Vous êtes sur la page 1sur 4

Auditor Fiscal da Receita Federal Caros alunos, Vamos resoluo da prova de Auditor Fiscal da Receita Federal, 2009.

. Nvel de dificuldade da prova: mdio. ADMINISTRAO PBLICA Prova 3 Gabarito 1 41- Sobre a organizao do Estado brasileiro, correto afirmar que: a) administrativamente, os municpios se submetem aos estados, e estes, por sua vez, submetem-se Unio. b) quando institudas, as regies metropolitanas podem gozar de prerrogativas polticas, administrativas e financeiras diferenciadas em relao aos demais municpios do estado. c) quando existentes, os territrios federais gozam da mesma autonomia polticoadministrativa que os estados e o Distrito Federal. d) o Distrito Federal a capital federal. e) embora, por princpio, todos os entes federados sejam autnomos, em determinados casos, os estados podem intervir em seus municpios. Resposta E. O artigo 35 da CF/88 permite a interveno Estadual nos Municpios em situaes especficas: Art. 35. O Estado no intervir em seus Municpios, nem a Unio nos Municpios localizados em Territrio Federal, exceto quando: I - deixar de ser paga, sem motivo de fora maior, por dois anos consecutivos, a dvida fundada; II - no forem prestadas contas devidas, na forma da lei; III - no tiver sido aplicado o mnimo exigido da receita municipal na manuteno e desenvolvimento do ensino e nas aes e servios pblicos de sade; IV - o Tribunal de Justia der provimento a representao para assegurar a observncia de princpios indicados na Constituio Estadual, ou para prover a execuo de lei, de ordem ou de deciso judicial. 42- Considerando os modelos tericos de Administrao Pblica, incorreto afirmar que, em nosso pas: a) o maior trunfo do gerencialismo foi fazer com que o modelo burocrtico incorporasse valores de eficincia, eficcia e competitividade. b) o patrimonialismo pr-burocrtico ainda sobrevive, por meio das evidncias de nepotismo, gerontocracia e designaes para cargos pblicos baseadas na lealdade poltica. c) a abordagem gerencial foi claramente inspirada na teoria administrativa moderna, trazendo, para os administradores pblicos, a linguagem e as ferramentas da administrao privada. d) no Ncleo Estratgico do Estado, a prevalncia do modelo burocrtico se justifica pela segurana que ele proporciona. e) tal como acontece com o modelo burocrtico, o modelo gerencial adotado tambm se preocupa com a funo controle. Resposta A.

No encontrei nenhum escrito que afirme o maior trunfo do gerencialismo, mas certamente no foi fazer com que o modelo burocrtico incorporasse valores de eficincia, eficcia e competitividade. Pessoalmente, entendo que o maior trunfo do gerencialismo foi promover uma gesto baseada em resultados e voltada para o atendimento das necessidades dos cidados. 43- O estudo das experincias de reformas administrativas havidas em nosso pas permite concluir, acertadamente, que: a) a retrica da reforma dos anos 1930 avanou do ponto de vista dos princpios polticos que a orientaram, a saber: participao, accountability e controle social. b) a tentativa de modernizao do aparelho de Estado, especialmente a da dcada de 1960, teve como consequncia o fortalecimento da administrao direta, em detrimento da administrao indireta. c) no sentido weberiano do termo, o Brasil nunca chegou a ter um modelo de burocracia pblica consolidada. d) ao contrrio de outros pases, o modelo de nova gesto pblica, adotado a partir dos anos 1990, possuiu inspirao autctone e em nada se valeu das experincias britnica e estadunidense. e) a partir da dcada de 1990, caminhamos rumo a uma nova administrao pblica, de carter gerencialista, visando consolidar o iderio keynesiano e o estado do bemestar social. Resposta C. A burocracia brasileira no se consolidou nos termos Weberianos porque as normas legais (fundamento da burocracia) sempre deixaram brechas para serem burladas. 44- Uma correta anlise da adoo da chamada Nova Gesto Pblica, pelo Brasil, revela que: a) em sua forma original, a Constituio Federal de 1988 j disponibilizava a base legal suficiente para a implementao daquele novo modelo de gesto, sem a necessidade de reformas. b) toda a mquina pblica passou a adotar o controle por resultados, razo pela qual foram descontinuados alguns mecanismos de controle financeiro e oramentrio at ento existentes. c) com o aumento da descentralizao, visava-se reduzir o nvel de accountability a que se submeteriam os rgos reguladores. d) no plano federal, a implementao das Organizaes Sociais sagrou-se vitoriosa, havendo, hoje, milhares delas espalhadas pelo pas, prestando servios pblicos essenciais. e) o Estado tinha por objetivo atuar mais como regulador e promotor dos servios pblicos, buscando, preferencialmente, a descentralizao, a desburocratizao e o aumento da autonomia de gesto. Resposta E. A alternativa e corresponde as idias da nova gesto pblica as quais deve ser acrescentado o controle por resultados e a orientao para o cidado. 45- Sobre o tema governabilidade, governana e accountability, assinale a opo incorreta. a) A accountability visa a fortalecer o controle social e poltico, em detrimento do controle burocrtico. b) Governana pode ser entendida como um modelo horizontal de relao entre atores pblicos e privados no processo de elaborao de polticas pblicas.

