Vous êtes sur la page 1sur 25

1

A Importncia e a Atualidade do Pensamento de E.F.Schumacher1


Gustavo Incio de Moraes Mestrando em Desenvolvimento Econmico pela UFPR e bolsista do CNPq Professor Doutor do Departamento de Economia e do Programa de Ps-Graduao em Desenvolvimento Econmico da UFPR.

Maurcio Serra

Resumo
Schumacher foi um economista que procurou apontar os erros e as incoerncias do pensamento econmico tradicional, comprovado com as crises do petrleo nos anos setenta, quando ento ficaram evidentes os problemas gerados por uma verdadeira compulso pelo crescimento econmico. Ele destacava a necessidade de que os conceitos fossem revistos luz de uma teoria econmica que centrasse sua ateno no desenvolvimento primordialmente direcionado s pessoas. Neste sentido, suas solues estavam relacionadas a alguns temas centrais, tais como descentralizao, tratamento dos recursos naturais e a adequao da tecnologia ao estgio de desenvolvimento do pas e a cultura das naes. O objetivo do presente artigo no s resgatar e mostrar a importncia e a atualidade das idias do Schumacher, mas tambm fazer uma reflexo acerca da necessidade de se transformar a economia numa cincia mais humana. PalavrasChave: Desenvolvimento Econmico; Tecnologia; Humanismo.

Abstract
Schumacher was an economist who showed mistakes as well as incoherences of the traditional economic thought, which were proved by oil crises in the 1970s, when several problems generated by a real obsession about economic growth became so evident. He stressed that concepts should be revisited in the light of an economic theory that was able to focus its attention on development directed essentially to people. In this regard, his solutions were related to some central issues, such as decentralisation, treatment of natural resources, and adequacy of technology for the country development stage and the culture of nations. This article aims not only to bring back and show that Schumachers ideas are important and still modern, but also to think carefully about the necessity of transforming economics into a more humanised science.

Os autores agradecem os comentrios e contribuies dos pareceristas annimos. Eventuais erros e omisses so de inteira responsabilidade dos autores.

Introduo
Nos anos setenta, aps praticamente trs dcadas de crescimento ininterrupto, a economia mundial comeou a observar oscilaes e instabilidades que se sucederam desde ento com freqncia alarmante. Essas instabilidades, embora sentida por todos, acabaram sendo mais prejudiciais aos pases em desenvolvimento, ou seja, aqueles que ainda no tinham atingido um estgio de desenvolvimento econmico no qual as suas populaes pudessem ter todas as necessidades mnimas atendidas. No seria exagero afirmar que, dados os acontecimentos, o capitalismo passou a vivenciar uma nova fase a partir do incio dos anos 70, podendo ser considerados marcos introdutrios dessa nova fase o colapso do regime de Bretton Woods e a crise de oferta do petrleo, principal commodity energtica das economias desenvolvidas. De fato, esses problemas, marcos especficos daquele perodo, continuam considerados como tais aps trs dcadas, sendo respectivamente exemplos concretos as crises cambiais e as permanentes crises de preos dos produtos energticos, sobretudo o petrleo, que est sujeito as condies geopolticas, as estruturas de mercado e ao abastecimento adequado para que os nveis de preo fiquem num patamar razovel para os consumidores, o que, por sinal, no acontece desde o ano 20002. A publicao do livro Small is Beautiful: a study of economics as if people mattered neste perodo3 no apenas uma demonstrao da crise que o capitalismo passou a vivenciar,

A OPEP estabeleceu uma banda de flutuao do preo do barril entre US$ 22 e US$ 28. Contudo, os preos em 2002 e 2003 estiveram acima do teto da banda estabelecida quase que como uma regra. Acredita-se que para 2004, em um cenrio favorvel, o preo mdio seja prximo ao teto do intervalo de referncia. 3 A 1 edio em lngua inglesa de 1973, enquanto que a em portugus data de 1977 com o ttulo O Negcio Ser Pequeno: um estudo de economia que leva em conta as pessoas. Apesar da discusso tecida neste artigo ter sido baseada na edio em portugus, especificamente a 4, que de 1983, as referncias feitas no decorrer do texto ao ttulo da obra esto em ingls. Esta opo fundamenta-se no fato de que Schumacher ficou reconhecido internacionalmente como o autor de Small is beautiful.

3 como tambm pode ser entendido como um guia para a discusso do que necessita ser revisto para que se logre uma retomada do desenvolvimento econmico sob outras bases, estas mais duradouras. Os captulos do livro so provenientes de alguns artigos publicados em peridicos especializados e, em sua grande maioria, de palestras proferidas por Ernst Schumacher ao longo da dcada de 60 e incio da de 70, o que demonstra claramente que uma nova concepo de desenvolvimento econmico j era proposta antes mesmo do esgotamento do modelo anterior, uma vez que havia uma conscincia, mesmo incipiente, de que os alicerces deste modelo eram frgeis. Aps a publicao de Small is Beautiful, ainda foram publicados do mesmo autor A Guide for the Perplexed e Good Work, sendo que nestes houve uma discusso mais aprofundada a respeito das idias que ganharam notoriedade com a publicao do primeiro livro. Schumacher faleceu em 1977 deixando um legado considervel em que o esprito crtico e a preocupao eminentemente humanstica so as caractersticas marcantes deste economista de pensamento criativo. Schumacher, alemo de nascimento, estudou na Inglaterra dos anos 30 e tornou-se cidado ingls aps ter sido impedido pelos nazistas de retornar Alemanha. Ele travou contato e foi discpulo de Keynes, escreveu artigos em parceria com renomados economistas do seu tempo, principalmente Kalecki, e aps a II Guerra Mundial colaborou na reconstruo da Alemanha, assumiu posteriormente a direo do British Coal Board, que foi uma experincia fundamental para a sua participao no planejamento da economia britnica. De todas as suas viagens, talvez, a de maior influncia tenha sido aquela efetuada Birmnia (hoje Myanmar) em 1955, que inspirou a confeco do captulo, inserido no livro Small is Beautifull, denominado A Economia Budista, no qual ele destaca o papel central que os valores morais exercem na resoluo dos problemas da raa humana, ou seja, obteno de paz e garantia de permanncia. Neste sentido, Schumacher (1983, p.44) sublinha que

