Vous êtes sur la page 1sur 47

MINISTRIO DE EDUCAO

APONTAMENTOS DE HISTRIA DE APOIO AO PROGRAMA DO 12 ANO


(A partir dos manuais de Pedro Almiro Neves, da Porto Editora)

Mdulo 8 Ano Lectivo de 2005/2006 Prof. Ana Paula Torres

Mdulo 8 Portugal e o Mundo da segunda Guerra Mundial ao incio da Dcada de 80 Opes Internas e Contexto Internacional

1. Nascimento e afirmao de um novo quadro geopoltico sado da Segunda Grande Guerra: 1.1. - A reconstruo do ps-guerra - A definio de reas de influncia no ps-guerra; - A ONU; - As novas regras da economia internacional; - A primeira vaga de descolonizaes. 1.2. O tempo da Guerra Fria e do mundo bipolar - A desconfiana entre os EUA e a URSS no Ps-Guerra - Do Bipolarismo Guerra Fria - O mundo capitalista liderado pelos EUA; - O mundo comunista liderados pela URSS; - A escalada armamentista e o incio da era espacial; - A coexistncia pacfica e novas tenses internacionais. 1.3. A afirmao de novas potncias (Japo, China, a CEE) - O Terceiro Mundo e a poltica de no-alinhamento; - A segunda vaga de descolonizaes. 1.4. O tempo da prosperidade econmica

2. Portugal do Autoritarismo Democracia: - Imobilismo poltico e crescimento econmico do ps-guerra a 1974; - Da revoluo do 25 de Abril estabilizao da democracia; - O significado internacional da revoluo portuguesa.

3. Transformaes sociais e culturais do terceiro quartel do sculo XX: - Alteraes na estrutura social e nos comportamentos: a tercializao da sociedade; - Os anos 60 e a gestao de uma nova mentalidade; - A afirmao dos direitos da mulher; - A evoluo dos media; - O progresso cientfico e a inovao tecnolgica; - A importncia dos plos culturais anglo-americanos.

1. NASCIMENTO E AFIRMAO DE UM NOVO QUADRO GEOPOLTICO 1.1. A Reconstruo do Ps-Guerra O


1. 2. 3. 4. 5. Os Danos da Guerra A Definio de reas de Influncia no Ps-Guerra A Organizao das Naes Unidas ONU As Novas Regras da Economia Internacional A Primeira Vaga de Descolonizaes

. 1. Os Danos da Guerra
A Segunda Grande Guerra foi uma guerra ideolgica entre partidrios do fascismo nazismo - imperialismo e os defensores da liberdade e da democracia. Foi um conflito mundial que ultrapassou as fronteiras da Europa. Envolveu pases europeus, americanos, africanos e asiticos. Combateu-se em todos os continentes, no Mediterrneo, no Atlntico e no Pacfico. Teve danos/custos terrveis, a vrios nveis: Danos Humanos Gerou cerca de 60 milhes de mortos, na sua maioria civis, nmero incalculvel de feridos, mutilados e desaparecidos. As mortes foram provocadas por: - violentos combates em terra, no ar e no mar; - massacres de refns e de populao; - eliminao de prisioneiros nos campos de concentrao nazis; - eliminao racional, planificada e sistematizada de Judeus e Ciganos nos campos de extermnio nazis; -racionamento, pilhagens e recrudescimento de doenas como a tuberculose. Danos Materiais - 70% das cidades alems arrasadas; - Destruio total ou parcial, por toda a Europa, de edifcios, indstrias, campos agrcolas, vias de comunicao e transporte; - Runa da economia dos pases beligerantes com a quebra da produo, com a desarticulao dos circuitos comerciais e com a acumulao de dvidas (apenas os EUA escaparam a esta situao).

Danos Sociais - Desarticulao da sociedade, sendo a Polnia o caso mais dramtico. Os alemes, nas reas de ocupao, empreenderam a destruio total ou parcial das elites intelectuais, administrativas, polticas e culturais, deixando os pases sem quadros para se reerguerem no ps-guerra. - Houve grandes deslocaes de populaes durante e depois da guerra, milhares de pessoas ficaram desalojadas e foram expropriadas, passando a residir em campos de desalojados. Danos Morais Os direitos humanos foram completamente desrespeitados durante a guerra, nomeadamente nas seguintes situaes: - Humilhao dos Judeus, ciganos, doentes mentais e muitas populaes; - Desrespeito pelos direitos dos prisioneiros; - Experincias mdicas dos mdicos dos S.S. nos campos de concentrao nazis e experincias do mesmo tipo por mdicos japoneses na Manchria; - Sentimentos de repulsa, de vergonha e de culpabilidade que perduram at hoje. Dificuldade de muitos em assumirem o seu passado.

Foi num rasto de morte, dor, fome, misria e inquietao que terminou a mais trgica guerra da Histria da Humanidade.

2. A Definio de reas de Influncia no Ps-Guerra

Quando em 1943, se comeava j a esboar a vitria dos Aliados na 2Grande Guerra, os trs grandes (E.U.A., Gr-Bretanha e U.R.S.S) comearam a preparar o ps-guerra, reunindo-se em conferncias para definirem os modelos de construo da Europa no ps-guerra. Conferncia de Teero (Dez. 1943) Participaram os dirigentes das principais potncias aliadas: Roosevelt (EUA), Churchill (Inglaterra) e Estaline (URSS). As decises mais importantes resultantes desta Conferncia foram: - futuro desmembramento da Alemanha; - questo das fronteiras polacas; - propsito de preparar uma paz duradoura, no mbito de uma futura organizao internacional em que colaborassem todas as Naes (nasce a ideia da futura ONU);
4

Conferncia de Ialta (Fev. 1945) Participam novamente Roosevelt, Churchill e Estaline Principais decises: - projecta-se a diviso da Alemanha em 4 zonas de ocupao: uma americana, uma inglesa, uma sovitica e uma francesa; - procura de consensos sobre as fronteiras e os regimes polticos a instalar nos pases vencidos ou ocupados: define-se que os pases libertados deveriam formar governos democrticos atravs de eleies; - convocao de uma conferncia em S. Francisco para criar uma organizao internacional com o propsito de salvaguardar a paz e a segurana internacionais; - diviso da Coreia em 2 zonas de influncia a partir do paralelo 38 (o territrio a Norte deste ficaria sob domnio sovitico, o Sul sob domnio americano). Conferncia de Potsdam (Julho/Agosto 1945, depois da rendio da Itlia e Alemanha, mas antes da rendio do Japo). Participam Truman (EUA), Attlee (Inglaterra) e Estaline. Decises: - desnazificao da Alemanha (os nazis foram retirados dos sectores econmico, administrativo, poltico, etc.); - criao de um tribunal internacional para julgar os crimes de guerra, considerados como crimes contra a humanidade (Tribunal de Nuremberga); - desmilitarizao e dissoluo das indstrias blicas alems e de alguns Truts que haviam apoiado o nazismo; - indemnizaes da Alemanha aos Aliados (que no chegam a ser pagas); - diviso da Alemanha em 4 zonas de ocupao, como previsto; - Aplicao de um estatuto especial cidade de Berlim que estava inserida na rea sovitica (tambm foi dividida em 4 reas de influncia).

3. A Organizao das Naes Unidas - ONU

Em 1942 e 1943, surgiu, entre os Aliados, a ideia de criar uma futura


organizao internacional que tenha como fim garantir a paz internacional. J que a S.D.N. tinha fracassado, tornava-se importante, para os Aliados, criar uma organizao nova, organizada de modo diferente e que fosse mais eficaz que aquela.

Em Fevereiro de 1945, na Conferncia de Ialta, os Aliados decidiram convocar uma conferncia na cidade de S. Francisco (EUA) para proceder criao dessa organizao de paz. A conferncia teve lugar em Abril e Junho de 1945, contando com a presena de 51 pases que assinaram a Carta das Naes Unidas. Surgiu ento a ONU que estabeleceu sede em Nova Iorque. A ONU tornou-se, assim, a sucessora da fracassada Sociedade das Naes, criada aps a 1 Guerra. Em comum, tm o facto de ambas terem sido criadas no final de guerras mundiais, com o objectivo de garantir a paz e evitar um novo conflito mundial. A ONU ir contudo englobar mais pases (maior universalismo geogrfico) e contar com diferentes instituies especializadas em domnios muito dspares como a economia, a sade, a cultura e a educao que vo actuar por todo mundo, dando maior credibilidade e autoridade ONU e permitir que ela se venha a tornar mais eficaz que a sua antecessora. Objectivos da ONU Esta organizao tinha como principais objectivos: - manter a paz e a segurana internacionais, definindo estratgias de actuao para evitar ou ultrapassar todas as agresses possveis de uns pases contra outros; - desenvolver relaes de amizade entre as naes baseadas no princpio da igualdade de direitos; - promover aces de cooperao internacional na tentativa de resoluo de problemas a nvel econmico, social, cultural ou humanitrio. Estrutura da ONU constituda por vrias organizaes e instituies especializadas que actuam nos domnios da poltica, economia, sade, educao e cultura, de modo a promoverem programas de desenvolvimento e a defenderem a paz mundial. Assembleia Geral inclui representantes de todos os pases aderentes e nela so tomadas as resolues da ONU. Actualmente so mais de 200. Aqui se tomam as decises. Secretariado dirigido pelo Secretrio Geral que eleito por 5 anos. Conselho de Segurana integrado por 5 membros permanentes (EUA, URSS, Frana, Inglaterra e China) com direito de veto e 10 membros no permanentes, eleitos pela Assembleia cada 2 anos e sem direito de veto. o rgo mais importante, pois ele que tem a responsabilidade pela manuteno da paz.

Nota: O carcter permanente dos 5 membros e o seu direito de veto corresponde a um modelo, hoje provavelmente ultrapassado, j que foi criado no contexto de um mundo bipolar criado no ps-guerra.

Conselho Econmico e Social a ele esto ligadas as instituies especializadas destinadas a melhorarem as condies mundiais nos domnios da alimentao, agricultura, sade, trabalho, cultura, etc. (ex: FAO, OMS, OIT, UNESCO, FMI, UNICEF). Conselho de Tutela formados por membros dos territrios ocupados pela ONU e membros de territrios no ocupados. Tribunal Internacional de Justia formado por 15 juzes eleitos pelo Conselho de Segurana e pela Assembleia Geral. o principal rgo judicial. Eficcia da ONU Apesar de no ter conseguido impedir a realizao de muitos conflitos e mesmo guerras que tm acontecido no mundo desde 1945 (o direito de veto dos 5 membros permanentes para tal tem contribudo), a ONU tem tido um papel muito importante na cena poltica internacional desde o fim da guerra at hoje. Esse papel pode ver-se, nomeadamente: - na subscrio, em 1948, da Declarao Universal dos Direitos do Homem; - no apoio aos movimentos de descolonizao; - nos incentivos ao desarmamento; - no controle de eleies em alguns pases, em nome da transparncia democrtica; - na tutela de territrios em perodos de transio, at que a soberania possa ser exercida pelos cidados desses territrios (ex. Timor); - no envio de capacetes azuis para manter a paz em zonas de conflito; - na aco muito diversificada de instituies especializadas em variados domnios como a economia, a sade, a cultura e a educao que actuam por todo mundo, promovendo o desenvolvimento de regies mais desfavorecidas.

s 4. Novas Regras da Economia Internacional Preocupaes dos ltimos anos da guerra: Dada a situao debilitada das economias europeias durante a guerra (debilidade agrcola, industrial e comercial; falta de mo-de-obra; inflao, endividamento externo), temia-se que uma profunda crise econmica se instalasse na Europa logo a seguir guerra.

