Vous êtes sur la page 1sur 16

EXECUO DE CONTENO DE ENCOSTAS EM SOLO GRAMPEADO Thomas de Oliveira Pierk1 Minos Trocoli de Azevedo2

RESUMO: Este artigo objetiva divulgar os processos executivos para conteno de encostas em

solo grampeado, mostrando um breve histrico do solo grampeado, os ensaios de trao do chumbador e moldagem de placas para ensaio de argamassa e concreto projetado, as vantagens e desvantagens, comparao financeira com outros mtodos de conteno de encostas, as tcnicas construtivas, os equipamentos e a equipe utilizada para a realizao deste servio e o controle executivo realizado atravs de boletins de execuo dos chumbadores. Palavras-chave: Solo Grampeado; Execuo; Concreto Projetado.

1 INTRODUO Ao se deparar com uma situao de desmoronamento de talude, o profissional se questiona quanto ao tipo ideal de conteno a ser executada que garanta a estabilidade do mesmo. A tecnologia vem avanando consideravelmente no mundo atual e diversos sistemas construtivos so estudados, avaliados e lanados no mercado. Torna-se necessrio ento, divulgar as vantagens, desvantagens e a aplicabilidade ideal de cada um deles para que seja possvel adotar medidas que viabilizem tcnica e economicamente a execuo do servio. O solo grampeado um tipo de conteno que possui certas limitaes, mas que, em muitos casos, pode perfeitamente ser aplicado, garantindo estabilidade ao talude a um valor economicamente mais vivel. Torna-se, portanto, necessria divulgao do mtodo executivo deste tipo de conteno para esclarecimento e conhecimento ao meio tcnico da construo civil. A tcnica de solo reforado originalmente chamada de Soil Nailing vem sendo empregada h algumas dcadas em vrios pases. Trata-se de estabilizao de taludes, de modo temporrio ou permanente, atravs da insero de reforo (barras de ao envolvidas com calda de cimento) no macio, conjugado a um revestimento em concreto projetado e tela de ao. Ao conjunto barra de ao e calda de cimento foi associado o nome grampo e a estabilizao de taludes com esta tcnica no Brasil chamada de Solo Grampeado. A partir de 1975 a utilizao do solo grampeado como estrutura de conteno tomou grande impulso na Frana, Alemanha e EUA e em 1979 passou a ser tema de congressos internacionais, quando iniciou sua divulgao a nvel mundial.

(1) Concluinte do Curso de Engenharia Civil - Universidade Catlica do Salvador. E-mail: tpierk@hotmail.com Autor. (2) Professor Titular - Universidade Catlica do Salvador. Engenheiro Civil Concreta Tecnologia em Engenharia Ltda. E-mail: minos@concreta.com.br Orientador.

