Vous êtes sur la page 1sur 12

A HISTRIA DA MATEMTICA Por volta dos sculos IX e VIII A.C., a matemtica engatinhava na Babilnia.

Os babilnios e os egpcios j tinham uma lgebra e uma geometria, mas somente o que bastasse para as suas necessidades prticas, e no de uma cincia organizada. Na Babilnia, a matemtica era cultivada entre as escrivs responsveis pelos tesouros reais. Apesar de todo material algbrico que tinham os babilnios e egpcios, s podemos encarar a matemtica como cincia, no sentido moderno da palavra, a partir dos sculos VI e V A.C., na Grcia. A matemtica grega se distingue da babilnica e egpcia pela maneira de encar-la. Os gregos fizeram-na uma cincia propriamente dita sem a preocupao de suas aplicaes prticas. Do ponto de vista de estrutura, a matemtica grega se distingue da anterior, por ter levado em conta problemas relacionados com processos infinitos, movimento e continuidade. As diversas tentativas dos gregos de resolverem tais problemas fizeram com que aparecesse o mtodo axiomtico-dedutivo. O mtodo axiomtico-dedutivo consiste em admitir como verdadeiras certas preposies (mais ou menos evidentes) e a partir delas, por meio de um encadeamento lgico, chegar a proposies mais gerais. As dificuldades com que os gregos depararam ao estudar os problemas relativos a processos infinitos (sobretudo problemas sobre nmeros irracionais) talvez sejam as causas que os desviaram da lgebra, encaminhando-os em direo geometria. Realmente, na geometria que os gregos se destacam, culminando com a obra de Euclides, intitulada "Os Elementos". Sucedendo Euclides, encontramos os trabalhos de Arquimedes e de Apolnio de Perga. Arquimedes desenvolve a geometria, introduzindo um novo mtodo, denominado "mtodo de exausto", que seria um verdadeiro germe do qual mais tarde iria brotar um importante ramo de matemtica (teoria dos limites). Apolnio de Perga, contemporneo de Arquimedes, d incio aos estudos das denominadas curvas cnicas: a elipse, a parbola, e a hiprbole, que desempenham, na matemtica atual, papel muito importante. No tempo de Apolnio e Arquimedes, a Grcia j deixara de ser o centro cultural do mundo. Este, por meio das conquistas de Alexandre, tinha-se transferido para a cidade de Alexandria. Depois de Apolnio e Arquimedes, a matemtica graga entra no seu ocaso. A 10 de dezembro de 641, cai a cidade de Alexandria sob a verde bandeira de Al. Os exrcitos rabes, ento empenhados na chamada Guerra Santa, ocupam e destroem a cidade, e com ela todas as obras dos gregos. A cincia dos gregos entra em eclipse. Mas a cultura helnica era bem forte para sucumbir de um s golpe; da por diante a matemtica entra num estado latente. Os rabes, na sua arremetida, conquistam a ndia encontrando l outro tipo de cultura matemtica: a lgebra e a Aritmtica.

Os hindus introduzem um smbolo completamente novo no sistema de numerao at ento conhecido: o ZERO. Isto causa uma verdadeira revoluo na "arte de calcular". D-se incio propagao da cultura dos hindus por meio dos rabes. Estes levam Europa os denominados "Algarismos arbicos", de inveno dos hindus. Um dos maiores propagadores da matemtica nesse tempo foi, sem dvida, o rabe Mohamed Ibn Musa Alchwarizmi, de cujo nome resultou em nossa lngua as palavras algarismos e Algoritmo. Alehwrizmi propaga a sua obra, "Aldschebr Walmakabala", que ao p da letra seria: restaurao e confonto. ( dessa obra que se origina o nome lgebra). A matemtica, que se achava em estado latente, comea a se despertar. No ano 1202, o matemtico italiano Leonardo de Pisa, cognominado de "Fibonacci" ressuscita a Matemtica na sua obra intitulada "Leber abaci" na qual descreve a "arte de calcular" (Aritmtica e lgebra). Nesse livro Leonardo apresenta solues de equaes do 1, 2 e 3 graus. Nessa poca a lgebra comea a tomar o seu sapecto formal. Um monge alemo. Jordanus Nemorarius j comea a utilizar letras para significar um nmero qualquer, e ademais introduz os sinais de + (mais) e - (menos) sob a forma das letras p (plus = mais) e m (minus = menos). Outro matemtico alemo, Michael