Julho de 1944: Teve lugar, em Bretton Woods (EUA), uma Conferncia Monetria e Financeira. A se juntaram representantes de 44 pases. Sob a influncia dos EUA, a Conferncia criou um novo sistema monetrio internacional que definia novas regras para as relaes de troca internacionais entre os pases, visando a estabilidade monetria. Nesse sentido, baseava as trocas internacionais em taxas de cmbio fixas e definia as moedas nacionais em funo do dlar e do ouro. Foram ainda criadas instituies internacionais para regular o sistema monetrio e os pagamentos internacionais como o FMI, o BIRD. Desta Conferncia saram reforados os EUA que vo assumindo um papel cada vez mais hegemnico desde o final da I Guerra. Tornam-se os credores do mundo, possuem dois teros das reservas de ouro mundial e a sua moeda, o dlar, torna-se a moeda mais forte, a nica divisa directamente convertvel em ouro.

s 5. A Primeira Vaga de Descolonizaes As Estruturas do Colonialismo comeam a ser abaladas: A partir do sculo XX, as estruturas do colonialismo comeam a ser abaladas, na sequncia de acontecimentos determinantes como a I Guerra, a Grande Depresso de 1929 e a II Guerra. No final da II Grande Guerra, o mundo assistiu a uma primeira grande vaga de descolonizaes, em que vrias colnias africanas e asiticas se libertaram do domnio das respectivas metrpoles, tornando-se politicamente independentes. Surgiram novos pases na frica e na sia como a ndia, o Paquisto, a Indonsia, o Gana, a Nigria, o Congo, etc. Factores que contriburam para a descolonizao: Os Efeitos da I Guerra: A queda dos imprios alemo e otomano com a I Guerra colocou muitos territrios coloniais administrados por aqueles imprios nas mos da GrBretanha e da Frana. Aproveitando essa mudana de administrao, surgiram movimentos nacionalistas em vrios desses territrios como o Egipto, o Iraque, a ndia e a Palestina (disputada por rabes e sionistas judeus). O Egipto e o Iraque conseguiram um estatuto de semi-independncia, sob o controle da Gr-Bretanha, mas, a longo prazo, naqueles como noutros territrios o controle britnico tornava-se cada vez mais difcil.

A Grande Depresso de 1929: Quando a crise econmica atingiu duramente as regies colonizadas, tornou-se claro que a vulnerabilidade daqueles territrios se devia fundamentalmente sua situao de colnias dos pases ricos e industrializados. Estes impunham s suas colnias uma economia baseada quase exclusivamente na explorao de matriasprimas ou produtos alimentares, que eram muito teis para a Europa, mas que impediam a autonomia econmica das regies colonizadas. O colonialismo tornou-se intolervel para os espritos mais esclarecidos. Sugiram movimentos nacionalistas que comearam a reivindicar a autonomia, a independncia dos seus territrios. Os Efeitos da II Guerra e do novo Contexto da Poltica Internacional: 1. As promessas dos Aliados. Os pases europeus Aliados mobilizaram para a guerra importantes contingentes de tropas vindas das colnias. Na mobilizao dessas tropas contra o Eixo, os pases europeus comprometeram-se a reformar o estatuto colonial, prometendo uma maior igualdade de direitos e at uma independncia futura. 2. A propaganda do Eixo. Os pases do Eixo desenvolveram entre o mundo rabe e na sia uma intensa propaganda de incitao ao nacionalismo contra as potncias coloniais europeias (Frana, Inglaterra e Holanda). 3. Enfraquecimento das potncias colonizadoras com a II Guerra (Frana, Blgica, Holanda e Inglaterra) que saram debilitadas do conflito; 4. A existncia da ONU que defendia a igualdade de todos os povos e estava de acordo com a descolonizao. Sobre este assunto, destacava-se: * A Carta da ONU (artigo 1) defendia o princpio da igualdade de direitos e da autodeterminao dos povos; * A Resoluo 1514 da ONU que expressava o direito autodeterminao dos povos dos territrios sob colonizao. 5. A hostilidade ao colonialismo dos EUA e da URSS. As duas potncias mundiais sadas da II Guerra eram, por razes diferentes, hostis ao colonialismo: Os EUA, porque tinham sido a primeira colnia a tornar-se independente, e porque o sistema colonial ao reservar os mercados coloniais para as metrpoles, colocavam entraves ao liberalismo econmico; A URSS, por razes ideolgicas. O colonialismo era visto como uma forma de imperialismo e de explorao capitalista.

6. Crescimento dos movimentos nacionalistas que lutavam contra as potncias colonizadoras. Eram dirigidas pelas vanguardas locais que existiam nas colnias. Essa luta foi marcada por diferentes motivaes ideolgicas e assumiu diferentes formas. - os movimentos nacionalistas mais tradicionalistas defendiam a cultura e a religio tradicionais, rejeitando os modos de vida e os valores europeus impostos pelas potncias colonizadoras. - outros movimentos nacionalistas eram conduzidos por elites formadas na Europa. Defendiam os valores da liberdade e da democracia e pretendiam modernizar os seus pases. - outros movimentos nacionalistas inspiravam-se nas ideias marxistas, ligando a luta pela independncia luta contra o capitalismo. As Modalidades da Descolonizao As potncias coloniais comearam por recusar a independncia das colnias, mas os gastos que as possveis guerras coloniais implicariam tornavam impossvel a resistncia mudana por muito tempo. Alm disso, eram ideais libertadores aqueles que sopravam das suas colnias. Para pases democrticos que tinham enfrentado uma guerra em nome da liberdade, muito dificilmente podiam combater aqueles que tambm queriam ser livres. Comearam mesmo a surgir foras anti-coloniais nas metrpoles europeias que, em nome da liberdade e do respeito mtuo entre os povos, denunciavam a poltica colonizadora dos seus governos e apoiavam a luta dos movimentos nacionalistas pela independncia. A descolonizao dos territrios ocupados pela Gr-Bretanha foi uma descolonizao negociada e pacfica, apesar de provas de fora em algumas regies e apesar de retiradas precipitadas como na ndia e na Palestina, abandonando sua sorte populaes sem condies para exercerem a sua soberania sobre o territrio. A descolonizao dos territrios ocupados pela Frana foi uma descolonizao arrancada pela violncia. No entanto, conseguiu descolonizar, por etapas, os vrios territrios que controlava. Descolonizao no Mdio Oriente e na sia Mdio Oriente Independncias Egipto Torna-se independente da Inglaterra em 1922. Nasser torna-se um dos principais dirigentes da revoluo de 1952, promovendo a nacionalizao do Canal do Suez Torna-se independente da Inglaterra em 1932

Iraque

10

Sria Lbano Jordnia Sudoeste Asitico

Torna-se independente da Frana em 1946 Torna-se independente da Frana em 1946 Torna-se independente da Inglaterra em 1946

Independncias Ceilo Torna-se independente da Inglaterra em 1947 O nacionalismo foi crescendo com a influncia do Partido do Congresso e de Gandhi. Em 1942 lana a campanha Quit India, exigindo a retirada dos ingleses. Gandhi foi preso, o Partido do Congresso ilegalizado, houve represso militar, mas comearam ento as negociaes para a independncia. No entanto esta independncia iria transformar-se num processo complexo dada a coexistncia na ndia de uma maioria muulmana e de uma minoria hindu. Foi ento adoptado o plano de independncia de Lord Mounbatten, vice-rei ingls da ndia que previa, depois da independncia, a diviso da ndia em dois Estados: A Unio Indiana (com 82% do territrio e populao hindu; e o Paquisto com populao muulmana. Finalmente, em 1947, d-se a independncia e constituem-se dois Estados: Estado da Unio Indiana, dirigido por Nehru Paquisto, dirigido por Ali Jinah Esta soluo teve, na altura, consequncias terrveis, porque implicou o deslocamento de populaes das suas moradas ancestrais para outros espaos, com a consequente acumulao de dios que vieram a provocar milhares de mortos. A Unio Indiana concluiu a independncia com a posse de feitorias ainda ocupadas pela Frana (acordo com a Frana) e, em 1961, invadiu a ndia Portuguesa, integrando Goa, Damo e Diu (colnias portuguesas) no seu territrio. Torna-se independente da Inglaterra em 1948

ndia

Birmnia

Sueste Asitico (Indochina, Malsia e Indonsia) Independncias Indonsia Antiga colnia holandesa. A cresce o nacionalismo com a ocupao japonesa. Torna-se independente em 1945, sob a direco de Sukarno. Tornam-se independentes em 1946, com grande influncia dos EUA.
11

Filipinas (Malsia)

Vietnam (Indochina) Cambodja (Indochina) Laos (Indochina)

Ho Chi Minh proclama, em 1945, a Repblica Democrtica do Vietnam. Ficar dividida em Vietman do Norte e Vietnam do Sul. Torna-se independente da Frana em 1948 Torna-se independente da Frana em 1953

A Formao do Estado de Israel

A Palestina, antiga provncia do Imprio Turco, foi colocada depois da I Guerra sob mandato britnico.
A Palestina era habitada pelos Palestinianos (populao rabe) qual se juntaram colonos judeus fugindo anti-semitismo que crescia nos vrios pases europeus. Aps o Holocausto, o povo judeu reivindicava um Estado para a sua nao judaica e com esse objectivo cresceu o Sionismo, movimento internacional que se propunha reconstituir um Estado judaico na Palestina (o nome tinha origem na colina de Sio, perto de Jerusalm). Com esse objectivo deslocaram-se milhares de Judeus para a Palestina, considerada a sua antiga ptria, antes da sua dispora pelo mundo. Era a sua terra prometida. Contra essa chegada macia de Judeus se opuseram os Palestinianos que viviam desde sempre naquele territrio e os rabes das naes vizinhas. Tal oposio deu origem a aces terroristas dos dois lados, que a Inglaterra, potncia administrante, no conseguia resolver. Em 1947, a Inglaterra levou o caso ONU e esta props uma situao de compromisso: partilha daquele territrio em 2 Estados: o Estado Palestiniano e o Estado Israelita. Jerusalm, cidade sagrada das trs religies monotestas, passaria a ser considerada terra internacional. Este plano ratificado pela Assembleia Geral das Naes Unidas, mas foi recusado pelos rabes. Em 1948, quando a Inglaterra abandonou a Palestina, os Judeus proclamaram a formao do Estado de Israel (Nao-Estado) pela voz do seu dirigente, Ben Gurion. No dia seguinte, comeou a primeira de muitas guerras que iriam opor o Estado de Israel aos Palestinianos e aos Estados rabes vizinhos. A primeira guerra israelo-rabe iria acontecer entre 1948 e 1949 com o triunfo de Israel. Muitas outras guerras iriam acontecer nos anos seguintes, aumentando a instabilidade poltica na regio. Viriam a ser sempre ganhas por Israel, devido ao seu grande poderio militar e ajuda militar americana.

