Vous êtes sur la page 1sur 4

Escola Secundria da Maia Ficha de Trabalho Exerccios de Sistema Imunitrio

1. Observe a figura seguinte que ilustra as diferentes linhas de defesa do organismo contra agentes patognicos.

1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. 1.6. 1.7. 1.8.

As bactrias e os vrus esto entre os agentes patognicos mais comuns. Distinga-os quanto sua estrutura e ao seu modo de actuao. Distinga, sucintamente, imunidade inata e imunidade adquirida. Refira duas barreiras fsicas que previnem a entrada de agentes patognicos no organismo. Refira dois conjuntos de protenas antimicrobianas que actuem na imunidade inata e explique qual a sua funo. Explique qual(ais) a(s) causa(s) da febre e qual o seu efeito na imunidade inata. Identifique os tipos de imunidade adquirida representados por A e B. Os anticorpos actuam sobre os antignios de diferentes modos. Explicite dois desses modos de actuao. Explique a importncia das clulas de memria.

2.

Observe o grfico seguinte que ilustra a resposta imunitria de um organismo sujeito, num intervalo de algumas semanas, ao contacto com dois antignios.

Refira quais as clulas do sistema imunitrio que foram activadas pelo primeiro contacto com cada um dos antignios. Justifique a sua resposta com base em dados do grfico. 2.2. Compare as respostas primrias e secundria ao antignio A. 2.3. Explique a resposta secundria ao antignio A. 2.4. Justifique a especificidade antignio-anticorpo, com base em dados do grfico.
2.1.

3.

A figura que se segue ilustra trs hipteses para a realizao de um enxerto de pele num indivduo que sofreu queimaduras graves.

Refira quais as clulas do sistema imunitrio directamente envolvidas na aceitao ou rejeio de um enxerto. Explique como actuam a clula que referiu na alnea anterior na rejeio de um enxerto Discuta as possibilidades de sucesso de cada uma das hipteses representadas na figura. Refira dois procedimentos que podem ser adoptados para aumentar a taxa de sucesso de heteroenxertos. 3.4. Explicite as vantagens e desvantagens dos procedimentos que referiu na alnea anterior.
3.1. 3.2. 3.3.

4.
4.1. 4.2.

Uma criana que foi saudvel at aos sete meses de idade comeou, a partir desta idade, a desenvolver infeces bacterianas sucessivas, das quais recuperava com dificuldade pela administrao de antibiticos. No entanto, esta criana conseguia recuperar facilmente de infeces virais, como o sarampo. Apresente uma explicao para a diferente reaco desta criana aos agentes infecciosos. Apresente uma explicao para o facto da criana ter sido saudvel at aos sete meses de idade.

Resoluo 1.
1.1. As bactrias so organismos unicelulares procariontes que se multiplicam de forma autnoma num intervalo de tempo muito curto. As bactrias patognicas para o Homem produzem toxinas ou multiplicam-se no interior das clulas, destruindo-as. Os vrus so entidades acelulares, constitudas por uma molcula de um cido nucleico (DNA ou RNA) protegida por um invlucro de protenas, e so parasitas intracelulares obrigatrios. Introduzem o seu genoma no genoma das clulas hospedeiras e utilizam a maquinaria de sntese proteica destas para se multiplicarem e, assim, infectarem novas clulas. A designao imunidade inata refere-se ao conjunto de processos pelos quais o organismo reconhece e destri agentes estranhos ao organismo ou clulas anormais, respondendo da mesma forma qualquer que seja o agente em questo e o nmero de contactos estabelecidos. Na imunidade inata no se verifica especificidade nem memria. A imunidade adquirida refere-se ao conjunto de processos pelos quais o organismo reconhece agentes estranhos e desencadeia uma resposta especificamente dirigida e que melhora a cada novo contacto. A imunidade adquirida caracteriza-se pela especificidade e pela memria. Constituem barreiras fsicas a pele, quando intacta, as secrees das glndulas sebceas e sudorparas e o cido clordrico produzido no estmago. So conjuntos de protenas antimicrobianas que actuam na imunidade inata o sistema de complemento e o interfero. O sistema de complemento constitudo por cerca de vinte protenas que circulam no sangue na forma inactiva e que, quando activadas, atravs de uma reaco em cascata, desenvolvem aces de defesa no especfica, estimulando a reaco inflamatria e a fagocitose e provocando a lise de bactrias. O interfero um conjunto de protenas antivirais, produzidas por clulas infectadas por vrus, que no actuam directamente sobre os vrus, mas estimulam outras clulas a produzir substncias que inibem a reproduo dos vrus e limitam a infeco.

1.2.

1.3.

1.4.

1.5.