A escolha do budismo para esta finalidade puramente incidental; os ensinamentos do cristianismo, islamismo ou judasmo poderiam ter sido utilizados da mesma maneira, assim como os de qualquer outra das grandes tradies do Oriente. Em funo da sua originalidade, o resgate das suas idias e sugestes continua extremamente vlido e importante na medida em que elas no perderam a atualidade e, ao mesmo tempo, permaneceram praticamente desconhecidas, principalmente dos economistas, tanto profissionais quanto acadmicos, no Brasil. Para fazer face a este objetivo, o artigo est dividido em quatro sees. Nas trs primeiras sees so discutidos os elementos-chave da obra de Schumacher: a descentralizao; a ateno para com os recursos naturais; e a avaliao da tecnologia adequada ao desenvolvimento. Nas consideraes finais, quarta e ltima seo, so tecidas comentrios a respeito do fio condutor de todas estas discusses, ou seja, a necessidade de tornar a cincia econmica voltada essencialmente para o homem.

1. Descentralizao
A preocupao com as estruturas descentralizadas permeia todas as trs obras de Schumacher, sendo, porm central o captulo cinco de Small is Beautiful Uma questo de tamanho, a que o ttulo do livro nos remete, o que, de fato, demonstra a sua importncia. A questo da descentralizao teve influncia direta de Leopold Kohr, filsofo austraco, com quem Schumacher mantinha laos de amizade. Kohr, em seu livro The Breakdown of Nations, desenvolveu uma argumentao inovadora que procurava demonstrar que a tendncia observada aps a II Guerra Mundial de um processo rumo a um governo mundial equivocada. Sugeriu, atravs de exemplos histricos, que os problemas enfrentados pela humanidade, tais como a ausncia de desenvolvimento e a instabilidade poltica, estariam relacionados ao tamanho da

5 estrutura administrativa envolvida. Portanto, a tendncia correta a se perseguir seria a de conceder maior autonomia s populaes mundiais ao invs de inseri-las numa ordem cada vez mais centralizada. De fato, o trabalho de Kohr especialmente interessante quando se considera que mesmo nas economias desenvolvidas h presses por concesso de maior autonomia s populaes locais, sendo passveis de citao a Espanha, o Reino Unido e o Canad4. Os anos 90 tambm mostraram esse desejo de maior autonomia difundida em vrias populaes, especialmente na frica e Europa, talvez demonstrando que as populaes dessas regies, se no leram Kohr, ao menos acreditam na essncia de suas idias. As suas idias, portanto, so paralelas quelas que inspiraram a poltica de auto-determinao dos povos, que se difundiu nas ltimas dcadas. Inspirando-se em tal referencial, Schumacher aponta, em essncia, as mesmas questes, mas tambm amplia a discusso levando-a para a esfera econmica privada. Ele, igualmente, a contextualiza dentro dos referencias do desenvolvimento econmico que lidam com a estrutura dualstica das naes, que aponta claramente a convivncia de regies desenvolvidas, que tinham setores dinmicos e modernos, com regies subdesenvolvidas, cujos setores eram tradicionais e atrasados. Esta dualidade do desenvolvimento est no cerne das preocupaes de vrios dos pioneiros do desenvolvimento econmico, especialmente Lewis (1955 e 19695), que acabou por influenciar futuras geraes de economistas do desenvolvimento. Na verdade, seria praticamente impossvel Schumacher ficar imune a algum tipo de influncia destas discusses travadas pelos pioneiros do desenvolvimento.

Na Espanha catales e bascos desejam maior autonomia. No Reino Unido so os escoceses e no Canad, o Quebec, territrio colonizado por franceses. 5 Esta a verso em portugus, posto que o texto original, que hoje um clssico da teoria do desenvolvimento, foi publicado, em 1954, no peridico Manchester School of Economic and Social Studies com o ttulo de Economic Development with Unlimited Supplies of Labour.

6 O argumento de que a tecnologia atual leva os ganhos de escala inevitavelmente a serem explorados questionado enfaticamente por Schumacher, que alega que as unidades menores tambm prosperam, a despeito da acumulao tecnolgica. Ademais, as firmas grandes acabam dividindo sua produo interna em unidades menores, cada uma dispondo de gerncia, oramento e metas prprios. Em geral, esse tipo de administrao objetiva proporcionar um maior estmulo ao trabalhador, trazendo a percepo correta a este sobre sua funo e importncia no todo. Um outro aspecto a ser salientado que uma organizao baseada nesse tipo de administrao leva as unidades a um maior dinamismo, uma vez que qualquer problema , em tese, resolvido envolvendo uma estrutura de deciso presente e com comandos simples. Essa percepo foi reconhecida por muitos tericos da Administrao, tais como Drucker (1954), Chandler (1962) e Simon (1954), que buscam inserir em empresas privadas uma estrutura leve e de fcil adaptao, capaz de reorientaes rpidas de rumo, e que hoje est amplamente difundida. Para tanto, recorrem a estruturas de deciso atomizadas, como metas e oramentos por rea, constituindo, portanto, vrias empresas dentro de uma nica empresa. Estas estruturas so comuns, sobretudo, nas empresas transnacionais que procuram trabalhar com direo descentralizada em funo do grande nmero de realidades com que se defrontam em diversas partes do mundo, dividindo a empresa em subsidirias. Ainda que a marca seja nica, os produtos e a comunicao so diferenciados conforme a cultura em que se localiza o problema. Este estado de esprito materializado no slogan: Pense globalmente, aja localmente. Na realidade, este slogan fruto de uma concepo de que a noo de sustentabilidade deveria estar baseada em solues locais, derivadas das prprias comunidades. De fato, a concepo de que o desenvolvimento sustentvel est intrinsicamente relacionado ao desenvolvimento local tem, segundo Leach, Mearns e Scoones (1999), um longo pedigree, que

