Vous êtes sur la page 1sur 5

Aula resumo

DAHRENDORF, Ralph. Sociologia e sociedade industrial. In: FORACCHI, Marialice Mencarini, MARTINS, Jos de Souza. Sociologia e sociedade: leituras de introduo sociologia. So Paulo: LTC, 1977. p. 118-125. Aula preparada para Antnio Luiz Arquetti Faraco Jr.

Acerca do lugar histrico de algumas disciplinas:


Disciplina Teologia Filosofia poca Idade Mdia Transio da Idade Mdia para a Moderna e Idade Moderna Sociologia Sociedade Industrial (Sc. XIX) Estas trs grandes disciplinas so instrumentos de interpretao de determinadas pocas histricas. Seus idelogos foram tambm os idelogos de suas sociedades. Idelogos Santo Agostinho e So Toms de Aquino Representates do Empirismo ingls, Iluminismo francs e Idealismo alemo Saint-Simon, Comte, Marx, Engels, Durkheim, Weber.

Relaes entre a Sociologia e a sociedade industrial


Sociologia nasceu na sociedade industrial; apareceu e adquiriu importncia como conseqncia da industrializao; A sociedade industrial a filha da Sociologia, seu prprio conceito pode ser considerado um produto da moderna cincia social.

Sociologia e desigualdade
Costuma-se identificar a origem histrica da Sociologia na antigidade grega. Os pensadores gregos se ocuparam de assuntos sociais. Mas, certo que as estruturas sociais ainda no se havia convertido para estes pensadores num problema de anlise cientfica. Todos eles aceitaram o fato da desigualdade dos homens, cuja problemtica devia dar origem mais adiante Sociologia, como natural ou instituda por Deus ou, tambm, como obra dos demnios. Somente no sculo XVIII a desigualdade transforma-se em um problema de fato. Com os trabalhos de Rousseau (Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens -), Millar (Sobre a origem das diferenas de classe), Schiller (Histria Universal), todos argumentando que a desigualdade era gerada pela propriedade privada, inicia-se uma tradio de pensamento e investigao, que tem seu primeiro znite em Marx no sculo XIX. Aqui comea a histria da Sociologia como desenvolvimento contnuo do tratamento cientfico de um problema especfico.

O novo enfoque sobre a desigualdade


Na Frana e na Inglaterra do sculo XVIII, o princpio de legitimidade do sistema estamental de privilgios, que dizia que uns eram superiores aos outros, entra em declnio. Ser que Deus realmente criou os homens socialmente altos ou baixos? So as diferenas sociais uma conseqncia de direitos naturais, isto , hereditrios? o homem efetivamente o que por nascimento ou, ao contrrio, seria melhor dizer que aquilo que possui? A imposio da noo moderna da igualdade dos cidados no Estado e a formao de uma classe social fundada em sua posio econmica (burguesia e proletariado), foram os estmulos fundamentais para ruptura com a viso pr-moderna da desigualdade social e os primeiros passos para

Ralph Dahrendorf, Sociologia e sociedade industrial


criao da Sociologia Cientfica.

Surgimento da Sociologia
A Sociologia nasceu no perodo industrial-capitalista; nasceu com a percepo de que as relaes tidas at ento como naturais fossem de fato mutveis e histricas.

Primeira fase: crtica social (sc. XIX)


A produo dos socilogos do sculo XIX (Saint-Simon, Proudhon, Ruge, Marx, Le Play, Booth, etc.) foi marcada pela crtica social. Enquanto socilogos, tratavam de descobrir, denunciar os males sociais reais e no de justific-los.

Segunda fase: Cientfica (sc. XIX-XX)


nfase no debate sobre juzos de valor (predominou a viso de Max Weber da inibio valorista). Condena-se a valorao crtica; o que ficou foi a inteno de captar a realidade social e a postura que o homem tem nela por meio da cincia da experimentao.

Sociedade industrial: criao da Sociologia Cientfica


O conceito de sociedade industrial data do sculo XIX, mas s adquire importncia no sculo XX: Os socilogos e economistas polticos do sculo XVIII no tinham nome apropriado para designar a transformao que se realizava ante seus olhos. Os socilogos do sculo XIX interpretavam a sociedade sobretudo de um modo polmico: como sociedade capitalista, sociedade de alienao, da injustia, da misria e opresso. O termo sociedade industrial consagrou-se com a Sociologia Cientfica no sculo XX.

Sociedade industrial e a polmica sobre a desigualdade


A sociedade industrial surge num momento que se pressupunha de quebra da ordem estamental que levava desigualdade social. Os socilogos do sculo XIX e XX deram-se conta de que com a queda da ordem estamental no desapareceu a desigualdade entre os homens. Seu grande tema era a desigualdade como conseqncia da propriedade e do poder: a luta de classes e a sociedade que valoriza a cada um segundo sua renda e posse. Mas, para a maioria dos socilogos da sociedade industrial, esta desigualdade perdeu seu estmulo e tende sua prpria dissoluo numa forma de estrutura social que segundo os gostos e qualidades de cada um se descreve como sociedade de consumo, sociedade de massas, sociedade de classe mdia nivelada, sociedade classista, sociedade da poca ps-ideolgica, mas sempre como sociedade industrial.

