Vous êtes sur la page 1sur 8

Relatrio Aula Prtica Gerador de Van Graaff

Aluno: Andr Disciplina: Fsica III Curso: Engenharia Ambiental

Juazeiro do Norte CE 2012

SUMRIO 1.0 2.0 3.0 4.0 5.0 OBJETIVOS GERAIS...................................................................................................................................03 REFERENCIAL TERICO............................................................................................................................03 EQUIPAMENTOS.......................................................................................................................................03 PARTES DO GERADOR...............................................................................................................................04 4.1 MATERIAIS COMPLEMENTARES.........................................................................................................04 PRECAUES............................................................................................................................................05 5.1 LIMPEZA........................................................................................................................................05 5.2 AJUSTE DA CORREIA....................................................................................................................05 5.3 CUIDADOS COM A CORREIA.........................................................................................................05 5.4 FUNCIONAMENTO........................................................................................................................05 EXPERIMENTO 01.....................................................................................................................................05 6.1 MATERIAIS NECESSRIOS.............................................................................................................05 6.2 PROCEDIMENTOS.........................................................................................................................05 EXPERIMENTO 02.....................................................................................................................................06 7.1 MATERIAIS NECESSRIOS.............................................................................................................06 7.2 PROCEDIMENTOS.........................................................................................................................06 EXPERIMENTO 03.....................................................................................................................................06 8.1 MATERIAIS NECESSRIOS.............................................................................................................06 8.2 PROCEDIMENTOS.........................................................................................................................07 REFERNCIAS............................................................................................................................................08

6.0

7.0

8.0

9.0

1.0 OBJETIVOS GERAIS


Visualizar as linhas de fora atravs da distribuio do campo eltrico gerado por uma tenso a partir do gerador de Van Graaff. Observar os fenmenos eletrostticos e os processos de eletrizao.

2.0 REFERENCIAL TERICO O gerador de Van de Graaff, um aparelho capaz de gerar cargas eltricas a partir da transformao de energia mecnica em energia eltrica. Em 1930 um fsico Norte Americano construiu um equipamento eletrosttico que foi batizado de Gerador de Van Graaff, que levou seu nome como homenagem pelo seu desenvolvimento. Este equipamento era composto de dois cilindros ligados por uma correia que gerava eletricidade por frico e induo, movimentando milhares de volts. Seu funcionamento bem simples, o motor rotaciona a correia que isolante que passa por duas polias, uma delas acionadas por um motor eltrico que faz a correia se movimentar. A segunda polia encontra-se dentro da esfera metlica oca. Atravs de pontas metlicas a correia recebe carga eltrica de um gerador de alta tenso. A correia eletrizada transporta as cargas at o interior da esfera metlica, onde elas so coletadas por pontas metlicas e conduzidas para a superfcie externa da esfera. Por esse processo, a esfera pode atingir um potencial de at 10 milhes de volts, no caso dos grandes geradores utilizados para experincias de fsica atmica, ou milhares de volts nos pequenos geradores utilizados para demonstraes nos laboratrios de ensino. 3.0 EQUIPAMENTOS
O Gerador eletrosttico tipo Van de Graaff, tem capacidade para 240 kV, sua esfera removvel tem 20 cm de dimetro e dispe de conexes para aterramento. A sustentao construda em acrlico e possui articulao na ligao com a base e mede 45 cm de altura. A correia de borracha tem 6 cm de largura e se movimenta sobre 4 polias, que acionadas por um motor eltrico de 1/8 de HP funcionando em 110 ou 220 V, conforme a sua rede local de energia. A rotao do motor controlada de um circuito eletrnico. Todo o conjunto est fixado em uma base metlica.

