Vous êtes sur la page 1sur 21

URI UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSES CAMPUS DE ERECHIM

FABRICAO ASSISTIDA POR COMPUTADOR

FBIO JOSE PRECZEVSKI ENGENHARIA MECNICA FABRICAO ASSISTIDA POR COMPUTADOR - CAM

ERECHIM/RS, MAIO DE 2010

SUMRIO
1.INTRODUO.................................................................................................................................3 2.CIM....................................................................................................................................................4 2.1.SISTEMAS DE APOIO DECISO - DSS...............................................................6 2.2.ENGENHARIA AUXILIADA POR COMPUTADOR - CAE.........................................6 2.3.PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR - CAD................................................6 2.4.SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE INFORMAES...........................................7 2.5.MODELO Y.......................................................................................................7 2.6.FABRICAO ASSISTIDA POR COMPUTADOR - CAM...........................................8 3.FABRICAO ASSISTIDA POR COMPUTADOR CAM......................................................10 3.1.APLICAES..................................................................................................13 3.2.A INFLUNCIA DOS SISTEMAS CAD,CAE E CAM, NA COMPETITIVIDADE...........14 3.3.SOFTWARES..................................................................................................18 3.3.1. Modelagem 3D..................................................................................................................19 3.3.2. Elementos Finitos..............................................................................................................20 3.3.2. Elementos Finitos

1.INTRODUO Nos atuais contextos de competitividade, as empresas se vem obrigadas a, cada vez mais, lanar novos produtos inovadores e atrativos para conquistar os consumidores cada vez mais exigentes. Em um mundo globalizado, a velocidade de informao, execuo e implementao de um projeto so fundamentais para o sucesso de uma empresa. A gradual reduo do tempo de vida de um produto faz com que as empresas necessitem desenvolver novos produtos num espao de tempo cada vez menor. Esta realidade tem obrigado as empresas a recorrerem a metodologias e ferramentas de gesto do desenvolvimento de produtos que lhes permitam atingir estes objetivos. Os sistemas CAD - (Computer Aided Design), CAE (Computer Aided Engineer) e CAM (Computer Aided Manufacturing), que em portugus corresponde a Projeto Auxiliado por Computador, Engenharia Auxiliada por Computador e Manufatura Auxiliada por Computador, respectivamente, so ferramentas que desempenham um papel fundamental para a viabilizao de um projeto de produto em tempos reduzidos, oferecendo oportunidade para simular e reduzir custos na fase de desenvolvimento do produto.

2.CIM O computer integrated manufacturing (manufatura integrada por computador, ou CIM) o eficiente uso da tecnologia de informao em manufatura para aumentar a produtividade e eficincia de modernas empresas de manufatura. Obviamente, o projeto do sistema de informao de cada sistema de manufatura um esforo crucial na implementao em um ambiente CIM. Segundo Caulliraux et al., a integrao pode-se dar de trs formas: organizacional, informtica ou ambas. A organizacional pode ser caracterizada pela reunio de uma ou mais atividades antes separadas. A informtica pode ser caracterizada pela troca de informaes via computador entre atividades antes isoladas. E, a integrao de ambas se d quando atividades isoladas so reunidas e suportadas por meios informatizados. A manufatura integrada por computador deve ser entendida enquanto uma integrao organizacional suportada e alavancada pela informtica. Um sistema de produo integrado deve operar de forma organizacionalmente integrada e suportada por meios telemticos. A telemtica a cincia que trata da manipulao e utilizao da informao atravs do uso combinado de computador e meios de telecomunicao. Deve-se reconhecer que ainda existem grandes dificuldades a serem superadas no que concerne integrao da manufatura, ainda no sendo possvel realizar uma integrao total envolvendo quaisquer equipamentos. Isso se deve principalmente heterogeneidade dos sistemas computacionais, alm da incompatibilidade de sistemas aplicativos. O CIM surgiu como conceito aps a adoo de tecnologia relacionada com computador em mquinas-ferramenta de controle numrico na dcada de 50. Porm, somente nos meados dos anos 80, o conceito de CIM tomou flego, tornando-se mais conhecido, passando a ser amplamente debatido. Apesar disto, difcil encontrar na literatura uma definio consensual para CIM, como pode ser visto nos conceitos relacionados a seguir por alguns autores. Groover (1987) define CIM como o termo cunhado para denominar o uso generalizado de computadores para projetar produtos, planejar a produo, controlar as operaes, e realizar vrias funes necessrias aos negcios num sistema de manufatura.