7 data desde o Blueprint for Survival dos Ecologistas, do Small is Beautiful do Schumacher, e do Nosso Futuro Comum da Comisso Brundtland. A partir desta preocupao local possvel, como salienta Sekiguchi e Pires (1995) e tambm Leff (2001), a construo efetiva de uma nova teoria econmica que leve em conta a atitude e comportamento dos agentes, considerando no apenas o aspecto econmico, mas tambm o aspecto poltico e social. Saindo da esfera privada, a descentralizao, dentro do contexto social, apresenta vantagens semelhantes. Embora haja o reconhecimento de que no h uma resposta nica ao problema de qual o nvel ideal de descentralizao, a tendncia ao gigantismo est presente, sendo necessrio talvez avaliar o tamanho timo do que se queira. Nesse ponto, Schumacher categrico ao ressaltar que o que se quer ter a estrutura consolidada. Um excelente exemplo o caso de naes que convivem com a dicotomia apresentada por Lewis, ou seja, um setor de alta produtividade convivendo com um de baixa produtividade. Como o setor de alta produtividade acaba pagando melhores remuneraes, a mo-de-obra do setor de baixa produtividade sente-se atrada a migrar em busca de emprego no setor dinmico, localizado principalmente nos centros urbanos. Contudo, tal setor mais intensivo em capital do que o setor tradicional, no permitindo a absoro das pessoas nas quantidades ofertadas, ao contrrio do que Lewis poderia imaginar. O resultado conhecido: cidades inchadas, alienao social e incapacidade de atender as demandas da populao, resultando na degradao da qualidade de vida de todos os habitantes, sobretudo daqueles que chegaram procura de uma oportunidade e que foram obrigados a se concentrar nas reas mais degradadas das cidades. exatamente em funo destes problemas que Schumacher tece a sua defesa em prol da descentralizao, que facilitaria, em primeiro lugar, o equacionamento e a consolidao de uma estrutura para as populaes em seu lugar de origem, seja ele dentro de um setor tradicional ou

8 moderno. Em suma, o que realmente importa na viso de Schumacher o fortalecimento das razes econmicas, pois a mobilidade dos fatores desejvel na medida em que ela seja definida pela capacidade de absoro em perfeita ordem, social e econmica, dos (i)migrantes. Alm do mais, a descentralizao contribuiria para aliviar as tenses geradas a partir da convivncia de setores dualsticos dentro de uma mesma estrutura, sendo tambm evidente os benefcios quando se menciona a importncia crescente que o cidado assumiria na vida comunitria, no estando mais na condio de apenas mais um. Esta condio refletiria, ao menos em tese, numa maior insero poltica com exerccio mais intenso da democracia e percepes mais atentas ao estado de coisas. Schumacher, de maneira arbitrria e sem se aprofundar nas razes, definiu que a cidade, ou de uma forma anloga, espao econmico autnomo, ideal no deveria superar quinhentos mil habitantes. Talvez aqui ele estivesse imaginando um agrupamento humano no s capaz de manter os laos comercias, mas tambm imaginando um nvel de coeso social hoje inexistente nas metrpoles e megalpoles ao redor do mundo. Essa argumentao no pode passar despercebida a pases como o Brasil. Quando se observa o espao econmico brasileiro, pode-se perceber a predominncia da regio metropolitana de So Paulo, hoje em processo de conurbao com as regies de Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraba, que, embora possua seus aproximadamente 10% da populao nacional, apresenta uma esfera de influncia sob quase toda a populao brasileira, caracterizando a concentrao do espao econmico brasileiro6. O processo de desconcentrao industrial vivido pela Regio Metropolitana de So Paulo, perdendo participao para estados

Isto tambm vale para Buenos Aires em relao Argentina e a Cidade do Mxico em relao ao Mxico, para se ater a poucos e simblicos exemplos.

9 emergentes, encorajador do ponto de vista de descentralizao, mas no suficiente uma vez que o centro de deciso das atividades permanece em So Paulo, ainda um plo atrator de migrantes. Na realidade, a administrao pblica das megalpoles reconhece que seu alcance limitado em atender e compreender a demanda de todas as regies a que seu poder se estende e, em geral, acaba recorrendo s denominadas administraes regionais ou, indo alm, confeccionando oramentos regionalizados. Essa forma de soluo no s contribui para diminuir a tenso das populaes que antes sentiam o poder pblico distante e inatingvel, como tambm cria um compromisso maior no sentido da resoluo dos problemas. Portanto, para o poder pblico a estrutura descentralizada tambm traz uma maior clareza nas aes, ao mesmo tempo em que insere a expectativa de eficcia pela sua simples presena. Exemplos deste modo de agir dentro da administrao pblica brasileira so as administraes regionais implementadas pelos municpios de So Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e tambm a discusso sobre oramento participativo que ocorre em Porto Alegre, que se d atravs das representaes de bairros. Um aspecto importante a ser sublinhado no que tange a condio contraditria entre o conceito de descentralizao desenvolvido por Schumacher e o atual direcionamento das relaes internacionais. De fato, atualmente as relaes internacionais privilegiam, cada vez mais, as identificaes regionais objetivando agigantar as estruturas de poder e comrcio, sendo os blocos regionais um exemplo concreto deste desejo das naes. A conseqncia deste processo pode ser o agravamento do problema da identificao do indivduo7 e, principalmente, a dificuldade de articulao de um espao econmico estruturado e que preencha as necessidades das populaes envolvidas. Torna-se interessante destacar o carter inovador e peculiar de Schumacher atravs do contraste entre a posio deste e a do indiano Mahalanobis acerca da questo do tamanho para o
7

Por exemplo, um cidado nascido na regio basca se considera basco, espanhol ou europeu ?

