Vous êtes sur la page 1sur 2

Konrad Hesse A Fora Normativa da Constituio Para Hesse, o pensamento de Lassalle limitado e nega o Direito Constitucional enquanto cincia

ia ao restringir a Constituio a circunstncias momentneas de poder. Onde estaria, portanto, indaga Hesse, a fora determinante do Direito Constitucional? A resposta oferecida por Hesse, (1991, p. 13), que vai ser a idia central de seu pensamento, est relacionada com o "condicionamento recproco existente entre a Constituio jurdica e a realidade poltico-social." A compreenso isolada desses fenmenos Constituio e realidade segundo Hesse, no oferece resposta adequada, pois, de um lado, corre-se o risco de limitar a resposta em torno da vigncia ou no da norma e, de outro lado, arrisca-se a desprezar o significado da ordenao jurdica. Dessa forma, sem isolamentos, a pretenso de eficcia da norma jurdica somente ser realizada se levar em conta as condies histricas de sua realizao, bem como as condies naturais, tcnicas, econmicas e sociais, numa relao de interdependncia e que tambm contemple, por fim, "o substrato espiritual que se consubstancia num determinado povo." Entendendo assim, a Constituio no poder se limitar a expresso do "ser", mas tambm do "dever ser." Divergindo frontalmente de Lassalle, esta compreenso de Hesse importa que a Constituio dever imprimir ordem e conformao realidade poltica e social, determinando e ao mesmo tempo sendo determinada, condicionadas mas independentes. De outro lado, no muito diferente de Lassalle, Hesse (1991, p. 18) tambm reconhece que "a fora vital e a eficcia da Constituio assentam-se na sua vinculao s foras espontneas e s tendncias dominantes do seu tempo." Idia essa foras e tendncias -, assim quer nos parecer, grosso modo, bem prxima dos "fatores reais do poder" de Lassalle. Superada essa questo, Hesse avana seu discurso com relao fora normativa da Constituio e a vontade da Constituio. Reconhece o autor que a Constituio, por si s, no pode realizar nada, mas pode impor tarefas, sua vontade, que se baseia em trs vertentes: (i) a compreenso da necessidade e do valor de uma ordem normativa inquebrantvel, que proteja o Estado contra o arbtrio; (ii) a compreenso de que esta ordem constituda mais do que uma ordem legitimada pelos fatos e, por fim, (iii) na conscincia de que essa ordem no ser eficaz sem a presena da vontade humana. Mas ainda no o bastante. O modelo constitucional de Hesse necessitaria, para ter eficcia e fora ativa, em pressupostos relacionados ao contedo e prxis constitucional. Quanto ao contedo, segundo Hesse, alm dos aspectos sociais e polticos j mencionados, a Constituio dever incorporar o "estado espiritual" do seu tempo, bem como procurar se limitar a poucos princpios fundamentais, sob pena de constantes revises e desvalorizao de sua fora. Por fim, a Constituio, ainda com relao ao seu contedo, no deve assentar-se em uma estrutura "unilateral", mas ponderar direitos e deveres e parte da estrutura contrria, sob pena de distanciamento da realizada e perda de sua fora normativa.

Com relao sua prxis, defende Hesse o sobrestamento do interesse momentneo em face do respeito constituio; a estabilidade e rigidez da Constituio como condicionantes fundamentais de sua eficcia e, por fim, que seja a Constituio interpretada com submisso ao princpio da "tima concretizao da norma." Como vimos, Hesse no dissocia a Constituio da realidade poltico-social e, da mesma forma, diferente de Lassalle, no limita sua realizao aos "fatores reais do poder", defendendo uma relao de interdependncia entre realidade e Constituio, possibilitando a concretizao de tarefas por ela mesma impostas, o "dever ser." Conclui Hesse, (1991, p. 24), finalmente, que:

Nenhum poder do mundo, nem mesmo a Constituio, pode alterar as condicionantes naturais. Tudo
depende, portanto, e que se conforme a Constituio a esses limites. Se os pressupostos da fora normativa encontrarem correspondncia na Constituio, se as foras em condies de viol-la ou de alter-la mostrarem-se dispostas a render-lhe homenagem, se, tambm em tempos difceis, a Constituio lograr preservar a sua fora normativa, ento ela configura verdadeira fora viva capaz de proteger a vida do Estado contra as desmedidas investidas do arbtrio. No , portanto, em tempos tranqilos e felizes que a Constituio normativa v-se submetida sua prova de fora. Em verdade, esta prova d-se nas situaes de emergncia, nos tempos de necessidade. A fora normativa da constituio no teria sentido sem a vontade de constituio (vontade da sociedade politicamente organizada; o povo).

Vous aimerez peut-être aussi