Vous êtes sur la page 1sur 6

As frutas e seu poder curativo

Entende-se por cura das frutas, alimentar-se durante um determinado tempo somente de frutas excluindo toda outra classe de alimentos, exceto a gua, com o fim de combater certas enfermidades. Estas curas tm a vantagem de limpar surpreendentemente o sangue e em geral todo o organismo; recomenda-se, por conseguinte, nas enfermidades crnicas, onde existe acmulo de materiais estranhos e nocivos. D excelentes resultados para quem sofre de reumatismo, gota, ortritismo, hemorridas, priso de ventre crnica, enfermidades crnicas da pele, dos rins, fgado e estmago. Durante a cura das frutas, nota-se uma perda de peso mais ou menos considervel, o que no deve alarmar, pois ele precisamente necessrio para que as toxinas e demais substncias prejudiciais sejam expulsas e para alcanar a recuperao dos tecidos do organismo. As frutas mais indicadas para a cura so as cidas, como os limes, mas, morangos, j que os diversos cidos que contm, quando se combinam com a potassa, convertem-se em timos diurticos e laxantes; queimados no organismo, do carbonatos alcalinos. Estes cidos tm, por outra parte, a virtude de dissolver toda matria estranha dos tecidos e que, dissolvida, pode ingressar na corrente circulatria, para sua eliminao. Quanto ao tempo de durao da cura de frutas, varia segundo as condies do paciente e o gnero da doena; pode durar alguns dias ou vrias semanas ou meses; porm, de todas as maneiras no convm prolongar demais. As curas de frutas", em certos estados patolgicos, no convm, como no caso de tuberculose, anemia, debilidade geral, desnutrio.

O LIMAO As substncias que encerra o suco do limo fortificam o corao, e em geral atuam favoravelmente sobre todo o sistema circulatrio e sobre o sangue, sendo desde j eficaz para as pessoas que sofrem de palpitaes do corao. As aplicaes do suco de limo so, pois, numerosissimas; e a lista de enfermidades que cedem ante a sua ao grande. Emprega-se para a ictercia, diabete, enfermidades de Barloux, hemorragias nasais. E bem conhecida sua eficincia para combater as enfermidades da pele, em aplicaes externas. Usa-se contra as infeces das amdalas, em forma de pinceladas. Tambm contra a afonia tem dado bons resultados, especialmente entre as pessoas que se dedicam ao canta. Esta aromtica fruta combina muito bem com os ovos, leguminosas verdes, cebolas, verduras, saladas, nas quais substitui vantajosamente o vinagre. No se deve misturar com leite cru, tomates, cereais, bananas, frutas cidas e leguminosas. No se deve abusar do seu emprego.

A CURA DO LIMO A cura do limo consiste em ingerir, no primeiro dia, o suco de um limo espremido, com um pouco de gua e mel, (ser melhor o suco do limo puro), nos dias seguintes ir aumentando at chegar a dez por dia, e em seguida diminuir gradualmente, de um a um. O suco dever ser tomado uma hora antes das refeies ou duas horas depois das refeies. Durante esta cura as comidas devem ser sem condimentos e da forma mais natural possvel. A cura do limo especialmente indicada para pessoas obesas e que sofrem de artritismo, reumatismo, gota, eczema, clculos biliares e renais. A melhor maneira de se tomar o suco do limo com um canudinho e em pequenos goles.

O MORANGO O suco de morango diludo em trplice quantidade de gua recomendado no combate ao tifo. A gota e o reumatismo cedem ante o poder curativo da fruta, assim como todas as enfermidades originadas pelo cido rico, infeces do fgado e em geral das vias urinrias. As folhas do morango so tambm medicinais; tomando se em forma de ch, purifica o sangue, fortalece e alcaliniza o sistema nervoso. Para vigorizar os convalescestes, serve-se uma quantidade de folhas, que se poder tomar com leite quente e mel A eczema ceder ante este simples, barato e efetivo remdio. Tambm a raiz desta fruta excelente contra a diarria e a blenorragia. A CURA DO MORANGO Esta cura consiste em ingerir um quarto de quilo no primeiro dia, aumentando nos dias seguintes, at chegar a um quilo. Em geral esta cura feita durante dois dias dg cada semana, durante um tempo mais ou menos prolongado, at que as enfermidades cessem. Nos outros dias, os alimentos devero ser ingeridos na forma mais natural possvel, sem condimentos excitantes, bebidas alcolicas, e estimulantes.

