Vous êtes sur la page 1sur 11

Amonaco e compostos de amnio em materiais de uso comum

Objectivos:
Detectar azoto amoniacal em materiais de uso comum, como adubos e detergentes. Tambm pretendemos verificar se haver produtos coma zoto amonacal sem que seja mencionado no rtulo.

Fundamentao terica:
(referir: formas de deteco do azoto, objectivos da alcalinizao e do aquecimento das amostras e vantagens/inconvenientes dos testes utilizados) O amonaco pode ser detectado atravs das suas propriedades bsicas, directa ou indirectamente. A identificao do amonaco, em certos compostos, feita atravs da adico de uma base forte, a qual favorece a formao de amonaco, poruqe quando o io amnio entra em contacto com uma base, reage formando amonaco, e se entrar em contacto com a gua, forma tambm um hidrxido, da a necessidade de alcalinizar a amostra. As amostras podem ser aquecidas para que o amonaco passe ao estado gasoso e seja mais fcil a sua identificao pelo papel vermelho de tornesol (teste B), que se tinge de azul, quando est na presena de um hidrxido. No teste A alcaliniza-se a amostra ao adicionar hidrxido de sdio (soluo aquosa), no teste C, utiliza-se o reagente de Nessler, que uma soluo alcalina, e no teste D, temos uma soluo aquosa de sulfato de cobre. As vantagens destes testes, so que, estes necessitam de pequenas quantidades de reagentes, o que permite diminuir custos, facilitar a eliminao de resduos e diminuir o risco associado manipulao de reagentes perigosos. As desvantagens destes testes, so que o papel de tornesol muito sensvel, pelo que detecta amonaco, mesmo em quantidades reduzidas.

Questes ps-laboratoriais
Teste B 1. Por que motivo no se deve tocar nos bordos com o papel de tornesol?

Porque ao alcalinizar a soluco, podem-se contaminar os bordos do tubo de ensaio, e o papel, ao contactar com os bordos no tubo de ensaio poderia tornarse azul, devido presena de hidrxido de sdio. 2. Caso quisssemos detectar apenas amonaco (e no o io amnio), o que teria de ser alterado no procedimento anterior? Se quisessemos detectar apenas o amonaco, necessitariamos apenas de aquecer a amostra para que o amonaco passa-se ao estado gasoso e pudesse ser detectado. Teste C 1. Por que motivo no necessrio adicionar hidrxido de sdio neste ensaio, apesar de se pretender determinar o azoto amoniacal? Como o reagente de Nessler uma soluco alcalina, j no vai ser necessrio alcalinizar a soluco com a ajuda de uma base como o hidrxido de sdio, visto que o reagente de Nessler vai propiciar a formao do amonaco atravs do io amnio. Teste D 1. Nos ensaios h sempre mudana de cor, mas tal no significa sempre um resultado positivo. Explique porqu. Como as soluces a testar so quase todas transparentes, quando se adicionam os reagentes, estes tm cor, e podem alterar a cor das solues testadas. A prova de que estas solues no contm amonaco, que no se verifica nenhuma reaco, como a formao do precipitado, ou fumo, por exemplo.

Concluses
Os materiais que contm amonaco, ou compostos de amnio so o limpavidros( todos os testes foram positivos), o sonasol (todos os testes foram positivos) e o adubo (apesar de este ter tido apenas um teste positico, sabemos que o adubo contm azoto amonacal, pela informao de rtulo). Dos produtos analisados, apenas o sonasol verde, continha informaes de rtulo, relativamente manipulao e eliminao, sendo que os outros produtos no cumprem as regras de segurana, ao no alertarem as pessoas para os perigos de utlizao.

Na presena de amonaco necessrio ter alguns cuidados, como a de no ingerir, no inalar, evitar contacto com os olhos, e quando isso acontecer, lavar abundantemente com gua, e evitar o contacto prolongado com o produto. Foi utilizado uma amostra- padro, porque sabia-se que h partida esta continha amonaco, por isso essa amostra podia ser utilizada como termo de comparao, para avaliar as reaces nas outras substncias analisadas, o mesmo ocorre com a gua que tambm foi analisada, porque sabamos que esta no continha amonaco de certeza. Usaram-se vrios testes laboratoriais, para que o resultado fosse mais preciso, porque caso o resultado fosse negativo ou positivo num teste, isso no significaria que o produto continha ou no amonaco, at poderia ter ocorrido ou erro associado s condies experimentais.

