Vous êtes sur la page 1sur 39

CONVNIOS ADMINISTRATIVOS

Funes do Estado

Poder Executivo Administrar Poder Legislativo Legislar/Fiscalizar Poder Judicirio Julgar

Funes Tpicas e Atpicas

Conceito de Convnio
Convnio todo ajuste celebrado entre entidades da Administrao Pblica ou entre essas e organizaes particulares, tendo por objeto a realizao de interesses comuns.

Conceito de Convnio Organograma


A

Interesse Comum B C

Conceito de Convnio

Quem pode ser partcipe?

IN 01/2000, da CGE Art. 7. O Poder Pblico estadual, diretamente atravs de seus rgos ou por intermdio de suas entidades da administrao direta, somente poder celebrar convnios destinando verbas ou recursos pblicos, para entidades de direito privado, que tenham sido reconhecidas de efetiva utilidade pblica, atravs de lei estadual.

Distino entre Convnio e Contrato


. Decreto Federal n. 93.872/86 Art. 48. Os servios de interesse recproco dos rgos e entidades da Administrao Federal e de outras entidades pblicas ou organizaes particulares podero ser executados sob o regime de mtua cooperao, mediante convnio, acordo ou ajuste. Pargrafo nico. Quando os participantes tenham interesses diversos e opostos, isto , quando se desejar, de um lado, o objeto do acordo ou ajuste e de outro lado a contraprestao correspondente, ou seja, o preo, o acordo ou ajuste constitui contrato.

Distino entre Convnio e Contrato

Convnios

a) Simples associao cooperativa, que tem como objeto a realizao de fins comuns; b) No h partes, mas sim partcipes; c) Admite a retirada dos partcipes a qualquer momento, mediante denncia e d) As verbas repassadas via convnio continuam com o status de recursos pblicos.

Distino entre Convnio e Contrato

Contrato

a) Acordo entre partes que perseguem fins diversos; b) H partes e no partcipes; c) Em caso de descumprimento da avena, h a cominao de sanes e d) Os recursos pagos pela Administrao ao contratado passa para o patrimnio deste, pouco importando a destinao que ser dada.

Legislao

Lei n. 8.666/93

Art.116.Aplicam-se as disposies desta Lei, no que couber, aos convnios, acordos, ajustes e outros instrumentos congneres celebrados por rgos e entidades da Administrao. 1oA celebrao de convnio, acordo ou ajuste pelos rgos ou entidades da Administrao Pblica depende de prvia aprovao de competente plano de trabalho proposto pela organizao interessada, o qual dever conter, no mnimo, as seguintes informaes: I-identificao do objeto a ser executado; II-metas a serem atingidas; III-etapas ou fases de execuo;

Legislao
IV-plano de aplicao dos recursos financeiros; V-cronograma de desembolso; VI-previso de incio e fim da execuo do objeto, bem assim da concluso das etapas ou fases programadas; VII-se o ajuste compreender obra ou servio de engenharia, comprovao de que os recursos prprios para complementar a execuo do objeto esto devidamente assegurados, salvo se o custo total do empreendimento recair sobre a entidade ou rgo descentralizador.

Legislao
2oAssinado o convnio, a entidade ou rgo repassador dar cincia do mesmo Assemblia Legislativa ou Cmara Municipal respectiva. . Instruo Normativa n. 001/2000, da Controladoria Geral do Estado de Sergipe

Licitao

Posio Majoritria: Desnecessidade de realizao de prvio certame licitatrio para a escolha dos partcipes. Posio Minoritria: Necessidade de instaurao de procedimento licitatrio nos casos de convnio celebrado entre rgo da Administrao Pblica e entidade privada, na hiptese em que vrias entidades de natureza privada possam executar o objeto do convnio.

Licitao

Decreto Estadual n. 25.351/2008

Pargrafo segundo do art. 1 No prazo de at 180 dias a Controladoria-Geral do Estado editar nova Instruo Normativa, para disciplinar a elaborao, celebrao, execuo e prestao de contas dos Convnios de natureza financeira, cujo texto dever ser consentneo com as normas do Decreto (Federal) n. 6.170, de 25 de julho de 2007.

