Vous êtes sur la page 1sur 50

NAES E NACIONALISMOS STOREY, David. Territory. The claiming of space. 2001.Cap. 4.

1. Nao e Estado
duas entidades

Nao e Estado so conceituais diferentes.

Naes > coletividades sociais com ligao a um certo territrio. Em muitos casos Nao e Estado coincidem. Ex: Frana.

Naes sem Estado: Curdos Naes que formaram vrios estados: Nao rabe. a

Muitos estados contm minorias nacionais e grupos tnicos.

H muitas naes sem Estado: os Kurdos um dos casos mais notveis. Eles habitam o Iraque, Turquia, Siria e Iran.

Outro caso importante: a ex Iuguslvia formada por vrios grupos nacionais.

Outro bom exemplo da confuso entre nao e Estado o do Reino Unido, que incorpora a Inglaterra, Pas de Gales, Esccia e parte da Irlanda.

2. As origens das naes: trs teorias

Teoria primordialista

As naes so vistas como tendo um ncleo histrico e imutvel. A teoria aproxima-se da idia de raa pura ou nao.

Teoria perenialista

As naes originaram-se de uma natureza construda. As naes no seriam entidades naturais mas fenmenos poltico-territoriais com uma longa histria.

Teoria moderna

As naes so fenmenos relativamente novos, inventadas nos sculos XVIII e XIX, embora hajam proto-naes (Gellner e Hobsbawm). Naes como comunidades imaginadas (Benedict Anderson). As teorias modernas pouco ressaltam o papel das origens tnicas e a importncia dos mitos nacionalistas associados quelas origens.

3. Identidade nacional

As naes referem-se a um grupo de pessoas que dividem caractersticas histrico-culturais ou que imaginam que o faam. Nacionalidade refere-se condio de pertencer a uma nao.

Em muitos aspectos a identidade nacional de um povo pode ser identificada com o lugar de nascimento. Uma nao mais uma construo mental do que uma realidade completa.

4. Nacionalidade e etnicidade

Grupos nacionais podem confundir-se com grupos tnicos. Muitos grupos confortavelmente nacionais. tnicos dentro de existem fronteiras

Identidade nacional uma verso mais politizada da identidade tnica.

5. Nacionalismo

A nao refere-se mais coletividade social do que ao territrio. Sentido comum de identidade ncleo do nacionalismo > vontade nacional. Ideologia territorial que reflete ligao a um espao territorial.

6. Tipos de nacionalismo

Nacionalismo cvico-territorial visto como exemplar.

(ocidental):

Nacionalismo tnico-genealgico (oriental): visto como irracional. Nacionalismo de cima ideologia de dominao; determinista e burgus. Nacionalismo de baixo periferia; lutas anti-coloniais. emana da

7. Nacionalismo progressivo e regressivo

Nacionalismo associado a guerras e animosidade brutal entre povos. As grandes guerras mundiais. As tenses separatistas na ex-URSS, com sentimentos tno-nacionalistas (Srvia, Bosnia-Herzegovina, Coracia e Kosovo); o separatismo da Chechenia, a invaso da Escola na Osstia do Norte em setembro de 2004.

O problema da faxina tnica; raas inferiores; repatriao de estrangeiros; xenofobismo. Uma viso mais positiva: a aceitao de uma verso pluralista de diferenas nacionais e culturais, lingusticas, etc.

8. Funes do nacionalismo

A nao como uma conveniente ferramenta para ajudar o Estado a alcanar seus objetivos. Manuteno de hegemonia e legitimidade para o Estado. O nacionalismo pode ser usado como um mecanismo para o bem e para o mal; maior democracia ou igualdade para grupos marginalizados pode ser uma questo nacional.

Fora de mobilizao; a nao sob ameaa. Identidade nacional como hegemonia poltica; retrica nacionalista das elites.

IMPRIO TURCO-OTOMANO

A Monarquia do Danbio (Imprio Austro-Hngaro


)

Habitantes de Sarajevo Foto: Nicols Brazidec, 2006.

STOREY, D. Territory. The claiming of space. 2001.Cap. 5. Nationalism and the importance of place

Naes e nacionalismos

O poder da nao para induzir fortes reaes emocionais e fsicas varia de pas a pas e entre indivduos de uma mesma nao. As naes necessitam de caractersticas que podem ser utilizadas no processo de afirmao ou re-afirmao da nacionalidade. H necessidade para um passado nacional que visto como o amlgama que mantm a nao unida.

Povos, eventos e lugares podem ser colocados a servio da construo da nao e afirmao. Uma histria nacional atua em conjunto com uma geografia nacional para compor uma viso da nao.