Para Grnky (1986) CIM a integrao deliberada de sistemas automatizados dentre os processos de produzir um produto, envolvendo as atividades de projeto, seleo de materiais, planejamento, produo e marketing.

Sadowsky (1984) coloca que CIM um conceito que combina as tecnologias existentes com a habilidade para gerenciar e controlar todo o sistema de manufatura. Para Ramamurthy (1992), CIM uma ferramenta, ou uma abordagem para a integrao da organizao e gerenciamento do sistema de manufatura, visando alcanar um fluxo de informaes contnuo, eficincia, aumento de qualidade, rpido desenvolvimento de produtos e flexibilidade. Torna-se cada vez mais importante para as empresas o modo como o fluxo de

informaes planejado e implementado. O desafio de produzir de forma gil, com grande flexibilidade, baixo custo e alta qualidade, exige que todos os envolvidos tenham acesso a toda informao de que necessitem, de forma simples e imediata, alm do fato de que a disponibilidade de dados seguros sobre o processo, em tempo real, permite uma melhor tomada de deciso nos diversos nveis da empresa, melhorando a performance da mesma, seja em termos de aumentar a produtividade, a lucratividade, ou ambas. Dentro desse contexto, a implementao de uma estratgia baseada num sistema CIM, pode vir ao encontro do objetivo de se integrar as informaes num sistema de manufatura, possibilitando que as mesmas possam ser compartilhadas de forma rpida e confivel. O corao de um sistema CIM a integrao do projeto, produo, distribuio e funes financeiras dentro de um sistema coerente suportado por uma rede de sistemas computacionais, formada basicamente por :

Computadores; Banco de dados; Controladores programveis.

Usando as informaes nestes banco de dados, conjuntamente com os sistemas computacionais, um sistema CIM pode coordenar as atividades de manufatura e manter um registro acurado dos dados. O CIM busca agilizar e integrar o processo produtivo a partir do desenvolvimento do produto, at a fabricao final. O CIM desenvolve um novo modo de administrar a empresa, automatizando o fluxo de informaes entre operaes e atividades e compartilhando as mesmas entre engenharia, produo, contabilidade, marketing e vrios grupos de apoio. O CIM permite respostas a fatores crticos de sucesso, tais como:

Ciclos de entrega mais curtos; Menor investimento em inventrios;

Menor gasto operacional; Custos indiretos menores; Ciclos de desenvolvimento de projetos mais curtos. O CIM envolve o uso de uma srie de tecnologias que produzem ferramentas de auxlio

s atividades do sistema de manufatura. Estas desempenham suas funes desde as atividades de planejamento macro da instituio, at a monitorao de uma mquina no cho de fbrica. Segundo Aguiar (1991), elas podem ser agrupadas nas seguintes categorias :

2.1.SISTEMAS DE APOIO DECISO - DSS DSS envolvem as transaes sobre informaes de produtos e de produo, executadas por aplicaes usadas nos estgios iniciais do projeto de um produto. Auxilia nas decises a nvel corporativo, para o planejamento dos projetos a serem executados (ex: sistemas de anlise de mercado, modelos de simulao, etc..).

2.2.ENGENHARIA AUXILIADA POR COMPUTADOR - CAE Envolve transaes com informaes de programas de aplicao usados no desenvolvimento e avaliao de especificaes funcionais de produtos, peas e processos (ex: avaliao, anlise estrutural e de produo , estimativa de custos, etc..)