Licitao

Art. 4. do Decreto Federal n. 6.170/2007 A celebrao de convnio com entidades sem fins lucrativos poder ser precedida de chamamento pblico, a critrio do rgo ou entidade concedente, visando seleo de projetos ou entidades que tornem mais eficaz o objeto do ajuste.

Requisitos
Art. 116 da Lei n. 8.666/93 1oA celebrao de convnio, acordo ou ajuste pelos rgos ou entidades da Administrao Pblica depende de prvia aprovao de competente plano de trabalho proposto pela organizao interessada, o qual dever conter, no mnimo, as seguintes informaes: I-identificao do objeto a ser executado; II-metas a serem atingidas; III-etapas ou fases de execuo; IV-plano de aplicao dos recursos financeiros; V-cronograma de desembolso; VI-previso de incio e fim da execuo do objeto, bem assim da concluso das etapas ou fases programadas; VII-se o ajuste compreender obra ou servio de engenharia, comprovao de que os recursos prprios para complementar a execuo do objeto esto devidamente assegurados, salvo se o custo total do empreendimento recair sobre a entidade ou rgo descentralizador.

Requisitos
Art. 5, 1, da IN 001/2000, da CGE

Para celebrar o convnio de que trata esta Instruo Normativa, qualquer que seja a origem ou fonte dos recursos financeiros envolvidos, as entidades privadas, interessadas convenentes, devero comprovar, mediante atestado de autoridade administrativa judiciria ou policial, com data no inferior a 60 (sessenta) dias, que se encontram em efetivo funcionamento e no pleno exerccio de suas atividades.

Requisitos
Art. 6 da IN 001/2000, da CGE, com redao dada pela IN 005/2008 Nos termos desta instruo normativa, os convenentes ou intervenientes somente podero celebrar convnios, envolvendo recursos do Estado de Sergipe, se comprovarem possuir situao de adimplncia, cabendo-lhes, obrigatoriamente:

Requisitos
I- Apresentar certido negativa de dbito, emitida pela SEFAZ II- Apresentar certides negativas de dbito da Receita Federal, dvida ativa da Unio, INSS e FGTS III- Apresentar certido negativa de dbito emitida pela Companhia de Saneamento de Sergipe DESO, ou em caso de parcelamento, certido positiva com efeito negativo

Requisitos
IV- Comprovar, mediante declarao, que no h pendncias ou irregularidades de prestaes de contas de convnios anteriormente celebrados com rgos ou entidades da Administrao Estadual, direta ou indireta, do Estado de Sergipe V- Comprovar o cumprimento da aplicao de recursos em servios de sade e educao, no ltimo exerccio financeiro, dentro dos limites mnimos estabelecidos constitucionalmente. 2 Nos casos de calamidade pblica ou de estado de emergncia, declarados na forma da lei, excepcionalmente, os Municpios do Estado de Sergipe podero celebrar convnio com os rgos ou entidades da Administrao Estadual, desde que atendam, no mnimo, a trs requisitos deste artigo. 3 do Art. 195 da CF A pessoa jurdica em dbito com o sistema da seguridade social, como estabelecido em lei, no poder contratar com o Poder Pblico nem dele receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios.

Questionrio
1) possvel que lei estadual preveja a necessidade de prvia autorizao legislativa para que a Administrao Pblica Estadual realize convnios com particulares? 2) Uma vez firmado o convnio, lcito alter-lo? 3) H possibilidade de realizar alterao unilateral do termo de convnio? 4) O limite de acrscimo de 25% do valor atualizado do ajuste aplica-se aos convnios?

Questionrio
5) Havendo denncia em um convnio em que a contrapartida do denunciante era financeira, como fica a questo da responsabilidade pela indenizao a particulares contratados pelo outro convenente visando a realizao do objeto? 6) A Administrao pode celebrar convnio com prazo de vigncia indeterminado? 7) A Administrao dever realizar licitao previamente celebrao de convnio? 8) Os recursos oriundos de convnio repassados s entidades privadas podero ser gastos sem observncia do procedimento licitatrio?

