Vous êtes sur la page 1sur 136

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 1 LFG_2 Semestre_2009

Prof. Renato Brasileiro 1 Aula - 30/07/09 Obs.: o INTENSIVO I vai at priso.

INQURITO POLICIA L
1. Conceito:
um procedimento consistente em administrativo um conjunto inquisitrio de e

preparatrio,

diligncias

realizadas pela polcia investigativa para a apurao da infrao penal e de sua autoria, presidido pela autoridade policial, a fim de que o titular da ao penal possa ingressar em juzo1. Basicamente o IP uma srie de diligncias aonde sero feitas objetivo percias, de oitivas de o testemunhas, autor do acareaes e e reconhecimentos. Faz-se uma sria de diligncias e sempre com o identificarmos crime provvel materialidade do delito. Quando voc termina o IP, como se fechasse um caderninho e o entregasse ao titular da ao penal ao penal pblica MP; ao penal privada o ofendido ou seu representante legal, para que possam, de posse desses elementos, ingressarem em juzo.

O conceito um pouco extenso, mas da se tira tudo o que importante para o IP.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 2 LFG_2 Semestre_2009

TERMO CIRCUNSTANCIADO esse TC2 vai ser

lavrado em relao s "impo" (infrao penal de menor potencial ofensivo). Infrao de Menor Potencial Ofensivo: impo todo Ofensivo crime cuja pena mxima seja igual ou inferior a 2 anos. Porm, esse conceito est incompleto, falta acrescentar mais duas informaes importantes: 1) Cumulada ou no com multa - antes havia a discusso se quando viesse a multa junto seria tambm impo; 2) Submetida ou no a procedimento especial antigamente tambm havia essa discusso. Exemplo: desacato pena: 6 meses a 2 anos. Nesse caso no precisa instaurar IP. Faz-se um TC, o cidado imediatamente encaminhado ou assume o compromisso de comparecer ao juizado e a questo ser ali resolvida, com os institutos despenalizadores ali previstos.

2. Natureza Jurdica do IP:


O importante ter em mente que o IP, na verdade, funciona como um procedimento administrativo. Essa a NJ do IP. Qual a relevncia disso? Cai em prova? No cai assim diretamente. Isso abordado em prova da seguinte maneira: Imaginemos um delegado de polcia estilo xerife do velho oeste. Um crime foi praticado e ele tem ideia de quem seja o
2

Em alguns Estados chamado de TCO Termo Circunstanciado de Ocorrncia.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 3 LFG_2 Semestre_2009

autor desse crime, saiba onde ele mora e tenha 3 testemunhas que viram o crime. O sujeito est dentro de casa e o xerifo imagina que a arma do crime esteja tambm dentro de casa. O delegado, no pede ao juiz um Mandado de Busca e Apreenso, entra na casa do sujeito sem o Mandado e pega a arma. A apreenso dessa arma, sem autorizao judicial, prova obtida por meio lcito ou prova obtida por meio ilcito? bem tranquilo que a apreenso dessa arma uma prova obtida por meio ilcito.

Agora vem a questo que cai em prova: ser que o


fato dessa prova ter sido obtida por meio ilcito3, vai trazer alguma consequncia para o processo? O processo penal que vai ter origem a partir da vai ser contaminado por uma nulidade? Esse o questionamento que feito. Nulidade s existe durante o processo; o IP um procedimento administrativo, por isso, no h que se falar em nulidade4. No exemplo, a infrao grave. Todavia, hoje, se voc conseguir demonstrar no processo que, apesar dessa prova ilcita, outras provas estavam presentes (lembrem que havia 3 testemunhas que presenciaram o crime), o sujeito poder ser condenado. A apreenso da arma no poder ser usada porque se deu de maneira ilcita, mas essas outras provas podero ser usadas para a condenao.
3 4

Uma grave violao cometida pelo delegado - abuso de autoridade, sem dvida alguma. No h que se falar em nulidade num ato administrativo.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 4 LFG_2 Semestre_2009

Veja o ditado do prof.: eventuais vcios existentes no IP, no afetam a ao penal a que deram origem. Como um procedimento administrativo, eventual vcio que ocorra no IP, no vai contaminar a ao penal, na h que falar em nulidade.

3. Finalidade do IP:
A finalidade, o objetivo do IP nada mais que a apurao do crime e a apurao da autoria. Por que preciso a autoria e a materialidade?

Atente:

processo

penal,

por

si

s,

extremamente complicado para uma pessoa. Por exemplo, uma pessoa que est estudando para concurso, se tiver um IP contra ela j complica, imagine um processo penal. Portanto: Pode-se instaurar um processo penal contra

algum sem um mnimo de prova? Com certeza que no. Uma das condies para que se d incio ao processo penal a chamada "Justa Causa" que esse mnimo de elementos quanto autoria e materialidade. Para darmos um exemplo, h dois anos, um Ministro do STJ estava sendo acusado de assdio sexual contra uma funcionria. Ela ofereceu uma queixa-crime e o STF estava discutindo se daria incio ou no ao processo. O Supremo analisou se tinha JUSTA CAUSA, ou seja, se tinha um mnimo de provas quanto autoria e quanto materialidade. O problema, no caso concreto, que nica prova existente era a

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 5 LFG_2 Semestre_2009

palavra da vtima. Ser que a palavra dela, isoladamente, suficiente para dar incio ao processo? O Supremo entendeu que a palavra dela, isoladamente, no seria suficiente para dar incio a um processo.

4. Presidncia do IP:
A autoridade policial, ou seja, o delegado de polcia.
Em regra, essa autoridade policial ser a do local da

consumao do delito. delito

IPC: Se houver uma perseguio e o agente for preso


em outra localidade, o APF ser lavrado pela autoridade policial desse local, mas quem vai investigar o delito a autoridade do local da infrao. E quem vai julgar ser a autoridade judiciria do tambm do local da infrao.

Ateno: antes de saber quem vai investigar um


crime, temos que ver a natureza desse crime. O ideal quando se perguntar quem vai investigar tal crime perguntar de quem a competncia para julgar tal crime. Por exemplo, se da Justia estadual ou da Justia Federal. A vm as excees:

Excees:

1) Crime de competncia da Justia Militar Estadual crime militar praticado por policial militar. Nesses casos de crime de competncia da justia militar estadual quem investiga a prpria Polcia Militar, atravs do IPM5. Quem vai exercer as funes

Inqurito Policial Militar

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 6 LFG_2 Semestre_2009

de "autoridade policial" para presidir o IP ser um oficial da PM que ser designado. Esse oficial chamado de encarregado. 2) Crime de competncia da Justia Militar da Unio por exemplo, em Caapava/SP, o PCC invadiu um quartel e subtraiu 7 fuzis militares. Nesse caso, quem vai investigar? O raciocnio bem semelhante, quem vai ser as Foras Armadas. No exemplo, o Exrcito tambm vai instaurar um IPM que tambm vai ser presidido por um oficial - encarregado -.

3)

Crime

de

competncia

das

Justias

Federal e Eleitoral quem vai investigar ser a Polcia


Federal. Crime federal ou crime eleitoral Polcia Federal.

4)

Crimes

de

competncia

da

Justia

Estadual aqui o erro que o aluno comete dizer que quem


investiga a polcia civil, parando por a. A resposta est incompleta!

Cuidado = em alguns crimes de competncia da


Justia estadual a PF tambm pode investigar. Esse um erro muito comum: achar que a PF investiga aquilo que julgado pela Justia Federal e a polcia civil investiga o que julgado pela Justia estadual. Cuidado! A PF tem atribuies mais amplas que a Polcia estadual. Veja o art. 144, 1 /CF.
1 A polcia federal, instituda por lei como rgo permanente, organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira, destina-se a:" (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) I - apurar infraes penais contra a ordem poltica e social ou em detrimento de bens, servios e interesses da Unio ou de suas entidades autrquicas e empresas pblicas6, assim como outras infraes cuja
6

Competncia da Justia Federal.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 7 LFG_2 Semestre_2009


prtica tenha repercusso interestadual ou internacional e exija represso uniforme, segundo se dispuser em lei; II - prevenir e reprimir o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuzo da ao fazendria e de outros rgos pblicos nas respectivas reas de competncia; III - exercer as funes de polcia martima, aeroporturia e de fronteiras; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) IV - exercer, com exclusividade, as funes de polcia judiciria da Unio.

Percebam que o que est na primeira parte do inciso I so crimes de competncia da Justia Federal. Mas veja que a PF tem mais atribuies na sequncia do inciso I (marcado em laranja). A lei a que se refere o dispositivo a Lei 10.446/02.7 Essa lei prev alguns crimes que sero investigados pela PF por conta dessa repercusso interestadual e internacional. Vejamos o art. 1 dessa Lei 10.446/02:
Art. 1o Na forma do inciso I do 1o do art. 144 da Constituio, quando houver repercusso interestadual ou internacional que exija represso uniforme, poder o Departamento de Polcia Federal do Ministrio da Justia, sem prejuzo da responsabilidade dos rgos de segurana pblica arrolados no art. 144 da Constituio Federal, em especial das Polcias Militares e Civis dos Estados, proceder investigao, dentre outras, das seguintes infraes penais: I seqestro, crcere privado e extorso mediante seqestro (arts. 148 e 159 do Cdigo Penal), se o agente foi impelido por motivao poltica ou quando praticado em razo da funo pblica exercida pela vtima; II formao de cartel (incisos I, a, II, III e VII do art. 4o da Lei no 8.137, de 27 de dezembro de 1990); e III relativas violao a direitos humanos, que a Repblica Federativa do Brasil se comprometeu a reprimir em decorrncia de tratados internacionais de que seja parte; e IV furto, roubo ou receptao de cargas, inclusive bens e valores, transportadas em operao interestadual ou internacional, quando houver indcios da atuao de quadrilha ou bando em mais de um Estado da Federao. Pargrafo nico. Atendidos os pressupostos do caput, o Departamento de Polcia Federal proceder apurao de outros casos, desde que tal providncia seja autorizada ou determinada pelo Ministro de Estado da Justia.

Sem prejuzo da responsabilidade dos rgos de segurana pblica no vai impedir que os outros rgos

tambm investiguem.
7

Quem for fazer prova para a PF tem que ter essa lei em mente.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 8 LFG_2 Semestre_2009

Cuidado com o Inciso III crime que envolve grave violao a direitos humanos, em regra julgado pela justia estadual. Basta lembrar o caso da Dorothy Steng assassinada no Par. Em regra julgado na justia estadual; existe a possibilidade do deslocamento da competncia da justia estadual, mas tem um procedimento; tem de ser iniciativa do Procurador-Geral. Inciso IV muito investigado pela PF.

PU ou seja, a PF, desde que haja autorizao do


Ministro da Justia, pode investigar quaisquer outros crimes que tenham repercusso interestadual e internacional. Exemplos: trfico e crimes pela internet so muito investigados pela PF porque geralmente a quadrilha se restringe a um s Estado.

Cuidado crimes da competncia da justia

estadual no s a polcia civil, mas a PF tambm poder investigar. Qual a diferena entre polcia judiciria e polcia investigativa? investigativa Quando estudamos inqurito geralmente lemos que quem preside o inqurito a polcia judiciria. Ser que polcia judiciria mesmo ou no?

POLCIA JUDICIRIA a polcia que auxilia o Poder


Judicirio no cumprimento de suas ordens. que existam duas polcias; a mesma polcia (Civil ou Federal) ora atua como polcia judiciria e ora como polcia investigativa.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 9 LFG_2 Semestre_2009

Exemplo de polcia judiciria Mandado de priso. A polcia civil recebe uma ordem para cumprir um mandado de priso emitido por um juiz. Quando ela cumpre essa ordem e efetua priso, ela est agindo como polcia judiciria porque est auxiliando o Poder Judicirio.

POLCIA INVESTIGATIVA a polcia quando atua na


apurao de infraes penais e de sua autoria. Essa distino no existe no CPP porque no CPP quem investiga a polcia judiciria - art. 4/CPP8 -. Cuidado com isso porque o CPP no adota essa distino, mas o CPP de 1940 e depois dele veio a Constituio de 1988 e essa distino foi encampada pela Constituio; a Constituio Federal diferencia as atribuies de polcia judiciria das atribuies de polcia investigativa. Veja novamente o art. 144, 1, I/CF o inciso I fala em "apurar as infraes penais. Atento distino colocada, quando a PF est apurando as infraes penais est agindo como polcia investigativa. Inciso IV9 - vejam que a Constituio usa a expresso polcia judiciria de maneira diversa, aqui dizendo o seguinte: se um juiz federal expedir uma ordem, quem ir cumpri-la, em regra, ser a PF que, aqui, atuar como polcia judiciria. Portanto, a CF diferencia polcia judiciria de polcia investigativa.
8

Art. 4 A polcia judiciria ser exercida pelas autoridades policiais no territrio de suas respectivas circunscries e ter por fim a apurao das infraes penais e da sua autoria. (Redao dada pela Lei n 9.043, de 9.5.1995). 9 IV - exercer, com exclusividade, as funes de polcia judiciria da Unio.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 10 LFG_2 Semestre_2009

Cuidado: no mbito do STJ essa distino j usada; no STF no, continua usando polcia judiciria para se referir a tudo.

5. Caractersticas do IP:
5.1 - Pea escrita - art. 9/CPP.
Art. 9o Todas as peas do inqurito policial sero, num s processado, reduzidas a escrito ou datilografadas e, neste caso, rubricadas pela autoridade.

Pode gravar o IP num DVD? Cuidado o CPP ainda fala que o IP ser uma pea
escrita10, mas acrescentar na prova que alguns doutrinadores j esto sustentando a possibilidade de aplicao, no IP, do art. 405, 1/CPP.
1o Sempre que possvel11, o registro dos depoimentos do investigado, indiciado, ofendido e testemunhas ser feito pelos meios ou recursos de gravao magntica, estenotipia, digital ou tcnica similar, inclusive audiovisual, destinada a obter maior fidelidade das informaes. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008).

Esse dispositivo foi alterado no ano passado e foi previsto para a audincia. Agora a audincia pode ser gravada de acordo com o citado dispositivo. Mas, alguns doutrinadores esto dizendo, se podemos gravar a audincia, tambm podemos gravar os depoimentos. 5.2 - Carter Instrumental: em regra, o IP o instrumento utilizado pelo Estado para colher elementos de informao quanto autoria e materialidade da infrao penal. O IP a regra, mas outras investigaes podero ser feitas.

10 11

Mas tramita no Congresso um projeto de reforma do CPP. O legislador reconheceu que nem sempre isso possvel.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 11 LFG_2 Semestre_2009

Por exemplo, CPI pelo menos, em tese, pode investigar; Conselho de tica; o COAF (combate a lavagem de capitais); MP? (prxima aula). 5.3 - O IP dispensvel - caso o titular da ao penal obtenha elementos de informao a partir de uma fonte autnoma, poder dispensar a realizao do IP. Geralmente o CPP chama essa fonte autnoma de peas de informao. Peas de informao algum instrumento que lhe d prova do crime e indcios de autoria. Exemplo: crimes contra a honra praticados pela mdia. Exemplo - art. 39, 5/CPP.
5o O rgo do Ministrio Pblico dispensar o inqurito, se com a representao forem oferecidos elementos que o habilitem a promover a ao penal, e, neste caso, oferecer a denncia no prazo de quinze dias.

5.5 - Carter Sigiloso pelo menos de acordo com a lei. Ver art. 20/CPP.
Art. 20. A autoridade assegurar no inqurito o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pelo interesse da sociedade.

Apesar do carter sigiloso, isso no absoluto. Juiz e promotor de justia tm acesso aos autos do IP. E o advogado? At pouco tempo atrs prevalecia, inclusive no STJ, que o advogado no poderia ter acesso ao IP. O STJ dizia que o IP tinha carter inquisitorial e que o acesso do advogado aos autos iria prejudicar as investigaes.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 12 LFG_2 Semestre_2009

Prevalece hoje que a CF, em seu art. 5, LXIII assegura a assistncia de advogado e, apesar de o texto falar em "preso", no s o preso que tem direito; a pessoa que est sendo investigada ou suspeita, tambm tem direito a advogado.
LXIII - o preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado;

Se o investigado tem direito a assistncia de advogado, este precisa ter acesso aos autos do IP para poder patrocinar a assistncia do seu cliente, mas ele no pode acessar. Como ele vai patrocinar a defesa? Como vai ingressar com HC se ele no acesso aos autos do inqurito? Alm disso, no esquecer do estatuto da OAB (Lei 8906/94), art. 7, XIV tambm assegura o acesso aos autos pelo advogado. Ento, alm da Constituio, tambm o Estatuto da OAB assegura o acesso do advogado aos autos. O informao? O advogado tem acesso s informaes j introduzidas nos autos, mas no em relao s diligncias em andamento. Esse o melhor entendimento porque concilia a assistncia do advogado do investigado e o interesse estatal. Por exemplo, se uma testemunha j foi ouvida e o depoimento est no inqurito, o advogado ter acesso a esse depoimento, mas se for decidida uma interceptao telefnica, a advogado tem acesso a toda e qualquer

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 13 LFG_2 Semestre_2009

isso ainda o advogado no ter acesso porque isso vai frustrar essa diligncia. Sobre isso o STF editou a Smula Vinculante (SV) n 14:
Smula Vinculante 14 direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, j documentados em procedimento investigatrio realizado por rgo com competncia de polcia judiciria, digam respeito ao exerccio do direito de defesa.

E se o delegado negar o acesso aos autos do IP, qual o remdio? Tem SV sobre o assunto. Se tem SV sobre o tema e o delegado (autoridade pblica) est obstando o acesso, primeira resposta: ingressar com uma Reclamao porque h o descumprimento de uma SV12. Mas, na prtica, essa reclamao vai demorar, embora tecnicamente seja o correto. Assim, o Mandado de Segurana seria o remdio mais util. Porm,
CUIDADO

porque se voc impetrar

o MS deve faz-lo em nome prprio - advogado - e no do seu cliente, porque a sua prerrogativa de advogado que est sendo desrespeitada. Se o advogado ingressar com HC? Se o cliente est preso, tranquilamente cabe HC. Se o cliente estiver solto cuidado: para o STF sempre que puder resultar, ainda que de modo potencial, prejuzo liberdade de locomoo ser cabvel o HC. O STF tem ampliado demais a aplicao do HC.
12

Reclamao est boa para cair em prova porque tem SV.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 14 LFG_2 Semestre_2009

No MS o advogado impetra em nome prprio. No caso do HC o paciente ser o seu cliente porque ele quem est sofrendo o prejuzo.
Questo do TRF 5 Regio: Quebra de sigilo

bancrio decretada de maneira ilegal pode ser questionada por HC?13 Quando a Constituio se refere a HC, est l liberdade de locomoo. Ento as pessoas fazem o seguinte raciocnio: HC liberdade de locomoo. O sigilo bancrio preserva a sua liberdade de locomoo? O sigilo bancrio preserva o qu? Atravs de seu sigilo bancrio se obtm vrias informaes sobre voc. Ento o sigilo bancrio tutela a sua vida privada, a sua intimidade. Como vida privada, intimidade, o seu raciocnio te levaria a dize que seria caso de MS. Todavia, o STF entende que tambm cabe HC
14

porque

esse sigilo bancrio, que foi afastado de maneira ilegal, pode ser juntado aos autos de um inqurito e desse IP pode resultar prejuzo liberdade de locomoo, por isso o Supremo tem admitido HC nesse caso tambm. 5.5 - Carter Inquisitorial ou Inquisitivo no IP no h contraditrio, no h ampla defesa. Essa caracterstica gera ateno dependendo do concurso a ser feito. Por exemplo, prova para o MP: devemos defender que no h contraditrio, ampla defesa, que prevalece o interesse do
13 14

Essa pergunta campe! Ou seja, no estaria errada a impetrao de HC para o STF.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 15 LFG_2 Semestre_2009

Estado. Majoritrio na doutrina/jurisprudncia. tambm a melhor resposta. IPC: Para a prova da Defensoria ou OAB, no curso do inqurito pode haver momentos de violncia e coao ilegal, razo pela qual deve se assegurar o contraditrio e a ampla defesa. No a posio majoritria! Ver julgado do STJ - HC 69405 - caminha na linha acima transcrita.
HC 69405 / SP - Ministro NILSON NAVES Inqurito policial (natureza). Diligncias (requerimento/possibilidade). Habeas corpus (cabimento). 1. Embora seja o inqurito policial procedimento preparatrio da ao penal (HCs 36.813, de 2005, e 44.305, de 2006), ele garantia "contra apressados e errneos juzos" (Exposio de motivos de 1941). 2. Se bem que, tecnicamente, ainda no haja processo da que no haveriam de vir a plo princpios segundo os quais ningum ser privado de liberdade sem processo legal e a todos so assegurados o contraditrio e a ampla defesa , lcito admitir possa haver, no curso do inqurito, momentos de violncia ou de coao ilegal (HC-44.165, de 2007). 3. A lei processual, alis, permite o requerimento de diligncias. Decerto fica a diligncia a juzo da autoridade policial, mas isso, obviamente, no impede possa o indiciado bater a outras portas. 4. Se, tecnicamente, inexiste processo, tal no haver de constituir empeo a que se garantam direitos sensveis do ofendido, do indiciado, etc. 5. Cabimento do habeas corpus (Constituio, art. 105, I, c). 6. Ordem concedida a fim de se determinar autoridade policial que atenda as diligncias requeridas.

5.6 - Carter Informativo o IP visa colheita de elementos de informao em relao materialidade do delito e tambm em relao autoria do crime. Questo: qual a diferena entre elementos de informao e prova? Cuidado com essa questo porque o art. 155 do CPP foi alterado em 2008. Portanto, deve cair em prova. O dispositivo faz a

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 16 LFG_2 Semestre_2009

distino entre prova e elementos de informao, sendo prova = aquilo que produzido sob o crivo do contraditrio.
Art. 155. O juiz formar sua convico pela livre apreciao da prova produzida em contraditrio judicial, no podendo fundamentar sua deciso exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigao, ressalvadas as provas cautelares, no repetveis e antecipadas. (Redao dada pela Lei n 11.690, de 2008) Pargrafo nico. Somente quanto ao estado das pessoas sero observadas as restries estabelecidas na lei civil. (Includo pela Lei n 11.690, de 2008)

Diferenas: Diferenas 1) Elementos de informao so os colhidos em uma fase investigatria; a prova, como diz a prpria lei, aquela que produzida na fase judicial. 2) Os elementos de informao no so colhidos na presena do juiz, isto , sem a participao do juiz. A prova deve ser produzida na presena do juiz, com um detalhe importante que tem cado em prova: desde 2008 temos o princpio da identidade fsica no processo penal = o juiz que conduziu a instruo deve sentenciar. 3 ) Nos elementos de informao no h ampla defesa nem contraditrio. Portanto, no preciso a presena do advogado de defesa na oitiva de testemunha no IP. Na fase judicial h contraditrio e ampla defesa. 4) A finalidade dos elementos de informao so importantes para a formao da opinio delicti = a opinio ou convico do titular da ao penal; tambm tem a finalidade muito importante - para a fundamentao das medidas cautelares (no se pode prender ningum sem o mnimo de elementos quanto autoria e materialidade).

