Vous êtes sur la page 1sur 3

1

Seminrio de Produo de Filmes IV 2011 / 2012

Disciplina: Seminrio de Produo de Filmes IV - Documentrio Ano: 2 Semestre do curso: 4 Docente: Joo Milagre Total de horas de trabalho: 150 h Total de horas de contacto: 60 h Aulas terico-prticas: 30 h Orientao tutorial: 30 h Sinopse:

2011-2012 ECTS: 6

A disciplina de Seminrio de Produo de Filmes IV um mdulo semestral vocacionado para a prtica de produo de filmes de documentrio em equipa ao longo das quatro fases de produo: desenvolvimento, pr-produo, rodagem e ps-produo. Mapa geral de trabalhos: O calendrio para as atividades desta disciplina constitudo por duas etapas de trabalho diferenciado: dez semanas para o desenvolvimento de projetos para efeitos de seleo, e seis semanas de trabalho intensivo com vista produo dos projetos efetivamente aprovados. Nas primeiras dez semanas os alunos trabalham em autonomia, apoiados, sempre que necessrio, pelos professores das cadeiras ligadas preparao da produo dos filmes, nas restantes seis semanas em estreita colaborao com os professores das vrias reas, sendo supervisionados pelo orientador do Seminrio. Condies gerais: 5 Filmes Documentrio 3 Dias de Rodagem Durao de 10 minutos Suporte / Ratio DV ou MiniDV 2 cassetes de 90 min. Digitalizao - 2h Objetivos Pedaggicos: Continuar e consolidar o ensino da interao em equipa e da partilha de responsabilidades face a um objetivo comum, desde o conceito original at ao produto acabado, atravs de modelos adaptados s particularidades do documentrio de modo a lidar com o fortuito inerente a este tipo de produo. Metodologia base Seguindo a diviso base da turma, os alunos constituem-se em equipas de trs elementos, designadas por tringulos (argumentista, produtor, realizador) para desenvolver uma ideia que posteriormente apresentam, perante o orientador do Seminrio, sob a forma de projeto conceptual. Todos os alunos, sem exceo, devero estar includos num tringulo criativo. Cabe ao coordenador de seminrio, conjuntamente com os professores das reas prximas ao tringulo, encontrar solues para remediar tais casos. Os projetos so desenvolvidos nas respetivas cadeiras articuladas com o Seminrio. A evoluo dos mesmos, da preparao ps-produo, ser monitorizada neste espao, comum a todos os alunos. aqui, sob a orientao do docente, que se poder discutir, prever e organizar questes transversais a todos os setores e em toda amplitude do processo produtivo.

Funes e tarefas dos alunos Seguindo a diviso geral da turma cada aluno sero obrigado a ter duas funes: uma na rea criativa do tringulo (produo, argumento ou realizao) onde ser corresponsvel pelo projeto conceptual e outra

2
Seminrio de Produo de Filmes IV 2011 / 2012

na rea tcnica (som, montagem ou imagem) onde desempenhar tarefas de acordo com o seu ramo complementar, colaborando com um ncleo de um tringulo alheio. Antes da apresentao pblica esta distribuio dever estar concluda e aprovada pelo coordenador do Seminrio. Processo de seleo Todos os projetos concorrero a uma apresentao pblica onde sero selecionados 5 filmes de documentrio de 10 minutos. Nota: Alguns dias antes dessa apresentao, dever ser entregue um memorando a todos os professores implicados, onde cada grupo, de forma sucinta, apresentar os traos gerais dos seus projetos. Esta ao tem como objetivo uma preparao da apresentao para que, por um lado se identifique antecipadamente qualquer tipo de incompatibilidade e, por outro, se preparem questes e comentrios. - Esta seleo ser feita a partir da apresentao dos projetos perante um jri constitudo pelos docentes de todas as cadeiras envolvidas no Seminrio. a) Realizao - Prtica de Realizao II b) Argumento Escrita de Argumento II c) Produo Prtica de Produo II d) Montagem Prtica de Montagem II e) Imagem Cmara e Iluminao II c) Som Prtica e Tecnologia de Captao de Som II - Qualquer dos presentes, professores ou alunos, poder participar com questes e pedidos de esclarecimentos sob a moderao do coordenador do Seminrio. - Sendo a apresentao obrigatoriamente conduzida pelo tringulo bsico, produo, realizao e argumento, os elementos responsveis pela imagem, som e montagem devero estar presentes e participar dando a conhecer as suas intenes. - Os grupos dispem de 10 minutos no total para descrever os seus projetos. A gesto do investimento que fazem para cada uma das reas relevante e da responsabilidade do coletivo. - Os docentes reuniro para discutir os projetos e cada qual mandar para o coordenador de Seminrio, que no votar, uma lista ordenada por ordem de preferncia. Se, por exemplo, partirmos de uma base de 8 filmes, cada lista ordenada atribuir ao projeto colocado em primeiro lugar 8 pontos e ao ltimo 1 ponto. - Da soma de todas as listas obter-se- um ranking geral. Os cinco projetos colocados no topo da lista entraro em fase avanada de produo. Nota: Caso no haja cinco projetos suficientemente desenvolvidos, a Escola, atravs de deciso dos professores ligados ao tringulo base, juntamente com o coordenador, poder reservar-se ao direito de diminuir o nmero de documentrios a avanar para a produo. Avaliao: 1 - 40% - Participao + comunicao (assiduidade e partilha de informaes + participao em reunies de acompanhamento das tutorias) 2 - 60% - Reflexo crtica sobre o processo (ver nota em baixo)

3
Seminrio de Produo de Filmes IV 2011 / 2012

Trabalho de Reflexo crtica sobre o processo: Com este trabalho pretende-se que cada aluno descreva e reflita sobre as suas funes e respetivas tarefas neste processo. Dever ter em conta os seguintes pontos, que podero tambm servir como divises em captulos:

1)

Pitching: Descrever e refletir um sobre o processo desde a gnese da ideia at sua apresentao. Pode tambm conter comentrios sobre as escolhas dos professores. 2) Especificamente, para cada projeto em que participaram, qual teria sido a equipa ideal (em termos de funes no de pessoas) e porqu. 3) Valer a pena para o documentrio a existncia de um texto? Quer lhe chamemos argumento ou plano ou memria. Podem falar em geral mas tero que fazer tambm a reflexo a partir do caso particular dos projetos em que estiveram envolvidos. 4) Qual a importncia da ps-produo neste caso especfico do documentrio 5) Quais foram as principais diferenas / novidades neste processo de documentrio relativamente fico. No h limite de pginas mas sugiro que sejam concentrados. Estes pontos vo justamente no sentido de uma maior sistematizao de ideias. Pode acrescentar-se, se assim o desejarem, qualquer tipo de anexos: notas manuscritas, imagens em movimento ou no, desenhos, maquetas, croquis, etc Ideia principal desta reflexo: singularidades do processo do documentrio. Guia prtico: a) Estes escritos devero ser feitos a quente, prximos dos eventos, mesmo que sejam revistos a frio, na finalizao do documento. No se deixem atraioar pela memria. b) Por cada ponto / captulo interessa-me que escolham as atividades que vos paream mais relevantes para servir de base vossa reflexo. Isto no se trata de um relatrio detalhado. Os factos so apenas uma base real a partir da qual refletem sobre os processos. c) No h limites mximos nem mnimos para o nmero de pginas deste trabalho isso fica ao critrio dos seus autores. Peo, no entanto, um esforo no sentido da concentrao e clareza de ideias.

Vous aimerez peut-être aussi