O solo grampeado um mtodo de reforo in situ utilizado para a estabilizao de taludes escavados ou naturais. constitudo a partir da introduo de incluses passivas (hastes semi-flexveis) no solo e, na maioria dos casos, por uma proteo da face do talude. Nas estruturas de solo grampeado as incluses so compostas, em geral, por barras de ao (ou outro metal ou fibras sintticas), envolvidas por calda de cimento e devem resistir basicamente aos esforos de trao, cisalhamento e momentos fletores. As barras so introduzidas no terreno a partir de um pr-furo, executado por uma perfuratriz, e em seguida envolvido por calda de cimento ao longo de todo o seu comprimento. Este conjunto ser chamado daqui por diante de grampo. Os grampos no so protendidos e a mobilizao dos esforos se d a partir das movimentaes da massa de solo. A distribuio dos grampos (densidade) na face da massa de solo a ser estabilizada depende, principalmente, da geometria do talude, das propriedades mecnicas do solo e das propriedades mecnicas dos prprios grampos. A execuo de uma obra em solo grampeado se processa em trs fases distintas: escavao, instalao da primeira linha de grampos e proteo da face do talude, esta seqncia repetida at se atingir a cota desejada. Nos casos onde as caractersticas do material terroso permitem, as fases de execuo podem variar. Considerando-se o fato da tcnica de reforo de solos, atravs de incluses passivas, ser muito antiga e apenas recentemente (ltimos 20 anos) ter tomado grande impulso na engenharia geotcnica, apresenta-se a seguir um breve histrico de seu desenvolvimento. 2 - BREVE HISTRICO As origens do solo grampeado provm, em parte, das tcnicas desenvolvidas na dcada de 50, por engenheiros de minas na Europa, para estabilizao das paredes remanescentes de escavaes em rocha. A idia consistia em se introduzir barras de ao no macio rochoso de modo a reduzir a possibilidade de desplacamento de pequenas lascas e a abertura de descontinuidades prexistentes. Dessa forma, fixadas as lascas e evitada a propagao das descontinuidades, o macio se comportava como um bloco de rocha nico, minimizando a possibilidade de acidentes. Pode-se tambm atribuir o desenvolvimento do solo grampeado s tcnicas de solos reforados, as quais, em ltima anlise e em termos prticos, se assemelham muito s tcnicas de solo grampeado. A primeira experincia com uma estrutura em solo grampeado em verdadeira grandeza foi realizada na Alemanha. A estrutura foi construda e levada ruptura atravs da aplicao de uma sobrecarga no seu topo. Nos Estados Unidos, SHEN (1981), sugere a existncia do solo grampeado desde a dcada de 60, porm a primeira aplicao registrada de 1976, numa escavao para as fundaes do Good Samaritan Hospital, em Oregon. Aps estas experincias pioneiras, o solo grampeado vem sendo utilizado com bastante sucesso em diversos pases. No Brasil as obras em solo grampeado tomaram impulso apenas a partir da dcada de 80, existindo evidncias de sua utilizao desde a dcada de 70.

Os primeiros resultados de estudos em solo grampeado no Brasil tiveram incio com a realizao de um projeto executado pela FUNDAO GEO-RIO em 1992. Pretendia-se conhecer o comportamento mecnico e a natureza dos esforos induzidos nos grampos em um talude natural em solo residual no saturado, tipicamente tropical. 3- TCNICAS CONSTRUTIVAS O mtodo do solo grampeado inicia-se com o corte do solo na geometria de projeto, a no ser no caso de reforo de taludes. Segue-se com a execuo da primeira linha de chumbadores e aplicao do revestimento de concreto projetado, conforme figura 03. Caso o talude j esteja cortado pode-se trabalhar de forma descendente ou ascendente, conforme a convenincia. Simultaneamente ao avano dos trabalhos, so executados os drenos profundos, de paramento e as canaletas ou as descidas dgua, conforme projeto.

Figura 01 Fases construtivas em corte (BUONO 2003) Os chumbadores, conforme mostra a figura 4, so peas moldadas no local, por meio de operaes de perfurao com equipamento mecnico ou manual, e instalao e fixao de armao metlica, com injeo de calda de cimento sob presso.

Figura 02 Partes construtivas de um chumbador (BUONO 2003)

Os chumbadores podem ser feitos com a cravao de barras, cantoneiras ou de tubo de ao, utilizando-se martelos pneumticos, ou manualmente. As perfuraes so executadas por equipamentos de fcil manuseio, pesando entre 25 e 500kg, instalveis sobre qualquer talude. Como fluido de perfurao e limpeza do furo pode ser utilizada gua, ar ou lama. Se a opo for por trados, no necessrio o uso de fluidos. Usualmente, adotado o sistema de lavagem com gua, por meio de haste dotada de elemento cortante na sua extremidade, do tipo tricone com vdea, no dimetro de 3, chamado de trepano. Dependendo da profundidade do furo, do seu dimetro e da rea de trabalho, pode-se optar por perfuratrizes tipo sonda, ou at perfuratrizes manuais. Quando a condio de trabalho permite alta produtividade, so utilizadas carretas perfuratrizes sobre esteiras, cujos pesos variam entre 2000 e 4000kg. A escolha do mtodo de perfurao deve ser feita de modo que a cavidade perfurada permanea estvel at que a injeo seja concluda. A seguir segue figura 05 mostrando a perfurao manual dos furos e a figura 06 mostrando os chumbadores j colocados e injetados com calda de cimento.