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 17 LFG_2 Semestre_2009

E para condenar, pode-se usar elementos de informao? Lembre que a CF assegura o contraditrio e a ampla defesa. Em regra, a sentena condenatria deve estar amparada pela prova porque esta foi colhida com o contraditrio e a ampla defesa (porm, o juiz pode olhar o inqurito). Ver art. 155/CPP. O STF sempre entendeu que o juiz pode usar os elementos colhidos no IP, desde que no o faa de maneira exclusiva.
Art. 155. O juiz formar sua convico pela livre apreciao da prova produzida em contraditrio judicial, no podendo fundamentar sua deciso EXCLUSIVAMENTE nos elementos informativos colhidos na investigao, ressalvadas as provas cautelares, no repetveis e antecipadas. (Redao dada pela Lei n 11.690, de 2008) Pargrafo nico. Somente quanto ao estado das pessoas sero observadas as restries estabelecidas na lei civil. (Includo pela Lei n 11.690, de 2008)

Exclusivamente

elementos

informativos

isoladamente considerados no so idneos a fundamentar uma condenao. Porm, no devem ser ignorados, podendo se somar prova produzida em juzo, servindo como mais um elemento na formao da convico do juiz. Ver: RE 287658; RE - AGR 425734.
RE 287658 / MG -Min. SEPLVEDA PERTENCE EMENTA: I. Habeas corpus: falta de justa causa: inteligncia. 1. A previso legal de cabimento de habeas corpus quando no houver "justa causa" para a coao alcana tanto a instaurao de processo penal, quanto, com maior razo, a condenao, sob pena de contrariar a Constituio. 2. Padece de falta de justa causa a condenao que se funde exclusivamente em elementos informativos do inqurito policial. II. Garantia do contraditrio: inteligncia. Ofende a garantia constitucional do contraditrio fundar-se a condenao exclusivamente em testemunhos prestados no inqurito policial, sob o pretexto de no se haver provado, em juzo, que tivessem sido obtidos mediante coao. RE 425734 AgR / MG - Min. ELLEN GRACIE

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 18 LFG_2 Semestre_2009


EMENTA : AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO EXTRAORDINRIO. OFENSA AO ART. 5, INCISOS LIV E LV. INVIABILIDADE DO REEXAME DE FATOS E PROVAS. SMULA STF N 279. OFENSA INDIRETA CONSTITUIO FEDERAL. INQURITO. CONFIRMAO EM JUZO DOS TESTEMUNHOS PRESTADOS NA FASE INQUISITORIAL. 1. A suposta ofensa aos princpios do devido processo legal, do contraditrio e da ampla defesa passa, necessariamente, pelo prvio reexame de fatos e provas, tarefa que encontra bice na Smula STF n 279. 2. Invivel o processamento do extraordinrio para debater matria infraconstitucional, sob o argumento de violao ao disposto nos incisos LIV e LV do art. 5 da Constituio. 3. Ao contrrio do que alegado pelos ora agravantes, o conjunto probatrio que ensejou a condenao dos recorrentes no vem embasado apenas nas declaraes prestadas em sede policial, tendo suporte, tambm, em outras provas colhidas na fase judicial. Confirmao em juzo dos testemunhos prestados na fase inquisitorial. 4. Os elementos do inqurito podem influir na formao do livre convencimento do juiz para a deciso da causa quando complementam outros indcios e provas que passam pelo crivo do contraditrio em juzo. 5. Agravo regimental improvido.

5.7 - Pea Indisponvel indisponibilidade significa que o delegado no pode arquivar IP; ele no o titular da ao penal, ento, quem vai requerer o arquivamento o MP e o juiz vai arquivar. Ver art. 17/CPP.
Art. 17. A autoridade policial no poder mandar arquivar autos de inqurito.

5.8 - Temporrio em regra, se o acusado est preso, o prazo para concluso do IP de 10 dias; acusado solto = 30 dias. Se o acusado est preso, esse prazo de 10 dias pode ser prorrogado? E se o acusado est solto, pode ser prorrogado? Se o acusado est preso, esse prazo no pode ser prorrogado - MAJORITRIO -. Caso haja um excesso de prazo abusivo, estar caracterizado o excesso (constrangimento ilegal liberdade de locomoo), autorizando o relaxamento da priso. Se o ru estiver solto, a prorrogao possvel e vai dar origem ao chamado IP "ao ao" ("ao juiz".... "ao promotor"... "ao delegado").

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 19 LFG_2 Semestre_2009

Quanto tempo pode durar esse "ao ao"? De acordo com o CPP no tem prazo para a prorrogao. novidade vem a ser: O STJ, ano passado, decidiu, em A relao a um investigado que estava solto, com inqurito estava tramitando durante 7 anos (!), o STJ determinou o trancamento do IP, utilizando a garantida da durao razovel do processo. Isso foi pioneiro!

6. Formas de Instaurao de IP:


6.1 - De Ofcio ou seja, a autoridade policial tomou conhecimento. A pea inicial do IP ser uma Portaria. 6.2 - Requisio de juiz e de MP. Cuidado, isso o que diz a lei, mas o que se diz de um juiz que requisita um IP, ele vai condenar ou no? Esse juiz, evidentemente vai condenar. Por isso a doutrina diz que o ideal que o juiz no requisite instalao de inqurito. Isso se d para: preservar a imparcialidade do magistrado e preservar o sistema acusatrio. A pea inaugural a prpria Requisio. O delegado obrigado a instaurar? Mesma coisa: depende do concurso: para o MP diante dessa requisio o delegado est obrigado a instaurar; Requisio aqui sinnimo de ordem! Para a prova de delegado da PF: no existe hierarquia entre MP e delegado (o delegado no subordinado ao promotor de justia). Quando o delegado atenda requisio, ele atua em

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 20 LFG_2 Semestre_2009

observncia ao princpio da obrigatoriedade da ao penal pblica.

6.3

Requerimento

do

ofendido

ou

seu

representante legal o delegado no est obrigado a instaurar. No o fazendo cabe o recurso inominado dirigido ao Chefe de Polcia. Atualmente o "Chefe de Polcia" vai depender do Estado, em alguns o "Delegado Geral" e em outro o "Secretario de Seg. Pblica", na PF o "Superintende Geral da PF". Instaurado o IP, o ato inaugural uma Portaria. 6.4 - Notcia oferecida por qualquer do povo hoje em dia o melhor exemplo so as investigaes feitas pela imprensa. Cuidado, essa notcia oferecida por qualquer do povo conhecida como delatio criminis. possvel a chamada delatio criminis

inqualificada? Vulgarmente a delatio criminis inqualificada conhecida como denncia annima. possvel denncia annima (delatio criminis inqualificada), porm, deve o delegado verificar a procedncia das informaes antes de instaurar o inqurito. Assim voc compatibiliza tanto a denncia quanto preserva a pessoa que foi denunciada. O ato de incio tambm uma Portaria. Art.5, 3/CPP:
Art. 5o Nos crimes de ao pblica o inqurito policial ser iniciado:

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 21 LFG_2 Semestre_2009


3o Qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existncia de infrao penal em que caiba ao pblica poder, verbalmente ou por escrito, comunic-la autoridade policial, e esta, verificada a procedncia das informaes, mandar instaurar inqurito.

6.5 - Auto de Priso e Flagrante o APF em si vai dar incio ao IP. Essas cinco formas so cabveis em relao a todo e qualquer delito? Por exemplo, crime contra a honra - pode instaurar IP?

Cuidado: essas cinco formas so cabveis em relao


aos crimes de ao penal pblica incondicionada, por exemplo, homicdio, furto, roubo. Em se tratando de crime de ao penal privada e de ao penal pblica condicionada representao e tambm requisio do Min. da Justia, a somente mediante requerimento da vtima ou de seu representante legal ou da prpria requisio do Min. Justia. Por exemplo, crimes sexuais como o estupro, se no houver manifestao da vtima o IP no pode ser instaurado! Isso importante para fins de anlise de HC e definio de autoridade coatora. Temos que saber quem instalou (ou requereu) o IP: exceo da Requisio, em todas as demais a autoridade coatora ser o delegado. HC contra delegado de polcia deve ser encaminhado ao juiz de 1a instancia. E se for o promotor a autoridade coatora, para onde vai o HC:

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 22 LFG_2 Semestre_2009

Minoritrio juiz de 1a instancia. Minoritrio porque quando voc julga um HC pode, desse julgamento, resultar o reconhecimento da prtica de um crime. Majoritrio HC contra membro do MP deve ser encaminhado ao respectivo tribunal. Exemplo: HC contra promotor do Distrito Federal julgado por quem? No DF e Territrios h um detalhe: esse membro do MP membro do MP da Unio e estes so julgados pelo TRF CUIDADO -.

7. NOTITIA CRIMINIS: CRIMINIS


7.1 - Conceito notitia criminis o conhecimento pela autoridade policial, espontneo ou provocado, acerca de um fato delituoso. 7.2 - Espcies: a) De Cognio Imediata a autoridade policial toma conhecimento do fato delituoso por meio de suas atividades rotineiras. No h provocao. b) De Cognio Mediata nesse caso, a autoridade policial toma conhecimento do fato delituoso por meio de instrumento escrito. c) De Cognio Coercitiva ou Obrigatria aquela que se d por intermdio do APF.

8. IDENTIFICAO CRIMINAL:
A identificao criminal envolve 2 procedimentos: - a identificao fotogrfica art. 5, LVIII/CF;

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 23 LFG_2 Semestre_2009

- a identificao datiloscpica. A pessoa est obrigada a se submeter

identificao criminal? A identificao criminal antes da CF/88 era

obrigatria, mesmo que a pessoa se identificasse civilmente. Prova disso a S568/STF.

SMULA N 568
A identificao criminal no constitui constrangimento ilegal, ainda que o indiciado j tenha sido identificado civilmente.

Isso antes da Constituio!

Com a CF/88 esse tema sofreu modificao porque a Constituio em seu art. 5,LVIII vai alterar esse panorama.
I - o civilmente identificado no ser submetido a identificao criminal, salvo nas hipteses previstas em lei;

LVII

A regra agora no se submeter identificao criminal. O que ser questionado agora : Quais so as leis que autorizam a identificao criminal? Na ordem cronolgica so: 1) Art. 109/ECA: Lei 8069/90 o ECA permite a identificao do menor, caso haja alguma desconfiana, isto , se houver uma dvida fundada, o menor pode ser ali identificado criminalmente.
Art. 109. O adolescente civilmente identificado no ser submetido a identificao compulsria pelos rgos policiais, de proteo e judiciais, salvo para efeito de confrontao, havendo dvida fundada.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 24 LFG_2 Semestre_2009

2) Art. 5 L9034/95 - Organizaes Criminosas = identificao compulsria:


Art. 5 A identificao criminal de pessoas envolvidas com a ao praticada por organizaes criminosas ser realizada independentemente da identificao civil.

Traz a identificao criminal compulsria para o cidado envolvido com organizaes criminosas. 2) Lei 10.054/00 - lei especfica sobre identificao criminal Em 2000 surge uma lei especfica sobre identificao criminal. Vejamos o art. 3:
Art. 3o O civilmente identificado por documento original no ser submetido identificao criminal, exceto quando: I estiver indiciado ou acusado pela prtica de homicdio doloso, crimes contra o patrimnio praticados mediante violncia ou grave ameaa, crime de receptao qualificada, crimes contra a liberdade sexual ou crime de falsificao de documento pblico; II houver fundada suspeita de falsificao ou adulterao do documento de identidade; III o estado de conservao ou a distncia temporal da expedio de documento apresentado impossibilite a completa identificao dos caracteres essenciais; IV constar de registros policiais o uso de outros nomes ou diferentes qualificaes; V houver registro de extravio do documento de identidade; VI o indiciado ou acusado no comprovar, em quarenta e oito horas, sua identificao civil.

O detalhe importante o seguinte:

O inciso I que fala sobre os crimes em que ser possvel a identificao criminal ele fala em homicdio doloso, ento., mas no falou nada nos casos de organizaes criminosas. A lei especfica no repetiu a previso anterior. Portanto: Para o STJ o art. 5 Lei 9034/95 (Organizaes

criminosas) teria sido revogado pela Lei da Identificao criminal.

Muito cuidado com isso, pois como a lei especfica


sobre identificao criminal no ressalvou essa hiptese da organizao criminosa, o STJ entende que esse artigo foi revogado (V. STJ RHC 12965):

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 25 LFG_2 Semestre_2009


RHC 12965 / DF - Ministro FELIX FISCHER PENAL. RECURSO ORDINRIO EM HABEAS CORPUS. IDENTIFICAO CRIMINAL DOS CIVILMENTE IDENTIFICADOS. ART. 3, CAPUT E INCISOS, DA LEI N 10.054/2000. REVOGAO DO ART. 5 DA LEI N 9.034/95. O art. 3, caput e incisos, da Lei n 10.054/2000, enumerou, de forma incisiva, os casos nos quais o civilmente identificado deve, necessariamente, sujeitar-se identificao criminal, no constando, entre eles, a hiptese em que o acusado se envolve com a ao praticada por organizaes criminosas. Com efeito, restou revogado o preceito contido no art. 5 da Lei n 9.034/95, o qual exige que a identificao criminal de pessoas envolvidas com o crime organizado seja realizada independentemente da existncia de identificao civil.Recurso provido.

9 INDICIAMENTO: INDICIAMENTO
Indiciar atribuir a algum a prtica de uma infrao penal. Indiciar aponta. H policial. O indiciamento um ato privativo da autoridade policial. Cuidado Qual a entre o indiciamento direto e o indiciamento indireto? O indiciamento direto aquele feito na presena do investigado. Quando o investigado est ausente indiciamento indireto. O que cai em prova : Quem pode ser indiciado? Em regra, qualquer pessoa pode ser indiciada. Mas, temos excees: quem compete o indiciamento? A autoridade

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 26 LFG_2 Semestre_2009

1) Os membros da Magistratura e do MP no podem ser indiciados. E se a autoridade policial estiver investigando e surgir o nome de um membro do MP/Magistratura, como proceder? Cuidado o delegado no pode intim-los para comparecer delegacia! Automaticamente a autoridade policial tem de remeter os autos ao PGJ (se for promotor) ou ao Presidente do TJ (magistrado) ou TRF (juiz federal). Depois, o delegado pode at continuar com as

investigaes, mas j vai ter uma superviso do rgo de cpula, um relator vai ser designado. 2) Parlamentares podem ser indiciados? Com relao ao juiz e ao promotor, tem previso legal: LOM (Lei Orgnica da Magistratura) e na LONMP (Lei Orgnica Nacional do MP), mas e parlamentares? Hoje, o entendimento pacificado no STF o de que parlamentares (e isso vale para todos que tenham foro por prerrogativa de funo) no podero ser indiciados sem prvia autorizao de um Ministro Relator, ficando tambm condicionada essa autorizao a instaurao do IP. O Supremo ento decidiu que no podemos investigar parlamentar sem a autorizao do STF; no podemos indiciar sem a autorizao desse Ministro Relator. a posio que prevalece! Ver: Inq. 2411/STF e Pet. 3825
Inq 2411 QO / MT - Min. GILMAR MENDES EMENTA: Questo de Ordem em Inqurito. 1. Trata-se de questo de ordem suscitada pela defesa de Senador da Repblica, em sede de inqurito originrio promovido pelo Ministrio Pblico Federal (MPF), para que o Plenrio do

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 27 LFG_2 Semestre_2009


Supremo Tribunal Federal (STF) defina a legitimidade, ou no, da instaurao do inqurito e do indiciamento realizado diretamente pela Polcia Federal (PF). 2. Apurao do envolvimento do parlamentar quanto ocorrncia das supostas prticas delituosas sob investigao na denominada "Operao Sanguessuga". 3. Antes da intimao para prestar depoimento sobre os fatos objeto deste inqurito, o Senador foi previamente indiciado por ato da autoridade policial encarregada do cumprimento da diligncia. 4. Consideraes doutrinrias e jurisprudenciais acerca do tema da instaurao de inquritos em geral e dos inquritos originrios de competncia do STF: i) a jurisprudncia do STF pacfica no sentido de que, nos inquritos policiais em geral, no cabe a juiz ou a Tribunal investigar, de ofcio, o titular de prerrogativa de foro; ii) qualquer pessoa que, na condio exclusiva de cidado, apresente "notitia criminis", diretamente a este Tribunal parte manifestamente ilegtima para a formulao de pedido de recebimento de denncia para a apurao de crimes de ao penal pblica incondicionada. Precedentes: INQ no 149/DF, Rel. Min. Rafael Mayer, Pleno, DJ 27.10.1983; INQ (AgR) no 1.793/DF, Rel. Min. Ellen Gracie, Pleno, maioria, DJ 14.6.2002; PET - AgR - ED no 1.104/DF, Rel. Min. Sydney Sanches, Pleno, DJ 23.5.2003; PET no 1.954/DF, Rel. Min. Maurcio Corra, Pleno, maioria, DJ 1.8.2003; PET (AgR) no 2.805/DF, Rel. Min. Nelson Jobim, Pleno, maioria, DJ 27.2.2004; PET no 3.248/DF, Rel. Min. Ellen Gracie, deciso monocrtica, DJ 23.11.2004; INQ no 2.285/DF, Rel. Min. Gilma r Mendes, deciso monocrtica, DJ 13.3.2006 e PET (AgR) no 2.998/MG, 2 Turma, unnime, DJ 6.11.2006; iii) diferenas entre a regra geral, o inqurito policial disciplinado no Cdigo de Processo Penal e o inqurito originrio de competncia do STF regido pelo art. 102, I, b, da CF e pelo RI/STF. A prerrogativa de foro uma garantia voltada no exatamente para os interesses do titulares de cargos relevantes, mas, sobretudo, para a prpria regularidade das instituies. Se a Constituio estabelece que os agentes polticos respondem, por crime comum, perante o STF (CF, art. 102, I, b), no h razo constitucional plausvel para que as atividades diretamente relacionadas superviso judicial (abertura de procedimento investigatrio) sejam retiradas do controle judicial do STF. A iniciativa do procedimento investigatrio deve ser confiada ao MPF contando com a superviso do Ministro-Relator do STF. 5. A Polcia Federal no est autorizada a abrir de ofcio inqurito policial para apurar a conduta de parlamentares federais ou do prprio Presidente da Repblica (no caso do STF). No exerccio de competncia penal originria do STF (CF, art. 102, I, "b" c/c Lei n 8.038/1990, art. 2 e RI/STF, arts. 230 a 234), a atividade de superviso judicial deve ser constitucionalmente desempenhada durante toda a tramitao das investigaes desde a abertura dos procedimentos investigatrios at o eventual oferecimento, ou no, de denncia pelo dominus litis. 6. Questo de ordem resolvida no sentido de anular o ato formal de indiciamento promovido pela autoridade policial em face do parlamentar investigado.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 28 LFG_2 Semestre_2009


Pet 3825 QO / MT - Min. SEPLVEDA PERTENCE EMENTA: Questo de ordem em Petio. 1. Trata-se de questo de ordem para verificar se, a partir do momento em que no se constatam, nos autos, ndicios de autoria e materialidade com relao nica autoridade dotada de prerrogativa de foro, caberia, ou no, ao STF analisar o tema da nulidade do indiciamento do parlamentar, em tese, envolvido, independentemente do reconhecimento da incompetncia superveniente do STF. Inqurito Policial remetido ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que se apuram supostas condutas ilcitas relacionadas, ao menos em tese, a Senador da Repblica. 2. Ocorrncia de indiciamento de Senador da Repblica por ato de Delegado da Polcia Federal pela suposta prtica do crime do art. 350 da Lei n 4.737/1965 (Falsidade ideolgica para fins eleitorais). 3. O Ministrio pblico Federal (MPF) suscitou a absoluta ilegalidade do ato da autoridade policial que, por ocasio da abertura das investigaes policiais, instaurou o inqurito e, sem a prvia manifestao do Parquet, procedeu ao indiciamento do Senador, sob as seguintes alegaes: i) o ato do Delegado de Polcia Federal que indiciou o Senador violou a prerrogativa de foro de que titular a referida autoridade, alm de incorrer em invaso injustificada da atribuio que exclusiva desta Corte de proceder a eventual indiciamento do investigado; e ii) a iniciativa do procedimento investigatrio que envolva autoridade detentora de foro por prerrogativa de funo perante o STF deve ser confiada exclusivamente ao Procurador-Geral da Repblica, contando, sempre que necessrio, com a superviso do Ministro-Relator deste Tribunal. 4. Ao final, o MPF requereu: a) a anulao do indiciamento e o arquivamento do inqurito em relao ao Senador, devido a ausncia de qualquer elemento probatrio que aponte a sua participa o nos fatos; e b) a restituio dos autos ao juzo de origem para o exame da conduta dos demais envolvidos. 5. Segundo o Ministro Relator Originrio, Seplveda Pertence, o pedido de arquivamento do inqurito, solicitado pelo Procurador-Geral da Repblica, com relao ao Senador, seria irrecusvel do STF, o pelo juzo Tribunal, do porque, estaria na linha da na jurisprudncia consolidada Parquet fundado

inexistncia de elementos informativos que pudessem alicerar a denncia. Voto do relator pelo arquivamento do inqurito com relao ao Senador indiciado e proposta de concesso de habeas corpus, de ofcio, em favor do tambm indiciado JOS GICOMO BACCARIN, de modo a estender-lhe os efeitos do arquivamento do inqurito. 6. Com relao ao pedido de anulao do indiciamento do Senador por alegada ausncia de competncia da autoridade policial para determin-lo, o Min. Seplveda asseverou: i) a instaurao de inqurito policial para a apurao de fato em que se vislumbre a possibilidade de envolvimento de titular de prerrogativa de foro do STF no depende de iniciativa do Procurador-Geral da Repblica, nem o mero indiciamento formal reclama prvia deciso de um Ministro do STF; ii) tanto a abertura das investigaes de qualquer fato delituoso, quanto, no curso delas, o

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 29 LFG_2 Semestre_2009


indiciamento formal, so atos da autoridade que preside o inqurito; e iii) a prerrogativa de foro do autor do fato delituoso critrio atinente, de modo exclusivo, determinao da competncia jurisdicional originria do Tribunal respectivo, quando do oferecimento da denncia ou, eventualmente, antes dela, se se fizer necessria diligncia sujeita prvia autorizao judicial. Voto pelo indeferimento do pedido de anulao do indiciamento do Senador investigado por entender como vlida a portaria policial que instaur ou o procedimento persecutrio. 7. Ademais, segundo o Min. Pertence, o inqurito deveria ser arquivado com relao ao Senador e a ordem de habeas corpus ser concedida, de ofcio, com relao a JOS GICOMO BACCARIN. Quanto concesso da ordem de ofcio, o Min. Pertence entendeu que JOS GICOMO BACCARIN encontrava-se em idntica situao objetiva do Senador, pois, em tese, tambm teria cometido o crime de falsidade ideolgica para fins eleitorais. Desse modo, inexistindo elementos informativos que pudessem alicerar a denncia com relao ao Senador, ao co-autor JOS GICOMO tambm deveria ser conferido idntico tratamento. 8. Aps o voto do relator indeferindo o pedido de anulao formal do indiciamento do Senador, o Ministro Marco Aurlio suscitou questo de ordem no sentido da prejudicialidade da ao. Ante a concluso de que no se teriam indcios de autoria e materialidade da participao do Senador, o tema do indiciamento estaria prejudicado. Questo de Ordem rejeitada por maioria pelo Tribunal. 9. Segunda Questo de Ordem suscitada pelo Ministro Cezar Peluso. A partir do momento em que no se verificam, nos autos, ndicios de autoria e materialidade com relao nica autoridade dotada de prerrogativa de foro, caberia, ou no, ao STF analisar o tema da nulidade do indiciamento do parlamentar, em tese, envolvido, independentemente do reconhecimento da incompetncia superveniente do STF. O voto do Ministro Gilmar Mendes, por sua vez, abriu divergncia do Relator para apreciar se caberia, ou no, autoridade policial investigar e indiciar autoridade dotada de predicamento de foro perante o STF. Consideraes doutrinrias e jurisprudenciais acerca do tema da instaurao de inquritos em geral e dos inquritos originrios de competncia do STF: i) a jurisprudncia do STF pa cfica no sentido de que, nos inquritos policiais em geral, no cabe a juiz ou a Tribunal investigar, de ofcio, o titular de prerrogativa de foro; ii) qualquer pessoa que, na condio exclusiva de cidado, apresente "notitia criminis", diretamente a este Tribunal parte manifestamente ilegtima para a formulao de pedido de recebimento de denncia para a apurao de crimes de ao penal pblica incondicionada. Precedentes: INQ n 149/DF, Rel. Min. Rafael Mayer, Pleno, DJ 27.10.1983; INQ (AgR) n 1.793/DF, Rel. Min. Ellen Gracie, Pleno, maioria, DJ 14.6.2002; PET - AgR - ED n 1.104/DF, Rel. Min. Sydney Sanches, Pleno, DJ 23.5.2003; PET n 1.954/DF, Rel. Min. Maurcio Corra, Pleno, maioria, DJ 1.8.2003; PET (AgR) n 2.805/DF, Rel. Min. Nelson Jobim, Pleno, maioria, DJ 27.2.2004; PET n 3.248/DF, Rel. Min. Ellen Gracie, deciso monocrtica, DJ 23.11.2004; INQ n

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 30 LFG_2 Semestre_2009


2.285/DF, Rel. Min. Gilmar Mendes, deciso monocrtica, DJ 13.3.2006 e PET (AgR) n 2.998/MG, 2 Turma, unnime, DJ 6.11.2006; iii) diferenas entre a regra geral, o inqurito policial disciplinado no Cdigo de Processo Penal e o inqurito originrio de competncia do STF regido pelo art. 102, I, b, da CF e pelo RI/STF. A prerrogativa de foro uma garantia voltada no exatamente para os interesses do titulares de cargos relevantes, mas, sobretudo, para a prpria regularidade das instituies em razo das atividades funcionais por eles desempenhadas. Se a Constituio estabelece que os agentes polticos respondem, por crime comum, perante o STF (CF, art. 102, I, b), no h razo constitucional plausvel para que as atividades diretamente relacionadas sejam superviso do judicial (abertura do de A procedimento iniciativa do investigatrio) retiradas controle judicial STF.

procedimento investigatrio deve ser confiada ao MPF contando com a superviso do Ministro-Relator do STF. 10. A Polcia Federal no est autorizada a abrir de ofcio inqurito policial para apurar a conduta de parlamentares federais ou do prprio Presidente da Repblica (no caso do STF). No exerccio de competncia penal originria do STF (CF, art. 102, I, "b" c/c Lei n 8.038/1990, art. 2 e RI/STF, arts. 230 a 234), a atividade de superviso judicial deve ser constitucionalmente desempenhada durante toda a tramitao das investigaes desde a abertura dos procedimentos investigatrios at o eventual oferecimento, ou no, de denncia pelo dominus litis. 11. Segunda Questo de Ordem resolvida no sentido de anular o ato formal de indiciamento promovido pela autoridade policial em face do parlamentar investigado. 12. Remessa ao Juzo da 2 Vara da Seo Judiciria do Estado do Mato Grosso para a regular tramitao do feito.