10 processo de desenvolvimento (Streeten, 1984). Nesta dicotomia grande versus pequeno, Schumacher, com toda a certeza, est situado no plo oposto ao do Mahalanobis (e ao de muitos outros pioneiros do desenvolvimento), que curiosamente era discpulo do grande escritor, poeta e filsofo indiano Rabindranath Tagore, e que defendia ardentemente a implantao, mediante um planejamento do desenvolvimento, de grandes projetos infra-estruturais como forma de superao do atraso econmico. J no outro extremo est Schumacher, resultado direto de uma educao altamente sofisticada na Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, ou seja, nas principais potncias ocidentais, e que advogava a necessidade de se proteger o crescimento dos pases, sendo extremamente pessimista com relao a qualquer tentativa de se acelerar o desenvolvimento econmico atravs de uma industrializao em grande escala.

2. Recursos Naturais e Expanso Econmica


Em relao aos recursos naturais, os impactos adversos do crescimento econmico sobre o meio-ambiente so o ponto central da preocupao de Schumacher, que foi obrigado a rever o conceito de crescimento econmico e, consequentemente, a estabelecer distines e reclassificar os bens segundo suas origens. Ao reconhecer que a economia uma atividade que acaba prevalecendo sobre as demais, Schumacher destacou a preocupao com o lucro, ou o profit motive, tal como descrito em A Guide for the Perplexed. Essa preocupao com o lucro acabou por fazer da economia uma cincia central da vida humana, na medida em que ela estabelece a posse de bens e conforto. Entretanto, a economia, ao tornar-se o centro da sociedade, acaba por ignorar outras consideraes advindas de outras disciplinas to ou mais importantes para a existncia da civilizao.

11 Neste sentido, as ponderaes da biologia ou da psicologia, por exemplo, so deixadas de lado, prevalecendo estritamente a viso econmica. A situao inversa seria mais sensata, pois qualquer projeto, antes de ser submetido ao clculo econmico, deveria ser submetido s consideraes que envolvem outros efeitos sobre o meio em que vivemos. A isto ele denominou de Meta-Economia, ou seja, a orientao da Economia atravs de valores que a sociedade considera importante, sendo o econmico apenas um deles, isto , somente uma das partes do que ele designou de julgamento fragmentrio (Schumacher, 1983). Incorporando-se a Meta-Economia e reconhecendo-se o julgamento fragmentrio nos eventos humanos haveria a necessidade de se criar no s uma nova metodologia econmica, bem como de se rever vrias concepes at ento dominantes. exatamente neste ponto que entra a preocupao com os recursos naturais e a percepo de que a Economia conduzida sem as consideraes meta-econmicas tende a ignorar o mundo natural. Neste sentido, a classificao dos bens sob uma nova tica tornou-se impretervel para Schumacher, que dividiu os bens em primrios e secundrios, sendo os primeiros aqueles obtidos junto ao mundo natural, sem a necessidade de trabalho transformador por parte do homem, tais como combustveis energticos puros, o solo e frutas colhidas das rvores. J os secundrios necessitavam da ao do homem, posto que o seu trabalho essencial sua criao e esta se daria a partir da transformao dos produtos classificados como primrios. O petrleo refinado, a impresso de um livro ou a oferta de um servio tal como ingressos para o teatro so exemplos de bens secundrios. Essa classificao genrica foi o ponto de partida para uma subdiviso, que especificava os primrios em no-renovveis e renovveis e os secundrios em manufaturas e servios. Portanto, criavam-se limites bem demarcados para cada categoria. Na realidade, essa classificao dos bens submeteria a apreciao econmica a consideraes das demais reas de

12 conhecimento, promovendo a interdisciplinariedade, visto que seria necessrio conhec-las antes de se efetuar qualquer avaliao econmica. Paralelamente, criar-se-ia, do ponto de vista do meio-ambiente, a necessidade de avaliao das conseqncias das decises econmicas sob aspectos mais criteriosos, caracterizando assim o julgamento fragmentar. Num certo sentindo, seria sujeitar o consumo, tal como a produo, ao clculo econmico. Um exemplo bastante caro o da energia nuclear. Talvez influenciado pela obra de Rachel Carson, Silent Spring, onde eram demonstrados os efeitos malficos dos produtos qumicos industriais sobre o meio ambieote, notadamente animais e plantas, Schumacher destacava os efeitos malficos da energia nuclear sobre o ambiente, no que tange especialmente aos seus resduos. Na condio de administrador do British Coal Board, ele advogava que a energia nuclear estava longe de representar a soluo para todos os problemas energticos do gnero humano, classificando de monstruosidade tal soluo, uma vez que gerava resduos de longa durao e alm de comprometer as geraes futuras, comprometeriao nico lar da humanidade: o planeta Terra. O reconhecimento da Meta-Economia e da importncia da considerao de outras variveis no clculo econmico tem estado presente, por exemplo, na contribuio da Economia Ecolgica. Esta corrente de pensamento em grande medida est associada s contribuies pioneiras de GeorgescuRoegen (1971) e Odum (1971), que avaliam o processo econmico no apenas com base nos valores tradicionais, mas tambm pelo fluxo de energia. Baseando-se na primeira e segunda leis da entropia, Georgescu-Roegen redefiniu o horizonte econmico em termos da dissipao de energia, uma avaliao que Schumacher certamente denominaria meta econmica, posto que envolve valores outros que no apenas econmicos. Odum, por sua vez, tem sua preocupao centrada na eficincia energtica das economias e sociedades, propondo a