12

1.2. O Tempo da Guerra Fria


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. A Desconfiana entre os EUA e a URSS no Ps-Guerra. Do Bipolarismo Guerra Fria O Mundo Capitalista liderado pelos EUA O Mundo Comunista liderado pela U.R.S.S A Corrida ao Armamento nuclear entre a URSS e os EUA A Acalmia nas Relaes Internacionais. A Coexistncia Pacfica entre os EUA e a URSS A Persistncia de alguns conflitos localizados. Regresso Guerra Fria. Retorno Coexistncia Pacfica nas dcadas de 60 e 70 Outros focos de tenso nos anos 60 e 70 A Corrida de americanos e soviticos ao espao. Incio da Era Espacial

1. A Desconfiana entre os EUA e a URSS no Ps-Guerra Do Bipolarismo Guerra Fria

No fim da II Guerra, enfraquecidos os Estados europeus, opera-se uma mudana nos centros de deciso da vida internacional. Sobressaem duas novas potncias mundiais, os EUA e a URSS. Apesar de terem estado unidas durante a guerra contra os pases do Eixo, estavam agora em campos opostos, com ideologias e sistemas polticos, econmicos e sociais distintos que querem difundir pelo mundo: De um lado, o capitalismo liberal; de outro, socialismo. Nos primeiros anos aps a guerra, comearam a surgir as primeiras desconfianas e desavenas entre as duas potncias que acabaram por conduzir Guerra Fria.

1945 Surgiram desacordos relativamente a: * recuperao das fronteiras pelos Estados; * governos a instalar nos pases vencidos e ocupados; * As questes grega e turca: Truman e Estaline assumiram posies diferentes relativamente ao tipo de governo a instituir naqueles pases. A URSS apoiou nesses pases a tomada do poder pelos partidos comunistas e os EUA opuseram-se energicamente, apoiando as foras polticas contrrias.

13

1947 Interveno dos EUA na Europa Ocidental: Doutrina Truman e o Plano Marshall Na sequncia do diferendo relativamente s questes grega e turca, o Presidente americano definiu uma nova orientao da poltica externa americana. Segundo essa doutrina, os EUA comprometiam-se a prestar ajuda militar e econmica a todos os pases europeus que quisessem resistir s tentativas de tomada do poder pelos Partidos Comunistas e presso sovitica. Assim procurava conter o socialismo sovitico e a sua expanso no mundo. Na sequncia dessa doutrina surgia o Plano Marshall que visava ajudar economicamente os pases europeus devastados e arruinados pela guerra, no s como forma de defender a paz, mas tambm como forma de consolidar a influncia econmica e ideolgica dos EUA na Europa, afastando os pases europeus da influncia da URSS. Os dirigentes americanos temiam, no ps-guerra, duas situaes: o peso crescente da URSS na vida internacional e uma crise econmica europeia que se pudesse alargar aos EUA e que levasse as populaes europeias depauperadas a aderir aos apelos revolucionrios dos comunistas. como resposta a esses dois temores que surge o Plano Marshall, como forma de ajudar os Estados europeus a recuperarem economicamente da destruio causada pela Guerra, evitando tambm situaes de grande desequilbrio interno que pudessem pr novamente em perigo a paz mundial. Por outro lado, o Plano Marshall tornava-se tambm um dos principais instrumentos da expanso americana na Europa, pois a sua aceitao pelos pases europeus pressupunha o controle americano do emprego dos emprstimos concedidos e, naturalmente, a imposio de regimes polticos que fossem favorveis aos EUA. 16 pases da Europa Ocidental aceitam a ajuda do Plano Marshall Vo-se juntar na OECE (Organizao Econmica de Cooperao Econmica) a fim de organizar a repartio dos fundos. Diviso na Europa entre os pases que aceitam o Plano Marshall e ficam na rbita dos EUA e os pases que o rejeitam e caem na rbita da URSS. Os pases da Europa de Leste recusam a ajuda americana, pressionados por Moscovo.

14

Resposta Sovitica: Doutrina Jdanov- doutrina Truman e diviso da Europa em 2 blocos, a URSS responde com a doutrina Jdanov que constata a diviso do mundo em dois campos: o campo imperialista e anti-democrtico (dirigido pelos EUA) e o campo anti-imperialista e de democracia nova (dirigido pela URSS). Esta doutrina sovitica da Guerra Fria alargava a diviso da Europa criada pelo Plano Marsahll diviso do prprio mundo em dois blocos antagnicos. Criao do Kominform Secretariado de Informao Comunista com o objectivo de proceder troca de informaes e coordenao entre os vrios partidos comunistas de todo o mundo com vista expanso dos seus ideias revolucionrios. Sovietizao da Europa de Leste Desde 1945, o Exrcito Vermelho permanecia nos pases da Europa de Leste, apoiando os partidos comunistas desses pases a tomar o poder, integrados em Frentes Populares antifascistas. Iam surgindo assim, naquela parte da Europa, as democracias populares que resultavam da tomada do poder por aquelas foras polticas, e no de eleies livres como tinha ficado acordado na Conferncia de Ialta. A partir de 1947, assiste-se sovietizao desses regimes. Os governos sados das Frentes Populares anti-fascistas do lugar a governos comunistas, sob a orientao de Moscovo. A propsito desses regimes, Churchill diria, ento, que uma cortina de ferro tombou sobre o continente.

Surge, assim, o Bipolarismo com a diviso do mundo em duas reas de influncia distintas e antagnicas, encabeadas pelos EUA e pela URSS. Tal bipolarismo acabou por conduzir Guerra Fria, designao dada ao estado de forte tenso poltico-militar existente, a seguir 2 Guerra, entre a URSS e os EUA, s vezes traduzida num clima pr-blico, isto , embora no se travando luta armada, as provocaes mtuas entre as superpotncias davam a impresso de que a guerra era iminente.

15

1948 1953 - Acontecimentos que marcaram a Guerra Fria

Unificao das zonas ocupadas na Alemanha: Os americanos, ingleses e franceses estacionados em trs das zonas de ocupao uniram as zonas respectivas em 1947 e 1948. A URSS mantinha-se na zona que lhe tinha sido atribuda e via na unificao das outras zonas um caminho perigoso que poderia levar reconstruo da Alemanha e a nova agresso germnica no futuro.

Resposta sovitica quela unificao: o Bloqueio de Berlim (1948/49) Entre 1948 e 1949, a Europa esteve prestes a sofrer uma nova guerra, quando a Alemanha se tornou um explosivo foco de tenso internacional. Os soviticos bloquearam durante 11 meses a cidade de Berlim que ficou isolada do exterior, no permitindo aos Aliados (ingleses, franceses, americanos) o contacto com as reas que ocupavam na cidade.

- A URSS temia o crescimento da Alemanha, pois poderia originar uma nova invaso do seu pas que sofrera milhes de mortos nas duas guerras; - A uniformizao administrativa e monetria levada a cabo pelos Aliados nas 3 zonas da Alemanha Ocidental acentuava esse medo de fortalecimento da Alemanha; - Havia tambm o receio de que o regime capitalista que dominava na Alemanha Ocidental se instalasse na Alemanha Oriental, dominada pelos soviticos e onde se comeava a estruturar um regime socialista;

Assim, isolada Berlim do Ocidente e a ONU impedida de actuar devido ao veto sovitico no Conselho de Segurana, os Aliados decidiram montar uma ponte area permanente de abastecimentos vitais, esperando que os seus avies no fossem abatidos por caas russos. Este corredor areo foi, contudo, permitido pelos soviticos. Este conflito foi um dos episdios mais dramticos da Guerra Fria.

16

Diviso da Alemanha: No mesmo ano em que o bloqueio cessou, os Aliados (E.U.A., Inglaterra e Frana) concordaram em criar a Repblica Federal Alem (R.F.A) com a capital em Bona. Este novo Estado ficaria inserido no bloco capitalista, vindo depois a integrar a NATO e a receber a ajuda do Plano Marshall. Os soviticos responderam com a criao da Repblica Democrtica Alem (R.D.A.) com a capital em Berlim. Ficaria integrada no bloco socialista, aderindo depois ao PACTO DE VARSVIA e recebendo a ajuda do COMECOM.

Criao do COMECOM (Conselho para Assistncia Econmica Mtua) foi uma resposta da URSS ao Plano Marshall americano. A URSS no permitiu que o Plano Marshall abrangesse os pases socialistas do Leste europeu e contraps-lhe o COMECON que visava a integrao econmica das democracias populares e dos pases socialistas, atravs de acordos bilaterais entre esses pases e a URSS. Fundao da Repblica Popular da China, em 1949, o que refora o bloco comunista. Destaca-se como seu dirigente Mao Tse-Tung, chefe supremo do Partido Comunista Chins.

Os Dois Blocos criam pactos militares para se protegerem: NATO e PACTO DE VARSVIA Foram pactos militares criados pelos dois blocos, no contexto da guerra fria. Eram simultaneamente pactos de entre-ajuda e de agresso. A NATO (Organizao do Tratado do Atlntico Norte) foi a organizao militar do Pacto do Atlntico Norte. Foi criada em 1950 pelos E.U.A e seus aliados. Este tratado previa que uma agresso armada contra um ou mais dos seus signatrios seria considerada como uma agresso a todos. A rea da NATO inclua a Amrica do Norte, a Europa Ocidental e do Norte, o Atlntico Norte e ilhas do Mediterrneo. Defendia os interesses dos pases ocidentais contra o socialismo e o bloco sovitico. O Pacto de Varsvia foi fundado em 1955, em resposta criao da NATO. Englobava a URSS e as democracias populares do Leste ( excepo da Jugoslvia) e estabelecia uma cooperao e assistncia militar mtua, defendendo os pases do bloco de Leste do capitalismo ocidental. Veio a ser utilizado para manter a unidade da Europa de Leste dentro da esfera da

17

influncia sovitica. As foras militares do Pacto chegaram a intervir na Hungria (1956) e na Checoslovquia (1968), quando estes pases tentaram afastar-se da influncia sovitica.

A Guerra da Coreia: Em 1945, soviticos e americanos haviam dividido a Coreia, entre si, na Conferncia de Ialta, a partir do paralelo 38. Quando essas foras se retiraram, formaram-se dois Estados coreanos: a Coreia do Norte, sob a influncia da China e da URSS; e a Coreia do Sul, sob a influncia dos EUA. Em 1950, a Coreia do Norte atacou a Coreia do Sul tentando uma reunificao do territrio. Inicia-se, ento, uma guerra que se tornou num dos mais graves momentos da Guerra Fria. Os EUA regressam Coreia do Sul e ameaam com a utilizao de armas nucleares. A China, por seu lado, intervm ao lado da Coreia do Norte. A terceira guerra mundial avizinhava-se. No entanto, o equilbrio de foras militares acabou por levar a um recuo mtuo. O Presidente americano Truman no permitiu o lanamento da bomba atmica e assinou-se um armistcio em 1953 entre as duas partes em confronto. Este armistcio fixou o paralelo 38 como fronteira entre as duas Coreias que continuaram divididas at aos dias de hoje. Repercusses das tenses internacionais na poltica interna dos EUA e URSS radicalismo de posies Maccarthismo - o senador MacCarthy americano empreende um movimento de um nacionalismo e anti-comunismo cegos e primrios, criando uma caa s bruxas na sociedade americana. As suas vtimas foram os Newdealistas, cientistas, intelectuais e artistas, acusados de actividades antiamericanas por simpatias de esquerda que teriam tido na sua juventude. Faziam parte de uma lista negra e eram perseguidos. tambm a poca da caa aos espies soviticos. URSS campanhas internas e internacionais contra o imperialismo americano como o principal inimigo dos povos e da paz.

18

2. O Mundo Capitalista liderado pelos EUA

O mundo capitalista foi liderado pelos EUA que se tornaram a economia mais forte a nvel mundial, a maior fora militar e o baluarte da luta contra a expanso do comunismo no mundo.

