar-se na fase de desenvolvimento dos alunos. As desvantagens: 1. A discusso em casa limitada. 2. Dificilmente se podem relacionar todas as atividades a um tema comum, visto que cada faixa etria tem uma lio diferente. 2. Use a seguinte lista para escrever e pedir amostrar de currculos bblicos. CTMT - CENTRO DE TREINAMENTO MINISTERIAL E TEOLGICO CAIXA POSTAL 1123 - CEP 59600-972, MOSSOR-RN - BRASIL WWW.CTMT.ORG <http://www.ctmt.org> EDITORA LUZ E VIDA RUA TRAJANO REIS, 672 SO FRANCISCO CURITIBA / PARAN CEP: 80510-220 FONE: (41) 2169-2244 EDITORA VIDA RUA JLIO DE CASTILHOS, 280 - BELENZINHO SO PAULO - SP - CEP 03059-000 TEL.: (11) 6096-6814 FAX: (11) 6096-6814 CONCRDIA EDITORA AV. SO PEDRO, 633, BAIRRO SO GERALDO PORTO ALEGRE, RS. CEP: 90230 120 TELEFONE: 051 342 2699 - FAX: 051 343 5254

E-MAIL PARA PEDIDOS: PEDIDO@EDITORACONCORDIA.COM.BR <mailto:pedidos.concordia@zaz.com.br> EDITORA VIDA CRIST RUA CARLOS MEIRA, 396 - PENHA 03605-010 - SO PAULO - SP BRASIL +55 (11) 6647-7788 EDITORA@VIDACRISTA.COM.BR <mailto:editora@vidacrista.com.br> CPAD AV. BRASIL 34.401 BANGU - RIO DE JANEIRO-RJ 21852-000 0800-21-7373 WWW.CPAD.COM.BR <http://WWW.CPAD.COM.BR>

Captulo Treze ENSINANDO ESTUDANTES ANALFABETOS


OBJETIVOS: Ao concluir este captulo voc ser capaz de: Identificar os estudantes analfabetos. Resumir as diretrizes para ensinar os estudantes analfabetos.

VERSCULO-CHAVE: O temor do SENHOR o princpio da sabedoria, e o conhecimento do Santo prudncia (Provrbios 9.10).

INTRODUO Alguns mestres enfrentam o desafio de ensinar aos estudantes analfabetos. Um estudante analfabeto algum que no l ou escreve em seu idioma. Se voc planeja ensinar aos estudantes analfabetos, voc precisa estudar esta lio. Se voc no planeja ensinar aos estudantes analfabetos, voc pode saltar essa lio e pode seguir ao Captulo Quatorze. ELES PODEM SER ENSINADOS? Uma pessoa no tem que saber ler e escrever para aprender. Por exemplo, o idioma uma habilidade difcil de adquirir, no entanto as crianas aprender a falar seu idioma nativo sem saber ler e escrever. possvel ensinar-lhes verdades da Palavra de Deus aos estudantes analfabetos ainda que eles no possam ler. Uma das primeiras ordens de Deus foi para transmitir Sua Palavra verbalmente: Estas palavras que, hoje, te ordeno estaro no teu corao; tu as inculcars a teus filhos, e delas falars assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te (Dt 6.6-7). Jesus ensinou sem usar material escrito. Ele nunca entregou lies escritas ou pediu a Seus aprendizes para ler as passagens da Bblia. Ns podemos assumir que Jesus ensinou as pessoas analfabetas porque Seu pblico inclua os pobres que no tinham acesso educao. Estas pessoas no leram ou escreveram as lies que Jesus ensinou. Eles confiaram na comunicao oral para aprender. Se voc deseja ensinar o Evangelho a cada pessoa, ento voc deve ter um plano para

alcanar o analfabeto. Voc no pode alcanar a todos com a mensagem escrita da Palavra de Deus e voc no pode assumir que eles devem aprender a ler antes que eles possam ser alcanados com o Evangelho. Aprender sobre Deus no depende da educao tanto quanto da atitude do corao: O temor do SENHOR o princpio da sabedoria, e o conhecimento do Santo prudncia (Provrbios 9.10). ENSINANDO OS ESTUDANTES ANALFABETOS Aqui esto algumas diretrizes para ensinar os estudantes analfabetos: TRABALHE ATRAVS DOS LDERES DA CULTURA: As pessoas analfabetas escutam e obedecem a seus lderes. Se voc pode conseguir que os lderes aceitem a mensagem, estes comunicaro mais facilmente s outras pessoas. Uma vez que os lderes tenham aceitado a mensagem, eles podem comuniclo facilmente a outros porque eles so acostumados a comunicar-se com os outros sem os materiais escritos. RELACIONE A MENSAGEM CULTURA: Voc tem aprendido que uma mensagem deve relacionar-se ao ouvinte para ganhar a ateno, fazer a aplicao e alcanar a resposta apropriada. Estude a cultura das pessoas analfabetas. Quais so as preocupaes de sua vida cotidiana? Quais so os problemas e desafios que elas enfrentam em sua cultura? Sua mensagem deve relacionar-se a estas preocupaes para ganhar a ateno, fazer a aplicao apropriada, e alcanar a resposta das pessoas. RELACIONE OS MTODOS DE ENSINO CULTURA: A maioria das culturas tem um mtodo tradicional de passar a informao de pessoa a pessoa. Algumas culturas o fazem atravs da narrao de histrias. Outras o fazem atravs de canes e msicas que comunicam a mensagem. Estude a cultura para ver como as mensagens so comunicadas melhor. Identifique os mtodos normalmente usados em sua cultura e use-os para ensinar as verdades bblicas. USE O AMBIENTE: Use o ambiente da pessoa analfabeta. Selecione os objetos simples de sua prpria cultura para usar como ajudas didticas. Voc relembra como Jesus usou pedras, flores, semente, pssaros, peixes e edifcios? Voc pode necessitar criar parbolas modernas para ilustrar as verdades bblicas. Jesus usou parbolas que enfocaram no pescar, plantar e segar os campos de colheita, etc., porque Seu pblico entendia estas coisas. Seu pblico pode no entender estas ilustraes. Estude o ambiente para criar parbolas modernas que ilustram as verdades bblicas. REPITA OS PRINCPIOS SIMPLES: Mantenha as lies simples. Fale dos princpios simples, bsicos. Repita estes pontos bsicos vrias vezes para assegurar-se que os estudantes tenham entendido. Faa com que os estudantes repitam as verdades bsicas oralmente.

RESUMA: Apresente uma declarao breve na concluso da lio que resume a verdade principal que voc tem ensinado. Por exemplo, se ensinando sobre a experincia do novo nascimento em Joo 3, voc pode declarar na concluso: Voc deve nascer de novo. um nascimento espiritual, no um nascimento fsico. Voc nasce de novo espiritualmente arrependendo-se de seu pecado e aceitando a Jesus como seu Salvador. FAA AS PERGUNTAS: Quando voc acabar de ensinar uma lio, faa as perguntas para assegurar-se que eles tm entendido os princpios bsicos da lio. O CHAMADO PARA A RESPOSTA: Uma maneira de assegurar-se que os estudantes tm entendido a mensagem requer uma resposta. Por exemplo, a concluso de uma lio em Joo 3, pergunte quantos de vocs gostaria de experimentar este novo nascimento? A BBLIA: O LIVRO DE DEUS A Bblia uma mensagem escrita que Deus guiou a homens para escrev-la. um livro que contm Suas Palavras. Seu desejo que todos os homens possam l-lo. Por esta razo, muitos lderes cristos tm se envolvido na alfabetizao. Este um programa que ensina as pessoas analfabetas como ler e escrever para que elas sejam capazes de ler a mensagem de Deus para elas. Se voc est interessado em fazer isso, veja a seo Para Estudo Adicional deste captulo. Porm recorde, no necessrio que uma pessoa possa ler e escrever para responder ao Evangelho.

TESTE O SEU CONHECIMENTO 1. Escreva o versculo-chave de memria. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 2. Defina o termo analfabeto. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 3. Resuma as diretrizes cedidas nesta lio para o ensino dos estudantes analfabetos. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ (As respostas se encontram ao final do ltimo captulo deste manual).

PARA ESTUDO ADICIONAL 1. Encontre algum que analfabeto e compartilhe o Evangelho com ele usando as diretrizes cedidas neste captulo.

Captulo Quatorze TREINANDO MESTRES


OBJETIVOS: Ao concluir este captulo voc ser capaz de: Identificar duas necessidades bsicas para o treinamento do mestre. Resumir os passos para planejar um programa de treinamento de mestres. Explicar como recrutar os estudantes para um programa de treinamento de mestres. Resumir as diretrizes para dirigir as sesses de treinamento de mestres. Listra as maneiras em que um mestre pode avaliar-se.

