Vous êtes sur la page 1sur 11

O que so fontes de alimentao comutadas (chaveadas) ?

As fontes de alimentao destinam-se a alimentar os circuitos com correntes contnuas. Nos circuitos mais recentes, para alm das fontes de alimentao convencionais, usam-se fontes de alimentao comutadas (Switching Power Supplies, Fontes Chaveadas). Este tipo distinguem-se das fontes convencionais pela sua capacidade de fornecer correntes mais elevadas sem transformadores de grande dimenso e pelo controle da corrente que determinado enrolamento no secundrio pode fornecer.

A fonte comutada tem 3 grandes estgios.


Primrio Secundrio Circuito de controle

Primrio:
O primrio na verdade uma fonte convencional com rectificao e filtragem completo com uma seco rectificao bsica e o filtro (D1/C3), que fornece tenso DC (contnua) para o circuito de comutao (T2/Q1). A Tenso CC simplesmente aplicada a um terminal do enrolamento primrio do transformador T2, com o outro terminal do transformador ligado ao colector do transstor de potncia Q1. Este transstor funciona como elemento de comutao dos pulsos DC para criar "corrente contnua pulsante", que se ir comportar como AC no enrolamento secundrio, devido mudana do campo magntico. Com esta aco no sentido normal no ir funcionar no transformador - esta aco de comutao (chaveamento) basicamente converte o pulsar em DC DC, provocando mudana dos campos magnticos que, por sua vez induz uma tenso no secundrio do T2. A frequncia que o transstor de comutao funciona fornecida pelo (Oscilador / Pulser) um aspecto extremamente importante para as tenses induzidas no secundrio. Pense nisso deste modo - um pulso no primrio = 2 tenses induzidas no secundrio. Uma tenso induzida no secundrio com o aumento do pulso, no primrio (quando aumenta o campo magntico), e um pulso induzido no secundrio quando o pulso se desliga (quando o campo magntico colapsa). Um pulso por segundo no iria gerar muita tenso no secundrio, igualmente evidente o fato de que quanto maior a frequncia de oscilao, uma maior frequncia ser induzida no secundrio.

A frequncia dos pulsos para os o transstor de comutao (chaveamento) influenciar a maior ou menor tenso de sada disponvel no secundrio.

Secundrio:
No secundrio de uma fonte de alimentao comutada (chaveada) existem rectificadores e filtros (D2/C4) na Seco Secundria faz-se a converso normal AC para DC pulsos em pulsos, e filtra-se para criar corrente contnua bem filtrada. Se no existir nenhuma carga na sada DC, a tenso DC ir subir ao pico mximo. Com uma carga sobre o CC de sada, a tenso de Sada vai cair. Efectivamente, a oscilao no primrio tem um efeito directamente proporcional no secundrio, isto , quanto mais elevada for a frequncia de oscilao maior o valor de tenso.. Existe a necessidade ter uma compensao entre a carga necessrio e que exista um mtodo de coordenao entre a carga alimentada e a frequncia do oscilador. Uma carga de baixo consumo necessita de menos frequncia de pulsos, e .. cargas mais pesadas sobre a sada necessitam de uma maior frequncia de pulsos.

Circuito de Controlo :
Um mtodo utilizado o de comparar a de sada DC com a frequncia dos pulsos que chega ao transstor de potncia, que est no primrio:

Quando a sada de tenso DC baixa, a frequncia de oscilao tem de aumentar.

Quando a sada de tenso DC elevado, a frequncia de oscilao necessita de baixar.

Isto pode ser conseguido atravs de um Diodo Zener (Z1), em conjugao com um acoplador ptico (U1).

O acoplador ptico proporciona um isolamento importante entre o circuito de sada e o circuito de Entrada. Assumindo que a acoplador ptico na verdade um LED, e projecta a luz para um Foto-Transstor, um aumento de tenso acima do limite estabelecido do diodo zener far com que o LED inicie a conduo.

Ao passar a conduzir o Foto-Transstor afecta a frequncia dos pulsos criadas no circuito primrio (atravs do Oscilador / Pulser) e diminuir a sua actividade.

Se a carga no Circuito de sada provocar a queda de tenso de sada, ento a tenso do Dodo zener cai diminuindo a conduo do LED, ou totalmente inoperativo.

Neste exemplo, quando o LED acende menos, ento o Foto-Transstor tambm ir conduzir menos, o que permitir que a frequncia dos pulsos entregue ao transstor de comutao aumente, e, assim, fazer com que o CC tenso de sada de ser possa ser aumentada . Existem vrios mtodos de fontes comutadas (chaveadas), todas elas tm esta a base, um oscilador no primrio oscila, essa oscilao cria pulsos que atravs de um transformador permitem que dodos rectificadores e outros dispositivos reguladores alimentem o circuito a que se destinam. Existem diversos mtodos de controlo e proteco que podem ser verificados, por exemplo, em Fontes Comutadas para TV

Fonte de Alimentao TV

Fonte Comum

Os dodos rectificam a tenso alternada da rede, o condensador de filtragem, em conjunto transformam a tenso para contnua de 150 V ou 300 V se a rede for 220 V. Esta tenso vai para a fonte comutada (chaveada). O fusistor de entrada tem duas funes:

Proteger a fonte do pico inicial de tenso Abrir se algum componente entrar em curto na fonte.

As duas bobinas e o capacitor de polister na entrada da rede no permitem que a frequncia da fonte saia pela rede e interfira em aparelhos circundantes.