1. A Poltica de Alianas liderada pelos EUA Durante a Guerra Fria, os EUA desenvolveram uma vasta aco diplomtica que visava criar um sistema de alianas de defesa atravs uma srie de barreiras defensivas que isolassem a URSS, o Bloco Socialista e o Pacto de Varsvia, e os dissuadissem de qualquer ataque contra os outros pases capitalistas. Este seu plano de defesa estratgico levou os EUA a estabelecerem vrias alianas multilaterais de cooperao econmica, tcnica e militar com vrios pases e em diferentes regies do mundo. Essas alianas visavam, para alm de intenes defensivas, manter tambm a hegemonia econmica, poltica e ideolgica dos EUA naquelas reas do mundo. Estabeleceram-se as seguintes alianas: Pacto do Rio integrava os pases do continente americano, prevendo tanto a defesa face a um ataque externo, como a defesa mtua perante a subverso interna (difuso das ideias comunistas nos pases americanos). A partir dessa aliana, surgiu a Organizao dos Estados Americanos (OEA) tendo como propsitos garantir a paz e a segurana internas no continente americano. Tratado do Atlntico Norte (1949) e NATO (1950). Pacto do OTASE (Organizao do Tratado da sia do Sudeste) integrava a Austrlia, a Nova Zelndia, as Filipinas, a Tailndia, Paquisto, os EUA, a Frana e a Gr-Bretanha. Pacto Sul Coreano integrava os EUA e a Coreia do Sul. Pacto das Filipinas integrava os EUA e as Filipinas. Pacto do ANZUS integrava os EUA, a Austrlia e a Nova Zelndia.

19

Pacto de Bagdad/CENTO integrava os EUA, a Gr-Bretanha, a Turquia, o Iraque, o Paquisto e o Iro. Bases militares: Alm dos vrios pactos estabelecidos, os EUA instalaram bases militares em locais estratgicos no Pacfico e no Mdio Oriente que constituam para os EUA postos avanados de vigilncia face ameaa comunista, ao mesmo tempo que eram postos de controlo dos EUA sobre aquelas regies.

2. A Europa Ocidental no Ps-Guerra Nos pases europeus, sados da Segunda Guerra, generalizaram-se os regimes de democracia pluralista. As nicas excepes foram os pases ibricos, onde se mantiveram as ditaduras de Salazar e Franco. As democracias pluralistas eram baseadas nos direitos naturais do homem, na soberania popular, na separao dos poderes, na igualdade dos indivduos perante a lei e nas liberdades polticas. A se organizavam partidos e movimentos polticos que disputavam entre si o acesso ao poder poltico, tentando convencer os cidados que atravs do sufrgio escolhiam os seus representantes. Nesses pases democrticos, coexistiam, fundamentalmente, trs foras polticas: - As foras conservadoras tradicionais que, tendo tido ligaes com os regimes depostos, atravessavam, no ps-guerra, um momento de declnio; - As foras de esquerda (comunistas e socialistas) que, por terem participado em movimentos de resistncia durante a guerra e por defenderem uma maior justia social, estavam em ascenso. Entre elas destacava-se a Social Democracia, corrente poltica seguida pelos partidos socialistas que defendia que a construo do socialismo devia ser o resultado de um processo gradual, por meio de reformas empreendidas pelas democracias pluralistas que, gradualmente, conseguiriam alargar a democracia poltica a uma democracia social, tornando a sociedade mais justa. Caberia ao Estado, segundo esta doutrina, a aplicao do Estado Providncia. - A Democracia-Crist, corrente poltica que procurava fazer a ligao entre a doutrina social da Igreja (proteco aos mais pobres) e a defesa da propriedade privada. Estes partidos democratas-cristos tendiam sempre a assumir posies de centro-direita.

20

3. A Prosperidade Econmica e Sociedade de Consumo A prosperidade econmica foi uma das caractersticas que marcou o mundo capitalista (EUA e Europa Ocidental) no ps-guerra, desde 1945, mas mais marcadamente entre os anos de 1950 e 1973. A partir de ento o crescimento do capitalismo tornou-se permanente, verificando-se uma prosperidade econmica sem precedentes. A prprio termo crescimento econmico foi uma expresso nova que surgiu nos incios dos anos 50. Caracterizou-se pela progresso rpida e constante da actividade econmica que atraiu s naes ocidentais um crescimento que seria impensvel logo a seguir guerra, com uma Europa arruinada e devastada. Foi definido como um crescimento autosustentado que conduziu a um consumo de massa. Este crescimento econmico que marcou o mundo capitalista foi liderado pelos EUA que se tornaram a economia dominante a nvel mundial. Caracterizou-se por: Forte procura sustentada com a reconstruo do ps-guerra e o crescimento demogrfico. A exploso demogrfica do ps-guerra foi o resultado de um grande aumento da natalidade (Baby boom) que marcou os primeiros anos de paz e que se prolongou devido ao crescimento econmico e ao clima de optimismo que o marcou. Houve tambm um recuo da mortalidade (melhor alimentao, sade, higiene, desenvolvimento da medicina). A esperana de vida aumentou nos pases industrializados do Ocidente europeu. Assistiu-se a uma procura crescente de alimentos, vesturio, habitao, hospitais, escolas e a todo o equipamento que lhes est associado. Para essa procura contriburam tambm o pleno emprego e os melhores salrios que permitiram um aumento regular do poder de compra. Essa procura foi ainda facilitada pelo desenvolvimento do crdito e da publicidade que facilitavam a compra dos produtos pela populao. Essa procura crescente levou a um consumo de massa. Grande aumento da produo e da oferta de produtos industriais e agrcolas. Indstria: O desenvolvimento industrial foi o principal motor do crescimento econmico. Assistiu-se ao desenvolvimento de indstrias de ponta (qumica, electrnica, aeroespacial e nuclear) e de indstrias de produo de bens de

21

consumo virados para o bem-estar das populaes (construo, automveis, electrodomsticos). Para tal crescimento contriburam vrios factores: aplicao da investigao cientfica tcnica/indstria; novos mtodos da racionalizao do trabalho; maior qualificao dos trabalhadores (mais escolarizados e com maior qualidade de vida). Agricultura: verificou-se um grande aumento da produo, como consequncia da mecanizao, com a generalizao do uso dos pesticidas e fertilizantes e com a seleco de sementes. Este crescimento foi acompanhado pelo xodo rural que levou muitos trabalhadores rurais s cidades, procura de trabalho na indstria e servios. Servios: Houve tambm uma expanso do sector tercirio com o alargamento de reas diversificadas como a educao, sade, transportes, telecomunicaes, bancos, seguros e publicidade.

Sociedade de Consumo O crescimento econmico conduziu sociedade de consumo que encontrou nos EUA o seu modelo mais significativo. O conceito de sociedade de consumo baseado na doutrina do crescimento econmico contnuo em que preciso produzir, sempre cada vez mais, novos produtos, porque o desenvolvimento econmico e o nvel do consumo no permitem parar (mesmo o consumo de produtos desnecessrios). O cinema e a televiso contriburam para difundir este modelo americano, este american way of life, caracterizado por ser uma sociedade de consumo/sociedade de abundncia que fascinava a Europa do Ocidente. Este fascnio resultava do facto dos EUA terem conseguido combinar a prosperidade com a vida quotidiana das populaes, tornando mais fcil, mais cmoda e mais atractiva a vida dos americanos. As habitaes tornaram-se mais acolhedoras, equipadas com electrodomsticos (mquinas de lavar roupa e loia, grandes frigorficos, torradeiras), mquinas de fabricar sonhos como a televiso e a rdio e garagens para guardar os automveis da famlia.

22

Os tempos livres das famlias aumentaram e a sociedade oferecialhes a resposta, oferecendo aquilo que parecia uma felicidade fcil: os week-ends, o cinema, a comida pr-fabricada, a coca-cola. Disparidades e limitaes do crescimento econmico: Apesar de generalizado, o crescimento econmico que marcou o mundo capitalista no foi uniforme. Havia disparidades de crescimento entre os vrios pases e, dentro de cada pas, entre os diferentes sectores de actividade. Nos incios da dcada de 1970, o mundo capitalista teve que enfrentar problemas provocados pela rapidez do crescimento econmico, tais como: o esgotamento dos recursos do Planeta (matrias-primas e fontes de energia); a poluio; a desigual distribuio das riquezas; e um desemprego que, embora baixo, comeava a instalar-se.

Factores que explicam a prosperidade econmica dos anos 1950-1973 1. O xito da reconverso e reconstruo do ps-guerra: EUA O seu potencial econmico aumentou no ps-guerra. A reconverso da economia de guerra em economia de paz foi um xito. O poder de compra cresceu. O auxlio Europa fez aumentar as exportaes. Aconteceu um baby boom que fez crescer o nmero de consumidores. A populao activa aumentou. O Plano Marsahall de ajuda econmica Europa contribuiu tambm para o reforo da economia americana. Os EUA, atravs dos dlares aplicados na Europa, mantinham um ascendente econmico sobre os Estados europeus que recebiam essa ajuda. Aqueles, por exigncia do Plano, abriam os seus mercados aos produtos americanos, comprando aos EUA 60% dos produtos que importavam. Europa Apesar da crise do ps-guerra, os pases europeus conseguiram recuperar, com xito, as suas economias, graas ao auxlio econmico do Plano Marshall que apoiou a recuperao do ps-guerra e contribuiu para a recuperao dos pases da OECE. Para a Europa Ocidental os EUA enviavam a sua ajuda financeira (mais de 12 mil milhes de dlares, 2 milhes de dlares para Frana, 2.600 milhes para Inglaterra, 1.200 milhes para a Alemanha Ocidental, etc.). O

23

programa de ajuda revestia a forma de donativos e emprstimos para a aquisio de produtos, sendo 60% reservada compra de produtos aos prprios EUA. Os produtos comprados eram alimentos, fertilizantes, carburantes, matrias-primas, maquinaria e bens semi-manufacturados. Em 1951, a Europa estava reconstruda. As reservas de ouro equilibraram-se e as moedas comearam a estabilizar. 2. A reestruturao e reforma do Capitalismo Transformaes nas Empresas: As empresas modernizaram a sua gesto e os equipamentos para melhorar a produtividade e a competitividade. Assistiu-se tambm concentrao de empresas, surgindo conglomerados como as multinacionais que ignoram fronteiras e que tendem a colocar os seus interesses econmicos acima dos interesses dos Estados. A maioria das multinacionais era de origem americana, o que revelador do domnio exercido pelos EUA no mundo capitalista. Asseguram 1/5 da produo capitalista a nvel mundial. Polticas de Crescimento e Progresso do Sector Pblico: Os Estados aumentaram tambm a sua interveno na economia, tendo como objectivo prioritrio o crescimento econmico. Assumem como prioridades o pleno emprego, a luta contra a inflao e a estabilidade da balana de pagamentos. O Estado passa a assumir o papel de empregador, passa a intervir no domnio social (segurana social e subsdios aos mais desfavorecidos) e a investir na cincia e na tcnica. Toda esta poltica econmica leva, necessariamente, a aumentar as despesas pblicas do Estado. A maior ou menor interveno do Estado na economia tem a ver com as foras polticas que dirigem os Estados. Quando esto no poder as foras de esquerda (socialistas e comunistas), o peso do Estado maior na economia. Quando so os mais conservadores a exercer o poder poltico (partidos de direita e democratas-cristos), o peso do Estado menor na economia e na sociedade. Abertura do Espao Econmico e Intervencionalizao As economias tornaram-se mais interdependentes com a abertura e integrao das economias em espaos econmicos cada vez mais abertos. Par isso contriburam os acordos de Bretton Woods (base monetria estvel), o Gatt (reduo das barreiras alfandegrias) e o Mercado Comum europeu.