A BANANA A banana altamente alcalina e aproveita-se para alcalinizar o sangue das pessoas, cujo organismo est carregado excessivamente de cidos. grande sua eficcia no tratamento da hidropisia e em geral em todos os casos em que os tecidos celulares esto inchadas por acumulao do lquido ceroso, por ser rica em sais minerais e neutralizante. um remdio eficaz contra a priso de ventre crnica, enfermidades do estmago, infeces do fgado, gota, paralisia, tuberculose, inflamaes dos rins e clculos biliares. muito recomendado para as crianas, debilitadas e convalescentes, por ser um grande remdio.

A CURA DA BANANA Esta cura consiste em ingerir de cinco a dez bananas no primeiro dia, repartindo em trs pores; e logo se vai aumentando progressivamente at chegar a dezoito ou vinte.

A durao desta cura pode ser de uma semana at um ms, porm no se deve prolongar mais que este tempo. Para esta cura se dever escolher bananas bem maduras, e mastig-las muito bem. Esta cura recomendada para pessoas que sofrem de priso de ventre crnica, transtornos do estmago, como acidez gstrica, insnias, paralisia infantil, dores persistentes de cabea, enfermidades do sistema nervoso, pois, no obstante o seu alto valor alimentcio, tem a vantagem de no engordar.

A MA A ma muito rica em fsforo, elemento indispensvel para o funcionamento das clulas do crebro. O suco da ma nos casos de febre tifide constitui excelente agente curativo. As mas comidas antes de dormir ativam a contrao intestinal. A casca seca das macs, quando ingerida, um grande purificador do sangue e diurtico, e, por conseguinte, se pode usar vantajosamente no lugar do caf e do ch; esta bebida muito popular. A ma pode muito bem ser comida junto com cereais, legumes verdes, rbanos, cebolas, verduras, saladas, frutas subcidas, frutas aucaradas. A CURA DA MA A cura de mas consiste em ingerir no primeiro dia mais ou menos a quantidade de um quilo desta dita fruta, repartida em vrias pores. Nos dias sucessivos, vai-se aumentando at chegar a dois quilos ou mais. Esta cura d magnficos resultados nos casos de obesidade, reumatismo, gota, artritismo, arterioesclerose, diabete, sfilis, clculos, albuminria, enfermidades crnicas da pele e do sistema nervoso. Para os enfermos do estmago, recomenda-se fazer uma cura mista, que consiste em comer a ma com leite ou coalhada. muito indicada para os que sofrem de diarria; particularmente nos casos das crianas, aplicar-se- o "regime do Moro-Heisler" que consiste em ingerir entre 500 a 1000 gramas de mas, sem as cascas nem as sementes, previamente amassadas ou modas e dadas s colheradas, divididas em cinco pores. Concluindo, podemos dizer que toda pessoa e especialmente os que tm uma alimentao base de carne e condimentos nocivos, deveriam dedicar um dia, em cada semana, cura de mas, com a segurana de obter benefcios inesperados.

A UVA A uva suave laxante, atua contra vrias enfermidades dos intestinos, do fgado, do abdmen e especialmente para o amargor da boca, vmitos. No somente o fruto tem suas qualidades curativas, seno tambm as folhas; estas trituradas e aplicadas em compressas aliviam os dores de cabea, as inflamaes e sensaes de ardor do estmago. O suco das folhas um timo remdio contra as diarrias e a perda de apetite. As uvas em forma de passas so eficazes para vrias doenas, como: a tosse crnica, disinteria, zumbido dos ouvidos, insnia e outras afeces de carter nervoso. As folhas tomadas em infuso, bebendose uma xcara diariamente, atuam eficazmente contra os transtornos da menopausa, nas mulheres, acne rosado, hemorragias, etc.