Stifel, passa a utilizar os sinais de mais (+) e menos (-), como ns os utilizamos atualmente. a lgebra que nasce e se pe em franco desenvolvimento. Tal desenvolvimento finalmente consolidado na obra do matemtico francs, Franois Viete, denominada "Algebra Speciosa". Nela os smbolos alfabticos tm uma significao geral, podendo designar nmeros, segmentos de retas, entes geomtricos etc. No sculo XVII, a matemtica toma nova forma, destacando-se de incio Ren Descartes e Pierre Fermat. A grande descoberta de R. Descartes foi sem dvida a "Geometria Analtica" que, em sntese, consiste nas aplicaes de mtodos algbricos geometria. Pierre Fermat era um advogado que nas horas de lazer se ocupava com a matemtica. Desenvolveu a teoria dos nmeros primos e resolveu o importante problema do traado de uma tangente a uma curva plana qualquer, lanando assim, sementes para o que mais tarde se iria chamar, em matemtica, teoria dos mximos e mnimos. Vemos assim no sculo XVII comear a germinar um dos mais importantes ramos da matemtica, conhecido como Anlise Matemtica. Ainda surgem, nessa poca, problemas de Fsica: o estudo do movimento de um corpo, j anteriormente estudados por Galileu Galilei. Tais problemas do origens a um dos primeiros descendentes da Anlise: o Clculo Diferencial. O Clculo Diferencial aparece pela primeira vez nas mos de Isaac Newton (1643-1727), sob o nome de "clculo das flexes", sendo mais tarde redescoberto independentemente pelo matemtico alemo Gottfried Wihelm Leibniz. A Geometria Analtica e o Clculo do um grande impulso matemtica.

Seduzidos por essas novas teorias, os matemticos dos sculos XVII e XVIII, corajosa e despreocupadamente se lanam a elaborar novas teorias analticas. Mas nesse mpeto, eles se deixaram levar mais pela intuio do que por uma atitude racional no desenvolvimento da cincia. No tardaram as conseqncias de tais procedimentos, comeando por aparecer contradies. Um exemplo clssico disso o caso das somas infinitas, como a soma abaixo: S = 3 - 3 + 3 - 3 + 3........... Supondo que se tenha um n. infinito de termos. Se agruparmos as parcelas vizinhas ter: S = (3 - 3) + (3 - 3) + ...........= 0 + 0 +.........= 0 Se agruparmos as parcelas vizinhas, mas a partir da 2, no agrupando a primeira: S = 3 + ( - 3 + 3) + ( - 3 + 3) + ...........= 3 + 0 + 0 + ......... = 3 O que conduz a resultados contraditrios. Esse "descuido" ao trabalhar com sries infinitas era bem caracterstico dos matemticos daquela poca, que se acharam ento num "beco sem sada'. Tais fatos levaram, no ocaso do sculo XVIII, a uma atitude crtica de reviso dos fatos fundamentais da matemtica. Pode-se afirmar que tal reviso foi a "pedra angular" da matemtica. Essa reviso se inicia na Anlise, com o matemtico francs Louis Cauchy (1789 - 1857), professor catedrtico na Faculdade de Cincias de Paris. Cauchy realizou notveis trabalhos, deixando mais de 500 obras escritas, das quais destacamos duas na Anlise: "Notas sobre o desenvolvimento de funes em sries" e "Lies sobre aplicao do clculo geometria". Paralelamente, surgem geometrias diferentes da de Euclides, as denominadas Geometrias no euclidianas. Por volta de 1900, o mtodo axiomtico e a Geometria sofrem a influncia dessa atitude de reviso crtica, levada a efeito por muitos matemticos, dentre os quais destacamos D. Hilbert, com sua obra "Fundamentos da Geometria" ("Grudlagen der Geometrie" ttulo do original), publicada em 1901. A lgebra e a Aritmtica tomam novos impulsos. Um problema que preocupava os matemticos era o da possibilidade ou no da soluo de equaes algbricas por meio de frmulas que aparecessem com radicais. J se sabia que em equaes do 2 e 3 graus isto era possvel; da surgiu a seguinte questo: ser que as equaes do 4 graus em diante admitem solues por meio de radicais? Em trabalhos publicados por volta de 1770, Lagrange (1736 - 1813) e Vandermonde (1735-96) iniciaram estudos sistemticos dos mtodos de resoluo. medida que as pesquisas se desenvolviam no sentido de achar tal tipo de resoluo, ia se evidenciando que isso no era possvel.