24

4. A Afirmao do Estado-Providncia no mundo capitalista Terminada a guerra, os governos adoptaram um conjunto de medidas que seguiam na linha das polticas Keinesianas de interveno do Estado na vida poltica e econmica das naes. Lord Beveridge, em 1942, aproveitando a solidariedade e a coeso nacionais provocadas pelo conflito mundial (a guerra mostrou a igualdade dos homens perante a morte), defendeu a ideia de criao de um sistema de segurana social que protegesse todos os cidados. Os vrios governos sados da guerra adoptaram, ento, uma srie de reformas econmicas e sociais que partiam do princpio que a economia devia estar ao servio de todos os cidados e no, como antigamente, entregue ao livre jogo do mercado. a aplicao do Estado-Providncia que leva o Estado a ser intervencionista, planeando o desenvolvimento econmico no sentido de se conseguir uma maior justia social. Por isso, os governos recorreram nacionalizao dos sectores mais importantes da economia e usavam os impostos para redistribuir os rendimentos em termos de sade pblica, educao, cultura, e segurana social das populaes. O conceito de cidadania passava ento a integrar os direitos sociais dos cidados: cuidados de sade, educao, proteco face ao desemprego, maternidade, doena, velhice. Cabia ao Estado gerir o sistema capitalista em nome do interesse geral, protegendo esses direitos sociais dos cidados. Alguns exemplos: Inglaterra Nas eleies de 1945, venceram os trabalhistas que tomaram as primeiras medidas de interveno do Estado-Providncia: - Nacionalizao dos sectores-base da economia: Banco de Inglaterra, transportes, minas de carvo, electricidade e gs. - Servio Nacional de Sade (gratuito) - Seguros sociais para a maternidade, desemprego e velhice. Frana Aps a libertao, os governos introduzem amplas reformas econmicas e sociais, tais como: - Nacionalizao dos sectores-base da economia: Banco de Frana, Air France, Renault, electricidade, carvo e gs. - Sistema de segurana social Sucia/Noruega Amplas medidas econmico-sociais do mesmo tipo.

25

3. O Mundo Comunista liderado pela U.R.S.S.

A U.R.S.S., apesar de ter sofrido entre 20 a 25 milhes de mortos na II Grande Guerra, saiu reforada da guerra, com grande prestgio internacional devido resistncia e coragem do seu povo face aos invasores e s aces vitoriosas do Exrcito Vermelho que enfrentara o exrcito nazi em territrio sovitico e o perseguira at Berlim, libertando pases ocupados e campos de concentrao e de extermnio nazis. Na sequncia dessa perseguio ao exrcito nazi, a U.R.S.S. vai controlando os territrios da Europa de Leste, apoiando e impondo a criao de governos controlados por partidos comunistas locais. 1.A Anexao de territrios vizinhos pela URSS (de 1940 a 1945) Aps a guerra, U.R.S.S. recebe territrios da Polnia e da Finlndia e passa a dominar os Estados Blticos (Estnia, Letnia e Litunia). Aqueles pases blticos, que j tinham integrado o Imprio Russo czarista, tinham conquistado a independncia no ps-1 Guerra, quando a Rssia havia desistido do conflito. Mas como a URSS saiu vencedora da 2 Guerra, anexou novamente aqueles pases. 2.As Democracias Populares na Europa de Leste (1945 e 1948) Entre 1945 e 1949, aps a libertao da ocupao nazi pelo Exrcito Vermelho, os pases da Europa de Leste afastaram-se das democracias representativas de tipo ocidental e adoptaram, com o apoio e a presso do Exrcito Vermelho, regimes de democracia popular. As democracias populares foram os regimes polticos que se instalaram na Europa de Leste entre 1945 e 1949, com o apoio do Exrcito Vermelho e de Moscovo. Eram regimes polticos controlados pelos partidos comunistas que se organizavam segundo o modelo sovitico: um partido nico, uma economia centralizada, uma ideologia marxista imposta a toda a sociedade e a imposio da lngua russa. Os regimes de democracia popular instalaram-se nos seguintes pases: Polnia, Hungria, Checoslovquia, Jugoslvia, Bulgria, Romnia, Albnia e Repblica Democrtica Alem. A instaurao desses regimes significou para a URSS no s a expanso da sua ideologia e da sua rea de influncia, mas tambm a criao de um escudo protector relativamente a um possvel ataque do mundo capitalista ao seu territrio. CHURCHILL chamara-lhe, antes, uma cortina de ferro que caa sobre a Europa, dividindo-a em dois blocos polticos, ideolgicos e econmicos antagnicos.

26

O processo de formao dos regimes de democracia popular no foi, contudo, o mesmo nos vrios pases. Em geral, comeou pela formao governos de coligao de esquerda ou frentes patriticas, onde se incluam os partidos comunistas que tinham participado activamente na resistncia contra os ocupantes italianos e nazis. A entrada do Exrcito Vermelho nesses pases, libertando-os da ocupao fascista e nazi, fortaleceu esses partidos comunistas e a sua tomada do poder. Modo como se operou: Polnia, Romnia e Bulgria Formaram-se Frentes Populares e governos de coligao, logo aps a libertao dos fascistas e nazis. Nesses governos, os Partidos Comunistas ocuparam os ministrios mais importantes e acabaram por tomar o poder, tornando-se, depois, partidos nicos que, na sua perspectiva, governavam em nome do povo. Repblica Democrtica Alem o regime de democracia popular foi imposto pelo Exrcito Vermelho que, na sequncia das Conferncias do ps-guerra, ocupava uma parte da Alemanha. Hungria e Checoslovquia Houve eleies livres que levaram ao poder Partidos Comunistas que quiseram criar um socialismo autnomo, relativamente a Moscovo. A presso da URSS fez-se sentir, impondo que esses pases recusassem o Plano Marshall e levando a golpes de Estado que colocaram no poder dirigentes pr-soviticos que adoptaram o modelo sovitico. (Ex. Golpe de Praga). Albnia e Jugoslvia - Os Partidos polticos dos dois pases expulsaram os invasores, tomaram o poder sem a interveno do Exrcito Vermelho e instalaram regimes socialistas prprios, ganhando autonomia em relao a Moscovo. Enver Hoxa (Partido Comunista Albans) e Tito (Partido Comunista Jugoslavo) implantaram o socialismo nos seus pases, mas de uma forma autnoma, no permitindo o controle da URSS que os acusou de se afastarem do marxismo-leninismo e de serem hostis. Todos aqueles Estados passaram a ser considerados, pelos EUA e pelos pases europeus do Ocidente como pases satlites da URSS e com ela viriam a estabelecer alianas de carcter econmico (COMECON), poltico (Kominform) e militar (Pacto de Varsvia).

27

3. A Vitria do Comunismo na China e a aliana sino-sovitica Vigorava no Japo um regime imperial desacreditado que derrubado, em 1911, por foras republicanas, levando implantao de uma Repblica dirigida por Sun Yat-Sen e depois por Tchiang Kai Check, do Partido Nacionalista Chins. Em 1921, foi fundado o Partido Comunista Chins que foi ganhando cada vez mais adeptos, enquanto o governo republicano e nacionalista do Kuomintang se tornava cada mais desacreditado, minado pela corrupo. As foras governamentais (os nacionalistas do Kuomintang) e os comunistas envolveram-se numa guerra civil que s terminou com a tomada do poder pelos ltimos. Foi durante essa guerra que teve lugar a " Longa Marcha", empreendida pelos comunistas, liderados por Mao Tse-Tung. Percorreram o pas, rompendo o cerco dos nacionalistas, e ganhando cada vez mais adeptos entre os camponeses, cansados da corrupo governamental. Durante a II Guerra, China foi invadida pelo Japo. Governamentais e Comunistas uniram-se ento contra o invasor, colocando em segundo plano as suas divises internas. Aps a derrota do Japo, governamentais e nacionalistas voltaram a travar entre si uma guerra civil, recebendo os nacionalistas ajuda americana e as foras de Mao Tse-Tung o apoio da URSS. A vitria foi comunista e, em 1949, Mao Tse-Tung proclamou a Repblica Popular da China e os nacionalistas retiraram-se para a Ilha Formosa, com o apoio dos EUA, onde formaram a Repblica de Taiwan. Mao implantou na Repblica Popular da China o Maosmo, a adaptao da teoria marxista s realidades da China. Segundo o Maosmo, o papel primordial no pertencia aos operrios mas sim aos camponeses, j que estes constituam a grande maioria da populao chinesa. Pretendia criar na China uma "nova democracia" isto , a democracia popular chinesa, gerida pelos camponeses e o proletariado. A implantao do Maosmo na China foi alargar, significativamente, o campo comunista no mundo. Reforando esse mundo comunista, a China e a URSS assinaramm, entre si, um tratado de amizade, de paz e de assistncia mtua. Reorganizao do pas, maneira socialista: A instalao do socialismo foi imediata na China. Comearam por ser organizadas vrias campanhas de propaganda e de mobilizao das massas em torno de dois grandes objectivos: recuperar a

28

economia e lanar as bases do socialismo. Mais tarde, avanaram para a etapa seguinte que foi a colectivizao de toda a economia. Mao desenvolveu, em torno de si, um verdadeiro culto da personalidade, tornando-se um incontestvel dolo das massas. Sob a orientao de Mao, o maosmo ficou marcado por uma srie de campanhas que visavam mobilizar as massas para objectivos precisos. Entre estas campanhas, destacaram-se as seguintes: - Campanha dos Trs Anti (corrupo, desperdcio, burocracia) contra os funcionrios e os quadros do Estado e do prprio Partido Comunista. - Campanha contra as fraudes, a evaso fiscal e o desvio dos bens do Estado (contra os burgueses corruptos).

Estas campanhas foram o pretexto para uma forte represso sobre os contra-revolucionrios (proprietrios e intelectuais) que foram eliminados ou reeducados em campos de reeducao. Outras medidas tomadas: - Aplicao da Reforma Agrria e colectivizao dos campos. As grandes propriedades rurais foram colectivizadas e as aldeias foram transformadas em unidades de gesto colectiva. - Colectivizao das indstrias que foram integradas em cooperativas industriais ou em empresas do Estado. - Aplicao do I Plano Quinquenal que dava prioridade ao desenvolvimento da indstria pesada. 4. A URSS no ps-guerra: o culto da personalidade de Staline. As opes e realizaes de economia sovitica no ps-guerra Com a guerra, a URSS sofre amplas zonas destrudas, perde um tero da populao masculina activa e sofre uma imensa quebra da produo industrial e agrcola. No entanto, a guerra fortaleceu o regime sovitico e Staline, o seu dirigente. Mantinha-se um regime forte, centralizado, habituado a mobilizar a sociedade para as necessidades da defesa e que estava disposta a todos os sacrifcios para defender a ptria que tanto tinha sofrido com a invaso alem e que, depois da vitria, continuava ameaada pelo cerco capitalista. Os anos do ps-guerra levaram ao: 1. Reforo do Estado Sovitico e do Stalinismo:

29

- Reforo da autoridade de Staline, considerado como guia da nao, desenvolvendo em torno de si um verdadeiro culto da personalidade. Acumulava os cargos de Secretrio-Geral, Marechal e Presidente do Conselho de Ministros. - Reforo da autoridade do Partido e grande rigidez ideolgica que se estendia todos os domnios, inclusivamente o da cultura e da arte. imposio do realismo socialista (exaltao de operrios, camponeses e dos projectos socialistas nas artes), em oposio s experincias modernistas que eram condenadas sob a acusao de arte burguesa, degenerada. 2. Retoma dos Planos Quinquenais para a recuperao da economia. Os Planos Quinquenais so retomados, para fazer face s dificuldades resultantes da guerra e na sequncia do cancelamento dos emprstimos americanos que tinham acontecido durante a guerra. IV Plano Quinquenal (1946 1950): Objectivos: - reconstruo total da economia nas regies que tinham sido ocupadas pelos alemes; - reconverso da economia de guerra; - desenvolvimento de todas as regies do pas; - crescimento da produtividade do trabalho na indstria e construo; - desenvolvimento da indstria de armamento; - desenvolvimento prioritrio da indstria de bens de equipamento e de energia elctrica, em detrimento da indstria de bens de consumo. Em 1950, os objectivos tinham j sido superados. S os bens de consumo continuavam insuficientes. V Plano Quinquenal (1951 1955): Objectivos:

- elevar o ndice de crescimento para a produo industrial; - realizao de obras grandiosas (vias-frreas); (a melhoria das condies de vida das populaes continuava a ser posta em segundo plano.)
Em 1953, a URSS era uma grande potncia industrial, apesar do baixo nvel de vida da populao.