2.3.PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR - CAD utilizado na produo de desenhos, lista de materiais e outros conjuntos de instrues para as atividades subsequentes de produo (ex: base de dados grfica de peas, desenho, simulao grfica interativa, armazenamento e acesso a documentos, edio de documentos tcnicos, etc..).

2.4.SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE INFORMAES Estas ferramentas suportam e controlam o fluxo de informaes no sistema de manufatura (ex: redes de computadores, sistemas gerenciadores de banco de dados, etc.). O fluxo de informaes do sistema de manufatura deve ser, de alguma forma modelado, visando

a utilizao em ambientes computacionais. Uma opo seria atravs de sistemas de banco de dados como elemento de ligao entre as ferramentas, sendo neste modelo, representadas todas as informaes necessrias durante o ciclo de vida do produto. Existem diversas propostas de modelos, devido a variedade de atividades diferentes, desenvolvidas num sistema de manufatura. Com o intuito de se buscar um melhor entendimento sobre o assunto, a seguir apresentar-se- um exemplo de um modelo CIM.

2.5.MODELO Y Um modelo Y um modelo de CIM que representa a integrao de atividades das reas de engenharia do produto, engenharia do processo, planejamento do processo, produo e vendas/marketing. Este modelo est representado na figura a seguir.

Figura 1- Modelo Y

A filosofia da CIM baseia-se nas necessidades de processamento de informao integrada para as tarefas tcnicas e operacionais de uma empresa industrial. As tarefas operacionais podem ser referidas como o sistema de planejamento e controle da produo (PCP), representado pelo brao esquerdo do Y, na figura 1. As tarefas mais tcnicas caracterizam-se pelos vrios conceitos CAx do brao direito do Y.

Implementar um sistema CIM envolve uma mudana drstica na filosofia da manufatura. Como estas mudanas iro afetar toda a organizao, importante se preparar para a transio e os riscos que podem aparecer. Os riscos e os custos podem ser significativamente minimizados se for feito um cuidadoso planejamento, projeto e instalao de um sistema CIM adequado s suas necessidades. De forma geral, pode-se apontar como os maiores benefcios obtidos pela utilizao da CIM, os seguintes aspectos : aumento da integrao de todas as atividades do sistema de manufatura; aumento da flexibilidade do sistema de manufatura, proporcionada pelas vrias formas de automao flexvel introduzidas; reduo de estoques; melhoria na qualidade e da produtividade. No entanto, deve-se observar que apesar destes benefcios, a informatizao por si s no constitui uma soluo aos problemas da gesto da produo. Antes de proceder a deciso de informatizao, deve-se buscar ganhos de eficincia atravs de aes que visem reduo da complexidade do sistema produtivo, sob pena de incorrer no erro, geralmente caro, de informatizar a ineficincia. Torna-se inegvel, no entanto, que a evoluo dos conceitos de manufatura, somados aos avanos da tecnologia, apresentam uma grande oportunidade para as empresas do futuro. Produzir produtos de alta qualidade a um baixo custo tem se tornado uma meta comum das indstrias, por isso, segundo Sadowski (1984), as indstrias de primeiro nvel tero que seletivamente incorporar equipamentos e sistemas existentes com estes novos conceitos e tecnologias dentro de um sistema integrado.

2.6.FABRICAO ASSISTIDA POR COMPUTADOR - CAM Desenvolve as atividades de planejamento de processos e operao, alm da : gerao, transmisso e controle da execuo de programas de comando numrico aplicados a mquinas-ferramenta e robs, sistema de manipulao de material, inspeo e teste. O CAM, por definio, engloba uma srie de atividades, de certa forma independentes, que possuem suas prprias tecnologias associadas, tais como : 1. CAPP - Planejamento de Processos Auxiliado por Computador; 2. CAP - Produo Auxiliada por Computador; 3. CAT - Teste Auxiliado por Computador; 4. CAQ - Qualidade Auxiliada por Computador.

