Vous êtes sur la page 1sur 3

RESOLUO CFM n 1.672/03 Dispe sobre o transporte inter-hospitalar de pacientes e d outras providncias.

O Conselho Federal de Medicina, no uso das atribuies conferidas pela Lei n 3.268, de 30 de setembro de 1957, regulamentada pelo Decreto n 44.045, de 19 de julho de 1958,e CONSIDERANDO que os Conselhos Federal e Regionais de Medicina so os rgos supervisores e disciplinadores da classe mdica, bem como fiscalizadores do exerccio profissional mdico, devendo, portanto, zelar pelas condies adequadas dos servios mdicos prestados populao; CONSIDERANDO que a responsabilidade fundamental da atividade mdica procurar preservar a vida, aliviar o sofrimento, promover a sade e melhorar a qualidade e a eficcia do tratamento emergencial; CONSIDERANDO a existncia de servios de atendimento pr-hospitalar que prestam atendimentos de urgncia/emergncia populao, com veculos j padronizados; CONSIDERANDO que o transporte de pacientes atravs de ambulncias, com os equipamentos necessrios e competente classificao, est devidamente estabelecido pelas Resolues CFM n 1.671/2003 e n 1.596/2000 (transporte aeromdico), alm de normatizao especfica do Ministrio da Sade; CONSIDERANDO que a ambulncia tipo A, denominada ambulncia de transporte, o veculo destinado ao transporte em decbito horizontal de pacientes que no apresentam risco de vida, para remoes simples e de carter eletivo; CONSIDERANDO que a ambulncia tipo B, denominada ambulncia de suporte bsico, o veculo destinado ao transporte pr-hospitalar de pacientes com risco de vida desconhecido e transporte inter-hospitalar, contendo apenas os equipamentos mnimos manuteno da vida; CONSIDERANDO que a ambulncia tipo C, denominada ambulncia de resgate o veculo de atendimento de emergncias pr-hospitalares de pacientes com risco de vida desconhecido, contendo os equipamentos necessrios manuteno da vida; CONSIDERANDO que a ambulncia tipo D, denominada ambulncia de suporte avanado (ASA) ou ambulncia UTI mvel, o veculo destinado ao transporte de pacientes de alto risco de emergncias pr-hospitalares e transporte inter-hospitalar, contendo os equipamentos mdicos necessrios para esta funo, sendo obrigatria, quando em servio a presena do mdico em seu interior; CONSIDERANDO que a ambulncia tipo E, denominada aeronave de transporte mdico, a aeronave de asa fixa ou rotativa utilizada para transporte de pacientes por via area, dotada de equipamentos mdicos homologados pelos rgos competentes; CONSIDERANDO que a ambulncia tipo F, denominada nave de transporte mdico, o veculo motorizado hidrovirio destinado ao transporte de pacientes por via martima ou fluvial, devendo possuir os equipamentos mdicos necessrios ao atendimento dos mesmos conforme sua gravidade; CONSIDERANDO que, de acordo com o Decreto Lei n 20.391/32 e as Resolues CFM ns 1.342/91 e 1.352/92, nenhum estabelecimento de assistncia mdica pode funcionar sem um responsvel mdico; CONSIDERANDO que os procedimentos e orientaes nas aes de transferncia da rede

hospitalar devem ser supervisionados por mdico, no podendo este se omitir na sua funo tutelar da vida como bem indisponvel; CONSIDERANDO que os Conselhos devem regulamentar as condies dos transportes interhospitalares no atendimento prestado populao, visando que neles o desempenho ticoprofissional da Medicina seja efetivo; CONSIDERANDO , finalmente, o decidido na Sesso Plenria realizada em 9/07/03, RESOLVE: Art. 1 - Que o sistema de transporte inter-hospitalar de pacientes dever ser efetuado conforme o abaixo estabelecido: I- O hospital previamente estabelecido como referncia no pode negar atendimento aos casos que se enquadrem em sua capacidade de resoluo. II- Pacientes com risco de vida no podem ser removidos sem a prvia realizao de diagnstico mdico, com obrigatria avaliao e atendimento bsico respiratrio e hemodinmico, alm da realizao de outras medidas urgentes e especficas para cada caso. III- Pacientes graves ou de risco devem ser removidos acompanhados de equipe composta por tripulao mnima de um mdico, um profissional de enfermagem e motorista, em ambulncia de suporte avanado. Nas situaes em que seja tecnicamente impossvel o cumprimento desta norma, deve ser avaliado o risco potencial do transporte em relao permanncia do paciente no local de origem. IV- Antes de decidir a remoo do paciente, faz-se necessrio realizar contato com o mdico receptor ou diretor tcnico no hospital de destino, e ter a concordncia do(s) mesmo(s). V- Todas as ocorrncias inerentes transferncia devem ser registradas no pronturio de origem. VI- Todo paciente removido deve ser acompanhado por relatrio completo, legvel e assinado (com nmero do CRM), que passar a integrar o pronturio no destino. Quando do recebimento, o relatrio deve ser tambm assinado pelo mdico receptor. VII- Para o transporte, faz-se necessria a obteno de consentimento aps esclarecimento, por escrito, assinado pelo paciente ou seu responsvel legal. Isto pode ser dispensado quando houver risco de morte e impossibilidade de localizao do(s) responsvel(is). Nesta circunstncia, o mdico solicitante pode autorizar o transporte, documentando devidamente tal fato no pronturio. VIII- A responsabilidade inicial da remoo do mdico transferente, assistente ou substituto, at que o paciente seja efetivamente recebido pelo mdico receptor. a) a responsabilidade para o transporte, quando realizado por Ambulncia tipo D, E ou F do mdico da ambulncia, at sua chegada ao local de destino e efetiva recepo por outro mdico. b) as providncias administrativas e operacionais para o transporte no so de responsabilidade mdica. IX- O transporte de paciente neonatal dever ser realizado em ambulncia do tipo D, aeronave ou nave contendo:

a) incubadora de transporte de recm-nascido com bateria e ligao tomada do veculo (12 volts), suporte em seu prprio pedestal para cilindro de oxignio e ar comprimido, controle de temperatura com alarme. A incubadora deve estar apoiada sobre carros com rodas devidamente fixadas quando dentro da ambulncia; b) respirador de transporte neonatal; c) nos demais itens, deve conter a mesma aparelhagem e medicamentos de suporte avanado, com os tamanhos e especificaes adequadas ao uso neonatal. Art. 2 - Os mdicos diretores tcnicos das instituies, inclusive os dos servios de atendimento pr-hospitalar, sero responsveis pela efetiva aplicao destas normas. Art. 3 - Esta resoluo entra em vigor na data de sua publicao, sendo revogadas as disposies em contrrio. Braslia-DF, 9 de julho de 2003.

EDSON DE OLIVEIRA ANDRADE RUBENS DOS SANTOS SILVA Presidente Secretrio - Geral.

Vous aimerez peut-être aussi