30

4. A CORRIDA AO ARMAMENTO NUCLEAR ENTRE A URSS E OS EUA Os conflitos que levaram guerra fria provocaram uma crescente corrida aos armamentos nucleares. E.U.A e U.R.S.S. serviram-se da cincia para criar armas cada vez mais sofisticados e mortferas que pudessem intimidar os seus adversrios e gastaram elevadas percentagens dos seus oramentos na produo de tais armamentos. 1945 Os EUA criam a Bomba Atmica (fisso do urnio) que lanam sobre Hiroxima e Nagasaki, no Japo. 1949 A URSS faz explodir a sua primeira bomba atmica. 1952 Os EUA inventam a Bomba H (hidrognio), muito mais destrutiva que a atmica. 1953 A URSS consegue tambm criar a sua Bomba H. Outros pases construram essas bombas como o Reino Unido, a Frana e a China. O fabrico daquelas bombas de grande efeito destrutivo foi tambm acompanhado pelo desenvolvimento dos vectores que as deviam transportar, como bombardeiros, submarinos nucleares e msseis. Esboaram-se algumas tentativas para estabelecer acordos para controlo das armas nucleares, mas as negociaes eram sempre muito difceis porque qualquer observao local era sempre entendida, pelos soviticos, como aco de espionagem. Americanos e soviticos aperfeioaram tambm os armamentos convencionais (os que eram usados nos conflitos militares, deixando-se, sempre em reserva as armas nucleares). Prosperaram as indstrias de armamento que absorviam grande parte do oramento dos Estados e que acumulavam grandes lucros. Criou-se um clima de equilbrio pelo terror que, apesar de constituir uma imensa ameaa paz mundial, teve efeitos dissuasores para ambos os lados, face gravidade da ameaa do poderio blico. A juntar a esta corrida ao armamento, multiplicaram-se as aces de espionagem, as manobras diplomticas hostis, as interferncias nas polticas dos pases satlites de ambos os blocos e uma intensa propaganda poltica e ideolgica nos meios de comunicao. As superpotncias procuravam adeptos para a sua causa: os EUA para a causa da liberdade e a URSS para a causa da igualdade. Os servios secretos reforavam a sua actividade: a CIA americana apoiava golpes militares na Amrica Latina e o KGB sovitico encorajava guerras revolucionrias em todo o mundo.

31

5. A Acalmia nas Relaes Internacionais A Coexistncia Pacfica entre os EUA e a URSS A partir de 1953, as superpotncias avanaram para uma poltica de desanuviamento, de entendimento e de cooperao, com o objectivo de aliviar as tenses e os conflitos da "Guerra Fria". Persistia o bipolarismo, mas o clima tenso anterior dava lugar "coexistncia pacfica. Para tal contribuiu a substituio das chefias das duas superpotncias: na URSS, a morte de Estaline colocava Krutchev e depois Brejenv no poder; nos EUA, Eisenhower substitua Truman e reagia contra o maccarthismo. Foi depois substitudo por Kennedy, um presidente democrata. Krutchev e a desastalinizao da URSS A morte de Staline, em 1953, levou ao poder Nikita Krutchev que rompeu com a orientao estalinista no XX Congresso do P.C.U.S., em 1956. Krutchev apresentou, naquele congresso, um relatrio onde apontava e criticava os erros e at crimes de Staline. Foram postos em liberdade muitos presos polticos e reabilitados muitos perseguidos na poca estalinista. No plano econmico, Krutchev, seguindo a tendncia anterior, adoptou o VI Plano Quinquenal que, dando primazia produo de bens de equipamento, preocupava-se tambm com a produo de bens de consumo que tanta falta faziam s populaes.

Krutchev e a coexistncia pacfica: Foi Krutchev o principal responsvel pela aproximao da URSS ao mundo ocidental. Passos nesse sentido foram a "desestalinizao" da URSS, o fim do Kominform e a sua visita aos EUA (onde manteve contactos com Eisenhower) e a outros pases ocidentais. Foi tambm Krutchev e o Partido Comunista da URSS que definiram os princpios da poltica de coexistncia pacfica que, a partir de ento, deveriam marcar as relaes entre as duas superpotncias: - reconhecimento da existncia de dois sistemas ideolgicos diferentes; - respeito mtuo da integridade territorial e da soberania; - no-ingerncia nas questes internas dos vrios Estados; - cooperao econmica e cultural; - recurso a negociaes para solucionar divergncias, para evitar a guerra.

32

6. A Persistncia de alguns conflitos localizados. Regresso Guerra Fria. Apesar de todos os esforos, a "coexistncia pacfica" era um equilbrio frgil, abalado por algumas crises. Em alguns momentos houve um agravamento da situao internacional (caso da Hungria e crise do Suez), mas os EUA e a URSS evitaram chegar a um confronto directo. Contudo, a partir de 1958, houve uma degradao do clima internacional e surgiram novas tenses entre as duas superpotncias como o Muro de Berlim, a Crise de Cuba, a Guerra do Vietname, as vrias guerras israelo-rabes, a invaso de S. Domingos pelos EUA e a invaso da Checoslovquia pela URSS e Pacto de Varsvia.

Caso da Hungria (1956) A morte de Staline e uma certa liberalizao do regime sovitico produziram algumas mudanas nos regimes de democracia popular do Leste europeu. Na Hungria, um movimento de resistncia exigiu eleies, legalizao de vrios partidos polticos e retirada das tropas soviticas. Os tanques russos do Pacto de Varsvia entraram, ento, na Hungria, para restabelecer a ordem anterior. O conflito ficou, contudo, abafado, sem que houvesse algum atrito grave entre as duas superpotncias.

A Crise do Suez (1956) Nasser, presidente do Egipto, liderou um movimento pr-rabe e aproximou-se do bloco socialista. Deixando de ter o apoio dos dlares americanos para a construo da barragem de Assuo, Nasser nacionalizou o Canal de Suez (a companhia que geria o canal, de capital maioritariamente ingls e francs, prevendo-se indemnizaes) para poder financiar a barragem. Foras militares israelitas e franco-britnicas avanaram sobre o Egipto e Nasser apelou ONU que ordenou um cessar-fogo. A URSS e os EUA assumiram-se ento como protectores do Egipto, pressionando para que o cessar-fogo fosse respeitado. Os capacetes azuis da ONU intervieram e Frana e a Inglaterra recuaram e retiraram. semelhana do que tinha acontecido na Hungria, este conflito terminou, sem que houvesse algum atrito grave entre as duas superpotncias.

33

O MURO DE BERLIM (1961) Para evitar a sada de milhares de alemes da RDA para Berlim Ocidental e para a RFA atravs da cidade de Berlim, Moscovo prope aos antigos aliados o fim da ocupao da cidade e a sua integrao na RDA ou um novo estatuto de cidade neutra, controlada s pela ONU. Como nenhuma das solues foi aceite, a URSS resolveu a questo com a construo de um muro na cidade de Berlim, de modo a separar Berlim Oeste, de Berlim Leste. Surgiu, assim, Muro de Berlim no dia 12 de Agosto de 1961. Este visava: - impedir a sada de cidados da RDA para o Ocidente, o que prejudicava tanto a economia como a prpria imagem do socialismo; - evitar aces de espionagem e de ingerncia do lado ocidental no interior de Berlim Leste e da RDA; - defender o regime socialista do Alemanha de Leste; Conhecido pelos seus adversrios como o "Muro da Vergonha", ele passou a simbolizar, at sua destruio em 1989, no s a diviso de Berlim, como da Alemanha e at da prpria Europa. O Presidente americano John Kennedy em visita a Berlim Ocidental na poca, testemunhou o seu apoio aos berlinenses, divididos por um muro de beto na sua prpria cidade, com uma frase que se tornaria clebre: Eu sou um berlinense. A Crise de Cuba (1962) A Revoluo Cubana dirigida por Fidel Castro, que derrubou o ditador Fulgncio Batista, tinha feito triunfar a poucos quilmetros da maior potncia capitalista, os EUA, um regime de carcter socialista, amigo da URSS. Contra esse regime, os EUA impuseram um embargo comercial e cortaram relaes diplomticas com o novo governo da ilha. A CIA apoiou uma tentativa de invaso de Cuba por exilados cubanos residentes nos EUA, que ficou conhecida como o episdio da "Baa dos Porcos". Falhada essa tentativa que foi repelida pelo exrcito cubano, Fidel Castro, procurando proteger Cuba de futuras invases americanas, aceitou instalar msseis soviticos em Cuba em 1962. O presidente americano Kennedy, compreendendo a ameaa que os mesmos constituam dada a proximidade desta ilha ao territrio dos EUA, decretou um bloqueio a Cuba, exigindo o imediato desmantelamento dessas bases de lanamento de msseis e a retirada dos msseis soviticos. Krutchev, consciente da gravidade da situao e do perigo de poder vir a desencadear um conflito nuclear, cedeu retirar os msseis, em troca da

34

promessa americana de no derrubar Fidel Castro pela fora e de retirar tambm os msseis americanos da Turquia. Assim terminou a crise de Cuba na sequncia de negociaes que evitaram um novo conflito blico. Foram as negociaes privadas entre os dois presidentes (atravs de telefone vermelho) que permitiram a resoluo pacfica do conflito, resistindo a algumas presses dos militares.

7. Retorno Coexistncia Pacfica nas dcadas de 60 e 70 Depois da crise de Cuba, no incio da dcada de 60, as duas superpotncias tomaram vrias medidas no sentido de reforar a poltica de "coexistncia pacfica" que tinha sido ameaada pelos vrios focos de tenso. Tambm muitos outros Estados tomaram posio com vista ao desanuviamento internacional. Havia um interesse mtuo na paz. 1. EUA e URSS estabeleceram o telefone vermelho entre a Casa Branca e o Kremlin (telefone directo entre os 2 Presidentes); 2. Tratado de Moscovo, em 1963, que proibia os ensaios nucleares na atmosfera. 3. Tratado de No-Proliferao de Armas Nucleares, em 1968, proibindo a transferncia de armas nucleares para outros pases. Os Estados que tinham armas nucleares comprometiam-se a no as fornecer, e os que as no tinham comprometiam-se a no as comprar ou produzir. No foi assinado por alguns pases por considerarem que este tratado introduzia uma situao de desigualdade entre os vrios pases; 4. Tratados de Salt 1 e Salt 2, em 1971 E 1972, para a limitao dos sistemas de msseis; 5. Respeito mtuo das superpotncias pelas respectivas zonas de influncia, no intervindo na rea de influncia da outra, mas apenas em pases que se integravam na sua rea respectiva. Por exemplo, os EUA no intervieram quando as foras militares do Pacto de Varsvia invadiram a Checoslovquia para impor a ordem socialista, mas intervieram no Brasil, em 1964 e no Chile, em 1974, financiando golpes de direita e apoiando ditadores que derrubaram governos pr-socialistas.

