Vous êtes sur la page 1sur 57

NQUEL E SUAS LIGAS

PROF. MANUEL SARAIVA

INTRODUO

O nquel tem seu ponto de fuso a 1453 C, possuindo uma grande resistncia corroso e oxidao. utilizado tanto puro como ligado com outros elementos.

OBTENO

As reservas e depsitos conhecidos so suficientes, a nvel mundial, para a explorao por mais 100 anos.
O minrio do nquel pode ser classificado em dois tipos principais: sulfetado e latertico (conhecido como oxidado).

Minrio Sulfetado: possui em sua composio, alm do nquel, sulfetos de cobre, cobalto e ferro, assim como alguns metais preciosos (platina, prata e ouro) e enxfre.
Minrio Latertico: possui teor mdio de nquel em torno de 1,95% e teores de xido de ferro acima de 24%, alm da presena de cobalto e magnsio.

EXEMPLO DO PROCESSO DE OBTENO REALIZADO NA VOTORANTIM-METAIS

CARACTERSTICAS METALRGICAS

Elemento verstil: se liga com a maioria dos metais.

Grande faixa de solubilidade entre o ferro, cromo e nquel podem tornar possveis muitas combinaes de ligas.
Nquel e algumas de suas ligas so magnticas a temperatura ambiente; Alta resistncia contra cidos no oxidantes e condies redutoras; A estrutura CFC com matriz nquel g, podendo ter sua resistncia aumentada por:

Endurecimento por soluo slida;


Carbonetos;

Endurecimento por precipitao.

ENDURECIMENTO POR SOLUO SLIDA

Os elementos de liga se diferem do nquel em dimetro atmico de 1 a 13%, causando expanso no reticulado e, conseqentemente, aumentando a dureza.

Os elementos podem ser:

Cobalto, Ferro, Cromo, Molibdnio, Tungstnio, Vandio, Titnio e Alumnio.

AUMENTO DA RESISTNCIA POR CARBONETOS

Nquel no formador de carbonetos, contudo o carbono reage com outros elementos de liga.

Carbonetos mais comuns: MC, M6C, M7C3 e M23C6

MC : usualmente um grande bloco de distribuio aleatria. M6C : blocos que se formados em contorno de gro podem ser usados para controlar o tamanho do gro.

M7C3 : so benficos se precipitar intergranularmente como partculas discretas. Podem causar fragilizao se aglomerar, formando um filme contnuo em contorno de gro.
M23C6 : mais propenso a se precipitar em contorno de gro. essencial para determinar as propriedades mecnicas das ligas base de nquel.

ENDURECIMENTO POR PRECIPITAO

Precipitao da fase intermetlica g Ni3(Al, Ti)

A fase tem estrutura similar a matriz g CFC


So formadores de g : Alumnio, Titnio, Nibio e Tntalo. O aumento da resistncia da liga funo do tamanho do precipitado.

A dureza aumenta com o crescimento do precipitado, que depende dos fatores temperatura e tempo.

MATERIAIS BASE DE NQUEL


Nquel Comercialmente Puro Teor de nquel varia de 94% a 100% (virtual); Exemplos: Ni 200, Ni 201, Ni 205, Ni 270, Permanickel alloy 300 e Duranickel alloy 301; Possui baixa resistncia e alta tenacidade; Possui alta resistncia a corroso por solues aquosas alcalinas com NaOH, KOH e altas temperaturas; Ideal para trabalhos em trocadores de calor, evaporadores e processamento alimentcio.

Ligas de Nquel com endurecimento por soluo slida : Ni + (Cr, Mo, Cu, W, Co)
So resistentes corroso; Resistncia mecnica mdia; Endurecimento apenas por deformao a frio.

Ligas com endurecimento por precipitao: Ni+(Cr, Mo, Cu) + (Al, Ti, Nb)
So resistentes ao calor; Elevada resistncia mecnica; Endurecimento a quente.

Liga de Nquel Cobre (Monel) Somente ligas com mais de 66% de nquel so ferromagnticas; Solubilidade em qualquer composio; Excelente dutilidade e resistncia corroso e eroso; Destaque para a liga NiCu 30 Fe (Monel 400) com a verso de baixo carbono LC-NiCu 30 Fe e a endurecvel NiCu 30 Al; utilizada em guas deionizadas, doce, mar e salobra; Campos de aplicao: Indstria qumica, petroqumica, eixos de hlices para navios, bombas, etc.