Figura 03- Perfurao manual dos furos

Figura 04 Chumbadores j injetados com calda de cimento

Concluda a perfurao, segue-se a instalao e fixao da armao metlica (figura 07), que deve manter suas caractersticas de resistncia ao longo do tempo. As nervuras devem receber tratamento anticorrosivo, feito usualmente por meio de resinas polimricas e calda de cimento. Ao longo destes elementos devem ser instalados dispositivos centralizadores, que garantam seu contnuo e constante recobrimento com calda de cimento.

Figura 05 Colocao da tela Usualmente, a barra de ao tem dimetro de 10 a 25mm. Ela deve ter uma dobra na sua extremidade (para dimetros at 20mm), com cerca de 20cm, e ter centralizadores a cada 2m. A aplicao de placa e porca ocorre para barra com dimetro igual ou superior a 22mm, quando no possvel dobr-la. Adjacente barra, instala-se um ou mais tubos de injeo perdidos, de polietileno ou similar, com dimetro de 8 a 15mm, providos de vlvulas a cada 0,5m, a at 1,5m da boca do furo. A quantidade de tubos depende das fases de injeo previstas, e deve-se considerar um tubo para cada fase. A bainha injetada pelo tubo auxiliar removvel, de forma ascendente, com calda de cimento, fator gua/cimento prximo de 0,5 (em peso), proveniente de misturador de alta turbulncia, at que extravase na boca do furo. Uma boa alternativa o preenchimento do furo com calda e posterior introduo da armao metlica. A bainha a fase inicial de injeo em que se pretende recompor a cavidade escavada. Aps um mnimo de 12 horas, o chumbador deve ser reinjetado por meio do tubo de injeo perdido, anotando-se a presso mxima de injeo e o volume de calda absorvida. No se executa a reinjeo, a no ser que haja dois ou mais tubos de injeo perdidos. Em seguida, lana-se o concreto projetado, que se trata de uma mistura de cimento, areia, pedrisco, gua e aditivos, que impulsionada por ar comprimido desde o equipamento de projeo at o local de aplicao, atravs de mangote (figura 08).

Figura 06 Lanamento do concreto projetado Na extremidade do mangote existe um bico de projeo, onde acrescentada a gua. Esta mistura lanada por ar comprimido, a grande velocidade, na superfcie a ser moldada. Na mistura podem ser adicionados ao trao microsslica, fibras ou outros componentes. As peas podem receber ferragens convencionais, telas eletrossoldadas ou fibras, conforme a necessidade de projeto. Existem duas maneiras de se obter o Concreto Projetado: por via seca ou por via mida. A diferena bsica est no preparo e conduo dos componentes do concreto: Via Seca: preparado a seco. A adio de gua feita junto ao bico de projeo, instantes antes da aplicao; Via mida: preparado com gua e desta forma conduzido at o local da aplicao.

Ambas as vias utilizam traos e equipamentos com caractersticas especiais. O equipamento utilizado para o solo grampeado o via seca, a que ser referido nos itens a seguir.

4 VANTAGENS E DESVANTAGENS Das tcnicas mais comuns aplicadas no Brasil, a comparao imediata do solo grampeado se faz em relao cortina atirantada. Esta tcnica de estabilizao, muito difundida no meio geotcnico, apresenta, primeira vista, grande similaridade com a tcnica de solo grampeado. No entanto, existem distines muito claras entre as duas tcnicas. Nas cortinas, a estabilidade obtida pelas tenses induzidas no contato solo face, as quais, em ltima anlise, elevam o fator de segurana da superfcie potencial de ruptura. Isso conseguido atravs da protenso de tirantes compostos por um trecho livre, a partir da face externa do talude e o trecho injetado com calda de cimento, aps a superfcie potencial de ruptura. O dimensionamento estrutural da cortina muito importante, haja vista o puncionamento causado pela aplicao de elevadas cargas nos tirantes, desde 150kN atingindo, em casos especiais, at 1000kN. J no caso do solo grampeado a face tem importncia secundria. A estabilizao garantida pelos grampos que, por atrito, associam a zona potencialmente instvel (cunha ativa)