Objectivo
- Saber o que tm em comum os produtos de limpeza amoniacais e os adubos anunciados pela publicidade; - Identificar compostos de amnio e amonaco, usando testes qumicos especficos e concluir que materiais do uso dirio tm na sua constituio compostos de amnio (adubos e produtos de limpeza domsticos); - Reconhecer o laboratrio como local de trabalho onde tm de ser respeitadas as regras de segurana.

Introduo
O amonaco (NH3) um gs incolor, irritante, inflamvel, txico e de odor caracterstico e sufocante, muito solvel na gua. A sntese industrial de amonaco feita pelo processo de Haber-Bosch, descoberto devido necessidade de disponibilizar uma maior quantidade de alimentos com o aumento da populao mundial, visto que o amonaco possua azoto na sua constituio, elemento essencial ao desenvolvimento das plantas. O amonaco principalmente usado na sntese de fertilizantes e de catalisadores, na produo de cido ntrico e como refrigerante. obtido a partir do azoto atmosfrico e do hidrognio proveniente do gs natural, segundo a seguinte equao qumica:

N2(g) + 3 H2(g) p 2 NH3(g)

Existem adubos simples e adubos compostos, sendo que os primeiros os que contm apenas um elemento fertilizante (azoto, fsforo ou potssio). Os segundos contm pelo menos dois dos trs elementos fertilizantes referidos. Para alm disso, existem tambm os adubos orgnicos, que se obtm a partir de matria de origem vegetal ou animal como, por exemplo, a uria, o estrume e os adubos verdes. A presena de amonaco e de compostos de amnio comum em produtos de limpeza e em adubos possvel de identificar atravs de testes laboratoriais. Propem-se quatro testes para cada uma das amostras sendo os resultados obtidos objecto de anlise com vista concluso sobre a natureza da amostra ensaiada (ter ou no ter amonaco ou compostos de amnio na sua composio): . Teste A - fumos brancos de NH4Cl (s); . Teste B - deteco do carcter alcalino de uma soluo; . Teste C - formao de um composto slido amarelo acastanhado; . Teste D - formao de um precipitado/io complexo. Teste A Produo de cloreto de amnio (slido) a partir de amonaco e do cloreto de hidrognio na fase gasosa. Serve para identificar a presena do amonaco ou, indirectamente, do io amnio, j que este na presena de bases fortes origina amonaco. Se a amostra tiver na sua composio amonaco ou o catio amnio, formar-seo fumos brancos de cloreto de amnio:

NH3(g) + HCl(g) p NH4Cl(s)


Fumos brancos Teste B Ensaio comprovativo do carcter alcalino de uma soluo, o que acontece se a amostra ensaiada contiver amonaco ou o catio amnio, o qual origina amonaco. Aproximando da boca do tubo de ensaio, contendo a amostra devidamente alcalinizada, um pedao de fita de papel vermelho de tornesol previamente humedecido, aquecendo-se ligeiramente, observa-se a alterao da cor vermelha para azul, o que indica a formao de amonaco gasoso a partir da amostra, e o carcter alcalino da sua soluo aquosa, segundo as equaes:

NH3(aq) m NH3(g) NH3(g) + H2 O(l) p NH4Cl(aq) + HO-(aq)


Teste C Realizado em soluo aquosa, serve para identificar o amonaco, por formao do composto aminado contendo iodo e mercrio, utilizando o reagente de Nessler (soluo alcalina de tetraiodomercurato (II) de potssio). No caso de existir amonaco ou o catio amnio transformado em amonaco, formar-se- um slido de cor amarelo acastanhado, de cor mais intensa no caso de concentraes mais elevadas. Aproximando-se da boca do tubo de ensaio, contendo a amostra, um pedao de papel de filtro humedecido com algumas gotas de reagente de Nessler, observase o aparecimento da cor amarelo acastanhado indicando a presena de amonaco. Outro processo alternativo consiste em realizar o ensaio directo, adicionando trs gotas de reagente de Nessler a 1 cm3da amostra a analisar (no caso de slidos, dissolver previamente em gua). A presena de amonaco leva ao aparecimento de um precipitado de cor amarelo acastanhado, no caso de solues diludas, e vermelho acastanhado no caso de solues concentradas.