35

6. Conferncia de Helsnquia: A C.S.C.E. (Conferncia sobre a Segurana e a Cooperao na Europa) reuniu representantes de todos os Estados europeus ( excepo da Albnia) e tambm dos EUA e do Canad. A declarao final, assinada pelos 35 Estados intervenientes, enumerava um conjunto de princpios com vista "coexistncia pacfica": - Igualdade soberana entre os Estados; - Inviolabilidade das fronteiras; - Regulao pacfica dos diferendos e no interveno nas questes internas. 8. Outros focos de tenso nos anos 60 e 70 Apesar de revelarem respeito pelas reas de influncia mtua e de desenvolverem estratgias para manter a paz, os EUA e a URSS continuaram a controlar as suas zonas estratgicas, ou seja, as reas onde mantinham o seu domnio ideolgico, econmico e at poltico. Simultaneamente, no controle dessas reas, contavam com a no interveno da outra superpotncia, mesmo que houvesse conflitos graves. Foram vrios os focos de tenso: Invaso da Checoslovquia pelas tropas do Pacto de Varsvia (1968) pondo fim "Primavera de Praga". Esta teve incio quando o Presidente Dubeck iniciou uma poltica de reformas democratizantes na Checoslovquia, procurando criar um socialismo de rosto humano. Introduziu reformas liberais, procurando tornar o regime compatvel com a liberdade de expresso. Estando em causa o seu regime socialista, URSS decidiu intervir, sob pena deste exemplo ser seguido pelos outros pases do Leste Europeu. As foras militares do Pacto de Varsvia intervieram, depondo Dubeck e impondo a ordem socialista. Essa invaso chocou o mundo ocidental, mas este no interveio.

Guerra do Vietname (1961 - 1975) O Vietnam estava dividido em Vietnam do Norte (comunista) e Vietnam do Sul (conservador e anticomunista). Estava prevista a sua reunificao. Os EUA, temendo que um referendo desse a vitria a Ho Chi Min, dirigente do Vietnam do Norte e que o pas entrasse na rea de influncia da URSS, decidiu intervir.

36

Os presidentes americanos (Eisenhower, Kennedy, Johnson, Nixon) envolveram-se no conflito, enviando para a regio, um nmero sempre crescente de soldados. De 1961 a 1975, participaram mais de 2 milhes de militares americanos. Durante esses anos bombardearam intensamente as zonas controladas pela guerrilha comunista e envolveram-se em combates cada vez mais violentos. Neste conflito, o Vietnam do Norte contou com o apoio da URSS em termos polticos e logsticos (armamento, aconselhamento militar), no se envolvendo aquele pas directamente na guerra. Em 30 de Abril de 1975, as tropas do Vietcong (vienamitas comunistas do Vietnam do Norte) entraram em Saigo, obrigando a uma evacuao precipitada dos americanos e de alguns aliados sul-vietnamitas. Foi a primeira grande e humilhante derrota dos EUA numa guerra. A Guerra dos Seis Dias no Mdio Oriente (1967) Guerra iniciada por Israel que, sentindo-se cercado pelo Egipto, a Sria e a Jordnia, atacou aqueles trs pases e avanou sobre o Sinai (Egipto), dominando toda a margem esquerda do canal do Suez, e conquistando Jerusalm Oriental, a Cijordnia e os Montes Gol. A interveno da ONU no conseguiu pr fim ao conflito. Os Estados rabes recusaram o reconhecimento de Israel e exigiam a retirada dos territrios ocupados, mas Israel no retirou desses territrios. Aumentaram as hostilidades e radicalizou-se a resistncia palestiniana. Neste conflito, os EUA apoiavam Israel e a URSS apoiava os Estados rabes e a causa palestiniana. 9. A Corrida de americanos e soviticos ao espao. Incio da Era Espacial A rivalidade entre as duas superpotncias envolveu tambm a conquista do espao. Em 1957, a URSS lanou o primeiro satlite no espao (Sputnik) e em 1961, o primeiro astronauta. Como resposta, os EUA aceleram o programa espacial. O Presidente americano Kennedy, em 1961, resolveu restaurar o prestgio dos EUA, colocando como objectivo antes da dcada acabar, colocar um homem na Lua e traz-lo em segurana para a Terra. Era a corrida espacial, em que as duas superpotncias procuravam demonstrar uma outra e ao mundo a sua superioridade tecnolgica. Em 1969 concretizava-se esse objectivo: o primeiro homem, o astronauta Neil Armstrong pisava o solo lunar,

37

1.3. Afirmao de Novas Potncias: Rpido Crescimento do Japo Afastamento da China do Bloco Sovitico Ascenso da Europa A Poltica da No-Alinhamento A Segunda Vaga de Descolonizaes

Rpido Crescimento do Japo


O Japo foi um dos pases derrotados na 2Guerra Mundial. Como consequncia, perdeu o seu Imprio e sofreu o bombardeamento americano que deixou arrasadas muitas cidades. Foi, ento, ocupado pelos EUA que iniciaram o processo da sua reconstruo, sob a direco do general MacArthur. Foram realizadas profundas reformas que visavam : - o desarmamento e a desmilitarizao do regime nipnico; - a democratizao do regime : foi aplicada uma reforma poltica baseada nos princpios liberais da democracia americana. Foi elaborada uma nova Constituio que estabelecia a renncia do povo japons guerra, a igualdade de direitos de homens e mulheres, e foi instalado um regime parlamentar, baseado na separao dos poderes e na soberania popular. O Imperador passava a ter poderes limitados; - a reconstruo econmica: extino das indstrias blicas, o que possibilitou a canalizao de capitais e mo-de-obra para outros sectores econmicos e uma reforma agrria que ps fim s grandes propriedades e transformou 70 % do campesinato em pequenos proprietrios. Aquele apoio americano reconstruo do Japo tinha tambm objectivos estratgicos por parte dos EUA. Face aos seus poderosos vizinhos (China e URSS), era importante para os EUA que o Japo fosse um pas aliado e, melhor que isso, um aliado economicamente forte. Entre 1955 e 1961, assistiu-se, no Japo, a um crescimento econmico to acelerado que foi designado por "milagre japons", o que se deveu a vrios factores: - Forte crescimento demogrfico;
38

- Numerosa mo-de-obra a baixo salrio; - elevados nveis de poupana e de investimento; - Importao macia de tecnologias estrangeiras (sobretudo elctricas e electrotcnicas); - reduzidas despesas militares. Os sectores mais dinmicos da economia foram, na poca, os da indstria pesada (construo naval, mquinas, ferramentas, qumica) e da indstria de bens de consumo (televisores, rdios, frigorficos ventiladores). Entre 1966 e 1971 verificou-se, no Japo, um novo boom econmico, devido a um macio investimento privado de capitais na indstria que produziu uma duplicao da produo industrial. O progresso assentava, ento, na introduo de novos produtos: circuitos integrados, televisores a cores, automveis e petroqumica. No final dos anos 60, o Japo era j a terceira potncia econmica mundial, competindo com os EUA na liderana da economia capitalista mundial.

Afastamento da China do Bloco Sovitico


A China comunista de Mao Tse-Tung foi-se afastando progressivamente da URSS, a partir dos finais dos anos 50. Mao e os dirigentes chineses contestaram a desestalinizao levada a cabo por Krutchev (acusada de desvio revisionista) e a poltica de coexistncia pacfica (vista como capitulao perante o imperialismo americano). A China seguiu uma via prpria, original, para o socialismo chins que ficou conhecida como Maosmo. Segundo esta doutrina, o papel primordial na construo do socialismo no pertencia aos operrios (apenas 1%), mas sim aos camponeses, j que estes constituam a grande maioria da populao chinesa. Assim, o socialismo devia apoiar-se no desenvolvimento simultneo da indstria e da agricultura. Nesse sentido, em 1958, Mao imps ao pas o Grande Salto em Frente, um rpido programa de modernizao simultnea da agricultura e da indstria (colectivizao da propriedade, grandes trabalhos de irrigao, produo desenfreada de ao) que mobilizou as massas que participaram de uma forma entusistica em variadas campanhas. Na famosa campanha do ao, por exemplo, camponeses, operrios, soldados, professores, estudantes, mdicos, funcionrios e muitas outros tiveram que produzir ao, para o engrandecimento da China. Como consequncia, as fbricas paravam a produo, as colheitas apodreciam nos campos, as escolas e universidades fechavam, os hospitais e a administrao eram descuidadas. Toda a China parou para produzir ao.

39

Tal conduziu inevitavelmente runa econmica e condenou fome milhes de chineses. Cresceu a mortalidade. Deste modo, o Grande Salto em Frente de Mao acabou por fracassar, enquanto programa de modernizao econmica. Na sequncia daquele falhano econmico, Mao teve de enfrentar uma oposio crescente no partido e o governo reformulou a poltica econmica. No interior da China, duas linhas debatiam-se, ento, na direco da poltica chinesa: uma que defendia a primazia do Partido e do Estado (modelo sovitico); outra que, apoiando-se no Maosmo, procurava um caminho prprio e mais acelerado para o comunismo chins. Temendo um desvio de tipo sovitico, Mao lanou, em 1966, um apelo Revoluo Cultural que visava combater no interior do Partido, no Estado e na sociedade chinesa aqueles defendiam o modelo sovitico de construo do socialismo. Foi um movimento desencadeado por Mao Tse-Tung e o "Grupo dos 4", que acusava os seus adversrios de "revisionistas", burocratas, pequeno-burgueses e seguidores da via capitalista.. O movimento apoiava-se na juventude (Guardas Vermelhos), jovens fanticos seguidores de Mao que constituam milcias armadas prontas a intervir ao servio da revoluo. No seu ardor revolucionrio, denunciavam, humilhavam e massacravam os burocratas do Partido e muitos dos que exerciam qualquer cargo de autoridade, acusando-os de serem agentes da burguesia. Estes rebeldes, de Livro Vermelho (livro de citaes de Mao) nas mos, revoltavam-se contra todo o poder estabelecido, qualquer que ele fosse. Faziam desfiles nas ruas, jornais nas paredes com denncias pblicas e organizavam sesses humilhantes onde os acusados eram publicamente expostos ira popular. A vida intelectual parou e a China mergulhou num terrvel obscurantismo que apenas permitia a leitura das citaes de Mao Tse- Tung, o grande timoneiro. A "Revoluo Cultural" causou milhes de mortos. Foi atenuada a partir de 1969 e terminou definitivamente em 1976, com a morte de Mao e desarmamento das milcias locais. A Poltica externa chinesa: A partir da dcada de 60, o antagonismo entre Pequim e Moscovo acentuou-se. Em 1960, a URSS cessou a sua ajuda econmica, acusando Mao de se desviar do marxismo. De seguida, a China maosta rompeu com a URSS, apresentando-se como defensora do marxismo puro.

40

Acusou a URSS de revisionista, de no apoiar suficientemente o Vietnam do Norte e classificou a interveno da URSS na Checoslovquia como uma forma de social-imperialismo. Paralelamente, a China aproximou-se dos EUA, convidando Nixon, o presidente americano a visitar o seu pas. A visita de Nixon China, em , marcou uma viragem nas relaes internacionais, transformando a China no novo plo internacional.