zona resistente. Os reforos no so protendidos, sendo a mobilizao alcanada por deslocamentos da massa de solo. Outra comparao importante, devido natureza de comportamento, so os muros e taludes de solo reforado. As semelhanas vo desde a conceituao at o mtodo de anlise. As duas tcnicas dizem respeito a reforo de solo. A principal diferena entre o solo grampeado e as estruturas de solos compactados reforados est na metodologia construtiva. O comportamento intrnseco basicamente similar. Tm-se como principais diferenas o tipo de reforo, de maior rigidez no solo grampeado, e as tenses induzidas pela compactao, no caso das estruturas em aterro. A estabilizao de taludes em solo grampeado apresenta algumas vantagens em relao s tcnicas similares apresentadas e normalmente utilizadas (cortinas atirantadas, muros de concreto armado, etc.). Baixo Custo - No solo grampeado o nico elemento estrutural utilizado para a estabilizao so os grampos. A proteo do talude seja em concreto projetado ou outra estrutura, como por exemplo, revestimentos pr-fabricados, tm custos relativamente baixos e podem permitir uma considervel economia em relao s solues convencionais. Equipamentos leves O solo grampeado pode ser executado utilizando-se equipamentos leves e de fcil manuseio. Em geral so utilizadas sondas rotativas de pequeno porte para a execuo dos furos e a injeo da calda de cimento se processa, em geral, por gravidade. O revestimento pode ser aplicado manualmente ou utilizandose um equipamento de projeo de concreto. Adaptao s condies locais O processo executivo do solo grampeado permite uma grande flexibilidade de adaptao do projeto s condies geomtricas do talude, inclinao da face e distribuio e dimensionamento dos grampos nos diversos estgios da construo. Deformabilidade O solo grampeado, por ser uma estrutura deformvel, na sua essncia de funcionamento, suporta, com segurana, a ocorrncia de recalques totais ou diferenciais. Produo As tcnicas utilizadas na execuo do solo grampeado permitem uma produo excepcional, sendo, em geral, o tempo de execuo muito menor se comparado s solues convencionais. O solo grampeado pode ser utilizado em diversos tipos de solos e de situaes geomtricas, porm, algumas limitaes devem ser respeitadas.

Em solo argilosos cujo grau de saturao pode variar ao longo do tempo, resultando numa diminuio do atrito solo x grampo e ainda, em um aumento da tenso horizontal (empuxo hidrosttico), a soluo em solo grampeado no recomendada. As situaes onde os deslocamentos permitidos pelo solo grampeado possam causar algum dano s estruturas adjacentes devem ser avaliadas com muito cuidado. No entanto, esses deslocamentos so, em geral, muito pequenos e, na maioria dos casos, no inviabilizam a utilizao dessa soluo. 5 - COMPARATIVO FINANCEIRO

A seguir, segue um comparativo financeiro entre projetos de estudo de conteno em solo grampeado e em cortina atirantada de uma obra localizada em Lauro de Freitas BA. O tipo de conteno escolhido foi Solo Grampeado.

