Vous êtes sur la page 1sur 91

Portugus em Exerccios

Para provas e concursos

Cortesia: www.materialconcursos.com.br

Interpretao de texto
Texto I (Carlos Chagas) Ganhamos a guerra, no a paz Os fsicos se encontram numa posio no muito diferente da de Alfred Nobel. Ele inventou o mais poderoso explosivo jamais conhecido at sua poca, um meio de destruio por excelncia. Para reparar isso, para aplacar sua conscincia humana, instituiu seus prmios promoo da paz e s realizaes pacficas. Hoje(*), os fsicos que participaram da fabricao da mais aterradora e perigosa arma de todos os tempos sentem-se atormentados por igual sentimento de responsabilidade, para no dizer culpa. E no podemos desistir de advertir e de voltar a advertir, no podemos e no devemos relaxar em nossos esforos para despertar nas naes do mundo, e especialmente nos seus governos, a conscincia do inominvel desastre que eles certamente iro provocar, a menos que mudem sua atitude em relao uns aos outros e em relao tarefa de moldar o futuro. Ajudamos a criar essa nova arma, no intuito de impedir que os inimigos da humanidade a obtivessem antes de ns, o que, dada a mentalidade dos nazistas, teria significado uma inconcebvel destruio e escravizao do resto do mundo. Entregamos essa arma nas mos dos povos norte-americano e britnico, vendo neles fiis depositrios de toda a humanidade, que lutavam pela paz e pela liberdade. At agora, porm, no conseguimos ver nenhuma garantia das liberdades que foram prometidas s naes no Pacto do Atlntico. Ganhamos a guerra, no a paz. As grandes potncias, unidas na luta, esto agora divididas quanto aos acordos de paz. Prometeu-se ao mundo que ele ficaria livre do medo, mas, na verdade, o medo aumentou enormemente desde o fim da guerra. Prometeu-se ao mundo que ele ficaria livre da penria, mas grandes partes dele se defrontam com a fome, enquanto outras vivem na abundncia. (...) Possa o esprito que motivou Alfred Nobel a criar sua notvel instituio, o esprito de f e confiana, de generosidade e fraternidade entre os homens, prevalecer na mente daqueles de cujas decises dependem nossos destinos. Do contrrio, a civilizao humana estar condenada.
(*) Este texto foi escrito em 1945, logo depois do fim da II Guerra Mundial.

(Albert Einstein, Escritos da maturidade.. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994)

1. Ao escrever esse texto, o grande fsico Albert Einstein preocupou-se sobretudo em formular uma grave advertncia contra (A) a pacificao do mundo por meio da ao de governos totalitrios. (B) a perigosa instabilidade gerada pelo Pacto do Atlntico. (C) o novo potencial belicoso da situao de ps-guerra. (D) o poder de devastao representado pelo invento de Alfred Nobel. (E) o esprito do armistcio assinado pelas grandes potncias. 2. Considere as seguintes afirmaes: I. A criao e a entrega da mais aterradora e perigosa arma de todos os tempos aos norte-americanos e britnicos se deram em meio a uma perigosa e disputada corrida armamentista.

II. Einstein mostra-se insatisfeito quanto aos termos em que se configurou o Pacto do Atlntico, um acordo em si mesmo tmido e incapaz de gerar bons resultados. III. Einstein inclui-se entre os responsveis pelo trmino da guerra e pela derrota dos nazistas, mas declina de qualquer responsabilidade quanto a uma futura utilizao da nova e devastadora arma. Em relao ao texto, est correto APENAS o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) III. (D) Ie II. (E) IIe III. 3. A atitude de vigilncia, para a qual Einstein convoca a todos nesse texto, deve materializar-se, conforme deseja o grande fsico, (A) numa advertncia contra os preocupantes riscos representados pela iminente reorganizao dos nazistas. (B) na conscientizao dos vitoriosos quanto necessidade de se entenderem e de assumirem suas responsabilidades diante do futuro. (C) no cumprimento das exigncias feitas pelos cientistas quando se propuseram a elaborar as condies do Pacto do Atlntico. (D) na manuteno das auspiciosas condies polticas do ps-guerra, marcadas pela derrota dos nazistas. (E) na constituio de um novo tratado que, indo de encontro ao Pacto do Atlntico, represente um esforo de real pacificao. 4. Quanto sua construo interna, as frases Ganhamos a guerra, no a paz e As grandes potncias, unidas na luta, esto agora divididas tm em comum . (A) um jogo entre alternativas. (B) uma relao de causa e efeito. (C) a formulao de uma condicionalidade. (D) a articulao de uma hiptese. (E) a explorao de antteses. 5. Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma expresso do texto em: (A) numa posio no muito diferente da de Alfred Nobel = em atitude inteiramente similar de Alfred Nobel. (B) para aplacar sua conscincia humana = para obliterar seu juzo sobre a humanidade. (C) dada a mentalidade dos nazistas = em que pese a conscincia dos nazistas. (D) vendo neles fiis depositrios = reconhecendo-os como confiveis guardies. (E) conscincia do inominvel desastre = concepo inevitvel da tragdia. 6. Possa o esprito que motivou Alfred Nobel a criar sua notvel instituio, o esprito de f e confiana, de generosidade e fraternidade entre os homens, prevalecer na mente daqueles de cujas decises dependem nossos destinos. Observa-se que na construo do perodo acima, se empregou o verbo (A) poder como auxiliar do verbo criar. (B) criar como auxiliar do verbo prevalecer. (C) motivar como auxiliar de prevalecer. (D) criar como auxiliar do verbo poder.

(E) poder como auxiliar do verbo prevalecer. Texto II (Carlos Chagas) Cincia e esoterismo A astrologia muito mais popular do que a astronomia. Um nmero muito maior de pessoas abre um jornal ou uma revista para consultar uma coluna astrolgica do que para ler uma coluna sobre astronomia. E a astrologia no est sozinha: numerologia, quiromancia, cartas de tar, bzios etc. tambm so extremamente populares. Como fsico, no cabe a mim explicar o porqu dessa irresistvel atrao pelo que obviamente est alm do que chamamos fenmenos naturais. Mas posso ao menos oferecer uma conjectura. O fascnio pelo esotrico vem justamente de seu aspecto pessoal, privado: voc paga a um profissional com conhecimentos ou "poderes" esotricos para que ele fale sobre voc, sua vida, seus problemas, seu futuro... O problema com o esoterismo que no temos nenhuma prova concreta, cientfica, de que certos fenmenos realmente ocorrem. As "provas" que foram oferecidas at o momento fotos, depoimentos pessoais, sesses demonstrativas e compilaes estatsticas de dados misteriosamente se recusam a sobreviver quando testadas no laboratrio sob o escrutnio do cientista ou aps uma anlise quantitativa mais detalhada. Uma das grandes armas da cincia contra o charlatanismo justamente a possibilidade de repetirmos certos experimentos tantas vezes quantas desejarmos. Os cientistas no precisam "acreditar" nos resultados de outros cientistas; basta repetir o experimento em seu prprio laboratrio, sob condies idnticas, e os mesmos resultados devem ser encontrados. Seria realmente fascinante se houvesse uma fora desconhecida que pudesse influenciar nosso comportamento (ou pelo menos indicar tendncias) a partir de um arranjo csmico em que ns, como indivduos, participssemos ativamente, uma espcie de astronomia personalizada. Mas, para mim, mais fascinante ainda seguir os passos de outros cientistas e dedicar toda uma vida ao estudo dos fenmenos naturais, armado apenas com inspirao e razo. Ao compreendermos um pouco mais sobre o mundo nossa volta, estaremos, tambm, compreendendo um pouco mais sobre ns mesmos e sobre nosso lugar neste vasto e misterioso Universo.
(Marcelo Gleiser, Retalhos csmicos. So Paulo: Companhia das Letras, 1999)

7. Observando-se alguns dos recursos utilizados na construo do texto, verifica-se que (A) o emprego das aspas em "poderes" justifica-se do mesmo modo que em "provas". (B) a falta de marca pessoal na linguagem garante a objetividade da demonstrao. (C) as expresses astronomia personalizada e basta repetir o experimento so manifestaes da ironia do autor. (D) o emprego das aspas em "acreditar" deve-se nfase atribuda a uma ao afirmativa dos cientistas. (E) o emprego da palavra inspirao, no final do texto, revela que o autor reviu e retificou sua posio contrria ao esoterismo. 8. Na argumentao que desenvolve em seu texto, o autor se vale dos seguintes procedimentos:

I. No aceita a suposta popularizao das crenas de natureza esotrica, considerando-a uma manipulao dos charlates que tm interesse em propagar seus falsos poderes. II. Afirma que os fenmenos esotricos no so comprovados quando submetidos a testes rigorosamente cientficos ou a anlises largas e detalhadas. III. Admite que a cincia menos atraente que as prticas esotricas, j que ela no se prope a desvendar as grandes incgnitas do nosso Universo. IV. Conclui que a cincia tambm tem seus encantos, embora aceite que os que a praticam no costumam se valer dos conhecimentos j conquistados dentro da tradio cientfica. Em relao ao texto, est correto APENAS o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) III e IV. 9. Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma expresso do texto em: (A) ao menos oferecer uma conjectura = pleitear, mesmo assim, uma comprovao. (B) seu aspecto pessoal, privado = sua verdade ntima, inconfessvel. (C) arranjo csmico = pretexto universal. (D) sob o escrutnio do cientista = pela anlise minuciosa do cientista. (E) armado apenas com inspirao e razo = to-somente com a f e a perseverana. Texto III (Carlos Chagas) O Brasil entrou no sculo XXI justificando o lugar comum do sculo passado: continua sendo um pas de contrastes. Isso o que revelam os nmeros iniciais do Censo 2000, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). No ltimo ano da dcada passada, em comparao com o primeiro 1991 , muito mais brasileiros estavam estudando, tinham carros, eletrodomsticos, telefones, luz, gua encanada, esgoto e coleta de lixo, e muito menos brasileiros morriam antes de completar um ano de vida. A mortalidade infantil caiu 38%: de 48 por mil nascimentos para 29,6. A queda foi maior do que os especialistas haviam projetado no incio da dcada. Isso, a despeito de a maioria da populao continuar vivendo com rendimentos franciscanos: pouco mais da metade dos 76,1 milhes de membros da populao economicamente ativa ganhava at dois salrios mnimos por ms (ou R$ 302,00 data do recenseamento e R$ 400,00 hoje) e apenas 2,4% ganhavam mais de vinte salrios mnimos, ou seja, R$ 4 000,00 um salrio relativamente modesto nas sociedades desenvolvidas. Por esse ngulo, pode-se dizer que o Brasil um pas igualitrio: ostenta a dramtica igualdade na pobreza. Os nmeros agregados escondem que o consumo se distribui de forma acentuadamente desigual pelo territrio e entre os diversos grupos de renda. Enquanto no Sul e no Sudeste os domiclios com carro somam mais de 40%, no Norte e no Nordeste no chegam a 15%. De certo modo, quem pode consumir bens durveis acaba consumindo por si e por quem no pode. O desequilbrio regional e social do consumo acompanha, obviamente, a concentrao da capacidade aquisitiva. Os dados que apontam para a intolervel persistncia da igualdade na pobreza entre os brasileiros tm relao manifesta com o desempenho da economia. Se verdade que, em matria de expanso dos benefcios sociais e do acesso a bens indispensveis

no mundo contemporneo, como o telefone, os anos 1990 foram uma dcada ganha, no que toca ao crescimento econmico foram uma dcada das mais medocres, desde a transformao do Pas em sociedade industrial. Entre 1991 e 2000, o Brasil cresceu, em mdia, parcos 2,7% ao ano. Mesmo em 1994, o melhor ano do perodo, o Produto Interno Bruto (PIB) no chegou a 6% muito abaixo dos picos registrados na dcada de 1970, a do "milagre brasileiro". bvio que a retomada do desenvolvimento condio sine qua para a elevao da renda do povo.
(Adaptado de O Estado de S. Paulo, maio/2002)

10. De certo modo, quem pode consumir bens durveis acaba consumindo por si e por quem no pode. A afirmao acima aponta para (A) a melhoria real do padro de vida da populao brasileira, registrando existncia de consumo mesmo entre os mais pobres. (B) resultados estatsticos aparentemente otimistas, mas que deixam de mostrar dados pouco animadores da situao econmica e social da populao brasileira. (C) um equilbrio final da capacidade de consumo da populao nas vrias regies brasileiras, igualando os resultados de cada uma delas. (D) o paradoxo que resulta dos dados do ltimo censo, pois eles indicam o consumo de bens durveis por uma populao que no tem poder aquisitivo. (E) a falsidade do resultado de certas pesquisas, cujos dados desvirtuam a realidade, especialmente a da classe social mais desfavorecida. 11. Considere as afirmativas abaixo, a respeito do texto. O Censo 2000 I. indica o avano do Brasil, idntico ao de algumas sociedades desenvolvidas, especialmente quanto garantia de emprego, apesar de um valor modesto para o salrio mnimo. II. apresenta ndices positivos de melhoria na qualidade de vida do povo brasileiro, ao lado de disparidades acentuadas, em todo o territrio nacional. III. assinala um aumento geral do poder aquisitivo do povo brasileiro, reduzindo a um mnimo as diferenas regionais. Est correto o que se afirma SOMENTE em: (A) I e II (B) II e III (C) I (D) II (E) III 12. A afirmao no segundo pargrafo: Por esse ngulo, pode-se dizer que o Brasil um pas igualitrio. correto afirmar que a concluso acima tem um carter (A) acentuadamente irnico, pela constatao que se segue a ela. (B) bastante otimista, por ter sido possvel constatar melhorias na distribuio de renda. (C) de justificado orgulho, pela melhoria da qualidade de vida no Brasil. (D) de extremo exagero, considerando-se os dados indicativos do progresso brasileiro. (E) pessimista, tendo em vista a impossibilidade de aumento do salrio mnimo. 13. A queda foi maior do que os especialistas haviam projetado no incio da dcada. O emprego da forma verbal grifada na frase acima indica, no contexto, (A) uma incerteza em relao a um fato hipottico. (B) um fato consumado dentro de um tempo determinado.

(C) a repetio de um fato at o momento da fala. (D) uma ao passada anterior a outra, tambm passada. (E) uma ao que acontece habitualmente. 14. O segundo pargrafo do texto est ligado ao primeiro (A) por tratar-se de uma explicao das afirmaes apresentadas de incio. (B) pela condio imposta no incio desse segundo pargrafo, em relao aos dados observados no Censo. (C) por ser uma sntese do que vem sendo desenvolvido. (D) pela continuidade da mesma idia, desenvolvida em ambos. (E) por uma ressalva, marcada pelo uso da expresso a despeito de. 15. H, no texto, relao de causa e efeito entre (A) retomada do desenvolvimento e elevao da renda do povo. (B) a dcada do "milagre brasileiro" e a persistncia da situao de pobreza do povo. (C) situao econmica do Brasil no sculo XX e a que se apresenta no incio do sculo XXI. (D) queda dos ndices de mortalidade infantil e valor do salrio mnimo. (E) consumo maior no Sul e no Sudeste e acentuadamente menor no Norte e no Nordeste. 16. A mortalidade infantil caiu 38%: de 48 por mil nascimentos para 29,6. O emprego dos dois pontos assinala (A) uma restrio afirmao do perodo anterior. (B) a ligao entre palavras que formam uma cadeia na frase. (C) a incluso de um segmento explicativo. (D) a citao literal do que consta no relatrio do IBGE. (E) a brusca interrupo da seqncia de idias. 17. Os nmeros iniciais do Censo 2000 revelam melhorias. A queda das taxas de mortalidade infantil foi maior do que o esperado. Boa parte da populao brasileira continua vivendo na pobreza. As frases acima formam um nico perodo, com correo e lgica, em: (A) Se as taxas de mortalidade infantil entraram em queda maior do que era esperada, a populao brasileira continua vivendo na pobreza, apesar das melhorias que o Censo 2000, revelam em seus dados iniciais. (B) A populao brasileira em boa parte continua vivendo na pobreza, os nmeros iniciais do Censo 2000 revelam as melhorias, onde as taxas de mortalidade infantil em queda, maior do que se esperava. (C) Com a queda das taxas de mortalidade infantil, e os nmeros iniciais do Censo 2000 revela que foi maior que o esperado, mas boa parte da populao brasileira continua vivendo na pobreza. (D) Os nmeros iniciais do Censo 2000 melhoraram, com a queda das taxas de mortalidade infantil, que foi maior do que se esperavam, onde boa parte da populao brasileira continua vivendo na pobreza. (E) Boa parte da populao brasileira continua vivendo na pobreza, conquanto os nmeros iniciais do Censo 2000 revelem melhorias, como a queda das taxas de mortalidade infantil, maior do que o esperado. Texto IV (Esaf)

18- Em relao ao sentido das palavras e expresses do texto, assinale a opo correta. A farsa se existe rigorosamente , no momento atual, o menor problema que temos de enfrentar. Sabemos, hoje, que a repetio histrica tem-nos conduzido muito mais a novas tragdias no raro, aproximando-se da barbrie do que a aes burlescas; ou ao menos h uma certa identificao entre ambas, sendo aquelas mais penosas do que estas. Se tomarmos a globalizao como referncia, a pantomima atribuda a ela no difere muito de sua face trgica. Mas a ltima excede a primeira medida que revela o ngulo visvel de sua aparente inocncia. S se percebe o que acontece, efetivamente, quando os olhos (e a razo) do conta da realidade em toda sua crueza.
(Fernando Magalhes, A globalizao e as lies da histria)

a) A palavra barbrie est associada idia de barbarismo, ou seja, inadequao de linguagem. b) A expresso burlescas est associada idia de hericas. c) A palavra pantomima est sendo utilizada em seu sentido conotativo de vanguarda, modernidade. d) A expresso medida que pode ser substituda por proporo que, sem prejuzo gramatical para o perodo. e) A expresso sua crueza refere-se palavra razo. Texto VI (Esaf) 19- Considerando as idias do texto, assinale as inferncias como verdadeiras (V) ou falsas (F) e marque a correta opo em seguida. Li que a espcie humana um sucesso sem precedentes. Nenhuma outra com uma proporo parecida de peso e volume se iguala nossa em termos de sobrevivncia e proliferao. E tudo se deve agricultura. Como controlamos a produo do nosso prprio alimento, somos a primeira espcie na histria do planeta a poder viver fora de seu ecossistema de nascena. Isso nos deu mobilidade e a sociabilidade que nos salvaram do processo de seleo, que limitou outros bichos de tamanho equivalente. por isso que no temos mudado muito, mas tambm no nos extinguimos.
(Luiz Fernando Verssimo, Recursos Humanos, in: O Desafio tico, org. de Ari Roitman, com adaptaes)

( ) Mede-se o sucesso pela capacidade de sobrevivncia e proliferao. ( ) Se a espcie humana tivesse outro peso e volume no teria sobrevivido. ( ) Viver fora do ecossistema de nascena depende da capacidade de criar o prprio alimento. ( ) O processo de seleo das espcies que limita a mobilidade e a sociabilidade. ( ) A histria da espcie humana poderia ser outra se no houvesse agricultura. ( ) Poucas mudanas trazem como conseqncia a no-extino da espcie. A seqncia correta : a) V, V, V, F, F, V b) V, F, F, V, V, F c) F, F, V, V, F, V d) F, V, F, V, V, F

e) V, F, V, F, V, F Texto VII (Esaf) A racionalidade comunicativa se tornou possvel com o advento da modernidade, que emancipou o homem do jugo da tradio e da autoridade, e permitiu que ele prprio decidisse, sujeito unicamente fora do melhor argumento, que proposies so ou no aceitveis, na trplice dimenso: da verdade (mundo objetivo), da justia (mundo social) e da veracidade (mundo subjetivo). Ocorre que simultaneamente com a racionalizao do mundo vivido, que permitiu esse aumento de autonomia, a modernidade gerou outro processo de racionalizao, abrangendo a esfera do Estado e da Economia, que acabou se automatizando do mundo vivido e se incorporou numa esfera "sistmica", regida pela razo instrumental. A racionalizao sistmica, prescindido da coordenao comunicativa das aes e impondo aos indivduos uma coordenao automtica, independente de sua vontade, produziu uma crescente perda de liberdade. 20. De acordo com o texto, na modernidade: a) a racionalizao comunicativa valorizou o trabalho b) o homem pde decidir quais seriam os novos valores aceitveis c) o advento da racionalidade emancipou o homem do jugo da tradio e da autoridade d) o homem, ao perder a tradio, perdeu a autoridade e) a racionalidade impeliu o homem ao jugo da tradio 21. A racionalizao do mundo vivido permitiu: a) a trplice dimenso da verdade d) um aumento da autonomia b) a aceitao da autoridade e) a busca da justia social c) a valorizao do trabalho 22. A modernidade gerou dois processos da racionalizao: a) a do mundo vivido e a sistmica b) a subjetiva e a objetiva c) a instrumental e a da Economia d) a da tradio e a da autoridade e) a da comunicao e a do mundo vivido 23. A racionalizao regida pela razo institucional: a) veio explicar a tradio e a autoridade b) imprescindvel para a comunicao humana c) impe aos indivduos a comunicao das aes d) ganhou dimenso maior por causa do Estado e) fez decrescer a liberdade Texto VIII - (NCE/UERJ) A liberdade e o consumo Quantos morreram pela liberdade de sua ptria? Quantos foram presos ou espancados pela liberdade de dizer o que pensam? Quantos lutaram pela libertao dos escravos? No plano intelectual, o tema da liberdade ocupa as melhores cabeas, desde Plato e Scrates, passando por Santo Agostinho, Spinoza, Locke, Hobbes, Hegel, Kant, Stuart Mill, Tolstoi e muitos outros. Como conciliar a liberdade com a inevitvel ao

restritiva do Estado? Como as liberdades essenciais se transformam em direitos do cidado? Essas questes puseram em choque os melhores neurnios da filosofia, mas no foram as nicas a galvanizar controvrsias. Mas vivemos hoje em uma sociedade em que a maioria j no sofre agresses a essas liberdades to vitais, cuja conquista ou reconquista desencadeou descomunais energias fsicas e intelectuais. Nosso apetite pela liberdade se aburguesou. Foi atrado (corrompido?) pelas tentaes da sociedade de consumo. O que percebido como liberdade para um pacato cidado contemporneo que vota, fala o que quer, vive sob o manto da lei (ainda que capenga) e tem direito de moverse livremente? O primeiro templo da liberdade burguesa o supermercado. Em que pesem as angustiantes restries do contracheque, so as prateleiras abundantemente supridas que satisfazem a liberdade do consumo (no faz muitas dcadas, nas prateleiras dos nossos armazns ora faltava manteiga, ora leite, ora feijo). No houve ideal comunista que resistisse s tentaes do supermercado. Logo depois da queda do Muro de Berlim, comer uma banana virou cone da liberdade no Leste Europeu. A segunda liberdade moderna o transporte prprio. BMW ou bicicleta, o que conta a sensao de poder sentar-se ao veculo e resolver em que direo partir. Podemos at no ir a lugar algum, mas gostoso saber que h um veculo parado porta, concedendo permanentemente a liberdade de ir, seja aonde for. Algum j disse que a Vespa e a Lambretta tiraram o fervor revolucionrio que poderia ter levado a Itlia ao comunismo. A terceira liberdade a televiso. a janela para o mundo. a liberdade de escolher os canais (restritos em pases totalitrios), de ver um programa imbecil ou um jogo, ou estar to perto das notcias quanto um presidente da Repblica - que nos momentos dramticos pode assistir s mesmas cenas pela CNN. estar prximo de reis, heris, criminosos, superatletas ou cafajestes metamorfoseados em apresentadores de TV. Uma liberdade recente o telefone celular. o gostinho todo especial de ser capaz de falar com qualquer pessoa, em qualquer momento, onde quer que se esteja. Importante? Para algumas pessoas, uma revoluo no cotidiano e na profisso. Para outras, apenas o prazer de saber que a distncia no mais cerceia a comunicao, por boba que seja. H ainda uma ltima liberdade, mais nova, ainda elitizada: a internet e o correio eletrnico. um correio sem as peripcias e demoras do carteiro, instantneo, sem remorsos pelo tamanho da mensagem (que se dane o destinatrio do nosso attachment megabitico) e que est a nosso dispor, onde quer que estejamos. E acoplado a ele vem a web, com sua cacofonia de informaes, excessivas e desencontradas, onde se compra e vende, consomem-se filosofia e pornografia, arte e empulhao. Causa certo desconforto intelectual ver substitudas por objetos de consumo as discusses filosficas sobre liberdade e o herosmo dos atos que levaram sua preservao em mltiplos domnios da existncia humana. Mas assim a nossa natureza, s nos preocupamos com o que no temos ou com o que est ameaado. Se h um consolo nisso, ele est no saber que a preeminncia de nossas liberdades consumistas marca a vitria de havermos conquistado as outras liberdades, mais vitais. Mas, infelizmente, deleitar-se com a alienao do consumismo est fora do horizonte de muitos. E, se o filsofo Joosinho Trinta tem razo, no por desdenhar os luxos, mas por no poder desfrut-los.
Cludio de Moura Castro

24. O primeiro pargrafo do texto apresenta:

(A) (B) (C) (D) (E)

uma srie de perguntas que so respondidas no desenrolar do texto; uma estrutura que procura destacar os itens bsicos do tema discutido no texto; um questionamento que pretende despertar o interesse do leitor pelas respostas; um conjunto de perguntas retricas, ou seja, que no necessitam de respostas; umas questes que pretendem realar o valor histrico de alguns heris nacionais.

