Vous êtes sur la page 1sur 15

Escola Secundria de Tondela

Psicologia: Eu com os outros


RELAES PRECOCES

Tema 3: Eu com os Outros (Volume 2)

18.

Relaes Precoces:

Sumrio: Relaes precoces A me (a). Imaturidade do beb humano (b, c). Competncias bsicas do beb (d) Competncias bsicas da me (e)

a) Caracterizar AS RELAES PRECOCES Enquadrar O CONCEITO DE ME numa dimenso no meramente biolgica: Caracterizar as relaes precoces dar conta das interaces do recm-nascido com o que o rodeia, tendo presente que a figura materna elemento central deste processo. Estas interaces so possveis por o beb possuir um conjunto de competncias que possibilitam tal interaco (ver alnea d)

Nos primeiros nove meses de existncia h uma ligao biolgica me-filho. No entanto, aps o nascimento o beb no cria, necessariamente, uma ligao de dependncia (vnculo) relativamente me biolgica. A figura materna, correspondendo habitualmente me que deu luz, acaba por ser, em muitos casos, uma ama ou mesmo um homem; ou seja, a pessoa que, cuidando com afecto o recm-nascido, o leva a sentir necessidade da presena dessa pessoa, o leva a sentir-se seguro. b) Caracterizar a IMATURIDADE DO BEB HUMANO: J foi referido que cada recm-nascido, comparativamente generalidade dos vertebrados e mamferos, particularmente inapto para se adaptar autonomamente ao meio: tem de passar por um lento e longo processo de maturao que permita nomeadamente desenvolver as capacidades motoras e intelectuais plenas. A capacidade de raciocnio abstracto constri-se, por exemplo, sensivelmente a partir dos 1112 anos. O contacto social decisivo no desenvolvimento das capacidades intelectuais. Resumindo - Cada beb recm-nascido um ser totalmente imaturo: embora possuindo um aparato de capacidades bsicas, a seguir indicadas, ele no sabe coordenar movimentos, no percepciona os perigos, no tem capacidade para gerir as prprias necessidades fisiolgicas dependendo da proteco maternal. Na interaco com a me, com a famlia e com os outros, a criana vai-se fortalecendo afectivamente e vai

desenvolvendo um complexo sistema de aprendizagens e de capacidades. c) Distinguir o conceito tradicional e actual de IMATURIDADE DO BEB: O modo de entender o mundo infantil mudou muito, sobretudo a partir do sculo XX devido aos estudos de autores como Freud, Piaget, Erikson. Globalmente, antes considerava-se a criana numa perspectiva inferiorizada: seria algum totalmente inapto, uma espcie de adulto em miniatura (com a diferena, efectivamente, de nada poder, de nada saber e de no ter fora e capacidade bastante para trabalhar). O estudo dos autores mencionados chamou a ateno para o facto de o desenvolvimento de cada pessoa passar por etapas com caractersticas especficas qualitativamente diferentes. Neste contexto, a criana possui caractersticas prprias que o adulto no tem e vice-versa: compare-se, como exemplo, a capacidade das crianas memorizarem e de aprenderem novas lnguas. d) Identificar as COMPETNCIAS BSICAS DO BEB: As capacidades bsicas do beb resumem-se a duas categorias centrais: capacidades sensitivas (captao sensorial do meio) e motoras (movimentos). sabido que o recm-nascido portador de um conjunto de actos reflexos que constituem a base da sua sobrevivncia (embora apoiado pela famlia) e que lhe

conferem a possibilidade de interactuar com o meio. So bastantes as capacidades precoces do beb, e esto longe do simples reflexo de suco, do espernear ou do choro: O beb nasce com capacidades inatas sensoriais e motoras complexas: reage, embora rudimentarmente, dor, ao frio, ao calor, luz [mas no distingue, inicialmente, com nitidez as formas], a sons [voz da me] e a sabores [cidos, doces, salgados]. Isto , no um ser inerte e passivo. A partir deste aparato inicial, e sob a estimulao afectiva adequada, o beb evolui a um ritmo extraordinrio: desenvolve competncias, aprendizagens, relaes de autoconfiana Salientam-se tambm a busca de conforto, de afecto, a construo do sorriso e a vinculao me. Os estudos etolgicos e a necessidade de contactoconforto - Experincias com animais levam a concluir que o beb tem uma forte necessidade de sentir o contacto fsico da me que est muito para l das simples necessidades alimentares. Sorriso: o sorriso constri-se na interaco com a me sensivelmente a partir de trs a seis semanas. Traduz-se na primeira reaco intencional e social da criana. O choro: tem uma funo de alerta, de chamada de ateno, de algo que est em falta, de necessidade fsica ou emocional. Logo o beb chora porque tem fome, porque di qualquer parte do corpo, porque se sente inseguro... Teoria da vinculao [Bowlby, Zazzo]: segundo esta teoria, o beb tem uma necessidade fundamental, primria, para estabelecer laos emocionais e

afectivos com a me e as pessoas prximas. No se trata de uma caracterstica hereditria, mas h um potencial que desencadeia a necessidade de vinculao.

