Vous êtes sur la page 1sur 6

Publicada no D.O.U.

nº 217, de 13/11/09 Seção 1 – Página 183 e 184

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 374, de 12 de novembro de 2009
(Alterada pela Resolução Normativa CFA nº 379 de 11/12/09)

Aprova o registro profissional nos Conselhos Regionais de Administração dos diplomados em curso superior de Tecnologia em determinada área da Administração, oficial, oficializado ou reconhecido pelo Ministério da Educação. O CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO, no uso da competência que lhe conferem a Lei n.º 4.769, de 9 de setembro de 1965, o Regulamento aprovado pelo Decreto n.º 61.934, de 22 de dezembro de 1967, e o Regimento do CFA aprovado pela Resolução Normativa CFA nº 309, de 14 de setembro de 2005, CONSIDERANDO o disposto na Resolução Normativa CFA nº 373, de 12 de novembro de 2009, que aprovou o registro profissional nos Conselhos Regionais de Administração dos diplomados em curso superior de Administração; CONSIDERANDO as versões do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, previsto nos artigos 42 e 43 do Decreto nº 5.773, de 9 de meio de 2006, que organiza e orienta a oferta de Cursos Superiores de Tecnologia; e a DECISÃO do Plenário do CFA na 19ª reunião, realizada em 12 de novembro de 2009, corroborada pela recomendação da 3ª Assembléia de Presidentes do Sistema CFA/CRAs em 2009, realizada em Fortaleza/CE no dia de 14 de outubro de 2009, RESOLVE:

Art. 1º Fica criado nos Conselhos Regionais de Administração o registro profissional para os diplomados em curso superior de Tecnologia em determinada área da Administração, oficial, oficializado ou reconhecido pelo Ministério da Educação.

RN09374

Gerência de Comércio Exterior. são cursos de Tecnologia de Nível Superior em determinada área da Administração. Gestão Imobiliária. Gestão de Comércio e Serviços. Gestão de Comércio Varejista. Gestão de Comércio Atacadista e Distribuidor. conforme normativo vigente do Ministério da Educação: a) Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior: outras denominações existentes com possibilidades de convergência . Gestão de Vendas. Marketing de Relacionamento. c) Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Negócios Imobiliários: Denominações existentes com possibilidades de convergência . Gestão de Representações Comerciais.Exportação e Importação. Gerência de Vendas. Gestão de Negócios e Relações Internacionais. Gestão de Negócios no Varejo. e) Curso Superior de Tecnologia em Marketing: Denominações existentes com possibilidades de convergência . Marketing de Varejo. Serviços e Varejo. b) Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial: Denominações existentes com possibilidades de convergência . Representação Comercial.Estratégias de Vendas. Gestão de Marketing em Turismo. Gestão de Marketing. Gestão de Concessionárias e Franquias. Gestão de Supermercados.Gestão de Logística. Gestão de Marketing de Varejo. Vendas de Varejo. Marketing de Negócios. Gestão de Marketing de Varejo. Logística Empresarial. Sistema de Logística Empresarial. Logística Comercial. Gestão Empresarial ênfase em Marketing e Vendas. Gestão de Varejo. Gestão de Marketing e Vendas. Gestão de Comércio Exterior. Logística ênfase em transportes. Gestão em Comércio Internacional. Gestão de Logística de transportes e distribuição. Marketing Internacional. Gestão de Planejamento e Marketing e Vendas. Logística e Distribuição. Gestão Empresarial ênfase em Marketing e Vendas. Gestão em Logística Empresarial. Produto e Serviço. Marketing de RN09374 . Gestão de Negócios Internacionais. Gestão do Varejo de Moda. Gestão de Marketing Estratégico. Gestão de Comércio Eletrônico. Vendas e Estratégia Comercial.Comércio e Serviços. Marketing de Produto. Gestão Estratégica Comercial. Logística de Armazenamento e Distribuição. Gestão Mercadológica. Gestão de Marketing Hoteleiro. Gestão e Promoção de Vendas. Gestão Tecnológica em Marketing Gerencial. Gestão de Serviços e Negócios Internacionais. Gestão de Negócios em Comércio e Serviços. Gestão e Marketing Hospitalar. Gestão de Marketing Competitivo.Art. d) Curso Superior de Tecnologia em Logística: Denominações existentes com possibilidades de convergência . Gestão da Informação e Marketing Estratégico. 2º Para efeitos de concessão do registro de que trata esta Resolução Normativa. Gestão de Operações Logísticas. Gestão Estratégica de Vendas.Gerência de Negócios Imobiliários. Gestão Empresarial para o Varejo de Material de Construção.