25. Nos itens abaixo, o emprego da conjuno OU (em maisculas) s tem ntido valor alternativo em: (A) Quantos foram presos OU espancados pela liberdade de dizer o que pensam?; (B) A segunda liberdade moderna o transporte prprio, BMW OU bicicleta...; (C) ...de ver um programa imbecil ou um jogo, OU estar to perto das notcias...; (D) ...s nos preocupamos com o que no temos OU com o que est ameaado.; (E) estar prximo de reis, heris, criminosos, superatletas OU cafajestes.... 26. Como conciliar a liberdade com a inevitvel ao restritiva do Estado?; nesse segmento do texto, o articulista afirma que: (A) o Estado age obrigatoriamente contra a liberdade; (B) impossvel haver liberdade e governo ditatorial; (C) ainda no se chegou a unir os cidados e o governo; (D) cidados e governo devem trabalhar juntos pela liberdade; (E) o Estado o responsvel pela liberdade da populao. 27. O primeiro templo da liberdade burguesa o supermercado. Em que pesem as angustiantes restries do contracheque, so as prateleiras abundantemente supridas que satisfazem a liberdade do consumo...; o segmento sublinhado corresponde semanticamente a: (A) as despesas do supermercado so muito pesadas no oramento domstico; (B) os salrios no permitem que se compre tudo o que se deseja; (C) as limitaes de crdito impedem que se compre o necessrio; (D) a inflao prejudica o acesso da populao aos bens de consumo; (E) a satisfao de comprar s permitida aps o recebimento do salrio. 28. No houve ideal comunista que resistisse s tentaes do supermercado.; com esse segmento do texto o autor quer dizer que: (A) todo ideal comunista se ope aos ideais capitalistas; (B) a ideologia comunista sofre presses por parte dos consumidores; (C) os supermercados socialistas so menos variados que os do mundo capitalista; (D) o ideal comunista ainda resiste procura desenfreada por bens de consumo; (E) as tentaes do supermercado abalaram as estruturas capitalistas. 29. a liberdade de escolher os canais (restritos em pases totalitrios),...; o segmento sublinhado significa que: (A) nos pases totalitrios a censura impede o acesso programao capitalista; (B) o nmero de canais disponveis bem menor do que nos pases no-totalitrios; (C) a televiso, nos pases totalitrios, bem de que s poucos dispem; (D) nos pases totalitrios todos os canais so do sistema de TV a cabo; (E) nos pases totalitrios, a TV no sofre censura governamental. Texto IX (NCE-UERJ) Leia atentamente o texto a seguir para responder s duas primeiras questes!

Os principais da agricultura brasileira referem-se muito mais diversidade dos impactos causados pelo carter truncado da modernizao, do que persistncia de segmentos que dela teriam ficado imunes. Se hoje existem milhes de estabelecimentos agrcolas marginalizados, isso se deve muito mais natureza do prprio processo de modernizao, do que sua falta de abrangncia.
(Folha de S. Paulo, Editoral, fevereiro/2001)

30. Podemos afirmar, de acordo com o texto acima, que: a) O processo de modernizao deve tornar-se mais abrangente para implementar a agricultura. b) Os problemas da agricultura resultam do impacto causado pela modernizao progressiva do setor. c) Os problemas da agricultura resultam da inadequao do processo de modernizao do setor. d) Segmentos do setor agrcola recusam-se a adotar processos de modernizao. e) Os problemas da agricultura decorrem da no-modernizao de estabelecimentos agrcolas marginalizados. 31.No trecho persistncia de segmentos que dela teriam ficado imunes, a expresso teriam ficado exprime: a) Desejo de que esse fato no tenha ocorrido. b) A certeza de que a imunidade modernizao prpria de estabelecimentos agrcolas marginalizados. c) A certeza de que esse fato realmente no ocorreu. d) A hiptese de que esse fato tenha ocorrido. e) A possibilidade de a imunidade modernizao ser decorrente de certos segmentos. Texto X (Esaf) Num de seus poemas, Carlos Drummond de Andrade refere-se rotina dos homens que voltam para casa, que levam o jornal embaixo do brao, depois de mais de um dia de trabalho. Sugere o poeta que esses homens cansados, depois do jantar, vo ao jornal e soletram o mundo, sabendo que o perdem. Soletram o mundo: um belo modo que Drummond encontrou para expressar seu ponto de vista. Num jornal, a vida no a vida, um conjunto de letras impressas, que nos cabe apenas soletrar. Quem passa os olhos pelas noticias no vive os fatos, apenas percorre as letras, as slabas, as palavras em que os fatos se converteram. Da se entende porque o poeta concluiu: sabendo que o perdem. Sim, parece que a simples leitura do jornal, longe de ser uma forma de participarmos do mundo, um modo de perd-lo. Por qu? Porque, diante das noticias de jornal, somos meros contempladores da vida, assistindo sentados variedade do noticirio. Estar bem informado no , ainda, viver: O poeta Carlos Drummond de Andrade, funcionrio publico, homem tmido, de hbitos metdicos e rotineiros, conhece de perto esse estado de pura observao das coisas, forma de perder o mundo, no deixa de dar um belo recado para quem julga que as informaes sejam essenciais em si mesmas. De que valem elas, se no nos orientam para algum tipo de ao? Embora informadssimos, perdemos o mundo quando apenas nos dispomos a soletr-lo.
(Celso de Oliveira, indito)

32. correto afirmar que o autor do texto deu a seguinte interpretao ao verso soletram o mundo, sabendo que o perdem, de Carlos Drummond de Andrade a) Quem se fixa nas notcias de jornal sabe que esse pode ser um modo de afastar do mundo, em vez de participar dele. b) As notcias do mundo, para serem de fato compreendidas, no podem ser lidas apressadamente. c) Os homens que lem jornal metodicamente acreditam que esse um modo ativo de participar do que ocorre no mundo. d) Quando desabituados leitura, os homens soletram o mundo, no podendo por isso compreender bem as noticias de um jornal. e) Os fatos noticiados num jornal s se tornam relevantes se forem analisados em seus mnimos elementos. 33. Considere as seguintes afirmaes. I- As informaes dadas sobre o poeta Carlos Drummond de Andrade, no terceiro pargrafo, aproximam-nos dos homens que voltam para casa, de que fala em um de seus poemas. II- O autor do texto afirma que as informaes sobre os fatos essenciais no costumam ser publicadas. III- A expresso meros contempladores de vida caracteriza a quem apenas percorre as letras, as slabas, as palavras em que os fatos se converteram. Est correto somente o que vem afirmando em a) I. c) I e II. e) II e III b) II d) I e III. 34. Indique a afirmao correta, considerando o sentido do conjunto do texto. a) A expresso hbitos metdicos seria contraditria, se utilizada para caracterizar a rotina dos homens que voltam para casa e vo ao jornal. b) A expresso longe de ser, utilizada no segundo pargrafo, poderia ser substituda por no deixa de ser, sem prejuzo para o que afirma o autor. c) As expresses metdico e rotineiro caracterizam uma pessoa volvel em seus atos. d) A frase Estar bem informado no , ainda, viver afirma o contrrio do que diz o ultimo perodo do texto. e) O belo recado a que se refere o autor, no ultimo pargrafo, tem como destinatrio todo aquele que acha que o essencial estar bem informado. 35. Quanto funo sinttica, e dentro do terceiro pargrafo: a) funcionrio pblico e homem tmido tm classificaes diferentes. b) O termo esse estado sujeito de conhece. c) O termo ,informadssimos refere-se ao sujeito de perdemos. d) As formas verbais deixa e julga tem o mesmo sujeito. e) As formas verbais valem e orientam tm distintos sujeitos. 36. A frase em que o termo destacado tem a funo de complemento verbal : a) somos meros contempladores da vida. b) Soletrar notcias no o mesmo que participar dos fatos. c) O poeta conhece de perto esse estado da pura observao das coisas. d) As informaes no so essenciais em si mesmas. e) Assistimos sentados variedade do noticirio.

37. No perodo Embora informadssimos, perdemos o mundo quando apenas nos dispomos a soletr-lo, a orao em destaque conservar o mesmo sentido e o mesmo valor sinttico se substituirmos embora pela expresso: a) desde que estejamos. b) Porque estamos. c) Uma vez que estejamos. d) Mesmo estando. e) J que estamos. Texto XI (Esaf) Desde os seus primeiros dias, o ano de 1919 trouxe uma inusitada excitao s ruas de So Paulo. Era alguma coisa alm da turbulncia instintiva, que o calor um tanto tardio do vero quase tropical da cidade naturalmente incitava nos seus habitantes. De tal modo esse novo estado de disposio coletiva era sensvel, que os paulistanos em geral, surpresos consigo mesmos, e os seus porta-vozes informais em particular, os cronistas, se puseram a especular sobre ele. (Autor desconhecido) 38. Considere as seguintes afirmativas sobre o uso de artigos no texto. I- Se suprimssemos o primeiro artigo os do texto, isso no acarretaria qualquer erro, j que a ocorrncia de artigo antes de possessivo no obrigatria na lngua portuguesa. II- Se substitussemos o artigo uma, no primeiro perodo, por a, isso no acarretaria qualquer alterao de significado, porque ambos desempenham a mesma funo semntica e so do mesmo gnero gramatical. III- Se suprimssemos o artigo um, no segundo perodo, isso no acarretaria qualquer erro, porque no contexto pode-se usar igualmente um tanto e tanto. Podemos afirmar que esto corretas: a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e III. e) todas esto corretas. 39.Assinale a opo que apresenta sinnimos convenientes para as palavras inusitada, turbulncia e sensvel sem alterar significativamente os respectivos sentidos. a) Estranha, ventania, perceptvel; b) Exagerada, perturbao, suscetvel; c) Estranha, perturbao, suscetvel; d) Exagerada, ventania, perceptvel. e) Estranha, perturbao, perceptvel. 40. O trecho De tal modo... sensvel, no ltimo perodo pode ser reescrito de vrias maneiras. Assinale aquela em que h alterao do significado original. a) Era de tal modo sensvel esse novo estado de disposio coletiva. b) De tal modo era sensvel esse novo estado de disposio coletiva. c) Esse novo estado de disposio coletiva era de tal modo sensvel. d) Esse novo estado de disposio coletiva de tal modo era sensvel.

e) De tal modo sensvel esse novo estado era de disposio coletiva. 41. Assinale a opo correta sobre a razo do uso das duas ltimas vrgulas do texto acima. a) Marcam a separao de adjunto adverbial deslocado. b) Marcam a separao de itens de uma srie. c) Marcam um vocativo. d) Marcam um aposto. e) Marcam um sujeito deslocado. Texto XII (CESPE) As marcas do bem Nos anos 30, Charles Chaplin empenhava toda a sua criatividade na produo de filmes como Tempos Modernos. Na obra, que se passa durante a Depresso Econmica, o genial Carlitos torna-se operrio de uma grande indstria e vira lder grevista por acaso. O filme uma crtica industrializao desenfreada, s relaes desumanas nas linhas da produo e ao descaso com os deserdados em geral, especialmente os operrios. A engraada nem por isso pouco cida crtica de Carlitos j no cabe a um grupo de empresas que, nos anos mais recentes, introduziram nos seus planos estratgicos e a preocupao com a responsabilidade social. Essa nova postura pressupe o resgate de valores, como o humanitarismo e a solidariedade, alm de adoo de princpios ticos na sua relao com empregados, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. So empresas que abandonaram a posio acomodada de doar um chefe, periodicamente, a instituies em apuros. Essa postura foi substituda por outra, na qual o aprendizado coletivo um dos itens mais importantes, na definio de Guilherme Leal, presidente do conselho consultivo do Instituto Ethos, entidade fundada recentemente para aglutinar empresrios que compartilham idias parecidas, quando o assunto responsabilidade social. Nessa nova concepo de apoio, o dinheiro quase nunca chega sozinho s entidades sociais. Junto com ele, os empresrios transferem o aprendizado que acumulam ao longo dos anos no prprio gerenciamento de seus negcios. Queremos fortalecer as entidades que apoiamos, diz Antnio Meireles, diretor-presidente de uma das empresas associadas ao Instituto Ethos. H, pelo menos, duas conseqncias dessa postura, que est muito distante do paternalismo e da caridade descompromissada. Uma delas o surgimento de instituies bem gerenciadas e que, por isso mesmo tm mais condies de captar recursos na sociedade. Par destac-las j existe at um prmio, o Bem Eficiente. O apoio a projetos que nascem na prpria comunidade propriedade das empresas socialmente solidrias. Um dos exemplos o programa Crer para Ver. Mantido pela Fundao Abrinq Pelos Direitos da Criana, financiou, em 1998, projetos em 1.103 escolas pblicas, localizadas em 16 estados, atendendo a 154.000 crianas. Todas as idias vieram da comunidade e foram submetidas a anlise de um comit tcnico. O dinheiro para manter o programa foi captado com a venda de cartes de Natal. As experincias vividas no trabalho comunitrio enriquecem tambm o diaa-dia dentro das empresas. Essa troca possvel porque algumas corporaes liberam empregados para ir a campo e fazer trabalho social. Os motivos que levam as empresas adotarem posturas solidrias no so necessariamente humanitrios, mas inegvel que seus projetos aglutinam pessoas

dispostas a doar parte de seu tempo e experincia a quem nasce com a sina de perdedor em uma cidade cada vez mais excludente. O consumidor est atento e prefere as marcas de quem faz o bem. No Brasil, ainda no existem dados sobre isso, mas, nos Estados Unidos, pesquisa mostram que mais de 60% das pessoas optam por artigos de fabricantes politicamente corretos. Os benefcios imagem so inegveis. O diferencial competitivo tambm. Do lado dos colaboradores, h mais envolvimento. 42. Com referncia tipologia textual, o texto: a) fundamentalmente argumentativo; o redator posiciona-se favoravelmente ao comprometimento de empresas com os problemas sociais, pelo resgate de valores humanitrios e solidrios; b) essencialmente a descrio do programa Cr para Ver, pois quantifica as metas alcanadas ao longo de um ano de atividades; c) compara, narrando a histria do tratamento dado questo social nas ltimas seis dcadas, os resultados de pesquisas acerca do assunto no Brasil e nos Estados Unidos da Amrica; d) principalmente dissertativo porque desenvolve o assunto das relaes desumanas na sociedade industrial contempornea, exemplificando com iniciativas no sentido da soluo desse problema; e) uma propaganda do Instituto Ethos, pois visa estimular os empresrios a adquirirem seus produtos incentivando o consumo. 43. De acordo com as idias do texto, assinale a opo correta. a) Charles Chaplin com filmes como Tempos Modernos criticava as causas da Depresso Econmica: a industrializao desenfreada, as relaes de trabalho desumanas e o descaso com os empregados. b) Atualmente, no h mais espao para a crtica de Carlitos, pois as empresas introduziram nos seus planos estratgicos a preocupao com a responsabilidade social. c) O dinheiro quase nunca chega sozinho s entidades sociais: em geral, os prprios empresrios o levam. d) O programa Crer para Ver, por ter sido criado por empresas, no constitui um exemplo de experincias vividas no trabalho comunitrio. e) Embora as razes das empresas no tenham sempre carter humanitrio, a postura empresarial solidria por elas adotada leva o consumidor a optar por produtos ligados a esse tipo de ao. 44. Segundo o texto, so politicamente corretas: a) todas as experincias vividas no trabalho comunitrio, iniciando com Carlitos, na dcada de 30; b) todas as razes que levam as empresas adotarem postura solidria; c) as aes de empresas preocupadas com a responsabilidade social que, fugindo da postura paternalista, propem o humanitarismo e a solidariedade; d) as trocas que algumas corporaes fazem com os empregados, liberando-os da carga horria contratual para a prestao de servios de assistncia social; e) somente as iniciativas que visam ao bem-estar da empresa e tambm dos empregados e de seus familiares. 45. No texto, no se estabelece nenhuma relao entre: a) trabalho e alienao;

(caro Brasil, n 172, dezembro / 98 com adaptaes.)

b) capital e educao; c) industrializao e desumanizao; d) economia e tica; e) empresariado e responsabilidade social. 46. No sero respeitadas as idias do texto I caso se substitua: a) empenhava por aplicava; b) desenfreada por descomedida; c) descompromissada por descomprometida; d) anlise por apreciao; e) liberam por concedem. 47. Assinale a opo correta quanto regncia e ao emprego do sinal indicativo da crase: a) O filme de Carlitos traa a crtica um processo de industrializao desenfreado. b) O texto manifesta-se contrrio s relaes desumanas nas linhas de produo e indiferena para com as camadas deserdadas, na sociedade em geral. c) A crtica de Carlitos no se sustenta frente a mais de uma dezena de empresa que, s vezes, introduzem para os seus planos estratgias visando a minimizao dos problemas atinentes as conjunturas sociais. d) A contribuio pecuniria quase nunca chega sozinha quelas entidades sociais favorecidas; junto com ela, as empresas transferem na aprendizagem acumulada no longo dos anos. e) O apoio iniciativas pertinentes a prpria comunidade prioridade junto as entidades socialmente solidrias. Texto XIII (Esaf) Os velhos das cidadezinhas do interior parecem muito mais plenamente velhos que os das metrpoles. No se trata da idade real de uns e outros, que pode at ser a mesma, mas dos tempos distintos que eles parecem habitar. Na agitao dos grandes centros, at mesmo a velhice parece ainda estar integrada na correria; os velhos guardam alguma ansiedade no olhar, nos modos, na lentido aflita de quem se sente fora do compasso. Na calmaria das cidades pequeninas, como se a velhice de cada um reafirmasse a que vem das montanhas e dos horizontes, velhice quase eterna, pousada no tempo. Vejam-se as roupas dos velhinhos interioranos: aquele chapu de feltro manchado, aquelas largas calas de brim cqui, incontavelmente lavadas, aquele pudo dos punhos de camisas j sem cor tudo combina admiravelmente com a enorme jaqueira do quintal, com a generosa figueira da praa, com as teias no campanrio da igreja. E os hbitos? Pica-se o fumo de corda, lentamente, com um canivete herdado do sculo passado, enquanto a conversa mole se desenrola sem pressa e sem destino. Na cidade grande, h um quadro que se repete mil vezes ao dia, e que talvez j diga tudo: o velhinho, no cruzamento perigoso, decide-se, enfim, a atravessar a avenida, e o faz com aflio, um brao estendido em sinal de pare aos motoristas apressados, enquanto amida o que pode o prprio passo. Parece suplicar ao tempo que diminua seu ritmo, que lhe d a oportunidade de contemplar mais demoradamente os ponteiros invisveis dos dias passados, e de sondar com calma, nas nuvens mais altas, o sentido de sua prpria histria. H, pois, velhices e velhices - at que chegue o dia em que ningum mais tenha tempo para de fato envelhecer.

Celso de Oliveira. 48. A frase "Os velhos das cidadezinhas do interior parecem muito mais plenamente velhos que os das metrpoles" constitui uma: a) impresso que o autor sustenta ao longo do texto, por meio de comparaes. b) impresso passageira, que o autor relativiza ao longo do texto. c) falsa hiptese, que a argumentao do autor demolir. d) previso feita pelo autor, a partir de observaes feitas nas grandes e nas pequenas cidades. e) opinio do autor, para quem a velhice mais opressiva nas cidadezinhas que nas metrpoles. 49. Indique a afirmao INCORRETA em relao ao texto: a) roupas, canivetes, rvores e campanrio so aqui utilizados como marcas da velhice. b) autor julga que, nas cidadezinhas interioranas, a vida bem mais longa que nos grandes centros. c) Hbitos como o de picar fumo de corda denotam relaes com o tempo que j no existem nas metrpoles. d) que um velhinho da cidade grande parece suplicar que lhe seja concedido um ritmo de vida compatvel com sua idade. e) autor sugere que, nas cidadezinhas interioranas, a velhice parece harmonizar-se com a prpria natureza. 50. O sentido do ltimo pargrafo do texto deve ser assim entendido: a) Do jeito que as coisas esto, os velhos parecem no ter qualquer importncia. b) Tudo leva a crer que os velhos sero cada vez mais escassos, dado o atropelo da vida moderna. c) prestgio do que novo to grande que j ningum repara na existncia dos velhos. d) A velhice nas cidadezinhas do interior to harmoniosa que um dia ningum mais sentir o prprio envelhecimento. e) No ritmo em que as coisas vo, a prpria velhice talvez no venha a ter tempo para tomar conscincia de si mesma. 51. Indique a alternativa em que se traduz corretamente o sentido de uma expresso do texto, considerado o contexto. a) "parecem muito mais plenamente velhos" = do a impresso de se ressentirem mais dos males da velhice. b) "guardam alguma ansiedade no olhar" = seus olhos revelam poucas expectativas. c) "fora do compasso" = num distinto andamento. d) "a conversa mole se desenrola" = a explanao detalhada. e) "amida o que pode o prprio passo" = deve desacelerar suas passadas. Texto XIV (Cespe) O annimo To logo o carteiro entregou a correspondncia, Eduardo foi em busca daquilo que a experincia j lhe ensinara. Certamente estaria ali: a carta annima. De fato, no tardou a encontrar o envelope, quela altura familiar: o seu nome e endereo escritos em neutra letra de imprensa, e nenhuma indicao de remetente (alguns missivistas annimos usam

pseudnimo. Aquele no fazia concesses: nada fornecia que pudesse alimentar especulaes com respeito identidade). Com dedos um pouco trmulos a previsibilidade nem sempre o antdoto da emoo Eduardo abriu o envelope. Continha, como sempre, uma nica folha de papel ofcio manuscrita em letra de imprensa. Como de hbito, comeava afirmando: Descobri teu segredo. Nova linha, pargrafo, e a vinha a acusao. No presente caso: desonestidade. Todos acham que voc um homem srio, correto, dizia a carta, mas ns dois sabemos que voc no passa de um refinado patife. Voc est roubando seu scio, Eduardo. H muito tempo. Voc vem desviando dinheiro da firma para a sua prpria conta bancria. Voc disfara o rombo com supostos prejuzos nos negcios. Seu scio, que um homem bom, acredita em voc. Mas a mim, voc no engana, Eduardo. Eu sei de tudo que voc est fazendo. Conheo suas trapaas to bem como voc. Eduardo no pde deixar de sorrir. Boa tentativa aquela, do missivista annimo. Desonestidade na firma, isto no to incomum. Com um scio to crdulo como era o nio, Eduardo de fato no teria qualquer dificuldade em subtrair dinheiro da empresa. S que ele no estava fazendo isso. Em termos de negcios, era escrupulosamente honesto. Mais que isto, muitas vezes repassara dinheiro para a conta de nio um trapalho em matria de finanas sem que este soubesse. Honesto e generoso. Contudo, como certos caadores to pertinazes quanto incompetentes, o autor da carta annima atirara no que vira e acertara no que no vira. Eduardo enganava nio, sim. Mas no na firma. H meses em realidade, desde que aquela histria das cartas annimas comeara tinha um caso com a mulher do scio, Vera: grande mulher. Claro, no poderia garantir que no sentia um certo prazer em passar para trs o amigo que sempre fora mais brilhante e mais bem sucedido do que ele, mas, de qualquer forma, isto nada tinha a ver com a empresa. Desonestidade nos negcios? No. Tente outra, missivista. Quem sabe na prxima voc acerta. Tente. Tente j. Sentou mesa, tomou uma folha de papel ofcio e escreveu, numa bela, mas inconspcua letra de imprensa: Descobri teu segredo.
Moacyr Scliar.

Para a leitura compreensiva se efetivar, um dos passos essenciais o entendimento do vocabulrio utilizado. Julgue os itens a seguir como Verdadeiro ou Falso, considerando o sentido das palavras do texto. 52. O vocbulo concesses (primeiro pargrafo) est utilizado denotativamente, com o sentido de privilgios; da mesma forma, especulaes (primeiro pargrafo) traz o sentido de negociaes. 53. Contextualmente, antdoto (segundo pargrafo) significa droga, veneno. 54. As palavras desonestidade (terceiro pargrafo) e pertinazes (quinto pargrafo) esto empregadas como antnimos de probidade e de volveis, respectivamente. 55. O termo crdulo (quarto pargrafo) apresenta conotaes de religiosidade, significando crente, devoto. 56. A palavra inconspcua (ltimo pargrafo) tem o significado de ilegvel, indecifrvel. 57. Infere-se do texto que o remetente era o prprio destinatrio das cartas. 58. O ttulo O Annimo , frente ao contedo do texto, um emprego irnico dessa palavra. 59. O narrador faz suposies acerca da identidade do remetente, ao registrar, como texto da carta, a seguinte idia: ns dois sabemos que voc no passa de um refinado patife (terceiro pargrafo).

60. Infere-se do texto que so comuns casos de desonestidade profissional, mas tal acusao no pode ser aplicada a Eduardo. 61. No sexto pargrafo, depreende-se do texto que Eduardo sentia um complexo de inferioridade profissional frente a nio. 62. A histria acerca das cartas annimas, conforme contada pelo autor, apresentando-se na forma de uma narrativa curta, densa, pode exemplificar o que conhecido por crnica. 63. O trecho entre aspas situado no terceiro pargrafo possui vrias marcas de oralidade: registros tpicos da lngua falada, transpostos para a lngua escrita. 64. O texto apresenta algumas expresses tpicas da linguagem vulgar, como, entre outras, patife, trapaas, trapalho. 65. Os trechos registrados entre aspas no texto esto dispostos na forma de discurso indireto. 66. As passagens descritivas so predominantes nos quatro ltimos pargrafos. 67. Em Eduardo foi em busca daquilo (primeiro pargrafo), o termo destacado refere-se ao que a experincia j lhe ensinara (primeiro pargrafo). 68. Embora o texto seja narrativo como um todo, predomina a descrio. 69. O uso de frases curtas ao lado das frases de maior extenso, principalmente no sexto pargrafo, um recurso estilstico ligado ao ritmo da prosa, utilizado para dar densidade ao texto, prendendo o interesse do leitor. 70. Ao destacar a figura feminina com Vera: grande mulher (sexto pargrafo), o narrador d duas informaes, simultaneamente: que ela era valorosa e tambm robusta. 71. Com a passagem Desonestidade nos negcios? No (sexto pargrafo), o autor usa de um recurso estilstico denominado apstrofe. Texto XV (Cespe) Em qualquer acampamento ou ocupao de sem-terra que se visite, uma constatao inevitvel: grande parte dessas pessoas que vivem embaixo de lonas pretas nas estradas e fazendas saiu das franjas sujas e maltrapilhas das grandes cidades. Expulsos do campo por um processo cruel de concentrao de terras, milhes de trabalhadores rurais buscaram redeno sob o gs non (o termo, de origem grega, significa novo) das metrpoles. Queimaram asas feito mariposas. Caram numa espcie de vcuo social a favela intransponvel. Sem emprego, sem sade, sem teto, sem instruo, esse povo desgraado pelo descaso das autoridades descobriu no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) o que alguns buscam em entidades e organizaes como as novas seitas e igrejas: esperana. Mais pragmaticamente, trabalho, comida, teto e, se sobrar, educao e sade.
Correio Braziliense (com adaptaes).