e) Identificar as COMPETNCIAS BSICAS DA ME: Biologicamente, a me tem aptides para gerar. Para isso so indispensveis processos hormonais (ovrios, glndulas mamrias...) e fisiolgicos especficos (tero, estrutura plvica): sabido que nem as crianas, nem os homens tm aptides para gerar. (O desejo de ser me e os cuidados da me pelo filho obedecero a foras instintivas?). Socialmente, espera-se da me um conjunto de atitudes associadas ao desenvolvimento saudvel e equilibrado do beb, de acordo com um conjunto determinado de padres culturais. ( mulher continua a ser dada a primazia sobre os filhos e a sociedade continua a responsabiliz-la mais). Emocionalmente, espera-se da me um comportamento pautado pela dedicao, pela alimentao, pelo carinho, enfim, pelo equilbrio emocional.

19.

Estrutura da Relao do Beb com a Me

Sumrio: Definir vinculao (a). Experincias de Harlow com macacos (b). Ausncia de vinculao em bebs humanos Sndroma do hospitalismo (c). A resilincia (d) a) Definir VINCULAO:

A vinculao o nome dado tendncia que leva os recm-nascidos a permanecerem junto da me (figura materna) e a estabelecerem fortes laos afectivos com ela. A vinculao no exclusiva dos seres humanos, nem uma prerrogativa da me biolgica. Tambm no se traduz num aparato meramente biolgico. Acredita-se que h, efectivamente, um suporte inato ou biolgico que, no entanto, automatizado no contacto com o meio. A vinculao , assim, considerado o ponto de partida do relacionamento social (do processo de socializao).
b)

Apresentar as concluses das EXPERINCIAS DE HARLOW COM MACACOS:

O fenmeno da vinculao foi estudado por Bowlby que comeou por estabelecer um nexo de causalidade entre vinculao e alimentao: ou seja, o beb ou a cria ligar-seiam a quem lhes dava o alimento. No entanto, Harlow, a partir da observao de crias de macacas, (experincia, p. 21) chama a ateno para o facto de haver uma ligao entre vinculao e a necessidade de contacto-conforto: na interaco com a me, o beb cria mecanismos de autoconfiana, de segurana, enfim, de equilbrio emotivo e afectivo. Neste contexto, o estar ao colo, protegido e agarrado pela me ser o elemento fortalecedor de segurana e do fortalecimento de elos sociais. c)
CONSEQUNCIAS VINCULAO EM BEBS (HUMANOS):

Apresentar

as

DA

AUSNCIA

DE

A criana recm-nascida manifesta reaces tendentes a ter uma me, ou, na sua ausncia, a ligar-se a algum que a substitua. Quais as consequncias resultantes de situaes em que este aspecto no preenchido? O que acontece a uma criana sem me (sem estabelecer vnculos afectivos estveis)? Ana Freud, Spitz e Bowlby so alguns dos investigadores que se debruaram sobre esta problemtica e realam o facto de as implicaes da ausncia materna se reflectirem: No plano psquico: ansiedade, insegurana, irritabilidade, desequilbrio emocional, apatia,

desenvolvimento intelectual e aprendizagem problemticos. No plano social: relacionamento social conflituoso, dificuldade em construir relaes estveis, isolamento ou averso sociais, tendncia durante a infncia para chamar compulsivamente a ateno de pessoas adultas. No plano fsico: enurese (dificuldade de controlo urinrio na cama), morte precoce, crescimento fsico retardado. Spitz recorre ao conceito de sndroma do hospitalismo para designar este conjunto de reaces negativas das crianas que, ficando privadas de me, cresceram em orfanatos/hospcios.

d)

Relacionar RESILINCIA COM A AUSNCIA DE VINCULAO EM BEBS (HUMANOS): A resilincia designa a capacidade do indivduo lidar com problemas. Globalmente, as crianas com ausncia de vinculao desenvolvem uma maior fragilidade perante os desafios com repercusses na vida adulta. Este aspecto deve-se ao facto de estas crianas serem mais nervosas, tenderem mais facilmente para no confiarem em si mesmas, no saberem interagir com pessoas e situaes.

O Papel das Relaes Precoces na Construo da Pessoa:


20.