Caractersticas da sociedade industrial segundo a Sociologia Cientfica


1. Em relao estratificao social (desigualdade social). a) fala-se de tendncia a uma nivelao pelo achatamento dos altos e baixos (Revoluo Francesa - todos os homens gozam do status de cidado); b) aumento da classe mdia. Enquanto em todas as sociedades antigas a maioria dos homens se concentrava no estrato hierrquico inferior; c) existncia da mobilidade social. 2. Pode ser vistas como uma sociedade de massas: o indivduo se converte num gro de areia, que no pode se distinguir em nada de seus semelhantes. Perde sua individualidade, tanto como joguete dos demagogos, quanto como objetivo da propaganda e dos chamados meios de comunicao de massa, como um indivduo dirigido de fora. Neste sentido, atribui-se sociedade industrial

Ralph Dahrendorf, Sociologia e sociedade industrial

uma estrutura que conduz eliminao da desigualdade entre os homens mediante sua transformao em uma massa genrica e parda, de uniformidade annima. 3. Pode ser vista como uma sociedade de consumo: Sociedade estamental: posio social do homem dependia de seu nascimento; Sociedade industrial (sc. XIX): o homem era o que tinha, sua situao social se determinava de acordo com suas rendas e posses; Sociedade industrial (sc. XX): o homem o que ele consegue. A renda determina a situao social de cada um e as instituies do sistema educativo tm a misso de calibrar a capacidade de rendimento de cada indivduo com o objetivo de dirigir cada um at a posio que lhe corresponde na sociedade. Todos tm idntica oportunidade, uma vez que nem a origem nem a propriedade decidem hoje a situao social do indivduo; a sociedade de consumo tambm conduz eliminao da desigualdade. 4. Na sociedade industrial, a automao (no mbito econmico) e a democracia (no mbito poltico) fazem desaparecer o domnio do homem pelo homem. Na fbrica automtica todas as relaes de dominao se transformaram num programa de mecanismos dirigidos eletronicamente e onde ningum d ordens e ningum obedece. Na anlise dos sistemas polticos se fala da estrutura amorfa do poder ou do predomnio da lei (em oposio ao predomnio humano), da transformao do Estado num mero organismo administrativo e do pluralismo de grupos, que impede a formao de ncleos de poder. Desta maneira, ningum, na realidade, est por cima ou est subordinado; tambm no campo do poder e da servido a sociedade industrial eliminou a desigualdade entre os homens.

Sociologia como eco ideolgico da sociedade industrial


Como visto, a noo de que a Sociologia talvez possa ser um eco ideolgico de sua criao mais cara (a sociedade industrial) aparece cada vez menos nas anlises cada vez mais numerosas da sociedade moderna. Essa noo uma das teses defendidas pelo autor do texto: Afirmo que a sociedade industrial, segundo o conceito sociolgico aqui apresentado esquematicamente, um mito e um produto da fantasia sociolgica e que no responde, alm disso, a todas as perguntas bsicas que formulemos s sociedades de nossa poca. p. 123. As anlises sociolgicas atuais carecem de esprito crtico, e valorizam uma imagem da harmonia, da integrao, do reconhecimento do real como lgico e exato. No conjunto, vibra em quase todas as investigaes sociolgicas recentes o sentimento oculto de que tudo est bem em nosso mundo social e de que a prpria realidade tende para formas cada vez mais justas e melhores. Por isso o autor descreve a Sociologia Cientfica como conservadora. sobretudo seu carter harmonizador que faz aumentar a suspeita de que o conceito sociolgico de sociedade industrial um eco ideolgico. Nota-se que a Sociologia moderna da sociedade industrial no , na realidade, mais do que ideologia da camada burocrtica e da pequena burguesia que denomina a si prpria de classe mdia e que domina muitas sociedades modernas; camada a que tambm pertencem os prprios socilogos. Assim, a Sociologia se transforma tambm num mito. Por isso que oportuno o conselho de buscar no lugar apropriado as fontes de nossa compreenso do mundo e da sociedade; isto , de busc-las no campo dos valores e convices, alm da cincia meramente instrumental.

O conceito de sociedade industrial contm um elemento de benvola generalizao. Todas as diferenas particulares entre as distintas sociedades desaparecem dentro dele: as sociedades inglesa, americana, alem e francesa e logo tambm a russa se fundem nela de um modo genrico, que promete a todos os pases idntica esperana. Mas, essas sociedades so, realmente, to semelhantes? No existiria uma falta de exatido intranqilizadora nesse conceito de sociedade industrial? No ser uma tentativa de suprimir o problema das caractersticas particulares, e menos agradveis, da sociedade americana ou alem ou russa? No fica sem ser dito, e mais, sem perguntar, o fundamental, se nos aproximamos da realidade com essa inocente idia geral da sociedade industrial? Estes no so problemas sociolgicos? Parece-me que so at mesmo nossos problemas fundamentais. Mas, para resolv-los, temos de liberar-nos sem escusas do mito idlico da sociedade industrial.