VERSCULO-CHAVE: Porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que sa de ti, e creram que tu me enviaste (Joo 17.8).

INTRODUO Jesus treinou os discpulos e na concluso de treinamento... Porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam... (Joo 17.8). O plano bblico de multiplicao espiritual ensinar homens fiis que possam tambm ensinar a outros (2 Timteo 2.2). Se voc deseja cumprir este plano, voc deve constantemente estar treinando os mestres. Esta lio trata do assunto de treinar aqueles so chamados como mestres. Neste captulo so discutidas duas necessidades bsicas para o treinamento de mestres e so dados os passos prticos para planejar um programa de treinamento. Tambm so dadas diretrizes adicionais sobre como recrutar os estudantes para o treinamento, como dirigir as sesses e para estabelecer os mestres treinados na igreja. DOIS TREINAMENTOS NECESSRIOS H duas necessidades bsicas para o treinamento de mestres na igreja; o treinamento antes de servir e em servio. O TREINAMENTO ANTES DE SERVIR: O treinamento antes de servir o treinamento dado antes que um crente comece a

servir na igreja como um mestre. um programa de estudo que o ajudar a aprender a ensinar. O TREINAMENTO EM SERVIO: O treinamento sem servio dado para aqueles que j servem como mestres na igreja. O treinamento lhes ajuda a desenvolver mais do seu dom de ensino. Jesus proporcionou ambos os tipos de treinamento a Seus discpulos. PLANEJANDO UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE MESTRE Aqui esto os passos para planejar um programa de adestramento de mestres em sua igreja: 1. Obtenha a cooperao do pastor ou lder espiritual da igreja. 2. Pergunte s pessoas que j so mestres eficazes para ajudar como lderes que ensinaram a outros. 3. Encontre-se com estes lderes para estabelecer: 1. Os objetivos para o programa de treinamento: determine as necessidades dos mestres atuais e mestres potenciais. Declare os objetivos que voc quer alcanar no programa de treinamento. 2. Data, horrio e lugar para o treinamento. 3. Os lderes que ensinaro no programa de treinamento: quem ensinar o que e quando? 4. Os requisitos de entrada para o programa: quem voc permitir assistir? Eles devem ser crentes renascidos, claro, porm voc pode ter outros requisitos que voc queira estabelecer. (Vejas as sugestes na seo Para Estudo Adicional deste captulo). 5. As normas exigidas para a realizao do programa: o que se requer deles para completar o treinamento? (Para sugestes, veja a seo Para Estudo Adicional desta lio). 6. O tipo de evento de treinamento: Veja a seo Para Estudo Adicional desta lio para os vrios tipos de eventos de treinamento. 7. O oramento (os gastos) para o treinamento de mestres: quando custar? De onde viro os fundos? 8. Os materiais de treinamento a serem usados: este curso pode ser usado para treinar os mestres. Voc pode querer complement-lo com cursos especficos de sua denominao e/ou o currculo que voc mesmo elaborou. 4. Prepare um calendrio para o ano e liste todas as sesses de treinamento nele. Inclua as datas, horrios, e lugares. 5. Prepare uma descrio do ministrio para os mestres. Isto identificar as responsabilidades de um mestre para aqueles que esto considerando alistar-se no treinamento. (Veja a sesso Para Estudo Adicional desta lio para uma amostra da descrio do ministrio de mestre). 6. Prepare um termo de compromisso para os mestres potenciais assinarem. Isto um documento que identifica o compromisso do mestre. (Veja na sesso Para Estudo Adicional desta lio para uma amostra). RECRUTANDO PARA O PROGRAMA DE TREINAMENTO Aqui esto os passos para recrutar as pessoas para o programa de treinamento de mestres:

1. Convide os mestres atuais para o treinamento em servio. 2. Faa um anncio na igreja com respeito ao treinamento. Pea aos mestres potenciais que esto interessados para contat-lo. 3. Faa o contato pessoal com aqueles que voc conhece ou tem observado e quem voc cr que tem o dom espiritual de ensinar. 4. Reveja os candidatos que ainda no esto ensinando para assegurar-se que eles renem os requisitos que voc tem estabelecido para o programa de treinamento de mestres. 5. Notifique a todos que se qualificaro sobre a data, horrio e lugares da primeira sesso. DIRIGINDO O TREINAMENTO Aqui esto algumas diretrizes para dirigir as sesses de treinamento dos mestres: 1. Comece cada sesso a tempo. 2. Comece com orao, para que o Esprito Santo possa ungir aos mestres e abrir os coraes e mentes dos estudantes para aprenderem. 3. Anote a assistncia. Deve exigir-se aos estudantes que assistem a um certo nmero de sesses da classe para completar o curso. 4. Assegure-se que cada estudante tem uma cpia de qualquer material escrito acerca da lio a ser ensinada. 5. Tenha todos recursos necessrios disponveis para ensinar a lio. Estes podem incluir ajudas visuais, um manual de ensino, e materiais similares. Use os mtodos de ensino que voc tem aprendido neste curso. 6. Permita um tempo para perguntas e respostas sobre o material que voc tem ensinado na sesso. 7. D as tarefas para os estudantes completarem antes da prxima reunio. Estas podem incluir a leitura, trabalho escrito, ou tarefas de ensino. 8. A menos que o Esprito Santo se mova diferentemente, termine dentro do tempo estabelecido para a classe. ESTABELECENDO OS MESTRES O treinamento de mestres no eficaz a menos que aqueles que voc treina realmente sero usados em uma posio de ensino. Aqui esto algumas diretrizes para estabelecer os mestres no programa educacional da igreja: CONSULTE O PASTOR: Onde ele tem necessidade de mestres? Onde ele cr que um indivduo seria mais eficaz? O pastor o lder que Deus tem posto na igreja. Ele o responsvel programa de instruo na igreja. Ele tambm responsvel para guiar os dons e talentos daqueles que so parte da igreja. ESTABELEA SEGUNDO O CHAMADO E HABILIDADES: Considere as habilidades da pessoa ao estabelec-la. Ela ser eficaz no grupo que ela est para ensinar? Deus lhe tem dado um chamado especial a este grupo particular? Por exemplo, o apstolo Paulo era eficaz com os gentios devido ao chamado com o qual Deus o chamou e de seu passado e habilidades pessoais. ESTABELEA-OS SEGUNDO A IDADE DE INTERESSE:

Algumas pessoas no tm interesse de ensinar s crianas. Outras no se do bem com os adultos. Todas as idades necessitam serem ensinadas, porm um mestre deve ter um interesse e/ou um chamado para trabalhar com uma faixa etria especfica. PERMITA OPORTUNIDADES DE ENSINO PRTICO: Permita que o novo mestre primeiro trabalhe como um mestre suplente para quando o mestre regular no possa estar presente. Depois o permita ensinar vrias lies com um mestre experimentado observando. Depois da lio, o observador pode compartilhar privadamente com o novo mestre algumas sugestes teis. AVALIAO DO MESTRE Depois que um mestre est servindo na igreja, seu ministrio deve ser avaliado periodicamente. Jesus fez isto com Seus discpulos depois que Ele os mandou para ministrar. Eles informaram tudo o que eles haviam dito e haviam feito (Marcos 6.7 e 30). A avaliao ajuda a identificar e corrigir os erros do ensino. D uma oportunidade para os lderes espirituais da igreja ajudarem os mestres a desenvolver seu dom espiritual de ensinar. Aqui esto algumas maneiras de avaliar um mestre: 1. O mestre que usa as habilidades de avaliao aprendidas no Captulo Onze deste curso pode avaliar a si mesmo. Faa com que cada mestre possa fazer uma auto-avaliao, ento reveja os resultados com eles. 2. Avalie baseando-se na descrio do ministrio: eles esto cumprindo os requisitos da descrio do ministrio para sua posio de ensino? 3. Eles esto guardando o compromisso do mestre que eles assinaram? 4. Observe o mestre ensinando uma lio. Eles esto comunicando a Palavra de Deus eficazmente a seus estudantes? O que eles podem fazer para melhorar a maneira na qual eles apresentam a lio? Compartilhe algumas sugestes positivas com eles. 5. Avalie o fruto. A Bblia diz que o fruto (os frutos do ministrio) pode ser observado (Lucas 6.43-44). Lembre-se: voc sempre deve fazer uma avaliao e correo de problemas de uma maneira amorosa e positiva.