Em relao ao emprego dos elementos no texto, julgue os itens a seguir. 72. A palavra franjas, no primeiro pargrafo, est empregada em sentido figurado e significa periferia, ou seja, a regio mais afastada do centro urbano, em geral carente em infra-estrutura e servios urbanos, e que abriga os setores de baixa renda da populao. 73. A palavra redeno, no segundo pargrafo, significa salvao eterna, perdo, f. 74. As palavras vcuo e sade, que aparecem no texto, so acentuadas com base na mesma regra ortogrfica. 75. A expresso Queimaram asas feito mariposas, no segundo pargrafo, constitui uma metfora do insucesso, do fracasso, da melancolia, da nostalgia, da saudade.

76. O vocbulo teto est empregado metonimicamente, significando casa, moradia, habitao. 77. A repetio intencional da preposio sem, no incio do terceiro pargrafo, constitui um recurso estilstico de nfase. 78. A expresso Mais pragmaticamente, no terceiro pargrafo, significa mais objetivamente, mais concretamente, de forma mais direcionada para a ao prtica. Texto XVI (Cespe) comum e procedente o comentrio de que a justia e o povo esto separados por um grande abismo, o que torna praticamente impossvel ao cidado leigo, mesmo aquele com grau de instruo superior mdia do Pas, compreender os assuntos inerentes ao Judicirio. Uma das razes que contribuem para esse triste distanciamento que se confunde com seus prprios efeitos e, por isso, engendra um crculo vicioso reside na falta de cultura jurdica do povo brasileiro. Falta de cultura jurdica no no sentido de que as pessoas leigas no tm o desejvel tirocnio para entender os meandros, o tecnicismo e os termos prprios do Direito, o que realmente no tm. Refiro-me ao fato de que o brasileiro no tem o costume de interessar-se por assuntos relativos funo judiciria do Estado.
Rogrio Schietti Machado Cruz. Direito e Justia, in Correio Braziliense.

Com relao s idias do texto, julgue os itens abaixo. 79. Mesmo os cidados com formao especfica em Direito tm dificuldade de compreender os assuntos relativos ao judicirio. 80. A falta de cultura jurdica do povo brasileiro razo, e tambm efeito, do distanciamento entre a justia e o cidado. 81. Os leigos no tm experincia prtica suficiente para entender os procedimentos, o tecnicismo e os termos prprios dos trmites judicirios. 82. lamentvel que o brasileiro no desenvolva o costume de se interessar pelos assuntos referentes funo judiciria do Estado. 83. O judicirio cria, voluntariamente, um crculo vicioso entre as pessoas leigas e os meandros do tecnicismo. 84. procedentes (primeiro pargrafo) significa freqente, antigo. 85. leigo (primeiro pargrafo) significa alheio a um assunto, desconhecedor. 86. inerentes (primeiro pargrafo) significa prioritrios, especializados. 87. engendra (segundo pargrafo) significa gera, produz. 88. tirocnio (segundo pargrafo) significa vaticnio, tiromancia. Texto XVII (Cespe) Os estados e a Unio no tm recursos para coisa nenhuma. Hoje em dia, com essa preocupao neoliberal de Estado mnimo, de reduo das atividades pblicas, de sucateamento da mquina pblica, eu fao uma pergunta: se todas as atividades ficassem com a iniciativa privada e o Estado fosse reduzido a uma nica atividade, qual seria essa atividade? A justia, administrar a Justia. E isso pressupe segurana. Se o Estado abdicar de uma dessas funes, ele simplesmente deixa de ser Estado. A palavra Estado existe desde Maquiavel e significa uma nao com um governo institucionalizado e dotada de estabilidade. Estado e estabilidade tm a mesma raiz. Um Estado que deixa

de ter estabilidade deixa ser Estado. E um Estado que deixa de ter segurana pblica deixa de ter estabilidade.
Flvio Bierenbach. Folha de So Paulo.

Quanto s idias do texto, julgue os itens. 89. Os recursos dos estados so inversamente proporcionais aos recursos da Unio. 90. Pode-se inferir que a reduo das atividades pblicas decorrncia de uma preocupao neoliberal de Estado mnimo. 91. Quanto mais antigo o Estado, mais atividades so deixadas iniciativa privada. 92. Nao com governo institucionalizado + estabilidade = Estado. 93. Se h estabilidade, h segurana pblica; se h Estado, h segurana pblica e estabilidade. 94. No primeiro perodo, o uso do acento grfico na forma verbal tm indica que, no texto, o verbo est concordando com o sujeito simples Unio. 95. Respeita-se a idia de negao e a correo gramatical ao se substituir nenhuma por alguma no primeiro perodo. 96. Para respeitar as regras de pontuao, se, no lugar da expresso uma pergunta, for usada a expresso a seguinte pergunta, ento uma vrgula deve ser usada no lugar dos dois-pontos. 97. Pelo sentido textual, a forma verbal subentendida no incio da orao A justia, administrar a justia seria. 98. O pronome isso em E isso pressupe segurana tem a funo textual de retomar e resumir as idias expressas pela pergunta anterior. Texto XVIII (Cespe) tica e moral Que tica? Que moral? So a mesma coisa ou h distines a serem feitas? H muita confuso acerca disso. Tentemos um esclarecimento. Na linguagem comum e mesmo culta, tica e moral so sinnimos. Assim, dizemos aqui h um problema tico ou um problema moral. Com isso emitimos um juzo de valor sobre alguma prtica pessoal ou social, se boa, se m, se duvidosa. Mas, aprofundando a questo, percebemos que tica e moral no so sinnimos. A tica parte da filosofia. Considera concepes de fundo, princpios e valores que orientam pessoas e sociedades. Uma pessoa tica quando se orienta por princpios e convices. Dizemos, ento, que tem carter e boa ndole. A moral parte da vida concreta. Trata da pratica real das pessoas que se expressam por costumes, hbitos e valores aceitos. Uma pessoa moral quando age em conformidade com valores e costumes que podem ser eventualmente, questionados pela tica. Uma pessoa pode ser moral (segue costumes) mas no necessariamente tica (obedece a princpios). Embora teis, essas definies so abstratas, porque no mostram o processo como a tica e a moral, efetivamente, surgem.
Leonardo Boff. In: O.popular, 4/7/2003, p.8 (com adaptaes).

A respeito das idias e da estrutura do texto, julgue os itens a seguir. 99. Ao compreender o ttulo e constatar, no inicio da exposio, uma srie de interrogaes, de cunho filosfico, o leitor depreende que est perante uma estrutura textual expositiva, ou argumentativa.

100. A substituio de acerca disso (primeiro pargrafo) pela expresso sobre disso no altera o sentido nem a sintaxe do texto. 101. A partir do segundo pargrafo, o autor passa a responder s questes apresentadas no pargrafo inicial. 102. Segundo o texto, as duas palavras que compem o titulo so sinnimos perfeitos, tanto na lngua culta quanto na coloquial. 103. Ao empregar a forma verbal dizemos (segundo pargrafo), o autor est se referindo populao em geral, indiscriminadamente, e no apenas s pessoas cultas. 104. Infere-se do texto que o leitor deve desconfiar de quem se utiliza da linguagem comum para expressar um juzo de valor, tanto bom, quanto mau. 105. Ao iniciar o terceiro pargrafo com a conjuno Mas, o autor passa a explorar o assunto sob outro enfoque, oposto ao que estava sendo apresentado antes. 106. Todas as pessoas que tem carter e boa ndole (terceiro pargrafo) norteiam suas condutas por princpios slidos e convices inabalveis. 107. A distino sutil entre tica e moral interessa apenas queles que tm por funo social orientar a prtica real das pessoas (terceiro pargrafo). 108. No ltimo pargrafo, pelo emprego do pronome demonstrativo essas, depreende-se que o substantivo definies refere-se s palavras que, ao longo do texto, so postadas em confronto: tica e moral. Texto XIX (Cespe) Para entender as distines entre tica e moral, os gregos partiam da experincia, sempre vlida, do sentido de morada: a morada entendida, essencialmente, como o conjunto de relaes entre o meio fsico e as pessoas. Chamam a morada de ethos (em grego, com o e longo). Para que a morada seja morada, precisa-se organizar espao fsico quartos, sala, cozinha e o espao humano relaes dos moradores entre si e com seus vizinhos segundo critrios, valores e princpios para que tudo flua e esteja a contento. Isso confere carter casa e s pessoas. Ao que os gregos chamam de ethos, ns diramos tica e carter tico das pessoas. Na morada, os moradores tm costumes, maneiras de organizar as refeies, os encontros, estilos de relacionamento, tensos e competitivos ou harmoniosos e cooperativos. A isso os gregos chamavam tambm de ethos (com o e curto); ns diramos moral e postura moral e de uma pessoa. Ocorre que esses costumes (moral) formam o carter (tica) das pessoas. Winnicot, prolongando os trabalhos de Freud, estudou a importncia das relaes familiares para estabelecer o carter das pessoas. Elas sero ticas (tero princpios e valores) se tiverem tido uma boa moral (relaes harmoniosas e inclusivas) em casa. Os medievais no tinham as sutilezas dos gregos. Usavam a palavra moral tanto para os costumes quanto para o carter. Distinguiam a moral terica que estuda os princpios e as atitudes que iluminam as prticas, e a moral pratica que analisa os atos luz das atitudes e estuda a aplicao dos princpios vida. Idem, ibidem (com adaptaes) Considerando a construo morfossinttica, semntica e discursiva do texto, julgue os itens a seguir. 109. O trecho Para entender as distines entre tica e moral (primeiro pargrafo) equivale, semanticamente, a Para se entenderem as distines entre tica e moral. 110. Est sintaticamente correta e reescritura de Isso confere carter casa e s pessoas (primeiro pargrafo) como Isso confere carter para a casa e para os seus

ocupantes. 111. A substituio da parte sublinhada em tm costumes (segundo pargrafo) pelo pronome oblquo correspondente est correta em t-los. 112. As observaes com o e longo e com o e curto revelam que, em grego, as alteraes de pronncia produziam mudanas de sentido nas palavras. 113. As palavras carter e ticas recebem acento agudo porque so proparoxtonas. 114. Depreende-se do texto que Freud foi contemporneo a Winnicot nos estudos sobre a importncia da famlia e seu sucessor na configurao do carter das pessoas. 115. Depreende-se das relaes sintticas e semnticas do perodo Elas sero (...) em casa (terceiro pargrafo) que as pessoas com princpios e valores s sero ticas caso tenham vivido relaes harmoniosas e inclusivas,e m famlia. 116. Ao registrar que Os medievais no tinham as sutilezas dos gregos (ltimo pargrafo), o texto informa que os povos romnicos, no perodo medieval, no eram sutis. 117. A pontuao da seguinte reescritura do ultimo perodo do texto est correta, pois no altera o sentido original: Os medievais faziam distino entre a moral terica (que estuda os princpios e as atitudes que iluminam as prticas) e a moral prtica que analisa os atos luz das atitudes e estuda a aplicao dos princpios vida. Texto XX (Cespe) Quais a tica e a moral vigentes hoje? A capitalista. Sua tica diz: bom o que permite acumular mais com menos investimento e em menos tempo possvel, pagar menos salrios e impostos e explorar mais natureza. Imaginemos como seria uma casa e uma sociedade que tivessem tais costumes (moral) e produzissem caracteres (ticos) assim conflitivos. Seriam ainda humanas e benfazejas vida? Eis a razo da grave crise atual.
Idem, ibidem(com adaptaes).

Considerando os trs anteriores, julgue as idias e a correo gramatical dos itens que se seguem. 118. A autoria, a fonte e o tema dos textos XVIIII e XIXI so os mesmos do texto XX; isso, no entanto, no suficiente para assegurar que so fragmentos de um mesmo todo textual. 119. O texto XX, perante os dois textos anteriores, circunscreve espacialmente o tema tratado: o contexto brasileiro, desde a Revoluo Industrial. 120. No incio do texto XX, Sua refere-se, respectivamente, tica capitalista e moral capitalista hodiernas. 121. No texto XX, aps as formas verbais diz e reza os dois-pontos esto empregados porque houve a supresso do pronome relativo que. 122. No texto XXI, o emprego do adjetivo confilitivos e a pergunta retrica seriam ainda humanas e benfazejas vida?, que enseja a resposta No, evidenciam a postura antitica e amoral que perpassa o texto. 123. Segundo o autor, tanto a tica quanto a moral capitalistas so causas negativas do contexto da modernidade: a grave crise atual.

Coerncia e coeso

1- Assinale a opo que preenche, de forma coesa e coerente, as lacunas do texto abaixo. O fenmeno da globalizao econmica ocasionou uma srie ampla e complexa de mudanas sociais no nvel interno e externo da sociedade, afetando, em especial, o poder regulador do Estado. _________________ a estonteante rapidez e abrangncia _________ tais mudanas ocorrem, preciso considerar que em qualquer sociedade, em todos os tempos, a mudana existiu como algo inerente ao sistema social. a) No obstante com que b) Portanto de que c) De maneira que a que d) Porquanto ao que e) Quando de que 2- Marque a seqncia que completa corretamente as lacunas para que o trecho a seguir seja coerente. A viso sistmica exclui o dilogo, de resto necessrio numa sociedade ________ forma de codificao das relaes sociais encontrou no dinheiro uma linguagem universal. A validade dessa linguagem no precisa ser questionada, ________ o sistema funciona na base de imperativos automticos que jamais foram objeto de discusso dos interessados. a) em que posto que b) onde em que c) cuja j que d) na qual todavia e) j que - porque 3. Leia o texto a seguir e assinale a opo que d seqncia com coerncia e coeso. Em nossos dias, a tica ressurge e se revigora em muitas reas da sociedade industrial e ps-industrial. Ela procura novos caminhos para os cidados e as organizaes, encarando construtivamente as inmeras modificaes que so verificadas no quadro referencial de valores. A dignidade do indivduo passa a aferir-se pela relao deste com seus semelhantes, muito em especial com as organizaes de que participa e com a prpria sociedade em que est inserido.
(Jos de vila Aguiar Coimbra Fronteiras da tica, So Paulo, Editora SENAC, 2002).

(Adaptado de texto da Revista do TCU, n82)

(Barbara Freytag, A Teoria Crtica Ontem e Hoje, pg. 61, com adaptaes)

a) A sociedade moderna, no entanto, proclamou sua independncia em relao a esse pensamento religioso predominante. b) Mesmo hoje, nem sempre so muito claros os limites entre essa moral e a tica, pois vrios pensadores partem de conceitos diferentes. c) No de estranhar, pois, que tanto a administrao pblica quanto a iniciativa privada estejam ocupando-se de problemas ticos e suas respectivas solues. d) A cincia tambm produz a ignorncia na medida em que as especializaes caminham para fora dos grandes contextos reais, das realidades e suas respectivas solues.

e) Paradoxalmente, cada avano dos conhecimentos cientficos, unidirecionais produz mais desorientao e perplexidade na esfera das aes a implementar, para as quais se pressupe acerto e segurana. 4- Assinale a opo que no constitui uma articulao coesa e coerente para as duas partes do texto. O capital humano a grande ncora do desenvolvimento na Sociedade de Servios, alimentada pelo conhecimento, pela informao e pela comunicao, que se configuram como peas-chave na economia e na sociedade do sculo XXI. _____________,no mundo ps-moderno, um pas ou uma comunidade equivale sua densidade e potencial educacional, cultural e cientfico-tecnolgico, capazes de gerar servios, informaes, conhecimentos e bens tangveis e intangveis, que criem as condies necessrias para inovar, criar, inventar.
(Aspsia Camargo, Um novo paradigma de desenvolvimento)

a) Diante dessas consideraes, b) necessrio considerar a idia oposta de que, c) Partindo-se dessas premissas, d) Tendo como pressupostos essas afirmaes, e) Aceitando-se essa premissa, preciso considerar que, 5- Assinale a opo que no representa uma continuao coesa e coerente para o trecho abaixo. preciso garantir que as crianas no apenas fiquem na escola, mas aprendam, e o principal caminho para isso, alm de investimentos em equipamentos, o professor. preciso fazer com que o professor seja um profissional bem remunerado, bem preparado e dedicado, ou seja, investir na cabea, no corao e no bolso do professor. a) Qualquer esforo dessa natureza j tem sido feito h muitos anos e comprovou que os resultados so irrelevantes, pois no h uma importao de tecnologia educacional. b) Tal investimento no custaria mais, em 15 anos, do que o equivalente a duas Itaipus. c) Esse esforo financeiro custaria muito menos do que o que ser preciso gastar daqui a 20 ou 30 anos para corrigir os desastres decorrentes da falta de educao. d) Isso custaria muitas vezes menos que o que foi gasto para criar a infra-estrutura econmica. e) Um empreendimento dessa natureza exige como uma condio preliminar: uma grande coalizo nacional, entre partidos, lideranas, Estados, Municpios e Unio, todos voltados para o objetivo de chegarmos a 2022, o segundo centenrio da Independncia, sem a vergonha do analfabetismo.
(Adaptado de Cristovam Buarque, O Estado de S.Paulo, 09/7/2003)

6- Os trechos abaixo compem um texto, mas esto desordenados. Ordene-os para que componham um texto coeso e coerente e indique a opo correta. ( ) O primeiro desses presidentes foi Getlio Vargas, que soube promover, com xito, o modelo de substituio de importaes e abriu o caminho da industrializao brasileira, colocando, em definitivo, um ponto final na vocao exclusivamente agrria herdada dos idos da colnia.

( ) O ciclo econmico subseqente que nos surpreendeu, sem dvida, foi a modernizao conservadora levada prtica pelos militares, de forte colorao nacionalista e alicerado nas grandes empresas estatais. ( ) Hoje, depois de todo esse percurso, o Brasil uma economia que mantm a enorme vitalidade do passado, porm, h mais de duas dcadas, procura, sem encontrar, o fio para sair do labirinto da estagnao e retomar novamente o caminho do desenvolvimento e da correo dos desequilbrios sociais, que se agravam a cada dia. ( ) Com JK, o pas afirmou a sua confiana na capacidade de realizar e pde negociar em igualdade com os grandes investidores internacionais, mostrando, na prtica, que oferecia rentabilidade e segurana ao capital. ( ) Em mais de um sculo, dois presidentes e um ciclo recente da economia atraram as atenes pelo xito nos programas de desenvolvimento. ( ) Juscelino Kubitschek veio logo depois com seu programa de 50 anos em 5, tornando a indstria automobilstica uma realidade, construindo moderna infra-estrutura e promovendo a arrancada de setores estratgicos, como a siderurgia, o petrleo e a energia eltrica. a) 1 - 2 - 4 - 5 - 6 - 3 b) 2 - 3 - 5 - 1 - 4 - 6 c) 2 - 5 - 6 - 4 - 1 - 3 d) 5 - 2 - 4 - 6 - 3 - 1 e) 3 - 5 - 2 - 1 - 4 - 6

(Emerson Kapaz, Dedos cruzados in: Revista Poltica Democrtica n 6, p. 39)

7. Se cada perodo sinttico do texto for representado, respectivamente, pelas letras X, Y, W e Z, as relaes semnticas que se estabelecem no trecho correspondem s idias expressas pelos seguintes conectivos: a) X e Y mas W e Z. b) X porque Y porm W logo Z. c) X mas Y e W porque Z. d) No s X mas tambm Y porque W e Z. e) Tanto X como Y e W embora Z. 8. Indique a opo que completa com coerncia e coeso o trecho a seguir. Na hierarquia dos problemas nacionais, nenhum sobreleva em importncia e gravidade ao da educao. Nem mesmo os de carter econmico lhe podem disputar a primazia nos planos de reconstruo nacional. Pois, se a evoluo orgnica do sistema de um pas depende de suas condies econmicas, a) subordina-se o problema pedaggico questo maior da filosofia da educao e dos fins a que devem se propor as escolas em todos os nveis de ensino. b) impossvel desenvolver as foras econmicas ou de produo sem o preparo intensivo das foras culturais. c) so elas as reais condutoras do processo histrico de arregimentao das foras de renovao nacional. d) o entrelaamento das reformas econmicas e educacionais constitui fator de somenos relevncia para o soerguimento da cultura nacional. e) s quais se associam os projetos de reorganizao do sistema educacional com vistas renovao cultural da sociedade brasileira.

Ateno: as prximas questes so de Verdadeiro ou Falso.


Como se tornar o nmero 1 Chegar ao posto mais alto de uma empresa no tarefa para acomodados. Exige talento, dedicao, persistncia e principalmente uma boa dose de sacrifcio. Segundo consultores de recursos humanos, justamente esse empenho e esprito de liderana que as empresas valorizam nos ocupantes de cargos mais altos. A pessoa deve ter iniciativa, capacidade de tomar decises, fazer as coisas acontecerem, diz o diretor da Top Human Resources, de So Paulo. A qualificao profissional tambm um dos principais aspectos para se alcanar o posto mais alto. Qualquer executivo tem de investir sempre em sua educao, enfatiza outro diretor de recursos humanos. Seno voc ser um computador sem software, completa. Traar metas profissionais outro aspecto fundamental para quem quer chegar ao topo. Nesse caso, a ambio acaba sendo uma boa aliada. A intuio tambm uma boa arma na hora de dar um palpite em uma reunio. E, quem sabe, pode valer aquela promoo esperada... Conhecer passo a passo cada etapa do processo de produo da empresa e do setor um dos principais fatores que levaram M.C.P. a uma carreira bem-sucedida. Ele aponta ainda a importncia de valorizar os colegas. Ningum consegue as coisas sozinho. fundamental reconhecer a participao do grupo e sempre motiv-lo. A primeira regra da cartilha daqueles que anseiam alcanar um alto cargo em uma corporao, de acordo com esses consultores, no permanecer estagnado em uma funo ou empresa por um longo perodo.
Daniela Paiva. Emprego e formao profissional. In Correio Braziliense, 23/6/2002.

Considerando o desenvolvimento das idias do texto acima, julgue a pertinncia das inseres sugeridas em cada pargrafo indicado nos itens abaixo, de modo a preservar os argumentos utilizados, as relaes de coeso e coerncia e a correo gramatical do texto. 9. Ao final do segundo pargrafo: Ciente disso, o economista R. B. nunca passou mais de um ano sem participar de algum tipo de especializao e considera que a aprendizagem que vai permitir que algum permanea na funo e obtenha resultados melhores. 10. Ao final do terceiro pargrafo: Pois, se no sabe o que quer, dificilmente o profissional vai alcanar uma funo significativa, alerta um consultor paulista. 11. Ao final do quarto pargrafo: Correr riscos com bom senso e ter uma boa percepo so necessrios para se tornar um lder, acrescenta um diretor da Executive Search. 12. Ao final do quinto pargrafo: Ele planejou, detalhe por detalhe, sua carreira de executivo na empresa X, qualificando-se por meio de cursos especializados e dedicando tempo, alm do horrio de expediente, ao aprimoramento de lnguas e pesquisas sobre o mercado. 13. Ao final do sexto pargrafo: O executivo da CBI, J. S., concorda com M. C. P. e acrescenta: Voc tem de reconhecer a importncia de cada um e as dificuldades de sua equipe.

Julgue os itens subseqentes com relao aos recursos de coeso textual e adequao das palavras e da pontuao utilizadas no texto acima. 14. O adjetivo acomodados, no primeiro perodo, est empregado, textualmente, em oposio ao conjunto de substantivos expressos em talento, dedicao, persistncia e principalmente uma boa dose de sacrifcio, no perodo seguinte, que, por sua vez, podem ser interpretados como resumidos em esse empenho, no terceiro perodo. 15. Para que o texto fosse adequado ao tema e aos leitores em potencial, o estilo muito informal de linguagem e, especialmente, o ttulo deveria sofrer ajustes retricos de modo a se tornarem mais coerentes com o gnero argumentativo utilizado. 16. O emprego de outro (terceiro pargrafo), tambm (quarto pargrafo) e ainda (sexto pargrafo) mostra que diferentes classes gramaticais podem desempenhar a funo de manter coeso textual entre os pargrafos e no texto como um todo. 17. Ao usar, to freqentemente, o recurso do discurso alheio, o autor do texto toma o cuidado de marcar por aspas aquelas afirmaes acerca das quais no tem muita certeza ou que so empregadas com ironia. 18. De acordo com o desenvolvimento da argumentao, a troca de lugar entre o ltimo perodo sinttico do texto e o primeiro preservaria a coerncia e a coeso textuais. Leia o texto a seguir para responder s questes. Os fragmentos abaixo, adaptados de VEJA, 13/2/2002, constituem um texto, mas esto ordenados aleatoriamente. I. Para chefes, o caso ainda mais complexo.Os que acham que seus subordinados nunca entendem o que eles falam precisam ficar atentos prpria conduta. Talvez o problema seja tanto de habilidade quanto de falta de comunicao. II. E voc? Est pronto para coordenar uma equipe ou para relatar a um grupo as propostas de seu departamento? Se a resposta no, cuide-se. Corra atrs de cursos de liderana, compre livros que lhe ensinem a expressar suas idias claramente. III. O caixa da agncia bancria o mais indicado para liderar a equipe que vai propor alterao no desenho da rea de atendimento ao pblico, onde ficam as filas. O faxineiro deve tomar a frente do pessoal que decidir o local mais adequado para estocar material de limpeza. IV. Competncia tcnica s um ingrediente necessrio liderana. Um bom coordenador tem de conseguir explicar como a tarefa sob seu controle vai contribuir para os resultados da companhia, ou da instituio. Considerando que a organizao de um texto implica a ordenao lgica e coerente de seus fragmentos, julgue os itens a seguir quanto possibilidade de constiturem seqncias lgicas e coerentes para os fragmentos acima. 19. I, II, IV, III. 20. I, III, II, IV. 21. II, III, IV, I. 22. III, I, II, IV. 23. IV,III, I, II.