9. A importncia da histria

Uma verso do passado da nao precisa ser trazida para o presente.

Todas as naes necessitam de um passado para justificar sua existncia atual e prover uma explicao para as demandas nacionais.

Fato, folklore e fico combinanm-se para produzir e reproduzir um sentido de nacionalidade; mitos e lendas so uma parte importante da construo da nacionalidade.

10. Territrio e nao

No discurso da construo da nao, o territrio tem grande importncia. Fatos histricos e mitos sobre lugares particulares so elementos-chave no imaginrio nacional. Referncias ao solo nacional abundam nos discursos nacionalistas.

11. Territrio e nacionalismo nos Balcs

O colapso do regime comunista na URSS no final da dcada de 80.

Fracionamento da Iuguslvia: criao da Eslovnia; Crocia; Bosnia-Herzegovina e Macednia. Srvia e Montenegro permaneceram pertencendo a Iuguslvia

Montenegro emancipou-se em Maio de 2006. Iuguslvia: foi criado aps a I Guerra Mundial no que eram os imprios Otomano e ustro-Hngaro.

Regio dos Balcs: contm uma variedade complexa de grupos tnicos com histria de antagonismos e de casamentos.

A natureza da histria dos Balcs mostra que divises territoriais entre distintos agrupamentos no so fceis de identificar, com muitas d. emandas competindo sobre lugares particulares.(p. 82).

O Estado da Bosnia-Herzogovina composto por duas entidades distintas: uma Federo Croata-Muulmana e uma Repblica Bsnia Srvia.

Bsnia, 1992, plebiscito para a independncia. Srvios boicotam.

Muulmanos e croatas queriam a independncia enquanto os srvios no pretendiam ficar num pas independente sob domnio muulmano-croata.

Srvios queriam integrar ao territrio da Srvia as reas onde sua etnia era majoritria.

Srvios

projetam

Grande

Srvia,

que

abarcaria no s o seu territrio original mas tambm as reas habitadas por srvios na Crocia e na Bsnia.

No segundo semestre de 1992 os srvios controlavam cerca de 70% do territrio da Bsnia. Faxina tnica, deportao macia e internao de civis no-srvios em campos de concentrao.

Incio de 1993: cidades destrudas, economia em frangalhos, dezenas de milhares de feridos, cerca de 10.000 mortos e mais de 1,5 milho de refugiados.

A ONU tentou ajuda humanitria s regies e cidades sitiadas pelos srvios, especialmente Sarajevo, a capital.

As guerras na Bosnia-Herzogovina, Srvia e Crocia resultaram em milhares de mortes, cidades arruinadas e infra-estruturas destrudas. Estima-se que o conflito da Bsnia tenha resultado em 300.000 mortos. Faxina tnica cidades e vilas inteiras foram submetidas extino em massa. Os srvios impuseram a faxina tnica aos muulmanos e croatas.

El implacable bombardeo de Saravejo durante la guerra de Bosnia caus una destruccin generalizada. (ACNUR/A. HOLLMAN/1996)

O prdio do parlamento no centro de Sarajevo em chamas depois de ser atacado por fogo de tanques durante o cerco de 1992. Photo by Mikhail Evstafiev

Milhares de refugiados

A destruio em Mostar, hoje

Mostar unha cidade de 105.448 habitantes (2003) de Bosnia - Hercegovina o centro do cantn de Herzegovina - Neretva da Federacin de Bosnia e Hercegovina. Localzase na ribeira do ro Neretva. O 48% da poblacin croata, o 48% bsnia e o 3 % serbio.

Ponte Mostar

Foto: Nicols Brazidec, 2006.

Bsnia comemora reconstruo de ponte histrica 23 Julho 2004

A ponte de Mostar, construda no sculo 16, foi duramente atingida durante a guerra entre muulmanos e croatas na Bsnia em 1993. A reconstruo da ponte e dos prdios vizinhos custou mais de US$ 13 milhes (R$ 39,6 milhes).

Ponte Mostar Foto: Nicols Brazidec, 2006.

Dubrovnik, litoral da Bsnia.

Foto: Nicols Brazidec, 2006.

Dubrovnik, litoral da Bsnia.

Foto: Nicols Brazidec, 2006.

Dubrovnik, litoral da Bsnia.

Foto: Nicols Brazidec, 2006.

Sarajevo hoje

Place au Pigeons et fontaine Sebij, Sarajevo Foto: Nicols Brazidec, 2006.

Vous aimerez peut-être aussi