TESTE O SEU CONHECIMENTO 1. Escreva o versculo-chave de memria. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 2. Quais so as duas necessidades bsicas para o treinamento de mestres? _____________________________________________________________________ 3. Resuma os passos para planejar um programa de treinamento de mestres. _____________________________________________________________________ 4. Como voc pode recrutar os estudantes para o programa de treinamento de

mestres? _____________________________________________________________________ 5. Resuma as diretrizes para dirigir as sesses de treinamento de mestres. _____________________________________________________________________ 6. Resuma as diretrizes para estabelecer mestres treinados na igreja. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 7. Liste cinco maneiras de avaliar um mestre. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ (As respostas se encontram ao final do ltimo capitulo deste manual).

PARA ESTUDO ADICIONAL O que segue resume o que voc aprendeu nesta lio. Voc pode us-lo para planejar um programa de treinamento de mestres: 1. Liste os objetivos de seu programa de treinamento: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 2. Estabelea as datas, horrios e lugares no calendrio geral para o ano todo. (Use um calendrio para fazer isso). 3. Estabelea os requisitos de entrada no programa. Um candidato deve: Ser um crente nascido de novo. Ter seguido o exemplo de Cristo no batismo nas guas. Ser cheio do Esprito. Ser um membro ativo da igreja. Ter uma boa reputao na igreja e comunidade. Ter as qualificaes bblicas para os lderes. Demonstrar o fruto do Esprito Santo e viver diariamente uma conduta semelhante a Cristo.

4. Estabelea as normas para a realizao do programa. Aqui esto algumas sugestes: Os candidatos devem: Participar de todas as sesses de treinamento a menos que seja por enfermidade ou emergncia aprovadas pelo lder da classe.

Completar todas as tarefas da classe. Praticar suas habilidades de ensino pelo menos em uma lio com um lder observando.

5. Determine o tipo de evento de entretenimento de mestres. Aqui esto algumas sugestes: Um breve treinamento como parte da reunio regular de mestres: se os mestres da igreja se encontram regularmente, use parte de cada reunio para o treinamento em servio. Durante a Escola Dominical: se sua igreja tem uma Escola Dominical, treine os novos mestres em uma classe especial durante es tempo. Treinamento autodidtico: d uma cpia deste manual aos mestres potenciais e faa-lhes com que completem as lies no estudo individual. O treinamento de uma noite: encontre-se uma noite por semana para treinar os mestres. Em srie: encontre-se em uma srie de reunies para treinamento. Por exemplo, da tera at a quinta da semana. Retiro: Leve os mestres a um acampamento ou retiro para um treinamento. Um a um: determine que um mestre experimentado treine um novo mestre em uma base pessoa, um a um. O treinamento unido: possivelmente vrias igrejas na comunidade podem querer planejar um evento de treinamento nico aonde todos os mestres de sua denominao vm juntos para comunho e treinamento. O treinamento udio-visual: se voc tem meios para gravar em equipamento de udio e vdeo, grave as sesses de treinamento e permita aos estudantes estudarem independentemente usando estas gravaes.

6. Selecione os lderes que ensinaro, quais reas eles cobriro, e quando eles ensinaro. Faa um grfico com os seguintes ttulos: Nome Data Assuntos

7. Quais materiais de treinamento voc usar? Ttulo do Curso: Nome e endereo da editora: (No se esquea... voc pode usar este manual de Tempo de Colheita para treinar os mestres). 8. Prepare um oramento: O que custar para anunciar o programa? R$ __________ Quanto custar o material de treinamento? R$ _________ Outros gastos: R$ __________ Total: R$ ________ 9. Prepare uma descrio das responsabilidades do ministrio para os mestres potenciais. Aqui est um exemplo para seguir:

AMOSTRA DA DESCRIO DO MINISTRIO O NOME DO MESTRE DA CLASSE DE ADULTOS Ttulo do Ministrio: Mestre da Classe de Adultos Descrio do Ministrio: O mestre da classe de estudo bblico para adultos assumir a responsabilidade pessoal por: Preparar e ensinar a sesso da classe semanal.

Dia _____________ Horrio __________________ Local _____________________ Recrutar os novos membros da classe. Contatar os estudantes ausentes e membros inativos para determinar os problemas, ministrar a eles, e reintegr-los como membros ativos. Ganhar os membros da classe que no so salvos para o Senhor Jesus Cristo. Ministrar s necessidades espirituais dos membros da classe que j so crentes, levando-os ao crescimento espiritual e desenvolvimento, equipando-os para a obra do ministrio. Animar os membros da classe para tornar-se uma parte ativa da comunidade da igreja. Completar qualquer registro requerido pela igreja sobre esta classe, isto , registrar a freqncia, etc.

Requisitos pessoais: O chamado de Deus para este ministrio especfico. Rene as qualificaes bblicas para a liderana. Concluso do curso de treinamento de mestres oferecido por esta igreja. Habilidade de comunicar-se eficazmente. Membro ativo da igreja. Em acordo com a posio doutrinria da igreja.

Compromisso de tempo: O tempo de preparao pessoal para a reunio regular da classe. Tempo regular da classe: duas horas semanais. Reunio mensal das pessoas que trabalham no programa. Classe anual de treinamento no servio de mestres. Tempo para associao pessoal, companheirismo, acompanhamento ministrio aos estudantes.

10. Prepare o termo de compromisso do mestre. Aqui est um exemplo para seguir: TERMO DE COMPROMISSO DO MESTRE Havendo recebido a Jesus Cristo como meu Salvador pessoal, e vivendo agora em comunho com Ele, eu compreendo que ministrar Cristo e Sua Palavra a outros um chamado elevado. Na vista de minha comisso como um mestre e confiando na ajuda

e guia do Esprito Santo, eu empenho isso: Eu estou de acordo com a declarao doutrinria de minha igreja, e no ensinarei nada em conflito com ela. Eu separarei um tempo dirio para orao e estudo da Bblia. Eu orarei seriamente pela converso de meus estudantes e para o crescimento espiritual daqueles que so cristos. Eu fielmente passarei algum tempo preparando cada lio, e me prepararei espiritualmente para viver as verdades que ensino. Eu serei fiel em minha posio de ensino na igreja. Eu ensinarei na classe da Palavra de Deus, promoverei o estudo da Bblia para meus estudantes e animarei sua participao ativa na classe. Eu participarei ativamente e promoverei as reunies de adorao de nossa igreja, e apoiarei a igreja financeiramente e com minhas oraes. Eu participarei de qualquer reunio de departamento da igreja, a menos que seja impedido por alguma razo que eu possa dar fielmente a Deus. Se por alguma razo eu no possa cumprir minhas responsabilidades e consultarei com meus lderes e entregarei minha classe se isso parecer aconselhvel.

Nome: _____________________________________________ Data: _____________

Captulo Quinze UMA INTRODUO A PREGAO

OBJETIVOS: Ao concluir este captulo voc ser capaz de: Definir pregao. Identificar os assuntos nos quais as pregaes bblicas devem enfocar. Explicar a importncia d demonstrar o poder de Deus ao pregar a Palavra. Identificar seis advertncias com respeito a pregao.

VERSCULOS-CHAVE: Como, porm, invocaro aquele em quem no creram? E como crero naquele de quem nada ouviram? E como ouviro, se no h quem pregue? E como pregaro, se no forem enviados? (Romanos 10.14-15a).

INTRODUO Este captulo introduz o assunto da pregao bblica. Define a pregao, identifica os assuntos da pregao bblica, explica a importncia da demonstrao do poder de Deus ao pregar, e identifica as advertncias com respeito pregao bblica. No prximo captulo voc aprender a planejar um sermo bblico. ENSINANDO E PREGANDO Voc aprendeu a definio de ensinar no Captulo Um deste curso: Ensinar o ato de instruir outros. Inclui explicar, demonstrar, informar, compartilhar o conhecimento, treinar e guiar os estudos de outrem. Aqui est a definio de pregao: Pregar o ato de fazer um discurso (um sermo ou anlise sistemtica de um assunto) que instrui outros de uma maneira formal. Pregar e ensinar so semelhantes no fato que os dois comunicam as verdades da Palavra de Deus aos outros. Voc aprender no prximo captulo que preparar um sermo semelhante a preparar uma lio para ensinar. Porm pregar e ensinar normalmente deferente nos mtodos de instruo usados e no estilo de entrega da

mensagem. COMBINANDO PREGAO E ENSINO O compartilhar eficaz do Evangelho combina pregao e ensino. Jesus ensinou e pregou: E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenas e enfermidades (Mateus 9.35). (Tambm veja Mateus 4.17, 23; 9.35; 11.1, 5; Marcos 1.14, 38-39; 2.2; Lucas 4.43-44; 9.6; 20.1; 1 Pedro 3.19; 4.6). Uma das misses principais de Jesus era pregar: O Esprito do Senhor est sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertao aos cativos e restaurao da vista aos cegos, para pr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitvel do Senhor (Lucas 4.18-19). Jesus morreu para que pudssemos pregar o arrependimento e a remisso de pecados: E lhes disse: Assim est escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remisso de pecados a todas as naes, comeando de Jerusalm (Lucas 24.46-47). Jesus morreu para que pudssemos pregar o arrependimento e a remisso de pecados: E lhes disse: Assim est escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remisso de pecados a todas as naes, comeando de Jerusalm (Lucas 24.46-47). A COMISSO PARA PREGAR Os discpulos foram comissionados por Jesus para pregar: Ento, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar (Marcos 3.14). E, medida que seguirdes, pregai que est prximo o reino dos cus (Mateus 10.7). (Ver tambm Mateus 10.27; Lucas 9.2, 60). A meta da Igreja Primitiva era pregar o Evangelho queles que ainda no haviam ouvido: A fim de anunciar o evangelho para alm das vossas fronteiras, sem com isto nos gloriarmos de coisas j realizadas em campo alheio (2 Co 10.16).