13 remodelao de modelos macroeconmicos em termos no de valores monetrios, mas de fluxos energticos. Estas idias foram abraadas pelos tericos da Economia Ecolgica, que se caracterizam por uma abordagem preventiva em relao a catstrofes ambientais, tal como Schumacher, em suas trs obras, se comporta. No fundo, conforme May (1995, p. 241) sublinha: para que a economia ecolgica seja eficaz, portanto, imperativo que as decises relativas ao uso dos recursos naturais sejam includas na anlise das polticas relevantes. Nesse sentido, a economia ecolgica prega a incorporao da meta-economia, conforme definida por Schumacher. No se pode deixar de notar outros dois pontos importantes: a) que tal anlise se ope ao mtodo de valorao ambiental pregado pela economia neoclssica e b) que essa anlise exige uma conexo com outros campos do conhecimento, ou seja, uma interdisciplinaridade de modo a retirar a economia de seu suposto isolamento. O problema ambiental, na viso de Schumacher, est tambm associado ao ritmo da mudana tecnolgica, que se acelera e, consequentemente, exacerba o ritmo de depredao dos recursos naturais, como, por exemplo, fontes fsseis e reas de vegetao, uma vez que a conciliao das necessidades materiais do homem, sempre crescentes, encontra como obstculo a prpria natureza. Ao mesmo tempo, o ritmo de crescimento demogrfico tambm acaba influenciando no esgotamento dos recursos naturais, sobretudo porque este perfil demogrfico mais grave encontra-se localizado principalmente nos pases mais necessitados. Contudo, esperase que estes pases, na medida em que enriqueam, diminuam suas taxas de crescimento, completando o processo de transio demogrfica. Embora seja tentador relacionar nvel de renda e taxa de crescimento populacional, esta relao no direta. Ainda assim, se verdadeira, no alivia o problema ambiental, visto que o maior nvel de consumo dar cabo dos recursos naturais,

14 que no sero consumidos por uma massa de populao em franco crescimento8. Nas palavras de Schumacher (1983, p.25) :

J existem provas esmagadoras de que o grande sistema de autoequilbrio da natureza est ficando cada vez mais desequilibrado em aspectos particulares e pontos especficos. Lux (2003) associa o conceito de sustentabilidade prtica do interesse comum e ausncia da busca pelo lucro, em oposio ao auto-interesse, ligado, sobretudo, busca do lucro. Esta posio tem sido muito combatida por vrios crticos, tais como Solow (1974) e Stiglitz (1974; 1997), que dizem ser absolutamente impossvel abrir mo do crescimento, ou a busca do lucro, por conta da inviabilidade de tal proposta. Mas a proposta de fato invivel se se leva em considerao a Economia como ela construda nos dias de hoje, uma vez que possvel um novo tipo de crescimento que leve em conta tecnologias que no agridam a natureza e promovam o desenvolvimento humano. Toda essa discusso d origem ao conceito de tecnologia intermdia9, que objeto de discusso da prxima seo. Lux (2003), por exemplo, cita vrios estudos antropolgicos que comprovam a existncia de vrias sociedades, tais como as antigas sociedades judaico-crists e indo-europias, conseguiram viabilizar seu desenvolvimento humano sem ter o lucro como leitmotiv. A reduo de incentivos monetrios e uma regra de distribuio de renda mais severa seriam algumas das adaptaes necessrias, bem como alteraes nos objetivos e abordagens das empresas hoje voltadas para a produo lucrativa. exatamente com esta percepo que

Schumacher (1983, p.28) ressalta que o cultivo da expanso das necessidades a anttese da sabedoria, pois o aumento das necessidades coloca em evidncia tenses absolutamente

A discusso sobre a Curva Ambiental de Kuznets inserida nesse momento. A literatura possui mais exemplos de negao desta curva do que propriamente de afirmao, mas o debate ainda est inconcluso. 9 Esta foi a traduo utilizada na edio em portugus. O termo original intermediate technolgy.

15 desnecessrias, promovendo no seio dos relacionamentos, sejam eles entre naes ou entre pessoas, disputas consumidoras do esprito humano, que so as causas primordiais da discrdia e da guerra.

3. Tecnologia Intermdia e Desenvolvimento


A concepo do conceito de tecnologia intermdia envolveu uma preocupao com as populaes que, por mais que houvesse boa vontade e esforo, no eram contempladas com as benesses do desenvolvimento econmico, atravs de seus instrumentos mais modernos. De fato, o ritmo de implementao das novidades tcnicas com vistas a aumentar a produtividade e, por conseguinte, o crescimento econmico intensificou-se e, aparentemente, continuar dessa forma, o que tornar a discusso ainda mais dramtica. Torna-se importante observar a profunda relao entre a proposta de tecnologia intermdia e o carter dualstico das economias em desenvolvimento, na quais convivem o setor moderno e o tradicional, que foi concebido por Lewis10 (ver a primeira seo). Conforme mencionado anteriormente, o setor moderno no curso de sua consolidao acaba por atrair mode-obra interessada em desfrutar das remuneraes mais elevadas. Todavia, a massa de populao, que muitas vezes se dispe a migrar do setor tradicional para o setor moderno, no absorvida em sua totalidade. A tecnologia intermdia contemplar exatamente essa mo-de-obra excluda do processo de modernizao, uma vez que a preocupao central na sua utilizao de que essa populao no se torne socialmente marginalizada e que venha a desfrutar de renda, de uma atividade produtiva e, principalmente, de dignidade. Portanto, a tecnologia intermdia no se constitui em uma oposio ao processo modernizante, mas num complemento.
10

Curiosamente, Lewis (1984, p.130), no artigo em que faz uma reviso da sua obra, sublinha que os pases em desenvolvimento necessitam adotar tecnologias apropriadas, mas ressalta que no comunga da mesma posio de Schumacher, que , segundo Lewis, tem uma posio extremista.