c) O conceito de governana possui um carter mais amplo que o conceito de governabilidade. d) As parcerias pblico-privadas (PPPs) constituem um exemplo de coordenao de atores estatais e no estatais, tpico da governana. e) A governabilidade refere-se mais dimenso estatal do exerccio do poder. Resposta A. O accountability refere-se responsabilizao pela prestao de contas e pelos resultados obtidos com a utilizao dos recursos pblicos - portanto, completamente equivocado o contido na alternativa a. 46- Sob o ponto de vista do cidado, podemos afirmar que os seguintes mecanismos, todos acessveis pela Internet, so mantidos pelo governo federal como instrumentos de transparncia, exceto: a) ComprasNet. b) SIAFI. c) Portal Brasil. d) Portal da Transparncia. e) Portal de Convnios. Resposta B. O Siafi um instrumento de transparncia, mas no do ponto de vista do cidado. Os cidados no tem acesso ao Siafi-Sistema de Administrao Financeira do Governo Federal. Os servidores pblicos que atuam em reas como Gesto, Oramento, Finanas, Contabilidade, Patrimnio e Almoxarifado devidamente cadastrados que tem acesso ao Siafi; e, excepcionalmente e parcialmente poder haver outros usurios. 47- No mbito da administrao pblica, o empreendedorismo pressupe a incorporao dos seguintes comportamentos, exceto: a) participao dos cidados nos momentos de tomada de deciso. b) substituio do foco no controle dos inputs pelo controle dos outputs e seus impactos. c) criao de mecanismos de competio dentro das organizaes pblicas e entre organizaes pblicas e privadas. d) adoo de uma postura reativa, em detrimento da proativa, e elaborao de planejamento estratgico, de modo a antever problemas potenciais. e) aumento de ganhos por meio de aplicaes financeiras e ampliao da prestao de servios remunerados. Resposta D. O empreendedorismo somente acontece se houver pessoas lderesempreendedores; baseia-se, entre diversos outros princpios, na proatividade e jamais na postura reativa. 48- A compreenso adequada do ciclo de gesto do governo federal implica saber que: a) no ltimo ano de um mandato presidencial qualquer, lei de diretrizes oramentrias compete balizar a elaborao do projeto de lei do plano plurianual subsequente. b) a funo controle precede execuo oramentria.

c) a no-aprovao do projeto de lei de diretrizes oramentrias impede o recesso parlamentar. d) a votao do plano plurianual segue o rito de lei complementar. e) com o lanamento do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC), o oramento de investimento das empresas estatais passou a integrar o plano plurianual. Resposta C. A letra C est de acordo com o contido no artigo 57, 2 da CF: 2 - A sesso legislativa no ser interrompida sem a aprovao do projeto de lei de diretrizes oramentrias. 49- O controle externo da administrao pblica federal exercido: a) pelo Senado Federal. b) pela Cmara dos Deputados. c) pelo Tribunal de Contas da Unio. d) pelo Congresso Nacional, com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. e) pelo Tribunal de Contas da Unio, com o auxlio do sistema de controle interno de cada Poder. Resposta D. A letra D est de acordo com o contido no artigo 71 da CF: Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio ... 50- Para ser eficaz, uma poltica de promoo da tica no servio pblico deve enfocar as seguintes aes, exceto: a) identificao pormenorizada de padres ticos a serem observados por detentores de cargos de confiana. b) criao de regras de quarentena extremamente rgidas. c) criao de instrumentos institucionais pedaggicos de esclarecimento sobre o contedo de normas ticas. d) acompanhamento sistemtico, por meio de instrumentos prprios de auditoria e da observncia de regras de conduta. e) estabelecimento de regras flexveis para o trato de transgresses de menor potencial. Resposta B.
Um abrao a todos e bons estudos ! Prof. Augustinho Vicente Paludo Formado em Administrao - Ps-Graduado em Adm. Pblica - Com MBA em Gesto Pblica. Analista Administrativo do TRE-Pr Ex-diretor de Planejamento, Oramento e Finanas da Justia Federal do Paran e Ex-Analista de Finanas e Controle da CGU-Rs. Professor de Oramento, Afo e Administrao Pblica e Tutor da ESAF (Pr, Sc e Sp). Autor do livro: Oramento Pblico e Administrao Financeira e Oramentria. Rio de Janeiro: CAMPUS, Set/2009. Livro completo sobre Oramento e AFO. Autor do livro: Administrao Pblica. Rio de Janeiro: CAMPUS, Maio/2010. Abrange o edital de AFRF e mais diversos assuntos cobrados em concursos. Conquistar uma vaga no servio pblico s depende de voc: se voc estiver disposto a estudar com dedicao e perseverana, ento a vaga j sua, trata-se apenas de uma questo de tempo.

Vous aimerez peut-être aussi