NH4+(aq) + HO- (aq) m NH3(aq) + H2O(l) NH3(aq) + 2[Hgl4]2-(aq) m 7I-(aq) + 3NH4Cl(aq) + HgNI(s)
Teste D Realizado em soluo aquosa, permite identificar o amonaco por formao de: - um precipitado gelatinoso azul claro de hidrxido de cobre (II); - um io complexo, tetraaminocobre (II), de cor azul intensa, segundo as equaes:

Adicionando a amostra em anlise gota a gota soluo aquosa de sulfato de cobre diluda. No caso de haver amonaco, aparecer, de incio, uma mistura contendo um precipitado azul claro, Cu(HO)2, e, continuando a adicionar a soluo em anlise, a mistura adquire uma cor azul intensa, devido formao de Cu(NH3)4 2+

Frases de Risco e Segurana

cido Clordrico (HCl) R34 Causa queimaduras aos olhos, vias respiratrias e pele. R37 Irritante para as vias respiratrias. R50 Muito txico para organismos aquticos. S1/2 Conservar bem trancado e manter fora do alcane das crianas. S9 Manter o recipiente em local bem ventilado. S16 Manter afastado de qualquer chama ou fonte de ignio - No fumar. S26 Em caso de contacto com os olhos, lavar imediatamente e abundantemente com gua e consultar um especialista. S36/37/39 Usar roupa de proteco apropriada, luvas e proteco de olhos e face. S45 Em caso de acidente ou indisposio consultar imediatamente um mdico (se possvel mostrar-lhe o rtulo do produto) S61 Evitar a sua libertao para o meio ambiente. Ter em ateno s instrues especficas das fichas de dados de Segurana. Reagente de Nessler R28 Muito txico por ingesto. R34 Causa queimaduras aos olhos, vias respiratrias e pele. R48 Risco de efeitos graves para a sade em caso de exposio prolongada. R24/25 Txico em contacto com a pele e por ingesto. R52 Nocivo para os organismos aquticos. S36/37/39 Usar roupa de proteco apropriada, luvas e proteco de olhos e face. S45 Em caso de acidente ou indisposio consultar imediatamente um mdico (se possvel mostrar-lhe o rtulo do produto)

Material e Reagentes
Para a realizao da experincia foi necessrio o seguinte material e equipamento: . Esguicho com gua; . 2 Conta-gotas; . Funil;

. Papel de filtro; . Suporte para tubos de ensaio; . Tubos de ensaio; . Vareta de vidro; . Lamparina; Para alm disso, foram usados os seguintes reagentes: . Base forte (hidrxido de sdio, por exemplo); . Soluo aquosa de cido clordrico concentrado; . Soluo diluda de sulfato de cobre II; . Reagente de Nessler; . Hidrxido de amnio; . Papel vermelho tornesol; . Adubos (slidos ou lquidos), limpa-vidros, produtos de limpeza amoniacal.

Procedimento
Teste A - Pesquisa de Amonaco com cido Clordrico 1. Colocar um pouco da amostra a analisar num tubo de ensaio. 2. Adicionar umas gotas de hidrxido de sdio (base forte) e homogeneizar,cuidadosamente. 3. Mergulhar uma vareta em cido clordrico concentrado e aproxim-la da boca do tubo de ensaio. 4. Registrar o que observa. 5. Repetir todos os passos anteriores para as restantes amostras. Teste B - Pesquisa de Amonaco com o Indicador Papel Azul Tornesol 1. Colocar um pouco da amostra a analisar, devidamente alcalinizada, num tubo de ensaio. 2. Aproximar da boca do tubo de ensaio um pedao de fita de papel vermelho de tornesol, previamente humedecida. 3. Registrar a cor da fita. 4. Aquecer ligeiramente a amostra.

5. Aproximar novamente da boca do tubo de ensaio o pedao de fita de papel azul de tornesol. 6. Registrar a cor da fita. 7. Repetir todos os passos anteriores para as restantes amostras. Teste C - Pesquisa de Amonaco com o Reagente de Nessler 1. Colocar uma soluo da amostra a analisar num tubo de ensaio. 2. Aproximar da boca do tubo de ensaio um pedao de papel de filtro humedecido com algumas gotas de reagente de Nessler. 3. Registrar a cor do papel 4. Colocar num outro tubo de ensaio metade da mesma amostra utilizada anteriormente. 5. Adicionar trs gotas de reagente de Nessler 6. Registrar a cor do precipitado formado. 7. Diluir a outra metade da amostra. 8. Adicionar trs gotas de reagente de Nessler. 9. Registrar a cor do precipitado formado. 10. Repetir todos os passos anteriores para as restantes amostras. Teste D - Pesq. Amonaco com uma Soluo diluda de Sulfato de Cobre II 1. Colocar um pouco de soluo diluda de sulfato de cobre II num tubo de ensaio e adicionar, gota a gota, a amostra que se est a analisar. 2. Registrar o que observa. 3. Continuar a adicionar, gota a gota, a soluo em anlise. 4. Registrar a cor da mistura. 5. Repetir todos os passos anteriores para as restantes amostras.