Liga de Nquel Cromo (Inconel) Elevada resistncia mecnica a elevada temperatura (p.e.: creep); Boa resistncia a oxidao em altas temperaturas; O maior nmero de produtos trabalham com as ligas NiCr contendo Fe; A liga NiCr15 Fe (72% Ni, 15%Cr e restante Fe e outros) Inconel 600 utilizada tanto na fabricao de fornos industriais como em instalaes da indstria qumica, processamento de alimentos e engenharia industrial; A superliga Inconel 713C utilizada em palhetas de turbinas, devido sua alta resistncia fluncia (principalmente quando fabricados por solidificao direcional ou por tcnica de monocristal).

Liga de Nquel Molibdnio (Hastelloy) Ligas de Ni e 30% mximo de molibdnio; tima resistncia corroso (cido clordrico, cido sulfrico, cido fosfrico e orgnicos); Utilizada em instalaes para destilao, condensao, recuperao, armazenamento e transporte de cido clordrico; No resiste a substncias oxidantes; Para aumentar a resistncia a meios oxidantes utiliza-se as ligas NiMoCr, pelo efeito passivador do Cr. Ligas NiMo 16Cr 15 W (55% Ni, 16% Cr, 6% Mo, 4% W) Hastelloy C-276. Para soldabilidade de NiMo necessrio baixos teores de C e Si (Mx. 0,01% C e 0,08%Si) para impedir a formao de precipitados nos contornos de gro (carbonetos e fases intermetlicas).

EFEITO DOS ELEMENTOS DE LIGA

COBRE
Forma uma srie de ligas de soluo slida com o nquel e tem baixo efeito sobre sua soldabilidade. A presena de cobre altera a solubilidade do carbono a altas temperaturas em pontos onde a grafitizao no localizada.

CROMO
Formador de xidos e nitretos
Reduz a tendncia de porosidade na solda As ligas de cromo so mais susceptveis a trincas a quente, portanto sua adio deve ser controlada

FERRO
No requerido para propriedades mecnicas ou soldabilidade

Adicionado como ferro liga, ajudando a reduzir custos Teores muitos elevados (acima de 8% em peso)
tornam as ligas sensveis a trincas a quente

CARBONO
Presente em ligas de nquel em teores entre 0,01 a 0,15 ou 0,2% Efeitos maiores em nquel comercialmente puro Ocorre a formao de carbono na forma de grafite intergranular quando exposto a temperaturas entre 371 e 649C Nas ligas de nquel-cobre tem tendncia a ocasionar trinca a quente quando h presena de ferro Nas ligas de cromo, combina com o cromo e forma carboneto de cromo

MANGANS
Para ligas de nquel-cromo e nquel-cobre, minimiza trincas a quente na zona fundida.

MAGNSIO
Previne trincas a quente na zona afetada pelo calor.

SILCIO
Geralmente presente em teores em torno de 0,01 a 4% Pode causar trincas a quente

TITNIO E ALUMNIO
Sua adio promove o aumento da dureza Adio de titnio ajuda no controle de porosidade Quantidades de adio muito elevadas de titnio e alumnio aumentam a sensibilidade a trincas a quente no metal de solda ( zona fundida ).

BORO
Quantidades entre 0,003 a 0,1% melhoram as propriedades mecnicas a alta temperatura.
Teores superiores a 0,03% provocam trincas a quente na zona fundida e na ZAC, requerendo controle da energia trmica ( baixa ) e nveis de tenso.

ZIRCNIO
Efeito similar ao do boro. Permite teor um pouco maior que o do boro.

ENXFRE
Mais prejudicial de todos os elementos. particularmente danoso devido sua solubilidade slida ser extremamente limitada e por causa da reao euttica que ocorre a 649C entre nquel e sulfetos de nquel. Ataque na regio da ZAC quando elevada a temperatura entre 316 e 649C. Magnsio e mangans so adicionados para controlar os efeitos do enxfre.

CHUMBO
Similar ao enxfre Na prtica ocorre menos contaminao devido a menor quantidade de fontes de contaminantes.

FSFORO
Similar ao chumbo e enxfre. Sua solubilidade completamente limitada e sofre reao a aproximadamente 871C.

METAIS DE BASE

Incoloy, Hastelloy, Monel, so marcas registradas Inco

SOLDABILIDADE

O nquel e ligas a base de nquel possuem boa soldabilidade, semelhante a dos aos inoxidveis austenticos.

susceptvel a trinca a quente na presena de enxfre, pois o mesmo forma com o nquel Ni3S2 (sulfeto de nquel) que possui baixa solubilidade na estrutura austentica. Estas impurezas permanecem em contornos de gro e apresentam ponto de fuso mais baixo, criando um filme lquido que se rompe facilmente.