No primeiro tero do sculo XIX, Niels Abel (1802-29) e Evariste de Galois (1811-32) resolvem o problema, demonstrando que as equaes do quarto e quinto grau em diante no podiam ser resolvidas por radicais. O trabalho de Galois, somente publicado em 1846, deu origem a chamada "teoria dos grupos" e denominada "lgebra Moderna", dando tambm grande impulso teoria dos nmeros. Com respeito teoria dos nmeros no nos podemos esquecer as obras de R. Dedekind e Gorg Cantor. R. Dedekind define os nmeros irracionais pela famosa noo de "Corte". Georg Cantor d incio chamada Teoria dos conjuntos, e de maneira arrojada aborda a noo de infinito, revolucionando-a. A partir do sculo XIX a matemtica comea ento a se ramificar em diversas disciplinas, que ficam dadas vez mais abstratas. Atualmente se desenvolvem tais teorias abstratas, que se subdividem em outras disciplinas. Os entendidos afirmam que estamos em plena "idade de ouro" da Matemtica, e que nestes ltimos cinqenta anos tem se criado tantas disciplinas, novas matemticas, como se haviam criado nos sculos anteriores. Esta arremetida em direo ao "Abstrato", ainda que no parea nada prtica, tem por finalidade levar adiante a "Cincia". A histria tem mostrado que aquilo que nos parece pura abstrao, pura fantasia matemtica, mais tarde se revela como um verdadeiro celeiro de aplicaes prticas. A Cincia dos Gregos Se nos fosse possvel voltar poca de 640 a.C., na ento florescente cidade de Mileto encontraramos um prspero comerciante, j muito famoso, por, entre outras coisas, ter predito um eclipse ocorrido em maio de 585 a.C. Chama-se Tales, e foi posteriormente includo entre os denominados "sete sbios da Antiguidade". Sendo comerciante, teve oportunidade de tomar contacto com a matemtica dos egpcios. A matemtica egpcia tinha um carter eminentemente prtico; no era formada por um corpo de conhecimentos interligados, mas sim, por conhecimentos esparsos. Um dos poucos fragmentos de que dispomos dos conhecimentos matemticos dos egpcios se acham no denominado papiro de Rhind, de autoria do escriba Ahmes. Esse papiro a assim chamado em honra a um antiqurio escocs que o comprou em 1858 de um mercador da cidade de Luxor, s margens do Nilo. Em tal papiro encontramos as seguintes palavras (sobre o objetivo mesmo): "direo para saber todas as coisas obscuras". Euclides Pouco se sabe com certeza da vida de Euclides. Sabemos que viveu em Bizncio entre os anos de 485 a 410 a.C. Nesse tempo, o sbio Ptolomeu I, sucedia a Alexandre Magno no trono do Egito. Sob seus cuidados, surgiu em Alexandria uma instituio, denominada "Museu", que congregava a maioria dos sbios da poca. O Museu foi erigido ao lado do palcio real, tinha dependncias residenciais,

salas de aula, e de conferncias, e o que mais importante a maior biblioteca da poca. Euclides foi o primeiro diretor do Museu, e, graas a isso, pode organizar os resultados obtidos por matemticos anteriores (Tales, Pitgoras, Eudoxo e outros). Tal organizao se acha em sua imortal obra, modestamente intitulada de "Os Elementos'. "Os Elementos" um conjunto de 13 livros dedicados ao fundamento e desenvolvimento lgico e sistemtico da geometria. O primeiro livro trata das questes que so fundamentais para a geometria, e o seu estilo, suas ordenaes serviram de normas diretoras para todas as outras obras posteriores da matemtica. Os princpios dos quais partes Euclides para edificar a geometria so as definies, os postulados e os entes primitivos. As definies so, no incio, em nmero de 23, e ao todo, no texto, atingem 120. Por exemplo, no primeiro livro, encontramos as seguintes definies: "Ponto aquilo que no tem partes" "Reta o comprimento sem espessura" "Superfcie o que tem unicamente comprimento e largura" "Retas paralelas so aquela que, estando em um mesmo plano, no se encontram ao serem prolongadas indefinidamente". Essas definies, agora nos parecem um tanto ingnuas e despidas de rigor lgico, mas tenhamos em conta a poca em que foram