Resultados
Materiais Amostra padro Amnia a 25% Teste A Libertao de fumos brancos

Produto de Limpeza 1 Sonasol Produto de Limpeza 2 Ajax

Libertao de fumos brancos Libertao de fumos brancos

Adubo Comercial Kb

Libertao de fumos brancos

Tabela 1: Resultados do Teste A nos materiais testados Materiais Amostra padro Amnia a 25% Teste B O papel vermelho de tornesol ficou azulado O papel vermelho de tornesol ficou azulado O papel vermelho de tornesol ficou azulado O papel vermelho de tornesol ficou azulado

Produto de Limpeza 1 Sonasol Produto de Limpeza 2 Ajax

Adubo Comercial Kb

Tabela 2: Resultados do Teste B nos materiais testados Materiais Amostra padro Amnia a 25% Teste D Formao intenso de um precipitado azul

Produto de Limpeza 1 Sonasol Produto de Limpeza 2 Ajax

Formao de um precipitado gelatinoso azul claro Formao de um precipitado gelatinoso azul claro Formao de um precipitado gelatinoso azul claro

Adubo Comercial Kb

Tabela 3: Resultados do Teste D nos materiais testados Materiais Amostra padro Amnia a 25% Teste C Aproximao de um filtro com reagente de Nessler Parte do filtro ficou amarelo-acastanhado

Mistura de Reagente de Nessler com uma:

Soluo concentrada Soluo diluda

Produto Limpeza Sonasol

de

Aproximao de um filtro com reagente de Nessler Mistura de Reagente de Nessler com Soluo concentrada

Tornou-se acastanhado e com partculas de maiores dimenses Tornou-se alaranjado e com partculas de menores dimenses Parte do filtro ficou amarelo-acastanhado Tornou-se alaranjado e com partculas de maiores dimenses

uma:

Soluo diluda

Produto Limpeza Ajax

de

Aproximao de um filtro com reagente de Nessler Mistura de Reagente de Nessler com uma: Soluo concentrada Soluo diluda

Tornou-se amarelado e com partculas de menor dimenso Parte do filtro ficou amarelo-acastanhado Tornou-se alaranjado e com partculas de maiores dimenses Tornou-se amarelado e com partculas de menor dimenso Parte do filtro ficou amarelo-acastanhado Tornou-se acastanhado e com partculas de maiores dimenses Tornou-se alaranjado e com partculas de menores dimenses

Adubo Comercial Kb

Aproximao de um filtro com reagente de Nessler Mistura de Reagente de Nessler com uma: Soluo concentrada Soluo diluda

Tabela 4: Resultados do Teste C nos materiais testados

Concluses
Aps a realizao dos quatro testes para a verificao da existncia de amonaco nos produtos testados, podemos concluir que em todos se verificou a presena de compostos de amnio. Utilizou-se amnia como amostra padro, pois sabemos partida que possui amonaco na sua constituio. Os restantes produtos apresentavam no seu rtulo a existncia de compostos de amnio na sua constituio, no entanto, procedemos sua verificao. No processo em que se utilizou o cido clordrico, foi possvel observar a libertao de fumos brancos, que evidenciavam a reaco entre o amonaco e o cido clordrico, em que os fumos libertados eram cloreto de amnio. O papel vermelho tornesol revelou-se tambm um identificador eficaz para o processo em causa. Este indicador corou de azul na presena de hidrxido de amnio que por sua vez se formou pela reaco de amonaco com a gua, da a necessidade de o papel vermelho de tornesol estar humedecido. No outro processo utilizado para identificar o io amnio, em que se utilizou o reagente de Nessler foi possvel observar a mudana de cor do papel de filtro para amarelo-acastanhado quando o reagente de Nessler reagiu com o amonaco e com o io hidrxido. Verificou-se a mudana para a mesma cor quando se

juntaram as duas substncias. Quanto mais concentrada maior era o tamanho das partculas que se formavam e a cor era tambm mais intensa. Por fim, utilizou-se sulfato de cobre (II) diludo que na presena de amonaco formava um precipitado gelatinoso azul claro de hidrxido de cobre (II) e medida que tornvamos a soluo mais concentrada ia evoluindo para um io complexo, tetraminocobre (II), de cor azul intensa. Podemos concluir que quando o io amnio contacta com uma base forte, como o hidrxido de sdio, reage formando amonaco e tambm quando contacta com a gua forma uma substncia bsica (hidrxido de amnio). O trabalho prctico desenvolvido para a identificao do io amnio nas amostras revelou-se eficaz, sendo possvel concluir que ambos os produtos de limpeza (Sonasol e Ajax), assim como o adubo comercial KB possuam o io amnio.

Vous aimerez peut-être aussi