Questionrio
9) A Administrao Pblica Federal, quando da formalizao de convnios, dever exigir das entidades convenentes a demonstrao dos requisitos de habilitao? 10) possvel prorrogar convnio?

Exame preliminar da documentao exigida nos Convnios de Cooperao


01.Ofcio de encaminhamento a PGE 02.Solicitao do interessado e justificativa legal voltada ao interesse pblico 03.Minuta de termo de Convnio (com todas as clusulas necessrias: qualificao dos partcipes, objeto convenial, compromissos, condies de execuo, recursos, vigncia, denncia ou resciso, publicao, foro de eleio, data e assinaturas dos representantes legais) 04.Plano de trabalho (com requisitos do art. 116 da lei n 8.666/93) 05.Plano de aplicao (s quando houver com repasse de verba pblica)

Exame preliminar da documentao exigida nos Convnios de Cooperao


06.Autorizao do ordenador de despesa 07.Autorizao do CRAFI com dotao oramentria 08.Declarao em conformidade com a Lei de Diretrizes oramentrias (LDO) 09. Projeto Bsico 10.Estatuto ou Regimento e suas posteriores alteraes devidamente registradas em cartrio (Entidades privadas) 11.Ata de Criao da Entidade (Entidades privadas)

Exame preliminar da documentao exigida nos Convnios de Cooperao

12.Ata de Eleio ou Ato de Nomeao da Diretoria em vigor ou da Atual representante legal (Termo de Posse, se Prefeito) 13.Cpia do CPF e do RG, Endereo Completo e Estado Civil da Diretoria em vigor ou do atual representante legal 14.Carto do CNPJ Cadastro Nacional de Pessoas Jurdica (CGC) (www.receita.fazenda.gov.br) 15.Certido Negativa de Dbitos de Tributos e Contribuies Federais emitida pela Secretaria da Receita Federal SRF (www.receita.fazenda.gov.br)

Exame preliminar da documentao exigida nos Convnios de Cooperao

16.Certido quanto a Divida Ativa, emitida pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) ( www.pgfn.fazenda.gov.br) 17.Certido Negativa de Dbito Fiscal com a Fazenda Pblica Estadual (www.sefaz.se.gov.br ) 18.Certido de Regularidade de Tributos do ICMS com a Secretaria de Estado da Fazenda (www.sefaz.se.gov.br ) 19.Certido Negativa de Dbitos do INSS ( www.dataprev.gov.br ) 20.Certido de Regularidade do FGTS CRF ( www.caixa.gov.br)

Exame preliminar da documentao exigida nos Convnios de Cooperao

21.Certido do TCE/SE sobre a regularidade pagamento de funcionrios pblicos e prestao de contas junto a Corte de Contas. 22.Comprovante de abertura de conta especfica, no BANESE, para a execuo do projeto (Entidades privadas) 23.Cpia da Lei de Reconhecimento de Utilidade Pblica pela Assemblia Legislativa a partir de 1991 (Entidades privadas) 24.Declarao de funcionamento da entidade, com data no inferior a 60 dias, fornecida por autoridade judiciria ou policial (Entidades privadas) 25.Comprovao da inexistncia de dbito referente a taxas em razo do exerccio do poder de servios pblicos prestados por rgos em Entidades da Administrao Estadual.

Termo de Convnio
Clusulas Necessrias Art. 10 da Instruo Normativa n. 001/2000, da Controladoria Geral do Estado de Sergipe. Constaro das clusulas essenciais ou necessrias: I objeto e seus elementos caractersticas, com a descrio clara e precisa do que se pretende realizar; II obrigao dos convenentes; IV a vigncia; VII a obrigatoriedade de que os recursos transferidos sejam mantidos e movimentados em conta especial e especfica no BANESE, ou em outro estabelecimento de crdito oficial, onde no existir agncia do referido banco estadual;