2 Aula - 12/08/09 INQURITO POLICIAL - Cont. Art. 21 do CPP no foi recepcionado pela CF. Como a incomunicabilidade vedada no estado de defesa, a concluso que tambm deve ser vedada em um Estado normal de Direito (ver o art. da CF sobre estado de defesa).

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 31 LFG_2 Semestre_2009

No pode ser decretada a incomunicabilidade do preso.

PRAZO PARA CONCLUSO DO IP: CONCLUS


Vale a pena ficar atento porque uma coisa quando o acusado est preso prazo de 10 dias para concluso do IP; estando o acusado solto = 30 dias. Esse prazo de 30 dias, em relao ao acusado solto, pode ser prorrogado. No caso do prazo de 10 dias, a doutrina entende que se houver um excesso abusivo, por exemplo, 6 meses, a consequncia ser o relaxamento da priso. Contagem desse prazo: prazo penal ou prazo processual penal? H diferena - prazo penal - o dia do incio levado em considerao; prazo processual = comea a contar no dia seguinte. CUIDADO: Esse um prazo processual penal. No confundir com o prazo da priso que penal.

Excees: LEI REU PRESO REU SOLTO

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 32 LFG_2 Semestre_2009

CPPM JUSTIA FEDERAL


(1)

20 dias 15 dias 30 dias 10 dias

40 dias 30 dias 90 dias 10 dias

DROGAS art. 51(2) Crimes contra Economia Popular art. 10,1(3)

(1) ATENO: na Justia Federal esse prazo pode ser duplicado. Em se tratando de acusado preso esse prazo pode chegar a 30 dias. (2) ATENO: Esses dois prazos podem ser duplicados. Ou seja, podemos chegar a 60 dias para o ru preso e a 180 dias para o ru solto. OBS.: em IP sobre Drogas dificilmente vamos ter ru solto. (3) CUIDADO: como a lei no distingue, esse prazo fica valendo para ru solto e ru preso.

14.

CONCLUSAO DO IP:

Vai se dar atravs da elaborao de um Relatrio da autoridade policial subscrito pelo Delegado de Polcia. Objetivos do Relatrio: - Deve ser uma pea essencialmente descritiva. - Deve a autoridade policial evitar fazer qualquer juzo esse juzo de valor, quem tem que fazer o titular da ao penal.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 33 LFG_2 Semestre_2009

- Na medida em que o prprio IP dispensvel, podemos a concluir que o relatrio tambm uma pea dispensvel. Concludo o IP, elaborado o relatrio, de acordo com o CPP, o IP vai ser remetido para o Poder Judicirio. CUIDADO: Em alguns Estados da Federao, por fora de Portarias dos TJ's, o IP j remetido diretamente ao rgo do MP - Centrais de Inqurito -. o que acontece no Paran, Bahia, RJ, Cear, por exemplo. OBS.: Uma das propostas de leis que tramitam no Congresso vai consagrar essa regra da remessa direta do IP ao rgo do MP. Vamos trabalhar com a regra do CPP - IP indo para o Judicirio: Judicirio Chegando ao Poder Judicirio - duas possibilidades: 1) Se o crime for de ao penal pblica o juiz abre vista ao MP; 2) Se o crime for de ao penal privada iniciativa da vtima. VISTA AO MP - POSSIBILIDADES: POSSIBILIDADES 1a) Oferecer denncia; 2a) Requerimento de diligncias desde que o juiz

determina que os autos permaneam em cartrio aguardando a

indispensveis ao oferecimento da denncia.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 34 LFG_2 Semestre_2009

Ver art. 16/CPP.


Art. 16. O Ministrio Pblico no poder requerer a devoluo do inqurito autoridade policial, seno para novas diligncias, imprescindveis ao oferecimento da denncia.

3a) Promoo de Arquivamento; 4a) Argio a incompetncia do juzo - por exemplo, voc promotor estadual e v que o crime federal voc vai pedir a remessa para um juiz federal. 5a) Suscitar um conflito de competncia ou um conflito de atribuies diferente da argio de incompetncia; aqui os autos chegaram de outro juzo e voc suscita o conflito dizendo no ser o competente. OBS. Oferecimento da denncia vai ser vista junto com Ao Penal.

2a) REQUERIMENTO DE DILIGNCIAS: DILIGNCIAS Quando o MP pede essas diligncias ele sempre solicita a remessa dos autos autoridade policial. E se o juiz indeferir essa remessa dos autos autoridade policial? a) O remdio correto seria a correio parcial,

geralmente prevista nos Regimentos Internos (isso o que vamos colocar na prova). b) Requisitar diretamente autoridade policial a

realizao das diligencias, ou seja, ao invs de pedir ao juiz que

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 35 LFG_2 Semestre_2009

requisite as diligncias, o promotor tem esse poder, a Constituio lhe garante esse poder. So essas duas possibilidades. 4) CONFLITO DE COMPETNCIA: COMPETNCIA O Conflito de competncia pode ser de duas espcies: POSITIVO rarssimo. Dois ou mais juzes

entendem-se competentes para a causa. - NEGATIVO Dois ou mais juzes consideram-se incompetentes para o julgamento da causa. o mais comum. Est no art. 114/CPP usa a expresso conflito de "jurisdio"; tecnicamente essa expresso no correta porque a jurisdio una.
Art. 114. Haver conflito de jurisdio: I - quando duas ou mais autoridades judicirias se considerarem competentes, ou incompetentes, para conhecer do mesmo fato criminoso; II - quando entre elas surgir controvrsia sobre unidade de juzo, juno ou separao de processos.

Hiptese: Juiz Estadual + Juiz Federal = Conflito negativo na hora de decidir o tribunal obrigado a remeter para um desses dois suscitados ou ele pode remeter para um 3 juiz? CUIDADO: Ao decidir um conflito de competncia nada impede que o tribunal remeta os autos a um terceiro juzo no envolvido no conflito. Os Manuais no abordam isso porque rarssimo de acontecer.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 36 LFG_2 Semestre_2009

QUEM DECIDE CONFLITO DE COMPETNCIA?


TJ/SP X Juiz estadual de SP - quem decide conflito entre

eles? O TJ o rgo jurisdicional superior ao juiz estadual. Como entrar em conflito com seu superior hierrquico? Nesse exemplo no existe conflito de competncia. Se temos um rgo hierarquicamente superior, no podemos falar em conflito de competncia. 1 Hiptese: 1) Juiz estadual/SP X Juiz federal/SP juiz est. subordinado ao TJ/SP; o juiz fed. subordinado ao TRF = no pode ser nenhum deles. Subimos na hierarquia ser o STJ que superior aos dois. PEGADINHA: o juiz estadual de acordo com o art. 109, 3/CF, existe a possibilidade de que esse juiz estadual esteja exercendo competncia federal delegada. Isso acontece, por exemplo, nas causas previdencirias.
Art. 109. Aos juzes federais compete processar e julgar: 3 - Sero processadas e julgadas na justia estadual, no foro do domiclio dos segurados ou beneficirios, as causas em que forem parte instituio de previdncia social e segurado, sempre que a comarca no seja sede de vara do juzo federal, e, se verificada essa condio, a lei poder permitir que outras causas sejam tambm processadas e julgadas pela justia estadual.

Quando houver conflito de competncia estando esse juiz estadual no exerccio de competncia federal delegada, ele estar subordinado ao TRF. Portanto, nesse caso sero dois juzes federais - quem decidir ser o TRF da 3a Regio (SP). 2 Hiptese:

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 37 LFG_2 Semestre_2009

Juiz Fed./SP X STM sempre que houver um Tribunal Superior envolvido, a competncia ser do STF.

CONFLITO DE ATRIBUIES: ATRIBUIES Enquanto o conflito de competncia o conflito que se estabelece entre dois rgos jurisdicionais, o conflito de atribuies vai se dar entre rgos do MP. OBS: Isso hoje muito comum em virtude de as investigaes estarem sendo feitas pelo MP. Quem decide conflito de atribuies? 1) MP/SP X MP/SP = PGJ conflito entre membros do mesmo Estado = Procurador Geral de Justia. 2) MPF/SP X MPF/RJ = Cmara de Coordenao e Reviso do MPF conflito entre rgos do MP Federal = quem decide essa Cmara com recurso para o PGR (Proc. Geral da Repblica). 3) MP Militar X MPF PGR

OBS: Cuidado que o MPU (MP da Unio) composto por 4 ramos: MPF MPM (Militar)

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 38 LFG_2 Semestre_2009

MPDFT (DF e Territrios) MPT (Trabalho)

4) MP/CE X MP/BA ou MPF X MP/RS Prevalece com vrios julgados que a competncia ser do STF. Fundamento: art. 102, I, "f"/CF.
Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendolhe: I - processar e julgar, originariamente: f) as causas e os conflitos entre a Unio e os Estados, a Unio e o Distrito Federal, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administrao indireta;

Ver dois julgados: PET 3528 (STF); ACO (STF) 1179.


Pet 3528 / BA - Min. MARCO AURLIO COMPETNCIA - CONFLITO DE ATRIBUIES - MINISTRIO PBLICO FEDERAL VERSUS MINISTRIO PBLICO ESTADUAL. Compete ao Supremo a soluo de conflito de atribuies a envolver o Ministrio Pblico Federal e o Ministrio Pblico Estadual. CONFLITO NEGATIVO DE ATRIBUIES - MINISTRIO PBLICO FEDERAL VERSUS MINISTRIO PBLICO ESTADUAL - ROUBO E DESCAMINHO. Define-se o conflito considerado o crime de que cuida o processo. A circunstncia de, no roubo, tratar-se de mercadoria alvo de contrabando no desloca a atribuio, para denunciar, do Ministrio Pblico Estadual para o Federal. ACO 1179 / PB - Min. ELLEN GRACIE DIREITO PROCESSUAL PENAL. CONFLITO NEGATIVO DE ATRIBUIES.

CARACTERIZAO. COMPETNCIA DO STF. POSSVEL CRIME DE DESACATO CONTRA JUIZ DO TRABALHO. FATO OCORRIDO EM RAZO DE SUA FUNO. ART. 331, CP. 1. Suposto conflito de atribuies entre membros do Ministrio Pblico do Estado da Paraba e do Ministrio Pblico Federal, relacionados aos fatos investigados no procedimento investigatrio instaurado pela Procuradoria da Repblica em Campina Grande/PB. 2. Com fundamento no art. 102, I, f, da Constituio da Repblica, deve ser conhecido o presente conflito de atribuio entre os membros do Ministrio Pblico do Estado da Paraba e do Ministrio Pblico Federal diante da competncia do Supremo Tribunal Federal para julgar conflito entre rgos de Estados-membros diversos. 3. O juiz federal de Campina Grande reconheceu, expressamente, que a competncia para eventual ao penal da justia federal e, por isso, realmente no h que se cogitar de conflito de jurisdio (ou de competncia), mas sim de conflito de atribuies. 4. Servidora da Justia do Trabalho Maria do Socorro teria tentado se valer de sua funo pblica, baseada na ordem de servio referida, para no se submeter fila existente no local, ocasio em que o juiz do trabalho tambm resolveu fazer

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 39 LFG_2 Semestre_2009


o mesmo. Assim, no momento em que a servidora afirmou que o juiz somente mandava "no seu gabinete, aqui deve ser tratado como cidado comum...", manifestou desprestgio funo pblica exercida pelo magistrado, revelando nexo causal entre a conduta e a condio de juiz do trabalho da suposta vtima. 5. Em tese, houve infrao penal praticada em detrimento do interesse da Unio (CF, art. 109, IV), a atrair a competncia da justia federal. 6. Atribuio do Ministrio Pblico Federal para funcionar no procedimento, exercitando a opinio delicti. 7. Entendimento original da relatora, em sentido oposto, abandonado para participar das razes prevalecentes. 8. Conflito no conhecido, determinando-se a remessa dos autos ao Superior Tribunal de Justia.

15. ARQUIVAMENTO DO IP: OBS: MP/Delegado. Trata-se de uma deciso judicial, mediante requerimento do MP. A autoridade judiciria quem vai determinar o Tema muito importante para provas de

arquivamento do IP mediante requerimento do MP. Cabe arquivamento do IP em crime de ao penal privada? Em tese cabvel ; podemos imaginar que o ofendido faa um pedido de arquivamento, mas algum vtima de um crime de ao penal privada vai pedir isso? Porm podemos dizer que o arquivamento do IP pode acontecer por: requerimento do MP; requerimento do ofendido. Juiz no pode, jamais, arquivar IP de ofcio, pois no sendo ele o titular da ao penal, no pode agir de ofcio.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 40 LFG_2 Semestre_2009

Da mesma forma o MP no pode arquivar o IP, precisa submeter deciso judicial. FUNDAMENTOS PARA O ARQUIVAMENTO DO IP: IP 1) Atipicidade da conduta: Ex.: Princpio da Insignificncia; STF - decidiu que a "cola eletrnica" no crime: no estelionato e tambm no seria falsidade. 2) Excludente da ilicitude: CUIDADO: a regra, em relao ao MP, sempre o Princpio do In dubio pro societate se o promotor est na dvida se houve ou na a conduta = o promotor deve oferecer a denncia; s se estiver plenamente convencido da excludente que ele deve pedir o arquivamento. 3) Excludente de culpabilidade: Por exemplo, coao moral irresistvel, inexigibilidade de conduta diversa, salvo nos casos de inimputabilidade - esses tm que ser denunciados para serem submetidos Medida de Segurana. 4) Presente uma Causa extintiva da punibilidade. 5) Ausncia de Elementos de Informao quanto autoria e materialidade: 99% dos casos de arquivamento decorrem daqui e geralmente o problema a autoria.

COISA JULGADA E O ARQUIVAMENTO: ARQUIVAMENTO

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 41 LFG_2 Semestre_2009

Importante diferenciarmos a CJ Formal da CJ Material. CJF - a imutabilidade da deciso no processo em que foi proferida. CJM - torna a deciso imutvel fora do processo no qual a deciso proferida. Cuidado - houve deciso recente do STF que modificou um entendimento j pacificado os livros podem estar desatualizados.

Tipos de Arquivamento e CJ: 1) Atipicidade da conduta CJF e M; 2) Excludente de ilicitude CJFM = sempre foi esse o posicionamento da doutrina e da jurisprudncia. Todavia, CUIDADO porque recentemente em fev ou maro desse ano o STF entendeu que arquivamento com base em excludente da ilicitude s faz CJF. A relevncia dessa discusso: surgindo novas provas, a denncia pode ser oferecida.
HC - 95211 O Min. Ricardo Lewandowski suscitou questo de ordem no sentido de que os autos fossem deslocados ao Plenrio, porquanto transpareceria que as informaes as quais determinaram a reabertura do inqurito teriam se baseado em provas colhidas pelo prprio Ministrio Pblico. Contudo, a Turma entendeu, em votao majoritria, que, antes, deveria apreciar matria prejudicial relativa ao fato de se saber se a ausncia de ilicitude configuraria, ou no, coisa julgada material, tendo em conta que o ato de arquivamento ganhara contornos absolutrios, pois o paciente fora absolvido ante a constatao da excludente de antijuridicidade (estrito cumprimento do dever legal). Vencido, no ponto, o Min. Ricardo Lewandowski que, ressaltando o contexto ftico, no conhecia do writ por julgar que a via eleita no seria adequada ao exame da suposta prova nova que motivara o desarquivamento. No mrito, tambm por

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 42 LFG_2 Semestre_2009


maioria, denegou-se a ordem. Aduziu-se que a jurisprudncia da Corte seria farta quanto ao carter impeditivo de desarquivamento de inqurito policial nas hipteses de reconhecimento de atipicidade, mas no propriamente de excludente de ilicitude. Citando o que disposto no aludido Verbete 524 da Smula, enfatizou-se que o tempo todo fora afirmado, desde o Ministrio Pblico capixaba at o STJ, que houvera novas provas decorrentes das apuraes. Ademais, observou-se que essas novas condies no afastaram o fato tpico, o qual no fora negado em momento algum, e sim a ilicitude que inicialmente levara a esse pedido de arquivamento. Vencidos os Ministros Menezes Direito e Marco Aurlio que deferiam o habeas corpus por considerar que, na espcie, ter-se-ia coisa julgada material, sendo impossvel reabrir-se o inqurito independentemente de outras circunstncias. O Min. Marco Aurlio acrescentou que nosso sistema convive com os institutos da justia e da segurana jurdica e que, na presente situao, este no seria observado se reaberto o inqurito, a partir de preceito que encerra exceo (CPP, art. 18). HC 95211/ES, rel. Min. Crmen Lcia, 10.3.2009. (HC-95211)

3) Excludente da culpabilidade CJFM - Doutrina majoritria. 4) Causa extintiva da punibilidade cuidado porque tecnicamente falando no h anlise do mrito. Todavia, reconhecida a presena de uma causa extintiva da punibilidade esse IP NO PODE SER REABERTO. E no caso de certido de bito falsa? Para concurso defender: para o STF como a deciso se baseou em fato juridicamente inexistente, nada impede 5) Ausncia de elementos de informao CJF. Se conseguir prova nova, posso continuar.

P O A N V S R V S O A

Prova nova aquela substancialmente inovadora, ou seja, aquela capaz de produzir uma alterao do contexto probatrio.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 43 LFG_2 Semestre_2009

Surgindo provas novas o MP pode dar incio ao penal. Ver Smula 524/STF - vai trabalhar exatamente com isso. Cuidado, para que o MP d incio ao penal ele precisa de provas novas, mas e para que ocorra o desarquivamento do IP, o que preciso? preciso da notcia de provas novas. Para o

desarquivamento basta a notcia de prova nova, para a ao penal preciso mesmo da prova nova. Ver HC 84186 e HC 80560.
HC 80560 / GO - Min. SEPLVEDA PERTENCE EMENTA: Inqurito policial: deciso que defere o arquivamento: quando faz coisa julgada. A eficcia preclusiva da deciso que defere o arquivamento do inqurito policial, a pedido do Ministrio Pblico, similar daquela que rejeita a denncia e, como a ltima, se determina em funo dos seus motivos determinantes, impedindo " se fundada na atipicidade do fato " a propositura ulterior da ao penal, ainda quando a denncia se pretenda alicerada em novos elementos de prova. Recebido o inqurito " ou, na espcie, o Termo Circunstanciado de Ocorrncia " tem sempre o Promotor a alternativa de requisitar o prosseguimento das investigaes, se entende que delas possa resultar a apurao de elementos que dem configurao tpica ao fato (C.Pr.Penal, art. 16; L. 9.099/95, art. 77, 2). Mas, ainda que os entenda insuficientes para a denncia e opte pelo pedido de arquivamento, acolhido pelo Juiz, o desarquivamento ser possvel nos termos do art. 18 da lei processual. O contrrio sucede se o Promotor e o Juiz acordam em que o fato est suficientemente apurado, mas no constitui crime. A " a exemplo do que sucede com a rejeio da denncia, na hiptese do art. 43, I, C.Pr.Penal " a deciso de arquivamento do inqurito definitiva e inibe que sobre o mesmo episdio se venha a instaurar ao penal, no importa que outros elementos de prova venham a surgir posteriormente ou que erros de fato ou de direito hajam induzido ao juzo de atipicidade.

O arquivamento com base na ausncia de elementos de informao feita com base na clusula rebus sic stantibus, ou seja, modificado o panorama probatrio possvel o desarquivamento do IP.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 44 LFG_2 Semestre_2009

16.

PROCEDIMENTO

DO

ARQUIVAMENTO:
Esse procedimento varia de acordo com a Justia. 1) JUSTICA ESTADUAL: ESTADUAL MP juiz = promotor vai fazer a sua promoo de arquivamento (pedido) endereada ao juiz. Imaginemos que o juiz no concorde com o arquivamento e determine a realizao de diligencias. correto? No, o juiz no pode, na fase investigatria, ficar determinando a realizao de diligencias. Ao juiz, na fase investigatria, reserva-se um papel distante. Ao juiz no dado determinar a realizao de diligencias em caso o faa, o caminho o promotor ingressar com uma correio parcial contra o magistrado; trata-se de um ato abusivo. Pedido o arquivamento - possibilidades: a) caso o juiz concorde cm o pedido de arquivamento vai se dar a homologao e o IP ser arquivado.

b) Juiz discorda do pedido de arquivamento --> vamos usar o art. 28 do CPP - determina a remessa dos autos ao PGJ. Caso o juiz no concorde com o arquivamento remete ao PGJ. Aqui se aplica o princpio chamado de Princpio da Devoluo caso o juiz no concorde com o pedido de arquivamento, cabe a ele devolver a apreciao do caso Chefia

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 45 LFG_2 Semestre_2009

do MP, ao qual compete a deciso final sobre o oferecimento ou no da denncia. Quando o juiz remete os autos ao PGJ, ele no deixa de exercer uma funo anmala de fiscal do princpio da obrigatoriedade - CUIDADO -. Chegando os autos ao PGJ - Possibilidades: 1a) Oferecer denncia 2a) Requisitar diligencias 3a) Designar outro rgo do MP para oferecer denncia - cuidado o PGJ no pode obrigar aquele promotor que pediu o arquivamento a oferecer denncia porque ele estaria violando a sua independncia funcional. Esse outro rgo do MP obrigado a oferecer a denncia? Para a maioria da doutrina ele age por delegao, longa manus do PGJ e por isso ele obrigado a oferecer denncia. Na prtica isso resolvido como o famoso "promotor do 28" = promotor que atua diretamente com o PGJ e sempre que o PGJ tem que designar algum, designa esse. 4a) Insistir no arquivamento hiptese na qual o juiz est obrigado a arquivar. Ver o art. 28/CPP.
Art. 28. Se o rgo do Ministrio Pblico, ao invs de apresentar a denncia, requerer o arquivamento do inqurito policial ou de quaisquer peas de informao, o juiz, no caso de considerar improcedentes as razes invocadas, far remessa do inqurito ou peas de informao ao procurador-geral, e este oferecer a denncia, designar outro rgo do Ministrio Pblico para oferec-la, ou insistir no pedido de arquivamento, ao qual s ento estar o juiz obrigado a atender.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 46 LFG_2 Semestre_2009

Ver julgado STF HC 92885.