Figura 2- Exemplo de CAM

10

3.FABRICAO ASSISTIDA POR COMPUTADOR CAM O CAD (Computer Aided Desing - Projeto Assistido por Computador) foi utilizado pela primeira vez no inicio dos anos 60 pelo pesquisador do Massachussetes Institute of technology (M.I.T) Ivan Sutherland. O termo CAD pode ser definido como sendo: o processo de projeto que se utiliza de tcnicas grficas computadorizadas, atravs da utilizao de programas (software) de apoio, auxiliando na resoluo dos problemas associados ao projeto. Por sua vez, a sigla CAM (Computer Aided Manufacturing - Fabricao Assistida por Computador) refere-se a todo e qualquer processo de fabricao controlado por computador. Sua origem remonta-se ao desenvolvimento das mquinas controladas numericamente (CN) no final dos anos 40 e inicio dos 50. Quando estas mquinas comearam a ser controladas por computador, no fim dos anos 50 inicio dos 60, surgiu o termo CNC. Atualmente a sigla CNC engloba diversos processos automticos de fabricao, tais como; fresamento, torneamento, oxicorte, corte a Laser, entre outros.

Figura 3- CAM aplicado em um torno

A tecnologia CAD/CAM corresponde integrao das tcnicas CAD e CAM num sistema nico e completo. Isto significa, por exemplo, que pode-se projetar um componente qualquer na tela do computador e transmitir a informao por meio de interfaces de comunicao entre o computador e um sistema de fabricao, onde dito componente pode ser produzido automaticamente numa mquina CNC.

11

Figura 4- Modelo CAD e CNC

Pode-se dizer que atualmente este conceito de sistema integrado de projeto e fabricao assistido por computador corresponde idia de CIM, cuja base teve inicio na dcada passada com o propsito de aumentar a produtividade industrial. Por outro lado, deve-se ressaltar que a chave do processo produtivo reside na integrao global atravs de uma Base de Dados que seja comum ao projeto e a fabricao.

Figura 5- Modelao de projetos

12

Sistemas CAD/CAM caracterizam-se por centralizar a execuo de diversas atividades relacionadas ao processo produtivo, compreendo desde o projeto mecnico (CAD) e anlise estrutural (MEF), passando pela escolha adequada das mquinas e processos de manufatura e a conseqente gerao automtica das trajetrias das mquinas CNC. Para tanto torna-se cada vez mais importante o domnio das tcnicas computacionais e gerncias envolvidas neste tipo de processo integrado de fabricao. Assim como, o treinamento dos profissionais envolvidos na rea. Na atualidade, o xito de um novo produto depende, no somente, da sua qualidade e funcionalidade, como tambm da rapidez com que introduzido no mercado, neste aspecto a denominada Prototipagem Rpida, vem ganhado um espao considervel na soluo destes problemas. A adoo da tecnologia de Prototipagem Rpida permite, entre outros, o desenvolvimento de peas ou prottipos, pequenas sries, modelos ou moldes em tempos curtos e a custos razoveis. A Prototipagem Rpida compreende um conjunto de tecnologias que permitem a produo rpida de uma pea tridimensional numa mquina especial. Basicamente, a concepo deste tipo de processo baseia-se na aplicao dos princpios da tecnologia CAD/CAM, onde um modelo slido desenvolvido e transferido eletronicamente desde a base de dados de um CAD para uma mquina de prototipagem ou diretamente desde um sistema de fabricao assistido por computador (CAM). O modelo CAD poder igualmente ser utilizado para visualizar o comportamento do modelo, num programa como os de modelagem por elementos finitos (FEM).

Figura 6- Prototipagem rpida

Este trabalho pretende formar uma base de conhecimento na tecnologia CAD/CAM visando a Prototipagem Rpida de produtos, no s para produtos industriais, como tambm

13

em aplicaes no tradicionais como o desenvolvimento de prteses e mecanismos ortopdicos. O uso de robs em substituio aos trabalhadores humanos, no entanto, ainda uma questo bastante discutida atualmente. Os braos robticos e as mquinas so comumente utilizados em fbricas, mas as instalaes ainda precisam do esforo humano. Apenas as tarefas repetitivas e que requerem alta preciso so delegadas s mquinas. Contudo, a programao dos sistemas CAD/ CAM, bem como a manuteno de mquinas, a elaborao de planejamentos e aes de segurana para lidar com os equipamentos, entre outros servios, ainda dependem do trabalho humano para acontecer de modo eficaz.