escritas e o pioneirismo de Euclides. Adotando em seguida 10 postulados Euclides deduz seus teoremas. A partir do dia de seu aparecimento "Os Elementos" se tornou a obra clssica da Geometria, e de tal modo foi difundida que chegou a sobrepujar o seu autor, a ponto de, na Idade Mdia, se negar a existncia fsica de Euclides. Os sucessos de Euclides Depois de Euclides, dois matemticos de gabarito apareceram em Alexandria: Apolnio e Arquimedes, sendo este ltimo considerado uma das maiores personagens da Antiguidade. interessante notar-se que tanto Apolnio como Arquimedes fizeram suas investigaes matemticas dentro de um esprito platnico, isto , na mais alta abstrao dos fatos concretos que deram origem s mesmas. Apolnio dedicou-se principalmente ao estudo de uma famlia de curvas denominadas de cnicas. A razo desta denominao que tais curvas resultam de um corte conveniente do cone. Dependendo da maneira como cortamos o cone, resultar uma circunferncia de crculo ou uma elipse, ou uma parbola, ou ainda uma hiprbole. As curvas cnicas desempenham papel relevante na fsica e na matemtica atual. As rbitas dos planetas so elipses, a trajetria dos foguetes balsticos so parbolas, os espelhos dos telescpios so parablicos, etc. Apolnio recebeu um apelido curioso de seus discpulos, o de psilon, em virtude de sua sala de aula ser designada pela letra grega psilon. Podemos dizer que Apolnio, com a sua obra, deu um "fecho de ouro" na geometria grega. Mas ele ainda no seria o ltimo; em seguida nos encontramos com um verdadeiro gnio Arquimedes de Sirascusa.

Arquimedes O "Newton" grego Arquimedes nasceu na cidade de Siracusa no ano 287 a.C., descendente da famlia real. Embora da poca to remota possamos considerar Arquimedes como um moderno em pensamento. Realmente podemos equipar-lo com o genial fsico e matemtico ingls Isaac Newton. Arquimedes no foi s matemtico, mas tambm inventor. Seus inventos eram baseados no que hoje chamamos de mquinas simples alavancas, roldanas, sarilhos. famosa a sua afirmao (querendo ressaltar os efeitos de uma alvanca): Dai-me um ponto de apoio e eu moverei o mundo". Arquimedes construiu muitos engenhos de guerra, atravs dos quais a sua cidade, Siracusa, conseguiu resistir s hostes romanas durante mais de dois anos. Sabe-se que Arquimedes incendiou e destruiu uma esquadra romana, usando espelhos parablicos. Aida sua descoberta o "parafuso sem fim", o qual utiliza para elevao da gua. Um problema onde Arquimedes mostrou toda a sua habilidade como matemtico foi, sem dvida, aquele para se calcular a rea de um crculo de raio R. Para isso ele usou um raciocnio que s mais tarde (1600 a 1700 d.C.) iria ser utilizado por Newton e Leibniz na inveno do clculo infinitesimal. Seja S a rea do crculo. Dividimos tal crculo em nmero muito grande de partes iguais (por meio de tringulos). Obtemos assim um polgono cuja rea A menor que S (rea do crculo). Coloquem-se agora tais tringulos sobre uma reta. O segmento AB tem para medida um nmero que chamaremos de P. P o menor que o comprimento de C da circunferncia do crculo. Com esta tira de tringulos podemos formar um "retngulo" de altura R (aproximadamente) e base 1/2P, obtido dobrando-a ao meio (para um nmero finito de tringulos, temos um paralelogramo). A rea desse "retngulo" A e menor que S. A rea de A se aproximar de S quanto maior for o nmero de divises. Se o nmero n de divises for infinito, a rea A coincidir com S e o comprimento P coincidira com c. Outro problema que sempre apaixonou Arquimedes, e que, segundo ele, era "o mais difcil", foi o de encontrar a relao entre o volume do cone, da esfera e do cilindro, um colocado dentro do outro (cone e cilindro equilteros, inscrito e excrito na esfera) Uma famosa descoberta de Arquimedes o conhecido "Princpio de Arquimedes", da hidrosttica, que diz: Todo corpo imerso em um fluido recebe deste um empuxo vertical (de baixo para cima) em intensidade igual ao volume deslocado do fluido". Conta a lenda (narrada posteriormente pelo arquiteto romano vitrvio) que Arquimedes descobriu tal princpio enquanto tomava banho, e que saiu gritando pelas ruas "Eureka, Eureka! que quer dizer "Achei"! Os egpcios criam os smbolos Por volta do ano 4.000 a.C., algumas comunidades primitivas aprenderam a usar ferramentas e armas de bronze. Aldeias situadas s margens de rios transformaram-se em cidades. A vida ia ficando cada vez mais complexa. Novas atividades iam surgindo, graas, sobretudo ao