Figura 01: Equipamentos gerador de Van Graaff disponvel em http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=azed&cod=_geradordevandegraaff

4.0 PARTES DO GERADOR

FIGURA 02: componentes geradores van graaff

a. Esfera de alumnio polido. b. Polias. c. Conexo na esfera. d. Escova superior. e. Correia de borracha. f. Escova metlica intermediaria. g. Polia de acrlico. h. Conexo de fio terra (inferior). i. Escova metlica inferior. j. Motor de 1/8 de HP; k. Controlador eletrnico da velocidade de rotao do motor. 1. Cuba de vidro e base acrlica com 02 isolantes de nylon com bornes, m. Eletrodos. n. Cabos de ligao banana/banana. o. Torniquete eletrosttico. p. Esfera auxiliar em alumnio com cabo e borne. q. Frasco com semente de grama. r. Frasco com leo de rcino. s. Eletroscpio de folha.

4.1 MATERIAIS COMPLEMENTAR NECESSRIO - tiras de papel alumnio;


- fita adesiva; - lmpada fluorescente pequena; - algodo - base isolante de madeira - retroprojetor

5.0 PRECAUES
- Antes de ligar ou religar o gerador descolar os dois lados da correia de borracha. - A esfera e de alumnio, na sua limpeza utilizar somente um pano limpo e seco. No utilizar produtos qumicos. - Manter as escovas metlicas limpas e secas. - Lubrificar as polias periodicamente. - No utilizar o Gerador com o motor em baixas rotaes. - No efetuar troca de acessrios e no tocar no equipamento enquanto ligado! - Manter o Gerador ligado por no mximo 30 minutos, e em seguida mant-lo desligado por 10 minutos para que ocorra o resfriamento do mesmo.

5.1 LIMPEZA
Para se produzir um alto potencial eletrosttico necessrio bom isolamento. Para isto mantenha as partes do gerador limpas e secas (esfera, escovas, correia de borracha e polias).

5.2 AJUSTE DA CORREIA


Retirando a esfera colocar a correia e tracionar a mesma levemente atravs dos parafusos existentes na parte superior.

5.3 CUIDADOS COM A CORREIA DE BORRACHA


Se o Gerador no for utilizado por mais de 5 dias, retirar a correia de borracha e colocar em um saco plstico com um pouco de talco, em seguida guardar em um lugar salvo de iluminao e calor. Estes procedimentos so de grande importncia para a durabilidade da correia, pois a luz e o calor causam a degenerao da borracha diminuindo a elasticidade.

5.4 FUNCIONAMENTO
- Ao ligar o gerador utilize o controlador de velocidade colocando para funcionar em velocidade mdia. - Ajustar as escovas d, f e I de tal modo que fiquem levemente em contato com a correia de borracha. - Deixar o gerador funcionar na velocidade mdia por alguns minutos. Para facilitar a eletrizao coloque o dedo prximo da borracha e junto da escova metlica f, este procedimento facilita a eletrizao do gerador. - Com o gerador em funcionamento, o atrito da borracha com a polia g (acrlico ou nylon) eletriza a polia positivamente e por induo a escova i, transferindo desta forma eltrons para a correia de borracha que as transporta para a esfera. - A escova d retira os eltrons da correia e transfere para a esfera que fica eletrizada negativamente. A escova f retira a sobra de eltrons da correia, deixando-a neutra, para receber carga da escova i.

6.0 EXPERIMENTO 01 DISTRIBUIO DAS CARGAS ELTRICAS NOS CORPOS 6.1 Materiais Necessrios
- gerador eletrosttico com controlador de velocidade e esfera; - tiras de papel laminado - fita adesiva; - eletroscpio de folha;

6.2 Procedimentos
1. Cortar tiras de papel alumnio (5 mm x 60mm) e fixar com fita adesiva somente a ponta das tiras na superfcie externa da esfera. 2. Ligar o gerador eletrosttico e regular para uma velocidade mdia a alta de rotao do motor (no utilizar com baixas rotaes). 3. Qual a direo do campo eltrico criado em torno da esfera?