Como o ensino, a pregao no se confinou simplesmente ao ambiente formal da igreja: E todos os dias, no templo e de casa em casa, no cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo (Atos 5.42). Nem estava confinada s aos pastores ou ministros de tempo integral. Os crentes na primeira igreja se espalharam devido perseguio e... ... os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra (Atos 8.4). (Ver tambm Atos 11.19-20). Como os crentes, ns tambm somos comissionados para pregar o Evangelho s naes do mundo: E ser pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as naes. Ento, vir o fim (Mateus 24.14). E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura (Marcos 16.15). O TEMA DA PREGAO Como o ensino, a pregao deve ser baseada sempre na Palavra de Deus. Por exemplo, no sermo de Pedro em Atos 2, doze dos vinte e trs versculos foram citados da Escritura do Antigo Testamento. A pregao bblica deve enfatizar: O ARREPENDIMENTO E O PERDO DOS PECADOS: E que em seu nome se pregasse arrependimento para remisso de pecados a todas as naes, comeando de Jerusalm (Lucas 24.47). Ento, saindo eles, pregavam ao povo que se arrependesse (Marcos 6.12). (Ver tambm Atos 13.38; 14.15). O EVANGELHO DO REINO DE DEUS: E ser pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as naes. Ento, vir o fim (Mateus 24.14). (Ver tambm Mateus 9.35; 11.5; Marcos 1.14; 16.15; Lucas 4.18; Atos 8.12; 14.7, 21; 16.10; 20.25; Romanos 1.15; 15.19-20; 1 Corntios 15.1; 2 Corntios 2.12; 10.14; 11.7; Colossenses 1.23; 1 Tessalonicenses 2.9). A RESSURREIO DOS MORTOS: Ressentidos por ensinarem eles o povo e anunciarem, em Jesus, a ressurreio dentre os mortos (Atos 4.2). (Ver tambm Atos 17.3, 18). A PALAVRA DE DEUS:

Muitos afluram para ali, tantos que nem mesmo junto porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra (Marcos 2.2). A palavra do Senhor, porm, permanece eternamente. Ora, esta a palavra que vos foi evangelizada (1 Pedro 1.25). (Ver tambm Atos 8.4, 25; 13.5; 14.25; 15.35-36; 17.13; 2 Timteo 4.2; Tito 1.3). A PALAVRA DA F: Porm que se diz? A palavra est perto de ti, na tua boca e no teu corao; isto , a palavra da f que pregamos (Romanos 10.8). (Ver tambm Glatas 1.23). TODAS AS COISAS ACERCA DE JESUS: Pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo (Atos 28.31). A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graa de pregar aos gentios o evangelho das insondveis riquezas de Cristo (Efsios 3.8). (Ver tambm Atos 5.42; 8:5,35; 9:20; 17:3,18; Romanos 16:25; 2 Corntios 1:19; 4:5; Colossenses 1:28). PAZ ATRAVS DE JESUS CRISTO: Esta a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciandolhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este o Senhor de todos (Atos 10.36). (Ver tambm Efsios 2.17). A CRUZ: Certamente, a palavra da cruz loucura para os que se perdem, mas para ns, que somos salvos, poder de Deus (1 Co 1.18). (Ver tambm 1 Co 1.17-22). A DEMONSTRAO DE PODER A demonstrao do poder de Deus deve acompanhar a pregao assim como o ensino: E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenas e enfermidades (Mateus 9.35). Paulo disse: A minha palavra e a minha pregao no consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstrao do Esprito e de poder, para que a vossa f no se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus (1 Co 2.4-5). (Veja Marcos 1.39; Lucas 9.6; Romanos 15.19; 1 Co 1.17-18). A demonstrao de poder importante porque confirma a pregao da Palavra:

E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam (Marcos 16.20). O PREGADOR Antes, neste curso, ns discutimos qualidades pessoais que devem ser evidentes na vida de um mestre. Estas mesmas qualidades tambm devem estar na vida de algum que pregar o Evangelho. O Captulo 1 de Colossenses identifica trs qualidades adicionais de um pregador do Evangelho: ELE FIEL MINISTRO DE CRISTO: Segundo fostes instrudos por Epafras, nosso amado conservo e, quanto a vs outros, fiel ministro de Cristo (v. 7). Cristo deve ser exaltado em todas as pregaes. ELE MINISTRO DO EVANGELHO: E que permaneceis na f, alicerados e firmes, no vos deixando afastar da esperana do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do cu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro (versculo 23). ELE MINISTRO DA IGREJA: Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vs; e preencho o que resta das aflies de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que a igreja; da qual me tornei ministro de acordo com a dispensao da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor, para dar pleno cumprimento palavra de Deus (Versculos 24-25). ADVERTNCIAS BBLICAS Aqui esto quatro advertncias bblicas com respeito a pregao: OS PREGADORES DEVEM VIVER O QUE ELES PREGAM: Tu, pois, que ensinas a outrem, no te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que no se deve furtar, furtas? (Romanos 2.21). Mas esmurro o meu corpo e o reduzo escravido, para que, tendo pregado a outros, no venha eu mesmo a ser desqualificado (1 Co 9.27). SE VOC CHAMADO PARA PREGAR, ISTO NO UMA OPO: Pregar no uma opo para aqueles especificamente chamados por Deus para fazer isso: Se anuncio o evangelho, no tenho de que me gloriar, pois sobre

mim pesa essa obrigao; porque ai de mim se no pregar o evangelho! (1 Co 9.16). A PREGAO DEVE SER BASEADA NA PALAVRA DE DEUS: Mas, ainda que ns ou mesmo um anjo vindo do cu vos pregue evangelho que v alm do que vos temos pregado, seja antema. Assim, como j dissemos, e agora repito, se algum vos prega evangelho que v alm daquele que recebestes, seja antema (Glatas 1.8-9). (Ver tambm 2 Co 11.4). OS MOTIVOS DEVEM SER CORRETOS: Paulo discute os motivos para pregar o Evangelho em Filipenses 1.15-18. Leia esta passagem em sua Bblia. Paulo notou que... Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia; outros, porm, o fazem de boa vontade (Filipenses 1.15).

TESTE O SEU CONHECIMENTO 1. Escreva os versculos-chave de memria. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 2. Defina pregao. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 3. Quais so os temas que o pregador bblico deve enfatizar? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 4. Liste quatro advertncias com respeito pregao bblica que se discutiu nesta lio. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 5. Por que a demonstrao do poder de Deus importante quando pregando a Palavra? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ (As respostas se encontram na concluso do ltimo captulo deste manual). PARA ESTUDO ADICIONAL

Estude estas referncias bblicas sobre a pregao: REFERNCIAS DO ANTIGO TESTAMENTO SOBRE PREGAR: Salmos 40:9; Eclesiastes 1:1, 2, 12; 7:27; 11:8-10; Isaas 61:1; Neemias 6:7. REFERNCIAS TESTAMENTO: DO NOVO TESTAMENTO AOS PREGADORES DO ANTIGO

Mateus 3:1, 4:17,23; 9:35; 10:7,27; 11:1,5; 12:41; 24:14,41; 26:13. Marcos 1:4,7,14,38-39; 2:2; 3:14; 6:12; 14:9; 16:15,20. Lucas 3:3,18; 4:18-19,43-44. Atos 3:20; 4:2; 5:42; 8:4, 5, 12, 25, 35, 40; 9:20, 27; 10:36-37, 42; 11:19-20; 13:5, 24, 38, 42; 14:7, 15, 21, 25; 15:21, 35-36; 16:6, 10; 17:3, 13, 18; 19:13; 20:7,9,25. Romanos 1:15; 2:21; 10:8-15; 15:19-20; 16:25. 1 Corntios 1:17-18; 2:4; 9:14-16,18,27; 15:1-2,11,12,14. 2 Corntios 1:19; 2:12; 4:5; 10:14; 10:16; 11:4,7. Glatas 1:8,9,11,16,23; 2:2; 3:8; 4:13; 5:11. Efsios 2:17; 3:8; Filipenses 1:15-18; Colossenses 1:23,28; 1 Tessalonicenses 2:9; 1 Timteo 2:7; 3:16; 2 Timteo 1:11; 4:17; Tito 1:3; Hebreus 4:2,6; 1 Pedro 1:12,25; 3:19; 4:6; 2 Pedro 2:5.

