Vous êtes sur la page 1sur 3

Artigo: Cronoanlise

Mtodo para treinamento da avaliao de ritmo do operador.


O mtodo apresentado a seguir simples, porm til e muito utilizado para aprimorar a habilidade do Cronoanalista em avaliar ao grau de habilidade e esforo de um operador, com o objetivo de calcular-se corretamente o tempo padro.

Materiais: cronmetro com escala centesimal e uma tbua perfurada com pinos conforme a seguir.

Figura 1: Caixa perfurada (medidas em polegadas).

Figura 2: Pino (medidas em polegadas).

www.assessoriaindustrial.com.br

Artigo: Cronoanlise

Figura 3: Conjunto pronto O mtodo descrito a seguir: Posicione os pinos e a caixa conforme a figura abaixo:

Caixa para os pinos soltos

15 14 13

10 9 8 7 6

5 4 3 2 1

5 4 3 2 1

10 9 8 7 6

15 14 13 12 11

Posio inicial da mo esquerda.

12 11

Posio inicial da mo direita.

Figura 4: Mtodo O mtodo mais eficiente para colocar os pinos na caixa : partindo com as mos nas posies indicadas, pegar 1 pino em cada mo simultaneamente e depositar nos furos com numerao 1. Repetir este processo seguindo a numerao da figura 4.

www.assessoriaindustrial.com.br

Artigo: Cronoanlise

O cronmetro deve ser acionado quando a mo inicia o movimento para pegar os 2 primeiros pinos e interrompido quando as mos retornam para a posio inicial aps colocarem os 2 ltimos pinos.

Com o tempo cronometrado, consulta-se a tabela1 a seguir para checar a Eficincia (ritmo).

Tabela 1: Eficincia x Tempo

Com uma pessoa (operador) colocando os pinos corretamente conforme descrito anteriormente, o avaliador a ser treinado deve cronometrar o operador e sem olhar no relgio dizer qual foi a eficincia do mesmo. Com o tempo cronometrado, checar a eficincia verdadeira e comparar os resultados. Anotar o erro (diferena entre eficincia correta e a sinalizada pelo avaliador em treinamento) em uma planilha e continuar o treinamento. Aps uma seqncia de treinamentos, este erro dever diminuir, de forma que o erro apropriado para trabalho dever ser de 5% para mais ou para menos.

Mesmo aps alcanar um resultado satisfatrio, deve-se repetir o teste periodicamente para manter a capacidade de avaliao e corrigir possveis falhas.

Nota de Autoria: Douglas Moura Miranda, graduado em Engenharia de Controle e Automao pela Unicamp, mestre em Engenharia de Produo pela UFMG. Especializado em mtodos de melhoria de processos como: 6 Sigma, Cronoanlise, Lean Manufacturing, TPM, TQM, Logstica e Pesquisa Operacional. douglasmiranda@gmail.com

www.assessoriaindustrial.com.br

Vous aimerez peut-être aussi