Termo de Convnio
VIII a proibio da utilizao dos recursos em finalidades diferentes das estabelecidas no Convnio e no plano de aplicao; X a forma do desembolso financeiro; XI a obrigatoriedade de restituio ao Tesouro do Estado, quando da denncia, resciso ou extino do Convnio, de eventual saldo de recursos, inclusive os provenientes das receitas obtidas em aplicaes financeiras realizadas, no prazo improrrogvel de 30 (trinta) dias do evento

Termo de Convnio
XIII a obrigatoriedade do rgo ou entidade executora de prestar contas dos recursos recebidos; XV os casos de resciso; XVI foro onde sero dirimidas as dvidas decorrentes de sua execuo.

Prazo de Vigncia

possvel a celebrao de convnios com prazo de vigncia indeterminado? Convnio e exerccio financeiro Convnios Plurianuais Aplica-se o disposto no art. 57, II, da Lei n. 8.666/93 aos convnios?

Publicao como Forma de Eficcia


A publicao resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial, que condio indispensvel para sua eficcia, ser providenciada pela Administrao at o quinto dia til do ms seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor, ainda que sem nus, ressalvado o disposto no art. 26 desta Lei (Art. 61, pargrafo nico, da Lei n. 8.666/93)

Publicao como Forma de Eficcia


O extrato resumido do Convnio ser publicado no Dirio Oficial do Estado, s expensas do rgo ou Entidade da Administrao Estadual responsvel pelo programa, at o 5 dia til do ms seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de 20 dias daquela data... (art. 13 da Instruo Normativa n. 001/2000, da Controladoria Geral do Estado de Sergipe)

Liberao, Aplicao e Devoluo dos Recursos

Liberao Observar cronograma constante do plano de aplicao Aplicao As disponibilidades de caixa da Unio sero depositadas no banco central; as dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e dos rgos ou entidades do Poder Pblico e das empresas por ele controladas, em instituies financeiras oficiais, ressalvados os casos previstos em lei. (art. 164, 3, da Constituio Federal)

Liberao, Aplicao e Devoluo dos Recursos

Aplicao: Constaro das clusulas essenciais ou necessrias a obrigatoriedade de que os recursos transferidos sejam mantidos e movimentados em conta especial e especfica no Banco do Estado de Sergipe S/A BANESE, ou em outro estabelecimento de crdito oficial, onde no existir agncia do referido banco estadual... (art. 10, VII, da Instruo Normativa n. 001/2000, da Controladoria Geral do Estado de Sergipe)

Liberao, Aplicao e Devoluo dos Recursos


Lei n 8.666/93 Art. 116, 4- Os saldos de convnio, enquanto no utilizados, sero obrigatoriamente aplicados em cadernetas de poupana de instituio financeira oficial se a previso de seu uso for igual ou superior a um ms, ou em fundo de aplicao financeira de curto prazo ou operao de mercado aberto, lastreado em ttulos da dvida pblica, quando a utilizao dos mesmos verificar-se em prazos menores que um ms.

Liberao, Aplicao e Devoluo dos Recursos Art. 116, 5- As receitas financeiras auferidas na forma do pargrafo anterior sero obrigatoriamente computadas a crdito do convnio e aplicadas, exclusivamente, no objeto de sua finalidade, devendo constar de demonstrativo especfico, que integrar as prestaes de compras do ajuste.

Liberao, Aplicao e Devoluo dos Recursos

Devoluo dos Recursos: saldos de convnios

Art. 116, 6- Quando da concluso, denncia, resciso ou extino do convnio, acordo ou ajuste, os saldos financeiros remanescentes, inclusive os provenientes das receitas obtidas das aplicaes financeiras realizadas sero devolvidos entidade ou rgo repassador dos recursos, no prazo improrrogvel de 30 dias do evento, sob pena da imediata instaurao de tomada de contas especial do responsvel.

Fiscalizao
a) Controle do repassador de recursos; b) Controle realizado pelo Poder Legislativo, com auxlio do Tribunal de Contas e c) Controle Popular, mediante a propositura de aes populares.

Vous aimerez peut-être aussi