Planilha de preos Cortina Atirantada ITEM 1.0 1.1 DISCRIMINAO Servios Iniciais Mobilizao de equipe e equipamentos 2.0 Cortina Atirantada 2.1 Perfurao em solo 2.2 Fornecimento e instalao de tirante ST 85/105 2.3 Injeo de nata de cimento 2.4 Frma com maderite plastificado, inclusive escoramento 2.5 Contra frma 2.6 Concreto FCK 25 MPa 2.7 Ao CA-50 2.8 Tratamento anticorrosivo 2.9 Protenso dos tirantes 2.10 Proteo das cabeas dos tirantes 2.11 Fornecimento e instalao do sistema de ancoragem dos tirantes 2.12 Fornecimento e instalao de drenos curtos 3.0 Hora de equipe e equipamento no aguardo de servios a cargo do cliente Total Geral (R$) UNID. vb QUANT. 1,00 PREO UNIT. 7.500,00 TOTAL 12.000,00 12.000,00 260.211,64 12.540,00 52.210,00 17.338,64

m m

490,00 520,00

40,00 115,00 34,00 56,00

sc m

598,00

280,00 m m kg un un un un 42,00 un 80,00 h 250,00 8,00 150,00 113,00 78,00 7.370,00 87,00 42,00 42,00 25,00 470,00 7,50 13,00 75,00 31,00

21.280,00 3.800,00 53.580,00 89.115,00 988,00 2.700,00 1.116,00

5.400,00

144,00

272.211,64

Planilha de preos Solo Grampeado ITEM 1.0 1.1 2.0 2.1 DISCRIMINAO UNID. QUANT. Servios Iniciais Mobilizao vb 1,00 Solo Grampeado Micro estaca 3 com barra de ao de 20mm, inclusive pintura contra m 800,00 corroso base de zinco e calda de cimento (exceto o ao) Instalao de tela metlica m Q-61 264,00 PREO UNIT. 5.500,00 TOTAL 5.500,00 5.500,00 63.927,00

75,00

48.000,00

2.2

9,50

1.452,00

2.3

Concreto projetado, com 30% de perda 2.4 Instalao do dreno raso 3 Hora de equipe e equipamento no aguardo de servio a cargo do cliente Total Geral (R$)

m un h 30,00 150,00 680,00 6,50 250,00 13.500,00 975,00 -

69.427,00

Com base nas planilhas acima, percebe-se a diferena de preo no emprego do tipo de conteno. Essa diferena de 25% de preo se reflete principalmente pelo tipo de material empregado (tirante ou barras de ao, concreto projetado ou concreto convencional), espessura da conteno, forma de executar, equipamentos empregados e a prpria mobilizao em si. Porm, essa comparao direta no se torna vivel para toda e qualquer conteno, afinal a escolha do tipo ideal depende de algumas consideraes, tais como a altura do talude, o tipo do solo e caso apresente nvel dgua elevado e um tipo de solo, areia na sua predominncia, no poder ser realizado nenhum dos casos, nem solo grampeado e nem cortina atirantada. . 6 - EQUIPAMENTOS Para via seca so necessrios, pelo menos, os seguintes equipamentos e acessrios, conforme a montagem convencional apresentada na Figura 09.

Figura 07 Montagem da aplicao convencional do concreto projetado (BUONO 2003) - Bomba de projeo: recebe o concreto seco adequadamente misturado e o disponibiliza para aplicao. necessrio que os equipamentos estejam em perfeitas condies de trabalho; as peas de consumo devem estar com desgaste aceitvel e a mquina sempre bem ajustada. - Compressor de Ar: acoplado bomba de projeo, fornece ar comprimido em vazo e presso correta para conduzir o concreto at o local de aplicao.

A prtica brasileira, entretanto, de que para qualquer dimetro de mangueira ou vazo de trabalho, a presso caracterstica deva ser de 0,7MPa. Este valor lido no compressor, quando da projeo do concreto, no pode ser inferior 0,3MPa. Desta forma, para distncias de at 50m tem-se, como condio mnima, os valores da Tabela 01. Tabela 01 Condio de operao do compressor (BUONO 2003)