Gestão da Produção e da Qualidade. Vendas de Varejo. h) Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira: Denominações existentes com possibilidades de convergência . Gestão de Instituições Financeiras. Gestão de Planejamento Financeiro e Tributário. Gestão de Bancos e Mercado Financeiro. Gestão de Pessoas e das Relações de Trabalho. Gestão de Instituições Financeiras e Mercado de Capitais.Gestão de Administração Pública e Serviços Governamentais. Marketing de Vendas. Gestão da Qualidade Industrial. Gestão e Análise de Crédito. Gestão Bancária.Controle e qualidade nas empresas. Gestão de Pessoas. Gestão Pública e Direito Administrativo. Pequenas e Médias Empresas. Gestão em Políticas Públicas. f) Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade: Denominações existentes com possibilidades de convergência . Vendas e Representações. Marketing de Varejo. RN09374 . Planejamento Administrativo e Programação Econômica. Negociação e Relacionamento Comercial. Gestão Financeira para Micro e Pequenas Empresas. Marketing Hoteleiro. Gestão Fazendária. Gestão em Controladoria e Recursos Humanos. Gestão de Planejamento Financeiro. Gestão de Pessoas nas Organizações. Gestão Financeira para Micro. Desenvolvimento de Auditoria e Faturamento Hospitalar. Auditoria. Finanças Empresariais. Gestão da Qualidade no Atendimento. Gerência de Desenvolvimento de Pessoas. Gestão de Custos e Finanças. Negócios da Informação. Gestão da Controladoria Financeira. Gestão de Agências Bancárias. Gestão de Talentos. i) Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública: Denominações existentes com possibilidades de convergência . Gestão de Cidades. Marketing e Propaganda. Gestão Tributária. Gestão de Serviços Públicos. Recursos Humanos. Gestão Financeira e Tributária. Gestão Financeira de Empresas. j) Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Pequenas e Médias Empresas: Denominações existentes com possibilidades de convergência Empreendedorismo. Empreendedorismo e Gestão de Negócios. Gestão Pública e Planejamento Urbano.Auditoria Fiscal e Tributária. Gestão de Gestão Pessoas e Competências. Marketing Estratégico de Varejo. Gestão de Negócios e Finanças. Gestão de Recursos Humanos. Gestão em Controladoria e Finanças. Propaganda e Marketing. Gestão de Bancos e Finanças. Gestão de custos.Turismo. Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade e Produtividade. g) Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos: Denominações existentes com possibilidades de convergência Desenvolvimento de Recursos Humanos. Gestão Pública Municipal. Gestão Pública e Planejamento Municipal. Gestão de Finanças. Marketing Estratégico. Produção e Marketing Cultural. Gestão de Fundos de Investimentos. Gestão de Recursos Humanos.