16 Schumacher reconhecia que a tecnologia tradicional era superada e que a incorporao de novos mtodos ajudava na confeco do trabalho humano. Contudo, ele verificava que mesmo a tecnologia mais moderna no era capaz de absorver todas as pessoas, principalmente pelo fato dela ser intensiva em capital. A causa principal para a no absoro das pessoas em sua totalidade no processo de desenvolvimento tecnolgico no se limitava apenas ao uso intensivo de capital, mas tambm a outros fatores. O fator cultural o que ganhou maior relevo na sua obra, pois ele salientava que em muitas regies do mundo as pessoas sequer tinham noo da razo de executarem determinadas tarefas, o que contribuia tanto para a sua alienao quanto para o seu sentimento de frustrao, havendo, consequentemente, impactos adversos na produtividade. Um outro fator importante era o educacional, uma vez que a proliferao da educao formal (para o ponto em que ela pode interferir no completo exerccio das capacidades imaginativa e criativa das pessoas) ainda tem sido indubitavelmente um fator de incalculvel importncia (Schumacher, 1979, p. 158)11. Na realidade, a educao no estava restrita apenas aos pases atrasados. Contudo, o atual sistema de ensino, em particular, contribui para que as necessidades criativas e de realizao da fora de trabalho sejam ignoradas, limitando-se ao ensino de rotinas e procedimentos. Citando So Toms de Aquino, Schumacher (1983, p.132) lembra que o que mais gosta um ser humano, dotado de crebro e mos, estar ocupando de forma criativa, til e produtivamente com suas mos e seu crebro. De fato, as empresas j chegaram a concluso de que boa parte das frustraes de seus trabalhadores ocorre nesse sentido.

11

No original em ingls : the proliferation of formal education (to the point that it may interfere with the full exercise of peoples cognitive and imaginative capabilities) has undoubtedly been a factor of still incalculable importance

17 O ponto central para Schumacher era o fato da tecnologia moderna no absorver as pessoas da forma desejada. De acordo com ele (1979, p.22)12, a tecnologia tem crescido alm da escala humana. A questo : Ns podemos traz-la de volta escala humana? A superao de todas essas dificuldades se d a partir da adoo da noo de tecnologia intermdia, que alm de ser uma tecnologia com elevado grau de absoro de mo-de-obra, teria tcnicas mais refinadas de produo que lhe permitiriam algum ganho de remunerao em relao tecnologia tradicional. Ademais, ela propiciaria o desenvolvimento de uma capacidade criativa, ou inovativa, do trabalhador, o que lhe daria uma forma de propriedade mais cooperativa, uma vez que o capital no seria to decisivo quanto na tecnologia moderna na sua concretizao. Essa forma de tecnologia intermdia envolveria tambm processos menos agressivos natureza e que gerassem menos externalidades negativas s populaes envolvidas. Uma vantagem evidente desta tecnologia seria consolidar as razes do trabalhador, evitando migraes em massa e mitigando desequilbrios regionais acentuados provocados pelo processo de desenvolvimento no setor moderno. A viabilidade da tecnologia intermdia estaria assentada em dois pontos fundamentais: a) ela teria que estar concentrada em setores onde a dependncia de matrias-primas e importaes fosse mnima, de modo que pudesse criar at mesmo uma dinmica regional de fornecedores, e, ao mesmo tempo, b) ela deveria ter mtodos de produo simples, sem a necessidade de incorporao de trabalhadores especializados, uma vez que o objetivo de sua implantao no a mo-de-obra qualificada. Este ltimo requisito implicaria que as indstrias fossem pouco intensivas em capital.

12

No original em ingls : the technology has grown beyond the human scale. The question is, Can we bring it back to the human scale?

18 Aqui a idia de tecnologia intermdia funde-se idia de descentralizao, principalmente pelo fato de que no haveria apenas uma homogeneidade econmica, mas tambm uma homogeneidade cultural entre os participantes do empreendimento. A conseqncia imediata seria que toda uma regio passaria a ter uma dinmica prpria e com um menor grau de dependncia dos grandes centros, o que certamente diminuiria a presso sobre estes em termos de migrao e subsdios. Seria bastante plausvel que uma cidade (ver seo descentralizao), de pequeno ou mdio porte, viesse a funcionar como centro das atividades comerciais, mas a adoo de tecnologia intermdia tenderia a ser mais eficaz na medida em que ela no fosse um mercado gigantesco e de grande rea de influncia. A questo do mercado consumidor talvez se constitua no ponto mais sensvel da argumentao do Schumacher, uma vez que seria inevitvel a competio com produtos fabricados sob formas intensivas em capital e que, portanto, tenderiam a dominar o mercado. Por isso Schumacher enfatizou que a comercializao de produtos feitos atravs de tecnologia intermdia deveria ter mercados consumidores nas proximidades. Mercado esse que se caracterizaria pela moderada sofisticao e que, em ltima instncia, tenderia ao consumo de bens normais e necessrios, garantindo dessa forma a colocao dos produtos das indstrias de tecnologia intermdia. Um aspecto importante a ser levado em considerao no tocante a identificao do tipo de indstria que estaria apta a implementar a tecnologia intermdia. Este processo de identificao seria resultado de uma avaliao que envolvesse a disponibilidade de recursos produo e o acesso aos mercados. Entretanto, o mais importante que a urgente adoo de tal procedimento estaria diretamente ligada a duas dificuldades especficas: a) a de absoro de novas tecnologias por parte da mo-de-obra sem qualquer qualificao e b) a de incorporao de grandes contingentes populacionais no setor de tecnologia moderna. Os programas poderiam ser

19 adotados em escala nacional, mas seu sucesso dependeria essencialmente de uma abordagem regional. Isto vale, sobretudo, para o Brasil, cujas distintas realidades regionais muitas vezes so confrontadas com programas de carter nacional que no reconhecem o mrito de solues locais e acabam por agravar a percepo das pessoas, em termos de capacitao e rendimento, quanto ao seu atraso em relao ao mundo moderno. A tecnologia intermdia, portanto, tem o mrito de reconhecer o estado lastimvel das populaes que no conseguem se inserir no moderno processo de desenvolvimento. Estas populaes no so ajudadas com solues mais simples. Muito pelo contrrio, as solues implementadas esto voltadas, ainda que indiretamente, para uma mo-de-obra inserida no moderno mercado de trabalho e, consequentemente, qualificada. Uma maneira mais prtica, e na realidade mais ao alcance dos pases em desenvolvimento, seria no apenas reconhecer as limitaes do salto brutal que se constitui a transio do setor tradicional para o setor moderno, em qualquer lugar, a qualquer tempo, mas tambm preparar essa populao excluda para ingressar de forma adequada no processo de desenvolvimento, sendo a tecnologia intermdia o passo fundamental para esse ingresso. A urgncia de se resolver os problemas bsicos das comunidades carentes e, principalmente, o carter de indepenncia de suas prprias aes em relao aos governos federais para superar as suas prprias dificuldades eram fatores considerados importantes por Schumacher (1979, p. 62)13, que ressaltava, com certa veemncia, o seguinte: Todas as espcies de coisas necessrias no esto feitas. Ns no vamos continuar a esperar por Godot e Godot nunca vir. Em outras palavras, ns no vamos continuar esperando pelo Governo Central. Ns vamos ficar em
No original em ingls : All sorts of needful things are not done. We are not going to go on waiting for Godot, and Godot never comes. In other words, we are not going to go on waiting for the central government. We are going to stand on our own two feet and do within the context of our community what nedds doing. This sort of selfremembering is now coming, and people are realizing that in order to make what needs doing efficient and effective one must engage intellectual resources to create an appropriate, suitable technology.
13