HC 92885 / CE - Min. CRMEN LCIA EMENTA: HABEAS CORPUS. PROCESSUAL PENAL. CRIME DE HOMICDIO

QUALIFICADO. ALEGAO DE VIOLAO AO PRINCPIO DO PROMOTOR NATURAL E DE AUSNCIA DE JUSTA CAUSA PARA O OFERECIMENTO DA DENNCIA. INEXISTNCIA DE CONSTRANGIMENTO ILEGAL. 1. Nenhuma afronta ao princpio do promotor natural h no pedido de arquivamento dos autos do inqurito policial por um promotor de justia e na oferta da denncia por outro, indicado pelo Procurador-Geral de Justia, aps o Juzo local ter considerado improcedente o pedido de arquivamento. 2. A alegao de falta de justa causa para o oferecimento da primeira denncia foi repelida pelo Tribunal de Justia estadual, sendo acatada to-somente a tese de sua inpcia. 3. No se pode trancar a segunda denncia, quando descritos, na ao penal, comportamentos tpicos, ou seja, quando factveis e manifestos os indcios de autoria e materialidade delitivas. Precedentes. 4. Habeas corpus indeferido.

2) JUSTIA FEDERAL / MILITAR DA UNIO E JUSTIA DO DF: Aqui tem uma peculiaridade porque quem vai atuar o MPF (Procuradores da Repblica); no MPM Promotores e Procuradores da Justia Militar; DF - MPDFT (Promotores do DF e Territrios). Nessas situaes no vamos ter o PGJ para remeter os autos. Imaginemos um Procurador da Repblica (MPF) formula uma promoo de arquivamento submetida a um juiz federal. Se o juiz no concordar a remessa dos autos ser para a Cmara de Coordenao e Reviso do MPF. CUIDADO essa Cmara vai se manifestar de maneira opinativa, ou seja, ela ouvida e d seu parecer, mas essa no a deciso final porque

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 47 LFG_2 Semestre_2009

depois os autos so remetidos ao PGR a quem compete a deciso final.

Justia Militar da Unio: Promotor da JMU promoo de arquivamento ao juizauditor. Se o juiz-auditor discorda remete os autos Cmara de Coordenao e Reviso do MPM. Essa Cmara vai dar um parecer opinativo. A deciso final do Procurador Geral da Justia Militar. Peculiaridade - cuidado: caso o juiz-auditor concorde com o pedido de arquivamento obrigado a remeter os autos ao Juiz-Auditor Corregedor. Esse JAC pode concordar. Caso ele concorde com o arquivamento arquiva-se o IP. Se o JAC no concordar com o arquivamento ele pode fazer uma representao ( um recurso) ao STM. O STM pode concordar com o arquivamento = arquiva-se o IP. Se o STM der provimento a esse recurso, significa dizer que ele no concordou com o arquivamento, ele determina a remessa Cmara de Coordenao e Reviso do MPM. A Cmara vai dar sua opinio - parecer opinativo - aps o que os autos so remetidos ao PGJM a quem compete a deciso final.

3) JUSTIA ELEITORAL: OBS: No temos um rgo prprio de MP Eleitoral. Nas comarcas do interior quem atua o MP Estadual.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 48 LFG_2 Semestre_2009

Caso o juiz eleitoral no concorde com o pedido de arquivamento, far a remessa dos autos ao Procurador Regional Eleitoral, que um Procurador Regional da Repblica atuando perante o TRE.

4)

Arquivamento

nas

Hipteses

de

Atribuio

Originaria do PGJ ou PGR: Se a deciso de arquivamento se der por parte do PGJ/PGR (nas hipteses de atribuio originaria ou quando se tratar de insistncia de arquivamento) no ser necessrio submeter essa deciso ao respectivo tribunal. Como no h a interveno do Judicirio, nesse caso teremos uma mera deciso administrativa Dois julgados: STF Inq 2054 e STJ HC 64564. No caso de deciso do PGJ - cuidado - cabe pedido de reviso ao Colgio de Procuradores (rgo estruturado no mbito do MPE) a quem compete a deciso final sobre o assunto art. 12, XI da Lei 8625/93 (LONMP).

17. ARQUIVAMENTO IMPLCITO:

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 49 LFG_2 Semestre_2009

Por exemplo, no IP h dois suspeitos Tcio e Mvio; na hora da denncia o promotor s denuncia Tcio e nada fala sobe o Mvio - doutrina diz que isso arquivamento implcito. No admitido; no podemos admitir que uma

manifestao do MP no seja fundamentada. Arquivamento Implcito ocorre quando o titular da ao penal deixa de incluir na denncia algum fato investigado (arquivamento implcito objetivo) ou algum dos indiciados (arquivamento implcito subjetivo), sem expressa manifestao ou justificativa desse procedimento. No admitido pela doutrina e jurisprudncia, cabendo ao juiz devolver os autos ao MP para que se manifeste de maneira fundamentada, sob pena de aplicao do art. 28/CPP.

18. ARQUIVAMENTO INDIRETO: Ocorre quando o juiz diante do no oferecimento de denncia por parte do MP fundado em razoes de incompetncia recebe essa manifestao (de incompetncia) como se tratasse de um arquivamento, aplicando por analogia o art. 28/CPP.

19.

RECURSOS

CABIVEIS

NAS

HIPOTESES

DE

ARQUIVAMENTO: 1a) Art. 12, XI - Lei 8625/93 - LONMP Colgio de Procuradores;

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 50 LFG_2 Semestre_2009


Art. 12 - O Colgio de Procuradores de Justia composto por todos os Procuradores de Justia, competindo-lhe: XI - rever, mediante requerimento de legtimo interessado, nos termos da Lei Orgnica, deciso de arquivamento de inqurito policial ou peas de informao determinada pelo Procurador-Geral de Justia, nos casos de sua atribuio originria;

2a) Art. 7 da Lei 1521/51 (Crimes contra a Economia Popular ou contra a Sade Pblica) recurso de ofcio, ou seja, sempre que o juiz arquiva um IP contra esses crimes, ele precisa submeter a sua deciso ao seu superior hierrquico.
Art. 7. Os juzes recorrero de ofcio sempre que absolverem os acusados em processo por crime contra a economia popular ou contra a sade pblica, ou quando determinarem o arquivamento dos autos do respectivo inqurito policial.

3a) Contravenes do jogo do bicho e corridas de cavalos fora do hipdromo recurso em sentido estrito = art. 6, PU da Lei 1508/51.
Art. 6 Quando qualquer do povo provocar a iniciativa do Ministrio Pblico, nos trmos do Art. 27 do Cdigo do Processo Penal, para o processo tratado nesta lei, a representao, depois do registro pelo distribuidor do juzo, ser por ste enviada, incontinenti, ao Promotor Pblico, para os fins legais. Pargrafo nico. Se a representao fr arquivada, poder o seu autor interpr recurso no sentido estrito.

Esses so os recursos. Em regra podemos concluir que a deciso de arquivamento irrecorrvel, salvo nessas hipteses acima. 20. TRANCAMENTO DO IP: uma medida de natureza excepcional, somente sendo possvel nas seguintes hipteses: 1a) Quando estiver extinta a punibilidade.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 51 LFG_2 Semestre_2009

2a) Quando ficar evidenciada a atipicidade formal ou material da conduta. Ex: cola eletrnica no crime para o STF no podemos instaurar IP para apurar o que no crime. 3a) Quando no houver quaisquer indcios iniciais acerca da prtica de um crime (STF - HC 89398).
HC 89398 / SP - Min. CRMEN LCIA EMENTA: PROCURADOR-GERAL HABEAS DA CORPUS. PROCESSUAL PENAL. PASSIVA. AUTORIDADE SUSPENSO COATORA. DE ATOS

REPBLICA.

ILEGITIMIDADE

INVESTIGATRIOS. MATRIA JORNALSTICA. INEXISTNCIA DE COAO OU AMEAA DE COAO. PRECEDENTES. HABEAS CORPUS DENEGADO. 1. O presente habeas corpus, que visa ao trancamento de eventual inqurito e ao penal, no se justifica, quando se cuida de fatos simplesmente noticiados em reportagens jornalsticas sem referncia a ato da autoridade tida como coatora. O trancamento de inquritos e aes penais em curso - o que no se vislumbra na hiptese dos autos - s admissvel quando verificadas a atipicidade da conduta, a extino da punibilidade ou a ausncia de elementos indicirios demonstrativos de autoria e prova da materialidade. Precedentes. 2. O Ministrio Pblico o rgo competente constitucionalmente para o desempenho da persecuo penal, e no h constrangimento ilegal algum na eventual apreciao de documentos fornecidos ao Procurador-Geral da Repblica pela Comisso Parlamentar de Inqurito. Ainda que se considerasse a possibilidade concreta e verdadeiramente iminente de instaurao de procedimento criminal contra o Paciente, o que no se d na espcie, certo que a autoridade coatora no seria o Procurador-Geral da Repblica, mas sim autoridade policial ou mesmo rgo ministerial atuante na primeira instncia, em razo de fazer jus o Paciente a foro especial, nem se enquadrar em circunstncias outras capazes de atrair a atuao direta do chefe do Ministrio Pblico Federal. Precedentes. 3. Habeas corpus denegado.

21. INVESTIGACAO PELO MP: Magistratura - dizer que possvel porque essa tem sido a opinio dos tribunais. Argumentos Contrrios momento Atenta que voc contra o Argumentos favorveis Teoria/Doutrina dos

sistema acusatrio: a partir doPoderes Implcitos - surgida na possibilitaSuprema Corte Americana em um que o MP investigue cria umprecedente de 1819 (MCc Culloch desequilbrio entre acusao eX Maryland) --> a Constituio, ao defesa. conceder uma atividade-fim a

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 52 LFG_2 Semestre_2009

determinado rgo ou instituio, implcita e simultaneamente concede a ele todos os meios necessrios para atingir aquele objetivo. Ver Info 538 do STF - HC 91661. - MP dotado do poder de requisio. Sendo assim, cabese - Polcia judiciria no confunde com polcia

ao MP requisitar diligencias ou, seinvestigativa. Somente as funes entender necessrio, requisitar ade polcia judiciria que so instaurao de IP. Porem, o MPexercidas no pode presidir um IP. presidncia do IP atribuioPolcia exclusiva da polcia judiciria. - Falta de previso legal e instrumento para investigao. com exclusividade no Apelas polcias estaduais e federal. investigativa (regulamentado Resoluo instrumento administrativa n exclusiva - veja COAF, CPI e MP. Procedimento Criminal pelo 13) de e CNMP o

aInvestigatrio

natureza inquisitorial,

instaurado e presidido por um membro do MP com atribuio criminal, e ter como finalidade apurar a ocorrncia de infraes penais de natureza elementos pblica, para o fornecendo

oferecimento ou no de denncia.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 53 LFG_2 Semestre_2009

PROCEDIMENTO INVESTIGATRIO: O procedimento investigatrio criminal o mesmo procedimento do IP, mas presidido pelo MP. CONCLUSAO DO IP: Trs possibilidades: 1a) Denncia; 2a) Arquivamento; 3a) Declinao de atribuio, por exemplo, v que um crime de competncia de outra Justia. Cuidado, essa deciso arquivamento deve ser submetida a algum? Caso o rgo do MP conclua pelo arquivamento, sua promoo ser submetida ao juzo competente, na forma do art. 28, ou ao rgo superior interno.

Posio da Jurisprudncia: Para o STJ perfeitamente possvel a investigao pelo MP - ver Smula 234/STJ.
Smula: 234 A participao de membro do Ministrio Pblico na fase investigatria criminal no acarreta o seu impedimento ou suspeio para o oferecimento da denncia.

O STF j vem admitindo o recebimento de denncia com base em elementos colhidos em inqurito civil presidido pelo MP (RE 464893; HC 91661 = ltimo julgado do Supremo sobre o assunto).
RE 464893 / GO - Min. JOAQUIM BARBOSA

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 54 LFG_2 Semestre_2009


EMENTA: RECURSO EXTRAORDINRIO. PENAL. PROCESSUAL PENAL. MINISTRIO PBLICO. OFERECIMENTO DE DENNCIA COM BASE EM INQURITO CIVIL PBLICO. VIABILIDADE. RECURSO DESPROVIDO. 1. Denncia oferecida com base em elementos colhidos no bojo de Inqurito Civil Pblico destinado apurao de danos ao meio ambiente. Viabilidade. 2. O Ministrio Pblico pode oferecer denncia independentemente de investigao policial, desde que possua os elementos mnimos de convico quanto materialidade e aos indcios de autoria, como no caso (artigo 46, 1, do CPP). 3. Recurso a que se nega provimento. HC 91661 / PE - Min. ELLEN GRACIE HABEAS CORPUS. TRANCAMENTO DE AO PENAL. FALTA DE JUSTA CAUSA. EXISTNCIA DE SUPORTE PROBTATRIO DE MNIMO. REEXAME PELO DE FATOS E PROVAS. DELITOS INADMISSIBILIDADE. POSSIBLIDADE INVESTIGAO MINISTRIO PBLICO.

PRATICADOS POR POLICIAIS. ORDEM DENEGADA. 1. A presente impetrao visa o trancamento de ao penal movida em face dos pacientes, sob a alegao de falta de justa causa e de ilicitude da denncia por estar amparada em depoimentos colhidos pelo ministrio pblico. 2. A denncia foi lastreada em documentos (termos circunstanciados) e depoimentos de diversas testemunhas, que garantiram suporte probatrio mnimo para a deflagrao da ao penal em face dos pacientes. 3. A alegao de que os pacientes apenas cumpriram ordem de superior hierrquico ultrapassa os estreitos limites do habeas corpus, eis que envolve, necessariamente, reexame do conjunto fticoprobatrio. 4. Esta Corte tem orientao pacfica no sentido da incompatibilidade do habeas corpus quando houver necessidade de apurado reexame de fatos e provas (HC n 89.877/ES, rel. Min. Eros Grau, DJ 15.12.2006), no podendo o remdio constitucional do habeas corpus servir como espcie de recurso que devolva completamente toda a matria decidida pelas instncias ordinrias ao Supremo Tribunal Federal. 5. perfeitamente possvel que o rgo do Ministrio Pblico promova a colheita de determinados elementos de prova que demonstrem a existncia da autoria e da materialidade de determinado delito. Tal concluso no significa retirar da Polcia Judiciria as atribuies previstas constitucionalmente, mas apenas harmonizar as normas constitucionais (arts. 129 e 144) de modo a compatibiliz-las para permitir no apenas a correta e regular apurao dos fatos supostamente delituosos, mas tambm a formao da opinio delicti. 6. O art. 129, inciso I, da Constituio Federal, atribui ao parquet a privatividade na promoo da ao penal pblica. Do seu turno, o Cdigo de Processo Penal estabelece que o inqurito policial dispensvel, j que o Ministrio Pblico pode embasar seu pedido em peas de informao que concretizem justa causa para a denncia. 7. Ora, princpio basilar da hermenutica constitucional o dos "poderes implcitos", segundo o qual, quando a Constituio Federal concede os fins, d os meios. Se a atividade fim - promoo da ao penal pblica - foi outorgada ao parquet em foro de privatividade, no se concebe como no lhe oportunizar a colheita de prova para tanto, j que o CPP autoriza que "peas de informao" embasem a denncia. 8. Cabe ressaltar, que, no presente caso, os delitos descritos na denncia teriam sido praticados por policiais, o que, tambm, justifica a colheita dos depoimentos das vtimas pelo Ministrio Pblico. 9. Ante o exposto, denego a ordem de habeas corpus.

3 Aula - 25/08/09 PONTO 2:

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 55 LFG_2 Semestre_2009

A P N L O E A
PERSECUO criminalmente. Duas fases: 1 Fase Investigatria 2 Fase Processual Fato Delituoso F. Investigatria Ao Penal F. Processual CRIMINAL: Conjunto de atividades desenvolvidas pelo Estado a fim de algum seja processado

DIREITO PENAL o direito de pedir a tutela


jurisdicional relacionada a um caso concreto.

CARACTERSTICAS:
1) Direito Pblico a atividade jurisdicional que se pretende provocar de natureza pblica. Obs.: Numa prova evitem a expresso ao privada porque a ao penal pblica. O melhor dizer ao penal de iniciativa privada. Cuidado voc prope a ao em relao a algum e no contra esse algum porque a ao penal contra o Estado. 2) Trata-se de um direito subjetivo o titular tem o direito de exigir a prestao jurisdicional. 3) Direito autnomo no se confunde com o direito material que se pretende tutelar.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 56 LFG_2 Semestre_2009

4) Direito de ao tambm tem carter abstrato independe da procedncia ou improcedncia do pedido. 5) Direito especfico porque relacionado a um caso concreto.

PONTO 3:

CONDIES DA AO PENAL
Essas condies so necessrias para o exerccio regular do direito de ao. Subdividem-se em duas espcies: CONDIES GENRICAS so aquelas que devem estar presentes em toda ao penal. CONDIES ESPECFICAS vai depender da espcie de crime. Portanto, presentes em algumas aes penais.

CONDIES GENRICAS: Duas correntes:


1) Corrente Conservadora: Influenciada pela Escola Paulista. Busca trazer condies semelhantes entre o processo civil e o processo penal. Est sendo cada vez mais criticada. Trazida pela Ada Pellegrini Grinover. - POSSIBILIDADE JURDICA
DO

PEDIDO o pedido formulado

deve encontrar amparo no ordenamento jurdico, ou seja, deve se referir a uma providncia admitida pelo direito objetivo.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 57 LFG_2 Semestre_2009

- LEGITIMIDADE pertinncia

PARA AGIR

(legitimatio ad causam) a

subjetiva da ao. Ou seja, se voc sai do processo

penal e vai para o processo civil muito fcil enxergar isso. Por exemplo, quem pode propor ao de indenizao? O prejudicado. A legitimatio = quem que pode entrar com a ao. Quem vai ter legitimidade no plo ativo? E no plo passivo? Plo Ativo Ao P. Pblica Ao P. Privada MP Ofendido

Exemplo: crime sexual estupro a regra sempre foi ao privada. Todavia, com a mudana na lei, a regra agora ao penal pblica condicionada representao. Portanto, hoje, se uma mulher entra com queixa contra um crime sexual, ela no possui mais legitimidade para agir. Plo Passivo o provvel autor do fato delituoso maior de 18 anos. Duas situaes: a) O sujeito diz que no o autor, que inocente isso anlise de mrito. Exemplo de exame do autor no plo passivo homnimo por exemplo. Joo da Silva. No dia do interrogatrio voc v que outra pessoa. Outro exemplo, carteira de identidade falsificada voc oferece denncia contra a pessoa errada. PROVA: o MP oferece denncia contra um

cidado. No dia do interrogatrio percebe-se que se trata de homnimo. O que fazer?

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 58 LFG_2 Semestre_2009

Para pedir a absolvio voc tem que adentrar no mrito, porm falta ao homnimo a legitimidade para a ao e, portanto, adentrar ao mrito. Portanto, no essa a resposta. Rejeio da denncia por conta de ilegitimidade do plo passivo. Mas e se a ao j estiver em andamento? Pacelli se voc verifica a ausncia de uma condio do processo voc pode utilizar o processo civil e decretar a extino do processo por ausncia de uma condio da ao art. 267, VI/CPC. Cuidado, portanto, porque o CPC pode utilizado em processo penal subsidiariamente. Outro exemplo de prova: Disputa eleitoral dois candidatos a senador. Crimes contra a honra durante a propaganda eleitoral. Crimes contra a honra Queixa? Crimes contra a honra praticados durante a propaganda eleitoral so crimes eleitorais. Portanto, de ao penal pblica incondicionada. Portanto, em caso de queixa, caberia extino por falta de legitimidade passiva.

LEGITIMAO EXTRAORDINRIA

ORDINRIA

LEGITIMAO

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 59 LFG_2 Semestre_2009

LEGITIMAO ORDINRIA algum postula em nome prprio a defesa de um interesse prprio. Essa a regra. Art. 6/CPP. LEGITIMAO EXTRAORDINRIA Algum age em nome prprio na defesa de interesse alheio. Cuidado, aluno costuma dizer que legitimao extraordinria o MP em ao penal pblica. ERRADO! Quando a Constituio, no art. 129 coloca a ao penal pblica nas mos do MP ele o legitimado ordinrio. A ao penal pblica, portanto, legitimao ordinria. Exemplos de legitimao extraordinria: 1) Ao Penal Privada o direito de punir pertence ao Estado, mas o prprio Estado transfere a titularidade da ao ao ofendido. Portanto, a vtima estar defendendo o interesse alheio pois o direito de punir pertence ao Estado. 2) Ao Civil Ex Delicto proposta pelo MP em favor de vtima pobre. Art. 68/CPP.
Art. 68. Quando o titular do direito reparao do dano for pobre (art. 32, 1o e 2o), a execuo da sentena condenatria (art. 63) ou a ao civil (art. 64) ser promovida, a seu requerimento, pelo Ministrio Pblico.

Essa ao trata de indenizao, portanto, interesse disponvel ser que o MP pode oferecer ao em interesse disponvel aps a CF/88? STF se voc declarar o art. 68 inconstitucional voc trar um prejuzo ao cidado pobre. Portanto, para o STF esse art. 68 dotado de inconstitucionalidade progressiva, ou seja, enquanto no houver Defensoria Pblica na comarca o MP tem legitimidade para propor a ao civil ex delicto em favor de vtima pobre (Ver RE 135328).

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 60 LFG_2 Semestre_2009

Em que consiste a chamada LEGITIMAO ATIVA CONCORRENTE? Mais de uma parte est legalmente autorizada a agir. Quem entrar primeiro com a ao afasta o outro. Exemplos: a) Os casos de sucesso processual o titular morre e o direito de prosseguir com a ao ser dos sucessores. Art. 31/CPP.
Art. 31. No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por deciso judicial, o direito de oferecer queixa ou prosseguir na ao passar ao cnjuge, ascendente, descendente ou irmo.

A doutrina acrescenta tambm o companheiro. Sucesso processual CCADI (Cnjuge, Companheiro, Ascendente, Descendente, Irmo). b) Ao Penal Privada Subsidiria da Pblica nesta, depois do decurso do prazo do MP, tanto a vtima pode ingressar com uma queixa subsidiria quanto o MP pode oferecer denncia. c) Crime contra a honra de servidor pblico em razo de suas funes Smula 714/STF. No basta ser crime contra a honra contra o servidor pblico; tem que ser Propter Officium = guardar relao com a funo pblica. Nesse caso, segundo o STF temos duas opes: ingressar com uma ao penal pblica ou ingressar com uma ao penal pblica condicionada representao.
SMULA N 714 CONCORRENTE A LEGITIMIDADE DO OFENDIDO, MEDIANTE QUEIXA, E DO MINISTRIO PBLICO, CONDICIONADA REPRESENTAO DO OFENDIDO, PARA A AO PENAL POR CRIME CONTRA A HONRA DE SERVIDOR PBLICO EM RAZO DO EXERCCIO DE SUAS FUNES.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 61 LFG_2 Semestre_2009

Colocar

um

asterisco

na

Smula

714.

Colocar

LEGITIMAO ALTERNATIVA: para o STF (Inq 1939) se o ofendido oferecer representao ao MP, escolhendo a via da ao pblica, estar preclusa a instaurao de ao penal privada. Por outro lado, enquanto no oferecida a representao a nica via possvel a ao penal privada, pois o MP depende do implemento da representao. ALTERNATIVA.
Inq 1939 / BA - Min. SEPLVEDA PERTENCE EMENTA: I. Ao penal: crime contra a honra do servidor pblico, propter officium: legitimao concorrente do MP

Portanto,

trata-se

de

hiptese

de

LEGITIMAO

(LEGITIMAO ALTERNATIVA),

mediante representao do

ofendido, ou deste, mediante queixa: se, no entanto, opta o ofendido pela representao ao MP, fica-lhe preclusa a ao penal privada: electa una via... II. Ao penal privada subsidiria: descabimento se, oferecida a representao pelo ofendido, o MP no se mantm inerte, mas requer diligncias que reputa necessrias. III. Processo penal de competncia originria do STF: irrecusabilidade do pedido de arquivamento formulado pelo Procurador-Geral da Repblica, se fundado na falta de elementos informativos para a denncia.

