Vous êtes sur la page 1sur 23

Tecnologia de Informao e Comunicao no ensino de Biblioteconomia no Brasil: contedos e prticas

Ronaldo Ferreira de Arajo Twitter: @ronaldfar Mestre em Cincia da Informao(UFMG) Professor e Coordenador de Pesquisa Biblioteconomia (ICHCA/UFAL)

Agenda

Consideraes iniciais A pesquisa Primeiros resultados Consideraes finais

Consideraes iniciais

Consideraes iniciais
As novas tecnologias de informao e comunicao (TIC) tm protagonizado diversas mudanas na sociedade, estando cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Na educao percebemos a insero de temticas ligadas s tecnologias tanto no currculo dos cursos como na prpria (re)estruturao dos mesmos a partir da constituio de espaos de aprendizado como em salas e laboratrios, a partir da aquisio de novos equipamentos e recursos tecnolgicos.

Consideraes iniciais
Para a Biblioteconomia, as dcadas de 1980, 1990 e 2000 foram marcadas por estudos que comprovam essa insero e indica a forte relao entre o ensino de biblioteconomia e a tecnologia. Os estudos abordam a insero das tecnologias no processo de ensino aprendizado dos cursos de biblioteconomia de trs maneiras:

Consideraes iniciais
a) por uma perspectiva histrica: legislao, formao, evolues e tendncias (MUELLER, 1985, 1988; WILSON, 1986; DIAS, PITELLA & PONTELLO, 1996; SANTOS, 1998; SOUZA, 2000, OLIVEIRA et al, 2009); b) a partir do uso da tecnologia de informao, da informtica, da internet e dos sistemas de informao no complemento das atividades de ensino (PIMENTEL, 1990; BLATTMANN & FACHIN, 1998)

Consideraes iniciais
c) no relato de experincias por meio de estudos localizados em determinados cursos, universidades ou regies (MIRANDA, ROBREDO & CUNHA, 1986; GARDINI, KREMER E ABREU, 1990; GIANNASI, 1995)

A Pesquisa

A pesquisa
Investiga e contextualiza a insero e o uso das TIC no ensino de biblioteconomia no cenrio nacional, refletindo sobre os currculos, as prticas e as percepes (professores e alunos) Fundamentao terica e metodolgica: Sociologia do Currculo (MOREIRA, 1990) e Anlise de Contedo (BARDIN, 1995) Trata-se de um pesquisa de carter exploratrio com:

A pesquisa
a) abordagem de cunho quantitativo-descritivo com coleta de dados sobre os cursos de biblioteconomia do Brasil com a finalidade de constituir uma base de dados contendo: Cursos (identificao, ano); instituio (nome; unidade/departamento); regio do pas; disciplinas da rea de tecnologia; professores da rea de tecnologia.

A pesquisa
b) Carter analtico focalizado na medida em que atenta-se aspectos temticos e/ou informacionais de anlise; aspectos histricos dos cursos e reflexes sobre suas matrizes curriculares; questes que refletem sobre o contedo das disciplinas selecionadas (programa, ementa, bibliografia); uso das tecnologias de informao e comunicao na viso dos professores e alunos.

Primeiros resultados

Primeiros resultados
A pesquisa est sendo desenvolvida a partir de extratos por regies. Aps a concluso em todas as regies os dados sero agregados e apresentados de forma sistematizada compreendendo assim abrangncia nacional. Apresenta-se os dados preliminares relativos ao primeiro extrato que corresponde Regio Nordeste coletados a partir da orientao de um Trabalho de Concluso de Curso (TCC).

Primeiros resultados
Universidades Federais Foram analisados o PPP de 7 cursos; Bacharelado; 8 Semestres. Turnos: Dois cursos matutinos (UFPE, UFMA); dois vespertinos (UFRN, UFC); dois noturnos (UFAL, UFES) e apenas um (UFPB) oferece o curso nos turnos vespertino e noturno.

Total de 9 cursos

Primeiros resultados

1950

1965 1969

1997

1999

2007

UFPE

UFC UFMA UFPB

UFRN

UFAL

UFSE

Primeiros resultados
A justificativa da maioria dos cursos envolve questes que a sociedade enfrenta frente ao crescimento exponencial da informao e a necessidade eminente em organiz-la, recuper-la e dissemin-la; e o uso intensivo das TICs. Os objetivos dos cursos esto em consonncia com uma formao que alcance o perfil almejado de seus formandos bem como suas habilidades e competncias.

Primeiros resultados
Quanto aos espaos de atuao do profissional alguns focam espaos mais tradicionais e outros do nfase aos novos espaos que surgem no cenrio informacional. Mdia de Carga Horria (CH) dos cursos de 2.874 horas, a UFRN possui a maior CH de 3.230 horas e a UFES a menor com 2.460 horas.

Primeiros resultados
6 reas de conhecimento em Biblioteconomia (I Encontro de dirigentes de Escolas Universitrias de Biblioteconomia do Mercosul - Porto Alegre, 1996): Fundamentos tericos da Biblioteconomia e da Cincia da Informao; Processamento da Informao; Pesquisa; Recursos e Servios da Informao; Gesto de Unidades de informao; Tecnologia da Informao; CH de disciplinas de cunho tecnolgico a mdia obtida de 223 horas, sendo que a UFES possui a menor com 120 horas apenas e UFC e UFPB com a maior, 300 horas; 25 disciplinas obrigatrias; 6 optativas (eletivas).

Disciplina Incidncia Tecnologia da informao (I e II) 4 Informtica aplicada a Biblioteconomia (I e II) 2 Redes E Servios De Informao (I e II) 2 Informtica documentria (I e II) 2 Introduo Iinformtica 2 Automao de Unidades de Informao 1 Automao em sistemas informticos 1 Automao Em Unidades De Informao 1 Elementos de informtica 1 Fontes Especializadas De Informao 1 Gerao De Bancos E Bases De Dados 1 Gerao e uso de bases de dados para unidades de informao 1 Informao e processos tecnolgicos* 1 Informtica aplicada a biblioteconomia e cincia da informao 1 Informtica aplicada a documentao 1 Planejamento e Elaborao de Bases de Dados 1 Recuperao da Informao na Internet* 1 Sistemas de informao e Internet* 1 Softwares Aplicativos 1 Tecnologia de disseminao da informao 1 Tecnologias e Gerenciamento da Informao 1 Tpicos Especiais de Informtica Aplicada Administrao* 1 Tpicos Especiais em Tecnologias da informao* 1 Unidades De Informao Especializadas* 1 Total 31

(%) 12,9 6,5 6,5 6,5 6,5 3,2 3,2 3,2 3,2 3,2 3,2 3,2 3,2 3,2 3,2 3,2 3,2 3,2 3,2 3,2 3,2 3,2 3,2 3,2 100

* Disciplinas optativas

Primeiros resultados

Nuvem de termos mais incidentes (Nome da disciplina + ementa)

Consideraes finais

Consideraes finais
O presente trabalho reflete o esforo na relao pesquisa e ensino, uma vez que a prtica do ensino o prprio objeto de estudo nesta pesquisa. Procura-se alm de uma melhor compreenso das TICs no ensino de Biblioteconomia no Brasil, contribuir com sua reflexo teorico-metodolgica na busca de (re)formulaes de contedos e prticas. Desdobramentos

Obrigado! ronaldfa@gmail.com
Reflexo Reflexo

Mestre no quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.


Guimares Rosa (Grande Serto: veredas - 1956)

Vous aimerez peut-être aussi