Vous êtes sur la page 1sur 3

CasoClnico1 Identificao - R.E.M.O, 42 anos, feminino, professora, natural de So Paulo, residente em Belm h vrios anos.

. Histria da Doena Atual - Procurou atendimento mdico em 15/5/2006, relatando incio dos sintomas em 10/5/2006, com febre, cefalia, astenia, anorexia, dor lombar, dores nos membros inferiores e hiperestesia cutnea. Negava prurido, queixas digestivas, respiratrias ou urinrias. Histria pregressa de rubola, confirmada por sorologia. No ltimo final de semana que antecedeu o incio dos sintomas (6 e 7/5/06), freqentou um stio na cidade de Benevides, a cerca de 40 Km de Belm. No havia relato de outros casos febris entre as pessoas que tambm estiveram no stio junto com a paciente, porm, alguns vizinhos seus em Belm estavam com suspeita de dengue. Exame Fsico Geral - Temperatura axilar de 38,5C. PA 120 x 80mmHg. Peso - 62,5Kg. Orofaringe: normal, ligeiro exantema do tipo eritematopapular em todo o tegumento. Ausculta pulmonar, Ausculta cardiovascular e Abdome: sem anormalidades. Conduta Diagnstica - Foi solicitado hemograma e sorologia para dengue (1.amostra). Hemograma; Leuccitos 5.100/mm3 (segmentados: 64%,linfcitos: 30%, moncitos: 4%, eosinfilos: 1%, basfilos: 1%) e plaquetometria normal. Conduta Teraputica - Prescrito paracetamol 750 mg por via oral a cada 6 horas em caso de dores ou febre, hidratao oral com lquidos vontade e retorno para avaliao em 48 horas. Os Fatos - Em 17/5/2006 - Houve regresso total dos sintomas, persistindo apenas ligeira astenia. Recebeu alta mdica. Em 23/5/2006 - Retornou a consulta por causa de febre e cefalia iniciada no dia anterior. Exame Fsico - Temperatura axilar de 39C, demais aparelhos sem outras alteraes significativas. Questes: 1. Quais as hipteses diagnsticas para o caso?

2. Quais as 2 hipteses mais provveis na sua opinio? 3. Que exames complementares voc solicitaria? 4. Que outros dados epidemiolgicos seriam importantes para o caso? 5. A conduta clnica est satisfatria? Voc faria diferente? Respostas 1. R.: a) Dengue, malria, hepatite, febre maculosa, parvovirose, febre tifide, Oropouche, Mayaro, doena de Chagas agudo; b) Outras doenas febris exantemticas; c) Farmacodermia. 2. R.: a) Dengue b) Malria 3. R.: a) Hemograma, pesquisa de hematozorios; b) Isolamento viral (sob indicao da Vigilncia Epidemiolgica); c) Transaminases; d) Hemocultura; e) Sorologias especficas. 4. R.: a) Histria vacinal de febre amarela 5. R.: a) Medir a PA em duas posies; b) Fazer prova do lao; c) Explorar melhor os sinais de alarme; d) Exame fsico mais detalhado. CasoClnico1(continuao) O Resultado da sorologia para dengue ELISA IgM (1 amostra)foi negativa, ento foi solicitada nova sorologia para dengue (2 amostra). 26/5/2006 - Praticamente assintomtica, temperatura axilar 37,6C. 1/6/2006 - Completamente assintomtica. Como a sorologia para dengue (2 amostra) foi negativa, foi solicitada investigao para outros arbovrus no Instituto Evandro Chagas. 5/6/2006- Evoluiu assintomtica. 14/6/2006 - Resultado da investigao para arbovrus com converso sorolgica significativa para o vrus Oropouche(aumento de 4 vezes do ttulo de anticorpos), indicando, portanto, infeco recente por Oropouche. Critriosparasolicitaodasorologiaeisolamentoviral

a) Em situao de epidemia, no necessrio testar todas as amostras, pois isto no implicar em medidas de controle adicionais. Deve-se priorizar os casos que necessitam de confirmao diagnstica. b) Em situaonoepidmica, porm, o diagnsticosorolgicode todos os casos importante, para que um aumento no nmero de casos seja detectado precocemente e medidas de controle sejam oportunamente implementadas. c) O Isolamento viral importante para o conhecimento e monitoramento dos sorotipos circulantes, a sugesto esperada a implantao de unidades sentinela para coleta de amostras e descentralizao da tcnica para mais Laboratrios de Referncia Estadual. Outros aspectos que podem ser discutidos tais como a retro-alimentao de informao entre laboratrio, vigilncia epidemiolgica e a unidade que prestou atendimento. Comportamento da viremia e da resposta imune (primria e secundria) na infeco pelo vrus da dengue.

Vous aimerez peut-être aussi