A CURA DA UVA (A cura atravs da uva chama-se AMPELOTERAPIA) Esta cura por excelncia alcalina. A cura de uvas compreende a ingesto de meio quilo de uvas no primeiro dia, aumentando gradualmente nos dias sucessivos at chegar a trs quilos; cada dia se dividir em trs ou quatro pores, devendo ser a primeira dose na parte da manh. O tratamento pode durar vrios dias ou semanas, segundo as diferentes circunstncias do paciente; pode-se prolongar por mais tempo devido a suas elevadas propores de glucose, as quais so muito energticas. Esta cura recomendada contra o reumatismo, gota, enfermidades dos rins, hemorridas, escrofulose, tumores, enfermidades nervosas, neurastenia, enfermidades crnicas da pele, eczemas, transtornos digestivos, e para pessoas obesas. Esta cura no convm a todos, por exemplo, aos que sofrem de lcera gstrica ou duodenal, diabticos, etc., contra-indicada. Recomenda-se mastig-las muito bem.

A LARANJA A laranja um dos mais importantes entre todos os alimentos, pois corrige a excessiva acidez do organismo, por ser altamente alcalina. Por possuir sais minerais e substncias neutralizantes, recomenda-se aos enfermos de gota, aos diabticos, pois exerce ao dissolvente sobre os tecidos carregados de materiais de desgaste. estimulante do sistema circulatrio. Ativa o trabalho das glndulas segregadoras do suco gstrico, facilitando desta maneira a digesto, as funes intestinais. O suco de laranja atua beneficamente sobre as glndulas de secreo interna e externa. estimulante dos nervos, eficaz nos casos de neurastenia, convulses nervosas, enxaquecas; para estes casos, far-se- uma "cura de frutas".

O ABACATE Esta fruta tem sido prescrita como alimento para os invlidos, por ser de to fcil digesto e estar livre de sintomas negativos. Por sua alta porcentagem em gordura, excelente alimento para os fracos e desnutridos, pais no produz indigestes, dores, nem priso de ventre. No ataca o fgado, como muitas gorduras animais, que deixam a sensao de peso e depresso. O caroo do abacate bem modo e queimado, toma-se em colheradas, em uma xcara com leite, contra a incontinncia de urina, disenterias e leucorria, ou flores brancas, das mulheres. As folhas do abacate, tomadas em infuso, so muito digestivas, estimulantes e normalizantes da irregularidade da menstruao.

O MAMO O mamo eficaz contra a asma, a ictercia, a diabete: especialmente purificador do sangue e benfico ao estmago. As sementes, secas e bem modas so um bom vermfugo, carmitativo, e favorecem a menstruao. Estas mesmas semente, frescas e bem mastigadas, em quantidade de 10 a 15, favorecem a secreo da blis e tambm atuam contra vrias enfermidades do fgado. As folhas do mamo so usadas em infuso; contm um alcalide que a carpaina, estimulante do corao. Esta preciosa fruta deve ser comida de preferncia na parte da manh; assim se sentir melhor suas preciosas qualidades.

A MELANCIA A melancia pouco nutritiva, porm possui propriedades diurticas; adernais, por ser muito alcalina, neutralizante do sangue. Uma de suas qualidades mais ressaltantes ser muito refrescante do sangue; para isto se deve com-la antes ou entre as refeies, e nunca aps as refeies, pois isto provoca indigesto, pela enorme quantidade de gua que contm. Para combater a febre tifide, fazem-se aplicaes no abdome, colocando-se pedaos da melancia, e fora disto o paciente poder tomar o caldo (algumas colheres). Esta fruta no deve ser misturada de maneira nenhuma com bebidas alcolicas, leite, tomates e verduras. As sementes, torradas e aplicadas sobre qualquer ferida, acalmam a dor.

O FIGO Emprega-se o figo contra as chagas, lceras, furnculos, em forma de cataplasma. excelente para o crebro e nervos, pela grande quantidade de fsforo que contm. Os figos frescos empregam-se como laxantes e refrescantes e como alimento energtico de primeira ordem. Como expectorante, emprega-se contra a tosse, catarros, angina e demais inflamaes da via respiratria, em forma de ch, com leite em gargarejos. eficaz contra a priso de ventre. Em geral, recomenda-se aos enfermos comer figos, em especial aos que sofrem de escrofulismo, tuberculose, transtornos do fgado e vescula biliar; devem evit-lo os que sofrem de acidez do estmago, artrites, ou so obesos.