3.1.APLICAES Algumas aplicaes caractersticas do CAD/CAM so as seguintes: Controle numrico computarizado e robs industriais; Desenho de dados e moldes para fundio nos que, por exemplo, se reprogramam tolerncias de contrao; Dados para operaes de trabalho de metais, por exemplo, dados complicados para formado de lminas, e dados progressivos para estampado; Desenho de ferramentas e sopones, e elctrodos para eletroeroso; Controle de qualidade e inspeo; por exemplo, mquinas de medio por coordenadas programadas em uma estao de trabalho CAD/CAM; Distribuio de planta. Sistemas produtivos industriais podem combinar, em clulas de manufatura, diferentes caractersticas de automao de processos permitindo interfaceamento e possibilitando a flexibilizao e otimizao da manufatura. Nos processos de fabricao, as dificuldades para a execuo de processos de usinagem convencional ou mesmo atravs de comando numrico, quando se dispe de mquinas adequadas para a fabricao de peas de geometrias complexas, podem limitar a criatividade, bem como dificultar o desenvolvimento do processo produtivo de forma otimizada. As dificuldades encontradas vo desde fixao das peas, necessidades de dispositivos especiais, restries nos volumes de trabalho de mquinas CNC e mesmo a gerao de trajetrias complexas para mquinas com limitaes de eixos. Este trabalho prope uma metodologia alternativa para usinagem, especialmente fresamento, com desenvolvimento de um algoritmo capaz de, atravs da utilizao de recursos de sistemas CAD/CAM, traduzir arquivos grficos para uma linguagem de programao utilizada em robs.

14

Na aplicao utilizam-se recursos dos sistemas CAD/CAM para gerar, numa primeira etapa, o cdigo de programao para mquinas-ferramenta de comando numrico e posterior adaptao, para aplicao em sistemas robticos. Informaes de caminhos de ferramenta para usinagem em mquinas CNC so convertidas, atravs de uma interface computacional, em trajetrias a serem seguidas por uma ferramenta guiada por um manipulador de rob industrial. Os parmetros de processo so tambm adequados as restries dos sistemas robotizados. A viabilidade do sistema proposto confirmada atravs de testes realizados em modelos de superfcies complexas, onde o objetivo do referido trabalho foi alcanado.

Figura 7- Desenvolvimento de sistema de produo com ajuda de software

3.2.A INFLUNCIA DOS SISTEMAS CAD,CAE E CAM, NA COMPETITIVIDADE A utilizao de sistemas computacionais nas diferentes reas da engenharia uma exigncia do atual mercado globalizado altamente competitivo, onde as empresas necessitam produzir cada vez mais, melhor e com custos reduzidos. Alm de simplesmente substituir a prancheta pelo computador - automatizando o trabalho do desenhista - os atuais sistemas CAD/CAE/CAM so capazes de aumentar a eficincia de praticamente todas as atividades realizadas por um departamento de engenharia. Um maior nmero de alternativas de projeto analisado durante a fase de concepo; os defeitos de um novo projeto so corrigidos antes mesmo de um nico prottipo ter sido construdo; os processos de fabricao so facilmente programados e visualizados na tela do computador; as diferentes etapas do processo de engenharia desenvolvem-se de maneira integrada e simultnea.