Ortografia-semntica

1. Foram insuficientes as ....... apresentadas, ....... de se esclarecerem os ....... a) escusas - a fim - mal-entendidos b) excusas - afim - mal-entendidos c) excusas - a fim - malentendidos d) excusas - afim - malentendidos e) escusas - afim - mal-entendidos 2. Este meu amigo .......... vai ..........-se para ter direito ao ttulo de eleitor. a) extrangeiro - naturalizar d) estrangeiro - naturalizar b) estrangeiro - naturalisar e) estranjeiro - naturalisar c) extranjeiro - naturalizar 3. Assinale a alternativa em que todas as palavras esto corretamente grafadas: a) quiseram, essncia, impeclio b) pretencioso, aspectos, sossego c) assessores, exceo, incansvel d) excessivo, expontneo, obseo e) obsecado, reinvidicao, repercusso 4. O orador ratificou o que afirmara. O termo destacado pode ser substitudo sem prejuzo de sentido por: a) negou d) confirmou b) corrigiu e) enfatizou c) frisou 5. "A ............... de uma guerra nuclear provoca uma grande .............. na humanidade e a deixa ............... quanto ao futuro." a) espectativa - tenso - exitante b) espectativa - teno - hesitante c) expectativa - tenso - hesitante d) expectativa - teno - hezitante e) espectativa - teno - exitante 6. Assinale a alternativa que possa substituir, pela ordem, as partculas de transio dos perodos abaixo, sem alterar o significado delas: "Em primeiro lugar, observemos o av. Igualmente, lancemos um olhar para a av. Tambm o pai deve ser observado. Todos so altos e morenos. Conseqentemente a filha tambm ser morena e alta." a) primeiramente, ademais, alm disso, em suma b) acima de tudo, tambm, analogamente, finalmente c) primordialmente, similarmente, segundo, portanto d) antes de mais nada, da mesma forma, por outro lado, por conseguinte e) sem dvida, intencionalmente, pelo contrrio, com efeito

7. Estava ....... a ....... da guerra, pois os homens ....... nos erros do passado. a) eminente, deflagrao, incidiram b) iminente, deflagrao, reincidiram c) eminente, conflagrao, reincidiram d) preste, conflaglao, incidiram e) prestes, flagrao, recindiram 8. Indique a alternativa correta: a) O ladro foi apanhado em flagrante. b) Ponto a intercesso de duas linhas. c) As despesas de mudana sero vultuosas. d) Assistimos a um violenta coalizo de caminhes. e) O artigo incerto na Revista das Cincias foi lido por todos ns. 9. "A solido um retiro de ......., mas ningum vive sempre em trgua, ....... s, ....... o preguioso, eternamente em repouso." a) descano, tampouco, exceto b) descanso, topouco, exceto c) descano, to pouco, esceto d) descanso, tampouco, exceto e) descanso, to pouco, esceto 10. "Durante a .......... solene era .......... o desinteresse do mestre diante da .......... demonstrada pelo poltico." a) seo - fragrante - incipincia b) sesso - flagrante - insipincia c) sesso - fragrante - incipincia d) cesso - flagrante - incipincia e) seo - flagrante - insipincia 11. Em "Repare bem o brao que ningum sabe de onde circunda o busto da moa e a quer levar para um lugar esconso." A palavra sublinhada s no pode conotar a idia de: a) um lugar de volpia b) um lugar escondido, suspeito c) um lugar desconhecido, misterioso d) um lugar escolhido, eleito e) um lugar escuro, recndito 12. Considerando-se a relao Veneza (cidade) - gaturamo (pssaro) como modelo, as palavras que sucessivamente completariam a relao: Califrnia - pretos - morrer - Gioconda - cem mil ris, seriam: a) estado, raa, ao, escultura, dinheiro b) pas, povo, fato, escultura, valor c) provncia, etnia, acontecimento, literatura, moeda d) estado, raa, acontecimento, pintura, valor e) territrio, gente, ao, msica, moeda

13. H palavras escritas de modo INCORRETO na alternativa: (A) Investimentos macios em educao, sade e reforma agrria constituram a frmula utilizada por pases mais atrasados do que o Brasil, para reduzir os ndices de pobreza. (B) O problema da misria no Brasil apresenta componentes bem mais perversos do que a simples escassez de recursos, que caracteriza o problema em outros pases, como no continente africano. (C) Os recursos gastos na rea social acabam sendo insuficientes, como por exemplo, a parcela mnima destinada ao saneamento bsico, importante para aumentar a expectativa de vida da populao. (D) A desnutrio, resultado da falta de ingesto de protenas e de outras substncias, degenera em m-formao do sistema neurolgico, com danos irreversveis, na maioria das vezes. (E) Vrios estudos afirmam que a taxa de misria s baixar quando houver crecimento da economia, assossiado a um modelo mais justo de distribuio de renda para a populao. 14. Est correta a grafia de todas as palavras da frase: (A) Ao ascender condio de um grande sistema de mercados, a economia mundial propisciou o poder hegemnico dos grandes conglomerados financeiros. (B) Se os grandes centros econmicos no se emiscussem decisivamente nas economias nacionais, talvez estas lograssem alcanar um ndice expressivo de desenvolvimento. (C) Os economistas podem discentir quanto s solues para o nosso desenvolvimento, mas reconhecem que o imperialismo econmico um fator crucial para nosso atraso. (D) A necessidade de sincronizar o ritmo de nossa economia com o da expanso da economia global constitui uma das exigncias mais difceis de serem atendidas. (E) No fosse a dicotomia das direes econmicas com que nos deparamos, o Brasil talvez no se firmasse numa posio de maior relevncia entre os pases emerjentes. 15. Est correta a grafia de todas as palavras da frase: (A) A comprenso dos fatos s foi possvel porque algumas pessoas propuzeramse a relat-los tal como ocorreram. (B) A repreo da polcia acabou por ocazionar a morte de um estudante e ferimento em vrios jovens. (C) O autor sentiu-se honrado com o privilgio de ter sido homenageado pelo grande poeta. (D) Nos versos transcrevidos na cronica, h aluzo ao frio que fazia naquela tarde paulistana. (E) O autor supoz que nos versos de Drummond havia referncia a termos utilisados num artigo.

16. Todas as palavras esto corretamente grafadas na seguinte frase: (A) Concesso inadequada de privilgios e atitudes maltomadas geram sempre excesso de gastos, propcio a suspenses de crdito. (B) O menospreso para com bens culturais excede o tolervel, chegando atingir nveis desesperadores. (C) Na palavra "dilapidar", o etmologista vai identificar a raz latina "lapid -", que significa "pedra"; estabelecese, assim, assossiao entre "destruir" e "atirar pedra". (D) Estavam to anciosas para ver o resultado da pesquisa, que dei elas autorizao para estender o expediente. (E) O hsito de manifestaes em pr da reviso das leis relacionadas posse de fsseis depender de muitos fatores. 17. A frase em que todas as palavras esto corretamente flexionadas a seguinte: (A) A quem se dispor a colaborar, os voluntrios entregaro listas de abaixoassinados para serem preenchidas. (B) Nas mesas-redondas em que se discutiram mudanas na legislao, muitos se manteram indecisos. (C) No um nico dirigente que institue os passos a serem dados; nesta questo, quanto maior o nmero de cidades a opinar, melhor ser. (D) Eles detm um saber especfico que devemos respeitar; no se pode fazer como aqueles pseudoespecialistas que criticam tudo aleatoriamente. (E) Se eles verem necessidade de conferir a autenticao dos documentos a serem enviados ao museu, os tabelies podero ajudar. 18. A frase totalmente correta quanto a grafia e acentuao : (A) Trabalhadores reinvindicavam al a contratao de mo-de-obra sem grande burocracia. (B) Nessa conjuntura, difcil explicar porqu a mobilidade da mo-de-obra decresceu. (C) Assessores especializados procuram pr no papel todas as variveis que envolvem o tema. (D) Pesquizas realizadas recentemente mostram que o xito do "euro" questionvel. (E) At em adjacncias de pequenos centros, chega a haver letgio para preenchimento de vagas. 19. Esto corretamente grafadas todas as palavras da frase: (A) Um jornalista deve abster-se de julgar o que noticia, afim de que seu pblico possa ter assesso s vrias posies e emitir, ele sim, seu prprio julgamento. (B) Alberto Dines um notrio crtico da imprensa; o fato de ser jornalista no o impede de polemisar com vrios colegas, quando cometem algum deslise. (C) A dvida suscitada por uma manchete poderia ser evitada caso o redator no se eximisse da responsabilidade de mostrar os dois lados de um mesmo fato. (D) A repercuso das primeiras manchetes deveu-se ao fato de que elas destorceram a declarao do Ministro, reproduzindo-a apenas parcialmente.

(E) A virtude jornalstica no est em previlegiar a face sensacionalista de um fato, mas em abranj-lo em toda a sua complexidade. 20. H palavras escritas de modo INCORRETO na frase: (A) O anseio geral por uma sociedade mais justa e igualitria transformou a luta trabalhista num dos mais expressivos modelos que caracteriza a sociedade contempornea. (B) De incio, as idias trabalhistas, fenmeno quase excluzivamente ingls, tiveram pouca ou nenhuma repercurso nos sindicatos. (C) O trabalho sempre uma atividade que depende da habilidade manual e da inteligncia de quem o desempenha, e exige o dispndio de certa energia fsica e mental. (D) O trabalho, de incio coleta ou extrativismo, diversificou-se com a caa, a pesca e a utilizao do fogo, possibilitando o progresso, pelo uso de objetos como o arco e a flecha. (E) Os alicerces da produo social deslocaram-se da agricultura para a indstria quando o comrcio se sobreps ao trabalho agrcola e ampliou suas atividades. 21. Indique, dentre os grupos de palavras abaixo, aquele cuja slaba tnica das palavras esteja na mesma posio da slaba tnica de: corpos, abolido e funerais, respectivamente: (A) glria, enxergar, deciso; (B) sutil, tulipa, juiz; (C) doutor, rubrica, poder; (D) erudito, item, recm. 22. Assinale a alternativa em que os vocbulos formem o plural como funeral e cadver, respectivamente: (A) abdominal / ardor; (B) funil / qualquer; (C) cnsul / acar; (D) mal / carter. 23. Todos os pronomes esto corretamente empregados na seguinte frase: (A) As discusses perdem seu vigor; considerem-nas encerradas e faam os relatrios chegarem at eu. (B) remota a possibilidade de eles, atravessadores, se sensibilizarem, motivo pelo qual dirijo-me a V.Sa. para pedir-lhe providncias. (C) Mandei-os sair, e o motivo de tal procedimento, no o sei dizer; convide-lhes a voltarem, por favor. (D) A questo da procedncia relevante, onde que nos debatemos para chamar a ateno a quem de direito. (E) Entre os maiores especialistas est este aqui, por quem me responsabilizo e que dou-o todo o apoio. 24. Quanto colocao do pronome oblquo, analise os enunciados e, depois, assinale a alternativa correta:

I Em pensando-se em licena, as reservas j foram feitas. II No tenho visto-te nas baladas dominicais. III Poupe-me dos seus comentrios maldosos. IV Solicitei a Vossa Senhoria que remetesse-lhe as cpias imediatamente. V Tudo transcorreu conforme nos foi dito. (A) Apenas IV est correto. (B) Apenas I e II esto corretos. (C) Apenas III e V esto corretos. (D) Apenas V est correto. (E) Todos esto corretos. 25. Quanto colocao do pronome oblquo, analise os enunciados e, depois, assinale a alternativa correta: I Convidaria-te, com prazer, se eu pudesse. II A norma no se deve utilizar neste caso. III Ambos se odeiam. IV Nada o impedir de conseguir o cargo que ele pretende. V Chegou tarde, lhe dando pssimas explicaes. (A) Apenas I, III e IV est correto. (B) Apenas III est correto. (C) Apenas II, III e V esto corretos. (D) Apenas II, III e IV esto corretos. (E) Todos esto corretos. 26. O Brasil representa 3% do problema mundial. A frase do texto em que o verbo apresenta o mesmo tipo de complemento exigido pelo verbo grifado acima : (A) Parecem inexpugnveis. (B) .. eles comearam a vida num patamar inferior. (C) O Brasil aparece com menos de 1% do movimento... (D) ... o Brasil hoje o pas mais rico do mundo... (E) ... os miserveis nem entram na equao econmica... 27. Antonio Candido escreveu uma carta, fez cpias da carta e enviou as cpias a amigos do Rio. Substituem de modo correto os termos sublinhados na frase acima, respectivamente, constituem (A) destas -enviou-as (B) daquela -os enviou (C) da mesma -enviou-lhes (D) delas -lhes enviou (E) dela -as enviou

28. O diploma de jornalista obrigatrio, mas h quem veja o diploma de jornalista como uma inutilidade, pois os cursos que oferecem o diploma de jornalista no podem cobrir todas as reas de atuao. Evitam-se as desnecessrias repeties da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, respectivamente, pelas formas (A) o veja e oferecem-lhe. (B) o veja e o oferecem. (C) lhe veja e lhe oferecem. (D) veja-o e oferecem-o. (E) veja ele e oferecem ele. 29. Diante das fotos antigas, olhamos as fotos para captar dessas fotos a magia do tempo que repousa nessas fotos. Evitam-se as abusivas repeties da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados por, respectivamente: (A) olhamo-lhes -capt-las -lhes repousa (B) as olhamos -captar-lhes -nelas repousa (C) olhamo-las -as captar -repousa nas mesmas (D) olhamo-las -captar-lhes -nelas repousa (E) olhamo-as -lhes captar -lhes repousa 30. As leis muulmanas so rigorosas, mas muitos julgam as leis muulmanas especialmente draconianas com as mulheres, j que se reflete nas leis muulmanas a hierarquia entre os sexos, hierarquia que deriva de fundamentos religiosos. Evitam-se as repeties do perodo acima substituindo-se os elementos sublinhados por, respectivamente: (A) julgam-as -se lhes reflete -a qual (B) julgam-nas -se reflete nesta -o que (C) julgam-nas -naquelas se reflete -a qual (D) julgam-lhes -nas quais se reflete -a qual (E) julgam-lhes -naquelas se reflete - qual 31. ... que usam grandes extenses ... (meio do 2 pargrafo) O mesmo tipo de complemento exigido pelo verbo grifado acima est na frase: (A) Levantamentos comprovam uma maior devastao em toda a regio amaznica. (B) Poucos acreditam na possibilidade de controle das queimadas na Amaznia. (C) A devastao da floresta amaznica parece sempre maior a cada ano. (D) As queimadas, sem controle, avanam muitas vezes sobre a floresta. (E) Surgem, cada vez mais, propostas para a preservao da regio florestal.
32. Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas. Todos os cidados devem saber _________ o Poder Legislativo est assim. Estamos instalando novos computadores, um momento de transio, eis o _________. a) por que - porqu b) porque por qu

c) porqu por que d) por que - porque 32. Assinale a opo em que o vocbulo entre parnteses preenche corretamente a lacuna correspondente. a) No se punem os malfeitores _______ no se dispe de um Cdigo Penal atualizado? (porque.) b) Essa questo requer indagar-se preliminarmente __________ no se derrubou ainda a inflao. (porque.) c) Pergunta-se, para comear, o ________ no foi votada ainda. (por qu.) d) No se far mudana _________ no foi votada uma nova Constituio? (por que.) e) Todos sabem, aqui no Brasil, _________ no se punem os bandidos. (porque.) 33. Assinale a alternativa incorreta, de acordo com o padro culto da modalidade escrita do Portugus. a) Maria ficou indignada por que no obteve a classificao. b) Por que haveria de se ocupar daquele assunto, se no era sua a obrigao? c) O princpio de que o ru inocente at prova em contrrio uma conquista da civilizao; da por que no tem ele que se preocupar. d) Depois de suas explicaes foi fcil entender por que tomara aquela deciso. 34. Assinale a opo em que a palavra sublinhada est empregada incorretamente. a) Durma cedo, seno acordar tarde demais. b) Mal comeou a chover, o barranco deslizou. c) Disse que h cinco anos ganhou na loteria. d) Estava mau informado, por isso equivocou-se. e) De hoje a dois meses pedirei novo emprstimo. 35. Assinale a seqncia que preenche corretamente as lacunas. Era ______________ a ___________ do conflito, pois as partes ____________ nos erros j cometidos. a) iminente deflagrao reincidiram. b) eminente confraglao - incidiram c) inevitvel defraglao reicindiram. d) iminente deflagrao reincidiram. 36. Os sinnimos de ignorante, principiante, respectivamente: a) incipiente insipiente descreo retificar. b) incipiente insipiente discrio ratificar. c) insipiente incipiente discrio ratificar. d) insipiente incipiente discreo ratificar. e) incipiente incipiente descrio retificar. sensatez e confirmar so,

37. Aponte a alternativa em que h confuso entre mal e mau. a) Falar no mau, preparar o pau. b) Os agentes sanitrios interditaram o bar porque estava mau-cheiroso. c) Ao disputar uma bola o zagueiro caiu de mau jeito. d) De um mau espera-se todo o mal. e) Mau proceder substantivao de proceder mal.

38. Assinale a alternativa correta. a) O marceneiro usa brocha; o pintor, broxa. b) s 18 horas, a bandeira deve ser arreada de seu mastro. c) Quando o doente assuou o nariz, viu que havia pequeno sangramento. d) O Plano Cruzado trouxe prejuzo vultuoso a todos os comerciantes. e) Minha estadia em Paris foi brevssima, porm inesquecvel. 39. Assinale a opo incorreta. a) A regra que orienta a acentuao grfica de sade a mesma que justifica o acento de diminuram. b) A regra que orienta a acentuao grfica de disps a mesma que justifica o acento de Canad. c) A regra que orienta a acentuao grfica de pases a mesma que justifica o acento de mdia. d) A regra que orienta a acentuao grfica de hbito a mesma que justifica o acento de genrica. e) Uma mesma regra orienta o uso do acento grave indicador de crase em relacionavase descoberta e expe-se fumaa. 40. A alternativa que apresenta erro quanto acentuao grfica em um dos vocbulos : a) lpis jri b) bnus hfen c) nsia srie d) razes amvel e) ba - bamb

Classes de Palavras
1. Assinale o item que s contenha preposies: a) durante, entre, sobre d) em, caso, aps b) com, sob, depois e) aps, sobre, acima c) para, atrs, por 2. Observe as palavras grifadas da seguinte frase: "Encaminhamos a V. Senhoria cpia autntica do Edital n 19/82." Elas so, respectivamente: a) verbo, substantivo, substantivo d) pronome, adjetivo, substantivo b) verbo, substantivo, advrbio e) pronome, adjetivo, adjetivo c) verbo, substantivo, adjetivo 3. Assinale a opo em que a locuo grifada tem valor adjetivo: a) "Comprei mveis e objetos diversos que entrei a utilizar com receio." b) "Azevedo Gondim comps sobre ela dois artigos." c) "Pediu-me com voz baixa cinqenta mil ris." d) "Expliquei em resumo a prensa, o dnamo, as serras..."

e) "Resolvi abrir o olho para que vizinhos sem escrpulos no se apoderassem do que era delas." 4. Aponte a alternativa em que a palavra em negrito conjuno explicativa: a) Como estivesse cansado, no foi trabalhar. b) Assim que fores ao Rio, no te esqueas de avisar-me. c) Retirou-se antes, j que assim o quis. d) No se aborrea, que estamos aqui para ouvi-lo. e) No compareceu, porque no foi avisado. 5. O "que" est com funo de preposio na alternativa: a) Veja que lindo est o cabelo da nossa amiga! b) Diz-me com quem andas, que eu te direi quem s. c) Joo no estudou mais que Jos, mas entrou na Faculdade. d) O Fiscal teve que acompanhar o candidato ao banheiro. e) No chore que eu j volto. 6. "Sabero que nos tempos do passado o doce amor era julgado um crime." Temos na frase anterior. a) 1 preposio d) 7 palavras tonas b) 3 adjetivos e) 4 substantivos c) 4 verbos 7. Em "Orai porque no entreis em tentao", o valor da conjuno do perodo de: a) causa d) explicao b) condio e) finalidade c) conformidade 8. As expresses sublinhadas correspondem a um adjetivo, exceto em: a) Joo Fanhoso anda amanhecendo sem entusiasmo. b) Demorava-se de propsito naquele complicado banho. c) Os bichos da terra fugiam em desabalada carreira. d) Noite fechada sobre aqueles ermos perdidos da caatinga sem fim. e) E ainda me vem com essa conversa de homem da roa. 9. No trecho: "E o azul, o azul virginal onde as guias e os astros gozam, tornou-se o azul espiritualizado...", as palavras grifadas correspondem morfologicamente, pela ordem, a: a) adjetivo - pronome relativo - substantivo - pronome relativo b) substantivo - pronome relativo - substantivo - pronome reflexivo c) adjetivo - advrbio - substantivo - pronome reflexivo d) substantivo - advrbio - advrbio - pronome relativo e) adjetivo - conjuno - substantivo - pronome 10. Na frase "As negociaes estariam meio abertas s depois de meio perodo de trabalho", as palavras grifadas so, respectivamente: a) adjetivo, adjetivo d) numeral, adjetivo b) advrbio, advrbio e) numeral, advrbio c) advrbio, adjetivo 11. Assinale o caso em que no haja expresso numrica de sentido indefinido:

a) Ele o duodcimo colocado. b) Quer que veja este filme pela milsima vez? c) "Na guerra os meus dedos dispararam mil mortes." d) "A vida tem uma s entrada; a sada por cem portas." e) n.d.a 12. Na frase: "Passaram dois homens a discutir, um a gesticular e o outro com a cara vermelha", o termo a est empregado, sucessivamente, como: a) artigo, preposio preposio b) pronome, preposio, artigo c) preposio, preposio, artigo d) preposio, pronome, preposio e) preposio, artigo, preposio 13. Nos trechos: "A menina conduz-me diante do leo..."; "... sobre o focinho contei nove ou dez moscas..."; "... a juba emaranhada e sem brilho." Sob o ponto de vista gramatical, os termos destacados so, respectivamente: a) locuo adverbial, locuo adverbial, locuo adverbial b) locuo conjuntiva, locuo adjetiva, locuo adverbial c) locuo adjetiva, locuo adverbial, locuo verbal d) locuo prepositiva, locuo adverbial, locuo adjetiva e) locuo adverbial, locuo prepositiva, locuo adjetiva 14. Assinale a frase em que "meio" funciona como advrbio: a) S quero meio quilo. d) Parou no meio da rua. b) Achei-o meio triste. e) Comprou um metro e meio. c) Descobri o meio de acertar. 15. "Podem acusar-me: estou com a conscincia tranqila." Os dois pontos do perodo acima poderiam ser substitudos por vrgula, explicando-se o nexo entre as duas oraes pela conjuno: a) portanto d) pois b) e e) embora c) como 16. Classifique as palavras como nas construes seguintes, numerando, convenientemente, os parnteses: 1) preposio 2) conj. subord. causal 3) conj. subord. conformativa 4) conj. coord. aditiva 5) adv. interrogativo de modo ( ) Perguntamos como chegaste aqui. ( ) Percorrera as salas como eu mandara. ( ) Tinha-o como amigo. ( ) Como estivesse frio, fiquei em casa. ( ) Tanto ele como o irmo so meus amigos. a) 2 - 4 - 5 - 3 - 1 b) 4 - 5 - 3 - 1 - 2 d) 3 - 1 - 2 - 4 - 5 e) 1 - 2 - 4 - 5 - 3

c) 5 - 3 - 1 - 2 - 4 17. Talvez seja bom que o proprietrio do imvel possa desconfiar de que ele no to imvel assim. A palavra destacada , respectivamente: a) substantivo e substantivo d) advrbio e adjetivo b) substantivo e adjetivo e) adjetivo e advrbio c) adjetivo e verbo 18. Assinale a alternativa correspondente classe gramatical da palavra a, respectivamente: Esta gravata a que recebi; Estou disposto a tudo; Fiquei contente com a nota; Comprei-a logo que a vi. a) artigo - artigo - preposio - preposio b) preposio - artigo - pronome demonstrativo - artigo c) pronome demonstrativo - preposio - artigo - pronome pessoal d) pronome pessoal - preposio - artigo - pronome pessoal e) nenhuma das alternativas 19. No trecho: "Todo romancista, todo poeta, quaisquer que sejam os rodeios que possa fazer a teoria literria, deve falar de ... o mundo e o escritor fala, eis a literatura." A palavra destacada : a) advrbio de incluso d) palavra denotadora de incluso b) advrbio de designao e) palavra denotadora de designao c) conjuno subordinativa 20. Assinale a alternativa cuja relao incorreta: a) Sorria s crianas que passavam - pronome relativo b) Declararam que nada sabem - conjuno integrante c) Que alegre manifestao a sua - advrbio de intensidade d) Que enigmas h nesta vida - pronome adjetivo indefinido e) Uma ilha que no consta no mapa - conjuno coord. explicativa 21. Assinale a frase em que a colocao do pronome pessoal oblquo no obedece s normas do portugus padro: a) Essas vitrias pouco importam; alcanaram-nas os que tinham mais dinheiro. b) Entregaram-me a encomenda ontem, resta agora a vocs oferecerem-na ao chefe. c) Ele me evitava constantemente!... Ter-lhe-iam falado a meu respeito? d) Estamos nos sentido desolados: temos prevenido-o vrias vezes e ele no nos escuta. e) O Presidente cumprimentou o Vice dizendo: - Fostes incumbido de difcil misso, mas cumpriste-la com denodo e eficincia. 22. A frase em que a colocao do pronome tono est em desacordo com as normas vigentes no portugus padro do Brasil : a) A ferrovia integrar-se- nos demais sistemas virios. b) A ferrovia deveria-se integrar nos demais sistemas virios. c) A ferrovia no tem se integrado nos demais sistemas virios. d) A ferrovia estaria integrando-se nos demais sistemas virios. e) A ferrovia no consegue integrar-se nos demais sistemas virios. 23. Assinale a alternativa correta: a) A soluo agradou-lhe. d) Darei-te o que quiseres. b) Eles diriam-se injuriados. e) Quem contou-te isso?

c) Ningum conhece-me bem. 24. Indique a estrutura verbal que contraria a norma culta: a) Ter-me-o elogiado. d) Temo-nos esquecido. b) Tinha-se lembrado. e) Tenho-me alegrado. c) Teria-me lembrado. 25. A colocao do pronome oblquo est incorreta em: a) Para no aborrec-lo, tive de sair. b) Quando sentiu-se em dificuldade, pediu ajuda. c) No me submeterei aos seus caprichos. d) Ele me olhou algum tempo comovido. e) No a vi quando entrou. 26. Assinale a alternativa que apresenta erro de colocao pronominal: a) Voc no devia calar-se. b) No lhe darei qualquer informao. c) O filho no o atendeu. d) Se apresentar-lhe os psames, fao-o discretamente. e) Ningum quer aconselh-lo. 27. "O individualismo no a alcana." A colocao do pronome tono est em desacordo com a norma culta da lngua, na seguinte alterao da passagem acima: a) O individualismo no a consegue alcanar. b) O individualismo no est alcanando-a. c) O individualismo no a teria alcanado. d) O individualismo no tem alcanado-a. e) O individualismo no pode alcan-la. 28. H um erro de colocao pronominal em: a) "Sempre a quis como namorada." b) "Os soldados no lhe obedeceram as ordens." c) "Todos me disseram o mesmo." d) "Recusei a idia que apresentaram-me." e) "Quando a cumprimentaram, ela desmaiou." 29. Pronome empregado incorretamente: a) Nada existe entre eu e voc. b) Deixaram-me fazer o servio. c) Fez tudo para eu viajar. d) Hoje, Maria ir sem mim. e) Meus conselhos fizeram-no refletir. 30. "Algum, antes que Pedro o fizesse, teve vontade de falar o que foi dito." Os pronomes assinalados dispem-se nesta ordem: a) de tratamento, pessoal, oblquo, demonstrativo b) indefinido, relativo, pessoal, relativo c) demonstrativo, relativo, pessoal, indefinido d) indefinido, relativo, demonstrativo, relativo e) indefinido, demonstrativo, demonstrativo, relativo

31. Assinale a alternativa onde o pronome pessoal est empregado corretamente: a) Este um problema para mim resolver. b) Entre eu e tu no h mais nada. c) A questo deve ser resolvida por eu e voc. d) Para mim, viajar de avio um suplcio. e) Quanto voltei a si, no sabia onde me encontrava. 32. Assinale o mau emprego do pronome: a) Aquela no era casa para mim, compr-la com que dinheiro? b) Entre eu e ela nada ficou acertado. c) Estava falando com ns dois. d) Aquela viagem, quem no a faria? e) Viram-no mas no o chamaram. 33. Os tcnicos .......... bem para os jogos, mas, .......... contra nova derrota, pediam que treinasse ainda mais. a) o haviam preparado - se tentando precaver b) haviam preparado-o - se tentando precaver c) haviam preparado-o - tentando precaver-se d) haviam-no preparado - se tentando precaver e) haviam-no preparado - tentando precaver-se 34. Ningum atinge a perfeio alicerado na busca de valores materiais, nem mesmo os que consideram tal atitude um privilgio dado pela existncia. Os pronomes destacados no perodo acima classificam-se, respectivamente, como: a) indefinido - demonstrativo - relativo - demonstrativo b) indefinido - pessoal oblquo - relativo - indefinido c) de tratamento - demonstrativo - indefinido - demonstrativo d) de tratamento - pessoal oblquo - indefinido - demonstrativo e) demonstrativo - demonstrativo - relativo - demonstrativo

35. O emprego dos tempos e modos verbais est correto apenas em: (A) Quando houver condies de todos os funcionrios pblicos serem confiveis, a, sim, os procedimentos judiciais eram simplificados. (B) No se apoiaro supresses de solenidades jurdicas, caso elas fossem realmente indispensveis garantia da ampla defesa. (C) Se curadores de rus forem consultados, eles provavelmente defenderiam o que melhor para seus representados. (D) Visto que vivenciou experincias bem-sucedidas, ele talvez pudesse ter sido convidado a dar sua opinio. (E) Desde que tomasse conhecimento da contestao, o proponente das mudanas pode querer rebat-la. 36. Est adequada a articulao entre os tempos verbais na frase: (A) Caso venha a ser considerado nocivo comunidade, o programa Nheengatu dever ter sido proibido pelas autoridades. (B) A menos que fosse nocivo o contedo veiculado pelo programa Nheengatu, no h razes para que se o houvera proibido.