Produção Industrial. Gestão Empreendedora. Gestão de Negócios em Serviços Terceirizáveis. Gestão de Negócios e Empreendedorismo. Gestão de Negócios e da Informação. Gestão do Esporte. Secretariado e Gestão Clínico-Hospitalar. Gestão de Negócios de Pequeno e Médio Porte. Planejamento Administrativo e Programação Econômica. Gestão e Planejamento Ambiental. Gestão Estratégica de Organizações.Gerência de Indústria. Pequenas Empresas. Gestão Empreendedora de Indústria.Gerenciamento Ambiental. Gestão Empreendedora de Negócios. Gestão de Processos Organizacionais. Processos Industriais. Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação. Gestão da Produção Industrial. Gestão de Cooperativas. Gestão da Informação em Negócios. Gestão e Marketing Hospitalar. Gestão Esportiva. Gestão de Empreendimentos Rurais. Gestão e Monitoramento Ambiental. Gestão de Processos Industriais. Gestão de Saúde. Normalização e Qualidade Industrial. Gestão de Pequenas e Médias Empresas. Gestão de Micro e Pequenas Empresas. Gestão Empreendedora da Informação. Gestão Executiva de Negócios. n) Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental: Denominações existentes com possibilidades de convergência . Gestão de Negócios em Comércio e Serviços.Empreendimento. Gestão da Produção e da Qualidade. Sistema de Gestão Ambiental. Processos de Produção.Gestão da Produção. Gestão de Médias e Pequenas Empresas. Gestão de Empreendimentos. Gestão de Pequeno e Médio Empreendimento. l) Curso Superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer: Denominações existentes com possibilidades de convergência . Gestão Empreendedora de Pequenos Negócios. Gerência de Processos Empresariais. Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas.Gestão de Serviços da Saúde. Planejamento e Gestão Ambiental. Qualidade e Produtividade Industrial. Gestão de Negócios. Gestão Empreendedora de Empresas. Gestão de Sistemas Produtivos. Gestão e Desenvolvimento de Sistemas Corporativos. Gestão de Empresas de Serviços. Gestão de Serviços Hospitalares. Gestão de Processos Empreendedores. Gestão Empresarial de Pequenas e Médias Empresas. Gestão de Empreendimentos Educacionais. m) Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial: Denominações existentes com possibilidades de convergência . Gestão da Produção e Logística. Gestão do Meio Ambiente. Gestão da Manufatura. o) Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar: Denominações existentes com possibilidades de convergência . Gestão da Produção e Serviços Industriais. Gestão de Hospitais e Serviços de Saúde. Gestão Empresarial. RN09374 . Gestão de Empreendimentos de Saúde. Organização e Gestão do Lazer. Gestão Estratégica Organizacional. Gestão de Negócios Empresariais. Planejamento e Gerenciamento Ambiental.Gestão de Esportes e Clubes Esportivos. Gestão de Marketing Esportivo.

Gestão Turística. Organização e Promoção de Eventos Sociais e Desportivos. Hotelaria e Gestão de Empresas de Turismo. Organização e Produção de Eventos. Gestão de Eventos Sociais e Desportivos. Transportes Urbanos. Gestão de Eventos e Cerimonial. Hotelaria Hospitalar. Produção Cultural e de Eventos. Organização de Eventos Sociais e Desportivos. x) Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Segurança Privada. Hotelaria e Gestão Sustentável do Turismo. 4º Caberá à Câmara de Formação Profissional do CFA promover estudos visando a adequação desta Resolução Normativa às versões subseqüentes do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia ou normativo equivalente. Gestão de Empreendimentos de Turismo e Hotelaria. Planejamento e Organização de Eventos. Hotelaria e Eventos. v) Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. Gestão em Turismo. Hospitalidade.Gestão de Trânsito e Transporte. s) Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo: Denominações existentes com possibilidades de convergência . Planejamento de Transportes. Gestão de Empresas Turísticas. Organização de Eventos Desportivos e de Lazer. Gestão em Hotelaria. Gestão de Logística e Transporte Multimodal. Organização de Eventos. Gestão Hoteleira.Agenciamento de Viagens. Art. 3º A atuação profissional dos Tecnólogos se limitará especificamente à sua área de formação.Gestão de Terminais e Operação Portuária. Gestão.p) Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Transportes: Denominações existentes com possibilidades de convergência . RN09374 .Administração Hoteleira. Planejamento Turístico. Gestão de Organização e Promoção de Eventos. Logística e Transportes Multimodal. Art. Organização e Promoção de Eventos. r) Curso Superior de Tecnologia em Eventos: Denominações existentes com possibilidades de convergência . u) Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas. Hospedagem. t) Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria: Denominações existentes com possibilidades de convergência .Administração e Organização de Eventos. q) Curso Superior de Tecnologia em Gestão Portuária: Denominações existentes com possibilidades de convergência . Gestão de Eventos e Turismo. Gestão Portuária. Gestão da Atividade Hoteleira.

Adm.Art. 5º. Roberto Carvalho Cardoso Presidente do CFA CRA/SP nº 097 RN09374 . Esta Resolução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.