- Bomba de gua: fornece gua em vazo e presso junto ao bico de projeo. Pode ser substituda pela rede pblica de fornecimento de gua. Deve fornecer gua junto ao bico de projeo com presso pelo menos 0,1MPa superior quela dos materiais em fluxo. - Mangote: o duto de borracha por onde o concreto conduzido da bomba ao ponto de aplicao. - Anel de gua: componente do bico de projeo pelo qual se adiciona gua ao concreto. - Bico pr-umidificador: instalado a cerca de 3m do bico de projeo, visa fornecer gua ao concreto seco antes do ponto de aplicao. Pode ou no ser utilizado. 7 - EQUIPE DE TRABALHO A equipe mnima de trabalho para execuo do solo grampeado deve ser composta por: - Encarregado geral de servios: verifica as condies para a entrada e movimentao dos equipamentos no canteiro da obra, o descarregamento dos equipamentos, utenslios e ferramentas, a instalao da central de trabalho, a implantao geral da obra, verifica a programao e execuo (seqncia executiva) de acordo com as caractersticas da obra e necessidades do cliente, coordena o DDS (dilogo dirio de segurana) antes do incio das atividades dirias e instrui em relao segurana durante a execuo dos servios, orienta a locao dos chumbadores, bem como a inclinao, direo e instalao do equipamento, orienta em relao aos procedimentos e acompanhamento da perfurao e injeo, verifica as condies de drenagem superficial e a retirada do material escavado da obra, de maneira que permita o livre trnsito dos equipamentos e do pessoal da obra, obtm do responsvel pela obra a liberao formal dos servios a executar, no tocante a sua locao e cotas, medida que os trabalhos so desenvolvidos, mantm contato com o representante do cliente no campo, com relao s solicitaes e providncias para a continuidade normal da obra. - Operador de perfuratriz: movimenta o equipamento de acordo com a seqncia executiva, instala o equipamento no furo, observando a locao e inclinao, verifica a quantidade e tamanho das hastes ou tubos de revestimento colocados para acompanhar a quantidade perfurada, verifica a mudana de camadas do solo medida que a perfurao avana, verifica eventuais perdas dgua durante a perfurao, elabora o registro dos dados de perfurao

para incluso no boletim, orienta os auxiliares de perfurao quanto utilizao do ferramental necessrio. - Injetador: prepara a calda de cimento a fim de atender determinao de projeto, coordena a conexo da mangueira com tubo de injeo, injeta calda em volumes e presses projetados, lana no boletim os valores de presso e volume injetado, monta e instala as barbacs, drenos e DHP (Dreno Horizontal Profundo). - Mangoteiro: verifica a instalao dos mangotes, bico projetor e mangueira dgua, posiciona o bico projetor de forma a manter perpendicularmente entre a superfcie e o jato de concreto, mantendo distncia da parede entre 1 e 1,5m, sempre em movimentos circulares, regula visualmente a gua e hidratao do concreto, controla a espessura final da camada, conforme o projeto. - Operador de bomba de projeo: verifica a instalao adequada do equipamento, conforme recomendao do fabricante, regula a presso de contato dos discos e o abastecimento da bomba, efetua os procedimentos recomendados tanto no incio quanto no trmino da projeo, executa os desentupimentos eventuais do mangote, caso o concreto seja produzido na obra, fiscaliza a correta dosagem da mistura. - Auxiliar geral: Auxilia os especialistas nas atividades principais. - Armador: Distribui, amarra e mantm os espaamentos entre os ferros e a face do terreno, conforme o projeto.