20 p com nossos prprios ps e fazer dentro do contexto de nossa comunidade o que necessita ser feito. Este tipo de auto-recordao est agora voltando, e as pessoas esto se dando conta de que com o propsito de se fazer o que necessita ser feito de maneira eficiente e efetiva algum precisa empregar os recursos intelectuais para criar uma tecnologia adequada, apropriada.

Um exemplo ilustrativo e, ao mesmo tempo, significativo do poder da idia de tecnologia intermdia fornecido pela Ong ITDG (Intermediate Technology Development Group), que foi criada pelo prprio Schumacher, na Inglaterra, em meados da dcada de sessenta com o objetivo de contribuir para a erradicao da pobreza por meio do uso e do desenvolvimento de tecnologias apropriadas. Esta Ong atualmente tem escritrios na frica, sia, Europa e Amrica Latina. Segundo o Relatrio Anual do ITDG da Amrica Latina, cuja sede em Lima, para o perodo 2001-2002, os resultados alcanados para esta regio so bem expressivos, uma vez que 2164 famlias adotaram tcnicas agrcolas em Cuzco e Cajamarca; 1785 pessoas, 85% dos quais eram mulheres, iniciaram um processo de alfabetizao baseado num ensino prtico de diferentes tcnicas agrcolas em Cajamarca; 560 famlias tiveram acesso aos servios de eletricidade atravs de micro-hidreltricas instaladas em quatro comunidades de Cajamarca; 800 pessoas tiveram acesso informao tcnica e se beneficiaram dos servios de comunicao atravs do centro de telecomunicao em Cajamarca; 580 habitantes das reas rurais e urbanas marginais de Lima e de Huancayo, 70% dos quais so mulheres, receberam treinamento em tcnicas agroindustriais, sendo que 145 deles iniciaram um pequeno empreendimento; 380 nativos de Aguaruna e habitantes andinos foram treinados com tcnicas de manejo sustentvel de florestas; 353 novas moradias foram construdas em benefcio da populao rural de Ayacucho, Moquegua e Tacna; 300 habitantes da rea rural de Cajamarca receberam treinamento no uso de tecnologias de comunicao por rdio; 160 empregos foram criados para a produo de arroz em San Martin; 65 pequenos empresrios tiveram acesso a crdito para incrementar seus negcios agroindustriais;

21 48 pequenas empresas de agronegcios receberam assistncia tcnica do ITDG e atingiram um aumento mdio de 20% nas vendas; 6 escritrios locais foram criados em vrios municpios de Cajamarca e San Martin; 8500 pessoas tiveram acesso, atravs das publicaes do ITDG, a informaes tcnicas sobre tecnologias apropriadas; e 1000 perguntas tcnicas foram respondidas pelo centro de informao do ITDG. Esses resultados demonstram a possibilidade concreta da idia de uma tecnologia intermdia contribuir para a economia dos pases atrasados tecnologicamente e para populaes marginalizadas da sociedade, oferecendo dessa forma uma esperana de renda e utilidade para camadas da sociedade que de outra forma estariam propensas a ser um ponto de tenso e estorvo para o bem-estar local.

4. Consideraes Finais
As percepes e as solues propostas por Schumacher, alm de demonstrarem uma simplicidade e criatividade intensa, se direcionaram para os problemas reais das pessoas, principalmente para os que eram social e economicamente excludos do processo de desenvolvimento, processo este que infelizmente continua a alijar populaes em qualquer parte do planeta, especialmente nos pases em desenvolvimento. Percepes e solues que reivindicavam uma mudana de abordagem para a cincia econmica. Quando se diz que determinadas propostas no so viveis ou so genricas em demasia, confunde-se pressupostos e conseqncias. As propostas sero factveis e especficas medida que o cientista econmico alterar seu pensamento no sentido de permitir uma maior abertura a novos pressupostos e construir a teoria econmica a partir de sentenas que tenham como objetivo o alcance de uma vida em condies de produzir com criatividade e sem aflies

22 materiais. Sendo assim o que se pede que se meam os valores que esto guiando a construo da cincia econmica: ser que estes atendem a realizao de fins nobres do homem na Terra? Ser que permitem o desenvolvimento econmico a contento? No h nada errado quando as solues que encontramos no passam de paliativos? algo que requer tempo pensar acerca dessas proposies, mas j faz algum tempo que tais questes deveriam estar na ordem do dia. A percepo de que a maneira com a qual lidamos com a cincia, sobretudo a econmica, desvirtuada, tem sido notada por diferentes correntes, como lembra Sagan (1997, p.151): O ataque em massa ao meio ambiente global no de responsabilidade apenas de industrialistas vidos de lucros, nem de polticos sem viso e corruptos. H muita culpa a partilhar. A tribo dos cientistas tem desempenhado um papel central.Muitos de ns nem sequer nos damos ao trabalho de pensar sobre as conseqncias a longo prazo de nossas invenes. Temos nos apressado a colocar poderes devastadores nas mos de quem oferece mais dinheiro e nas mos das autoridades da nao que por acaso habitemos. Em muitos casos, tem nos faltado uma bssola moral.