Sumrio: Importncia do crculo familiar (a). Relacionar o convvio social com o tornar-se humano. (b). a) Esclarecer a IMPORTNCIA DO CRCULO FAMILIAR na construo da pessoa - Da dade trade: A relao do beb recm-nascido com o mundo comea por ser estabelecida, primeiramente, atravs da me, do pai ou do crculo familiar dirio e directo (crculo maternante). A interaco do beb com o mundo aferida, pelo beb, com base nesta dade (eu-crculo maternante). O choro ou as reaces de insegurana do beb na ausncia da me, por exemplo, ou o olhar para antes de fazer algo so significativas desta relao didica. No plano social a figura paterna ainda perspectivada como smbolo de poder e de autoridade.

da correco com que se desenvolver esta relao que se construiro as pontes para a socializao, para o contacto com os outros Ou seja, da interaco com a famlia, nasce a possibilidade de uma futura relao em que beb-famlia-sociedade (relao tridica) interagem: uma base familiar estvel potencia em cada criana futuras relaes sociais igualmente estveis.

b) Relacionar O CONVVIO SOCIAL com o tornar-se humano: O comportamento especificamente humano aprendido, cultural: falar, pensar, sentir, crer so construes sociais: comeam em famlia, complexificam-se nas relaes extra-familiares, a comear pelo infantrio e a continuar em diferentes escolas ou no grupo de pares (constitudo por pessoas com caractersticas afins, nomeadamente no que se refere idade e aos interesses).

Percebe-se, ento, que uma infncia problemtica, semeada pelo medo, pela insegurana, pela violncia, cria uma imagem social povoada por estas vivncias. Sou humanamente o que sou, em parte substancial, devido ao conjunto de vivncias por que passei.

Relaes Interpessoais
21.

Processos Fundamentais de Cognio Social:

Sumrio: As atitudes. Dissonncia cognitiva. a) Definir ATITUDE: Tendncia, predisposio relativamente estvel para responder, positiva ou negativamente, a um objecto de natureza social. Atitudes e comportamento: a atitude uma predisposio potencial, o comportamento traduz-se por respostas, concretiza esse potencial. b) Esclarecer a CONSTRUO DAS ATITUDES: As atitudes so aprendidas no processo de socializao, no meio social onde o sujeito est inserido. So vrios os agentes sociais responsveis pela formao e modificao das atitudes: os pais e a famlia (que exercem um papel fundamental na

formao das primeiras atitudes da criana, sendo os modelos que elas imitam e com os quais se pretendem identificar), a escola, o grupo de pares (pessoas de idade aproximada com quem os jovens convivem) e os mass media (grandes veculos de informao na sociedade contempornea e que tm uma grande importncia na formao de novas atitudes e no reforo das que j existem). A mudana de atitudes depende de novas informaes e/ou afectos relativos ao objecto. A propaganda e a publicidade tm por objectivo influenciar as nossas atitudes e comportamentos. So transmitidas mensagens que visam persuadir as pessoas a formar uma atitude e, consequentemente, a comportarem-se de determinada maneira.

e)

Distinguir as COMPONENTES DAS ATITUDES: Componente cognitiva ou intelectual: o que sabemos ou acreditamos [ideias, juzos, crenas, preconceitos]. Componente afectiva ou emocional: o que sentimos [associada a valores].

Componente comportamental: o que estamos dispostos a fazer. f) Esclarecer o conceito de DISSONNCIA COGNITIVA:

Conhecendo as atitudes das pessoas possvel identificar como se comportam? A realidade social mostra que, por um lado as pessoas so levadas a confundir certas manifestaes com outras. O facto de condenar a violncia, no impede que algum adopte comportamentos violentos.

Festinger utiliza do conceito de dissonncia cognitiva aplicada aos comportamentos em que h uma contradio entre o que o indivduo pensa (componente cognitiva) e o que acaba por fazer (componente comportamental). Frequentemente, os indivduos recorrem racionalizao como forma de se autojustificarem ou de atenuarem eventuais tenses psicolgicas. (Para a psicanlise, a racionalizao: leva o indivduo a justificar ou a explicar sob um ponto de vista lgico aquilo que vivido emocional e conflituosamente). g) Indicar os principais FACTORES DE COGNIO SOCIAL:

Todas as pessoas com quem contactamos, directa ou indirectamente, so potenciais influenciadores dos nossos conhecimentos ou comportamentos. Mas evidente que h objectos sociais com um maior impacto do que outros. Lembre-se a importncia que Bandura d aos modelos sociais particularmente significativos. Famlia, infantrio, escola, grupo de pares (noo de grupo de pares), comunicao social (TV), cinema, audiovisual, redes sociais constituem-se como elementos centrais na orientao do comportamento e na formao das atitudes, sobretudo enquanto estas no atingem uma maior cristalizao (por volta dos 30/35 anos).

Vous aimerez peut-être aussi