Vous êtes sur la page 1sur 3

Risco Qumico:

o perigo a que determinado indivduo est exposto ao manipular produtos qumicos que podem causar-lhe danos fsicos ou prejudicar-lhe a sade. Os danos fsicos relacionados exposio qumica inclui, desde irritao na pele e olhos, passando por queimaduras leves, indo at aqueles de maior severidade, causado por incndio ou exploso. Os danos sade pode advir de exposio de curta e/ou longa durao, relacionadas ao contato de produtos qumicos txicos com a pele e olhos, bem como a inalao de seus vapores, resultando em doenas respiratrias crnicas, doenas do sistema nervoso, doenas nos rins e fgado, e at mesmo alguns tipos de cncer.

Agentes de Risco Qumico


Consideram-se agentes de risco qumico as substncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratria, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, nevoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposio, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo atravs da pele ou por ingesto

2. Identificao dos produtos qumicos


Ao lidar com produtos qumicos, a primeira providncia ler as instrues do rtulo, no recipiente ou na embalagem, observando a classificao quanto ao risco sade (R) que ele oferece e medidas de segurana para o trabalho (S). Por exemplo: um produto qumico X tem R-34 e S-10, isto significa que ele um produto que provoca queimaduras e que deve ser mantido mido. Portanto, conhecer a classificao, torna-se possvel obter-se informaes quanto a forma correta de manipular, estocar, transportar e descartar os resduos do produto. Referente ao transporte, observar, tambm, a forma como foi acondicionado e embalado e adotar os mesmos cuidados para realiz-lo com segurana.

Facilmente Inflamvel (F)


Classificao: Determinados perxidos orgnicos; lquidos com pontos de inflamao inferior a 21oC, substncias slidas que so fceis de inflamar, de continuar queimando por si s; liberam substncias facilmente inflamveis por ao da umidade. Precauo: Evitar contato com o ar, a formao de misturas inflamveis gs-ar e manter afastadas de fontes de ignio.

Txicos (T)
Classificao: So agentes qumicos que, ao serem introduzidos no organismo por inalao, absoro ou ingesto, podem causar efeitos graves e/ou mortais. Precauo: Evitar qualquer contato com o corpo humano e observar cuidados especiais com produtos cancergenos, teratognicos ou mutagnicos.

Corrosivo ( C )
Classificao: Estes produtos qumicos causam destruio de tecidos vivos e/ou materiais inertes. Precauo: No inalar os vapores e evitar o contato com a pele, os olhos e vesturio.

Oxidante (O)
Classificao: So agentes que desprendem oxignio e favorecem a combusto. Podem inflamar substncias combustveis ou acelerar a propagao de incndio. Precauo: Evitar qualquer contato com substncias combustveis. Perigo de incndio. O incndio pode ser favorecido dificultando a sua extino.

Nocivo (Xn)
Classificao: So agentes qumicos que por inalao, absoro ou ingesto, produzem efeitos de menor gravidade. Precauo: Evitar qualquer contato com o corpo humano, e observar cuidados especiais com produtos cancergenos, teratognicos ou mutagnicos.

Irritante (Xi)
Classificao: Este smbolo indica substncias que podem desenvolver uma ao irritante sobre a pele, os olhos e o trato respiratrio. Precauo: No inalar os vapores e evitar o contato com a pele e os olhos.

Explosivo (E)
Classificao: So agentes qumicos que pela ao de choque, percusso, frico, produzem centelhas ou calor suficiente para iniciar um processo destrutivo atravs de violenta liberao de energia. Precauo: Evitar atrito, choque, frico, formao de fasca e ao do calor.

Referncias Bibliografias:
Departamento de qumica - UFPR Segurana do trabalho e Ambiente . Acessado em 05.04.04 disponvel em: http://www.quimica.ufpr.br. BRASIL.Portaria n 3.214 de 8 de junho de 1978 Aprova as normas regulamentadoras que consolidam as leis do trabalho, relativas segurana e medicina do trabalho. NR-9 .Programa de preveno de riscos ambientais. SAVARIZ, M. C.. Manual de Produtos Perigosos - Emergncia e Transporte. 2a Edio. Sagra - DC Luzzatto Porto Alegre - RS - 1994.

Riscos Qumicos Causas Possveis de Acidentes: Instruo no adequada Mau planejamento Superviso incorreta e/ou despreparada No seguimento das normas Prtica inadequada Manuteno incorreta Mau uso de EPI e/ou EPC Material de origem desconhecida lay-out inadequado Jornada excessiva de trabalho BIOSSEGURANA CONJUNTO DE MEDIDAS VOLTADAS PARA A PREVENO, MINIMIZAO OU ELIMINAO DE RISCOS INERENTES S ATIVIDADES DE PESQUISA, PRODUO, ENSINO, DESENVOLVIMENTO TECNOLGICO E PRESTAO DE SERVIOS, AS QUAIS POSSAM COMPROMETER A SADE DO HOMEM, DOS ANIMAIS, DO MEIO-AMBIENTE OU A QUALIDADE DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS.

Vous aimerez peut-être aussi