desenvolvimento do comrcio. Os agricultores passaram a produzir alimentos em quantidades superiores s suas necessidades. Com isso algumas pessoas puderam se dedicar a outras atividades, tornando-se artesos, comerciantes, sacerdotes, administradores. Como conseqncia desse desenvolvimento surgiu a escrita. Era o fim da Pr-Histria e o comeo da Histria. Os grandes progressos que marcaram o fim da Pr-Histria verificaram-se com muita intensidade e rapidez no Egito. Voc certamente j ouviu falar nas pirmides do Egito. Para fazer os projetos de construo das pirmides e dos templos, o nmero concreto no era nada prtico. Ele tambm no ajudava muito na resoluo dos difceis problemas criados pelo desenvolvimento da indstria e do comrcio. Como efetuar clculos rpidos e precisos com pedras, ns ou riscos em um osso? Foi partindo dessa necessidade imediata que estudiosos do Antigo Egito passaram a representar a quantidade de objetos de uma coleo atravs de desenhos os smbolos. A criao dos smbolos foi um passo muito importante para o desenvolvimento da Matemtica. Na Pr-Histria, o homem juntava 3 bastes com 5 bastes para obter 8 bastes. Hoje sabemos representar esta operao por meio de smbolos. 3 + 5 = 8 Muitas vezes no sabemos nem que objetos estamos somando. Mas isso no importa: a operao pode ser feita da mesma maneira. Mas como eram os smbolos que os egpcios criaram para representar os nmeros? Contando com os egpcios H mais ou menos 3.600 anos, o fara do Egito tinha um sdito chamado Aahmesu, cujo nome significa Filho da Lua. Aahmesu ocupava na sociedade egpcia uma posio muito mais humilde que a do fara: provavelmente era um escriba. Hoje Aahmesu mais conhecido do que muitos faras e reis do Antigo Egito. Entre os cientistas, ele chamado de Ahmes. Foi ele quem escreveu o Papiro Ahmes. O papiro Ahmes um antigo manual de matemtica. Contm 80 problemas, todos resolvidos. A maioria envolvendo assuntos do dia-a-dia, como o preo do po, a armazenagem de gros de trigo, a alimentao do gado. Observando e estudando como eram efetuados os clculos no Papiro Ahmes, no foi difcil aos cientistas compreender o sistema de numerao egpcio. Alm disso, a decifrao dos hierglifos inscries sagradas das tumbas e monumentos do Egito no sculo XVIII tambm foi muito til. O sistema de numerao egpcio baseava-se em sete nmeros-chave: 1 10 100 1.000 10.000 100.000 1.000.000 Os egpcios usavam smbolos para representar esses nmeros. Um trao vertical representava 1 unidade: Um osso de calcanhar invertido representava o nmero 10: Um lao valia 100 unidades: Uma flor de ltus valia 1.000: Um dedo dobrado valia 10.000: Com um girino os egpcios representavam 100.000 unidades: Uma figura ajoelhada, talvez representando um deus, valia 1.000.000: Todos os outros nmeros eram escritos combinando os nmeros-chave. Na escrita dos nmeros que usamos atualmente, a ordem dos algarismos muito importante. Se tomarmos um nmero, como por exemplo: 256 e trocarmos os algarismos de lugar vo obter outros nmeros completamente diferentes: 265 526 562 625 652 Ao escrever os nmeros, os egpcios no se preocupavam com a ordem dos smbolos. Observe no desenho que apesar de