Procedimento de Soldagem
Limpeza cuidadosa da junta: Evitar leo, graxa e impurezas Utilizar chanfros com ngulo de 80 para facilitar a molhabilidade Baixa energia de soladgem: baixas correntes, cordes estreitos e maiores velocidades de soldagem Temperatura de interpasse mx. na faixa de 150C Limpeza entre passes por esmerilhamento / escovamento ( escva de inox ) para retirar camada de xido No aplicar pr aquecimento No recomendado tratamento trmico ps soldagem

Processos de Soldagem
GTAW (TIG) o processo mais adequado para soldagem do nquel e suas ligas, sob o ponto de vista metalrgico. Emprega-se a corrente contnua com polaridade direta e eletrodo de tungstnio ligado ao trio. Quanto ao gs de proteo utiliza-se sempre o argnio ou mistura com 30% de hlio ( custo ). SMAW (Eletrodo Revestido) Utiliza-se eletrodos bsicos, corrente contnua com polaridade inversa. O arco deve ser mantido o mais curto possvel e a oscilao do eletrodo deve ser mnima. Utilizar a mnima corrente possvel.

GMAW (MIG) Solda-se, preferencialmente, com transferncia por arco pulsado, visando obter menor energia de soldagem e maior controle. Como gs de proteo utilizado o Ar ou mistura de: Ar + 30% He ou ainda uma trplice mistura de: 75% Ar + 25% He + 5% de H PAW (Plasma) Soldagem de juntas de topo sem abertura para chapas at 8mm com a tcnica Key Hole (buraco de fechadura) na forma automatizada

Metais de Adio
So especificados pelas normas ASME II Parte C e AWS SFA / A5.11 Eletrodos Revestidos para Soldagem do Nquel e ligas; SFA / A 5.14 Eletrodos e Varetas para Soldagem do Nquel e ligas O sistema de classificao de acordo com a composio qumica do consumvel

E Ni-1 / ER Ni-1 Utilizados na soldagem do nquel comercialmente puro (Nickel 200, 201, 205), especificados conforme ASTM B 160, B 161, B 162 e B 163 nos processos SMAW, GTAW, GMAW e PAW. E NiCu-7 / ER NiCu-7 - Utilizados para soldagem das ligas de Nquel-Cobre (Monel 400, 402, 405), especificados conforme ASTM B 127, B 163, B 164 e B 165 nos processos SMAW, GTAW, GMAW e PAW.

E NiCrFe-3 / ER NiCr-3 - Utilizados para soldagem das ligas de Nquel-Cromo-Ferro (Inconel 600, 800), especificados conforme ASTM B 166, B 167 e B 168 nos processos SMAW, GTAW, GMAW e PAW. E NiMo-1 - Utilizados para soldagem das ligas de Nquel-Molibdnio (Hastelloy B, C), especificados conforme ASTM B 333, B 335, B 619 e B 622 nos processos SMAW, GTAW, GMAW e PAW. Obs: O eletrodo revestido opera somente na posio plana

CASOS PRTICOS

Redutor de chuva cida

Junta de expanso criognica

Cilndro para branqueador de papel e pasta

Removedor de resduos qumicos

Removedor de resduos nuclear

Misturador mecnico

(indstria de papel e celulose)

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ASME II- part C SFA 5.14 Specification For Nickel and Nickel Alloy Bars Welding Electrodes and Rods
ASME II- part C SFA 5.11 Specification For Nickel and Nickel Alloy Welding Electrodes For Shilded Metal Arc Welding Manual Tcnico de Aplicaes Eutectic Castolin So Paulo 2005 CETEC de Solda Orlando Barbosa e Fundao Brasileira de Tecnologia da Soldagem Curso de Especializao para Engenheiros na rea de Soldagem Nickel and Nickel Alloys Rio de Janeiro 1995

ASM Handbook, vol 2, Properties and Selection: Nonferrous Alloys and Special-Purpouse Materials ASM Handbook, vol 6, Welding, Brazing and Soldering
http://www.vmetais.com.br (Votorantim Metais)

http://www.nickelinstitute.org/index.cfm/ci_id/8/la_id/1.htm

Vous aimerez peut-être aussi