Vous êtes sur la page 1sur 2

Fsica LIVRO 3 | Unidade 3 | Captulo 9

A Fsica do muito pequeno


Orientaes para trabalho interdisciplinar a respeito da radiao nuclear

Os alunos se organizam em grupos, ficando cada um responsvel pela pesquisa de um dos temas relacionados s radiaes nucleares. O trabalho consiste na preparao de uma apresentao das informaes para alunos do primeiro ano do Ensino Mdio. Por isso, os grupos devem adequar a linguagem e as informaes do trabalho para essa faixa etria a fim de torn-las interessantes e acessveis. a) Sugesto de temas para a pesquisa
Histrico da radioatividade Aplicaes das radiaes na Medicina Aplicaes das radiaes na Biologia Aplicaes das radiaes na Agricultura Aplicaes das radiaes na Indstria, na Geologia e na Arqueologia Usinas nucleares Lixo nuclear Acidentes nucleares Bomba atmica (fisso nuclear) Bomba de hidrognio (fuso nuclear)

b) Sugesto de sequncia didtica Inicialmente, os professores das Cincias Naturais apresentam os conceitos bsicos sobre radiaes em trs aulas. Em cada uma delas, devem-se explicar os aspectos correspondentes disciplina para que, juntos, possibilitem a compreenso dos textos consultados. Em seguida, faz-se uma sequncia de quatro aulas, distribudas ao longo das semanas que antecedem as apresentaes, para o desenvolvimento da pesquisa e a preparao delas. Seria interessante que cada aula destinada pesquisa fosse ministrada por um professor diferente para que os alunos recebam orientaes especficas. As apresentaes podem ser organizadas em trs aulas, com trs temas em cada uma. Assim, o tempo de cada apresentao, por grupo, deve ser definido em funo da durao da aula. c) Tpicos essenciais Para o tema 1. Como, quando e por quem foram feitas as primeiras descobertas sobre radioatividade? Quais foram os principais cientistas e suas contribuies para ampliar os conhecimentos a respeito dos elementos radioativos na natureza? Faa um quadro histrico das descobertas radioativas ao longo dos ltimos sculos. Para os temas 2, 3, 4 e 5. O que cncer? Quais as relaes entre radiao e cncer? Como se d a destruio das clulas cancerosas pela radiao? Quais os efeitos colaterais da radioterapia? O que radiodiagnstico? Como os radioistopos auxiliam as pesquisas em Fisiologia? Como usada a radioatividade na agricultura? E na Gentica? O que o mtodo carbono-14? Como se forma e como se degrada o carbono-14? A que tipo de material se aplica o mtodo? Como se calcula a idade do material? Quais as limitaes do mtodo? Quais os mtodos alternativos para outros tipos de materiais? Que utilizao tem a radioatividade na indstria de alimentos? E na indstria mecnica? Qual a diferena entre material radioativo e material irradiado? Para os temas 6 e 7. Quais as fontes de combustvel nuclear? Como se d o processo de enriquecimento do urnio? Como funciona o reator nuclear? O que so as barras de controle? Qual o impacto ambiental de uma usina nuclear? O que o lixo nuclear e como tratado? Quais os problemas envolvidos na construo das centrais nucleares brasileiras? O que foi o acordo Brasil-Alemanha? Para o tema 8. O que ocorreu no reator de Chernobyl? Qual a extenso do acidente? Quais os efeitos dos resduos radioativos? Quais as medidas de segurana em reatores? O que houve em Goinia? Quais as causas e consequncias desse acidente? Que outros acidentes importantes ocorreram? Para os temas 9 e 10. Qual a evoluo histrico-cientfica da construo das bombas atmica e de hidrognio? Como foram os testes com essas bombas nos Estados Unidos e quais seus efeitos? Como o funcionamento interno da bomba atmica? O que so fisso e fuso nucleares? O que massa crtica e subcrtica? Em que contexto histrico se deu o lanamento das bombas em Hiroxima e Nagasaki? Quais os efeitos sobre essas cidades japonesas? O que a bomba H? Qual o atual panorama mundial quanto s armas nucleares?

Fsica LIVRO 3 | Unidade 3 | Captulo 9

A Fsica do muito pequeno


Incentive a pesquisa em jornais que publicaram notcias sobre o assunto, em determinadas datas, o que pode contribuir para facilitar o trabalho. Sugesto de algumas datas:
26/4/1986 acidente em Chernobyl; 13/9/1987 acidente em Goinia; 06/8/1995 50 anos da bomba atmica; 26/4/1996 10 anos do acidente em Chernobyl.

Comentrio para o professor - O trabalho amplo e pode ser bastante denso. Convm fazer um planejamento prvio minucioso antes de apresentar as atividades aos alunos. O trabalho proposto multidisciplinar e o envolvimento de outros colegas professores introduzir facilitadores e potencializar os resultados, melhorando a qualidade da produo dos prprios alunos.

Vous aimerez peut-être aussi