a ordem dos smbolos no ser a mesma, os trs garotos do Antigo Egito esto escrevendo o mesmo nmero: 45 Os papiros da Matemtica egpcia Quase tudo o que sabemos sobre a Matemtica dos antigos egpcios se baseia em dois grandes papiros: o Papiro Ahmes e o Papiro de Moscou. O primeiro foi escrito por volta de 1.650 a.C. e tem aproximadamente 5,5 m de comprimento e 32 cm de largura. Foi comprado em 1.858 por um antiqurio escocs chamado Henry Rhind. Por isso conhecido tambm como Papiro de Rhind. Atualmente encontra-se no British Museum, de Londres. O Papiro de Moscou uma estreita tira de 5,5 m de comprimento por 8 cm de largura, com 25 problemas. Encontra-se atualmente em Moscou. No se sabe nada sobre o seu autor. A tcnica de calcular dos egpcios Com a ajuda deste sistema de numerao, os egpcios conseguiam efetuar todos os clculos que envolviam nmeros inteiros. Para isso, empregavam uma tcnica de clculo muito especial: todas as operaes matemticas eram efetuadas atravs de uma adio. Por exemplo, a multiplicao 13 * 9 indicava que o 9 deveria ser adicionado treze vezes. 13 * 9 = 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 A tabela abaixo ajuda a compreender como os egpcios concluam a multiplicao: Nmero de parcelas Resultado 1 9 2 18 4 36 8 72 Eles buscavam na tabela um total de 13 parcelas; era simplesmente a soma das trs colunas destacadas: 1 + 4 + 8 = 13 O resultado da multiplicao 13 * 9 era a soma dos resultados desta trs colunas: 9 + 36 + 72 = 117 Os egpcios eram realmente muito habilidosos e criativos nos clculos com nmeros inteiros. Mas, em muitos problemas prticos, eles sentiam necessidades de expressar um pedao de alguma coisa atravs de um nmero. E para isso os nmeros inteiros no serviam. Descobrindo a frao Por volta do ano 3.000 a.C., um antigo fara de nome Sesstris... ... repartiu o solo do Egito s margens do rio Nilo entre seus habitantes. Se o rio levava qualquer parte do lote de um homem, o fara mandava funcionrios examinarem e determinarem por medida a extenso exata da perda. Estas palavras foram escritas pelo historiador grego Herdoto, h cerca de 2.300 anos. O rio Nilo atravessa uma vasta plancie. Uma vez por ano, na poca das cheias, as guas do Nilo sobem muitos metros acima de seu leito normal, inundando uma vasta regio ao longo de suas margens. Quando as guas baixam, deixam descobertas uma estreita faixa de terras frteis, prontas para o cultivo. Desde a Antigidade, as guas do Nilo fertilizam os campos, beneficiando a agricultura do Egito. Foi nas terras frteis do vale deste rio que se desenvolveu a civilizao egpcia. Cada metro de terra era precioso e tinha de ser muito bem cuidado. Sesstris repartiu estas preciosas terras entre uns poucos agricultores privilegiados. Todos os anos, durante o ms de junho, o nvel das guas do Nilo comeava a subir. Era o incio da inundao, que durava at setembro. Ao avanar sobre as margens, o rio derrubava as cercas de pedra que cada

agricultor usava par marcar os limites do terreno de cada agricultor. Usavam cordas para fazer a medio. Havia uma unidade de medida assinada na prpria corda. As pessoas encarregadas de medir esticavam a corda e verificavam quantas vezes aquela unidade de medida estava contida nos lados do terreno. Da, serem conhecidas como esticadores de cordas. No entanto, por mais adequada que fosse a unidade de medida escolhida, dificilmente cabia um nmero inteiro de vezes nos lados do terreno. Foi por essa razo que os egpcios criaram um novo tipo de nmero: o nmero fracionrio. Para representar os nmeros fracionrios, usavam fraes. As complicadas fraes egpcias Os egpcios interpretavam a frao somente como uma parte da unidade. Por isso, utilizavam apenas as fraes unitrias, isto , com numerador igual a um. Para escrever as fraes unitrias, colocavam um sinal oval alongado sobre o denominador. As outras fraes eram expressas atravs de uma soma de fraes de numerador 1. Os egpcios no colocavam o sinal de adio - + - entre as fraes, porque os smbolos das operaes ainda no tinham sido inventados. No sistema de numerao egpcio, os smbolos repetiam-se com muita freqncia. Por isso, tanto os clculos com nmeros inteiros quanto aqueles que envolviam nmeros fracionrios eram muito complicados. Assim como os egpcios, outros povos tambm criaram o seu prprio sistema de numerao. Porm, na hora