O sistema de valores exerce um poder decisivo sobre as cincias sociais, principalmente na rea da economia, que consubstanciada por normas ao longo de quase todos os seus escritos. Assim, ser decisivo o papel da Meta-Economia na construo de um pensamento econmico que torne a economia mais atenta aos valores e valorize o desenvolvimento humano, antes de qualquer preocupao com o crescimento contbil. Para tanto a adoo de uma atitude cooperativa dever permear a construo de teorias econmicas que tero afinal de contas de lidar com os reais problemas do homem na Terra: obteno de paz e garantia de permanncia. Podemos crer que aquilo pensado por E.F. Schumacher ao longo de sua obra pode, de maneira genrica encontrar eco nas palavras de Capra (1982, p.225): A referncia explcita a atitudes, valores e estilos de vida humanos no futuro pensamento econmico tornar essa nova cincia profundamente humanista. Ocupar-se- das aspiraes e potencialidades humanas, e as integrar matriz subjacente do ecossistema global. Tal abordagem

23 transcender de longe tudo o que possa ter sido tentado nas cincias de hoje; em sua natureza essencial ser, simultaneamente, cientfica e espiritual. Desde a publicao das obras de E. F. Schumacher, a cincia econmica avanou no sentido de reconhecer a importncia do meio ambiente e do desenvolvimento humano e j se observa uma vasta literatura voltada para esta temtica, retirando a anlise econmica do isolamento perante as outras cincias. A presena de uma crescente linha de Economia Ecolgica, por exemplo, retrata claramente este avano. Embora este seja um aspecto otimista e positivo, tal avano, por outro lado, no ocorre com a urgncia necessria em relao aos eventos da poca atual. Certamente, a cincia econmica ainda tem muito que avanar, principalmente no que tange a sua interdisciplinaridade, e a contribuio de Schumacher, alm de importante e atual, permanece como uma eterna fonte de inspirao.

Bibliografia
CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutao. So Paulo: Cultrix, 1982. CARSON, Rachel. A Primavera Silenciosa. Lisboa: Editorial Prtico, 1962. CHANDLER, Alfred D. Jr.. Strategy and Structure : Chapiters in the History of the Industrial Enterprise. Cambridge : MIT Press, 1962. DRUCKER, Peter. The Practice of Management. New York : Harper & Brothers, 1954. GEORGESCU-ROEGEN, Nicholas. The Entropy Law and The Economic Process. Cambridge, Massachussets: Harvard University Press, 1971. INTERMEDIATE TECHNOLOGY DEVELOPMENT GROUP ITDG. Practical Answers to Poverty. Annual Report 2001-2002, Lima: ITDG-Regional Office for Latin America, 2002. KOHR, Leopold. The Breakdown of Nations. London: Green Books, 2001. LEACH, Melissa, MEARNS, Robin & SCOONES, Ian (1999). Environmental Entitlements: Dynamics and Institutions in Community-Based Natural Resource Management. World Development, vol. 27, n 2, p. 225-247. LEFF, Enrique. Saber Ambiental: Sustentabilidade, Racionalidade, Complexidade, Poder. Petrpolis, RJ: Vozes, 2001. LEWIS, Arthur. The Theory of Economic Growth. London: Allen and Unwin, 1955.

24

LEWIS, Arthur (1969). Desenvolvimento Econmico com Oferta Ilimitada de Mo-de-Obra. In AGARWALA, N.; SINGH, S. P., orgs. A Economia do Subdesenvolvimento, Rio de Janeiro: Forense, p. 406-456. LEWIS, Arthur (1984). Development Economics in the 1950s. In: MEIER, G. M.; SEEERS, D., eds. Pioneers in Development, Washington, D.C./New York: The World Bank/Oxford University Press, p. 121-137. LUX, Kenneth (2003). The failure of the profit motive. Ecological Economics, Amsterdan: Elsevier, vol. 44, p.1-9. MAY, Peter (1995). Economia Ecolgica e o Desenvolvimento Eqitativo no Brasil. In CAVALCANTI, Clvis, org. Desenvolvimento e Natureza: Estudos para uma Sociedade Sustentvel, So Paulo/Recife: Cortez/Fundao Joaquim Nabuco, p. 235-255. ODUM, Howard. Environment, Power and Society. New York: Wiley International, 1971. SAGAN, Carl. Bilhes e Bilhes: reflexes sobre a vida e a morte na virada do milnio. So Paulo: Cia. das Letras, 1997. SCHUMACHER, Ernst Friedrich. A Guide for the Perplexed. New York: Harper and Rows, 1977. SCHUMACHER, Ernst Friedrich. Good Work. New York: Harper and Rows, 1979. SCHUMACHER, Ernst Friedrich. O Negcio Ser Pequeno: um estudo de economia que leva em conta as pessoas. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. SEKIGUCHI, Celso & PIRES, Elson L. S. (1995). Agenda para uma Economia Poltica da Sustentabilidade: Potencialidades e Limites para o seu Desenvolvimento no Brasil. In CAVALCANTI, Clvis, org. Desenvolvimento e Natureza: Estudos para uma Sociedade Sustentvel, So Paulo/Recife: Cortez/Fundao Joaquim Nabuco, p. 208-234. SIMON, H.A. Centralization vs. Descentralization in Organization the Controllers Departament. New York : Controllership Foundation, 1954. SOLOW, Robert M. (1974). The Economics of Resources or Resources of Economics. American Economic Review, vol. 64, n 2, p. 1-14. STIGLITZ, Joseph E. (1974). Growth with Exhaustible Natural Resources. Review of Economic Studies, Symposium, p. 139-152. STIGLITZ, Joseph E. (1997). Georgescu-Roegen versus Solow/Stiglitz. Ecological Economics, vol. 22, p. 269-270.

25 STREETEN, Paul (1984). Development Dichotomies. In: MEIER, G. M.; SEEERS, D., eds. Pioneers in Development, Washington, D.C./New York: The World Bank/Oxford University Press, p. 337-361.

Vous aimerez peut-être aussi