A febre pode ser causada por toxinas produzidas por agentes patognicos ou por pirgenos produzidos por leuccitos. Estas substncias actuam sobre o hipotlamo e fazem aumentar o valor de referncia para a termorregulao. A febre moderada inibe a multiplicao de certos agentes patognicos e acelera as reaces qumicas que ocorrem no organismo, aumentando a eficcia da fagocitose e a velocidade de regenerao dos tecidos. A - Imunidade celular; B - Imunidade humoral.
Os anticorpos podem neutralizar os antignios ou estimular a fagocitose. A neutralizao de um antignio verifica-se quando a formao do complexo antignio--anticorpo torna inactivo o agente patognico ou a toxina que este produz. Um vrus neutralizado por um anticorpo quando a ligao do anticorpo impede o vrus de entrar nas clulas. Os anticorpos ligados aos antignios so reconhecidos por macrfagos que so estimulados a realizar a fagocitose. As clulas de memria, que tanto podem ser linfcitos B como linfcitos T, permanecem no sangue aps a destruio de um determinado antignio e so responsveis pela resposta imunitria secundria quando ocorre um novo contacto. Quando o antignio penetra no organismo pela segunda vez, imediatamente reconhecido pelas clulas de memria que se multiplicam e se diferenciam em clulas efectoras (plasmcitos ou linfcitos T citotxicos). As clulas efectoras desencadeiam uma resposta imunitria muito rpida e intensa levando destruio do antignio.

1.6. 1.7.

1.8.

2.

2.1.

As clulas activadas foram os linfcitos B. possvel observar no grfico que aps o contacto com os antignios verificou-se um aumento da concentrao de anticorpos no sangue e esses anticorpos so produzidos por plasmcitos que resultam da diferenciao de linfcitos B activados. A resposta secundria mais rpida e mais intensa do que a resposta primria. No primeiro contacto com o antignio A produzida uma determinada quantidade de anticorpos ao fim de alguns dias e no segundo contacto verifica-se a produo quase imediata do triplo da quantidade de anticorpos que foi produzida na resposta primria. A resposta secundria explica-se pela existncia de linfcitos B de memria no sangue, que se formaram no primeiro contacto com o antignio. Os linfcitos B de memria reconhecem de imediato o antignio num segundo contacto e diferenciam-se em plasmcitos que iniciam rapidamente a produo de anticorpos.

2.2.

2.3.

2.4.

possvel observar no grfico que o facto de ter existido um primeiro contacto com o antignio A no tem qualquer efeito sobre a resposta ao antignio B, que semelhante resposta primria ao antignio A. Os linfcitos B de memria para o antignio A so incapazes de reconhecer o antignio B, porque existe especificidade antignio-anticorpo.

3.

3.1. 3.2. 3.3.

Essas clulas so os linfcitos T citotxicos. Os linfcitos T citotxicos ligam-se s clulas estranhas e libertam perforina, uma protena que abre poros na membrana citoplasmtica das clulas estranhas, conduzindo sua lise. O enxerto A, muito possivelmente, no ter sucesso uma vez que dador e receptor possuem diferentes genes do complexo principal de histocompatibilidade (MHC), e, consequentemente, as clulas do dador possuem antignios superficiais diferentes dos antignios das clulas do receptor. As clulas enxertadas sero reconhecidas como estranhas pelos linfcitos T, iniciando um processo que culminar na destruio das clulas e na rejeio do enxerto. O enxerto B ter sucesso uma vez que gmeos verdadeiros possuem o mesmo cdigo gentico, logo os genes do MHC so iguais e os antignios superficiais das clulas tambm so iguais. As clulas do dador, por serem bioquimicamente semelhantes s do receptor, no sero reconhecidas como estranhas e o enxerto ser aceite. O enxerto C ter sucesso uma vez que um autoenxerto. As clulas possuem Antignios prprios do organismo e apenas vo mudar de local. No sero reconhecidas como estranhas e o enxerto ser aceite.

3.4.

A taxa de sucesso de heteroenxertos pode aumentar se o dador e o receptor forem muito semelhantes bioquimicamente (ao nvel das protenas codificadas pelo MHC) e se o receptor for tratado com drogas imunossupressoras, que inibem o sistema imunitrio.

3.5.

Os procedimentos referidos na alnea anterior permitem que o enxerto possa ser aceite. No entanto, difcil encontrar dadores compatveis, dado a enorme variabilidade bioqumica entre diferentes indivduos, e os tratamentos com drogas imunossupressoras deixam o receptor muito vulnervel s infeces por agentes externos e ao desenvolvimento de cancros.

4.

4.1.

A criana, muito possivelmente, apresenta uma imunodeficincia inata que se caracteriza pela falta de linfcitos B, embora tenha linfcitos T. Assim, a imunidade humoral deficiente e a imunidade celular praticamente normal. atravs da imunidade humoral que o organismo reage a agentes infecciosos extracelulares, como o caso das bactrias, o que explica a vulnerabilidade da criana a infeces bacterianas. Os linfcitos T, mediadores da imunidade celular, destroem clulas infectadas por vrus, que so agentes infecciosos intracelulares, permitindo criana reagir normalmente s infeces virais.

4.2.

A criana, muito possivelmente, gozava de imunidade passiva conferida por anticorpos maternos que atravessaram a placenta ou foram fornecidos pelo leite. A partir dos sete meses de idade tero desaparecido estes anticorpos, o que, aliado incapacidade da criana produzir os seus prprios anticorpos, conduziu ao aparecimento de inmeras infeces de origem bacteriana.

Vous aimerez peut-être aussi