Prxima condio da ao: - INTERESSE binmio ou trinmio? O interesse de agir composto por: Necessidade Adequao Utilidade
DE

AGIR: h uma discusso na doutrina =

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 62 LFG_2 Semestre_2009

Necessidade a necessidade presumida no processo penal, pois no h pena sem processo, salvo na hiptese dos Juizados. Adequao no discutida no processo penal, pois a adequao consiste na simples existncia de um processo penal condenatrio. Utilidade consiste na eficcia da atividade

jurisdicional para satisfazer o interesse do autor. Exemplo campeo: PRESCRIO VIRTUAL/HIPOTTICA/EM

PERSPECTIVA uma prescrio que voc v antecipadamente, ou seja, voc olha para o futuro e j percebe que vai dar prescrio. Exemplo: 10/03/06 crime de furto (art. 155, caput pena 1 a 4), poca do fato o agente era menor de 21anos. Em 25/04/09 IP com vista para o MP. O agente tem todas as circunstncias judiciais favorveis pena aplicada (em potencial, olhando para o futuro) = 1ano prescrio em 4 anos, todavia, ele era menor de 21 anos prescrio em 02 anos. Ou seja, quando o IP chegou ao MP j havia transcorrido os dois anos, se o promotor levar adiante o processo, l na frente vai ocorrer a prescrio. Portanto, oferecer denncia trabalhar toa. Tambm no pode o MP pedir a extino da punibilidade com base em prescrio porque esta prescrio virtual no tem previso legal.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 63 LFG_2 Semestre_2009

Assim, deve o MP pedir o arquivamento dos autos ou a extino do processo sem julgamento do mrito em virtude da ausncia de interesse de agir. Essa prescrio em perspectiva NO admitida pelos tribunais superiores STF e STJ . Prxima condio da ao penal: - JUSTA CAUSA: O nome a ser lembrado e citado o do prof. AFRNIO SILVA JARDIM. Ele tem um livro sobre ao penal pblica e o princpio da obrigatoriedade. JUSTA CAUSA um lastro probatrio mnimo

indispensvel para o incio de um processo penal. O prprio processo penal j muito degradante, por isso no se pode admitir acusaes infundadas. Exemplo do Ministro do STJ que estava sendo acusado de assdio sexual tendo como prova nica e exclusivamente a palavra da vtima ser a que podemos dar incio a uma ao penal s com isso? O STF entendeu que a palavra da vtima, isoladamente considerada, no seria suficiente para dar incio ao processo. Na antiga Lei de Imprensa a JUSTA CAUSA vinha prevista de maneira expressa art. 44, 1 .
Penal. 1 A denncia ou queixa ser rejeitada quando no houver justa causa para a ao penal, bem como nos casos previstos no art. 43 do Cdigo de Processo

No CPP ver o art. 395 que foi alterado no ano passado.


Art. 395. A denncia ou queixa ser rejeitada quando: (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008).

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 64 LFG_2 Semestre_2009


I - for manifestamente inepta; (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). II - faltar pressuposto processual ou condio para o exerccio da ao penal; ou (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). III - faltar justa causa para o exerccio da ao penal. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). Pargrafo nico. (Revogado). (Includo pela Lei n 11.719, de 2008).

O fato de o legislador ter colocado a JUSTA CAUSA em destaque porque ela no uma condio do processo civil, s existe no processo penal.

CONDIES GENRICAS - 2 corrente DOUTRINA MODERNA: As condies genricas da ao penal eram extradas do revogado art. 43/CPP esse artigo foi revogado pela Lei 11.719/08, mas apesar disso a doutrina continua utilizando-o para trazer as condies genricas: COLOCAR O ARTIGO 1) Prtica de fato aparentemente criminoso; 2) Punibilidade concreta o juiz deve verificar se existe ou no uma causa extintiva da punibilidade; 3) Legitimidade da parte legitimatio ad causam. 4) Justa Causa.

CONDIES ESPECFICAS DA AO: Sinnimo de condies especficas de PROCEDIBILIDADE. So exigidas apenas em alguns crimes. Exemplos:

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 65 LFG_2 Semestre_2009

1) REQUISIO

DO

MINISTRO
NOS

DA

JUSTIA;
CONTRA A

2) LAUDO PERICIAL 3) QUALIDADE


DE

CRIMES

PROPRIEDADE IMATERIAL;

MILITAR
DE

NO CRIME DE

DESERO; SUBSTNCIA
NOS

4) EXAME PRELIMINAR
DE

NATUREZA

DA

CRIMES

DROGA 5) REPRESENTAO CUIDADO


D

OFENDIDO a sentena declaratria de

com

falncia nos crimes falimentares sua natureza jurdica na antiga lei era uma condio de procedibilidade; com a nova lei de falncias hoje, condio objetiva de punibilidade. O crime de leso corporal leve art. 129, caput/CP era um crime de ao penal pblica incondicionada. Hoje continua sendo? No, porque a partir da Lei 9099/95 o crime de leso corporal leve passou a depender de representao.
Art. 88. Alm das hipteses do Cdigo Penal e da legislao especial, depender de representao a ao penal relativa aos crimes de leses corporais leves e leses culposas.

Essa representao benfica para o acusado. Por isso, quando surgiu essa lei, a doutrina e jurisprudncia passaram a entender que, nos casos de processos ainda no iniciados, era necessria a representao. Para os processos em andamento, doutrina e jurisprudncia entenderam que a representao deveria ser oferecida, sob pena de o processo no prosseguir. Qual a diferena entre ma condio de

procedibilidade para uma condio de prosseguibilidade?

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 66 LFG_2 Semestre_2009

Na condio de procedibilidade o processo ainda no teve incio e para que a ao penal possa ser oferecida necessrio o implemento de uma condio. A condio de prosseguibilidade o processo j est em andamento e para que o processo possa prosseguir necessrio o implemento de uma condio. Hoje, em 2009, no crime de leso corporal a

representao uma condio de procedibilidade, ou seja, para que o processo tenha incio preciso a representao. Isso pode cair em prova por conta da nova Lei 12.015/08, que d nova redao ao art. 225/CP. Hoje, crimes sexuais a regra ao penal pblica condicionada representao. o caso do mdico de So Paulo que est sendo procesado por 54 estupros hoje ao penal pblica, ento esperaram a nova lei entrar em vigor e pegaram as representaes das vtimas para dar incio ao. A partir de agora crime sexual com violncia real ao penal pblica condicionada representao a lei, nesse ponto, benfica para o acusado, pois antes era ao penal pblica incondicionada. Portanto, agora, a representao condio de procedibilidade ou de prosseguibilidade? Em regra, a representao condio de procedibilidade, mas em relao aos processos penais de estupro cometidos com violncia real que esto em andamento a representao passou a ser condio de prosseguibilidade, caso ela no seja oferecida em 6 meses = extino da punibilidade.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 67 LFG_2 Semestre_2009

PONTO 4:

CLASSIFICAO DAS AES PENAIS


4.1 AO PENAL PBLICA titular = MP 4.2 AO PENAL PRIVADA 4.1 AO PENAL PBLICA titular = MP 4.1.1. AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA: Nessa ao penal o MP no depende de implemento de condio. Essa a regra quando a lei no disser nada = crime de ao penal pblica incondicionada. 4.1.2 AO PENAL PBLICA CONDICIONADA o MP depende do implemento de uma condio para ingressar em juzo. Exemplo crime contra a honra do Presidente da Repblica depende de requisio do Ministro da Justia. 4.1.3 AO PENAL PBLICA SUBSIDIRIA hipteses: 1) Art. 2, 2 do DL 201/67 trata dos crimes de
DA

PBLICA: duas

responsabilidade dos prefeitos. O prefeito julgado perante o TJ e quem oferece denncia contra o prefeito o PGJ. Se o MP estadual no fizer nada, voc pode requerer ao PGR que o faa. Pergunta: este dispositivo est de acordo

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 68 LFG_2 Semestre_2009

com a CF/88? No, porque esse dispositivo coloca o MP Federal em superioridade ao MP estadual. Para a doutrina esse dispositivo no foi recepcionado pela Constituio/88, pois atenta contra a autonomia do MP estadual. 2) CDIGO ELEITORAL caso o promotor estadual, agindo por delegao em crimes eleitorais, permanea inerte, pode o Procurador Regional Eleitoral oferecer denncia subsidiria. Ver art. 357, 3 e 4 do Cdigo Eleitoral.

4.2 - AO PENAL DE INICIATIVA PRIVADA: OBS: o direito de punir do Estado. Espcies: 4.2.1 Ao Penal Exclusivamente Privada: possvel a sucesso processual. Por exemplo, se ocorrer a morte da vtima, o seu direito de ao transferido ao CCADI. 4.2.2 Ao Penal Privada Personalssima: No possvel a sucesso processual. S a vtima pode entrar em juzo No caso da ao penal privada personalssima a morte da vtima extingue a punibilidade. punibilidade Exemplo: adultrio (exemplo antigo). O exemplo que subsiste o do art. 236/CP:

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 69 LFG_2 Semestre_2009


Art. 236 - Contrair casamento, induzindo em erro essencial o outro contraente, ou ocultando-lhe impedimento que no seja casamento anterior: Pargrafo nico - A ao penal depende de queixa do contraente enganado e no pode ser intentada seno depois de transitar em julgado a sentena que, por motivo de erro ou impedimento, anule o casamento.

4.3 Ao Penal Privada Subsidiria Da Pblica somente cabvel diante da inrcia do MP.

5. AO PENAL NOS CRIMES CONTRA A HONRA:


A regra que seja sempre de AO PENAL PRIVADA. EXCEES: 1) Se o crime for praticado durante a propaganda eleitoral crime eleitoral todos os crimes eleitorais so ao penal pblica incondicionada. 2) Crime contra a honra do Presidente da de

Repblica ou Chefe de Governo estrangeiro ao penal pblica condicionada requisio do Ministro da Justia. 3) Crime contra a honra de servidor pblico em razo de suas funes (propter officium) Smula 714/STF. Duas possibilidades: - Ao Penal Privada; - Ao Penal Pblica Condicionada Representao. 4) Injria Real por exemplo, um tapa nas ndegas configura o qu? Temos que analisar a inteno do agente. Pode

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 70 LFG_2 Semestre_2009

ser importunao ofensiva, brincadeira de mau gosto, etc. Um tapa no rosto de um homem muito mais que uma leso, configura uma injria real porque o que se quer atingir a honra do homem. Ver o art. 140, 2.
2 - Se a injria consiste em violncia ou vias de fato, que, por sua natureza ou pelo meio empregado, se considerem aviltantes:

Se praticado por vias de fato = ao penal privada; se praticado mediante leso corporal = ao penal pblica; se resultar leso corporal leve = ao penal pblica condicionada representao. Cuidado para no confundir com o RACISMO. Racismo uma oposio indistinta a uma raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional. Quando voc, por exemplo, dirige uma ofensa a uma pessoa determinada, por exemplo, seu crioulo = injria real. Racismo ao penal pblica incondicionada. Ver STJ RHC 19166.

6 EMBRIAGUEZ AO VOLANTE:
O CTB em seu art. 291, PU (na redao antiga):
Pargrafo nico. Aplicam-se aos crimes de trnsito de leso corporal culposa, de embriaguez ao volante, e de participao em competio no autorizada o disposto nos arts. 74, 76 e 88 da Lei n 9.099, de 26 de setembro de 1995.

De acordo com o art. 291, PU tanto o crime de embriaguez ao volante e participao em competio no autorizada (pega), como esse PU mandava aplicar o art. 88 da Lei

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 71 LFG_2 Semestre_2009

9099/95, esses dois delitos seriam crimes de ao penal pblica condicionada representao. Isso era um absurdo porque esses dois crimes so crimes de perigo = no tem uma vtima determinada, ento, quem iria oferecer a representao? A doutrina sempre entendeu que no seria possvel a aplicao do art. 88; esses dois crimes seriam delitos de ao penal pblica incondicionada. Esse problema foi resolvido com a nova redao do 1:
1o Aplica-se aos crimes de trnsito de leso corporal culposa o disposto nos arts. 74, 76 e 88 da Lei no 9.099, de 26 de setembro de 1995, exceto se o agente estiver: (Renumerado do pargrafo nico pela Lei n 11.705, de 2008)

Hoje esses dois crimes so de ao penal pblica incondicionada.

7 CRIMES AMBIENTAIS:
A ao penal pblica incondicionada. Posso denunciar uma pessoa jurdica pela prtica de crime ambiental? A Constituio prev essa responsabilidade, bem como a lei de crimes ambientais. Jurisprudncia posso oferecer denncia contra

pessoa jurdica pela prtica de crimes ambientais, mas desde que no plo passivo tambm seja includa uma pessoa fsica. De acordo com o STJ a teoria que vem se adotando a chamada TEORIA DA DUPLA IMPUTAO imputao tanto

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 72 LFG_2 Semestre_2009

pessoa jurdica quanto pessoa fsica que se beneficiou da situao. Ver STJ RMS 20601.
RMS 20601 / SP - Ministro FELIX FISCHER PROCESSUAL PENAL. RECURSO ORDINRIO EM MANDADO DE SEGURANA. CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE. DENNCIA. INPCIA. SISTEMA OU TEORIA DA DUPLA IMPUTAO. NULIDADE DA CITAO. PLEITO PREJUDICADO. I - Admite-se a responsabilidade penal da pessoa jurdica em crimes ambientais desde que haja a imputao simultnea do ente moral e da pessoa fsica que atua em seu nome ou em seu benefcio, uma vez que "no se pode compreender a responsabilizao do ente moral dissociada da atuao de uma pessoa fsica, que age com elemento subjetivo prprio" cf. Resp n 564960/SC, 5 Turma, Rel. Ministro Gilson Dipp, DJ de 13/06/2005 (Precedentes). II - No caso em tela, o delito foi imputado to-somente pessoa jurdica, no descrevendo a denncia a participao de pessoa fsica que teria atuado em seu nome ou proveito, inviabilizando, assim, a instaurao da persecutio criminis in iudicio (Precedentes). III - Com o trancamento da ao penal, em razo da inpcia da denncia, resta prejudicado o pedido referente nulidade da citao. Recurso provido.

Nesse caso, a pessoa jurdica como pode figurar como paciente em HC? Cuidado, a pessoa pode ser impetrante de HC. Pessoa jurdica no pode ser paciente em HC porque no dotada de liberdade de locomoo, mesmo nesses casos de dupla imputao. Ver STF HC 92921.
HC 92921 / BA - Min. RICARDO LEWANDOWSKI EMENTA: PENAL. PROCESSUAL PENAL. CRIME AMBIENTAL. HABEAS CORPUS PARA TUTELAR PESSOA JURDICA ACUSADA EM AO PENAL. ADMISSIBILIDADE. INPCIA DA DENNCIA: INOCORRNCIA. DENNCIA QUE RELATOU a SUPOSTA AO CRIMINOSA DOS AGENTES, EM VNCULO DIRETO COM A PESSOA JURDICA CO-ACUSADA. CARACTERSTICA INTERESTADUAL DO RIO POLUDO QUE NO AFASTA DE TODO A COMPETNCIA DO MINISTRIO PBLICO ESTADUAL. AUSNCIA DE JUSTA CAUSA E BIS IN IDEM. INOCORRNCIA. EXCEPCIONALIDADE DA ORDEM DE TRANCAMENTO DA AO PENAL. ORDEM DENEGADA. I - Responsabilidade penal da pessoa jurdica, para ser aplicada, exige alargamento de alguns conceitos tradicionalmente empregados na seara criminal, a exemplo da culpabilidade, estendendo-se a elas tambm as medidas assecuratrias, como o habeas corpus. II - Writ que deve ser havido como instrumento hbil para proteger pessoa jurdica contra ilegalidades ou abuso de poder quando figurar como co-r em ao penal que apura a prtica de delitos ambientais, para os quais cominada pena privativa de liberdade. III - Em crimes societrios, a denncia deve pormenorizar a ao dos denunciados no quanto possvel. No impede a ampla defesa, entretanto, quando se evidencia o vnculo dos denunciados com a ao da empresa denunciada. IV - Ministrio Pblico Estadual que tambm competente para desencadear ao penal por crime ambiental, mesmo no caso de curso d'gua transfronteirios. V - Em crimes ambientais, o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, com conseqente extino de punibilidade, no pode servir de salvo-conduto para que o agente volte a poluir. VI - O trancamento

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 73 LFG_2 Semestre_2009


de ao penal, por via de habeas corpus, medida excepcional, que somente pode ser concretizada quando o fato narrado evidentemente no constituir crime, estiver extinta a punibilidade, for manifesta a ilegitimidade de parte ou faltar condio exigida pela lei para o exerccio da ao penal. VII - Ordem denegada.

4 Aula - 28/08/09 OBS: CONFLITO DE COMPETNCIA: COMPETNCIA Juiz do Juizado Especial Federal/SP X Juiz

Federal/SP quem decide o conflito? Quem funciona como juzo recursal do Juizado = Turma Recursal; quem funciona como juzo recursal do Juiz Federal o TRF 3 Regio. Portanto, so juzos vinculados a tribunais diversos. Por isso quem decide esse conflito de competncia o STJ Smula 348/STJ. NOTCIA
DO

STF referente ao RE 590409. O Supremo

mudou essa questo da competncia. Para o Supremo compete ao respectivo TRF dirimir conflito de competncia entre juiz federal e juiz do Juizado Especial Federal, quando ambos estiverem vinculados ao mesmo tribunal. Deciso nova, saiu ontem (27/08/09).
RE 590409 RG / RJ - Min. RICARDO LEWANDOWSKI EMENTA: CONSTITUCIONAL. COMPETNCIA PARA JULGAMENTO DE CONFLITO DE COMPETNCIA ENTRE JUIZADO ESPECIAL FEDERAL E JUZO FEDERAL. RELEVNCIA JURDICA DA QUESTO CONSTITUCIONAL. EXISTNCIA DE REPERCUSSO GERAL. Deciso: O Tribunal reconheceu a existncia de repercusso geral da questo constitucional suscitada, vencidos os Ministros Carlos Britto, Eros Grau e Menezes Direito. No se manifestou o Ministro Cezar Peluso.

Cuidado com pegadinha de concurso porque esses juzes precisam ser do mesmo tribunal. Por exemplo, se for um

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 74 LFG_2 Semestre_2009

juiz de Juizado Especial/SP e Juiz Federal do Paran, quem julgaria seria o STJ, sem dvida.

8 AO PENAL NOS CRIMES SEXUAIS:


Em relao a essa ao importante ficar atento s alteraes trazidas pela Lei 12.015/09 que entrou em vigor em 07 de agosto de 2009. Art. 225/CP: Antes da Lei 12.015/09 a regra era de que a ao nos crimes sexuais seria de ao penal privada.
Art. 225 - Nos crimes definidos nos captulos anteriores, somente se procede mediante queixa. 1 - Procede-se, entretanto, mediante ao pblica: I - se a vtima ou seus pais no podem prover s despesas do processo, sem privar-se de recursos indispensveis manuteno prpria ou da famlia; II - se o crime cometido com abuso do ptrio poder, ou da qualidade de padrasto, tutor ou curador. 2 - No caso do n I do pargrafo anterior, a ao do Ministrio Pblico depende de representao.

Agora, aps a Lei 12.015/09 regra: ao penal pblica condicionada representao.


Art. 225. Nos crimes definidos nos Captulos I e II deste Ttulo, procede-se mediante ao penal pblica condicionada representao. (Redao dada pela Lei n 12.015, de 2009) Pargrafo nico. Procede-se, entretanto, mediante ao penal pblica incondicionada se a vtima menor de 18 (dezoito) anos ou pessoa vulnervel. (Includo pela Lei n 12.015, de 2009)

As excees a essa regra eram: EXCEES ANTES DA LEI 12.015 Vtima pobre: ao DEPOIS LEI 12.015 pobre: ao penal

penal Vtima

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 75 LFG_2 Semestre_2009

pblica

condicionada

pblica

condicionada

representao.

representao.

Abuso

do

poder

familiar: Abuso do poder familiar: no disse nada a respeito. Todavia, esse crime cometido contra vtima menor de 18 anos = ao penal pblica incondicionada PU, art. 225/CP.

pblica incondicionada.

Emprego de violncia real15: Emprego de violncia real: a ao penal pblica ao penal seguiria a regra: incondicionada. Smula 608/STF ao penal pblica condicionada refere-se ao penal nos representao (a lei no diz chamados crimes complexos16 nada). art. 101/CP . Violncia presumida17: ao Estupro menor de de Vulnervel 18 anos18: ou ao

penal privada.

penal pblica incondicionada art. 225, PU/CP (nova redao Lei 12.015/09).

OBS: Novas redaes do CP: Art. 217-A:

15

Emprego de fora fsica sobre o corpo da vtima, por exemplo, soco, pontap. Arma de fogo no violncia real, grave ameaa. 16 Crime complexo = resulta de duas figuras tpicas roubo: grave ameaa + subtrao = crime complexo. A ao penal de iniciativa pblica ser considerada extensiva nessa hiptese, de acordo com o art. 101/CP. 17 Art. 224/CP. 18 Ver a nova redao do art. 215/CP porque vai confundir com o art. 217-A.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 76 LFG_2 Semestre_2009


DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA VULNERVEL (Redao dada pela Lei n 12.015, de 2009) Estupro de vulnervel (Includo pela Lei n 12.015, de 2009) Art. 217-A. Ter conjuno carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos: (Includo pela Lei n 12.015, de 2009) Pena - recluso, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos. (Includo pela Lei n 12.015, de 2009) 1o Incorre na mesma pena quem pratica as aes descritas no caput com algum que, por enfermidade ou deficincia mental, no tem o necessrio discernimento para a prtica do ato, ou que, por qualquer outra causa, no pode oferecer resistncia. (Includo pela Lei n 12.015, de 2009) 2o (VETADO) (Includo pela Lei n 12.015, de 2009) 3o Se da conduta resulta leso corporal de natureza grave: (Includo pela Lei n 12.015, de 2009) Pena - recluso, de 10 (dez) a 20 (vinte) anos. (Includo pela Lei n 12.015, de 2009) 4o Se da conduta resulta morte: (Includo pela Lei n 12.015, de 2009) Pena - recluso, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos.(Includo pela Lei n 12.015, de 2009)

Art. 215:
Violao sexual mediante fraude Art. 215 - Ter conjuno carnal com mulher honesta, mediante fraude: Art. 215. Ter conjuno carnal com mulher, mediante fraude: (Redao dada pela Lei n 11.106, de 2005) Pena - recluso, de um a trs anos. Pargrafo nico - Se o crime praticado contra mulher virgem, menor de 18 (dezoito) e maior de 14 (catorze) anos: Pena - recluso, de dois a seis anos. Art. 215. Ter conjuno carnal ou praticar outro ato libidinoso com algum, mediante fraude ou outro meio que impea ou dificulte a livre manifestao de vontade da vtima: (Redao dada pela Lei n 12.015, de 2009) Pena - recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos. (Redao dada pela Lei n 12.015, de 2009)

9. CORPORAL

AO LEVE

PENAL

NO

CRIME COM

DE

LESO

PRATICADO

VIOLNCIA

DOMSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER: Lei 11.340


(Maria da Penha).

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 77 LFG_2 Semestre_2009

Art. 5:
Art. 5o Para os efeitos desta Lei, configura violncia domstica e familiar contra a mulher qualquer ao ou omisso baseada no gnero que lhe cause morte, leso, sofrimento fsico, sexual ou psicolgico e dano moral ou patrimonial: I - no mbito da unidade domstica, compreendida como o espao de convvio permanente de pessoas, com ou sem vnculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas; II - no mbito da famlia, compreendida como a comunidade formada por indivduos que so ou se consideram aparentados, unidos por laos naturais, por afinidade ou por vontade expressa; III - em qualquer relao ntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitao. Pargrafo nico. As relaes pessoais enunciadas neste artigo independem de orientao sexual.