R: O campo eltrico est saindo da esfera uniformemente 4. Conectar na esfera o eletroscpio de folha, ligar o gerador e observar o comportamento das laminas de alumnio. R: aps acionamento do aparelho, observou-se a repulso entre as lminas, logo, ambas possuam cargas de mesmo sinal. 5. Pegar com a mo de algodo e aproxim-los da esfera do gerador, mantendo a mo numa posio prxima. O que ocorre? Por qu? R: aps a aproximao dos fiapos de algodo esfera, observou-se que os fiapos foram atrados, ficando estes na direo do campo eltrico produzido pela esfera. Neste caso a fora eltrica est no sentido do campo eltrico, logo o algodo estava neutro enquanto a esfera estava carregada

7.0 EXPERIMENTO 02 O Poder das Pontas 7.1 Materiais Necessrios


- gerador eletrosttico com controlador de velocidade e esfera; - torniquete eletrosttico; - lmpada fluorescente pequena; - base isolante de madeira (pare uma pessoa subir)

7.2 Procedimentos
1. Colocar o torniquete ligado esfera do gerador. 2. Ligar o gerador eletrosttico e regular pare velocidade de rotao mdia a alta (no utilizar em baixas rotaes). 3. Comentar o que ocorreu e justificar fato. R: A concentrao de cargas maior nas extremidades pontas, devido a isso, as particulas esto saindo das pontas em direo oposta, gerando uma fora de mesma intensidade, entretanto no sentido contrrio, fazendo com que o somatrio de todas essas fora gerem um torque, rotacionando o equipamento no sentido opsto as pontas.

8.0 EXPERIMENTO 03 Linhas de Fora em um Campo Eltrico 8.1 Materiais Necessrios


- gerador eletrosttico com controlador de velocidade e esfera; - cuba de vidro e base acrlica com 02 isolantes de nylon com bornes; - eletrodos; - 02 cabos de ligao banana/banana; - frasco com semente de grama; - frasco com leo de rcino; - retroprojetor;

8.2 Procedimentos
1. Fazer uma proteo de cartolina sobre o retroprojetor e recortar no centro um retngulo com as da cuba de vidro. 2. Fixar dois eletrodos e fazer a montagem sobre o retroprojetor. dimenses

3. Conectar os cabos de ligao nos isolantes de nylon com bornes e nos pontos indicados no esquema (parte superior da esfera e conexo de fio terra inferior, prximo s polias inferiores).

4. Colocar leo de rcino na cuba de acrlico, uma camada de aproximadamente 3 mm, de modo a cobrir os eletrodos e espalhar sobre o leo um pouco de sementes de grama (a semente de grama deve estar bem seca, pode-se sec-la ao sol). 5. Ligar o retroprojetor focalizando os acessrios e as partculas espalhadas sobre o leo de rcino. 6. Ligar o gerador eletrosttico e regular para uma velocidade mdia a alta de rotao (no utilizar em baixas rotaes)

Equipamento prtica linhas de fora 7. Observar o aspecto que apresenta o campo eltrico que ir aparecer entre os dois eletrodos, cuja configurao se materializar pela distribuio adquirida pelas sementes de grama no leo. Se houver dificuldade em estabelecer o campo eltrico, devem-se isolar com esmalte as partes dos eletrodos que ficam imersas no interior do leo. R: Ocorreu a formao de linhas de campo paralelas, visualizando a passagem de corrente eltrica em forma de fascas. 8. Repetir os mesmos procedimentos para os demais pares de eletrodos. 9. Faa figuras representando as linhas de fora observadas.

Linhas de fora de um campo eltrico gerado por duas cargas de sinais opostos, disponvel em http://osfundamentosdafisica.blogspot.com/2011_03_01_archive.html

Fotografia aula prtica, visualizao linhas de fora.

9.0 REFERNCIAS
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=azed&cod=_geradordevandegraaff

Halliday,Resnick; Fisica 3-Volume 4


http://osfundamentosdafisica.blogspot.com/2011_03_01_archive.html

Vous aimerez peut-être aussi