Captulo Dezesseis PLANEJANDO UM SERMO

OBJETIVOS: Ao concluir este captulo voc ser capaz de: Resumir os passos bsicos para planejar um sermo. Definir a pregao tpica. Definir a pregao textual. Definir a pregao expositiva. Planejar para pregar.

VERSCULO-CHAVE: Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer no, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina(2 Timteo 4.2).

INTRODUO Nesta lio voc aprender a pregar um sermo bblico. Voc aprender princpios bsicos da pregao estudando alguns dos sermes na Bblia e alguns dos sermes mais eficazes de grandes pregadores por toda a histria da igreja. Voc descobrir que pregar e ensinar so semelhantes de muitas maneiras, porm deferente nos mtodos de apresentao e estilo de entrega. PREGAR E ENSINAR: COMO DIFEREM Pregar e ensinar normalmente difere das seguintes maneiras: MTODOS: Os mtodos que requerem a participao do pblico normalmente no so usados na pregao. Por exemplo, normalmente no h nenhuma discusso ou um perodo de perguntas e respostas quando voc prega. A razo que pregao normalmente envolve um pblico maior. Devido a isso, o mtodo de apresentao mais formal. O ESTILO DE ENTREGA DA MENSAGEM: No ensino, as pessoas freqentemente so divididas por faixa etria. A classe composta totalmente de adultos, pessoas jovens ou crianas. Normalmente a pregao envolve um grupo de pessoas de vrias idades. O pblico no dividido por faixa etria como freqentemente eles so na Escola Dominical da igreja.

Por essa razo, voc deve ajustar seu estilo de pregao a um nvel comum. No faa o sermo to difcil que as crianas e adolescentes no podem entender. Ao mesmo tempo, no o faa to simples que os adultos no tenham interesse. O CURRCULO: As Escolas Dominicais e as escolas da igreja freqentemente tm um currculo que lhe d o assunto e uma discusso da lio que voc ensinar. Isto normalmente no verdade quanto pregao. Com a direo do Senhor, voc deve determinar o tipo e contedo de sua mensagem. PREPARANDO UM SERMO Os passos bsicos para preparar um sermo so semelhantes queles que voc aprendeu para planejar uma lio. Voc deve: Preparar-se espiritualmente. Analisar o pblico. Estabelecer objetivos.

A estrutura bsica de um sermo segue a mesma usada no ensino de uma lio. Seu sermo deve incluir: Ttulo Introduo Corpo Aplicao Concluso

(Reveja o Captulo Dez, Planejando a Lio). Assim como voc faz ao ensinar, voc deve ganhar e deve manter a ateno do pblico. Voc deve apresentar a lio de uma maneira ordenada. Voc deve fazer aplicaes da vida e ministrio no sermo, e voc deve exigir uma resposta revelao da Palavra de Deus. OS TIPOS DE SERMES Do estudo de sermes bblicos e de grandes pregadores ao longo da histria da Igreja tm-se identificado trs tipos bsicos de sermes: TIPO UM - OS SERMES TPICOS: Os sermes tpicos enfocam nos temas especficos como o fruto espiritual, a guerra espiritual, os dons espirituais, etc. Como Planejar Um Sermo Tpico: 1. Determine o tem geral do sermo. Por exemplo, orao pode ser o tema que voc seleciona. 2. Determine o tema especfico: Em qual tema especfico sobre a orao voc pregar?

Aqui esto algumas possibilidades: A necessidade de orao. Orao de intercesso. O valor da orao. A orao familiar. Tempos para a orao. Os obstculos orao. O Poder da orao. A Prtica da orao. Os resultados da orao. As oraes da Bblia. Os mtodos de orao. Os lugares para orar. As atitudes na orao. As condies da orao. A adorao atravs da orao. Os problemas da orao. A postura na orao. Orando no Esprito. O privilgio de orar. A perseverana na orao. F e orao. A superioridade da orao. O alcance da orao. As respostas da orao.

Voc deve determinar um tema especfico para seu sermo. Voc no pode cobrir cada aspecto de um tema porque, como voc v neste exemplo, h muitos temas para cada um dos muitos temas bblicos. O tema que voc seleciona se tornar o ttulo de seu sermo. Por exemplo, voc pode escolher falar sobre Os Obstculos orao. 3. Pesquise tudo o que a Bblia tem a dizer sobre o tema que voc escolheu. Se voc tem acesso aos materiais de pesquisa da Bblia como concordncias, comentrios, e livros de estudo de palavras, tambm use estes em seu estudo. 4. Desenvolva o esboo seguindo a estrutura simples de quatro partes que voc aprendeu no Captulo Dez sobre o planejamento da lio: Introduo Corpo Aplicao Concluso

Um Exemplo de um Sermo Tpico: Usando o tema do exemplo Os Obstculos Orao, seu esboo poderia parecer com o que segue: Ttulo: OS OBSTCULOS ORAO Introduo: Focalize em um problema que a maioria das pessoas tm: oraes no

respondidas e o por que estas oraes no so respondidas. Isto ganhar a ateno, porque a maioria tem experimentado este problema. Corpo: Discuta os obstculos orao identificados na Palavra de Deus: Motivos e pedidos maus: Tiago 4.2-3 O pecado de qualquer tipo: Isaas 59:1-2 dolos no corao: Ezequiel 14.1-3 Um esprito rancoroso: Marcos 11.25 O egosmo: Provrbios 21.13 Tratar mal o cnjuge: 1 Pedro 3.7 Justia prpria: Lucas 18.10-14 Incredulidade: Tiago 1.6-7 No permanecer em Cristo e em Sua Palavra: Joo 15.7

Aplicao: I. Explique como a orao sem resposta impede: A. A vida familiar. B. Nosso desenvolvimento espiritual pessoal. C. Nosso ministrio. II. Pea ao pblico que aplique estas verdades individualmente: A. Que obstculos esto bloqueando as minhas oraes? Concluso: I. Resuma os obstculos orao que foram discutidos. II. Chame confisso e ao arrependimento destas coisas que tm impedido a orao. TIPO DOIS - OS SERMES TEXTUAIS: Na pregao textual, uma passagem bblica chave forma a verdade ou texto central da pregao. O resto da mensagem construdo sobre esta nica verdade central. Como Planejar um Sermo Textual: 1. Selecione o texto, 2. Desenvolva um ttulo do sermo a partir do texto. 3. Estude o texto em detalhe. Ento estude outras passagens bblicas que se relacionam ao texto que voc selecionou. Se voc tem acesso aos materiais de pesquisa da Bblia como concordncias, comentrios, e livros de estudo de palavras, use estes para uma pesquisa mais ampla do texto. 4. Desenvolva o esboo seguindo a estrutura simples de quatro partes que voc aprendeu no Captulo Dez sobre o planejamento da lio: Introduo Corpo Aplicao Concluso Um Exemplo de um Sermo Textual:

O sermo de Pedro em Atos 2.14-36 um bom exemplo disto. Se Pedro tivesse um ttulo para o sermo ele poderia ter sido... O QUE OCORRE Introduo: Pedro abriu a mensagem com uma referncia a um texto da Escritura: Mas o que ocorre o que foi dito por intermdio do profeta Joel: E acontecer nos ltimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Esprito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizaro, vossos jovens tero vises, e sonharo vossos velhos; at sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Esprito naqueles dias, e profetizaro (Atos 2.16-18). Esta introduo ganhou a ateno do pblico porque eles estavam olhando o cumprimento exato da passagem diante de seus olhos! Corpo: o corpo do sermo de Pedro enfocou no texto. I. Ele apresentou o pano de fundo histrico da passagem que estava cumprindo-se. II. Ele mostrou como ele estava relacionado histria de Israel e a Jesus Cristo. Aplicao: Ele fez a aplicao pessoal... Pois para vs outros a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda esto longe, isto , para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar (Atos 2.39). Concluso: Ele exigiu uma resposta... Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo para remisso dos vossos pecados, e recebereis o dom do Esprito Santo (Atos 2.38). E o pblico respondeu... Ento, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acrscimo naquele dia de quase trs mil pessoas (Atos 2.41). TIPO TRS - OS SERMES EXPOSITIVOS: Expositivo o ttulo dado a um mtodo de pregar que enfoca em uma passagem bblica e a explica, versculo por versculo, em detalhe. Essa palavra, expositivo, significa demonstrar e examinar as partes de um todo. O sermo expositivo um tipo de pregao mais detalhada que o tpico ou textual. Pode enfocar em um assunto especfico ou passagem da Escritura, explicando-o em detalhe. Versculo por versculo, palavra por palavra. Tambm pode enfocar em um