(C) Se o contedo veiculado pelo programa Nheengatu vier a se revelar nocivo, s assim se pudesse cogitar de proibir sua transmisso. (D) No caso de que o programa Nheengatu se caracterizasse por transmitir idias nocivas comunidade, cabe cogitar sua proibio. (E) A menos que o contedo veiculado pelo programa Nheengatu possa ser considerado nocivo comunidade, no h razes para que se venha a proibi-lo. 37. A frase totalmente correta quanto flexo : (A) Tenho certeza de que reouverei o grfico que mostra a mobilidade dos artesos. (B) Se eles revirem a questo do contrato, muito dessa celeuma ter fim. (C) Alguns se entretem com o "euro" e no percebem que os problemas continuam iguaisinhos. (D) Analistas crm que essa npcia com o "euro" pode acabar logo. (E) Dizem as m-lnguas que esses dados no advm de relatrio oficial. 38. Todas as formas verbais esto corretamente flexionadas na frase: (A) Embora se requeram, aqui e ali, medidas locais, no haver como abstermosnos de medidas de carter geral. (B) Se um pas no se provir de planos econmicos prprios, estar cada vez mais dependente do ritmo que lhe impor a economia global. (C) Se no nos convir o ritmo ditado pela economia global, fazer-se- necessrio criar um modelo que melhor se adeqe nossa realidade. (D) Os grandes centros econmicos associaram-se e comporam, paulatinamente, um sistema de mercados ao qual praticamente impossvel um pas deixar de pertencer. (E) O que de fato obstrui o desenvolvimento da economia nacional a oscilao entre direes dificilmente conciliveis, a que vimos nos sujeitando. 39. Esto corretas as formas dos verbos intervir, propor e obter empregadas na frase: (A) Se obtessem tudo o que propuseram, no seria preciso que a polcia tivesse intervido. (B) Se a polcia no interviesse, eles teriam obtido tudo o que proporam. (C) No caso de a polcia intervir, eles no obtero tudo o que propuseram. (D) Eles s obtiveram o que propuseram porque a polcia no interviu. (E) O fato de a polcia ter intervindo evitou que obtessem o que antes propuseram. 40. Por equvoco na flexo, preciso corrigir a forma verbal sublinhada na frase: (A) Viu-se que muita gente soubera dos fatos pelas cartas enviadas de So Paulo. (B) Ainda bem que os policiais no apreenderam as cpias das cartas. (C) Muitas pessoas no se abstiveram de protestar contra a ditadura da poca. (D) Muitas pessoas do Rio obteram cpias das cartas do pessoal de So Paulo. (E) Outros leitores supuseram que no poema repercutiam as palavras do artigo.

41. Esto corretamente flexionadas todas as formas verbais da frase: (A) Caso as clulas no se recompossem, todos os tecidos entrariam rapidamente em colapso. (B) Como no lhe aprouveu ficar mais uns dias, acabou perdendo a comemorao do centenrio da cidade. (C) Se no reavermos nossas malas, prestaremos queixa na delegacia. (D) Ainda bem que obtiveram tudo o que requereram, sem que a polcia interviesse. (E) Ele intervia a todo momento no jogo, buscando boicot-lo. 42. Est adequada a articulao entre os tempos verbais na frase: (A) Nunca poderia imaginar que o adiamento de minha viagem viesse a causar tantos transtornos para aqueles que pretendiam me hospedar. (B) No admito que vocs pudessem tomar qualquer medida antes que eu venha a expor as minhas justificativas. (C) To logo desembarcamos, notramos que ningum se dispunha a ter ido nos receber. (D) A menos que eles se retratem, no teramos como relevar seus erros, que tanto prejuzo nos haviam dado. (E) Quero que a partir de agora voc esteja providenciando os papis que eu devesse estar assinando na prxima semana. 43. Esto corretos o emprego e a forma de ambos os verbos sublinhados em: (A) No h o que contenhe o nimo exaltado de quem contrrio exigncia, de quem se indiguine com a obrigatoriedade do diploma. (B) Caso um veterano jornalista requera o diploma, alegando toda a sua experincia, justo que seje atendido? (C) H quem julgue que um profissional s deveria fazer o curso de jornalismo se esse lhe conviesse e quando bem lhe aprouvesse. (D) Se algum se dispor a fazer o curso de Jornalismo apenas para obtiver o diploma, beneficiar-se- com as prerrogativas da profisso? (E) Alguns jornalistas interviram no momento da tramitao do projeto, mas no obteram sucesso. 44. Mantm-se corretamente a mesma pessoa gramatical na seguinte frase: (A) O lixo seu, esse lixo que deixai beira de sua porta. (B) O lixo teu, esse lixo que deixa beira de vossas portas. (C) O lixo teu, esse lixo que deixas beira de tua porta. (D) O lixo de vocs, esse lixo que deixais beira de suas porta. (E) O lixo vosso, esse lixo que deixas beira de suas portas. 45. Toda vez que ...... seu caminho com tanto capricho, o motorista ...... demonstrando toda sua dignidade. Para completar corretamente a frase acima, devem-se usar as formas verbais (A) limparia -estivesse (B) limpar -estivesse

(C) limpasse -estar (D) limpar -estar (E) limpar -estaria 46. Todas as formas verbais esto corretas na frase: (A) Elas se absteram de votar nas ltimas eleies. (B) Quando vocs requiserem mais material, preencham corretamente o formulrio. (C) Se virdes a mudar de opinio, comunicai-nos a tempo. (D) A menos que eles se imponhem na reunio, no sero ouvidos pelos colegas. (E) Se tivssemos podido responder, t-lo-amos feito de modo contundente. 47 Esto corretamente flexionadas as formas verbais da frase: (A) Os caboclos de fato obtiveram algumas melhorias, mas nem todas as novidades lhes convieram. (B) O pesquisador deteu-se em alguns dados e percebeu que do progresso adviram, tambm, alguns prejuzos. (C) Conclue-se, da leitura do texto, que a alimentao mais natural constitue um fator de sade. (D) Se o progresso no intervisse na vida de Aracampina, os moradores no fazeriam novos projetos de vida. (E) Quando os habitantes de Aracampina se proporam a aceitar as novidades, ningum conteu seu ingnuo entusiasmo. 48. As formas verbais sublinhadas respeitam as normas de concordncia na frase: (A) No caberiam aos caboclos ter conscincia de todas as coisas que o progresso lhes trariam. (B) Entre os diversos fatores que determinam o estresse, um dos mais importantes est nos hbitos alimentares. (C) Toda a comunidade de Aracampina acabaram por se envolver em tanta melhoria que passaram a ficar ao seu alcance. (D) To logo surgiu, as primeiras manifestaes de estresse deixou bem claro que se deviam s novidades do cotidiano. (E) Fogo a gs, televiso, luz eltrica, tudo fascinavam os caboclos, a quem ningum advertiram da outra face da moeda. 49. Est adequada a articulao entre os tempos verbais na frase: (A) Na primeira vez em que l esteve, o pesquisador notara que os caboclos pescassem mais do que da segunda vez. (B) Uma vez que a dieta dos caboclos se alterasse, tinham passado a sofrer de hipertenso. (C) Se os alimentos que ingeriam fossem, em boa parte, industrializados, a taxa de hipertenso tende a crescer. (D) No caso de surgir a necessidade de ganhar mais dinheiro, a taxa de hipertenso elevava-se rapidamente.

(E) To logo passaram a usar fraldas descartveis, as mulheres viram reduzido o seu trabalho. 50. Esto corretos o emprego e a forma do verbo sublinhado na frase: (A) So grandes os esforos que o complexo pensamento de Rousseau sempre requereu de seus intrpretes. (B) Advem de Rousseau as principais formulaes sobre a soberania poltica do povo. (C) A teoria de Rousseau ainda hoje contribue para a anlise das relaes entre o homem e a natureza. (D) Os ingnuos seguidores de Rousseau no se deteram na complexidade de seu pensamento. (E) Em seu tempo, Rousseau interviu radicalmente na formao do pensamento democrtico. 51. Os tempos e modos verbais esto corretamente articulados na frase: (A) Foi um contra-senso interpretativo quando afirmramos que o princpio soberania absoluta do povo ter origem em Rousseau. (B) Seria um contra-senso interpretativo se afirmssemos que o princpio soberania absoluta do povo teve origem em Rousseau. (C) Ser um contra-senso interpretativo se afirmssemos que o princpio soberania absoluta do povo haver de ter origem em Rousseau. (D) um contra-senso interpretativo quando afirmvamos que o princpio soberania absoluta do povo tem tido origem em Rousseau. (E) um contra-senso interpretativo quando afirmarmos que o princpio soberania absoluta do povo tinha origem em Rousseau. da da da da da

52. Est correta a flexo de todos os verbos da seguinte frase: (A) Tudo o que advir de uma experincia esotrica sempre obter, da parte dos cientistas, a ateno e o cuidado de uma verificao objetiva. (B) Os profissionais da quiromancia ou da numerologia no apreciam os consulentes que regateam na hora do pagar o que lhes pedido. (C) Quando diz que um cientista se "inspira", o autor sugere que ele intui um caminho, que ele se prov de confiana para considerar uma hiptese objetiva. (D) O esoterismo obstrue o caminho da cincia; a cada vez que manter os incautos distantes das prticas cientficas, estar propagando o irracionalismo. (E) explicvel que creamos em prticas esotricas, pois elas nos fornecem imediatamente explicaes mirabolantes para todos os mistrios. 53. Segundo a Anistia Internacional, a prova usada contra ela foi o fato de ter engravidado sem ser casada. O segmento sublinhado na frase acima pode ser corretamente substitudo, mantendo-se o sentido da frase, por: (A) fora o fato de haver engravidado sem ter sido casada. (B) foi o fato de que engravidou sem que fosse casada. (C) era o fato de que teria engravidado sem que seja casada. (D) foi o fato de que se engravidara sem que se casasse. (E) o fato de que engravidaria sem que seja casada.

54. Est correta a flexo de todas as formas verbais da frase: (A) Caso no se detessem nas questes formais, os responsveis pelo julgamento de Amina no teriam satisfazido as expectativas internacionais. (B) Toda mulher que manter uma relao amorosa fora do casamento ser submissa ao rigor da lei islmica. (C) As leis nigeriana provem da tradio islmica, e jamais se absteram de observar os rgidos postulados desta. (D) Se a Anistia e outros rgos internacionais no intervissem no caso de Amina, no havia o que contivesse o nimo punitivo do tribunal nigeriano. (E) No se propusessem os formadores de opinio pblica a intervir no caso de Amina, quase certo que a ela se imporia a pena de morte por apedrejamento. 55. Todas as formas verbais esto corretamente flexionadas na frase: (A) No caso de rever suas teorias, em face do que julgue algum mistrio divino, um cientista sobrepor a atitude espiritual ao mtodo propriamente cientfico. (B) preciso que o cientista se abstenhe de incorporar ao seu trabalho hesitaes de natureza espiritual, que trazeriam prejuzo para a objetividade de sua pesquisa. (C) Cientistas como Newton ou Einstein proporam-se considerar a idia platnica de que tudo, na natureza, se constitue como obra de um Arquiteto Universal. (D) Se os cientistas no conterem seus impulsos subjetivos, submetero-se s paixes, em vez de se guiarem pelos procedimentos cientficos. (E) O conhecimento que um cientista por vezes intue deve ser objeto de verificao cientfica, para que no o submissa a fora da pura imaginao. 56. Transpondo para a voz passiva a frase: "Haveriam de comprar, ainda, um trator maior", obtm-se a forma verbal: a) comprariam d) ter-se-ia comprado b) comprar-se-ia e) haveria de ser comprado c) teria sido comprado 57. Leia a seguinte passagem na voz passiva: "O receio substitudo pelo pavor, pelo respeito, pela emoo ..." Se passarmos para a voz ativa, teremos: a) O pavor e o respeito substituram-se pela emoo e o receio. b) O pavor e o receio substituem a emoo e o respeito. c) O pavor, o respeito e a emoo so substitudos pelo receio. d) O pavor, o respeito e a emoo substituem-se. e) O pavor, o respeito e a emoo substituem o receio. 58. Assinale a frase que no est na voz passiva: a) "Esperavam-se manifestaes de grupos radicais japoneses de esquerda e de direita... ." b) "Foram salvos pelo raciocnio rpido de um agente do servio secreto... ." c) "Vocs se do pouca importncia nessa tarefa." d) "Documentos inteis devem ser queimados em praa pblica."

e) "Devem-se estudar estas questes." 59. Transpondo para a voz ativa a frase: "Os ingressos haviam sido vendidos com antecedncia", obtm-se a forma verbal: a) venderam d) haviam vendido b) vendeu-se e) havia vendido c) venderam-se 60. Transpondo para a voz passiva a frase: "Eu estava revendo, naquele momento, as provas tipogrficas do livro", obtm-se a forma verbal: a) ia revendo d) comecei a rever b) estava sendo revisto e) estavam sendo revistas c) seriam revistas 61. Transpostos para a voz passiva, os verbos do texto "Que miragens v o iluminado no fundo de sua iluminao? (...) E por que nos seduz a ilha?" (Carlos Drummond de Andrade), assumem, respectivamente, as formas: a) eram vistas e somos seduzidos b) so vistas e fomos seduzidos c) foram vistas e somos seduzidos d) so vistas e somos seduzidos e) foram vistas e fomos seduzidos 62. O verbo da orao: Os pesquisadores orientaro os alunos" ter, na voz passiva, a forma: a) havero de orientar d) tero orientado b) haviam orientado e) sero orientados c) orientaram-se 63. "Explicou que aprendera aquilo de ouvido." Transpondo para a voz passiva, o verbo assume a seguinte forma: a) tinha sido aprendido d) tinha aprendido b) era aprendido e) aprenderia c) fora aprendido 64. Transpondo para a voz ativa a frase "Os livros seriam postos em um lqido desinfetante", obtm-se a forma verbal: a) vo pr d) vo ser postos b) amos pr e) poriam c) pem-se 65. Transpondo para a voz passiva a orao "Os colegas o estimavam por suas boas qualidades", obtm-se a forma verbal: a) eram estimadas d) era estimado b) tinham estimado e) foram estimadas c) fora estimado

66. Transpondo para a voz passiva a frase: "A assemblia aplaudiu com vigor as palavras do candidato", obtm-se a forma verbal: a) foi aplaudido d) estava aplaudindo b) aplaudiu-se e) tinha aplaudido c) foram aplaudidas 67. "O farol guiava os navegantes". Transpondo esta frase para a voz passiva, o verbo apresentar a forma: a) guiava-se d) guiavam b) iam guiando e) foram guiados c) eram guiados 68. Assinale o trecho que no contm erro na voz passiva: a) Lamentamos que o pouco tempo disponvel venha a prejudicar o processo que foi iniciado de forma to incorreta. b) No quarto, j tinham sido espalhados vrios colches pelo cho, para acomodar os parentes que vinham de longe. c) distncia, viam-se pequenos pontos de luz, a denunciar a presena de casas por ali. d) Assim que comeou a cursar medicina, sentiu-se atrado para a rea de neurologia. e) A lembrana de sua convivncia conosco ia sendo afastada medida que os afazeres iam nos absorvendo. 69. "Um prlogo a um livro de versos cousa que se no l, e quase sempre com razo." (Slvio Romero) O verbo "l": a) est na voz passiva e seu sujeito "que" b) est na voz ativa, seu sujeito "cousa" e seu objeto direto "versos" c) est na voz reflexiva, e o sujeito "versos" pratica e recebe a ao, ao mesmo tempo d) sugere reciprocidade de ao, pois h troca de aes entre os "versos" e quem os l e) funciona acidentalmente como verbo de ligao, com predicativo oculto 70 A forma passiva correspondente ao enunciado "Vi, no claro azul do cu, um papagaio de papel, alto e largo", : a) O garoto viu, no claro azul do cu, um papagaio de papel, alto e largo. b) Um papagaio de papel, alto e largo, estava sendo visto pelo menino, no claro azul do cu. c) No claro azul do cu, era visto um papagaio de papel, alto e largo, por mim. d) Alto e largo, um papagaio de papel foi visto por mim no claro azul do cu. e) Foi visto pelo menino, no claro azul do cu, um papagaio de papel.

Anlise sinttica

1. Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a funo de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que ser capaz a mulher de seu sobrinho? b) Raramente se entrev o cu nesse aglomerado de edifcios. c) Amanheceu um dia lindo, e por isso todos correram s piscinas. d) Era somente uma velha, jogada num catre preto de solteiros. e) preciso que haja muita compreenso para com os amigos. 2. Em "Eu era enfim, senhores, uma graa de alienado.", os termos da orao grifados so respectivamente, do ponto de vista sinttico: a) adjunto adnominal, vocativo, predicativo do sujeito b) adjunto adverbial, aposto, predicativo do objeto c) adjunto adverbial, vocativo, predicativo do sujeito d) adjunto adverbial, vocativo, objeto direto e) adjunto adnominal, aposto, predicativo do sujeito 3. "O homem est imerso num mundo ao qual percebe ..." A palavra em negrito : a) objeto direto preposicionado d) agente da passiva b) objeto indireto e) adjunto adnominal c) adjunto adverbial 4. Assinale a frase cujo predicado verbo-nominal: a) "Que segredos, amiga minha, tambm so gente ..." b) "... eles no se vexam dos cabelos brancos ..." c) "... boa vontade, curiosidade, chama-lhe o que quiseres ..." d) "Fiquemos com este outro verbo." e) "... o assunto no teria nobreza nem interesse ..." 5. Todos os itens abaixo apresentam o pronome relativo com funo de objeto direto, exceto: a) "Aurlia no se deixava inebriar pelo culto que lhe rendiam." b) "Est fadigada de ontem? perguntou a viva com a expresso de afetada ternura que exigia o seu cargo." c) "... com a riqueza que lhe deixou seu av, sozinha no mundo, por fora que havia de ser enganada." d) "... O Lemos no estava de todo restabelecido do atordoamento que sofrera." e) "No o entendiam assim aquelas trs criaturas, que se desviviam pelo ente querido." 6. A partcula apassivadora est exemplificada na alternativa: a) Fala-se muito nesta casa. d) Ria-se de seu prprio retrato. b) Grita-se nas ruas. e) Precisa-se de um dicionrio. c) Ouviu-se um belo discurso. 7. Classifique o "se" na frase: "Ele queixou-se dos maus tratos recebidos". a) partcula integrante do verbo b) conjuno condicional c) pronome apassivador d) conjuno integrante e) smbolo de indeterminao do sujeito

8. O se ndice de indeterminao do sujeito na frase: a) No se ouvia o sino. b) Assiste-se a espetculos degradantes. c) Algum se arrogava o direito de gritar. d) Perdeu-se um co de estimao. e) No mais se falsificar tua assinatura. 9. O se pronome apassivador em: a) Precisa-se de uma secretria. b) Proibiram-se as aulas. c) Assim se vai ao fim do mundo. d) Nada conseguiria, se no fosse esforado. e) Eles se propuseram um acordo. 10. A palavra "se" conjuno integrante (por introduzir orao subordinada substantiva objetiva direta) em qual das oraes seguintes? a) Ele se mordia de cimes pelo patro. b) A Federao arroga-se o direito de cancelar o jogo. c) O aluno fez-se passar por doutor. d) Precisa-se de operrios. e) No sei se o vinho est bom. 11. Em relao funo da partcula se, numere a segunda de acordo com a primeira e depois assinale a numerao correta: 1. Partcula apassivadora 2. ndice de indeterminao do sujeito 3. Objeto direto reflexivo 4. Objeto indireto 5. Conjuno 6. Partcula de realce ( ) Veja se falta algum. ( ) "Vai-se a primeira pomba despertada..." ( ) Daqui se assiste ao desfile. ( ) Ele arroga-se o direito de reclamar. ( ) Ainda se ouvem gemidos. ( ) A jovem olhava-se no espelho. a) 5, 4, 2, 6, 1, 3 b) 5, 6, 2, 4, 1, 3 c) 2 ,6, 5, 1, 4, 3 d) 5, 6, 2, 1, 3, 4 e) 2, 6, 5, 4, 1, 3

12. No perodo "Avistou o pai, que caminhava para a lavoura", a palavra que classifica-se morfologicamente como: a) conjuno subordinativa integrante b) pronome relativo c) conjuno subordinativa final d) partcula expletiva e) conjuno subordinativa causal

13. Das expresses sublinhadas abaixo, com as idias de tempo ou lugar, a nica que tem a funo sinttica do adjunto adverbial : a) "J ouvi os poetas de Aracaju" b) "atravessar os subrbios escuros e sujos" c) "passar a noite de inverno debaixo da ponte" d) "Queria agora caminhar com os ladres pela noite" e) "sentindo no corao as pancadas dos ps das mulheres da noite" 14. "Ande ligeiro, Pedro". O termo destacado tem a funo sinttica de: a) sujeito d) aposto b) objeto direto e) adjunto adverbial c) vocativo 15."No se sabe se verdade ou no." O se nos dois casos em que aparecem no texto so, conforme a sua colocao: a) partcula apassivadora - pronome reflexivo, sujeito b) partcula apassivadora - conjuno integrante c) partcula integrante do verbo - conjuno condicional d) ndice de indeterminao do sujeito - partcula de realce e) partcula integrante do verbo - conjuno integrante 16. Considerando como conjuno integrante aquela que inicia uma orao subordinada substantiva, indique em qual das opes nenhum se tem esta funo: a) Se subiu, ningum sabe, ningum viu. b) Comenta-se que ele se feria de propsito. c) Se vai ou fica o que eu gostaria de saber. d) Saberia me dizer se ele j foi? e) n.d.a 17. Na orao "Esboroou-se o balsmico indianismo de Alencar ao advento dos Romanos", a classificao do sujeito : a) oculto d) composto b) inexistente e) indeterminado c) simples 18. Em "O hotel virou catacumba": a) o predicado nominal d) o verbo transitivo direto b) o predicado verbo-nominal e) esto corretas c e d c) o predicado verbal 19. Nas frases abaixo, o pronome oblquo est corretamente classificado, exceto em: a) "Fugia-lhe certo, metia o papel no bolso ..." (objeto indireto) b) "... ou pedir-me noite a bno do costume" (objeto indireto) c) "Todas essas aes eram repulsivas: eu tolerava-as ..." (objeto direto) d) "... que vivia mais perto de mim que ningum" (objeto indireto) e) "... eu jurava mat-los a ambos ..." (objeto direto) 20. Na frase "Fugia-lhe, e certo, metia o papel no bolso, corria a casa, fechava-se, no abria as vidraas, chegava a fechar os olhos", so adjuntos adverbiais:

a) no bolso - a casa - no b) no bolso - no c) certo - no bolso - a casa - se - no d) lhe - certo - no bolso - a casa - se - no e) certo - no bolso - a casa - no - a fechar 21. Entre as alternativas abaixo, aponte a nica em que um dos termos corresponde anlise dada: "Pareciam infinitas as combinaes de cores no azul do cu." a) Pareciam um verbo intransitivo b) Infinitas objeto direto c) Cores o ncleo do sujeito d) Do cu o complemento nominal e) n.d.a 22. No perodo "... a nacionalidade viveu da mescla de trs raas que os poetas xingaram de tristes: as trs raas tristes", as unidades sublinhadas exercem, respectivamente, as funes sintticas de: a) adjunto adverbial - objeto direto - predicativo do objeto - aposto b) objeto indireto - sujeito - predicativo do objeto - adjunto adverbial c) objeto direto - objeto direto - adjunto adnominal - adjunto adverbial d) adjunto adverbial - objeto direto - adjunto adnominal - aposto e) adjunto adverbial - sujeito - adjunto adverbial - adjunto adverbial 23. "Nesse momento comearam a feri-lo nas mos, a pau." Nessa frase o sujeito : a) nas mos b) indeterminado c) eles (determinado) d) inexistente ou eles: dependendo do contexto e) n.d.a 24. Em: "Os sururus em famlia tm por testemunha a Gioconda", as expresses sublinhadas so: a) complemento nominal - objeto direto b) predicativo do objeto - objeto direto c) objeto indireto - complemento nominal d) objeto indireto - objeto indireto e) complemento nominal - objeto direto preposicionado 25. "No mar, tanta tormenta e tanto dano, / Tantas vezes a morte apercebida; / Na terra, tanta guerra, tanto engano, / Tanta necessidade aborrecida! / Onde pode acolher-se um fraco humano, / Onde ter segura a curta vida, / Que no se arme e se indigne o Cu sereno / Contra um bicho da terra to pequeno?" Na orao "Onde ter segura a curta vida...": a) o adjetivo segura predicativo do objeto vida b) o adjetivo curta adjunto adnominal do sujeito vida c) os dois adjetivos - segura e curta - so adjuntos do substantivo vida d) o adjetivo segura est empregado com valor de adjunto adverbial e) os adjetivos - segura e vida - so predicativos do sujeito vida

