Vous êtes sur la page 1sur 5

PROFESSOR FABRCIO

SANTOS 2012 CEVIANAS NOTVEIS DE UM TRINGULO.

Mediana - o segmento que une o vrtice ao ponto mdio do lado oposto. Mediatriz - a reta perpendicular ao lado do tringulo pelo seu ponto mdio. Bissetriz - a semi-reta de origem no vrtice que divide o ngulo em dois ngulos congruentes. Altura- a distncia perpendicular entre o vrtice e a reta suporte do lado oposto.
Todo tringulo tem: Pontos notveis do tringulo

3 3 3 3

medianas mediatrizes bissetrizes alturas

B- baricentro I- incentro C- circuncentro O- ortocentro

Baricentro (G).
o ponto de encontro das 3 medianas do tringulo. Propriedade.O baricentro divide cada mediana em 2 segmentos.O segmento que contm o vrtice o dobro do segmento que contm o ponto mdio do lado oposto. (razo 2 : 1) Observao - As trs medianas dividem o tringulo original em seis tringulos de mesma rea

Circuncentro (C).
o ponto de encontro das 3 mediatrizes do tringulo. Propriedade. O circuncentro o centro da circunferncia circunscrita (externa) ao tringulo. O circuncentro o ponto do plano equidistante dos 3 vrtices do tringulo.

PROFESSOR FABRCIO

SANTOS 2012

Ortocentro (O).
o ponto de encontro das 3 alturas do tringulo. Propriedade. No tem

Incentro (I).
o ponto de encontro das 3 bissetrizes do tringulo. Propriedade. O incentro o centro da circunferncia inscrita (interna) no tringulo. O incentro o ponto do plano equidistante dos 3 lados do tringulo.

Observaes.

1) 2)

O baricentro e o incentro sempre esto localizados no interior do tringulo. O circuncentro e o ortocentro podem estar localizados no exterior do tringulo. Num tringulo issceles, os quatro ponto notveis (BICO: baricentro, incentro, circuncentro e ortocentro) esto alinhados.

3)

4) No tringulo retngulo, o ortocentro o vrtice do ngulo reto e o circuncentro o ponto mdio da hipotenusa.

PROFESSOR FABRCIO

SANTOS 2012

Tringulo equiltero.
(importante) Em todo tringulo equiltero, os quatro pontos notveis (baricentro, incentro, circuncentro e ortocentro) esto localizados n um nico ponto. l- lado do tringulo equiltero. r - raio da circunferncia inscrita. R- raio da circunferncia circunscrita. h- altura do tringulo.

EXERCCIOS 01
01. Na figura abaixo, a circunferncia de centro O est inscrita no tringulo ABC. Sabendo que o ngulo BAO mede 33 e que o ngulo ABC mede 56, determine a medida do ngulo AOC.

02. Na figura abaixo, a circunferncia de centro O est inscrita no tringulo ABC. Sabendo que o ngulo BOC mede 126 , encontre a medida do ngulo BAC.

03.

Na figura abaixo, os pontos E, F e G so os pontos mdios dos lados do tringulo ABC. Se AB = 2x, AC = 2y, BC = 2z, AG = 3w, BE = 3k e FC = 3n, determine o permetro do tringulo BDG, em funo de x, y, z, w, k e n.

04. Na figura abaixo, F o ortocentro do tringulo ABC Determine a medida do ngulo DFE sabendo que o ngulos BAC e BCA medem, respectivamente, 58 e 70.

PROFESSOR FABRCIO

SANTOS 2012

05. No tringulo ABC abaixo, F, D e E so os pontos mdios dos respectivos lados. Sendo 30 a medida do ngulo BCA, BC = 14 cm e AC = 12 cm, determine: a) a rea do tringulo ABC; b) a rea do tringulo AFG; c) a rea do quadriltero BCAG.

06. A prefeitura de uma cidade mandou colocar, na praa central, uma esttua em homenagem a Tiradentes. Descubra, na planta a seguir, em que local essa esttua deve ser colocada, sabendo que ela dever ficar a uma mesma distncia das trs ruas que determinam a praa.

07.

No tringulo ABC abaixo, D ponto mdio do lado AC e ngulo BFC.

CE a bissetriz do ngulo ACB. Determine a medida do

08. (Fuvest) Um tringulo ABC, tem ngulos A = 40 e B = 50. Qual a medida do ngulo formado pelas alturas relativas aos vrtices A e B desse tringulo ? a) 30 b) 45 c) 60 d) 90 e) 120 09. Considere o tringulo ABC da figura e assinale a afirmativa falsa. a) F o ortocentro do DABC. b) A o ortocentro do DFBC. c) Os circuncentros do DBDC e do DBEC coincidem. d) BF = 2.FE. e) O DABC acutngulo. 10. Na figura abaixo, o crculo inscrito no tringulo ABC tem rea S e os ngulos A e B medem 50 e 70, respectivamente. Determine as reas dos setores circulares S , S e S , em funo de S.

PROFESSOR FABRCIO

SANTOS 2012

11.

Determine as medidas dos ngulos A, B e C, no tringulo ABC abaixo, sabendo que D o incentro do tringulo

Vous aimerez peut-être aussi