livro da Bblia e, inclusive, discutir profundamente o significado de palavras importantes. As pregaes expositivas podem enfocar em uma biografia, estudando versculo por versculo tudo o que se registra com respeito a um personagem bblico selecionado. Porque a pregao expositiva to detalhada assim, ela produz freqentemente uma srie de mensagens. No possvel discutir tudo em detalhe sobre uma passagem da Bblia, livro ou personagem em um s sermo. Cada sermo na srie deve relacionarse aos outros. Quando voc comea cada sermo, voc deve mostrar como ele relaciona-se queles que o tem precedido. Voc pode fazer isso resumindo brevemente as mensagens anteriores e explicando como elas esto relacionadas ao que voc est apresentando no momento. Ainda que cada sermo em uma srie deva relacionar-se aos outros, cada sermo tambm deve ser completo em si mesmo. Pode ser que o pblico todo no possa estar presente em cada sermo na srie. Eles devem poder entender cada sermo sem ter ouvido os outros. Como Planejar Um Sermo Expositivo: 1. Selecione o texto, assunto, personagem da Bblia, o livro no qual voc planeja enfocar sua mensagem ou srie de mensagens. 2. Estude em detalhe tudo o que a Bblia ensina sobre o texto, assunto, personagem da Bblia ou livro. Se voc tem acesso aos materiais de pesquisa bblica como concordncias, comentrios e livros de estudo de palavras, use estes para pesquisa adicional. 3. Determine se seu assunto pode ser tratado em um s sermo expositivo ou se exigir uma srie de sermes. 4. Desenvolva um ttulo e um texto para mensagem na srie. 5. Desenvolva um esboo para cada mensagem na srie. Siga a estrutura simples de quatro partes para cada mensagem: Introduo Corpo Aplicao Concluso Um Exemplo de Um Sermo Expositivo: Aqui est um exemplo de um esboo para um sermo expositivo: Ttulo: AS CARACTERSTICAS DOS FALSOS MESTRES Texto: Judas Captulo 1 Introduo: Judas 1.3-4 Corpo: I. Seu Pano de Fundo: A. Desde a antiguidade haviam sido destinados para essa condenao (versculo 4). II. Seu Caminho:

A. Entram sorrateiramente (versculo 4). B. Andam segundo seus prprios desejos maus (versculos 16). C. Andam segundo suas prprias paixes (versculo 18). III. Sua Fala: A. Maldizem as potestades superiores (versculos 8-10). B. Maldizem o que no conhecem (versculos 8-10). C. Se queixam de tudo (versculo 16). D. Sua boca fala arrogncias (versculo 16). E. Adulam as pessoas para tirar proveito (versculo 16). F. So murmuradores (versculo 18). IV. Sua Doutrina: A. Convertem a graa de nosso Deus em libertinagem (v. 4) B. Negam ao nico soberano e Senhor nosso, Jesus Cristo (versculo 4). C. No tm o Esprito (v. 19). V. Sal Conduta: A. mpios (v. 4) B. Sonhadores (versculo 8). C. Mancham a carne (v. 8). D. Rejeitam toda autoridade (vs. 9-10). E. No que por instituo compreendem, se corrompem (vs. 8-10) F. Adulam as pessoas para tirar proveito (v. 16) G. Causam divises (v. 19) H. So sensuais (v. 19). Aplicao: O que voc deve fazer em resposta a esses tipos: Judas 1.20-23. Concluso: O resumo, o apelo e a resposta. DIRETRIZES GERAIS

Aqui esto algumas diretrizes gerais que lhe ajudaro a planejar qualquer tipo de sermo. SELECIONANDO UM TEXTO: A palavra texto veio de uma palavra grega que significa tecido ou fiado. O texto deve ser aquele do qual a mensagem tecida ou do qual ela fiada. Ele dever ser a base do sermo. Usar um texto da Palavra de Deus como a base de um sermo d autoridade ao pregador em sua mensagem. Ele est dizendo Assim diz o Senhor porque ele est falando a Palavra de Deus. Ele pode fazer isso com intrepidez e autoridade. O texto mantm uma mensagem bblica e ganha a confiana do pblico assegurando que o pregador est proclamando a Palavra de Deus e no suas prprias opinies. Aqui esto algumas diretrizes para selecionar um texto da Palavra de Deus: 1. Ore pela direo do Senhor. 2. Estude a Palavra de Deus regularmente. Os textos e assuntos para ministrar sero o resultado de seu estudo. Mantenha um caderno de anotaes para escrever os textos e as idias de assuntos enquanto voc acha-os em seu estudo pessoal. Use estes mais tarde para planejar os sermes. 3. Considere as necessidades espirituais do pblico a quem voc planeja ministrar. Por exemplo, um pblico de lderes ou ministros normalmente no necessita de um texto e de um sermo sobre a salvao. (Relembre o que voc aprendeu sobre a anlise do pblico no Captulo Oito). 4. Antes que voc pregue em um texto, assegure-se de que voc o entende para que voc no crie confuso nas mentes de seus ouvintes. 5. Considere a revelao inteira da verdade de Deus. No pregue s em seus textos favoritos ou os temas que as pessoas gostam de ouvir. TODA a Escritura inspirada por Deus e til. INTERPRETANDO O TEXTO: Depois que voc tem selecionado um texto, estude tudo o que a Bblia ensina sobre ele. Se voc tem comentrios da Bblia, leia o que outros tm dito sobre o texto. Estes mtodos de estudo lhe ajudaro a entender ou interpretar o texto devidamente. Aqui esto algumas regras bsicas para interpretar a Palavra de Deus que devem ser usadas enquanto voc estuda o texto: A Regra da Autoridade Divina: A Bblia a autoridade final. Cada poro da Escritura inspirada por Deus. A Regra da Interpretao Literal: A Bblia diz exatamente o que diz e deve interpretarse naturalmente a menos que o contexto indique o contrrio. s vezes h smbolos e parbolas usadas na Bblia para ilustrar as verdades, porm estes so claramente indicados no contexto das Escrituras. A Regra da Considerao Contextual: Cada versculo deve ser estudado dentro de seu contexto. Estude o que precede e segue ao texto. Muitas doutrinas falsas tm sido criadas por tirar os versculos de seus

contextos. Ao estudar uma passagem em seu contexto pergunte: Quem est falando ou est escrevendo? O Que est dizendo? Quem est dizendo? Por que dito? Quando foi dito? A Regra da Primeira Meno: A primeira vez que uma palavra, frase, assunto, ou evento mencionado na Bblia, freqentemente h uma chave a seu significado em qualquer outra parte da Bblia. Em Gnesis 3 h a primeira meno, por exemplo, de folhas de figueira. Aqui Ado usou as folhas de figueira para tentar cobrir seu pecado e nudez atravs do seu prprio esforo. As folhas de figueira falam de justia prpria ou rejeio de Deus, e um esforo por justificar a si mesmo perante Deus. por isso que Jesus amaldioou a figueira com folhas, mas nenhum fruto em Mateus 21 e Marcos 11 e 13. Para entender este ato, ns invocamos a leia da primeira meno e voltamos a Gnesis 3. As folhas de figueira representaram a justia prpria da nao de Israel que havia rejeitado a Jesus e no havia dados os verdadeiros frutos do arrependimento. A Regra da Repetio: Quando algo se repete na Escritura isto com o propsito de nfase. Significa que esta verdade de tal importncia especial que necessita ser repetida. A Regra da Revelao Cumulativa: A plena verdade da Palavra de Deus sobre qualquer assunto no deve ser reconhecida a partir de uma passagem isolada. A revelao cumulativa (total) de toda a Bblia diz respeito a uma verdade que deve ser considerada. Isto significa que voc deve acumular tudo o que a Bblia ensina sobre um certo assunto. por isso que a regra chamada de a regra da revelao cumulativa. Voc no pode basear uma doutrina em uns versculos isolados sobre um assunto. JUNTANDO O MATERIAL DO SERMO: Uma vez que voc tem selecionado um texto, voc deve ajuntar o material para o sermo. Fazer estas perguntas lhe ajudar a ajuntar o material: 1. O que a Bblia ensina sobre este assunto? O Objetivo mais importante comunicar o que Deus tem revelado em Sua Palavra acerca do assunto. Isto deve compor a maior parte de sua mensagem. 2. O que eu tenho observado na vida e ministrio que envolve este assunto? Quais exemplos na vida e ministrio esto relacionados ao assunto? Como voc tem visto as verdades da Palavra demonstradas na vida real? Voc pode usar estes exemplos para ilustrao e aplicao na mensagem. 3. O que eu tenho lido acerca deste assunto? Se voc tem acesso aos materiais de referncia bblica, leitura e pesquisa de trabalho de estudiosos da Bblia, estes lhe ajudaro a ajuntar o material para o sermo. 4. Quem eu sei que tem conhecimento sobre este assunto? H algum que teve

esta experincia que est relacionada a este texto? H algum que voc sabe que tem estudado extensivamente sobre o assunto? Consulte-os como parte de sua preparao para pregar sobre este assunto. O OBJETIVO FINAL Este captulo conclui este curso sobre Tticas de Ensino. Porm, em realidade, voc est s comeando, porque voc deve seguir pregando e ensinando at que o objetivo final seja alcanado: O qual ns anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo (Colossenses 1.28). E no ensinar jamais cada um ao seu prximo, nem cada um ao seu irmo, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecero, desde o menor deles at ao maior (Hebreus 8.11).

