Vous êtes sur la page 1sur 7

Biosfera camada superficial terrestre capaz de suportar vida; sistema

global que inclui toda a vida na Terra, o ambiente onde essa vida se desenrola e as relaes que se estabelecem entre todos os elementos; constituda por todos os organismos vivos que habitam o planeta Terra, e pela matria orgnica no composta. (Nos oceanos at 11km de profundidade. Na atmosfera at 8km de altitude.)

Clula unidade fundamental da vida. As clulas podem surgir na


Natureza de forma isolada no caso dos seres unicelulares ou associadas entre si constituindo seres multicelulares ou pluricelulares.

Organizao hierrquica dos organismos (seres pluricelulares)


Comunidade

Espcie

Tecidos conjunto de clulas idnticas e com funes semelhantes. rgos diferentes grupos de tecidos associados. Organismo diferentes sistemas de rgos cooperando entre si. Espcie organismos idnticos capazes de se cruzarem entre si que
originam descendentes frteis. Populao seres vivos pertencentes mesma espcie e que habitam uma determinada rea, num determinado momento. Comunidade bitica indivduos de espcies diferentes que habitam uma mesma rea e estabelecem relaes entre si. Tem por base a forma de obteno do alimento. Ecossistema conjunto da comunidade bitica, do ambiente fsico e qumico e as relaes que se estabelecem entre si.

Dinmica dos ecossistemas

Os seres vivos de um ecossistema estabelecem relaes trficas (alimentares) que envolvem transferncias de matria e energia. Cadeia alimentar uma sequncia de seres vivos que se relacionam a nvel alimentar. Teias alimentares ou redes trficas cadeias alimentares que se inter-relacionam. Produtores seres vivos capazes de elaborar matria orgnica a partir de matria inorgnica, utilizando, para isso, uma fonte de energia externa seres autotrficos. (plantas) Consumidores seres vivos incapazes de produzir compostos orgnicos a partir de compostos inorgnicos seres heterotrficos e, por isso, alimentam-se directa ou indirectamente da matria elaborada pelos produtores. (coelho) Decompositores seres vivos que obtm a matria orgnica a partir de outros seres vivos, decompondo cadveres e excrementos. Desta forma, transformam a matria inorgnica, assegurando a devoluo dos minerais. (cogumelo)

Produtores (plantas) 1 ordem Herbvoros consumidores de 2 ordem Carnvoros consumidores de 3 ordem.

Biodiversidade essencial para as populaes humanas ao nvel da


agricultura (defesa contra pestes, doenas, alteraes climticas, produo de novos alimentos e reproduo) ao nvel da sade (medicamentos).

Diversidade ecolgica refere-se diversidade de comunidades


presentes nos diferentes ecossistemas. Diversidade de espcies relativa variedade entre as espcies encontradas em diferentes habitats do planeta. Diversidade gentica inclui a variedade gentica dentro e entre as populaes pertencentes mesma espcie.

Diversidade biolgica
Seres procariontes organismos formados por uma s clula muito simples, sem ncleo organizado (clulas procariticas). Seres eucariontes organismos que apresentam clulas mais complexas, com ncleo organizado (clulas eucariticas).

Conservao de espcies
1 Identificar as espcies que se encontram em vias de extino; 2 Identificar as causas da extino; 3 Inverter a tendncia do declnio. Ex: controlo de perdas populacionais, atravs de uma correcta educao ambiental e de legislao especfica; criao de reas protegidas.

Principais causas da extino


Alterao e destruio dos habitats; Super consumo e sobreexplorao dos recursos; Introduo de predadores ou de doenas; Alteraes climticas; Proliferao das espcies invasoras (consideram-se invasoras as espcies que so introduzidas em meios onde so desconhecidas e onde no tm predadores nem concorrentes srios. Estas espcies proliferam (multiplicam-se) e eliminam numerosas outras espcies.)

Extino de espcies

Extino de fundo naturais no meio Extino em massa Extines so idnticas s extines

Processo natural causado por modificaes ambiente; Natural, causada por catstrofes naturais; antropognicas Causadas pelo homem em massa.