15

Figura 8- Anlise de componentes

No incio da utilizao de softwares de CAD o objetivo principal era aumentar a produtividade na elaborao de desenhos tcnicos. Foram alcanados resultados significativos, e o CAD se popularizou na medida em que os microcomputadores foram se tornando mais poderosos e mais baratos. Hoje, uma nova gerao de sistemas CAD est mudando o conceito da prancheta eletrnica e incorporando recursos tecnolgicos antessomente encontrados em sistemas high-end. Desenhos tridimensionais recursos de modelamentos slidos, paramtrico e variacional, variao pela rvore de montagem, comandos inteligentes e fceis de usar esto ao alcance de todos os usurios de CAD. Com estes recursos possvel aumentar a capacidade do projetista, melhorar a qualidade do projeto e a qualidade de comunicao, criar uma banco de dados para manufatura, entre outras razes. A tecnologia de CAE permite hoje, a realizao de uma grande quantidade de clculos estruturais voltados para o dimensionamento de estruturas e componentes mecnicos em tempo reduzido. Diversas caractersticas do problema real no podiam ser consideradas, poucas alternativas de projeto eram analisadas e a utilizao de altos coeficientes de segurana resultava em estruturas superdimensionadas. Com a nova tecnologia o projetista fica liberado do trabalho braal, concentrando-se na atividade de projetar com mais criatividade. A simulao computacional de um modelo permite a avaliao de um maior nmero de variaes do projeto, com custos e prazos menores, reduzindo a necessidade de construo de prottipos. Os atuais sistemas de CAM realizam a programao de todos os tipos de usinagem CNC com mais rapidez e preciso, utilizando um modelo gerado em CAD e otimizando a trajetria da ferramenta. O recurso de simulao grfica da usinagem permite a verificao de

16

todas as operaes envolvidas, atravs de uma animao tridimensional envolvendo a pea e a ferramentas de corte, eliminando assim a programao de uma mquina-ferramenta CNC feita manualmente, onde a confiabilidade da usinagem somente era alcanada s custas de longos e caros procedimentos de try-out e depurao do programa. O perfil dos usurios de sistemas CAD/CAE/CAM est mudando. Cada vez mais se valoriza a facilidade de uso e de aprendizado dos sistemas. Os comandos devem ser mais intuitivos, auto-explicativos e possuir inteligncia associada que resulta em menos interaes do usurio com o mouse e o teclado. A integrao de sistemas CAD, CAE e CAM pode resultar na diminuio do tempo total despendido desde a concepo do produto at a sua fabricao. A partir de critrios preestabelecidos para a otimizao do projeto, uma anlise de tenses por elementos finitos pode modificar automaticamente o desenho da pea atravs de um processo iterativo, por exemplo, um raio de concordncia sendo variado automaticamente em funo das tenses calculadas em suas proximidades. Outro exemplo da integrao entre CAE e CAD seria a anlise automtica de vrias alternativas de projeto visando uma soluo de mxima resistncia mecnica com peso mnimo de uma determinada pea. CAM como ferramentas auxiliares para projeto de produto imprescindvel para uma organizao que trabalhe com um sistema de engenharia simultnea, onde o tempo de lanamento de um produto cada vez mais curto.

Figura 9- Planejamento de produtos

Do ponto de vista de engenharia de projetos, o sistema CAD, CAE, CAM otimiza tempo e qualidade, reduzindo os riscos de falha de projeto. Atualmente com sistemas cada

17

vez mais desenvolvidos, os engenheiros tm possibilidade de realizar todo processo de projeto, anlise de tenses e simulao de confeco antes de confeccionar, de fato, a ferramenta. Alm disso, vale mencionar que os recursos de prototipagem rpida esto cada vez mais versteis e precisos. Hoje possvel obter uma pea funcional horas aps a finalizao do projeto no computador. Muitas destas tecnologias de prototipagem desenvolvem peas em ABS ou material que se aproxima bastante do material da pea para produo, o que aumenta a confiabilidade dos testes e checagem dos parmetros dimensionais e funcionais. Observa-se que as vantagens e as oportunidades oferecidas pelo sistema CAD, CAE e CAM em questo so inmeras, no entanto, tais sistemas requerem alto investimento em softwares, equipamentos (computadores com boa capacidade e velocidade) e pessoal especializado. Alm disso, para que o sistema opere satisfatoriamente dentro da engenharia simultnea, necessrio que os dois tenham condies de interagir entre si dentro de um sistema global como o ERP, por exemplo. Com isso, as informaes sobre o projeto podem correr mais rapidamente para as reas afins que trabalham juntos. Isto permite, por exemplo, com que seja possvel obter uma maior interao entre os diferentes departamentos da empresa, tais como, compras/desenvolvimento de fornecedores, planejamento da produo, planejamento do processo, produo e outros, de modo que possam participar efetivamente do desenvolvimento do desde o seu incio.