8 - ENSAIOS Para que a dinmica de um projeto de solo grampeado seja realizada com qualidade, o controle do sistema estritamente necessrio. Desta forma, o controle tecnolgico do concreto projetado e da resistncia dos grampos assume um papel muito importante. O concreto projetado deve ter controle de qualidade baseada na NBR 13070 Moldagem de Placas para Ensaio de Argamassa e Concreto Projetado onde fixa o mtodo para moldagem de placas destinadas a ensaios de argamassas e concretos projetados. As frmas de projeo, das quais sero retiradas corpos-de-prova para ensaios de resistncia compresso, devem ser de madeira compensada, com 18 mm de espessura, conforme NBR 9532 (figura 01) e devem ser dotadas de dispositivos que facilitem a sua desmoldagem, sem causar impactos. Devem ser empregados os equipamentos de projeo utilizados na frente do servio. As superfcies das frmas devem ser posicionadas contra um anteparo rgido, formando um ngulo entre 70 e 80 com a horizontal, conforme figura 2. As frmas devem ser fixadas no local, de modo a evitar vibraes nocivas durante as operaes de projeo. A moldagem da placa deve ocorrer aps realizao do ajuste dos equipamentos e estar garantido o fluxo constante de projeo. A projeo do material deve ser executada de baixo para cima e das bordas para o centro. A distncia a do bico de projeo placa deve ser mantida durante toda a projeo. O preenchimento da frma deve ser considerado como encerrado no momento em que a espessura da placa de concreto atingir a borda da frma. Neste momento, o fluxo de material deve ser desviado da placa e interrompido imediatamente.

Figura 08 Modelo da frma

Figura 09 Posio da frma para projeo Os ensaios de arrancamento so realizados com a finalidade de verificar a relao tenso deformao dos grampos utilizados no sistema de conteno. Para isso so usados grampos prottipos, sem funo estrutural, ao longo da obra nos locais especificados pelo projetista. Estes grampos prottipos obedecem aos mesmos critrios de execuo dos demais grampos executados na obra quanto perfurao e injeo. O sistema empregado constitui de um conjunto de bomba macacos hidrulicos com capacidade nominal especificada em projeto, instalados na cabea do grampo com a utilizao de uma cargueira metlica. A carga aplicada no sistema convertida em presso e verificada atravs de um manmetro na sada da bomba. Os deslocamentos na cabea do grampo so medidos utilizando deflectmetro fixado a um sistema independente de referncia. A resistncia ltima verificada quando da instabilidade dos deslocamentos para cargas constantes, o que resulta na tenso mxima mobilizada. 9 - CONTROLE EXECUTIVO No existe, at o momento, normalizao brasileira que regulamente os controles de execuo. Para os chumbadores se aceita um erro de deslocamento local de at 15% da distncia horizontal ou vertical no posicionamento do chumbador. Porm, deve ser mantida a quantidade de chumbadores prevista no projeto para a rea contida. No preciso qualquer controle rigoroso quanto tolerncia de inclinao, aceitando-se, pelo menos, uma variao em torno de 5. A ferragem deve estar centrada e com recobrimento totalmente seguro. Deve-se garantir que no tenha havido perda de calda ou resina, observando-se, minutos aps a injeo junto boca do chumbador, se no houve decantao. A calda de injeo deve atender s especificaes de projeto, no contendo cimentos agressivos armao do chumbador.

O fator gua-cimento ajustado em campo, em funo das condies da estabilidade da cavidade perfurada e da sua permeabilidade. Sugere-se que todo chumbador receba, pelo menos, uma fase de injeo alm da bainha. Esta tcnica a mais segura, pois minimiza erros operacionais, alm de permitir um adequado adensamento e, portanto, melhor fixao da barra ao solo. A injeo, alm de promover a melhor ancoragem do chumbador, trata o macio, adensando-o e preenchendo fissuras. Para o local onde foram cravados elementos de ao, considerada desnecessria a aplicao de proteo contra corroso. Neste caso, deve-se adotar uma espessura de ao adicional. A proteo anticorrosiva com tinta polimrica, pintura eletroltica ou qualquer processo de inibio da corroso, deve ser eficiente, mesmo com o manejo das barras. Como sugesto de proteo anticorrosiva, pode-se adotar a proposta da NBR 5629 Tirantes Ancorados no Terreno, considerando o grampo como trecho ancorado de um tirante, de acordo com a tabela 02. Tabela 02 Proteo anticorrosiva Classes 1 2 Dimetro do Mangote Permanentes em meio agressivo, ou provisrios, em meio muito agressivo Permanentes em meio agressivo, ou provisrios, em meio medianamente agressivo Permanentes ou provisrios, em meio no agressivo Presso de ar necessria (MPa) Dupla, com emprego de pintura anticorrosiva e calda de cimento Simples, com calda de cimento injetado