A Ascenso da Europa
Das runas da guerra saiu uma nova ideia de Europa. A perda de prestgio e de peso poltico dos pases europeus, a sua runa econmica conduziram ideia de unio. Esta ideia europeia incentivada por Churchill. Este estadista conservador que tinha dirigido o Reino Unido durante a guerra (seria afastado com a vitria trabalhista de Atlee), vinha em 1946, apontar um caminho para a defesa da Europa face expanso sovitica: recriar a

famlia europeia numa construo regional talvez chamada os Estados Unidos da Europa.
As primeiras organizaes de cooperao europeia surgiram no psguerra e na sequncia do Plano Marshall que exigia que os Estados europeus se organizassem, entre si, para planificar a repartio da ajuda americana. Com essa finalidade, foi criada, em 1948, a O.E.C.E. (Organizao Europeia de Cooperao Econmica). Em 1948, muitas personalidades reuniram-se na Conferncia de Haia. Confrontaram-se a duas correntes: os unionistas (pretendiam uma unio da Europa, mas sem pr em causa as soberanias nacionais) e os federalistas (unio de vrios Estados federais que cederiam uma parte da sua soberania a um poder federal). Na sequncia daquela conferncia, foi criado, em 1949, um Conselho da Europa que conseguiu, em 1953, a assinatura da Conveno Europeia dos Direitos do Homem.

Em 1951, foi criada a C.E.C.A. (Comunidade Europeia do Carvo e do Ao) constitudo por seis pases (Frana, RFA, Itlia, Blgica, Holanda e Luxemburgo). Visava preservar a paz, especialmente entre a Frana e a RFA que se uniram para a explorao racional e no competitiva dos seus recursos naturais em carvo e ao. Jean Monnet, seu presidente, foi tambm um defensor da unificao da Europa. Em 1955, foi relanada a ideia europeia, com o objectivo criar um Mercado Comum europeu.

41

Em 1957, em Roma so assinados dois tratados: -O Tratado de Roma que criava a CEE (Comunidade Econmica Europeia), instituindo o Mercado Comum Europeu que abrangia a Europa dos 6, ou seja, os pases assinantes do Tratado (R.F.A., Frana, Itlia, Holanda, Blgica e Luxemburgo). A CEE visava a abolio de tarifas e barreiras comerciais entre os Estados-membros, possibilitando a livre circulao de pessoas, mercadorias, capitais e servios. Tinha a sua sede em Bruxelas. - Tratado que criou o EURATOM (Comunidade Europeia de Energia Atmica). Paralelamente, em 1959, foi criada a EFTA (Confederao Europeia de Comrcio Livre), constituda pelo Reino Unido (pas dinamizador), Noruega, Sucia, Dinamarca, Portugal, Suia e ustria. Visava criar tambm uma zona de livre-cmbio entre os pases associados. A construo europeia, acompanhada pela prosperidade econmica do psguerra, foi fortalecendo o papel da Europa. Com os conflitos da guerra fria entre as duas superpotncias, os pases europeus foram ganhando maior autonomia. A Frana, com o general De Gaulle, afastou-se dos EUA (abandonou a NATO, definiu uma poltica de defesa prpria e encerrou bases americanas no seu territrio). A RFA, com o chanceler Willy Brandt, emancipou-se dos EUA e aproximou-se da RDA, regulando relaes entre as duas Alemanhas e entre a RFA e outros pases de Leste. Posteriormente, a CEE cresceu desde a sua formao, com a adeso de novos pases: - "Europa dos Nove" em 1973 (Irlanda, Dinamarca, Reino Unido); - "Europa dos Dez" em 1981 (Grcia); - "Europa dos Doze" em 1986 (Portugal e Espanha); - "Europa dos 15" em 1995 (Finlndia, ustria e Sucia). Em 1992, o Tratado de Maastricht adoptou a designao de U.E. Unio Europeia, procurando avanar no sentido de uma cidadania europeia, paralelamente cidadania nacional, como maior garante da segurana e da paz.

42

Instituies e Funcionamento da Unio Europeia

Conselho Europeu Presidente da Comisso + Chefes de Estado e/ou de Governos dos pases membros Parlamento Europeu
Eleito, nos pases membros, por sufrgio universal directo Co-deciso

Impulso

Conselho de Ministros

Controlo poltico

Comisso
Tem a iniciativa legislativa e executa o oramento comunitrio Iniciativa

Tribunal de Justia

Tribunal de Contas
Examina as receitas e despesas da Comunidade

A Poltica da No-Alinhamento
A partir de 1955, depois da primeira vaga de descolonizaes, realizaram-se vrias conferncias onde participaram vrios pases independentes e movimentos nacionalistas asiticos e africanos, com o intuito de organizar a luta contra as potncias europeus colonizadoras e de fortalecer a unidade e colaborao entre aqueles Estados. As principais foram: - A Conferncia Internacional de Bandung, em 1955, na Indonsia. Nela participaram 29 pases asiticos e africanos. A Conferncia apoiou os direitos humanos, defendeu a igualdade de todas as raas e naes, condenou o colonialismo e apoiou a causa da liberdade e da independncia dos povos submetidos s potncias estrangeiras. Deu, ainda, um grande impulso descolonizao de frica. Dado o contexto de confronto entre o bloco capitalista e o bloco sovitico, os pases presentes declaram-se neutrais, isto , no alinhavam

43

por qualquer dos dois blocos. Afirmaram-se a solidariedade entre os vrios povos que viviam sob o colonialismo e que tinham adquirido recentemente a sua independncia, preconizando meios para que se estabelecesse uma colaborao econmica, cultural e poltica comum. A nasceu o conceito de pases do Terceiro Mundo, designao atribuda ao conjunto dos pases subdesenvolvidos ou "em vias de desenvolvimento", ignorado, explorado, desprezado como o Terceiro Estado, e que tambm quer alguma coisa. Passou a abranger os pases da frica, sia e Amrica Latina naquelas condies. - Conferncia de Belgrado, em 1961, na Jugoslvia. Nela participaram os Chefes de Estado de Pases No Ainhados. A se destacaram Tito, Nehru, Nasser, Sukarno e N Krumah. A nasceu o Movimento dos Pases No-Alinhados, doutrina seguida pelos pases do Terceiro Mundo que defendiam a neutralidade, o noalinhamento por qualquer dos dois blocos, a independncia poltica e econmica dos povos. Obstculos Poltica do No-Alinhamento dos Pases do Terceiro Mundo A poltica de noalinhamento dos pases do Terceiro Mundo encontrou pela frente vrias dificuldades: - as diferentes realidades polticas e a grande heterogeneidade econmica, social e cultural dos vrios pases; - a debilidade econmica e militar desses pases que dificilmente sobreviviam sem a ajuda externa; - a presso das superpotncias (EUA, URSS e CHINA) que procuravam todas as oportunidades para exercer presso sobre esses pases. Tais dificuldades impediram um no-alinhamento total, conduzindo antes a uma regionalizao da influncia das grandes potncias.

A Segunda Vaga de Descolonizaes


A segunda vaga de descolonizao inicia-se a partir de 1956, com a formao de novos pases em frica. Estes novos pases surgiram de lutas de libertao encetadas por movimentos nacionalistas contra as antigas potncias coloniais como a Frana, a Inglaterra, a Blgica, a Alemanha, a Itlia e a Espanha.

44

Na frica rabe: Independncias de Marrocos, da Tunsia, Mauritnia, Arglia, entre outras. Na frica Negra: Independncias do Gana, Guin-Conakri, Camares, Serra Leoa, Uganda, Tanznia, Zmbia, Malawi, Nigria, Qunia, Costa do Marfim, Congo, entre outros. Na frica Austral permaneciam as colnias portuguesas e dois regimes independentes de minoria branca, baseados na segregao racial (Apartheid): a Rodsia e a frica do Sul. Em 1963, os pases independentes africanos reuniram-se na Conferncia de Adis-Abeba, na Etipia, onde assinaram a carta que levaria criao da O.U.A. (Organizao de Unidade Africana). Esta organizao, liderada por NKrumah (Gana) Nasser (Egipto), tinha como principais objectivos reforar a unidade e a solidariedade dos Estados africanos e eliminar todas as formas de colonizao de frica. Defendia, como valores prprios, a negritude (valorizao das tradies e culturas africanas) e a africanidade (defendia a organizao de federaes regionais de Estados independentes que pudessem vir a formar os Estados Unidos da frica). Apesar de independentes, estes novos pases revelavam grande fragilidade, caindo na situao de neocolonialismo. Este caracterizava-se por uma dominao econmica, cultural e at poltica de pases teoricamente independentes por pases ricos, antes seus colonizadores.

1.4.O Fim da Prosperidade Econmica nos Pases Industrializados : Origem e Efeitos

Nos finais de 1973, terminava o perodo de contnua prosperidade e de crescimento econmico que se fazia sentir desde h duas dcadas nos pases industrializados e que se baseava na compra de energia (petrleo) e de matrias-primas a baixo preo, e na venda de produtos manufacturados a altos preos. Os pases industrializados viveram, ento, uma recesso econmica, em resultado daquilo que ficou conhecido como o choque do petrleo.

45

Tal situao explica-se sobretudo pela dependncia dos pases industrializados face ao petrleo que se foi impondo como principal fonte de energia, substituindo progressivamente o carvo. Em 1950, o petrleo representava 10% do consumo de energia da CEE, para passar para 60% em 1970. Essa dependncia face ao petrleo fragilizou os pases industrializados, quando os preos do petrleo comearam a subir. Nos anos 60, os principais pases produtores de petrleo reuniram-se na OPEP (Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo) e comearam a subir os preos do petrleo. Mas foi no ano de 1973 que a situao se agravou, na sequncia do apoio dos pases industrializados do Ocidente a Israel na Guerra de Yon Kippur contra os pases rabes vizinhos. O boicote do petrleo foi a resposta rabe a essa ajuda. Assim, em 1973, alguns Estados rabes membros da O.P.E.P., sob a iniciativa da Arbia Saudita, tomaram uma deciso poltica e econmica que teve enormes consequncias - a utilizao do petrleo enquanto arma poltica: - a produo do petrleo foi reduzida imediatamente em 25%, seguida de progressivas redues de 5%. - o preo do petrleo bruto aumentou para o seu qudruplo, em poucos meses. Como consequncia deste primeiro choque petrolfero, nos pases industrializados, a crise instalou-se: - os preos dos produtos dependentes do petrleo aumentaram; - a inflao disparou; - as taxas de juro e as taxas de crdito aumentaram; - a siderurgia e a indstria automvel foram afectadas; - a produo industrial recuou; - multiplicaram-se as falncias de pequenas empresas; - o desemprego cresceu; A partir de 1975 houve uma certa recuperao da economia, mas esta retoma no resistiu ao segundo choque petrolfero que se seguiu revoluo de Khomeini no Iro. Os preos do petrleo voltaram a subir e a produo voltava a cair, enquanto a inflao e o desemprego aumentavam. Este processo foi tambm acompanhado pela desordem do Sistema Monetrio Internacional. As dificuldades monetrias agravaram-se com o

46

anncio, em 1971, da suspenso da convertibilidade do dlar em ouro, pelo presidente americano Nixon (um dos fundamentos daquele sistema). Consequentemente, as outras moedas ficaram desvinculadas de manter a paridade em relao ao dlar e entraram em flutuao. Acabava a estabilidade monetria internacional. Como os bancos tinham moeda em abundncia, concediam crditos livremente, provocando um aumento do endividamento que atingiu sobretudo os pases do Terceiro Mundo no produtores de petrleo que necessitavam de importar petrleo e bens manufacturados.

47

Vous aimerez peut-être aussi