18

3.3.SOFTWARES Via de regra, as peas a serem usinadas so modeladas em softwares CAD, para em seguida serem exportadas para as solues de CAM. Uma dica inicial seria escolher solues que j trabalhassem no ambiente nativo do software CAD independente de seu fabricante - pois no se perde tempo em processos de exportao/importao muitas vezes suscetveis a erros. Como nestes casos sua interface acompanha a do software CAD, reduz-se a curva de aprendizado. Outro ponto a ser observado, a presena de estratgias que diferenciem uma soluo da outra, por ex. Arbitrary Stock Roughing (que gera desbaste otimizado, evitando caminho da ferramenta no vazio), ou ainda 3D Automatic Rest Machining (que reduz o tempo de usinagem atuando somente nas partes remanescentes de outras ferramentas) recursos que certamente reduziro o tempo de mquina. Em uma usinagem de 5 eixos, por sua vez, o uso da funo de compensao do raio da ferramenta extremamente complexa. A simples especificao da geometria da ferramenta no suficiente - necessrio informar a direo dacompensao (que deve ser calculada a partir da superfcie), a direo da ferramenta e a geometria da ferramenta. A compensao da ferramenta deve ser perpendicular superfcie e nem todos sistemas CAM levam isto em conta - sendo um ponto importante na escolha de uma soluo. Outros aspectos no menos importantes a serem levados em conta so a interface e facilidade de uso da soluo. Algumas solues permitem visualizar, por ex., um painel de operao de controle idntico ao existente em centros de usinagem. Este recurso permite por ex., alterar parmetros de operao como avano, parada de mquina, simulao bloco a bloco, etc. em um ambiente que um operador de mquina sente-se bastante confortvel. Concluindo, a escolha adequada da soluo CAM agregada a um bom treinamento, proporciona reduo de tempo de usinagem, definio de estratgias mais eficazes, deteco antecipada de erros e/ou colises de ferramentas, conseguindo-se assim otimizar e reduzir o TCO (Custo Total de Propriedade) da soluo mquina e software. O usurio deve levar em conta ainda, questes como suporte tcnico no pas, a poltica de desenvolvimento e perspectivas futuras do sistema escolhido, para conseguir extrair o mximo do capital investido no menor tempo possvel. A seguir, sero apresentados alguns dos mais importantes e usualmente aplicados softwares nas reas de CAM, CAD e CAE.

19

3.3.1. Modelagem 3D

SolidWorks 3D Solid modeling

Robots Simulation IGRIP,Ultraspot, Ultrapaint, Ultraarc, cell control

High Performance 3D software

Pro Engineer

Solid edge

Inventor AutoCAD

CADKEY

Alibre

IRONCAD

20

3.3.2. Elementos Finitos

NIKA USA LLC Analysis Program for Gas, Liquid and Heat Transfer

COADE Engineering Software Solutions that define World Standards

GridPro Grid generation tool

ANSYS

NE/Nastran All purposes Finite Element Analysis tool

STAR-CD Virtual Flows, Real solutions

CFX Computational fluid dynamics software

NUMECA Design, Simulation & Optimization

Multidisciplinary Engineering Solutions

ALGOR FEA Programs

Superior Finite Element Analysis Solutions

3G Simulation

Design Analysis Made Simple

Innovation Through Simulation

Automation Studio

Flow Modeling

21

Polyworks/Inspector Std Point cloud inspection

Rhinoceros NURBS Modeling for Windows

VX CAD/CAM

Vistagy Empowering Engineers

Cinema 4D XL6

Maya 4 Unlimited

Vertex G4 3D Design Tool for Sheet Metal Part

Stereo3D / StereoEyes

Thinkdesign v.6.0

Vous aimerez peut-être aussi