26. A orao sublinhada est corretamente classificada, EXCETO em: a) Casimiro Lopes pergunta se me falta alguma coisa / orao subordinada adverbial condicional b) Agora eu lhe mostro com quantos paus se faz uma canoa / orao subordinada substantiva objetiva direta c) Tudo quanto possumos vem desses cem mil ris / orao subordinada adjetiva restritiva d) Via-se muito que D. Glria era alcoviteira / orao subordinada substantiva subjetiva e) A idia to santa que no est mal no santurio / orao subordinada adverbial consecutiva 27. No seguinte grupo de oraes destacadas: 1. bom que voc venha. 2. Chegados que fomos, entramos na escola. 3. No esqueas que falvel. Temos oraes subordinadas, respectivamente: a) objetiva direta, adverbial temporal, subjetiva b) subjetiva, objetiva direta, objetiva direta c) objetiva direta, subjetiva, adverbial temporal d) subjetiva, adverbial temporal, objetiva direta e) predicativa, objetiva direta, objetiva indireta 28. "Lembro-me de que ele s usava camisas brancas." A orao sublinhada : a) subordinada substantiva completiva nominal b) subordinada substantiva objetiva indireta c) subordinada substantiva predicativa d) subordinada substantiva subjetiva e) subordinada substantiva objetiva direta 29. Neste perodo "no bate para cortar", a ltima orao apresenta idia de: a) a causa b) a explicao b) o modo e) a finalidade c) a conseqncia 30. Em todos os perodos h oraes subordinadas substantivas, exceto em: a) O fato era que a escravatura do Santa F no andava nas festas do Pilar, no vivia no coco como a do Santa Rosa. b) No lhe tocara no assunto, mas teve vontade de tomar o trem e ir valer-se do presidente. c) Um dia aquele Lula faria o mesmo com a sua filha, faria o mesmo com o engenho que ele fundara com o suor de seu rosto. d) O oficial perguntou de onde vinha, e se no sabia notcias de Antnio Silvino. e) Era difcil para o ladro procurar os engenhos da vrzea, ou meter-se para os lados de Goiana 31. Classifique as palavras como nas construes seguintes, numerando, convenientemente, os parnteses: 1) preposio 2) conj. subord. causal

3) conj. subord. conformativa 4) conj. coord. aditiva 5) adv. interrogativo de modo ( ) Perguntamos como chegaste aqui. ( ) Percorrera as salas como eu mandara. ( ) Tinha-o como amigo. ( ) Como estivesse frio, fiquei em casa. ( ) Tanto ele como o irmo so meus amigos. a) 2 - 4 - 5 - 3 - 1 b) 4 - 5 - 3 - 1 - 2 c) 5 - 3 - 1 - 2 - 4 d) 3 - 1 - 2 - 4 - 5 e) 1 - 2 - 4 - 5 - 3

32. Em - "H enganos que nos deleitam", a orao grifada : a) substantiva subjetiva d) substantiva apositiva b) substantiva objetiva direta e) adjetiva restritiva c) substantiva completiva nominal 33. Em que perodo h orao subordinada substantiva completiva nominal? a) Era preciso que ningum desconfiasse do nosso conluio para prendermos o Pedro Barqueiro. b) Para encurtar a histria, patrozinho, achamos Pedro no rancho, que s tinha trs divises. c) Quando chegamos, Pedro estava no terreiro debulhando milho, que havia colhido em sua rocinha. d) Pascoal me fez um sinal, eu dei a volta e entrei pela porta do fundo para agarrar o Barqueiro pelas costas. e) Tanto eu como Pascoal tnhamos medo de que o patro topasse Pedro nas ruas da cidade. 34. Em qual opo est incorreta a anlise do perodo Jejuo o materialismo, logo amo? a) o perodo composto por coordenao. b) a segunda orao possui adjunto adverbial. c) a primeira orao coordenada assindtica. d) o predicado das duas oraes verbal. e) o verbo da segunda orao intransitivo. 35. O homem que confessa a sua ignorncia revela-a uma s vez; o homem que tenta ocult-la, revela-a muitas vezes. Assinale a anlise incorreta. a) perodo composto por coordenao e subordinao. b) os pronomes relativos exercem funo de sujeito. c) a primeira orao adjetiva possui dois adjuntos adnominais. d) a segunda orao adjetiva no possui complemento verbal. e) as oraes principais no possuem predicativo. 36. Aponte a alternativa em que a orao destacada estiver incorretamente. a) O homem no uma ilha que possa viver isolado. (principal.) b) O homem que no comete erros geralmente nada fez. (adjetiva.) analisada

c) Tremo pela minha ptria quando penso que Deus justo. (temporal e principal.) d) Eduquem-se os meninos e no ser preciso castigar os homens. (subjetiva reduzida de infinitivo.) e) A mscara to bonita que sinto medo de tudo. (causal.) 37. Teimou em contratar os servios de uma empresa, se bem que no houvesse necessidade. Substituindo a orao destacada, comece com: No havia necessidade... a) porm b) portanto c) ainda que d) porque e) visto que 38. Em qual das oraes o se conjuno subordinativa integrante. a) Ela se morria de cimes pelo patro. b) A Federao arroga-se o direito de cancelar o jogo. c) O aluno fez-se passar por doutor. d) Precisa-se de pedreiros. e) No sei se o vinho est bom. 39. Espere at tarde, que ele aparecer. Substituindo a orao destacada, comece com: Ele aparecer... a) assim que b) enquanto c) quando d) portanto e) para que 40. Qual o perodo composto por coordenao e subordinao. a) Se no s generoso na penria, no sers generoso na abundncia. b) O silncio diz mais que o longo discurso. c) Palavras fortes e amargas indicam uma causa fraca. d) Tudo que dbil velho; tudo que forte bom. e) Mudamos de paixes, mas no vivemos sem elas. 41. No perodo: Ainda que fosse bom jogador, no ganharia a partida, a primeira orao encerra idia de: a) causa b) concesso c) finalidade d) condio e) proporo 42. Dentre as oraes abaixo, uma subordinada causal. Assinale-a! a) Mesmo que parta antes, precisarei do resultado da prova. b) Chegamos to cedo que o porto da faculdade ainda estava fechado. c) J que possuo pouco dinheiro, no poderei viajar. d) O pblico aplaudia euforicamente para que o circo continuasse a apresentao. e) Realizou os exerccios de acordo com as instrues do mestre.

43. Assinale a nica alternativa em que no aparece orao coordenada conclusiva. a) S tive decepes; por isso fiquei descrente. b) Vive mentindo; logo, no merece crdito. c) Considero-me pessoa sensata, portanto no reagirei provocao. d) Vou mudar de atividade, pois no me sinto realizado. e) O espetculo acabou bem; foram, pois, infundadas as crticas e as incertezas. 44. Aponte a alternativa em que a vrgula indica que h orao subordinada adjetiva explicativa. a) Anda logo, que a chuva te pega. b) Que no atitude legal, isso eu j sabia. c) A verdade, que no dita por todos, sempre incomoda. d) Estude toda a matria, que a prova ser amanh e) Nossos alunos, os mais estudiosos, passaro neste concurso. 45. Observe os perodos abaixo. I Como tinha f, nada temia. II Terminarei o curso, ainda que tenha de estudar noite. III Ao entrar, deparou com a chocante cena. As oraes adverbiais sublinhadas indicam, respectivamente: a) causa concesso tempo. b) causa causa tempo. c) concesso causa causa. d) causa concesso causa. e) conformidade concesso - condio

Concordncia
1. Indique a opo correta, no que se refere concordncia verbal, de acordo com a norma culta: a) Haviam muitos candidatos esperando a hora da prova. b) Choveu pedaos de granizo na serra gacha. c) Faz muitos anos que a equipe do IBGE no vem aqui. d) Bateu trs horas quando o entrevistador chegou. e) Fui eu que abriu a porta para o agente do censo. 2. Assinale a frase em que h erro de concordncia verbal: a) Um ou outro escravo conseguiu a liberdade. b) No poderia haver dvidas sobre a necessidade da imigrao. c) Faz mais de cem anos que a Lei urea foi assinada. d) Deve existir problemas nos seus documentos. e) Choveram papis picados nos comcios. 3. Assinale a opo em que h concordncia inadequada: a) A maioria dos estudiosos acha difcil uma soluo para o problema. b) A maioria dos conflitos foram resolvidos. c) Deve haver bons motivos para a sua recusa.

d) De casa escola trs quilmetros. e) Nem uma nem outra questo difcil. 4. H erro de concordncia em: a) atos e coisas ms b) dificuldades e obstculo intransponvel c) cercas e trilhos abandonados d) fazendas e engenho prsperas e) serraria e estbulo conservados 5. Indique a alternativa em que h erro: a) Os fatos falam por si ss. b) A casa estava meio desleixada. c) Os livros esto custando cada vez mais caro. d) Seus apartes eram sempre o mais pertinentes possveis. e) Era a mim mesma que ele se referia, disse a moa. 6. Assinale a frase que encerra um erro de concordncia nominal: a) Estavam abandonadas a casa, o templo e a vila. b) Ela chegou com o rosto e as mos feridas. c) Decorrido um ano e alguns meses, l voltamos. d) Decorridos um ano e alguns meses, l voltamos. e) Ela comprou dois vestidos cinza. 7. Verbo deve ir para o plural: a) Organizou-se em grupos de quatro. b) Atendeu-se a todos os clientes. c) Faltava um banco e uma cadeira. d) Pintou-se as paredes de verde. e) J faz mais de dez anos que o vi. 8. Verbo certo no singular: a) Procurou-se as mesmas pessoas b) Registrou-se os processos c) Respondeu-se aos questionrios d) Ouviu-se os ltimos comentrios e) Somou-se as parcelas 9. A concordncia verbal est correta na alternativa: a) Ela o esperava j faziam duas semanas. b) Na sua bolsa haviam muitas moedas de ouro. c) Eles parece estarem doentes. d) Devem haver aqui pessoas cultas. e) Todos parecem terem ficado tristes. 10. provvel que ....... vagas na academia, mas no ....... pessoas interessadas: so muitas as formalidades a ....... cumpridas. a) hajam - existem - ser d) haja - existe - ser b) hajam - existe - ser e) hajam - existem - serem c) haja - existem - serem

11. ....... de exigncias! Ou ser que no ....... os sacrifcios que ....... por sua causa? a) Chega - bastam - foram feitos d) Chegam - basta - foram feitos b) Chega - bastam - foi feito e) Chegam - bastam - foi feito c) Chegam - basta - foi feito 12. Soube que mais de dez alunos se ....... a participar dos jogos que tu e ele ....... . a) negou - organizou d) negou - organizaram b) negou - organizasteis e) negaram - organizastes c) negaram - organizaste 13. A frase em que a concordncia nominal contraria a norma culta : a) H gritos e vozes trancados dentro do peito. b) Esto trancados dentro do peito vozes e gritos. c) Mantm-se trancadas dentro do peito vozes e gritos. d) Trancada dentro do peito permanece uma voz e um grito. e) Conservam-se trancadas dentro do peito uma voz e um grito. 14. Aponte a alternativa correta: a) Considerou perigosos o argumento e a deciso. b) um relgio que torna inesquecvel todas as horas. c) J faziam meses que ela no a via. d) Os atentados que houveram deixaram perplexa a populao. e) A quem pertence essas canetas? 15. Vo ............ carta vrias fotografias. Paisagens as mais belas ............. . Ela estava ............. narcotizada. a) anexas - possveis - meio d) anexo - possvel - meio b) anexas - possvel - meio e) anexo - possvel - meia c) anexo - possveis - meia 16. Vai ............ carta minha fotografia. Essas pessoas cometeram crime de ............patriotismo. Elas ............. no quiseram colaborar. a) incluso - leso - mesmo d) incluso - leso - mesmas b) inclusa - leso - mesmas e) inclusas - lesa - mesmo c) inclusa - lesa - mesmas 17. Assinale a alternativa em que h erro de concordncia: a) Tinha os olhos e a boca abertos. b) Haviam ratos no poro. c) Tu e ele permanecereis na mesma sala. d) Separamo-nos ela e eu. e) Ouviam-se passos l fora. 18. No grupo, ............ os trabalhos. a) sou eu que coordena d) eu quem coordeno b) eu que coordena e) sou eu que coordeno c) eu quem coordena

19. Para se atender s normas de concordncia, preciso corrigir a forma verbal sublinhada na frase:

(A) No nos parece que sejam irrelevantes quaisquer medidas que visem preservao de lnguas utilizadas pelas minorias. (B) Que no se mea esforos para se preservar ou resgatar um fato cultural que ajude a compreender o nosso passado histrico. (C) Tem havido muitas presses para garantir os direitos das minorias, tais como a utilizao e a veiculao de lnguas que resistem ao desaparecimento. (D) As populaes a quem interessa preservar seus direitos histricos devem unirse e mobilizar-se contra medidas autoritrias. (E) Caso politicamente no convenha s autoridades do Ministrio das Comunicaes proibir o programa Nheengatu, este ser mantido em sua forma original. 20. A concordncia est feita corretamente em: (A) Os poucos anos de escolaridade do trabalhador so insuficientes para um bom uso das inovaes tecnolgicas. (B) O nmero de postos de trabalho geralmente aumentam quando as empresas elevam a produtividade. (C) Os trabalhadores que perdem o emprego pode ser admitido em novos postos, dependendo do nvel de escolaridade. (D) Existe vrios efeitos que resultante da aplicao da tecnologia, capazes de gerar novos empregos. (E) A recuperao de novos postos de trabalho nas empresas so possveis para candidatos com formao adequada a eles. 21. As normas de concordncia esto inteiramente respeitadas na frase: (A) Muitos julgam imprescindveis que se consulte os especialistas para que se avalie com preciso os livros de uma velha biblioteca. (B) Qualquer um dos que entram desprevenidos numa velha biblioteca podem se defrontar com surpresas de que jamais se esquecer. (C) Mesmo que hajam passado cem anos, as fotos revelam instantneos de um presente perdido, no qual no se contava com os efeitos do tempo. (D) Nada do que se l nos grandes livros, mesmo quando extinta a poca em que foram escritos, parecem envelhecidos para quem os compreende. (E) L esto, como se fosse hoje, a imagem das jovens e sorridentes senhorinhas daqueles tempos, inteira mente alheias ao passar do tempo. 22. O verbo indicado entre parnteses adotar, obrigatoriamente, uma forma no plural, ao se flexionar na seguinte frase: (A) grande maioria dos livros de uma biblioteca ...... (caber) um destino dos mais melanclicos. (B) comum que livros antigos, na perspectiva de um herdeiro pouco afeito s letras, ...... (representar) mais um incmodo do que uma ddiva. (C) ....... (costumar) haver muitas surpresas para quem se prope a vasculhar uma antiga biblioteca. (D) Pouca gente, tendo o compromisso de avaliar uma biblioteca, ...... (saber) separar com rigor os livros valiosos dos que no o so.

(E) ....... (ocorrer) a muitos imaginar que uma velha biblioteca valer mais pela quantidade do que pela qualidade dos livros. 23. A frase em que h pleno atendimento s normas de concordncia verbal : (A) Deve espantar-nos que sejam consideradas crimes, na Nigria, atitudes que, entre ns, so passveis de uma simples censura moral? (B) possvel que venha a ocorrer, imediatamente aps o caso de Amina Lawall, julgamentos relativos mesma infringncia das leis muulmanas. (C) Muitos acreditam que no se deveriam admitir, em nome dos direitos humanos, a aplicao da pena mxima contra desvios de ordem moral. (D) polmica a proposta de que se confira a um tribunal internacional poderes para intervir em normas jurdico-religiosas estabelecidas em culturas milenares. (E) Caberiam aos cidados ocidentais, cujas leis se estabeleceram em sua prpria tradio cultural, o direito de intervirem nos cdigos de outros povos? 24. Quanto s normas de concordncia verbal, est inteiramente correta a frase: (A) Einstein no deseja que se acusem os fsicos de se omitirem quanto s suas responsabilidades depois da guerra, para cujo fim deram importante contribuio. (B) A todos aqueles que ajudaram a criar a nova e terrvel arma devem-se responsabilizar por toda e qualquer omisso diante da construo do futuro da humanidade. (C) No cabem aos fsicos, de fato, tomar as medidas que redundem no efetivo controle da utilizao da nova arma, o que no significa que eles devam se omitir sobre o assunto. (D) Se a quaisquer dos fsicos fossem permitido tomar decises quanto utilizao da nova arma, provavelmente haveria nelas mais sensatez do que nas dos polticos. (E) No se impute aos fsicos todas as responsabilidades por alguma desastrosa utilizao da nova arma, pois no pertencem a eles as iniciativas polticas. 25. O verbo indicado entre parnteses dever se flexionar numa forma do plural para preencher adequadamente a lacuna da frase: (A) Ao percalo que ...... (haver) de enfrentar, responderam os romeiros com um ato de f. (B) Aos romeiros no ........... (convir) dificultar as coisas para a Providncia divina. (C) Tem gente que s diante dos grandes perigos que ...... (persignar-se). (D) Aqueles a quem no ...... (mover) a f abalam-se pelo temor. (E) No ...... (queixar-se) das guas fortes quem as cruza com f maior. 26. O verbo indicado entre parntenses dever se flexionar numa forma do plural para completar corretamente a lacuna da frase: (A) Por mais que se ........ (haver) beneficiado com o progresso, os caboclos no deixaram de sofrer algumas de suas desvantagens.

(B) Em todas as vezes que se ........ (falar) dos benefcios do progresso, costumase omitir o quanto ele pode ser prejudicial. (C) At mesmo s fraldas descartveis ....... (ter) acesso, agora, a mulher que vive em Aracampinas. (D) Entre as novidades com que se ........... (entusiasmar) o morador de Aracampinas esto a televiso e o telefone. (E) Pouca gente......... (poder) censurar a atrao que tm os moradores pelas novidades que chegaram a Aracampinas. 27. A frase que est inteiramente de acordo com as normas da concordncia verbal : (A) A corrupo dos povos que saem da infncia e da juventude parecem fazer parte do nosso destino histrico, segundo o pessimista Rousseau. (B) Constituem os males da humanidade um desafio invencvel para qualquer providncia de natureza jurdica. (C) De acordo com Rousseau, devem-se discriminar o que a vontade geral, diante do que a vontade de todos. (D) Quanto mais contra-sensos houverem na interpretao de Rousseau, menos compreendido ser o filsofo. (E) Nas teses de Rousseau, a reforma dos costumes sempre tiveram mais importncia do que quaisquer remdios jurdicos. 28. Para completar corretamente a lacuna da frase, o verbo indicado entre parnteses dever adotar uma forma do plural em: (A) No se ........ (dever) atribuir s idias de Rousseau qualquer grau de ingenuidade. (B) Quando se......... (administrar) aos males da humanidade apenas um remdio jurdico, os efeitos so insignificantes. (C) Nunca ....... (faltar) s teorias de Rousseau a preocupao com o destino dos povos. (D) O moralismo e o desejo de justia social de Rousseau sempre o ......... (estimular) a pensar criticamente. (E) Foram muitos os pensadores a quem Rousseau ......... (influenciar) com suas preocupaes morais. 29. Quanto concordncia, est inteiramente correta a frase: (A) No ocorrem aos cientistas imaginar que as explicaes dos fenmenos naturais possam ser dadas pelas prticas esotricas. (B) Se conviessem aos charlates demonstrar suas crenas em experimentos de laboratrio, eles seriam os primeiros a faz-lo. (C) A todo cientista, seguindo os passos de seus antecessores e submetendo-se aos procedimentos prprios da cincia, cumprem desmascarar as malcias dos charlates. (D) desejvel que se oponham s "provas" oferecidas pelos charlates a prtica das experincias controladas nos laboratrios. (E) No se recorra s prticas esotricas para que se "provem", sem nenhum rigor, "fatos" que no passam de construes da fantasia e da especulao.

30. ...... de ...... alguns estudos sobre o stress no trabalho, com resultados semelhantes, no ...... os pases. (A) Acabam -ser concludos -importam (B) Acaba -ser concludo -importam (C) Acaba -ser concludo -importa (D) Acabam -ser concludo -importam (E) Acaba -ser concludos -importa 31. A frase totalmente correta quanto concordncia : (A) Cidades histricas inteiras esto deixando de serem referncias para a humanidade, dado, especificamente, os poucos recursos destinados a elas. (B) So muitas as reas em que se reconhece as insuficincias no trato da coisa pblica, na maioria das vezes insupervel. (C) Levada em conta a totalidade da questo, tratam-se mesmo de prioridades: realiza-se governantes consideram mais urgente. (D) As mais variadas facetas preservao do patrimnio dedo um problema pas deve de ser analisado com equilbrio e apoio tcnico. (E) Deve haver obstculos legais para certas decises, mas existem, certamente, outras medidas para as quais no se apresente impedimento. 32. A concordncia nas frases abaixo, adaptadas do texto, est correta em (A) Os nmeros iniciais do Censo 2000 mostram que o consumo nas diversas regies brasileiras so distribudas de maneira desigual e contrastante. (B) Constituem uma proporo relativamente pequena as famlias brasileiras que podem dar-se ao luxo de serem sustentadas por um nico membro. (C) Alguns dados resultantes do Censo 2000 parece incompatvel com aqueles que assinalam o aumento do consumo de bens durveis, no mesmo perodo. (D) A qualidade de vida dos brasileiros, refletida principalmente na sade, dependem de aspectos importantes na rea de servios, como a de saneamento bsico. (E) Os dados referentes economia informal no captados pelas estatsticas, o que geram algumas situaes aparentemente contraditrias. 33. Para que a concordncia verbal se faa corretamente, preciso flexionar no singular a forma verbal sublinhada na frase: (A) Seus protestos de beleza e de dignidade esto no zelo com seu caminho. (B) Aos homens da cidade devem-se dizer que motorista um heri. (C) O lixo e a imundcie constituem o vosso presente. (D) As flores, em vossas mos impregnar de vossa sujeira. (E) com a mo suja que recebem alguns as ddivas da vida. 34. Est de acordo com as normas de concordncia verbal a seguinte frase: (A) Aos editores preocupados com o perigo do simplismo cabem recorrer aos expedientes que o evitam. (B) Um daqueles famosos petardos, freqentes na pgina de opinio, acabaram sendo disparados no dia seguinte.

(C) O respeito aos direitos adquiridos constituem uma das clusulas ptreas da Constituio. (D) Quando se recorrem a manchetes com duas idias, permitem-se manifestar-se as contradies. (E) Fatos ou afirmaes divergentes, numa mesma manchete, ho de traduzir mais fielmente a complexidade de uma questo. 35. O verbo indicado entre parnteses adotar, obrigatoriamente, uma forma do plural para preencher de modo correto a lacuna da frase: (A) A punio dos abusos ....... (CORRIGIR) essa onda de exageros da imprensa. (B) degradante a situao a que se .... (EXPOR) alguns suspeitos. (C) difcil saber qual dos dois "ismos" a que se refere Ceneviva .... (TRAZER) piores conseqncias. (D) Entre os excessos a serem eliminados ..... (ESTAR) o sensacionalismo da imprensa. (E) Em busca de notoriedade, h sempre gente que..... (FAZER) o jogo da m imprensa. 36. O verbo indicado entre parnteses adotar uma forma do plural, ao se flexionar corretamente na seguinte frase: (A) Agissem os membros do tribunal de acordo com os cnones da escola Maliki, (redundar) tudo na morte de Amina. (B) de se perguntar quantos apedrejamentos (haver) de ocorrer, caso se observasse o mesmo rigor da lei em relao ao adultrio masculino. (C) Por mais razes que (poder) haver para se condenar moralmente um adultrio, nenhuma delas tem fora para torn-lo um crime. (D) Acreditam os observadores que um conflito de interpretaes entre juizes muulmanos e juizes laicos (ensejar), provavelmente, uma guerra civil. (E) Aos fanticos religiosos no (satisfaz) que se solucionem casos como esse de um modo poltico. 37. A concordncia respeita o padro culto da lngua na frase: (A) O estudo das condies de vida no Brasil permitem avaliar a movimentao dos indivduos nas diferentes classes sociais. (B) Ocupaes manuais, como pescador e lavrador, foram colocadas abaixo, na lista, e em cima esto as atividades liberais, como medicina e advocacia. (C) Em um grande trabalho de pesquisa foi entrevistado 42 000 chefes de famlia e os dados mostram que muita coisa mudou ultimamente. (D) Os resultados de todo esse trabalho mostra que no Brasil cinco entre dez brasileiros vivem melhor do que vivia seus pais. (E) Em alguns pases, como a ndia, engessado por sua milenar cultura de castas, a mobilidade, tendo em vista etnias, religies e idiomas diversos, tendem a zero. 38. Assinale a opo com a concordncia correta. a) A Revista Ilustrada, peridico da poca, publicaram uma descrio da mquina. b) Por meio do teclado, transmite-se ao papel os caracteres correspondentes. c) O Padre Azevedo pertencia a uma famlia em que havia diversos mecnicos.

d) As letras vo imprimir-se ao papel que se envolvem e deslizam por um rolo. e) As peas que sobraram da mquina encontra-se em Recife. 39. Assinale a opo que completa, corretamente, as lacunas das seguintes frases. Neste carro ________ dezesseis latas de tinta. Poucos dias antes, ________ de trs empregados. Certamente, __________ muitas reclamaes na reunio. Qual de vocs _________ coragem para isto? a) couberam precisava-se haver - tem b) coube precisava-se havero - tm c) couberam precisavam-se havero - tem d) coube precisa-se haver - tm e) couberam precisavam-se haver - tm 40. Marque a opo em que a concordncia verbal est correta. a) Os encarregados de coibir a violncia contra a populao no cumpre a lei. b) Joo Paulo, um dos melhores advogados da cidade, defenderam a vtima. c) Tem domiclio em comarcas diferentes os dois rus. d) No permitido que se estacionem os carros sem carto. e) Foi publicada em abril as leis necessrias punio do criminoso.