A PRA A pra indicada para os convalescentes de febre intestinal. til contra a hiperfuno da glndula tireide, por conter iodo; contra a priso de ventre e inflamao do intestino. As peras combinam bem as frutas frescas e dessecadas, porm no conveniente misturar mais de duas classes de frutas na mesma comida. Tambm combina com acar, mel, nata, queijo, gemas, nesses casos sempre que no sejam demasiado doces, combinam bem com os cereais e outros farinceos. No se deve misturar com verduras, tomates, leite fresco e ovos cozidos. Esta fruta deve ser aproveitada, j que presta tantos servios ao homem na alimentao e na Medicina.

O ABACAXI O suco do abacaxi tem grande valor como digestivo e como tnico geral depois das refeies. Alm disso, de grande ajuda para a digesto dos alimentos proticos, como a carne, pescadas e ovos. Esta saborosa fruta urna fonte de quase todos os minerais, particularmente do ferro, magnsio e cobre, estes trs elementos to necessrios ao sangue paro manter seu estado saudvel. Esta fruta estimulante da digesto e da atividade dos intestinos. O suco do abacaxi recomenda-se nos estados febris, pois refrescante e eliminador das toxinas; para estes casos se dar por colheradas a cada dez minutos. Emprega-se tambm nos enfermidades da garganta e da boca (aftas). Durante o falta de menstruao, por causa do funcionamento deficiente dos ovrios, utiliza-se com grandes benefcios, assim como contra os catarros da via respiratria e asma. Para prevenir a cura da priso de ventre excelente por sua alta porcentagem em celulose.

No exterior, emprega-se o abacaxi contra mordeduras de cobras; para estes casos se aplicar em forma de cataplasmas. Tambm desta mesma forma se usa sobre o abdmen dos febris. A casca cozida e feita em formo de ch utilizada para purificar o sangue e para diferentes processos inflamatrios. Sendo esta fruta muito cida no devero abusar do seu emprego as pessoas dbeis, acidificadas, nervosas, desmineralizadas, mulheres menstruadas e com escassez de leite. No combina bem com as verduras, tomates, claras de ovos, leite fresco e cereais.

A MANGA Esta fruta um grande alimento antissptico e bom dissolvente. A fruta verde, seca e separada do caroo, um poderoso antiescorbtico, superando o limo. um excelente purificador do sangue e bom diurtico. Nas enfermidades das vias respiratrias, como catarros, tosse, bronquites, atua como um superior expectorante, preparado de preferncia como xarope com mel de abelhas. Comendo na parte da manh, combate a acidez e outras doenas do estmago; O caroo cozido atua como um grande vermfugo, expulsa e destri as lombrigas intestinais. Por sua natureza subcido e demasiado doce, a manga no combina com outras frutas, pelo que se recomenda com-la sempre pura e separada de outros alimentos.

A AMEIXA Sua principal virtude curativa a de ser essencialmente laxante, pelo que se recomenda contra a priso de ventre; o resultado ser melhor se forem empregadas as secas; esta sua propriedade no superada por nenhuma outra fruta. Para estes casos se poder comer de 10 a 20 ameixas secas, na parte da manh. Para uma ao purgativa, coloca-se de molho em um recipiente com gua fria, e logo no dia seguinte se come em jejum e em seguido se bebe a gua onde as ameixas estiveram de molho. um excelente agente teraputico contra a artrite, reumatismo, gota, arterioesclerose, nefrite, pois por conter albumina faz com que seja eficaz nestas doenas; alm disso, por sua riqueza em cidos orgnicos como o soliclico, atua beneficamente no organismo enfermo. Os que sofrem de hemorridas encontram na ameixa fresca um bom remdio assim como as pessoas biliosas, congestionadas e irritadas. Sua ao diurtica utiliza-se nas enfermidades dos rins. No estado seco, constitui um alimento concentrado de primeira ordem e grande energtico pela enorme quantidade de calorias que produz, sendo muito adequado para as pessoas que desenvolvem trabalhos musculares, esportes, etc. As folhas fervidas no leite constituem um bom gargarismo contra a angina e em geral contra todas as afeces da garganta.

Vous aimerez peut-être aussi