Qualquer

ao

ou

omisso

que

cause

sofrimento,

inclusive sexual ou psicolgico pode caracterizar agresso. Cuidado: namoro entra em violncia domstica? Ver inciso III do art. 5. O STJ, inicialmente disse que namoro no estaria, mas depois mudou a orientao e disse que namoro deve ser analisado caso a caso. O incio de namoro, segundo o professor, ainda no seria violncia domstica. Abstraindo a violncia contra a mulher, a ao penal no crime de leso corporal leve ser pblica condicionada representao, por fora da Lei 9099/95. LEI MARIA
DA

PENHA: art. 129, 9/CP:

Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a sade de outrem: 9o Se a leso for praticada contra ascendente, descendente, irmo, cnjuge ou companheiro, ou com quem conviva ou tenha convivido, ou, ainda, prevalecendo-se o agente das relaes domsticas, de coabitao ou de hospitalidade: (Includo pela Lei n 10.886, de 2004) Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 1 (um) ano. (Includo pela Lei n 10.886, de 2004)

9o Se a leso for praticada contra ascendente, descendente, irmo, cnjuge ou companheiro, ou com quem conviva ou tenha convivido, ou, ainda, prevalecendo-se o agente das relaes domsticas, de coabitao ou de hospitalidade: (Redao dada pela Lei n 11.340, de 2006) Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 3 (trs) anos. (Redao dada pela Lei n 11.340, de 2006)

O problema est no art. 41 da Lei Maria da:

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 78 LFG_2 Semestre_2009


Art. 41. Aos crimes praticados com violncia domstica e familiar contra a mulher, independentemente da pena prevista, no se aplica a Lei no 9.099, de 26 de setembro de 1995.

O legislador foi contundente: no se aplica a lei dos juizados. Se no podemos aplicar a Lei dos Juizados, o crime agora seria de ao penal pblica incondicionada. Nesse sentido parece caminha a maioria da doutrina. Todavia, o art. 16 da Lei Maria da Penha traz uma incongruncia. Para a doutrina o art. 16 seria aplicvel a outros crimes que dependesse de representao, exceo do crime de leso corporal leve.
Art. 16. Nas aes penais pblicas condicionadas representao da ofendida de que trata esta Lei, s ser admitida a renncia representao perante o juiz, em audincia especialmente designada com tal finalidade, antes do recebimento da denncia e ouvido o Ministrio Pblico.

Posio do STJ: inicialmente prevalecia no STJ que a ao penal seria pblica incondicionada (HC 96992). Posteriormente, todavia, o STJ tem julgados no sentido de que a ao penal seria pblica condicionada representao, com fundamento no art. 16, o que em tese possibilitaria a reconciliao do casal (HC 106805, 113608).
HC 96992 / DF - Ministra JANE SILVA (DESEMBARGADORA CONVOCADA DO TJ/MG) PROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS. VIOLNCIA DOMSTICA. LESO CORPORAL SIMPLES OU CULPOSA PRATICADA CONTRA MULHER NO MBITO DOMSTICO. PROTEO DA FAMLIA. PROIBIO DE APLICAO DA LEI 9.099/1995. AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA. ORDEM DENEGADA. 1. A famlia a base da sociedade e tem a especial proteo do Estado; a assistncia famlia ser feita na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violncia no mbito de suas relaes. (Inteligncia do artigo 226 da Constituio da Repblica). 2. As famlias que se erigem em meio violncia no possuem condies de ser base de apoio e desenvolvimento para os seus membros, os filhos da advindos dificilmente tero condies de conviver sadiamente em sociedade, da a preocupao do Estado em proteger especialmente essa instituio, criando mecanismos, como a Lei Maria da Penha, para tal desiderato. 3. Somente o procedimento da Lei 9.099/1995 exige representao da vtima

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 79 LFG_2 Semestre_2009


no crime de leso corporal leve e culposa para a propositura da ao penal. 4. No se aplica aos crimes praticados contra a mulher, no mbito domstico e familiar, a Lei 9.099/1995. (Artigo 41 da Lei 11.340/2006). 5. A leso corporal praticada contra a mulher no mbito domstico qualificada por fora do artigo 129, 9 do Cdigo Penal e se disciplina segundo as diretrizes desse Estatuto Legal, sendo a ao penal pblica incondicionada. 6. A nova redao do pargrafo 9 do artigo 129 do Cdigo Penal, feita pelo artigo 44 da Lei 11.340/2006, impondo pena mxima de trs anos a leso corporal qualificada, praticada no mbito familiar, probe a utilizao do procedimento dos Juizados Especiais, afastando por mais um motivo, a exigncia de representao da vtima. 7. Ordem denegada.

HC 113608 / MG - Ministro OG FERNANDES Lei Maria da Penha. Delito de leses corporais de natureza leve (art. 129, 9 do CP). Ao penal dependente de representao. Possibilidade de retratao da representao. Extino da punibilidade pela decadncia. 1. O art. 16 da Lei n 11.340/06 claro ao autorizar a retrao, mas somente perante o juiz. Isto significa que a ao penal, na espcie, dependente de retratao. 2. Outro entendimento contraria a nova filosofia que inspira o Direito Penal, baseado em princpios de conciliao e transao, com o objetivo de humanizar a pena e buscar harmonizar os sujeitos ativo e passivo do crime.

10. AO PENAL POPULAR:


Alguns doutrinadores, por exemplo, Ada Pellegrini Grinover, dizem que seria possvel a ao penal popular no Brasil. O primeiro exemplo de ao penal popular citado por parte da doutrina seria o HC. Todavia, o HC no propriamente uma ao penal, sim uma ao libertria de carter constitucional. A segunda hiptese de ao penal popular trabalha por parte da doutrina seria a faculdade de qualquer cidado oferecer denncia contra determinados agentes polticos por crime de responsabilidade. Cuidado com essa possibilidade. Por exemplo, ver o art. 14 da Lei 1.079 o art. 14 usa a expresso denunciar e usa tambm a expresso crime de responsabilidade. O desavisado pode pensar que o cidado pode denunciar o Presidente por crime de responsabilidade. Nesta hiptese, no se trata de denncia no

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 80 LFG_2 Semestre_2009

sentido tcnico da palavra e sim uma notitia criminis relativa prtica de infrao poltico-administrativa.

11. AO PENAL SECUNDRIA:


Quando as circunstncias do caso concreto fazem variar a modalidade de ao penal a ser intentada, temos o que a doutrina chama de ao penal secundria.

12. AO PENAL ADESIVA:


Tourinho conceitua ao penal adesiva como aquela que ocorre no Direito Alemo nos crimes de ao penal privada possvel que o MP promova a ao penal, desde que visualize um interesse pblico. Nesse caso, o ofendido ou quem o represente pode intervir no processo como assistente.

13. PRINCPIOS DA AO PENAL: PRINCPIOS DA AO PENAL PBLICA


PRINCPIO Com a
DA

PRINCPIOS DA AO PENAL PRIVADA


DA

INRCIA

DA

JURISDIO: PRINCPIO sistema Com a

INRCIA

DA

JURISDIO: sistema

Ne Procedat Iudex Ex Officio. Ne Procedat Iudex Ex Officio. adoo do adoo do acusatrio, ao juiz no dado acusatrio, ao juiz no dado iniciar um processo de ofcio. Ver iniciar um processo de ofcio. art. 26/CPP e art. de 531/CPP Esse processo judicialiforme Isso era
NO

(redao

antiga).

foi

recepcionado

pela

denominado

processo CF/88 por fora do art. 129,

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 81 LFG_2 Semestre_2009

judicialiforme. acontecia nas

Era

que I/CF.

contravenes

penais e nos crimes culposos de leso corporal e homicdio. Esse processo judicialiforme
NO

foi

recepcionado

pela

CF/88 por fora do art. 129, I/CF. PRINCPIO duas


DO

NE BIS IN IDEM19: PRINCPIO pela da mesma duas

DO

NE

BIS

IN

IDEM:

ningum pode ser processado ningum pode ser processado vezes vezes pela da mesma Consta Conveno imputao. expressamente art. 8, item 4. PRINCPIO
DA

Consta imputao. Conveno expressamente art. 8, item 4. a PRINCPIO


DA

Americana de Direitos Humanos, Americana de Direitos Humanos,

INTRANSCENDNCIA:

INTRANSCENDNCIA:

ao penal no pode passar da ao penal no pode passar da pessoa do autor do delito. PRINCPIO
DA

pessoa do autor do delito.


DA

OBRIGATORIEDADE: em PRINCPIO processual

OPORTUNIDADE

OU

alguns pases conhecido como CONVENINCIA: mediante critrios legalidade de oportunidade ou convenincia ofendido o pode optar no pelo quiser presentes as condies da ao o obrigado a oferecer Se

e havendo justa causa, o MP oferecimento ou no da queixa. particular denncia. No Brasil o MP no exercer seu direito de queixa tem como seguir os critrios de pode: 1) deixar transcorrer o prazo
19

decadencial

de

06

Cuidado: deciso absolutria ou declaratria extintiva da punibilidade, mesmo que proferida com vcio de incompetncia capaz de transitar em julgado e produzir seus efeitos, dentre eles o de impedir que o acusado seja novamente processado perante a Justia competente em relao mesma imputao.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 82 LFG_2 Semestre_2009

convenincia e oportunidade. EXCEES: 1) Transao Penal art. 76/L9099; 2) Acordo de Lenincia espcie ou de Acordo de Brandura ou Doura uma colaborao premiada nos crimes contra a ordem econmica art. 35-C da L8834/94. 3) Termo de de Ajustamento Conduta

meses20;

2)

Renncia;

3)

Arquivamento do IP.

(TAC) nos crimes ambientais LACP enquanto o TAC estiver sendo cumprido, no pode haver denncia; 4) Parcelamento do dbito tributrio art. 9 da L10.684/03. Se o processo j estava em andamento, fica suspenso; se ainda no houve denncia, o MP fica impedido de oferec-la parcelamento. se houver

PRINCPIO MP

DA

INDISPONIBILIDADE: se o PRINCPIO a

DA

DISPONIBILIDADE: se a oportunidade ou

obrigado

oferecer ao penal privada est sujeita a de

denncia, no pode, portanto, critrios um


20

desistir da ao penal pblica. convenincia, dela poder dispor desdobramento lgico do o querelante. Ele pode dispor das

A decadncia opera a extino da punibilidade.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 83 LFG_2 Semestre_2009

anterior. 576.

Dois EXCEO:

artigos

vo seguintes formas: 1)Perdo do (depende de

consagr-lo no CPP: arts. 42 e ofendido

Suspenso aceitao); 2) Perempo exerccio da ao penal

condicional do processo art. a perda do direito de prosseguir 89 da L9099/95 . Ex.: crime de no furto julgado pelo juzo comum, privada em virtude da desdia do mas como tem pena mnima de querelante. 3) Desistncia da 01 ano, cabe suspenso. (1) ao nos procedimentos dos crimes contra a honra tambm depende da aceitao do querelado. DIVERGNCIA: uns entendem que PRINCPIO vige o PRINCPIO
DA DA

INDIVISIBILIDADE: um obriga

o ao

DIVISIBILIDADE, processo

de

outros entendem que vige a processo de todos. Se houver INDIVISIBILIDADE: para prova concurso = Princpio de mais de 2 agentes, a vtima no da pode escolher a quem processar,
TODOS.

Divisibilidade. Para os tribunais tem de processar

Sendo

superiores, o MP pode denunciar assim, a renncia concedida a alguns dos co-rus, sem prejuzo um dos co-autores estende-se do demais. prosseguimento a posio das aos demais. Perdo concedido a que estende aos demais querelados, desde na O que ao fiscal haja penal desse investigaes em relao aos um dos co-autores tambm se prevalece. INDIVISIBILIDADE: para porm, de Fernando Capez, havendo princpio elementos de informao o MP provada? obrigado a denunciar que o princpio
TODOS

LFG e tambm esta a posio aceitao. Quem fiscaliza esse

os princpio ser o MP. Como? Art. da a queixa crime para incluir co-

suspeitos. Da porque se dizer 48/CPP. O MP no pode aditar seria o

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 84 LFG_2 Semestre_2009

Indivisibilidade.

autores, pois para tanto no tem legitimidade. Deve, portanto, pedir a intimao do querelante para que o faa sob pena de a renncia concedida a um dos co-autores estende-se aos demais.

(1) Cabe suspenso condicional do processo em relao ao crime do art. 5 da Lei 8137/90? Cuidado com esse crime porque rarssimo voc encontrar a pena de multa vindo como pena alternativa, como o caso. Portanto, mesmo que a pena mnima seja superior a 01 ano, ser cabvel a suspenso condicional do processo quando a pena de multa estiver cominada de maneira alternativa (STF).
Art. 5 Constitui crime da mesma natureza: I - exigir exclusividade de propaganda, transmisso ou difuso de publicidade, em detrimento de concorrncia; II - subordinar a venda de bem ou a utilizao de servio aquisio de outro bem, ou ao uso de determinado servio; III - sujeitar a venda de bem ou a utilizao de servio aquisio de quantidade arbitrariamente determinada; IV - recusar-se, sem justa causa, o diretor, administrador, ou gerente de empresa a prestar autoridade competente ou prest-la de modo inexato, informando sobre o custo de produo ou preo de venda. Pena - deteno, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, ou multa. Pargrafo nico. A falta de atendimento da exigncia da autoridade, no prazo de 10 (dez) dias, que poder ser convertido em horas em razo da maior ou menor complexidade da matria ou da dificuldade quanto ao atendimento da exigncia, caracteriza a infrao prevista no inciso IV.

14. REPRESENTAO DO OFENDIDO:

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 85 LFG_2 Semestre_2009

Representao a manifestao do ofendido ou de seu representante legal no sentido de que tem interesse na persecuo penal do fato delituoso.

14.1 - NATUREZA JURDICA: em regra a representao funciona como uma condio especfica de procedibilidade, em relao aos processos que ainda no tenham tido incio. Se o processo j est em andamento (por exemplo, art. 91 da Lei 9099/95) a representao uma condio de PROSSEGUIBILIDADE. 14.2 DIRIGIBILIDADE: De acordo com a lei a representao poder ser dirigido ao juiz, ao MP ou autoridade policial. Para a jurisprudncia no necessrio formalismo na hora da representao. Em relao representao vige o princpio da

autonomia da vontade da vtima. A ao penal pblica, mas se ela depender de representao ter essa peculiaridade autonomia da vontade da vtima.

14.3 PRAZO

PARA A

REPRESENTAO:

Assim como a queixa-crime, a representao est sujeita ao prazo decadencial de 06 meses. Qual incio da fluncia? Em regra, a partir do conhecimento da autoria. Excepcionalmente em relao ao crime

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 86 LFG_2 Semestre_2009

do art. 236/CP, o prazo decadencial comea a fluir a partir do trnsito em julgado da deciso que anule o casamento.
Art. 236 - Contrair casamento, induzindo em erro essencial o outro contraente, ou ocultando-lhe impedimento que no seja casamento anterior: Pena - deteno, de seis meses a dois anos. Pargrafo nico - A ao penal depende de queixa do contraente enganado e no pode ser intentada seno depois de transitar em julgado a sentena que, por motivo de erro ou impedimento, anule o casamento.

Como feita a contagem desse prazo? Por exemplo, crime sexual em 28/08/09 a contagem ser feita de acordo com o art. 10/CP porque a decadncia causa de extino da punibilidade, logo, prazo material que se conta pelo CP = 27/02/10 (6 meses).
Art. 10 - O dia do comeo inclui-se no cmputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendrio comum. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)

DECADNCIA PBLICA:

DO

DIREITO

DE

AO PENAL PRIVADA SUBSIDIRIA

DA

Ao penal privada subsidiria da pblica como tem natureza pblica, a perda do direito no gera a extino da punibilidade porque o fato da perda do direito no vai impedir o MP de denunciar, por esta razo, alguns doutrinadores a chamam de DECADNCIA IMPRPRIA porque no gera a extino da punibilidade. MP Autos 06/04/04 quando vai se dar a decadncia da ao penal privada subsidiria da pblica? Primeiro, se a ao subsidiria o MP tem um prazo para oferecer denncia. Esse prazo processual de 15 dias. Ou seja,

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 87 LFG_2 Semestre_2009

no exemplo, 21/04/04 feriado se estamos diante de feriado e prazo processual o prazo processual prorrogado at o 1 dia til subseqente. Portanto, 22/04/04 o ltimo dia do prazo do MP. Quando surge o direito do particular entrar com a queixa subsidiria? No dia seguinte: 23/04/04 (porque se subsidiria tem que aguardar o trmino do prazo do MP). O particular tem 6 meses para oferecer a queixa subsidiria. Agora prazo penal! Ento, em 22/10/04 vai se dar a decadncia do direito de ao penal privada subsidiria da pblica. Nesse caso, no vai se dar a extino da punibilidade porque o MP vai poder continuar a oferecer denncia.

14.5 - LEGITIMIDADE
DA

PARA O

OFERECIMENTO

DA

REPRESENTAO

QUEIXA-CRIMES: 1 hiptese pessoa maior de 18 anos; 2 hiptese vtima menor de 18 anos quem vai

oferecer a representao e a queixa o seu representante legal. Quem o representante legal do menor? Representante legal qualquer pessoa que de algum modo seja responsvel pelo menor. Por exemplo, av, um tio cm que o menor resida. E se houver colidncia de interesses entre o menor e o seu representante legal? Por exemplo, o crime praticado pelo representante legal? Se houver colidncia de interesses nomeia-se curador especial art. 33/CPP . Esse curador especial obrigado a oferecer a queixa ou a representao? No, vige a convenincia, a autonomia da vontade,

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 88 LFG_2 Semestre_2009

e o curador vai exercer esse juzo, vai analisar o que atende mais aos interesses do menor. A decadncia do direito do representante legal atinge o direito do menor? Duas correntes: 1) A decadncia para o representante legal acarreta desde logo a extino da punibilidade, mesmo que o menor no tenha completado 18 anos. a posio de Pacelli, LFG. 2) Nucci e Capez cuidando-se de incapaz, no se pode falar em decadncia pois o direito de queixa no poderia ser exercido pelo menor.

3 hiptese menor de 18 anos, mentalmente enfermo ou retardado mental = nomeao de curador especial.

4 hiptese vtima com 17 anos e casada duas possibilidades: nomeao de curador especial ou aguarda-se que ela complete 18 anos.

5 hiptese morte da vtima operando-se a morte da vtima vai se dar a chamada sucesso processual. Essa sucesso processual est prevista no art. 24, 1/CPP. A tambm est includo o companheiro (doutrina).
Art. 24. Nos crimes de ao pblica, esta ser promovida por denncia do Ministrio Pblico, mas depender, quando a lei o exigir, de requisio do Ministro da Justia, ou de representao do ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 89 LFG_2 Semestre_2009


Pargrafo nico. No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por deciso judicial, o direito de representao passar ao cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. 1o No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por deciso judicial, o direito de representao passar ao cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. (Pargrafo nico renumerado pela Lei n 8.699, de 27.8.1993)

Trs observaes importantes: 1) Essa ordem preferencial. 2) Prevalece a vontade de quem deseja dar incio ao processo. Por exemplo, se o cnjuge no quiser, mas um ascendente quiser, pode dar incio ao processo. 3) O prazo decadencial do sucessor comea a contar: a) Se tomou conhecimento da autoria do delito na mesma data que a vtima, tem direito ao prazo restante; b) Se no tinha conhecimento da autoria, seu prazo ser contado a partir do momento em que atingir esse conhecimento.

5 Aula 07/09/09

14. 6 RETRATAO DA REPRESENTAO:


Art. 25/CPP:
Art. 25. A representao ser irretratvel, depois de oferecida a denncia

Essa retratao possvel at o oferecimento da denncia. Art. 16 da Lei Maria da Penha renncia = abrir mo de alguma coisa. Neste artigo o certo seria retratao.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 90 LFG_2 Semestre_2009


Art. 16. Nas aes penais pblicas condicionadas representao da ofendida de que trata esta Lei, s ser admitida a renncia representao perante o juiz, em audincia especialmente designada com tal finalidade, antes do recebimento da denncia e ouvido o Ministrio Pblico.

Quando o at. 16 usa a expresso renncia o faz de maneira equivocada, pois estamos diante de uma retratao. Na lei Maria da Penha, portanto, essa retratao pode ocorrer at o recebimento da pea acusatria. 14. 7 RETRATAO DA RETRATAO: Nada mais do que uma nova representao. possvel, desde que feita dentro do prazo decadencial.

14.8

EFICCIA

OBJETIVA

DA

REPRESENTAO:
A representao para cada crime. A representao feita contra um dos co-autores estende-se aos demais. Porm, feita a representao em relao a um fato delituoso, no se estende a outros delitos. Ver STJ HC 57200:
HC 57200 / RS - Ministro GILSON DIPP CRIMINAL. HC. CALNIA. REPRESENTAO. AUSNCIA DE MENO DOS ENVOLVIDOS. DESNECESSIDADE. ATO INFORMAL. DECADNCIA. INOCORRNCIA. TRANCAMENTO DA AO PENAL. IMPROPRIEDADE DO MEIO ELEITO. AUSNCIA DE JUSTA CAUSA NO-EVIDENCIADA DE PLANO. MATRIA FTICA. ORDEM DENEGADA. I. Hiptese em que a representao omite um dos envolvidos no evento delituoso. II. A doutrina e a jurisprudncia so unssonas no sentido de no se exigir formalidades ao exerccio do direito de representao, predominando a idia de informalidade do ato, sendo bastante a manifestao do desejo de processar, conforme ocorrido in casu. III. No momento em que se exerce o direito de representao, no se exige a narrativa completa do fato e nem a indicao de todos os envolvidos no evento, dada a sua eficcia objetiva e subjetiva. IV. "Se a representao instituda em benefcio da vtima e independe de formalidades, vale ela contra todos os autores do ilcito, ainda que no constem seus nomes da pea, salvo se houve restrio expressa do ofendido."

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 91 LFG_2 Semestre_2009


V. Ausncia de decadncia do direito de representao, dada a regularidade da promoo exercida dentro do prazo fatal de seis meses. VI. Denncia que imputou ao paciente a prtica do delito de calnia cometido contra Promotor de Justia. VII. A falta de justa causa para a ao penal s pode ser reconhecida quando, de pronto, sem a necessidade de exame valorativo do conjunto ftico ou probatrio, evidenciar-se a atipicidade do fato, a ausncia de indcios a fundamentarem a acusao ou, ainda, a extino da punibilidade, hipteses no verificadas in casu. VIII. O habeas corpus constitui-se em meio imprprio para a anlise de alegaes que exijam o reexame do conjunto ftico-probatrio, se no demonstrada, de pronto, qualquer ilegalidade nos fundamentos da exordial acusatria. IX. Ordem denegada.

15. REQUISIO DO MINISTRO DA JUSTIA: A requisio tem NATUREZA JURDICA de


PROCEDIBILIDADE. CONDIO ESPECFICA DE

Exemplo:

Crime

contra

honra

do

Presidente

da

repblica art. 145, PU/CP:


Art. 145 - Nos crimes previstos neste Captulo somente se procede mediante queixa, salvo quando, no caso do art. 140, 2, da violncia resulta leso corporal. Pargrafo nico - Procede-se mediante requisio do Ministro da Justia, no caso do n. I do art. 141, e mediante representao do ofendido, no caso do n. II do mesmo artigo.

OBS: Requisio condio no sinnimo de

ordem: o MP no est obrigado a denunciar. PRAZO: no est sujeita a prazo decadencial, mas o crime praticado est sujeito prescrio. possvel a retratao da requisio? Duas correntes: 1 corrente Fernando Capez e Paulo Rangel entendem que no possvel a retratao. 2 corrente LFG, Guilherme NUCCI admitem a retratao ETA o oferecimento da denncia.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 92 LFG_2 Semestre_2009

16.