O ensaio de tracionamento do chumbador pode ser realizado para se obter dados para projeto. Porm, no h normalizao para isso. Sugere-se a execuo de ensaios num mnimo de 10% das ancoragens, ou numa quantidade tal que permita haver representatividade do resultado. Durante a perfurao, devem ser observadas as posies estruturais das camadas de solo em funo do corte, ajustando, se necessrio, o posicionamento dos chumbadores. O concreto projetado deve ter a espessura controlada por meio de marcos aplicado a cada 4m. necessria especial ateno para a utilizao do equipamento de via seca em condies corretas de presso e vazo, o clculo correto do volume de aplicao da gua e a cura. Como a exposio atmosfrica do concreto muito grande, durante a cura devem ser tomados cuidados de umidificao. O pr-umidificador de linha deve ser empregado objetivando um concreto com menor reflexo, maior resistncia, menor permeabilidade e com menos poeira. Durante a execuo da conteno, devem ser observada a ocorrncia de provveis afloramentos de gua na superfcie do talude, eventualmente no identificada na fase de projeto, principalmente em pocas de maiores precipitaes pluviomtricas. Estas ocorrncias podero exigir ajustes no sistema de drenagem. A visita constante do projetista ou do consultor durante a execuo fundamental para a boa qualidade da obra. Visa avaliar as premissas de projeto, bem como analisar as presses e consumos das injees dos chumbadores, e os ensaios realizados.

Conforme boletim ilustrativo, na figura 10, so mostrados todos os dados de execuo do chumbador, nica fase, que deve ser adaptado para o caso de fases mltiplas.

Figura 10-Boletim de execuo do chumbador (BUONO 2003)

10 CONSIDERAES FINAIS notvel o avano das tecnologias no mundo atual. Diversos sistemas construtivos so estudados, avaliados e lanados no mercado. Mas, torna-se imprescindvel o estudo minucioso e criterioso do tipo ideal de tecnologia a ser empregada para cada caso de obra. Neste artigo foi possvel divulgar as etapas de execuo, as equipes de trabalho, os equipamentos e os controles executivos do tipo de conteno chamado de Solo Grampeado. Apesar deste modelo no estar normalitizado em nenhuma norma brasileira que regulamente os controles de execuo, o mesmo vem se tornando bastante difundido por conta das vantagens que apresenta: Baixo Custo Equipamentos leves Adaptao s condies locais Deformabilidade Produo

Fazendo um comparativo direto com outro tipo de conteno, a Cortina Atirantada, foi possvel observar, para um caso especial, uma diferena de preo de 25%, o que se reflete principalmente pelo tipo de material empregado (tirante ou barras de ao, concreto projetado ou concreto convencional), espessura da conteno, forma de executar, equipamentos empregados e a prpria mobilizao em si. Porm, essa comparao direta no se torna vivel para toda e qualquer conteno, afinal a escolha do tipo ideal depende de algumas consideraes, tais como a altura do talude, o tipo do solo, presena de nvel dgua elevado,valendo ressaltar que se o solo local se constituir de areia na sua predominncia, no poder ser realizado nenhum dos casos, nem solo grampeado e nem cortina atirantada.

REFERNCIAS

EHRLICH, Maurcio. Mini-Curso Solo Grampeado. Apoio: ABMS Associao Brasileira de Mecnica dos Solos Ncleo Regional da Bahia, Dezembro 2002. Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 13070 - Moldagem de Placas para Ensaio de Argamassa e Concreto Projetado, Janeiro 1994. BUONO, Ricardo. Solotrat Engenharia Geotcnica. Disponvel em: www.solotrat.com.br Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 5629 Tirantes Ancorados no Terreno, 1996.

Vous aimerez peut-être aussi