de efetuar os clculos, em qualquer um dos sistemas empregados, as pessoas sempre esbarravam em alguma dificuldade. Apenas por volta do sculo III a.C. comeou a se formar um sistema de numerao bem mais prtico e eficiente do que os outros criados at ento: o sistema de numerao romano. Contando com os romanos De todas as civilizaes da Antigidade, a dos romanos foi sem dvida a mais importante. Seu centro era a cidade de Roma. Desde sua fundao, em 753 a.C., at ser ocupada por povos estrangeiros em 476 d.C., seus habitantes enfrentaram um nmero incalculvel de guerras de todos os tipos. Inicialmente, para se defenderem dos ataques de povos vizinhos; mais tarde nas campanhas de conquistas de novos territrios. Foi assim que, pouco a pouco, os romanos foram conquistando a pennsula Itlica e o restante da Europa, alm de uma parte da sia e o norte de frica. Apesar de a maioria da populao viver na misria, em Roma havia luxo e muita riqueza, usufrudas por uma minoria rica e poderosa. Roupas luxuosas, comidas finas e festas grandiosas faziam parte do dia-a-dia da elite romana. Foi nesta Roma de misria e luxo que se desenvolveu e aperfeioou o nmero concreto, que vinha sendo usado desde a poca das cavernas. Como foi que os romanos conseguiram isso? O sistema de numerao romano Os romanos foram espertos. Eles no inventaram smbolos novos para representar os nmeros; usaram as prprias letras do alfabeto. I V X L C D M Como ser que eles combinaram estes smbolos para formar o seu sistema de numerao? O sistema de numerao romano baseava-se em sete nmeros-chave: I tinha o valor 1. V valia 5. X representava 10 unidades. L indicava 50 unidades. C valia 100. D valia 500. M valia 1.000.

Quando apareciam vrios nmeros iguais juntos, os romanos somavam os seus valores. II = 1 + 1 = 2 XX = 10 + 10 = 20 XXX = 10 + 10 + 10 = 30 Quando dois nmeros diferentes vinham juntos, e o menor vinha antes do maior, subtraam os seus valores. IV = 4 porque 5 - 1 = 4 IX = 9 porque 10 1 = 9 XC = 90 porque 100 10 = 90 Mas se o nmero maior vinha antes do menor, eles somavam os seus valores. VI = 6 porque 5 + 1 = 6 XXV = 25 porque 20 + 5 = 25 XXXVI = 36 porque 30 + 5 + 1 = 36 LX = 60 porque 50 + 10 = 60 Ao lermos o cartaz, ficamos sabendo que o exercito de Roma fez numa certa poca MCDV prisioneiros de guerra. Para ler um nmero como MCDV, veja os clculos que os romanos faziam: Em primeiro lugar buscavam a letra de maior valor. M = 1.000 Como antes de M no tinha nenhuma letra, buscavam a segunda letra de maior valor. D = 500 Depois tiravam de D o valor da letra que vem antes. D C = 500 100 = 400 Somavam 400 ao valor de M, porque CD est depois e M. M + CD = 1.000 + 400 = 1.400 Sobrava apenas o V. Ento: MCDV = 1.400 + 5= 1.405 Os milhares Como voc acabou de ver, o nmero 1.000 era representado pela letra M. Assim, MM correspondiam a 2.000 e MMM a 3.000. E os nmeros maiores que 3.000? Para escrever 4.000 ou nmeros maiores que ele, os romanos usavam um trao horizontal sobre as letras que representavam esses nmeros. Um trao multiplicava o nmero representado abaixo dele por 1.000. Dois traos sobre o M davam-lhe o valor de 1 milho. O sistema de numerao romano foi adotado por muitos povos. Mas ainda era difcil efetuar clculos com este sistema. Por isso, matemticos de todo o mundo continuaram a procurar intensamente smbolos mais simples e mais apropriados para representar os nmeros. E como resultado dessas pesquisas, aconteceu na ndia uma das mais notveis invenes de toda a histria da Matemtica: O sistema de numerao decimal. Afinal os nossos nmeros No sculo VI foram fundados na Sria alguns centros de cultura grega. Consistiam numa espcie de clube onde os scios se reuniam para discutir exclusivamente a arte e a cultura vindas da Grcia. Ao participar de uma conferncia num destes clubes, em 662, o bispo srio Severus Sebokt, profundamente irritado com o fato de as pessoas elogiarem qualquer coisa vinda dos gregos, explodiu dizendo: Existem outros povos que tambm sabem alguma coisa! Os hindus, por exemplo, tm valiosos mtodos de clculos. So mtodos fantsticos! E imaginem que os clculos so feitos por apenas nove sinais!. A referncia a nove, e no dez smbolos significam que o passo mais importante dado pelos hindus para formar o seu sistema de numerao a inveno do zero - ainda no tinha chegado ao Ocidente. A idia dos hindus de introduzir uma notao