Benefcios para a humanidade decorrente da manuteno da biodiversidade


Manuteno da fertilidade dos solos; Preveno da eroso dos solos; Controlo de pragas na agricultura; Regulao do ciclo da gua e da composio da atmosfera.

reas protegidas pretendem manter as espcies e os ecossistemas


relativamente livres da aco do Homem, permitindo conservar um patrimnio natural.

Teoria celular
A clula a unidade bsica estrutural e funcional de todos os seres vivos; Todas as clulas provm de clulas pr-existentes; A clula a unidade bsica de reproduo, de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos.

Clulas procariticas clulas mais simples. Esto representadas pelas bactrias e pelas cianobactrias. (seres unicelulares) Clulas eucariticas clulas com uma estrutura mais complexa. Esto representadas em todos os restantes grupos de seres vivos. (seres unicelulares e pluricelulares)

Organizao estrutural
Clula procaritica Estrutura mais simples; Dimenses reduzidas; Sem ncleo; No tm organelos membranares.
Pili

Bactria

Clula Cpsula
(Nucleide )

(Controlo da eucaritica informao (animal ou vegetal) gentica)

Estrutura mais complexa; (Sntese de Maiores dimenses; protenas) Com ncleo individualizado do citoplasma; Tm organelos membranares.

C.E Vegetais Possui parede celular; Ambas possuem Possui cloroplastos; membrana, citoplasma Possui vacolos. e ncleo. C.E Animais Possui centrolos. Notas:

As clulas animais apresentam uma maior diversidade de clulas devido presena da parede celular que rgida nas clulas vegetais. Quanto maior for o grau de complexidade estrutural das clulas maior a sua dimenso.

Clula eucaritica animal

Clula eucaritica vegetal

Organelos membranares limitados por uma membrana.

Componentes celulares estrutura e funo


Membrana plasmtica Invlucro que mantm a integridade clula; Responsvel pela troca de substncias entre o meio intracelular e o meio extracelular; Proteco; Limitar a clula do meio exterior; Recepo de informao.

Ncleo

Mitocndrias

Cloroplastos

Vacolos Parede celular

o maior organelo celular que e encontra-se delimitado por uma membrana com poros; Controla a actividade celular; Limitado pelo citoplasma; Lquido no seu interior nucleoplasma. Organelos que possuem duas membranas, uma externa e outra interna; Esto envolvidas em processos de obteno de energia por parte da clula; Local onde ocorre reaces da respirao aerbia. Organelos que possuem uma membrana dupla, onde se encontram pigmentos envolvidos na fotossntese. Plastos Cloroplastos (clorofila) Organelos de tamanho varivel, rodeados por uma membrana; Os vacolos podem armazenar no seu interior gases, pigmentos, acares, protenas, gua Parede rgida que envolve as clulas vegetais e bacterianas; Proteco e suporte; D resistncia clula; Rica em celulose. Estrutura de aspecto cilndrico constituda por microtbulos; Intervm na diviso celular.

Centrolos

(Centrossoma) Retculo endoplasmtico

Sistema de sculos, vesculas e canalculos, envolvido na sntese de protenas, lpidos e hormonas; Intervm no transporte de protenas e outras substncias; Envolve o ncleo e estende-se pela clula.

Aparelho ou complexo de Golgi

REL (sem ribossomas) Conjunto de dictiossomas e de vesculas; Intervm em fenmenos de secreo; Transporte de substncias dentro da clula.

(dictiossoma) Lisossomas

Ribossomas (polissoma ou polirribossoma)

Estruturas esfricas rodeadas por uma membrana simples, que contm no seu interior enzimas (hidrolases), que intervm na decomposio de molculas e estruturas celulares. Pequenas estruturas, constitudas por duas pores (grande subunidade e pequena subunidade); Por vezes associadas ao retculo endoplasmtico; Fundamentais para a sntese de protenas. Rede de fibras intercruzadas, existentes no citoplasma; Mantm a forma da clula; Suporta os vrios organelos celulares; Do forma clula.

Citosqueleto

Nota: O material gentico encontra-se no ncleo, nas mitocndrias ou nos cloroplastos. O nuclolo constitudo por molculas, designadas protenas e cidos nucleicos.

Vous aimerez peut-être aussi