TESTE O SEU CONHECIMENTO 1. Escreva o versculo-chave de memria. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 2. Explique a relao entre pregar e ensinar. Como eles so iguais e como eles diferem? _____________________________________________________________________ 3. Resuma os passos bsicos para planejar um sermo. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 4. Defina pregao tpica. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 5. Defina pregao textual. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 6. Defina pregao expositiva. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 7. Resuma as diretrizes dadas para selecionar um texto. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 8. Resuma as diretrizes para interpretar o texto.

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 9. Resuma as sugestes dadas nesta lio para recolher o material do sermo. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ (As respostas se encontram ao final do ltimo captulo deste manual).

PARA ESTUDO ADICIONAL 1. Estude os seguintes grandes sermes bblicos: O sermo de despedida de Moiss: Deuteronmio 29-33 O sermo de despedida de Josu: Josu 24:2-15 Samuel discursando a Israel: 1 Samuel 12 A mensagem de dedicao de Salomo: 1 Reis 8:15-61 Jeremias discursando s pessoas em uma festa: Jeremias 7 Exemplos de sermes de Jesus: Mateus 5-7; 11:7-19; 12:25-37; 13; 15:10-20; 21:28-44; 24-25; Joo 3:3-21; 6:26-58; 14-16. Sermes de Pedro: Atos 2:14-36; 3:12-26 Sermes de Paulo: Atos 13:16-41; 17:22-31; 20:17-35; 22:1-21; 26:2-23 O ltimo sermo de Estevo: Atos 7:2-53 2. Use o formulrio na prxima pgina para analisar um sermo que voc escutar. Ento use o formulrio para avaliar a sua prpria pregao.

FORMULRIO DE AVALIAO DE SERMO ORGANIZAO INTRODUO: Atrai a ateno? ________ Toca alguma necessidade direta ou indiretamente? ________ Ela o guia ao assunto ou idia principal? ________ Est com a durao correta? _________ H um propsito especfico? _________ CORPO: claro? _____ A Estrutura global clara? ____________ O sermo tem uma idia central? ___________ Voc pode declar-la? __________ As transies so claras? ___________ Podem ser repassadas? __________ H uma ligao lgica entre os pontos? ____________ Os pontos principais esto relacionados idia principal? _________ Os pontos secundrios esto claramente relacionados a seus pontos principais? ______ APLICAO: Este assunto importante? ______ Ele apropriado? ________ O sermo construdo sobre interpretao bblica apropriada? ________ O pregador mostra-lhe onde ele est no texto? ________ A anlise do assunto completa ou exaustiva? _______ CONCLUSO: O sermo construdo para chegar a um clima? _______ H ali um resumo adequado das idias? _______ H ali um apelo eficaz ou sugestes finais para o pblico responder? ______ ESTILO O pregador usa a gramtica correta? _______ As palavras so pronunciadas corretamente? ________ Seu vocabulrio variado? _________ As palavras so usadas corretamente? _________ A seleo de palavras adiciona efetividade ao sermo? _________ ENTREGA - MINISTRAO APRESENTAO ORAL: O pregador quer ser ouvido? ________ Voc sente que ele est falando com voc? ________ Ele amigvel? _______ A entrega da mensagem parece com uma conversao? _______ A voz fcil de escutar? ________ Ela clara? ________ H variedades vocal? ________ A inflexo da voz muda? _________ O pregador usa efetivamente as pausas? ________

APRESENTAO FSICA: Seu corpo inteiro est envolvido na entrega da mensagem? _______ Ele gesticula? _______ H maneirismos que distraem? ________ H uma boa postura? ________ Ele parece alerta? ________ H uma boa expresso facial? _______ PREGUE PARA OBTER RESULTADOS Por Charles G. Finney Qual o seu motivo quando voc prega? Se voc est objetivando aumentar sua prpria popularidade, ento, claro, sua pregao servir a esse propsito e no para converter almas Cristo! Voc evitar pregar doutrinas que so ofensivas mente carnal? Voc est preocupado com que seus ouvintes possam dizer de voc - como eles disseram a Cristo - Dura este discurso? Quem pode ouvir? Voc tenta fazer pontos distintos? Voc teme perturbar as conscincias de seus ouvintes, para que eles no se alarmem sobre suas almas? O que dizer das tcnicas de ensino? Voc usa boas ilustraes? Voc encontra modos interessantes de repetir as declaraes importantes? Voc enfatiza os pontos principais por sua escolha de palavras e pelo tom de sua voz? Estes dispositivos ajudaro seu povo a recordar o que voc disse! Voc se esfora para atrair principalmente as emoes de seus ouvintes? Voc deve esforar-se para alcanar suas conscincias! Voc testifica de sua prpria experincia pessoal do poder do evangelho? Isto produzir a convico em seus ouvintes de que voc tem algo que eles necessitam. Voc teme despertar em seus ouvintes recordaes incomodas por relembr-los de seus pecados no arrependidos? O diabo gostaria que voc denunciasse o pecado em geral, porm que voc no faa nenhuma referncia aos pecados especficos de seu pblico presente! No se renda ao diabo! Os pregadores dbeis se abstm de convidar seus ouvintes a obedecer verdade aqui e agora. Porm, atrasar a obedincia desobedincia! Seja forte o bastante para apresentar a ordem de Deus e suavemente instar pela contestao imediata. Espere que eles se comprometam. Espere que eles dem seus coraes a Deus, exatamente neste ponto! Voc em lugar disso deixa a impresso que se espera exatamente neste ponto! Voc em lugar disso deixa a impresso que se espera que eles continuem em seus pecados e considerem o assunto sua convenincia? esta a melhor maneira de pregar para obter resultados? Voc diz a seu povo que eles so incapazes de obedecer? Que eles devem esperar que Deus os transforme? A mudana vir depois que eles comprometerem seus coraes e vidas a Jesus! Leve-os a aceitar agora! bom pregar que a salvao um dom de Deus. Porm esteja seguro de assinalar que os pecadores que esto escutando esto condenados! Eles esto perdidos! Desta maneira eles entendero o que graa e

salvao significam, e vero quanto eles necessitam deles! Pregue o evangelho como um remdio, porm no oculte ou ignore a enfermidade do pecador que produz a morte eterna - no inferno!

Respostas dos Testes


CAPTULO UM: 1. Mateus 28:19-20. 2. Mateus 28:18-19. 3. A palavra "ensinar" quer dizer instruir, mostrar, demonstrar, informar, fornecer conhecimento, treinar, e guiar os estudos de outrem. O mestre algum que ensina. Ensino o ato de instruir e treinar outros. 4. Ns precisamos de mestres porque eles ajudam a explicar a Palavra de Deus aos incrdulos (evangelizao) e crentes (discipulado). Sem mestres as pessoas so como ovelhas sem um pastor. 5. A posio de liderana de mestre uma de algum que dirige (lidera) e guia a igreja alm de ensinar. Algum com o dom de falar ensinando tambm ensina, porm no tem uma posio de liderana na igreja. 6. A declarao verdadeira. 7. Ns devemos ensinar a todas as naes e aos homens fiis que podem ensinar outros. 8. Os dois objetivos principais de ensinar so evangelizao e discipulado. 9. As trs advertncias bblicas discutidas neste captulo so: A instruo deve ser baseada na Palavra de Deus, no nas doutrinas de homens. Os mestres devem viver o que eles ensinam. Haver falsos mestres.

CAPTULO DOIS: 1. Joo 3:2. 2. Compare sua resposta com a discusso no Captulo Dois. 3. Compare sua resposta com a discusso no Captulo Dois. 4. Compare sua resposta com a discusso no Captulo Dois. 5. Jesus Cristo. 6. Compare sua resposta com a discusso no Captulo Dois. 7. Compare sua resposta com a discusso no Captulo Dois. 8. Compare sua resposta com a discusso no Captulo Dois.