para uma posio vazia um ovo de ganso, redondo ocorreu na ndia, no fim do sculo VI. Mas foram necessrios muitos sculos para que esse smbolo chegasse Europa. Com a introduo do dcimo sinal o zero o sistema de numerao tal qual o conhecemos hoje estava completo. At chegar aos nmeros que voc aprendeu a ler e escrever, os smbolos criados pelos hindus mudaram bastante. Hoje, estes smbolos so chamados de algarismos indoarbicos. Se foram os matemticos hindus que inventaram o nosso sistema de numerao, o que os rabes tm a ver com isso? E por que os smbolos 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 so chamados de algarismos? Os rabes divulgam ao mundo os nmeros hindus Simbad, o marujo, Aladim e sua lmpada maravilhosa, Harum al-Raschid so nomes familiares para quem conhece os contos de As mil e uma noites. Mas Simbad e Aladim so apenas personagens do livro, Harum al-Raschid realmente existiu. Foi o califa de Bagd, do ano 786 at 809. Durante o seu reinado os povos rabes travaram uma sria de guerras de conquista. E como prmios de guerra, livros de diversos centros cientficos foram levados para Bagd e traduzidos para a lngua rabe. Em 809, o califa de Bagd passou a ser al-Mamum, filho de Harum alRahchid. Al-Mamum era muito vaidoso. Dizia com toda a convico. No h ningum mais culto em todos os ramos do saber do que eu. Como era um apaixonado da cincia, o califa procurou tornar Bagd o maior centro cientfico do mundo, contratando os grandes sbios muulmanos da poca. Entre eles estava o mais brilhante matemtico rabe de todos os tempos: al-Khowarizmi. Estudando os livros de Matemtica vindos da ndia e traduzidos para a lngua rabe, al-Khowarizmi surpreendeu-se a princpio com aqueles estranhos smbolos que incluam um ovo de ganso! Logo, al-Khowarizmi compreendeu o tesouro que os matemticos hindus haviam descobertos. Com aquele sistema de numerao, todos os clculos seriam feitos de um modo mais rpido e seguro. Era impossvel imaginar a enorme importncia que essa descoberta teria para o desenvolvimento da Matemtica. Al-Khowarizmi decidiu contar ao mundo as boas nova. Escreveu um livro chamado Sobre a arte hindu de calcular, explicando com detalhes como funcionavam os dez smbolos hindus. Com o livro de al-Khowarizmi, matemticos do mundo todo tomaram conhecimento do sistema de numerao hindu. Os smbolos 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 ficaram conhecidos como a notao de al-Khowarizmi, de onde se originou o termo latino algorismus. Da o nome algarismo. So estes nmeros criados pelos matemticos da ndia e divulgados para outros povos pelo rabe al-Khowarizmi que constituem o nosso sistema de numerao decimal conhecidos como algarismo indo-arbicos. Os nmeros racionais Com o sistema de numerao hindu ficou fcil escrever qualquer nmero, por maior que ele fosse. 0 13 35 98 1.024 3.645.872 Como estes nmeros foram criados pela necessidade prtica de contar as coisas da natureza, eles so chamados de nmeros naturais. Os nmeros naturais simplificaram muito o trabalho com nmeros fracionrios. No havia mais necessidade de escrever um nmero fracionrio por meio de uma adio de dois fracionrios, como faziam os matemticos egpcios. O nmero fracionrio passou a ser escrito como uma razo de dois nmeros naturais. A palavra razo em matemtica significa

diviso. Portanto, os nmeros inteiros e os nmeros fracionrios podem ser expressos como uma razo de dois nmeros naturais. Por isso, so chamados de nmeros racionais. A descoberta de nmeros racionais foi um grande passo para o desenvolvimento da Matemtica.

Vous aimerez peut-être aussi