Vous êtes sur la page 1sur 4

Questo 1 Nveis de descrio da realidade

Os nveis de realidade de Poli so caracterizados e distintos em suas categorias. a principal distino subsequente fica entre categorias universais, que pertencem a realidade na sua totalidade e categorias que pertencem apenas a um ou alguns nveis de realidade. Pode se basear tambm no universo de Karl Popper, o qual dividido em trs partes que interagem em sub-universos, como segue:
a) Mundo 1, que o mundo dos objetos fsicos e eventos, onde esto includas as

entidades biolgicas;
b) Mundo 2, que o mundo dos objetos e eventos mentais e c) Mundo 3, que o mundo dos produtos e da mente humana

O argumento para a existncia dos mundos 2 e 3 causada direta ou indiretamente pelo mundo 1, mas o seu na proposta de nveis, isto porque a teoria de interao do mundo 1 com o 2 uma teoria alternativa do dualismo cartesiano, que baseado na teoria de que o universo composto de duas substncias essenciais, substncia mental, conforme conceito dualista e idealista, onde a mente feita de substncias no-fsicas, que muitas vezes referida como conscincia e substncia corprea ou coisa estendida por ter na extenso o atributo primrio da substncia corprea (Descartes). Embora a cosmologia Popperiana rejeite este essencialismo, esta mantm o senso comum de que o estado fsico e mental existe e interage e que so um epifenomenalismo alternativo, i.e., idia de que algumas caractersticas de uma situao ocorrem em virtude de outra, mas no tem poder causal em si mesma. A interao do mundo 2 com o 3 baseada na teoria de que o mundo 3 parcialmente autnomo, onde o desenvolvimento terico-cientfico culmina em conseqncias no intencionadas ou de alterao no mundo da interao causada por um processo de aprendizado de um destes. A interao do mundo 1 e 3 tem como base a arte e a engenhosidade nobre contida no mundo 3. Os objetos deste mundo 3, embora existentes no 1, tomam forma e adquirem um significado extra pelo mundo 3, ou seja a idia deste significado extra geraria algo a longo das linhas de meta-objeto ou forma de um ser.

Questo 2 - Tipos de Ontologia


Em si considerando alguns aspectos da representao em dados, integridade referencial e das semnticas com atribuio de significado, pode-se idealizar a ontologia clssica, associada ao conceito filosfico no desenvolvimento da ontologia de

contedo e ontologia lgica com representaes descritivas. Desta forma existem dois tipos principais de ontologia, como segue:
1. O primeiro tipo diz respeito ao conhecimento esttico do domnio, onde feita a

distino entre os tipos na base de nvel de generalidade, como segue:

a) Ontologias de domnio b) Ontologias genricas

Desenvolvida para representao do conhecimento relevante para certo tipo de domnio. Desenvolvida para ser usada em uma variedade de tipos de domnio. Ontologia Mereolgica so aplicveis a muitos domnios tcnicos. So tambm chamadas de super teoria e tecnologia central Estas formulam entidades de representao geral sem definir o que deve ser representado, as quais definem os termos que captura convenes usadas nos sistemas de representao do conhecimento tendo como centro objetos.

c) Ontologias representacionais

No caso de classe de conhecimento na soluo de problemas, existem dois tipos, como segue: a) Ontologias de tarefas b) Ontologias metodolgicas Fornecem termos especficos para tarefas especficas Fornecem termos especficos para Mtodo de Soluo de Problema Especfico.

NOTA: Vale lembrar que Mtodos e Tarefas so dois tipos distintos de termos em engenharia do conhecimento. Tarefa refere-se a tipos de problemas, enquanto Mtodo um meio de soluo de problema. Ento, Tarefa pode ser associada com muitos diferentes mtodos que so compostos de sub-tarefas.
2. O segundo diz respeito a ontologia de aplicao. Esta ontologia uma combinao

de domnio e ontologias de mtodos onde esto includos todos os conhecimentos (esttico e de soluo de problema) necessrios na modelagem de um domnio em particular.

Questo 5 - Nveis de organizao Ontologia Formal Bsica (BFO)


a) Durao de uma cirurgia

Entidade OcorrenteRegio temporalRegio temporal conectada-Intervalo temporal

b) Uma orquestra sinfnica

Entidade Continuante-Continuante independente-Objeto agregado

c) A superfcie da Terra

Entidade Continuante-Regio espacial-Regio tridimensional

d) A pilha de pedra

Entidade Continuante-Continuante independente-Objeto agregado

e) A disposio do sangue para coagular

Entidade Continuante-Continuante dependente-Continuante especificamente dependente-Entidade realizvel-Disposio

f) O peso de uma mulher Entidade Continuante-Dependente continuante- Continuante especificamente dependente-Qualidade

g) O mdico Entidade Continuante-Continuante dependente-Continuante especificamente dependente-Papel

h) Um quilo de carne Entidade Continuante-Continuante independente-Objeto

i) Nariz do Pinquio No existe

j) O curso de uma doena Entidade OcorrenteRegio temporal-Regio temporal conectada-Instante temporal

k) O cheiro do requeijo Entidade Continuante-Continuante dependente-Continuante especificamente dependente-Qualidade

l) A dobradia da porta Entidade Continuante-Continuante independente-Objeto

m) A regio oeste de Belo Horizonte Entidade Continuante-Continuante independente-Fiat parte de objeto

n) Os pacientes em um hospital Entidade Continuante-Continuante independente-Objeto agregado

o) Os ltimos anos de sua vida Entidade OcorrenteRegio temporal-Regio temporal conectada-Intervalo temporal

Fontes: Barry SMITH and Pierre GRENON, The Cornucopia of Formal-Ontological Relations http://ontology.buffalo.edu/smith/articles/cornucopia.pdf Pierre Grenon Spatio-temporality in Basic Formal Ontology SNAP and SPAN, Upper-Level Ontology, and Framework for Formalization PART I http://www.slidefinder.net/s/ses2010_week2/30801093/p2 Pierre Grenon BFO in a Nutshell: A Bi-categorial Axiomatization of BFO and Comparison with DOLCE http://osdir.com/ml/org.w3c.working-groups.swhcls/2006-09/msg00141.html Barry Smith. The Basic Tools of Formal Ontology. Department of Philosophy and Center for Cognitive Science University at Buffalo. http://ontology.buffalo.edu/smith/articles/fois1998.pdf Karl R. Popper. The Self and Its Brain: An Argument for Interactionism, (1972). Karl R. Popper. The Open Universe: An Argument for Indeterminism (1988/1991). Karl R. Popper. Objective Knowledge: An Evolutionary Approach, 1972 http://books.google.com/books?id=J5Tf_Jt3ZIC&pg=PA115&source=gbs_toc_r&cad=4#v=onepage&q&f=false

Vous aimerez peut-être aussi