Circuito de desmagnetizao - A bobina de desmagnetizao fica enrolada numa fita isolante em volta do TRC. Tem a funo de criar um campo magntico alternado com a tenso da rede para desmagnetizar a mscara de sombras. Desta forma evita-se que a imagem apresente manchas coloridas nos cantos da imagem. Esta bobina funciona por poucos segundos at que o termistor PTC aquea, aumente sua resistncia e diminua bastante a corrente.

Fonte Comutada em srie

Neste tipo circuito, um transstor (regulador) fica em srie com a linha +B. O transstor recebe +B da fonte comum atravs do primrio de um transformador de ferrite (chopper). Atravs da oscilao deste transformador juntamente com alguns componentes ligados, o transistor funciona como uma chave (ON/OFF), conduzindo e cortando cerca de 15.000 vezes por segundo. Quando conduz, carrega o condensador(capacitor) da sada com 100 V. Quando corta, a tenso do condensador (capacitor) mantm o TV com alimentao. Quando se liga o TV, R2 polariza a base do regulador e este conduz, fazendo passar corrente no chopper que induz um pulso no secundrio, sendo aplicado na base atravs de R3 e C3. O regulador ento corta, interrompe a corrente, e o chopper induz outro pulso para a base fazendo o regulador conduzir novamente e este ciclo repete-se. A fonte comutada(chaveada) pode por isso auto denominar-se fonte auto oscilante. O +B na sada desta fonte j est estabilizado e vai alimentar o circuito horizontal do TV.

Fonte Comutada em srie com CI

No pino 3 entra o +B no estabilizado da fonte comum e no pino 4 sai o +B estvel. O pino 2 tem trs funes: disparo inicial, oscilao e sincronismo da fonte com o circuito horizontal do TV atravs de pulsos de 15.750 Hz vindos do transformador de linhas(Flyback-LOPT). Observe como os componentes que mantm a tenso estvel na sada da fonte ficam todos dentro do STR. Neste exemplo, como ocorre em vrias TVs, o chopper alm de manter a oscilao da fonte, tambm fornece uma tenso que ser retificada e alimentar outros circuitos. O condensador(capacitor) CF entre os pinos 3 e 4 elimina os rudos gerados pelo comutao do CI. Esta fonte j bivolt automtica. Quando o TV ligado em 220 V, a fonte comum fornece 300 V para o pino 3 do STR, mas muda a frequncia de oscilao e mantm as mesma tenso no pino 4.

Fonte Comutada em paralelo com STK

O CI o STK79037 (STK79038) ou IX1791 de 12 pinos. Ao ligar o TV, o pino 5 recebe o +B da ponte rectificadora, atravs do resistor de disparo, alimenta o gate do MOSFET comutador interno e a partir da a fonte comea a oscilar. Os pinos 1 e 3 recebem uma amostra da tenso da sada atravs do regulador SE115 IC3 e do fotoacoplador IC2. Assim podem alterar a frequncia e o valor do +B caso exista necessidade de forma idntica fonte que usa o CI STR de 9 pinos.

Fonte chaveada em paralelo com Mosfet

O transstor desta fonte um MOSFET que consome menos energia que um transstor comum para a mesma funo. O oscilador e o controle da fonte esto dentro do IC1. Ao ligar o TV, os pinos 2 e 6 recebem uma tenso inicial de disparo e a fonte comea a oscilar. O MOSFET recebe a tenso de entrada no dreno (D) e o sinal PWM no gate (G). O source (S) liga a terra. Assim, existe comutao entre o primrio do chopper que transfere a tenso para os secundrios originando os +B da fonte. O pino 1 verifica os +B e ajusta a frequncia do CI para efectuar a correco da fonte quando necessria. Tambm possvel mudar a frequncia da fonte e o valor dos +B manualmente atravs de uma resistncia ajustvel ligada no pino 1. O diodo D2 e componentes associados a formam um circuito chamado snubber com duas funes:

eliminar os rudos gerados pela oscilao do MOSFET impedir que os pulsos de tenso negativa induzidos no chopper voltem para a ponte retificadora e queimem estes diodos.

Fonte Chaveada em paralelo com STR

A tenso da fonte comum entra no pino 1 onde est o transistor comutador com tem ligaes fora do CI pelos pinos 1, 2 e 3. O CI gera os pulsos PWM internamente, saindo pelos pinos 4 e 5 e indo para a base do comutador (pino 3). O pino 9 do CI recebe dois +B: Um deles vindo da ponte rectificadora para o disparo da fonte e o outro rectificado e estabilizado pelo transistor Q1, mantendo o CI alimentado. Estabilizao do +B - O fotoacoplador IC2 e o regulador IC3 retiram uma amostra do +B e enviam ao pino 7 do STR. Desta forma verifica como est a tenso na sada da fonte. Quando o +B aumenta, o LED do fotoacoplador acende mais intensamente e aumenta a tenso no pino 7 do STR. Isto aumenta a frequencia do oscilador interno do STR, fazendo o comutador cortar a uma frequncia mais elevada reduzindo a tenso induzida no secundrio do chopper, assim, o valor do +B volta ao normal. Defecincias no IC2 ou IC3 pode deixar o +B muito baixo ou muito alto.

Componentes comuns nas fontes de alimentao de televiso

TDA4605 STRS6707

STR50103A TDA4601

Vous aimerez peut-être aussi