Do mesmo modo, no que se refere a quaisquer sociedades determinadas, a sociedade industrial resulta num mito. J no existe efetivamente a desigualdade entre os homens nas sociedades modernas? Ou, talvez, apenas se modificaram as formas dessa desigualdade? No so tambm o tipo de carro, o lugar das frias, o estilo da habitao outros tantos smbolos efetivos e que deixam a marca da estratificao social, como o eram os privilgios na sociedade estamental? No se pode dizer que a sociedade de rendimento, que na realidade uma sociedade de ttulos e certificados, to pouco natural ou justa como era a sociedade de origem ou da propriedade? A diviso do trabalho e a burocratizao do poder eliminaram de fato toda forma de supra-ordenao e subordinao entre os homens? No existem mais na sociedade atual o de cima e o de baixo? Admito que se trata de questes difceis, que de maneira alguma podem ser respondidas com uma simples negao ou afirmao; mas creio poder afirmar que cada uma dessas perguntas nos revelaria um aspecto de nossa sociedade que no corresponde imagem harmoniosa da sociedade industrial.

Se quisermos dar f a todas as teses manifestas e latentes da investigao sociolgica, deveramos aceitar que nossa sociedade a utopia feita realidade ou, melhor dizendo, feita quase realidade, pois as obras sociolgicas se distinguem por uma acumulao suspeita de afirmaes de tendncia. Tendemos para a sociedade de rendimento, para a nivelao, para a massificao, etc. Essas afirmaes de tendncia levam a acreditar em modstia e seriedade cientficas; na realidade no so nem uma coisa nem outra. Na realidade no so mais do que profecias, pois para estabelecer prognsticos objetivos ainda falta fundamento teoria sociolgica. Por que razo, ento, a tentativa constante em profetizar para um futuro prximo uma sociedade industrial justa e harmnica? De que fontes se alimenta tal cincia? A quem ela serve? Aqui se nota claramente que a Sociologia moderna da sociedade industrial no , na realidade, mais do que ideologia da camada burocrtica e da pequena burguesia que denomina a si prpria de classe mdia e que domina muitas

Ralph Dahrendorf, Sociologia e sociedade industrial sociedades modernas; camada a que tambm pertencem os prprios socilogos.

Tornou-se difcil nas sociedades americana, inglesa e tambm alem recentes designar com clareza qualquer que seja o grupo, como a camada superior da sociedade. A diviso do trabalho no poder e no status social aumentou o volume dos grupos dominantes e, ao mesmo tempo, reduziu sua homogeneidade. Apesar disso, os burocratas, os managers e os tcnicos formam uma camada superior, uma classe dominante, a quem deve servir a ideologia harmnica da sociedade industrial, para reforar seu dbil fundamento de legitimidade. Pelo menos num ponto a moderna meritocracia de ttulos e certificados continuou fielmente os passos de seus antecessores: tambm necessita de uma ideologia que justifique a desigualdade. A Sociologia a encarregada de oferecer essa ideologia com omito da sociedade industrial. No uma casualidade que seja exatamente a Sociologia a que procure esse reforo ideolgico para a sociedade industrial. Os burocratas, managers e tcnicos constituem um grupo dominante, invisvel, que evita cuidadosamente aparecer como tal. Necessita, por isso, de uma ideologia o mais neutra possvel, cujo carter de justificao no seja patente a uma simples verificao, uma ideologia com a aurola da cincia. Em parte o procuram as especulaes pseudocientficas dos fsicos modernos sobre a imagem do universo de nossa poca; mas, em sua maior parte, e cada vez em maior medida, a Sociologia intervm. Acontece imprevisivelmente que a prpria Sociologia se transforma num mito; ou seja, num sucedneo (significado: que pode substituir) para decises morais e convices metafsicas, talvez tambm religiosas. Se a Sociologia fosse efetivamente apenas o que pretende ser, isto , uma cincia, poderia ajudar-nos com presteza a colher nas redes da inteligncia humana e dominar teoricamente um outro aspecto do mundo, mas no poderia converter-se em sucedneo da moral nem da religio. Por isso que oportuno o conselho de buscar no lugar apropriado as fontes de nossa compreenso do mundo e da sociedade; isto , de busc-las no campo dos valores e convices, alm da cincia meramente instrumental. Somente se livrarmos a Sociologia do peso de exigir-lhe que seja uma

autocompreenso de poca e a nossa imagem tica do universo da iluso de v-la consagrada pela cincia, atribuiremos a cada uma delas o que lhe corresponde.

Vous aimerez peut-être aussi