Vous êtes sur la page 1sur 1

SUBTEMA B2 O MUNDO ROMANO NO APOGEU DO IMPRIO SUMRIO:

- A arte romana, o direito e a literatura. - Revises.

Tempo: 45 + 45 m

QUESTES ORIENTADORAS:
1. Como se carateriza a arte romana? 2. Que gneros literrios cultivaram os Romanos?

DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES

Localiza elementos patrimoniais referentes sociedade romana (stios arqueolgicos, edifcios escala local, nacional e europeia). Analisa fontes com estatutos diferentes e linguagens diversas para compreender aspetos do mundo romano. Elabora, por escrito e oralmente, perguntas e respostas breves para comunicar as suas ideias.

Projeo do diaporama B.2/Temtico: O urbanismo e arte (20 Aula Digital/Manual Multimdia)


MOTIVAO

para sensibilizar os alunos para o estudo do tema e focalizar aspetos relevantes do legado artstico romano.

CONTEDOS 1. A arte romana, apesar da influncia etrusca e grega, foi uma arte original. Caraterizou-se, construo de na arquitetura, pela e

INDICADORES DE APRENDIZAGEM 1. Carateriza a arte romana.

ESTRATGIAS PEDAGGICAS 1. 1 Observao e anlise dos doc.s 3, 4, 5 e 6 (p. 99) no sentido dos alunos constatarem/identificarem a beleza, robustez e funcionalidade das obras da arquitetura romana. 1.2 Observao do doc.2 (p. 98) a fim de se evidenciar o realismo da escultura romana. 1.3 Observao e leitura da rubrica Sabias que (p. 98) para os alunos identificarem o mosaico romano como um testemunho da arte e um importante documento da histria de Roma. 1.4 Explorao da seco Grande Plano sobre A vida na Roma Imperial (Manual, p. 100 e 101) para os alunos conhecerem aspetos urbansticos de Roma, a cidade modelo de todo o Imprio.

edifcios

funcionais

robustos e, na escultura, pelo realismo. Os Romanos cultivaram, tambm, a pintura e o mosaico.

2. O mesmo esprito prtico nota-se no direito e na literatura. O direito romano foi um dos seus mais importantes legados. Na literatura, cultivaram a oratria, a retrica, a histria, a poesia e os tratados de moral. A atividade literria foi protegida pelo imperador Augusto e por mecenas.

2. Relaciona a atividade literria com o esprito prtico dos Romanos.

2. 1 Reutilizao do doc. 6 (p. 99) para, atravs do mtodo dedutivo, os alunos relacionarem as baslicas romanas com a aplicao do Direito (meio/via reguladora da vida no Estado Romano). 2.2 Breve referncia importncia/impacto do Direito romano na legislao contempornea. 2.3 Reaproveitamento do doc.1 (p.98) para breve referncia aos gneros literrios e os seus autores.

(Abordagem sucinta dos contedos essenciais do subtema)

Levantamento de questes e esclarecimentos de dvidas a partir da leitura (em voz alta) do quadro-sntese e/ou do esquema-sntese (Manual, pp. 102 e 103).

AVALIAO

- Observao direta focada na qualidade das intervenes e na autonomia dos alunos. - Resoluo da Ficha de Avaliao Prova o que sabes (Manual, p. 104/105).

T.P.C.

- Resoluo da Ficha de Trabalho n. 26 (Caderno de Atividades). - Resoluo das questes da seco Agora, resolve (Manual).

Vous aimerez peut-être aussi