Vous êtes sur la page 1sur 3

Alimentos que ajudam a diminuir a Ansiedade

A ansiedade provoca uma baguna nas emoes, o que acaba refletindo na sade. Quando em excesso, ela desencadeia a sensao de mal-estar e impede de viver a vida com mais leveza, sem tanta angstia em relao ao que ainda est por vir. Os ataques de gula tambm podem vir do excesso de ansiedade. Confira alguns alimentos que podem te ajudar! Frutas ctricas: Estudos comprovaram que a vitamina C, presente nas frutas ctricas, diminui a secreo de cortisol, hormnio liberado pela glndula adrenal em resposta ao estresse e ansiedade e responsvel por transmitir a notcia de estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensao de bemestar. Vitaminas e minerais, como a vitamina C, por exemplo, so perdidas nos estados de estresse e ansiedade, alm de queda de acar no sangue (hipoglicemia). Espinafre: Ele contm folato (cido flico), que uma potente vitamina antidepressiva natural, que pode combater a ansiedade, pois quando est em baixas concentraes no organismo tambm diminui os nveis cerebrais de serotonina. Como o crebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resduos qumicos oxidantes, o espinafre trabalha para eliminar as substncias em excesso, "desenferrujando" o crebro. Quanto consumir? 2 vezes por semana j ajuda.

Leite, ovos e derivados magros: tima fonte de triptofano, um tipo de aminocido, que alivia os sintomas de ansiedade. Quando chega ao crebro, o triptofano aumenta a produo de serotonina, o hormnio do bem estar, que um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensao de bem-estar. Quanto consumir? de 2 a 3 pores por dia. Carboidratos: Provenientes dos cereais na sua forma simples e integrais, e das frutas mais adocicadas, ajudam a combater a ansiedade. Eles elevam o nvel de acar no sangue, dando energia, bem-estar e disposio. Pes, arroz, aveia, feijo, massas, batata, mel, jabuticaba, uvas, mas fazem parte deste grupo alimentar. Quanto consumir? de 6 a 9 pores dirias. Prefira os cereais integrais. Banana: Um estudo comprovou que esta fruta ajuda no combate da depresso e alivia os sintomas da ansiedade. Graas ao alto teor de triptofano da fruta carrega, ajudando na produo de serotonina. Quanto consumir? 1 banana no caf da manh j ajuda a comear bem o seu dia. Carnes e peixes: So a melhor fonte natural de triptofano, aminocido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnsio produzem serotonina, que ajuda na sensao de bem estar, sono, humor e regula os nveis de ansiedade. Alm disso, as carnes e peixes contm outro aminocido chamado taurina. Esta substncia aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. Quanto consumir? 1 a 2 pores dirias, de preferncia carnes brancas e magras.

Chocolate: Rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produo de serotonina, o chocolate ajuda na sensao de bemestar, melhora o humor, reduzindo a sensao de ansiedade. Quanto consumir? O ideal so 30 gramas de chocolate por dia. Prefira o chocolate amargo, bem menos calrico e mais rico em flavonoides. Voltar

Vous aimerez peut-être aussi