Ao

Penal

Privada

Subsidiria

Da

Pblica:
Ela somente cabvel em face da inrcia do MP (s cabe quando o MP no fizer nada). cabvel em todo e qualquer delito? Em regra, s possvel o oferecimento de queixa subsidiria quando o crime possuir um ofendido individualizado. Duas excees: 1) CDC arts. 80 e 82:
Art. 80. No processo penal atinente aos crimes previstos neste cdigo, bem como a outros crimes e contravenes que envolvam relaes de consumo, podero intervir, como assistentes do Ministrio Pblico, os legitimados indicados no art. 82, inciso III e IV, aos quais tambm facultado propor ao penal subsidiria, se a denncia no for oferecida no prazo legal. Art. 82. Para os fins do art. 81, pargrafo nico, so legitimados concorrentemente: (Redao dada pela Lei n 9.008, de 21.3.1995) I - o Ministrio Pblico, II - a Unio, os Estados, os Municpios e o Distrito Federal; III - as entidades e rgos da Administrao Pblica, direta ou indireta, ainda que sem personalidade jurdica, especificamente destinados defesa dos interesses e direitos protegidos por este cdigo; IV - as associaes legalmente constitudas h pelo menos um ano e que incluam entre seus fins institucionais a defesa dos interesses e direitos protegidos por este cdigo, dispensada a autorizao assemblear. 1 O requisito da pr-constituio pode ser dispensado pelo juiz, nas aes previstas nos arts. 91 e seguintes, quando haja manifesto interesse social evidenciado pela dimenso ou caracterstica do dano, ou pela relevncia do bem jurdico a ser protegido.

2) Lei de Falncia (Lei 11.101/05) art. 184.


Art. 184. Os crimes previstos nesta Lei so de ao penal pblica incondicionada.

A vtima tem eu ser individualizada. PODERES


DO

MP:

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 93 LFG_2 Semestre_2009

1) O poder que o MP tem de repudiar a queixa, oferecendo denncia substitutiva. 2) Aditara queixa, tanto em seus aspectos formais como materiais. Ele pode aditar amplo circunstncia de tempo / lugar incluir outros co-autores

3) Se o querelante for negligente, o MP reassume o plo ativo da ao (ao penal indireta) art. 29/CPP:
Art. 29. Ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal, cabendo ao Ministrio Pblico aditar a queixa, repudi-la e oferecer denncia substitutiva, intervir em todos os termos do processo, fornecer elementos de prova, interpor recurso e, a todo tempo, no caso de negligncia do querelante, retomar a ao como parte principal.

PRAZO de 6 meses, contados a partir do momento em que ficar caracterizada a inrcia do MP.

15 dias 06/04/09 Vista ao MP do IP 23/04/09 Surge aqui o direito de 21/04/09 Feriado 22/04/09 ltimo dia do MP 22/10/09 Decadncia imprpria - no gera a punibilidade

extino da Propor a ao Subsidiria da pblica

17. EQUISITOS DA PEA ACUSATRIA: Denncia A. P. Pblica

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 94 LFG_2 Semestre_2009

Queixa A. P. Privada Art. 41/CPP:


Art. 41. A denncia ou queixa conter a exposio do fato criminoso, com todas as suas circunstncias, a qualificao do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identific-lo, a classificao do crime e, quando necessrio, o rol das testemunhas.

A A
CIRCUNSTNCIAS

EXPOSIO

DO

FATO

CRIMINOSO

COM

TODAS

AS

SUAS

consiste na narrativa do fato delituoso com todas

as circunstncias do caso concreto. OBS: CRIME CULPOSO deve o MP dizer em que consiste a imprudncia, negligncia ou impercia. Se a denncia no expe o fato delituoso, ela inviabiliza o exerccio do direito de defesa. Uma narrativa defeituosa vai produzir a inpcia da pea acusatria? Para a Jurisprudncia a inpcia deve ser arguida at o momento da sentena. Posso oferecer denncia sem data / lugar em que o crime aconteceu? Sim. ELEMENTOS ESSENCIAIS aquele elemento que deve estar presente em toda e qualquer pea acusatria, pois necessrio para identificar o fato tpico vai praticado dar pelo a agente. A falta do elemento essencial ensejo nulidade absoluta. X ELEMENTOS ACIDENTAIS aquele elemento ligado a circunstncia de tempo ou de espao, cuja ausncia nem sempre afeta o exerccio do direito de defesa. A ausncia do elemento acidental vai dar ensejo a nulidade relativa.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 95 LFG_2 Semestre_2009

Em que Consiste a Cripto imputao? a atribuio de um fato delituoso a determinada pessoa caracterizada por grave deficincia na narrativa do fato delituoso (denncia mal redigida, mal elaborada). DENNCIA GENRICA Duas correntes: 1 corrente Posio Favorvel em se tratando de crimes societrios, no h inpcia da pea acusatria pela ausncia de indicao individualizada da conduta de cada indiciado, sendo suficiente que os acusados sejam, de algum modo, responsveis ela conduo da sociedade (STF HC 92912).
HC 92921 / BA - Min. RICARDO LEWANDOWSKI EMENTA: PENAL. PROCESSUAL PENAL. CRIME AMBIENTAL. HABEAS CORPUS PARA TUTELAR PESSOA JURDICA ACUSADA EM AO PENAL. ADMISSIBILIDADE. INPCIA DA DENNCIA: INOCORRNCIA. DENNCIA QUE RELATOU a SUPOSTA AO CRIMINOSA DOS AGENTES, EM VNCULO DIRETO COM A PESSOA JURDICA CO-ACUSADA. CARACTERSTICA INTERESTADUAL DO RIO POLUDO QUE NO AFASTA DE TODO A COMPETNCIA DO MINISTRIO PBLICO ESTADUAL. AUSNCIA DE JUSTA CAUSA E BIS IN IDEM. INOCORRNCIA. EXCEPCIONALIDADE DA ORDEM DE TRANCAMENTO DA AO PENAL. ORDEM DENEGADA. I - Responsabilidade penal da pessoa jurdica, para ser aplicada, exige alargamento de alguns conceitos tradicionalmente empregados na seara criminal, a exemplo da culpabilidade, estendendo-se a elas tambm as medidas assecuratrias, como o habeas corpus. II - Writ que deve ser havido como instrumento hbil para proteger pessoa jurdica contra ilegalidades ou abuso de poder quando figurar como co-r em ao penal que apura a prtica de delitos ambientais, para os quais cominada pena privativa de liberdade. III - Em crimes societrios, a denncia deve pormenorizar a ao dos denunciados no quanto possvel. No impede a ampla defesa, entretanto, quando se evidencia o vnculo dos denunciados com a ao da empresa denunciada. IV - Ministrio Pblico Estadual que tambm competente para desencadear ao penal por crime ambiental, mesmo no caso de curso d'gua transfronteirios. V - Em crimes ambientais, o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, com conseqente extino de punibilidade, no pode servir de salvo-conduto para que o agente volte a poluir. VI - O trancamento de ao penal, por via de habeas corpus, medida excepcional, que somente pode ser concretizada quando o fato narrado evidentemente no constituir crime, estiver extinta a punibilidade, for manifesta a ilegitimidade de parte ou faltar condio exigida pela lei para o exerccio da ao penal. VII - Ordem denegada.

2 corrente quando se tratar de crimes societrios a denncia no pode ser genrica: se a denncia no descreve a

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 96 LFG_2 Semestre_2009

conduta individualizada de cada agente, deve ser tida como inepta. Ver STF: HC 80549 e HC 85327.
HC 80549 / SP - Min. NELSON JOBIM EMENTA: HABEAS CORPUS. PENAL. PROCESSO PENAL TRIBUTRIO. DENNCIA GENRICA. RESPONSABILIDADE PENAL OBJETIVA. INPCIA. Nos crimes contra a ordem tributria a ao penal pblica. Quando se trata de crime societrio, a denncia no pode ser genrica. Ela deve estabelecer o vnculo do administrador ao ato ilcito que lhe est sendo imputado. necessrio que descreva, de forma direta e objetiva, a ao ou omisso da paciente. Do contrrio, ofende os requisitos do CPP, art. 41 e os Tratados Internacionais sobre o tema. Igualmente, os princpios constitucionais da ampla defesa e do contraditrio. Denncia que imputa coresponsabilidade e no descreve a responsabilidade de cada agente, inepta. O princpio da responsabilidade penal adotado pelo sistema jurdico brasileiro o pessoal (subjetivo). A autorizao pretoriana de denncia genrica para os crimes de autoria coletiva no pode servir de escudo retrico para a no descrio mnima da participao de cada agente na conduta delitiva. Uma coisa a desnecessidade de pormenorizar. Outra, a ausncia absoluta de vnculo do fato descrito com a pessoa do denunciado. Habeas deferido. HC 85327 / SP - Min. GILMAR MENDES EMENTA: 1. Habeas corpus. Crimes contra a Ordem Tributria (Lei no 8.137, de 1990). Crime societrio. 2. Alegao de denncia genrica e que estaria respaldada exclusivamente em processo administrativo. Ausncia de justa causa para ao penal. Pedido de trancamento. 3. Dispensabilidade do inqurito policial para instaurao de ao penal (art. 46, 1o, CPP). 4. Mudana de orientao jurisprudencial, que, no caso de crimes societrios, entendia ser apta a denncia que no individualizasse as condutas de cada indiciado, bastando a indicao de que os acusados fossem de algum modo responsveis pela conduo da sociedade comercial sob a qual foram supostamente praticados os delitos. Precedentes: HC no 86.294-SP, 2a Turma, por maioria, de minha relatoria, DJ de 03.02.2006; HC no 85.579-MA, 2a Turma, unnime, de minha relatoria, DJ de 24.05.2005; HC no 80.812-PA, 2a Turma, por maioria, de minha relatoria p/ o acrdo, DJ de 05.03.2004; HC no 73.903-CE, 2a Turma, unnime, Rel. Min. Francisco Rezek, DJ de 25.04.1997; e HC no 74.791-RJ, 1a Turma, unnime, Rel. Min. Ilmar Galvo, DJ de 09.05.1997. 5. Necessidade de individualizao das respectivas condutas dos indiciados. 6. Observncia dos princpios do devido processo legal (CF, art. 5o, LIV), da ampla defesa, contraditrio (CF, art. 5o, LV) e da dignidade da pessoa humana (CF, art. 1o, III). Precedentes: HC no 73.590-SP, 1a Turma, unnime, Rel. Min. Celso de Mello, DJ de 13.12.1996; e HC no 70.763-DF, 1a Turma, unnime, Rel. Min. Celso de Mello, DJ de 23.09.1994. 7. No caso concreto, a denncia inepta porque no pormenorizou, de modo adequado e suficiente, a conduta dos pacientes. 8. Habeas corpus deferido.

genrica.

Em

prova

OBJETIVA

no

cabe

denncia

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 97 LFG_2 Semestre_2009

Para EUGNIO PACELLI: ACUSAO GERAL Ocorre quando imputa o o a rgo todos da os fato acusao acusados delituoso, ACUSAO GENRICA Ocorre quando a acusao imputa vrios fatos tpicos, imputando-os genericamente a todos os integrantes Aqui so e delituosos da por sociedade. fatos isso h vrios

mesmo

independentemente

das funes por eles exercida na empresa. No h inpcia da pea acusatria.

inpcia da pea acusatria.

B IDENTIFICAO DO ACUSADO: Cabe denncia contra pessoa incerta? Pessoa incerta e a pessoa fisicamente certa sobre a qual no h elementos quanto identificao. Art. 41/CPP:
Art. 41. A denncia ou queixa conter a exposio do fato criminoso, com todas as suas circunstncias, a qualificao do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identific-lo, a classificao do crime e, quando necessrio, o rol das testemunhas.

Pela leitura do art. 41 seria possvel, mas o CPP de 1941, hoje, invivel. Apesar de o art. 41 estar em pleno vigor, deve-se ficar atento revogao do art. 363, II, o qual possibilitava a citao por edital de pessoa incerta. Hoje no cabe mais citao de pessoa incerta; ento, por essa revogao no cabe mais denncia de pessoa incerta.
Art. 363. A citao ainda ser feita por edital:

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 98 LFG_2 Semestre_2009


I - quando inacessvel, em virtude de epidemia, de guerra ou por outro motivo de fora maior, o lugar em que estiver o ru; II - quando incerta a pessoa que tiver de ser citada. REVOGADO.

C CLASSIFICAO DO CRIME: No se trata de requisito obrigatrio. No processo penal o acusado defende-se dos fatos que lhe so imputados, pouco importando a classificao formulada. EMENDATIO LIBELLI: Por exemplo, a narrativa da denncia traz um roubo imprprio praticado com violncia presumida. Classificao art. 155/CP. Sentena nada impede de o juiz condenar por roubo art. 157, caput. O juiz vai corrigir a classificao EMENDATIO LIBELLI. EMENDATIO LIBELLI no haver alterao em relao ao fato delituoso, limitando-se o juiz a modificar a classificao formulada na denncia ou queixa art. 383/CPP.
Art. 383. O juiz, sem modificar a descrio do fato contida na denncia ou queixa, poder atribuirlhe definio jurdica diversa, ainda que, em conseqncia, tenha de aplicar pena mais grave. (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). 1o Se, em conseqncia de definio jurdica diversa, houver possibilidade de proposta de suspenso condicional do processo, o juiz proceder de acordo com o disposto na lei. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008). 2o Tratando-se de infrao da competncia de outro juzo, a este sero encaminhados os autos. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008).

Qual o seu momento? Prevalece na doutrina que a EL no pode ser feita no incio do processo, mas somente na hora da sentena ( melhor resposta na prova objetiva).

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 99 LFG_2 Semestre_2009

2 corrente (Prova para DPU) sustenta que no possvel que o autor seja privado do exerccio de direitos quando a classificao formulada for claramente excessiva (princpio da correo do excesso). MUTATIO LIBELLI: Por exemplo: Denncia narrativa Furto. Classificao art. 155/CP. Durante a instruo processual violncia (as

testemunhas confirmam que houve violncia). Sentena art. 157 o juiz condena pelo roubo. E isto no pode ocorrer, porque ele no pode condenar algum enquanto o fato no for imputado. A o MP vai fazer o aditamento e classificar para o art.157. Defesa ser ouvida; Sentena a o juiz pode condenar pelo crime de roubo. MUTATIO LIBELLI ocorre quando o fato delituoso que restou comprovado durante a instruo
DIVERSO

daquele narrado

na pea acusatria. Na verdade, surge durante o processo prova de elementar ou circunstncia no contida na pea acusatria, devendo ento, o MP editar a pea acusatria com posterior oitiva da defesa. D ROL DE TESTEMUNHAS:

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 100 LFG_2 Semestre_2009

No requisito obrigatrio. Alguns crimes dispensam o rol de testemunhas. O no oferecimento do rol de testemunhas vai ocorrer a precluso, mas o juiz pode se valer da busca da verdade (para ouvir as testemunhas do juzo. A vai ouvir sem problema algum). Princpio da Verdade Real. Procedimento Ordinrio 8 testemunhas; Procedimento Sumrio 5 testemunhas; Procedimento Sumarssimo 3 / 5 testemunhas. Prevalece que so 8 testemunhas por fato delituoso. O juiz pode indeferir a testemunha da defesa? Ao juiz no dado indeferir a oitiva de testemunhas valendo-se de prognstico da irrelevncia de seu depoimento. E A denncia dever ser em vernculo redigida em portugus. F A denncia deve ser subscrita pelo promotor.

A ausncia de assinatura ser considerada mera

irregularidade caso a cota apresentada pelo promotor esteja devidamente assinada.

17 PROCURAO NA QUEIXA-CRIME: Essa procurao deve conter poderes especiais (evitar que voc amanh, como advogado, possa responder por denunciao caluniosa).

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 101 LFG_2 Semestre_2009

Essa procurao tem que ter meno ao fato delituoso. Para a jurisprudncia basta citar o dispositivo legal. Nessa procurao deve constar o nome do querelado- art. 44/CPP :
Art. 44. A queixa poder ser dada por procurador com poderes especiais, devendo constar do instrumento do mandato o nome do querelante e a meno do fato criminoso, salvo quando tais esclarecimentos dependerem de diligncias que devem ser previamente requeridas no juzo criminal.

PROCURAO DEFEITUOSA: Prevalece na jurisprudncia o entendimento de que a correo do vcio pode ser sanada a qualquer momento, mediante a ratificao dos atos processuais (STF HC 84397).
HC 84397 / DF - Min. SEPLVEDA PERTENCE EMENTA: I. Ao penal privada: crime de exerccio arbitrrio das prprias razes (C. Penal, art. 345, pargrafo nico): decadncia: C.Pr.Penal, art. 44. 1. O defeito da procurao outorgada pelas querelantes ao seu advogado, para requerer abertura de inqurito policial, sem meno do fato criminoso, constitui hiptese de ilegitimidade do representante da parte, que, a teor do art. 568 C.Pr.Pen., "poder ser a todo o tempo sanada, mediante ratificao dos atos processuais" (RHC 65.879, Clio Borja); 2. Na espcie, a presena das querelantes em audincias realizadas depois de findo o prazo decadencial basta a suprir o defeito da procurao. II. Recurso: supresso de instncia. 1. A jurisprudncia do Tribunal no sentido de que, se o juiz, induvidosamente competente, rejeita a denncia por um dos fundamentos do art. 43 C.Pr.Penal, o provimento do recurso contra a deciso que a rejeita implica o recebimento da denncia, no representando supresso de instncia: precedentes. 2. No caso - apelao (L. 9.099/95, art. 82) dirigida especificamente deciso que, com fundamento nos arts. 43, III e 44, ambos do C.Pr.Penal, reconhecera a ausncia de regular representao da parte -, resulta do provimento da apelao, o mesmo efeito obtido no recurso em sentido estrito, qual seja o recebimento da queixa. 3. Da, contudo, no se extrai que - dada a devolutividade Turma Recursal de todas as questes suscitadas -, superada uma delas, no se devessem analisar as demais.

18 PRAZO PARA O OFERECIMENTO DA PEA ACUSATRIA):21


21

S cai em prova objetiva.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 102 LFG_2 Semestre_2009

Ru preso = 05 dias; Ru solto = 15 dias. CUIDADO COM AS LEIS ESPECIAIS: ESPECIAIS LEI
DE

DROGAS

10 dias 10 dias 48 horas 5 dias (preso); 15 dias (solto) 02 dias 10 dias

CDIGO ELEITORAL ABUSO


DE

AUTORIDADE

CPPM CRIME ECONOMIA

CONTRA A

POPULAR LEI
DE

IMPRENSA

Quais so as conseqncias da perda desses prazos? 1) Cabimento de ao penal privada subsidiria da pblica; 2) Perda do subsdio art. 801/CPP:
Art. 801. Findos os respectivos prazos, os juzes e os rgos do Ministrio Pblico, responsveis pelo retardamento, perdero tantos dias de vencimentos quantos forem os excedidos. Na contagem do tempo de servio, para o efeito de promoo e aposentadoria, a perda ser do dobro dos dias excedidos.

3) Caso o excesso seja abusivo, a priso deve ser objeto de relaxamento, sem prejuzo da continuidade do processo. 19 DENNCIA ALTERNATIVA: Ocorre quando vrios fatos so imputados de maneira alternativa ao agente.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 103 LFG_2 Semestre_2009

Duas espcies: 1) IMPUTAO ALTERNATIVA ORIGINRIA ocorre quando a alternatividade est contida na prpria pea acusatria. No admitida pela doutrina por violar o PRINCPIO
DA

AMPLA DEFESA.

2) IMPUTAO ALTERNATIVA SUPERVENIENTE ocorre nas hipteses de Mutatio Libelli, quando o MP adita a pea acusatria sempre prevaleceu o entendimento de que, havendo aditamento por conta de Mutatio Libelli, seria possvel a condenao do agente tanto pela imputao originria quanto imputao superveniente. Com a nova redao do art. 384, 4 do CPP, j h doutrinadores dizendo que havendo o aditamento, o juiz estar vinculado ao mesmo, no mais podendo condenar o acusado pela imputao originria.
4o Havendo aditamento, cada parte poder arrolar at 3 (trs) testemunhas, no prazo de 5 (cinco) dias, ficando o juiz, na sentena, adstrito aos termos do aditamento. (Includo pela Lei n 11.719, de 2008).

20 RECEBIMENTO DA PEA ACUSATRIA: De acordo com a jurisprudncia no precisa ser

fundamentada. Anlise bem sucinta: 1) Regularidade da pea acusatria; 2) Presentes os pressupostos processuais / condio da ao; 3) Presena de Justa Causa.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 104 LFG_2 Semestre_2009

Qual o momento? Deve a pea acusatria ser recebida logo aps o seu oferecimento, salvo se houver previso legal de defesa preliminar. 1) Oferecimento da denncia / queixa. DEFESA PRELIMINAR s em alguns procedimentos. 2) Recebimento da pea acusatria. PROCEDIMENTOS
DA

DEFESA PRELIMINAR:

Crimes Funcionais afianveis art. 514/CPP:


Art. 514. Nos crimes afianveis, estando a denncia ou queixa em devida forma, o juiz mandar autu-la e ordenar a notificao do acusado, para responder por escrito, dentro do prazo de quinze dias.

Lei de Drogas; Juizados Especiais art. 81 da Lei 9099/95:


Art. 81. Aberta a audincia, ser dada a palavra ao defensor para responder acusao, aps o que o Juiz receber, ou no, a denncia ou queixa; havendo recebimento, sero ouvidas a vtima e as testemunhas de acusao e defesa, interrogando-se a seguir o acusado, se presente, passando-se imediatamente aos debates orais e prolao da sentena. 1 Todas as provas sero produzidas na audincia de instruo e julgamento, podendo o Juiz limitar ou excluir as que considerar excessivas, impertinentes ou protelatrias. 2 De todo o ocorrido na audincia ser lavrado termo, assinado pelo Juiz e pelas partes, contendo breve resumo dos fatos relevantes ocorridos em audincia e a sentena. 3 A sentena, dispensado o relatrio, mencionar os elementos de convico do Juiz.

Lei de Imprensa Lei 5.250/67; Competncias Originrias dos Tribunais; Lei de Improbidade Administrativa Lei 8429/92.
Quando houver defesa preliminar

recebimento da

pea acusatria tem que ser fundamentada.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 105 LFG_2 Semestre_2009

21 REJEIO DA PEA ACUSATRIA: Ou no recebimento da pea acusatria. 1) Inpcia da pea acusatria a no observncia dos requisitos obrigatrios. 2) Ausncia dos pressupostos processuais: De EXISTNCIA; DEMANDA veiculada pela pea acusatria; JURISDIO competncia e imparcialidade do juzo; Existncia de PARTES que possam estar em juzo; De VALIDADE dizem respeito inexistncia de litispendncia, coisa julgada ou de outros vcios processuais. 3) Ausncia das condies da ao penal. 4) Ausncia de Justa Causa A rejeio da pea acusatria, ela s faz coisa julgada formal. Removido o defeito, nova pea acusatria pode ser oferecida. Qual o recurso cabvel contra a rejeio? RESE - art. 581/CPP:
Art. 581. Caber recurso, no sentido estrito, da deciso, despacho ou sentena: I - que no receber a denncia ou a queixa;

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 106 LFG_2 Semestre_2009

Na Lei 9099/95 APELAO art. 82:


Art. 82. Da deciso de rejeio da denncia ou queixa e da sentena caber apelao, que poder ser julgada por turma composta de trs Juzes em exerccio no primeiro grau de jurisdio, reunidos na sede do Juizado.

6 Aula 08/09/09 AO PENAL (Cont.) 22. RENNCIA: RENNCIA Conceito um ato unilateral do ofendido ou de seu representante legal abrindo mo do direito de propor a ao penal privada. A renncia est ligada ao Princpio da Oportunidade ou Convenincia da ao penal. A renncia no se confunde com o perdo, pois a renncia, ao contrrio do perdo, no depende de aceitao. Em virtude do Princpio da Indivisibilidade se o indivduo quiser processar um dos co-autores ele obrigado a processar todos. Portanto, em razo do Princpio da Indivisibilidade a renncia concedida a um dos co-autores estende-se aos demais. A
RENNCIA

vai se dar antes do incio da ao penal.