Regncia
1. Assinale a opo que apresenta a regncia verbal incorreta, de acordo com a norma culta da lngua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortvel. b) Obedeceu rigorosamente ao horrio de trabalho do corte de cana. c) O rapaz presenciou o trabalho dos canavieiros. d) O fazendeiro agrediu-lhe sem necessidade. e) Ao assinar o contrato, o usineiro visou, apenas, ao lucro pretendido. 2. Assinale a opo em que todos os adjetivos devem ser seguidos pela mesma preposio: a) vido / bom / inconseqente d) orgulhoso / rico / sedento b) indigno / odioso / perito e) oposto / plido / sbio c) leal / limpo / oneroso 3. Regncia imprpria: a) No o via desde o ano passado. b) Fomos cidade pela manh. c) Informou ao cliente que o aviso chegara. d) Respondeu carta no mesmo dia.

e) Avisamos-lhe de que o cheque foi pago. 4. Alternativa correta: a) Precisei de que fosses comigo. b) Avisei-lhe da mudana de horrio. c) Imcumbiu-me para realizar o negcio. d) Recusei-me em fazer os exames. e) Convenceu-se nos erros cometidos. 5. Isso ..... autorizava ..... tomar a iniciativa. a) o - d) o - a b) lhe - de e) lhe - a c) o - de 6. Assinale a alternativa gramaticalmente correta: a) No tenham dvidas que ele vencer. b) O escravo ama e obedece o seu senhor. c) Prefiro estudar do que trabalhar. d) O livro que te referes clebre. e) Se lhe disserem que no o respeito, enganam-no. 7. Indique a alternativa correta: a) Preferia brincar do que trabalhar. b) Preferia mais brincar a trabalhar. c) Preferia brincar a trabalhar. d) Preferia brincar trabalhar. e) Preferia mais brincar que trabalhar. 8. As palavras ansioso, contemporneo e misericordioso regem, respectivamente, as preposies: a) em - de - para d) de - com - para com b) de - a - de e) com - a - a c) por - com - de 9. Observe o verbo que se repete: "aspirou o ar" e "aspirou glria". Tal verbo: a) apresenta a mesma regncia e o mesmo sentido nas duas oraes b) embora apresente regncias diferentes, ele tem sentido equivalente nas duas oraes c) poderia vir regido de preposio tambm na primeira orao sem que se modificasse o sentido dela d) apresenta regncia e sentidos diferentes nas duas oraes e) embora tenha o mesmo sentido nas duas oraes, ele apresenta regncia diferente em cada uma delas 10. Assinale o item em que a regncia do verbo proceder contraria a norma culta da lngua: a) O juiz procedeu ao julgamento. b) No procede este argumento. c) Procedo um inqurito. d) Procedia de uma boa famlia. e) Procede-se cautelosamente em tais situaes.

11.Quando implicar tem sentido de "acarretar", "produzir como conseqncia", constri-se a orao como objeto direto, como se v em: a) Quando era pequeno, todos sempre implicavam comigo. b) Muitas patroas costumam implicar com as empregadas domsticas. c) Pelo que diz o assessor, isso implica em gastar mais dinheiro. d) O banqueiro implicou-se em negcios escusos. e) Um novo congelamento de salrios implicar uma reao dos trabalhadores. 12. Assinale a nica alternativa incorreta quanto regncia do verbo: a) Perdoou nosso atraso no imposto. b) Lembrou ao amigo que j era tarde. c) Moraram na rua da Paz. d) Meu amigo perdoou ao pai. e) Lembrou de todos os momentos felizes. 13. Assinale a alternativa em que a regncia verbal est correta: a) Prefiro mais a cidade que o campo. b) Chegamos finalmente em Santo Andr. c) Esta a cidade que mais gosto. d) Assisti ao concerto de que voc tanto gostou. e) Ainda no paguei o mdico. 14. Assinale a frase que apresenta um erro de regncia verbal: a) Este autor tem idias com que todos ns simpatizamos. b) Eis a ordem de que nos insurgimos. c) Aludiram a incidentes de que j ningum se lembrava. d) Qual o cargo a que aspiras? e) H fatos que nunca esquecemos. 15. Assinale a alternativa correta quanto regncia: a) Fomos ao cinema e assistimos um filme. b) Prefiro mais trabalhar do que estudar. c) Iremos para o Rio de Janeiro nas prximas frias. d) Ele est curioso em saber a resposta. e) Ele aspira a um cargo de chefia. 16. Observe as frases seguintes: I - Pedro pagou os tomates. II - Pedro pagou o feirante. III - Pedro pagou os tomates ao feirante. Assinale a alternativa que teve consideraes corretas sobre tais frases: a) Esto corretas apenas a I e II porque o verbo pagar transitivo direto. b) A II est errada, porque pagar tem por objeto um nome de pessoa, transitivo indireto (o certo seria "ao feirante"). c) Apenas a I est correta. d) A frase III a nica correta e pagar transitivo direto nesta frase. e) Todas as frases esto construdas conforme as regras de regncia do verbo pagar.

17. Assinale a opo que completa corretamente as lacunas da seguinte frase: "O controle biolgico de pragas, ............ o texto faz referncia,

certamente o mais eficiente e adequado recurso ............ os lavradores dispem para proteger a lavoura sem prejudicar o solo." a) do qual, com que d) ao qual, cujos b) de que, que e) a que, de que c) que, o qual 18. Assinale a opo em que o verbo exige a mesma preposio que referirse em "... a boneca de pano a que me referi": a) O homem .......... quem conversei h pouco. b) O livro .......... que lhe falei h pouco. c) A criana .......... quem aludi h pouco. d) O tema .......... que escrevi h pouco. e) A fazenda .......... que estive h pouco. 19. Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas da frase: "As mulheres, .......... olhos as lgrimas caam, assistiram a uma cena .......... no gostavam." a) cujos - que d) cujos - de que b) em cujos - que e) de cujos - que c) de cujos - de que 20. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do perodo ao lado: "No nos interessa .......... eles vm, .......... moram, nem .......... pretendem ir." a) donde - onde - aonde d) de onde - aonde - onde b) aonde - onde - aonde e) donde - aonde - onde c) donde - aonde - aonde 21. O funcionrio ...... ele se referiu pessoa ...... se pode confiar. a) que - da qual d) do qual - que b) a que - quem e) o qual - em que c) a quem - em que 22. Assinale a nica frase cuja lacuna no deve ser preenchida por um pronome relativo preposicionado: a) O relator da emenda constitucional apresentou proposies ..... todos simpatizavam. b) Recordaram com carinho a ponte ..... trocaram o primeiro beijo. c) Fui ver hoje o filme ..... mais gosto. d) Guimares Rosa o escritor brasileiro ..... mais gosto. e) Esta a regio ......... fronteira agrcola deve ser aplicada. 23. Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas das frases abaixo: I. No foi essa a pessoa ............ aludi. II. H certos acontecimentos ............ nunca nos esquecemos.

III. Itaipu foi uma das obras ............ construo mais se comprometeu o oramento nacional. IV. A concluso ............ chegou no tem o menor fundamento. V. O conferencista, ............ conhecimentos desconfivamos, foi infeliz em suas colocaes. a) qual de que em cuja a que de cujos b) que que cuja que em cujos c) a qual dos quais com cuja a qual dos quais d) a quem que em cuja qual em cujos e) a que de que cuja que de cujos 24. O auxiliar judicirio, .......... mritos no se discutem, merece confiana. a) de cujos d) cujos os b) em cujos e) por cujos c) cujos 25. Preencha as lacunas I - O livro ..................... me refiro no est traduzido. II - Os candidatos ............... cartes foram extraviados, podero fazer a prova. Os termos que completam, respectivamente, as lacunas das frases acima so: a) que - cujos os b) ao qual - dos quais c) onde - cujos d) a que - cujos e) que - dos quais

26. A desigualdade jurdica do feudalismo ..... alude o autor se faz presente ainda hoje nos pases ..... terras existe visvel descompasso entre a riqueza e a pobreza. Tendo em vista o emprego dos pronomes relativos, completam-se corretamente as lacunas da sentena acima com: a) a qual / cujas d) o qual / por cujas b) a que / em cujas e) ao qual / cuja as c) qual / em cuja as 27. Preencha as lacunas I - P-de-Meia cabo eleitoral ....... mostra servio. II - O homem ....... te referiste alistador de gente. III - Eis os documentos ....... necessitamos para o registro do candidato. A opo que completa corretamente as frases : a) que / o qual / os quais b) que / o qual / de que c) que / a que / de que d) a que / a que / que e) cujo / a que / que

28. A lacuna da frase "A situao ....... aspiro comeou a se delinear" preenchida, de acordo com a norma culta, por: a) onde d) que b) cujo e) a qual c) a que 29. A preposio nos parnteses no preenche corretamente a lacuna do perodo em: a) O perigo ......... o qual informaram a mulher era conhecido de quase todos. (sobre) b) A menina .......... que ele deparou trouxe-lhe muita esperana. (com) c) O triste acontecimento .......... que lembramos esclareceu a verdade. (de) d) O jovem .......... que chamamos de imprudente saiu s pressas. (a) e) A verdade ......... que ansivamos surgiria a qualquer momento. (por) 30. ............ voc estima o oramento ............ solicitei? a) Quanto - em que lhe Em quanto - de que o b) Quanto - por que lhe Em quanto - que o c) Em quanto - que lhe 31. Assinale a alternativa que preencha, pela ordem, corretamente, s lacunas: 1. A aurora o terceiro tom .......... fala o poeta. 2. A aurora o terceiro tom .......... se refere o poeta. 3. A aurora o terceiro tom .......... prope o poeta. 4. A aurora o terceiro tom ........... faz meno o poeta. a) de que, a que, a que, que b) que, a que, que, a que c) de que, a que, que, a que d) a que, a que, que, que e) de que, que, de que, a que 32. Assinale a opo que contm os pronomes relativos, regidos ou no de preposio, que completam corretamente as frase abaixo: Os navios negreiros, ....... donos eram traficantes, foram revistados. Ningum conhecia o traficante ....... o fazendeiro negociava. a) nos quais / que d) de cujos / com quem b) cujos / com quem e) cujos / de quem c) que / cujo 33. O que devidamente empregado s no seria regido de preposio na opo: a) O cargo ....... aspiro depende de concurso. b) Eis a razo ....... no compareci. c) Rui o orador ....... mais admiro. d) O jovem ....... te referiste foi reprovado.

e) Ali est o abrigo ....... necessitamos. 34. Os encargos ....... nos obrigaram so aqueles ....... o diretor se referia. a) de que - que d) cujos - cujo b) a cujos - cujos e) a que - a que c) por que - que 35. As mulheres da noite ....... o poeta faz aluso ajudam a colorir Aracaju, ....... corao bate de noite, no silncio. A alternativa que completa corretamente as lacunas da frase acima : a) as quais / de cujo b) a que / no qual c) de que / o qual d) s quais / cujo e) que / em cujo

36. tal a simplicidade ....... se reveste a redao desse documento, que ele no comporta as formalidades ....... demais. a) que - os d) em que - nos b) de que - aos e) a que - dos c) com que - para os 37. Diferentes so os tratamentos ....... se pode submeter o texto literrio. Sempre se deve aspirar, no entanto, ....... objetividade cientfica, fugindo ....... subjetivismo. a) que, a, do d) a que, a, do b) que, a, ao e) a que, , ao c) que, , ao 38. Alguns demonstram verdadeira averso ..... exames, porque nunca se empenharam o suficiente ..... utilizao do tempo ..... dispunham para o estudo. a) com - pela - de que d) com - na - que b) por - com - que e) a - na - de que c) a - na - que 39. Em qual das alternativas o uso de cujo no est conforme a norma culta? a) Tenho um amigo cujos filhos vivem na Europa. b) Rico o livro cujas pginas h lies de vida. c) Naquela sociedade, havia um mito cuja memria no se apagava. d) Eis o poeta cujo valor exaltamos. e) Afirmam-se muitos fatos de cuja veracidade se deve desconfiar. 40. Assinale a opo cuja lacuna no pode ser preenchida pela preposio entre parnteses: a) uma companheira desta, ..... cuja figura os mais velhos se comoviam. (com) b) uma companheira desta, ..... cuja figura j nos referimos anteriormente. (a)

c) uma companheira desta, ..... cuja figura havia um ar de grande dama decadente. (em) d) uma companheira desta, ..... cuja figura andara todo o regimento apaixonado. (por) e) uma companheira desta, ..... cuja figura as crianas se assustavam. (de) 41. Assinale a opo que completa corretamente as lacunas da seguinte frase: Toda comunidade, ..... aspiraes e necessidades devem vincular-se os temas da pesquisa cientfica, possui uma cultura prpria, ..... precisa ser preservada. a) cujas / de que d) cuja / que b) a cujas / que e) a cujas / de que c) cujas / pela qual 42. Assinale o perodo em que foi empregado o pronome relativo inadequado: a) O livro a que eu me refiro Tarde da Noite. b) Ele uma pessoa de cuja honestidade ningum duvida. c) O livro em cujos dados nos apoiamos este. d) A pessoa perante a qual comparecemos foi muito agradvel. e) O moo de cujo lhe falei ontem este. 43. Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas abaixo: 1. Veja bem estes olhos ....... se tem ouvido falar. 2. Veja bem estes olhos ....... se dedicaram muitos versos. 3. Veja bem estes olhos ....... brilho fala o poeta. 4. Veja bem estes olhos ....... se extraem confisses e promessas. a) de que - a que - sobre o qual - dos quais b) que - que - sobre o qual - que c) sobre os quais - que - de que - de onde d) dos quais - aos quais - sobre cujo - dos quais e) em quais - aos quais - a cujo - que 44. So excelentes tcnicos, ....... colaborao no podemos prescindir. a) cuja d) de que a b) de cuja e) dos quais a c) que a 45. Destaque a frase em que o pronome relativo est empregado corretamente: a) um cidado em cuja honestidade se pode confiar. b) Feliz o pai cujos os filhos so ajuizados. c) Comprou uma casa maravilhosa, cuja casa lhe custou uma fortuna. d) Preciso de um pincel delicado, sem o cujo no poderei terminar meu quadro. e) Os jovens, cujos pais conversei com eles, prometeram mudar de atitude.

46. Sendo o carnaval uma das festas ..... mais gosto, achei prefervel ir ao baile ..... viajar para a praia. a) que - d) de que - a b) que - do que e) de que - do que c) das quais - que 47. Embora pobre e falto ..... recursos, foi fiel ..... ele, que ..... queria bem com igual constncia. a) em - a - o d) de - a - lhe b) em - para - o e) de - para - lhe c) de - para - o 48. Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas do seguinte perodo: "Era um tique peculiar ..... cavalario o de deixar cado, ..... canto da boca, o cachimbo vazio ..... fumo, enquanto alheio ..... tudo e solcito apenas ..... animais, prosseguia ..... seu servio." a) ao - ao - de - a - com os - em b) do - no - em - de - dos - para c) para o - no - de - com - pelos - a d) ao - pelo - do - por - sobre - em e) do - para o - no - para - para com os - no 49. Assinale a letra correspondente alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada: O projeto, ............ realizao sempre duvidara, exigiria toda a dedicao .......... fosse capaz. a) do qual a, que d) que sua, de cuja b) cuja a, da qual e) cuja, a qual c) de cuja, de que 50. O projeto ............ esto dando andamento incompatvel ............ tradies da firma. a) de que, com as d) que, s b) a que, com as e) que, com as c) que, as

Crase
1. Assinale a opo incorreta com relao ao emprego do acento indicativo de crase: a) O pesquisador deu maior ateno cidade menos privilegiada. b) Este resultado estatstico poderia pertencer qualquer populao carente. c) Mesmo atrasado, o recenseador compareceu entrevista. d) A verba aprovada destina-se somente quela cidade sertaneja. e) Veranpolis soube unir a atividade prosperidade.

2. Assinale a opo em que o a sublinhado nas duas frases deve receber acento grave indicativo de crase: a) Fui a Lisboa receber o prmio. / Paulo comeou a falar em voz alta. b) Pedimos silncio a todos. Pouco a pouco, a praa central se esvaziava. c) Esta msica foi dedicada a ele. / Os romeiros chegaram a Bahia. d) Bateram a porta fui atender. / O carro entrou a direita da rua. e) Todos a aplaudiram. / Escreve a redao a tinta. 3. Disse ..... ela que no insistisse em amar ..... quem no ..... queria. a) a - a - a d) - - b) a - a - e) a - - c) - a - a 4. Quanto ..... suas exigncias, recuso-me ..... lev-las ..... srio. a) s - - a d) - a - b) a - a - a e) as - a - a c) as - - 5. H crase: a) Responda a todas as perguntas. b) Avise a moa que chegou a encomenda. c) Volte sempre a esta casa. d) Dirija-se a qualquer caixa. e) Entregue o pedido a algum na portaria. 6. A casa fica ..... direita de quem sobe a rua, ..... duas quadras da avenida do Cortorno. a) - h d) - a b) a - e) - c) a - h 7. No nos vamos ..... tanto tempo, que ..... primeira vista no ..... reconheci. a) a - - a d) h - - a b) a - - h e) a - a - a c) h - a - h 8. Aconselhei-o ..... que, da ..... pouco, assistissse .... novela. a) a - - a d) - - a b) a - a - e) - a - c) a - a - a 9. Observe as alternativas e assinale a que no contiver erro em relao crase: a) Rabiscava todos os seus textos lpis para depois escrev-los mquina. b) Sem dvida que, com novos culos, ele veria a distncia do perigo, aquela hora do dia. c) Referia-se com ternura ao menino, afeto s meninas e, com respeito, a vrias pessoas menos ntimas. d) quela distncia, os carros s poderiam bater; no obedeceram as regras do trnsito. e) Fui Macei provar um sururu regio.

10. ....... noite, todos os operrios voltaram ....... fbrica e s deixaram o servio ....... uma hora da manh. a) H, , d) , a, h b) A, a, a e) A, , a c) , , 11. Garanto ....... voc que compete ....... ela, pelo menos ....... meu ver, tomar as providncias para resolver o caso. a) a, a, a d) a, , a b) , , a e) , a c) a, , 12. Sentou ....... mquina e ps-se ....... reescrever uma ....... uma as pginas do relatrio. a) a - a - d) - - b) a - - a e) - - a c) - a - a 13. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas no seguinte perodo: "Agradeo ....... Vossa Senhoria ....... oportunidade para manifestar minha opinio ....... respeito." a) - a - d) a - a - a b) - a - a e) - - a c) a - a - 14. ....... dias no se conseguem chegar ....... nenhuma das localidades ....... que os socorros se destinam. a) H - - a d) H - a - a b) A - a - e) - a - c) - - a 15. Assinale a alternativa em que no deve haver o sinal da crase: a) O sonho de todo astronauta voltar a Terra. b) As vezes, as verdades so duras de se ouvir. c) Enriqueo, a medida que trabalho. d) Filiei-me a entidade, sem querer. e) O sonho de todo marinheiro voltar a terra. 16. A alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase, : "....... muito tempo, devido ....... condies poltico-econmicas do pas, no dado ....... populao o direito de viver ....... salvo de sobressaltos financeiros", : a) a, as, , d) h, s, , b) , s, , a e) , as, , a c) h, s, , a 17. O pobre homem fica ....... meditar, ....... tarde, indiferente ........ que acontece ao seu redor. a) , a, aquilo d) , , aquilo b) a, a, aquilo e) , , quilo c) a, , quilo

18. No me refiro ....... essa pea, mas ....... a que assistimos sbado ....... noite. a) a, quela, d) , quela, a b) a, aquela, a e) , quela, c) , aquela,

19. Quanto necessidade ou no de utilizao do sinal de crase, est inteiramente correta a frase: (A) Quem est alguma distncia de Campo Grande no pode avaliar contento o mrito da polmica que se refere o texto. (B) No aqueles que se instalam nos gabinetes oficiais que cabe a interdio do uso de uma lngua cuja preservao estejam devotados milhares de falantes. (C) Quem visa restringir a utilizao de uma lngua das minorias deveria tambm se ater toda e qualquer m utilizao das chamadas lnguas oficiais. (D) As decises que se tomam revelia do interesse das populaes so semelhantes quelas tomadas na vigncia dos atos institucionais da ditadura militar. (E) Quem se manifeste contrrio uma nica manifestao de arbitrariedade est manifestando sua hostilidade todas as medidas arbitrrias. 20. Quanto necessidade ou no de utilizao do sinal de crase, a frase inteiramente correta : (A) O processo correr s expensas do denunciante, a menos que a isto se oponha a autoridade do Ministro, de cuja deciso nenhuma parte poder vir a recorrer. (B) Em meio as atribulaes do processo, uma das testemunhas recusou-se a comparecer a sesso, alegando autoridade judicial, num simples bilhete lpis, que estava acamada. (C) despeito de haver provas contundentes, o juiz decidiu inocentar quela velha senhora, a quem no falta malcia: viram quando se ps soluar? (D) Sem advogado, o rapaz ficou deriva, enquanto o juiz designava como sua defensora jovem bacharel, que ainda no se submetera uma prova de fogo, como aquela. (E) Ele ficou distncia, em meio as profundas hesitaes que a ausncia da testemunha lhe provocou: se ela no chegasse, poderia ele aspirar que fosse adiada a sesso? 21. O acento indicativo da crase est corretamente empregado em: (A) Especificamente ele, transgressor confesso, muito interessava a leitura dos direitos do ru. (B) No sabia que at o ru tem direito compulsar os autos durante o interrogatrio. (C) A sociedade pede lucidez queles que podem alterar as regras dos rituais democrticos. (D) Esse texto deve ser indicado todas as pessoas que lidam com o Direito. (E) Sociedades ps-modernas quebram formalismos torto e direito. 22. H plena observncia da necessidade de utilizao do sinal de crase em:

(A) No espantou maioria das pessoas que o caso de Amina tenha chegado uma soluo to feliz, pois acreditavam que o tribunal nigeriano seria sensvel presses internacionais. (B) Pouco pouco, a Anistia Internacional e outras organizaes congneres vo ascendendo quele mais alto patamar de respeitabilidade, que sempre fizeram jus. (C) No se impute corte nigeriana qualquer culpa pelo fato de se ater s leis do pas, pois a estas, e no a outras, que lhe cabe dar cumprimento. (D) Aqui e ali se verifica, toda hora, algum tolerado desacato s nossas leis; que faramos se os nigerianos nos conclamassem a cessao dessa permanente afronta s nossas normas legais? (E) Tendo em vista condenao do acusado de sodomia a morte por apedrejamento, e falta de indcios positivos, no se confira a absolvio de Amina um significado maior do que o de uma concesso. 23. A populao de miserveis no tem acesso ...... quantidade mnima de alimentos necessria ...... manuteno de uma vida saudvel, equivalente ...... uma dieta de 2000 calorias dirias. A alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada : (A) a--a (B) --a (C) -- (D) -a-a (E) a-a- 24. Est correto o emprego do sinal de crase em: (A) Quem recorre s escolas de jornalismo deve saber que ter acesso apenas s informaes bsicas acerca da profisso. (B) No d para ensinar jornalismo todo aquele que se dispe fazer o curso. (C) Ocorrendo falta de talento, um diplomado no ter acesso nenhum rgo da imprensa. (D) Instituindo-se obrigatoriedade do diploma, muitos profissionais competentes podero ficar ver navios. (E) Deve-se essa obrigatoriedade o fato de que muita gente se obrigou a freqentar s faculdades de comunicao. 25. O Brasil um pas favorvel ...... ascenso social, ao contrrio dos pases ricos, onde quem chega ...... uma posio social de prestgio j parte de condies favorveis ...... essa situao. As lacunas da frase apresentada acima esto corretamente preenchidas por (A) a - a - (B) a - - (C) - - (D) - a - a (E) - - a

26. Chegar ao desrespeito ...... propriedade privada, na cidade e no campo, e ...... um eventual no-cumprimento de contratos, pode levar ...... ruptura das instituies democrticas vigentes no Pas. As lacunas da frase acima esto corretamente preenchidas por (A) - - (B) - -a (C)a - -a (D) -a - (E) a -a -a

Pontuao
1. Assinale a opo que apresenta erro de pontuao: a) Sem reforma, social, as desigualdades entre as cidades brasileiras, crescero sempre. b) No Brasil, a diferena social motivo de constante preocupao. c) O candidato que chegou atrasado fez um timo teste no IBGE. d) Tenho esperanas, pois a situao econmica no demora a mudar. e) Ainda no houve tempo, mas, em breve, as providncias sero tomadas. 2. Assinale a alternativa cuja frase est corretamente pontuada: a) O sol que uma estrela, o centro do nosso sistema planetrio. b) Ele, modestamente se retirou. c) Voc pretende cursar Medicina; ela, Odontologia. d) Confessou-lhe tudo; cime, dio, inveja. e) Estas cidades se constituem, na maior parte de imigrantes alemes. 3. Assinale o texto de pontuao correta: a) No sei se disse, que, isto se passava, em casa de uma comadre, minha av. b) Eu tinha, o juzo fraco, e em vo tentava emendar-me: provocava risos, muxoxos, palavres. c) A estes, porm, o mais que pode acontecer que se riam deles os outros, sem que este riso os impea de conservar as suas roupas e o seu calado. d) Na civilizao e na fraqueza ia para onde me impeliam muito dcil muito leve, como os pedaos da carta de ABC, triturados soltos no ar. e) Conduziram-me rua da Conceio, mas s mais tarde notei, que me achava l, numa sala pequena. 4. Das redaes abaixo, assinale a que no est pontuada corretamente: a) Os candidatos, em fila, aguardavam ansiosos o resultado do concurso. b) Em fila, os candidatos, aguardavam, ansiosos, o resultado do concurso. c) Ansiosos, os candidatos aguardavam, em fila, o resultado do concurso. d) Os candidatos ansiosos aguardavam o resultado do concurso, em fila. e) Os candidatos, aguardavam ansiosos, em fila, o resultado do concurso. 5. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) Pouco depois, quando chegaram, outras pessoas a reunio ficou mais animada. b) Pouco depois quando chegaram outras pessoas a reunio ficou mais animada. c) Pouco depois, quando chegaram outras pessoas, a reunio ficou mais animada. d) Pouco depois quando chegaram outras pessoas a reunio, ficou mais animada.