9. Joo 20:21. 10. Como o Pai enviou a Jesus, assim tambm ns somos enviados para alcanar os propsitos semelhantes. Sua misso nossa misso. CAPTULO TRS: 1. Mateus 10:7-8. 2. A mensagem bsica de Jesus era todas as coisas que pertencem ao Reino de Deus. Isto inclua como entrar no Reino (evangelizao) e como viver como parte do Reino de Deus (discipulado). 3. 1 Corntios 15:1-4. 4. A declarao Verdadeira. 5. Poder. 6. A Palavra de Deus, a Bblia Sagrada. CAPTULO QUATRO: No h nenhuma prova para o Captulo Quatro. CAPTULO CINCO: 1. Mateus 9:35. 2 a 11. Compare suas respostas destas perguntas com a discusso de cada assunto no Captulo Cinco. CAPTULO SEIS: 1. Mateus 13:54. 2 a 11. Compare suas respostas destas perguntas com a discusso de cada assunto no Captulo Seis. CAPTULO SETE: 1. Marcos 9:36-37. 2. Uma ajuda didtica algo que ajuda voc a ensinar uma lio. Pode ser uma atividade que ajudas os estudantes a entender uma certa verdade bblica. Tambm pode ser um objeto que se pode ver, ouvir, ou tocar (uma ajuda audiovisual). 3. A palavra udio se refere a ouvir. A palavra visual se refere a ver. Uma ajuda audiovisual algo que pode ser visto e/ou pode ser ouvida e que ajuda a aprender. 4. As ajudas didticas so importantes porque ver, ouvir e fazer so as maneiras principais pelas quais ns aprendemos.

5. Ele usou os objetos simples do ambiente. CAPTULO OITO: 1. Joo 2:24-25. 2. Um "pblico" um grupo de pessoas a quem voc ensinar. Analisar estudar as partes de um todo. Analisar o pblico significa estudar cuidadosamente as caractersticas de um grupo de pessoas a quem voc ensinar. 3. Analisar um pblico importante porque a aprendizagem afetada por muitos fatores como o idioma, educao, cultura, habilidades fsicas, maturidade espiritual, sexo, situao matrimonial, nveis sociais e econmicos, necessidades pessoais e idade. Se voc no analisa seu pblico, voc pode estar ensinando abaixo ou acima de seus nveis de maturidade emocional e espiritual. Voc talvez no use uma linguagem que eles entendem. Talvez voc no relacione suas lies a seu nvel social e econmico e a suas necessidades pessoais. 4. Compare seu resumo com a discusso no Captulo Oito. 5. Compare seu resumo ao que dado para a faixa etria que voc selecionou para escrever sobre. CAPTULO NOVE: 1. Colossenses 1:28. 2. Um objetivo uma meta ou finalidade de uma ao. um ponto, meta, ou resultado desejado que deve ser alcanado. Quando um mestre declara os objetivos, ele escreve declaraes de metas para seus estudantes. Estes so declarados para descrever o que os estudantes podero fazer depois de completar a lio. 3. Eles dirigem as oraes, planos, ensino, e atividades de aprendizagem do mestre para com uma meta especfica. Eles podem ser usados para medir a efetividade do ensino. Eles melhoram seu ensino. Eles ajudam os estudantes a se tornarem cumpridores da Palavra em lugar de apenas ouvintes.

4. Os objetivos gerais so metas que se aplicam em geral a seu ensino. Eles so os objetivos que os estudantes devem alcanar durante um perodo de tempo. Os objetivos especficos diferem de lio e lio. Eles so especificamente os objetivos para uma lio individual. 5. B o objetivo correto. Ele declarado pelo que se refere conduta observvel do estudante. 6. A meta final do ensino bblico declarada em Colossenses 1.28. CAPTULO DEZ:

1. Provrbios 15.2. 2. Compare sua lista com a discusso no Captulo Dez. 3. Introduo Corpo Aplicao Concluso

4. Compare seu resumo com a discusso no Captulo Dez. 5. No h nenhuma resposta correta ou errada. O objetivo que voc possa planejar uma lio usando as habilidades aprendidas neste captulo. CAPTULO ONZE: 1. Filipenses 1:10. 2. Avaliao o processo de examinar algo cuidadosamente. 3. importante que ns avaliemos nosso ensino cuidadosamente, se ns desejamos melhorar o dom que Deus nos tem dado. 4. Os objetivos Respostas Provas A atuao do Mestre

5. Compare seu resumo com a discusso em Captulo Onze. 6. Voc pode us-lo como oportunidades para o crescimento espiritual transformao. Voc pode desenvolver sua habilidade mais alm como um mestre. CAPTULO DOZE: 1. 2 Timteo 3.16-17. 2. A expresso currculo se refere a um curso organizado de estudo. Pode referir-se a um s curso ou todos os cursos usados na escola. Currculo bblico um curso organizado de estudo da Bblia. 3. Compare seu resumo com a discusso no Captulo Doze. 4. Use as habilidades aprendidas no Captulo Dez deste curso para desenvolver uma srie de lies da Bblia. Escreva estas lies em detalhe. No futuro, voc haver desenvolvido seu prprio currculo. Use a Lista de verificao de Avaliao de Currculo para ajudar a identificar as maneiras de melhorar os materiais que voc desenvolveu. e

CAPTULO TREZE: 1. Provrbios 9:10. 2. Um estudante analfabeto algum que no l ou escreve em seu prprio idioma. 3. Compare seu resumo com a discusso no Captulo Treze. CAPTULO CATORZE: 1. Joo 17:8. 2. Treinamento antes do servio e treinamento sem servio. 3. Compare seu resumo com a discusso no Captulo Quatorze. 4. Para sugestes sobre o recrutamento veja aqueles listados no Captulo Quatorze. 5. Compare seu resumo com a discusso no Captulo Quatorze. 6. Compare seu resumo com a discusso no Captulo Quatorze. 7. Voc pode avaliar um mestre: Usando as habilidades aprendidas no Captulo Onze deste curso. Pelos termos de descrio do ministrio. Com relao guarda do compromisso do mestre. Observando-os enquanto ensinam. Observando o fruto de seu ensinamento.

CAPTULO QUINZE: 1. Romanos 10:14-15a. 2. Pregar o ato de dar um discurso (um sermo ou exame sistemtico de um assunto) que instrui outrem de uma maneira formal. 3. Compare seu resumo com a discusso no Captulo Quinze. 4. Os pregadores devem viver o que eles pregam. Se voc especificamente chamado a pregar, isso no uma escolha. A pregao deve ser baseada na Palavra de Deus. Os motivos devem ser corretos.

5. Porque a demonstrao do poder de Deus confirma a pregao de Sua Palavra. CAPTULO DEZESSEIS: 1. 2 Timteo 4:2. 2. As diferenas bsicas entre pregar e ensinar so:

Os mtodos usados na pregao freqentemente diferem daqueles usados no ensino. Normalmente no se usam mtodos que requerem a participao do pblico porque a pregao envolve um pblico maior. O estilo de entrega difere na pregao por o pblico normalmente inclui todas as idades. O estilo de entrega deve ajustar-se a um nvel comum que possa entender-se pelas crianas, jovens, e adultos. Voc normalmente no tem o currculo impresso para gui-lo como freqente no caso da Escola Dominical ou classes da igreja. Com a direo do Senhor, voc deve determinar o tipo e o contedo de sua mensagem.

3. Os passos bsicos para planejar um sermo so como aqueles do ensino. Eles incluem o seguinte: Preparar-se espiritualmente. Analise o pblico. Estabelea os objetivos. Esboce a mensagem usando a estrutura bsica que inclui uma introduo, o corpo da mensagem, a aplicao, e a concluso.

4. A pregao tpica enfoca nos temas especficos como o fruto espiritual, guerra espiritual, os dons espirituais, etc. Voc seleciona um tema particular surgido de um dos temas e o desenvolve em um sermo. 5. Na pregao textual, uma passagem bblica chave forma a verdade central o texto da lio. O resto da mensagem se constri sobre esta nica verdade central. 6. A predicao expositiva um tipo mais detalhado de pregao que a pregao tpica ou textual. Pode enfocar em um assunto especfico ou passagem da Escritura, um livro da Bblia, ou uma personagem da Bblia. Ele explica em detalhe tudo o que se ensina, versculo por versculo, e inclusive palavra por palavra. 7. Compare seu resumo com a discusso no Captulo Dezesseis. 8. Compare seu resumo com a discusso no Captulo Dezesseis. 9. Compare seu resumo com a discusso no Captulo Dezesseis.

Vous aimerez peut-être aussi