e) Pouco depois quando chegaram outras pessoas a reunio ficou, mais animada. 6. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) Precisando de mim procure-me; ou melhor telefone que eu venho. b) Precisando de mim procure-me, ou, melhor telefone que eu venho. c) Precisando, de mim, procure-me ou melhor, telefone, que eu venho. d) Precisando de mim, procure-me; ou melhor, telefone, que eu venho. e) Precisando, de mim, procure-me ou, melhor telefone que eu venho. 7. Os perodos abaixo apresentam diferenas de pontuao. Assinale a letra que corresponde ao perodo de pontuao correta: a) Jos dos Santos paulista, 23 anos vive no Rio. b) Jos dos Santos paulista 23 anos, vive no Rio. c) Jos dos Santos, paulista 23 anos, vive no Rio. d) Jos dos Santos, paulista 23 anos vive, no Rio. e) Jos dos Santos, paulista, 23 anos, vive no Rio. 8. A alternativa com pontuao correta : a) Tenha cuidado, ao parafrasear o que ouvir. Nossa capacidade de reteno varivel e muitas vezes inconscientemente, deturpamos o que ouvimos. b) Tenha cuidado ao parafrasear o que ouvir: nossa capacidade de reteno varivel e, muitas vezes, inconscientemente, deturpamos o que ouvimos. c) Tenha cuidado, ao parafrasear o que ouvir! Nossa capacidade de reteno varivel e muitas vezes inconscientemente, deturpamos o que ouvimos. d) Tenha cuidado ao parafrasear o que ouvir; nossa capacidade de reteno, varivel e - muitas vezes inconscientemente, deturpamos o que ouvimos. e) Tenha cuidado, ao parafrasear o que ouvir. Nossa capacidade de reteno varivel e muitas vezes inconscientemente - deturpamos, o que ouvimos. 9. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) Entra a propsito, disse Alves, o seu moleque, conhece hospitalidade. b) Entra a propsito disse Alves, o seu moleque conhece hospitalidade. c) Entra a propsito, disse Alves o seu moleque conhece hospitalidade. d) Entra a propsito, disse Alves, o seu moleque conhece hospitalidade. e) Entra a propsito, disse Alves, o seu moleque conhece hospitalidade. pouco os deveres da pouco os deveres da pouco os deveres da pouco os deveres da pouco, os deveres da

10. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) Prima faa calar titio suplicou o moo, com um leve sorriso que imediatamente apagou. b) Prima, faa calar titio, suplicou o moo com um leve sorriso que imediatamente apagou. c) Prima faa calar titio, suplicou o moo com um leve sorriso que imediatamente apagou. d) Prima, faa calar titio suplicou o moo com um leve sorriso que imediatamente apagou.

se lhe se lhe se lhe se lhe

e) Prima faa calar titio, suplicou o moo com um leve sorriso que, imediatamente se lhe apagou. 11. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) Era um homem de quarenta e cinco anos, baixo, meio gordo, destas que mesmo srias, trazem impresso constante sorriso. b) Era um homem de quarenta e cinco anos, baixo, meio gordo, destas que mesmo srias trazem, impresso constante sorriso. c) Era um homem de quarenta e cinco anos, baixo, meio gordo, destas que, mesmo srias, trazem impresso, constante sorriso. d) Era um homem de quarenta e cinco anos, baixo, meio gordo, destas que, mesmo srias trazem impresso constante sorriso. e) Era um homem de quarenta e cinco anos, baixo, meio gordo, destas que, mesmo srias, trazem impresso constante sorriso. fisionomia insinuante, fisionomia insinuante, fisionomia insinuante, fisionomia insinuante, fisionomia insinuante,

12. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) Deixo ao leitor calcular quanta paixo a bela viva, empregou na execuo do canto. b) Deixo ao leitor calcular quanta paixo a bela viva empregou na execuo do canto. c) Deixo ao leitor calcular quanta paixo, a bela viva, empregou na execuo do canto. d) Deixo ao leitor calcular, quanta paixo a bela viva, empregou na execuo do canto. e) Deixo ao leitor, calcular quanta paixo a bela viva, empregou na execuo do canto. 13. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) Bem te dizia eu, que no iriam a bons resultados as tuas paixes simuladas. b) Bem te dizia eu que, no iriam a bons resultados as tuas paixes simuladas. c) Bem te dizia eu que no iriam a bons resultados, as tuas paixes simuladas. d) Bem te dizia eu que no iriam, a bons resultados as tuas paixes simuladas. e) Bem te dizia eu que no iriam a bons resultados as tuas paixes simuladas. 14. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) Eram frustradas, insatisfeitas; alm disso, seus conhecimentos eram duvidosos. b) Eram frustradas, insatisfeitas, alm disso seus conhecimentos eram duvidosos. c) Eram frustradas; insatisfeitas: alm disso, seus conhecimentos eram duvidosos. d) Eram frustradas, insatisfeitas; alm disso, seus conhecimentos eram duvidosos. e) Eram frustradas, insatisfeitas, alm disso, seus conhecimentos eram duvidosos. 15. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) Escancarou-as, finalmente; mas a porta, se assim podemos chamar ao corao, essa estava trancada e retrancada. b) Escancarou-as finalmente; mas, a porta se assim podemos chamar ao corao, essa estava trancada e retrancada. c) Escancarou-as, finalmente; mas a porta se assim podemos chamar ao corao, essa estava trancada, retrancada. d) Escancarou-as finalmente; mas a porta, se assim podemos chamar ao corao, essa estava trancada e, retrancada. e) Escancarou-as finalmente, a porta, se assim podemos chamar ao corao, essa estava trancada e retrancada. 16. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) E, tornou a olhar para a rua, inclinando-se, sorrindo enquanto na sala o pai continuava a guiar o Rubio para a porta, sem violncia, mas tenaz.

b) E tornou a olhar para a rua inclinando-se, sorrindo, enquanto na sala, o pai continuava a guiar o Rubio para a porta, sem violncia, mas tenaz. c) E tornou a olhar para a rua, inclinando-se, sorrindo, enquanto na sala o pai continuava a guiar o Rubio para a porta, sem violncia, mas tenaz. d) E tornou a olhar para a rua, inclinando-se, sorrindo, enquanto na sala o pai continuava a guiar o Rubio para a porta, sem violncia, mas, tenaz. e) E tornou a olhar para a rua, inclinando-se, sorrindo, enquanto, na sala o pai continuava a guiar o Rubio para a porta sem violncia, mas tenaz. 17. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) Esqueceu-me apresentar-lhe, minha mulher, acudiu, Cristiano. b) Esqueceu-me, apresentar-lhe minha mulher, acudiu Cristiano. c) Esqueceu-me, apresentar-lhe: minha mulher acudiu Cristiano. d) Esqueceu-me apresentar-lhe minha mulher, acudiu Cristiano. e) Esqueceu-me, apresentar-lhe; minha mulher acudiu, Cristiano. 18. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) Em suma poderia haver algumas atenes, mas, no devia um real ningum. b) Em suma, poderia dever algumas atenes, mas no devia um real ningum. c) Em suma poderia dever algumas atenes, mas no devia um real a ningum. d) Em suma poderia dever, algumas atenes, mas no devia um real a ningum. e) Em suma, poderia dever, algumas atenes, mas, no devia um real a ningum. 19. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) Um deles muito menor, que todos, apegava-se s calas de outro taludo. b) Um deles, muito menor que todos, apegava-se s calas de outro, taludo. c) Um deles, muito menor que todos apegava-se, s calas de outro, taludo. d) Um deles - muito menor - que todos, apegava-se s calas de outro taludo. e) Um deles muito menor que todos, apegava-se, s calas de outro taludo. 20. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) Hoje, eu daria o mesmo conselho, menos doutrina e, mais anlise. b) Hoje eu daria o mesmo conselho: menos doutrina e mais anlise. c) Hoje, eu, daria o mesmo conselho, menos doutrina e mais anlise. d) Hoje eu daria o mesmo conselho menos doutrina e mais anlise. e) Hoje eu, daria o mesmo conselho: menos doutrina, e, mais anlise. 21. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) Precisando de meu auxlio por favor no hesite em chamar-me. b) Precisando, de meu auxlio, por favor no hesite em chamar-me. c) Precisando de meu auxlio, por favor, no hesite em chamar-me. d) Precisando de meu auxlio por favor no hesite, em chamar-me. e) Precisando, de meu auxlio por favor, no hesite, em chamar-me. 22. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. b) Cada qual, tem o ar que Deus, lhe deu. c) Cada qual, tem o ar, que Deus lhe deu. d) Cada qual tem o ar, que Deus, lhe deu. e) Cada qual tem, o ar que Deus lhe deu.

23. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) Apesar de toda a ateno o fato passou despercebido a todos. b) Apesar de, toda a ateno, o fato, passou despercebido a todos. c) Apesar de, toda a ateno o fato passou, despercebido a todos. d) Apesar de toda a ateno o fato, passou despercebido, a todos. e) Apesar de toda a ateno, o fato passou despercebido a todos. 24. Assinale a alternativa em que o texto est pontuado corretamente: a) Matias, cnego honorrio e pregador efetivo, estava compondo um sermo comeou o idlio psquico. b) Matias cnego honorrio, e pregador efetivo estava compondo um sermo comeou o idlio psquico. c) Matias, cnego honorrio e pregador efetivo, estava compondo um sermo, comeou o idlio psquico. d) Matias cnego honorrio e pregador efetivo, estava compondo um sermo, comeou, o idlio psquico. e) Matias, cnego honorrio e, pregador efetivo, estava compondo um sermo comeou o idlio psquico. 25. Assinale o perodo que est pontuado corretamente: a) Solicitamos aos candidatos que respondam s perguntas a seguir, efeito de pesquisas relativas aos vestibulares. b) Solicitamos aos candidatos, que respondam, s perguntas a seguir efeito de pesquisas relativas aos vestibulares. c) Solicitamos aos candidatos, que respondam s perguntas, a seguir efeito de pesquisas relativas aos vestibulares. d) Solicitamos, aos candidatos que respondam s perguntas a seguir efeito de pesquisas relativas aos vestibulares. e) Solicitamos aos candidatos, que respondam s perguntas, a seguir, efeito de pesquisas relativas aos vestibulares. quando quando quando quando quando

importantes para importantes para importantes para importantes para importantes para

26. Assinale a correta: a) O fogo, est apagado; defendeu-se a moa; mas, o almoo est pronto. b) O fogo est apagado, defendeu-se a moa. Mas, o almoo, est pronto. c) O fogo est apagado... defendeu-se, a moa; mas o almoo est pronto. d) O fogo est apagado? Defendeu-se a moa. Mas o almoo, est pronto. e) O fogo est apagado - defendeu-se a moa. Mas o almoo est pronto. 27. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) Quem foi, que me disse, que o Pedro estava procura, de uma gramtica de alemo? b) Quem foi que, me disse, que o Pedro, estava procura de uma gramtica, de alemo? c) Quem foi que, me disse que o Pedro estava procura de uma gramtica de alemo? d) Quem foi que me disse que o Pedro estava procura de uma gramtica de alemo? e) Quem foi, que me disse que o Pedro, estava procura de uma gramtica, de alemo? 28. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) Cada qual, busca a salvar-se , a si prprio. b) Cada qual busca, a salvar-se a si prprio. c) Cada qual, busca a salvar-se a si, prprio. d) Cada qual busca, a salvar-se, a si prprio. e) Cada qual busca a salvar-se a si prprio.

29. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) Justamente no momento em que as coisas iam melhorar, ele ps tudo a perder. b) Justamente no momento em que as coisas iam melhorar, ele ps tudo, a perder. c) Justamente, no momento, em que as coisas iam melhorar, ele ps tudo a perder. d) Justamente no momento, em que as coisas iam melhorar, ele ps tudo, a perder. e) Justamente, no momento em que as coisas iam melhorar ele ps tudo, a perder. 30. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) Prezados colegas deixemos agora a boa conversa, de lado! b) Prezados colegas deixemos agora, a boa conversa de lado! c) Prezados colegas, deixemos agora, a boa conversa de lado! d) Prezados colegas deixemos agora a boa conversa de lado! e) Prezados colegas, deixemos agora a boa conversa de lado! 31. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) O assunto do romance: o naufrgio, do navio no mar encapelado, o tema a fora, trgica, do destino. b) O assunto do romance o naufrgio do navio no mar encapelado; o tema, a fora trgica do destino. c) O assunto do romance , o naufrgio do navio, no mar encapelado, o tema a fora trgica do destino. d) O assunto do romance o naufrgio do navio no mar encapelado; o tema a fora, trgica do destino. e) O assunto do romance , o naufrgio do navio, no mar encapelado; o tema a fora trgica do destino. 32. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) Tu meu amigo, se no me engano, ests atrasado. b) Tu meu amigo se no me engano, ests atrasado. c) Tu, meu amigo se no me engano ests atrasado. d) Tu meu amigo, se no me engano ests atrasado. e) Tu, meu amigo, se no me engano, ests atrasado. 33. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) Tantos fatos agradveis, guardo-os a todos na memria. b) Tantos fatos agradveis guardo-os a todos na memria. c) Tantos fatos agradveis, guardo-os, a todos na memria. d) Tantos fatos, agradveis, guardo-os, a todos na memria. e) Tantos fatos, agradveis guardo-os, a todos na memria. 34. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) Ainda no sabemos quando se realizaro as provas. b) Ainda no sabemos, quando se realizaro as provas. c) Ainda, no sabemos quando, se realizaro, as provas. d) Ainda no sabemos, quando se realizaro, as provas. e) Ainda no sabemos, quando, se realizaro as provas. 35. Assinale a opo correta em relao pontuao: a) E, palavra, no caso desta ltima, senti profundamente o que aconteceu. b) E palavra, no caso, desta ltima senti, profundamente o que aconteceu.

c) E palavra no caso desta ltima: senti profundamente, o que aconteceu. d) E, palavra, no caso desta ltima senti profundamente o que, aconteceu. e) E palavra: no caso desta ltima senti, profundamente o que aconteceu. 36. Terminada a aula, o professor Jacinto, dirigindo-se classe, disse: "Todos devero trazer dicionrio na prxima aula." No texto, as aspas foram colocadas: a) para enfatizar a necessidade do dicionrio. b) porque a orao entre aspas vem depois dos dois pontos. c) porque os componentes da frase esto em ordem inversa. d) para sugerir que a falta do dicionrio ser prejudicial aos alunos. e) para iniciar uma citao. 37. Est inteiramente correta a pontuao da seguinte frase adaptada do

texto: (A) Na chapada do Araripe, com seus 9000 km2, a fiscalizao dos fsseis est a cargo nica e exclusivamente, de dois gelogos. (B) Uma boa maneira de destruir as formas, que poderiam ser teis para o desenvolvimento da cincia, deix-las fora do controle, de especialistas. (C) Considerando o que ocorre no Brasil - merece destaque, o descaso com as obras do Aleijadinho; elas esto se esfacelando, ao sabor de intempries. (D) A verdade, que: todo patrimnio, no s na rea paleontolgica, deveria merecer zelo e permanente. (E) Diante de um fssil, a preocupao com o valor cientfico do achado, por isso seria interessante a atuao permanente do Ministrio da Cincia e Tecnologia. 38. A pontuao est totalmente correta na frase: (A) Alteraes em qualquer campo do conhecimento podem ser: desde que no impliquem, perdas. (B) Alteraes em qualquer campo do conhecimento, podem ser desde que no impliquem perdas. (C) Alteraes, em qualquer campo do conhecimento, podem ser desde que no impliquem perdas. (D) Alteraes em qualquer campo do conhecimento podem ser desde que: no impliquem perdas. (E) Alteraes, em qualquer campo do conhecimento podem ser desde que, no impliquem perdas. bem-vindas, bem-vindas bem-vindas, bem-vindas, bem-vindas

39. Est inteiramente adequada a pontuao do seguinte perodo: (A) Consta que o nheengatu, uma mistura de termos indgenas com o portugus tem suas razes no perodo colonial brasileiro, chegando a ser proibido por D. Joo IV em seu intuito de oficializar o portugus. (B) A indignao de Bosco Martins das mais justas pois, tendo os ndios sido vtimas de tantos crimes, a possvel proibio ao Nheengatu parece soar como: mais uma violncia injustificvel. (C) O fato de que cerca de 370 mil pessoas utilizam o nheengatu, mereceria, por si s, uma ateno especial no s das zelosas autoridades federais como de todos aqueles que tm visto na cultura popular, uma forma de resistncia.

(D) Dado que a lei de 1963 no podia prever o advento da Internet, parece anacrnico hoje em dia estabelecer o confinamento, freqncia de, ondas curtas, dos programas de rdio transmitidos em lngua estrangeira. (E) A reprter, precavidamente, valeu-se do dicionrio Aurlio, mas certamente obteria melhores e mais precisas informaes acerca do nheengatu se, em vez de um dicionrio, recorresse a um especialista em lnguas indgenas. 40. Est inteiramente adequada a pontuao do seguinte perodo: (A) A populao de Aracampinas, povoado prximo a Santarm sofreu fortes influncias dos avanos tecnolgicos, que alteraram a rotina, e o modo de vida de cada um. (B) Segundo Hilton da Silva o consumo de produtos industrializados, foi um dos fatores responsveis pelas ocorrncias de hipertenso, em boa parte dos caboclos. (C) Relgios, bicicletas, aparelhos de som: eis alguns dos novos objetos de desejo dos caboclos de Aracampinas, comunidade estudada pelo antroplogo Hilton da Silva. (D) O abandono do extrativismo significou entre outras coisas, uma sensvel diminuio das atividades fsicas nas quais, os caboclos, h muito vinham se empenhando. (E) O progresso no chegou totalmente: pois falta gua encanada e mesmo a luz eltrica, fornecida por meio de geradores a diesel. 41. Est inteiramente adequada a pontuao do seguinte perodo: (A) Se de fato, a vontade geral predominasse, sobre as vontades particulares, as decises polticas, refletiriam mais do que interesses, pessoais ou corporativos. (B) A distino entre as duas vontades feita por Rousseau, pode parecer estranha primeira vista, mas logo, revela-se cheia de sabedoria. (C) Ao se referir infncia dos povos, o pensador francs alude ao homem no estado da pura natureza, longe dos artifcios da civilizao. (D) Os bons leitores, de um grande filsofo, devem evitar que, um pensamento complexo, se torne simplrio, para assim no falsificar sua tese central. (E) O pessimismo de Rousseau ao qual o autor do texto alude, prende-se ao fato de que, o filsofo genebrino, lamentava os rumos da civilizao. 42. Est inteiramente correta a pontuao do seguinte perodo: (A) A imprensa nigeriana noticiou, no mesmo dia da libertao de Amina, a sentena de morte por apedrejamento, aplicada a um acusado de sodomia. (B) No deixou de constituir, para o presidente Obasanjo um alvio a notcia: de que a execuo de Amina, j no ocorreria. (C) A interpretao da lei muulmana, a "sharia", a de que em casos como o de Amina, a gravidez constitui em si mesma, uma prova de culpabilidade. (D) O homem, identificado por Amina como o parceiro que a engravidara, sequer foi indiciado j que lhe bastou negar o fato, valendo sua palavra, mais do que a da mulher. (E) Deve-se alertar que contrariamente ao que muitos supem, no houve propriamente julgamento do mrito mas, sim, reconhecimento de erro processual.

43. O recurso de se separar e confrontar duas idias divergentes por meio de um ponto-e-vrgula est adequadamente utilizado na frase: (A) A medida foi aprovada pela Cmara; a expectativa que seja rejeitada pelo Senado. (B) Ele afirmou que no entrar com recurso; muito embora ningum acredite. (C) O delegado prometeu fazer uma investigao rigorosa; seu passado avaliza sua promessa. (D) Muitos se interessaram em fazer o concurso; cujo edital dever ser publicado brevemente. (E) A notcia gerou muita polmica; porque a matria tratada divide, efetivamente, as opinies. 44. Assinale, na folha de respostas, a letra da alternativa que contm o perodo corretamente pontuado. (A) Apesar, de convocada em carter de urgncia, poucas pessoas compareceram, reunio, havia porm, uma extensa pauta a ser discutida e aprovada. (B) Apesar de convocadas, em carter, de urgncia, poucas pessoas compareceram reunio, havia porm uma extensa pauta, a ser discutida e aprovada. (C) Apesar de convocadas em carter de urgncia poucas pessoas, compareceram reunio; havia, porm uma extensa pauta a ser, discutida e aprovada. (D) Apesar de convocadas em carter de urgncia poucas pessoas compareceram, reunio, havia porm uma extensa, pauta a ser discutida e aprovada. (E) Apesar de convocadas em carter de urgncia, poucas pessoas compareceram reunio; havia, porm, uma extensa pauta a ser discutida e aprovada.

Gabarito
Interpretao de texto 1.C 2.A 3.B 4.E 5.D 6.E 7.A 8.B 9.D 10.B 11.D 12.A 13.D 14.E 15.A 16.C 17.E 18.D 19.E 20.B 21.D 22.A 23.E 24.D 25.B 26.A 27.B 28.B 29.B 30.C 31.D 32.A 33.D 34.E 35.C 36.B 37.D 38.A 39.E 40.E 41.D 42.A 43.E 44.C 45.A 46.E 47.B 48.A 49.B 50.E 51.C 52.F 53.F 54.V 55.F 56.F 57.V 58.V 59.F 60.V 61.V 62.V 63.V 64.F 65.F 66.V 67.F 68.F 69.V 70.F 71.F 72.V 73.F 74.F 75.F 76.V 77.V 78.V 79.F 80.V 81.V 82.F 83.F 84.F 85.V 86.F 87.V 88.F 89.F 90.V 91.F 92.V 93.V 94.F 95.V 96.F 97.V 98.F 99.V 100.E 101.C 102.E 103.C 104.E 105.C 106.E 107.E 108.C 109.C 110.C 111.E 112.C 113.E 114.E 115.E 116.E 117.C 118.C 119.E 120.C 121.E 122.E 123.C

Coerncia e coeso 1.A 2.C 3.C 4.B 5.A 6.C 7.A 8.B 9.V 10.V 11.V 12.F 13.V 14.V 15.F 16.V 17.F 18.F 19.F 20.F 21.F 22.V 23.V Ortografia e semntica 1.A 2.D 3.C 4.D 5.C 6.D 7.B 8.A 9.D 10.B 11.D 12.D 13.E 14.D 15.C 16.A 17.D 18.C 19.C 20.B 21.D 22.A 23.B 24.C 25.D 26.B 27.E 28.B 29.D 30.C 31.A 32.A 33.A 34.D 35.D 36.C 37.B 38.A 39.C 40.E Classes de palavras 1.A 2.C 3.E 4.D 5.D 6.E 7.E 8.B 9.B 10.B 11.A 12.C 13.D 14.B 15.D 16.C 17.B 18.C 19.E 20.E 21.D 22.B 23.A 24.C 25.B 26.D 27.D 28.D 29.A 30.E 31.D 32.B 33.E 34.A 35.D 36.E 37.B 38.E 39.C 40.D 41.D 42.A 43.C 44.C 45.D 46.E 47.A 48.B 49.E 50.A 51.B 52.C 53.B 54.E 55.A 56.E 57.E 58.C 59.D 60.E 61.D 62.E 63.C 64.E 65.D 66.C 67.C 68.D 69.A 70.D Anlise sinttica 1.D 2.C 3.A 4.C 5.E 6.C 7.A 8.B 9.B 10.E 11.B 12.B 13.D 14.C 15.B 16.B 17.C 18.B 19.D 20.B 21.E 22.A 23.B 24.B 25.A 26.A 27.D 28.B 29.E 30.C 31.C 32.E 33.E 34.B 35.D 36.E 37.A 38.E 39.D 40.D 41.B 42.C 43.D 44.C 45.A Concordncia 1.C 2.A 3.D 4.D 5.D 6.A 7.D 8.C 9.C 10.C 11.A 12.E 13.E 14.A 15.A 16.B 17.B 18.E 19.B 20.A 21.C 22.B 23.A 24.A 25.A 26.A 27.B 28.D 29.E 30.A 31.E 32.B 33.B 34.E 35.B 36.B 37.B 38.C 39.A 40.D Regncia 1.D 2.D 3.E 4.A 5.D 6.E 7.C 8.D 9.D 10.C 11.E 12.E 13.D 14.B 15.E 16.B 17.E 18.C 19.C 20.A 21.C 22.E 23.A 24.C 25.D 26.B 27.C 28.C 29.C 30.C 31.C 32.B 33.C 34.E 35.D 36.B 37.E 38.E 39.B 40.E 41.B 42.E 43.D 44.B 45.A 46.D 47.D 48.A 49.C 50.B Crase 1.B 2.D 3.A 4.B 5.B 6.D 7.D 8.B 9.C 10.C 11.A 12.C 13.D 14.D 15.E 16.C 17.C 18.A 19.D 20.A 21.C 22.C 23.B 24.A 25.D 26.D Pontuao 1.A 2.C 3.C 4.E 5.C 6.D 7.E 8.B 9.D 10.B 11.E 12.B 13.E 14.A 15.A 16.C 17.D 18.B 19.B 20.B 21.C 22.A 23.E 24.C 25.A 26.E 27.D 28.E 29.A 30.E 31.B 32.E 33.A 34.A 35.A 36.E 37.E 38.C 39.E 40.C 41.C 42.A 43.A 44.E

Vous aimerez peut-être aussi