A renncia pode ser:

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 107 LFG_2 Semestre_2009

Expressa aquela feita por declarao inequvoca do ofendido art. 50/CPP. Cuidado, o PU perdeu a sua razo de ser com o advento do CC-02. A renncia expressa rarssima.
Art. 50. A renncia expressa constar de declarao assinada pelo ofendido, por seu representante legal ou procurador com poderes especiais. Pargrafo nico. A renncia do representante legal do menor que houver completado 18 (dezoito) anos no privar este do direito de queixa, nem a renncia do ltimo excluir o direito do primeiro.

Tcita

ocorre

pela

prtica

de

ato

incompatvel com a vontade de processar. Exemplo: convite para ser padrinho de casamento. O prprio casamento cuidado art. 107/CP: antes da Lei 11.106/05 o casamento do agente com a vtima em crimes sexuais, era causa extintiva da punibilidade.

Se o casamento acontecesse em 2008 haveria a extino da punibilidade? Sim porque em 2008 esse crime sexual era de ao penal privada. Hoje, em 2009, se estivermos diante de estupro de vulnervel, a ao penal pblica incondicionada. Portanto, hoje, esse casamento no seria mais causa extintiva da punibilidade.22 danos. Ver art. 104/CP:
Art. 104 - O direito de queixa no pode ser exercido quando renunciado expressa ou tacitamente. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)
22

O recebimento de indenizao, em regra, no

significa renncia, salvo na hiptese de composio civil dos

No exemplo do casamento, o agente manteve conjuno carnal com a moa sob influncia de lcool.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 108 LFG_2 Semestre_2009


Pargrafo nico - Importa renncia tcita ao direito de queixa a prtica de ato incompatvel com a vontade de exerc-lo; no a implica, todavia, o fato de receber o ofendido a indenizao do dano causado pelo crime. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)

Lei 9099 - Art. 74:


Art. 74. A composio dos danos civis ser reduzida a escrito e, homologada pelo Juiz mediante sentena irrecorrvel, ter eficcia de ttulo a ser executado no juzo civil competente. Pargrafo nico. Tratando-se de ao penal de iniciativa privada ou de ao penal pblica condicionada representao, o acordo homologado acarreta a renncia ao direito de queixa ou representao.

Em regra, s cabvel falar em renncia na ao penal privada. Seria cabvel a renncia na ao penal pblica? Em regra no, pois a renncia est ligada ao direito de queixa. Todavia, h 74/L9099
REPRESENTAO. EXCEO: NA HIPTESE DA COMPOSIO CIVIL DOS DANOS VISUALIZA-SE A POSSIBILIDADE DE RENNCIA AO

ART. DE

DIREITO

A RENNCIA NO ADMITE RETRATAO.

23. PERDO DO OFENDIDO NA AO PENAL PRIVADA:


Conceito o ato pelo qual o ofendido ou seu representante legal desiste de prosseguir com o processo j em andamento, perdoando o seu ofensor, com a conseqente extino da punibilidade caso o perdo seja aceito. O O
PERDO

est ligado ao Princpio da Disponibilidade. depende de aceitao.

PERDO

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 109 LFG_2 Semestre_2009

PERDO,

por fora do Princpio da Indivisibilidade, caso

seja concedido a um dos querelados, estende-se aos demais, desde que eles aceitem CUIDADO . O processo. Esse perdo do ofendido na ao penal privada NO se confunde com o perdo judicial. Este concedido pelo juiz e o melhor exemplo o homicdio culposo art. 121, 5/CP:
5 - Na hiptese de homicdio culposo, o juiz poder deixar de aplicar a pena, se as conseqncias da infrao atingirem o prprio agente de forma to grave que a sano penal se torne desnecessria. (Includo pela Lei n 6.416, de 24.5.1977)
PERDO

s pode ser concedido durante o curso do

At qual momento se pode perdoar o querelado? At o trnsito em julgado da sentena condenatria. Art. 106/CP:
Art. 106 - O perdo, no processo ou fora dele, expresso ou tcito: (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) I - se concedido a qualquer dos querelados, a todos aproveita; (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) II - se concedido por um dos ofendidos, no prejudica o direito dos outros; (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) III - se o querelado o recusa, no produz efeito. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) 1 - Perdo tcito o que resulta da prtica de ato incompatvel com a vontade de prosseguir na ao. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) 2 - No admissvel o perdo depois que passa em julgado a sentena condenatria. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)

Cuidado com o inciso II: O perdo dado por uma das vtimas, no atinge o direito das demais vtimas em prosseguir na ao penal.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 110 LFG_2 Semestre_2009

PERDO

depende de Aceitao que pode ser:

Expressa Tcita O silncio do querelado significa aceitao ou no? O silncio do querelado significa
ACEITAO.

Ver art. 58/CPP:

Art. 58. Concedido o perdo, mediante declarao expressa nos autos, o querelado ser intimado a dizer, dentro de trs dias, se o aceita, devendo, ao mesmo tempo, ser cientificado de que o seu silncio importar aceitao. Pargrafo nico. Aceito o perdo, o juiz julgar extinta a punibilidade.

24. PEREMPO:
Conceito a perda do direito de prosseguir no exerccio da ao penal exclusivamente privada ou personalssima,em virtude da desdia do querelante. Perempo nada mais do que uma sano ao

querelante preguioso, relapso. Cuidado para no confundir com DECADNCIA que a perda do direito de ao penal privada ou de representao pelo seu no exerccio no prazo legal. Na perempo voc j deu incio ao e perde o direito de continuar; na Decadncia voc perde o direito de iniciar a ao penal. A
RENNCIA,

PERDO

e a

PEREMPO

so institutos da

AO

PENAL PRIVADA.

Se o crime de ao penal pblica o MP o titular da

ao ver art. 60/CPP :


Art. 60. Nos casos em que somente se procede mediante queixa, considerar-se- perempta a ao penal:

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 111 LFG_2 Semestre_2009

HIPTESES DE PEREMPO Art. 60:


Art. 60. Nos casos em que somente se procede mediante queixa, considerar-se- perempta a ao penal: I - quando, iniciada esta, o querelante deixar de promover o andamento do processo durante 30 dias seguidos; II - quando, falecendo o querelante, ou sobrevindo sua incapacidade, no comparecer em juzo, para prosseguir no processo, dentro do prazo de 60 (sessenta) dias, qualquer das pessoas a quem couber fazlo, ressalvado o disposto no art. 36; III - quando o querelante deixar de comparecer, sem motivo justificado, a qualquer ato do processo a que deva estar presente, ou deixar de formular o pedido de condenao nas alegaes finais; IV - quando, sendo o querelante pessoa jurdica, esta se extinguir sem deixar sucessor.

Inciso I precisa intimar o querelante? Eugnio Pacelli entende que sim. Todavia, tambm h doutrinadores que dizem que esta um sano automtica. Inciso II se os sucessores (CADI) no se habilitarem no processo em 60 dias, vai se dar a perempo. preciso a intimao dos sucessores ou a perempo funciona como sano automtica? H doutrinadores que dizem que necessrio intimar. Mas, intimar quem? O cnjuge? O descendente? O Ascendente ou o irmo? Para o professor, bvio que essa sano automtica e no seria necessria a intimao dos sucessores. Inciso III vamos dividir em duas partes:
processo a que deva estar presente a qualquer ato do

- qual a consequncia da ausncia

do querelante audincia de conciliao nos procedimentos de crimes contra a honra? Essa ausncia deve ser entendida como o no interesse de conciliar, como se o querelante estivesse dizendo ao juiz que no quer acordo com o querelado. Ou seja, o no comparecimento no vai dar ensejo perempo.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 112 LFG_2 Semestre_2009


Ou deixar de formular o pedido de condenao nas alegaes finais

dois questionamentos: 1) Esse pedido de condenao precisa ser expresso? Esse pedido de condenao no precisa ser expresso. 2) qual a consequncia da ausncia do advogado do querelante sesso de julgamento do jri? OBS: querelante no jri acontece em duas hipteses: - na ao penal privada subsidiria da pblica; - no litisconsrcio ativo entre o MP (no crime de ao penal pblica) e o querelante (no crime de ao penal privada). Respondendo questo: se o advogado do querelante no estiver presente no vai haver sustentao oral para pedir a condenao do agente. Na primeira hiptese o MP reassume; j na hiptese de litisconsrcio ativo, o MP ai fazer a sustentao no crime de ao penal pblica, mas no crime de ao penal privada vai haver a perempo, pois no haver advogado para pedir a condenao. Inciso IV um caso mais difcil, podemos pensar em crimes contra a honra. Caso a pessoa jurdica venha a ser extinta sem deixar sucessor vai gerar a extino da punibilidade. Art. 61:
Art. 61. Em qualquer fase do processo, o juiz, se reconhecer extinta a punibilidade, dever declar-lo de ofcio. Pargrafo nico. No caso de requerimento do Ministrio Pblico, do querelante ou do ru, o juiz mandar autu-lo em apartado, ouvir a parte contrria e, se o julgar conveniente, conceder o prazo de cinco dias para a prova, proferindo a deciso dentro de cinco dias ou reservando-se para apreciar a matria na sentena final.

Matria de ordem pblica, o juiz declara de ofcio, no precisando ser provocado.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 113 LFG_2 Semestre_2009

JU IS I O E R D C ME C O P T N IA
1. MECANISMOS DE SOLUO DE CONFLITOS:
a) AUTOTUTELA: Caracteriza-se pelo emprego da fora bruta para a satisfao de interesses. admitida no Direito? Em regra, a autotutela vai caracterizar o crime de exerccio arbitrrio das prprias razes. Excepcionalmente essa autotutela admitida, o prprio Estado, a ttulo excepcional, autoriza que se faa justia com as prprias mos. Exemplos: legtima defesa, estado de necessidade priso em flagrante exemplo de autotutela, at mesmo quando a priso efetuada pela autoridade policial porque quando prende, ela no tem autorizao judicial nessa hiptese. b) AUTOCOMPOSIO: a busca pelo consenso. Pode se dar de 3 formas: b.1) Art. 98, I/CF:
I - juizados especiais, providos por juzes togados, ou togados e leigos, competentes para a conciliao, o julgamento e a execuo de causas cveis de menor complexidade e infraes penais de menor potencial ofensivo, mediante os procedimentos oral e sumarissimo, permitidos, nas hipteses previstas em lei, a transao e o julgamento de recursos por turmas de juzes de primeiro grau;

Infrao de menor potencial ofensivo so todas as contravenes e crimes cuja pena mxima no seja superior a 02 anos, cumulada ou no com multa, e submetidos os crimes ou no a procedimento especial. Exemplo: Desacato pena de 6 meses a 02 anos JECRIM acordo. c) JURISDIO: Juris (Direito) + Dictio (Dizer).

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 114 LFG_2 Semestre_2009

CONCEITO jurisdio uma das funes do Estado, exercida precipuamente pelo Poder Judicirio, mediante a qual este se substitui aos titulares dos interesses em conflito para de modo imparcial aplicar o direito objetivo ao caso concreto. Jurisdio o juiz, de modo imparcial, se substitui aos terceiros em conflito e vai aplicar o direito ao caso concreto. Um dos OBJETIVOS
DA

JURISDIO a

PACIFICACAO SOCIAL.

2. PRINCPIO DO JUIZ NATURAL:


um dos princpios mais importantes relacionados ao assunto. CONCEITO deve ser compreendido como o direito que pessoa acusada da prtica de um delito tem de saber, previamente, por qual juiz ser julgada. Visa impedir o julgamento da causa por juiz ou tribunal cuja competncia no esteja previamente prtica do fato delituoso definida na Constituio Federal. Esse princpio do juiz natural no est na Constituio com essas palavras, mas a doutrina e a jurisprudncia vo extra-lo de dois incisos constitucionais: art. 5, XXXVII e LIII:
XXXVII - no haver juzo ou tribunal de exceo;

Juzo ou Tribunal de exceo aquele criado aps a prtica do fato delituoso especificamente para julg-lo. No existe no nosso ordenamento, mas em pases estrangeiros sim, por exemplo, Ruanda e Iugoslvia (para julgar Milosevic), tambm o Tribunal de Nuremberg. O objetivo da criao do TPI (Tribunal Penal Internacional) foi acabar com esses tribunais de exceo, pois o TPI tribunal permanente.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 115 LFG_2 Semestre_2009

Justia Militar tribunal de exceo? As justias especializadas no so tribunais de exceopois esto previstas na prpria Constituio.
LIII - ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente;

O Princpio do Juiz Natural tambm foi previsto na Conveno Americana de Direitos Humanos (Pacto de San Jos da Costa Rica) em seu art. 8, no 1. No ordenamento brasileiro somente se considera JUIZ NATURAL o rgo judicirio cujo poder de julgar derive de fontes constitucionais. Frederico Marques juiz natural o que est previsto na Constituio. Portanto, no ordenamento brasileiro JUIZ NATURAL sinnimo de JUIZ CONSTITUCIONAL. De acordo com a doutrina, desse princpio derivam trs regras de proteo: 1) S podem exercer jurisdio os rgos

institudos pela Constituio. 2) Ningum pode ser julgado por rgo institudo aps a prtica do fato delituoso (Tribunal de exceo). 3) Entre os juzes prconstitudos vigora uma ordem
TAXATIVA

de competncia, que impede qualquer hiptese para a escolha do juiz. Por exemplo, a

de discricionariedade
DISTRIBUIO.

Trs pontos a serem destacados:

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 116 LFG_2 Semestre_2009

2.1 COMPETNCIA: COMPETNCIA

LEI

PROCESSUAL

QUE

MODIFICA

Tem aplicao imediata ou s se aplica aos crimes cometidos aps a sua entrada em vigor. O exemplo a Lei 9.299/96 essa lei alterou o CPM antes dessa lei caso um militar em servio cometesse um crime doloso contra a vida de um civil, esse crime seria julgado pela Justia Militar. Em 1996 retiraram esse crime da Justia Militar (essa lei conhecida como lei Rambo). Depois dessa lei, caso o militar matasse um civil, ainda que m servio, esse crime seria de competncia do Tribunal do Jri. Imaginemos 1995: Justia militar de 1 instncia 48 processos de militares que mataram civis Justia militar de 2 instncia (TJM) 20 processos. Entra em vigor a lei. O que fazer com os 48 processos da 1 instncia e com os 20 da 2 instncia? Lei de natureza processual tem aplicao imediata. Portanto, os 48 processos da 1 instncia iro para o Tribunal do Jri enquanto os 20 que estavam na 2 instncia faz o qu? So Paulo, por exemplo, tem TJM (o RJ no), nesses casos em que h TJM os processos permanecem no TJM. Se no tiver, com o RJ, por exemplo, vai para o TJ. Para a doutrina lei que altera a competncia somente poderia ser aplicada aos crimes cometidos aps sua vigncia. Defensores: Ada Pelegrini e Tourinho Filho. Porm, para a jurisprudncia lei que altera a competncia tem aplicao

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 117 LFG_2 Semestre_2009

imediata aos processos em andamento, salvo se j houvesse sentena relativa ao mrito (na 1 instncia), hiptese em que o processo deveria seguir na jurisdio em que ela foi prolatada. Portanto, lei processual aplica-se o art. 2 do CPP:
Art. 2o A lei processual penal aplicar-se- desde logo, sem prejuzo da validade dos atos realizados sob a vigncia da lei anterior.

Ver STF HC 76510.


HC 76510 / SP - Min. CARLOS VELLOSO EMENTA: PENAL. PROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS. CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA PRATICADOS POR MILITAR OU POLICIAL MILITAR, CONTRA CIVIL. COMPETNCIA DA JUSTIA COMUM. LEI 9.299, DE 7/8/96. EXAME DE PROVA: IMPOSSIBILIDADE. PRETENSO DE JULGAMENTO PELO TRIBUNAL DO JRI: IMPOSSIBILIDADE. PRISO DOS RUS: LEGALIDADE. I. - Com a promulgao da Lei 9.299/96, os crimes dolosos contra a vida praticados por militar ou policial militar, contra civil, passaram a ser da competncia da Justia comum. II. - A alegao de que os rus agiram em legtima defesa implicaria o revolvimento de toda a prova, o que no se admite nos estreitos limites do habeas corpus. III. - Hiptese em que j tendo sido proferida sentena de primeiro grau e estando pendente de julgamento a apelao dos rus, no h falar em novo julgamento, pelo Tribunal do Jri, em razo da promulgao da Lei 9.299/96. A controvrsia ficou restrita, no caso, competncia para o julgamento do recurso. IV. - HC indeferido.

EXEMPLO ATUAL: Trfico de Drogas internacional ATUAL praticado em Municpio que no seja sede de Vara Federal Lei Por exemplo, Municpio no tem Vara Federal, mas sede de Vara estadual. Trfico de drogas ocorrido em 2005 De acordo com a antiga Lei de Drogas (art. 27 da Lei 6368/76) caso no houvesse Vara federal no Municpio, o trfico de drogas internacional seria julgado pela justia estadual, com recurso para o respectivo TRF. Esse art. 27 j caiu mais de trs vezes em prova da UNB. Cuidado com isso ATENO para o art. 70, PU da Lei 11.343/06. Esse artigo trouxe uma mudana completa em relao

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 118 LFG_2 Semestre_2009

ao assunto. Agora, mesmo que no haja Vara federal na cidade, voc vai ter que saber a qual subseo da Justia federal aquele Municpio est subordinado e l ele ser processado. 2.2 CONVOCAO DE JUZES DE 1 INSTNCIA PARA SUBSTITUIR DESEMBARGADORES: DESEMBARGADORES Se o Desembargador tiver que se afastar por mais de 30 dias o juiz ser convocado. Essa convocao de juzes viola ou no o Princpio do Juiz Natural? Existe previso legal para essa convocao? Esse o primeiro ponto a ser abordado. Existe previso legal: art. 118 da LC 35/79 justia estadual e no mbito da justia federal art. 4 da Lei 9788/99. Uma segunda vertente no sentido de, por exemplo, no TJ existe uma Cmara composta por 3 desembargadores. Dois esto afastados e so substitudos por dois juzes convocados e um desembargador. Inicialmente entendeu o STJ que o julgamento no poderia ser feito por uma Turma ou Cmara composta majoritariamente por juzes convocados. Ver HC 98796/STJ. Se fosse o contrrio 2 desembargadores e 1 juiz seria possvel.
HC 98796 / SP - Ministra LAURITA VAZ HABEAS CORPUS. PROCESSUAL PENAL. ROUBO TENTADO. CONDENAO EM PRIMEIRO GRAU. JULGAMENTO DE RECURSO DE APELAO INTERPOSTO PELA DEFESA. IMPROVIMENTO. RGO COLEGIADO. COMPOSIO MAJORITRIA POR JUZES CONVOCADOS. VIOLAO AO PRINCPIO DO JUIZ NATURAL. PRECEDENTES. EXCESSO DE PRAZO CONFIGURADO. 1. Embora no exista impedimento convocao, autorizada por lei complementar estadual, de Juzes de primeiro grau para compor rgo julgador do Tribunal de Justia, no pode o rgo revisor ser formado majoritariamente por Juzes convocados, sob pena de violao ao princpio do Juiz Natural. 2. dos Desembargadores titulares a jurisdio sobre os recursos criminais de competncia do Tribunal de Justia Estadual. A Constituio Federal admite a composio de rgo revisor

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 119 LFG_2 Semestre_2009


formado por Juzes de primeiro grau somente para o julgamento dos recursos que versarem sobre crimes de menor complexidade e infraes de menor potencial ofensivo, de competncia da Turma Recursal dos Juizados Especiais. 3. Como o Paciente j cumpriu toda a pena corporal imposta pelo acrdo, preso cautelarmente, deve lhe ser concedido alvar de soltura, diante do evidente excesso de prazo na formao da culpa decorrente da anulao do julgamento do apelo defensivo que ora se consolida. 4. Precedentes do Superior Tribunal de Justia. 5. Ordem concedida para anular o julgamento do recurso de apelao, determinando novo julgamento por Cmara composta majoritariamente por Desembargadores titulares, e determinar a expedio de alvar de soltura em favor do ora Paciente, se por outro motivo no estiver preso, para que possa aguardar o julgamento do recurso de apelao em liberdade.

Posteriormente, entendeu a 3 Seo do STJ que perfeitamente vlido o julgamento feito por Turma formada por maioria de juzes convocados (STJ HC 126390).
HC 111919 / SP - Ministra LAURITA VAZ HABEAS CORPUS. PROCESSUAL PENAL. FURTO SIMPLES TENTADO. JULGAMENTO DE RECURSO DE APELAO INTERPOSTO PELA DEFESA. CMARA CRIMINAL EXTRAORDINRIA, COMPOSTA POR JUZES DE PRIMEIRO GRAU CONVOCADOS. INOBSERVNCIA DA LEI COMPLEMENTAR PAULISTA N. 646/90. VIOLAO AO PRINCPIO DO JUIZ NATURAL. 1. No ofende o princpio do juiz natural a convocao de juzes de primeiro grau para, nos casos de afastamento eventual do desembargador titular, compor o rgo julgador do respectivo Tribunal, desde que observadas as diretrizes legais federais ou estaduais, conforme o caso. Precedentes do STF e do STJ. 2. Na hiptese em tela, o Tribunal de Justia paulista procedeu a convocaes de juzes de primeiro grau para formao de Cmaras Julgadoras, valendo-se de um sistema de voluntariado, sem a observncia da regra legal instituda (Lei Complementar n. 646/90 do Estado de So Paulo), qual seja, a de realizao de concurso de remoo, tornando nula a atuao do magistrado de primeiro grau convocado nessas circunstncias. 3. Ordem concedida para anular o julgamento do recurso de apelao, determinando a sua renovao por Turma Julgadora, com a observncia da lei de regncia.

Essa convocao ser considerada vlida, mas desde que no seja feita por meio de um sistema de voluntariado. 2.3 CRIAO DE VARAS ESPECIALIZADAS PARA O PROCESSO E JULGAMENTO DE LAVAGEM DE CAPITAIS: CAPITAIS Lavagem especializado. de capitais demanda conhecimento

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 120 LFG_2 Semestre_2009

Em 2003 o Conselho da Justia Federal edita uma Resoluo (R314) determinando aos tribunais a criao de Varas especializadas pelos TRFs. Depois dessa Resoluo todos os tribunais criaram Varas Especializadas. possvel que o Tribunal especialize uma Vara j existente em Lavagem de Capitais? possvel remeter os processos que j estavam em andamento para essa Vara? Essa especializao de Varas no mbito da Justia federal tem expressa autorizao legal (art. 11/L5010/66). Como houve alterao da competncia em razo da matria, nada impede a remessa dos processos em andamento nas demais Varas Vara especializada. Ver art. 87 do CPC. Para o STJ, no h falar em violao ao princpio do juiz natural (ver CC 57838). Para o STF, apesar da ilegalidade da Resoluo 314, pois o Conselho da Justia Federal somente possui atribuies administrativas, permanecem vlidas as Resolues dos TRFs (HC 88660/STF esse julgado foi aguardado com muita ansiedade, pois o Supremo demorou muito a se manifestar sobre isso).

3. C O M P E T N C I A :
3.1 - CONCEITO competncia a medida e o limite da jurisdio, dentro dos quais o rgo jurisdicional pode aplicar o direito.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 121 LFG_2 Semestre_2009

Jurisdio, como funo do Estado, uma s princpio da Unidade da Jurisdio todavia, hoje no h como imaginarmos um magistrado tendo atribuio para tudo. 3.2 ESPCIES DE COMPETNCIA: COMPETNCIA A) RATIONE MATERIAE: estabelecida de acordo com a natureza da infrao penal. Exemplo: crimes militares; crimes eleitorais; crimes federais. B) RATIONE PERSONAE: estabelecida em razo da funo que a pessoa exerce; o que se conhece como competncia por prerrogativa de funo cuidado para no usar a expresso foro privilegiado . No a pessoa que determina a competncia, portanto, o ideal seria usar a expresso RATIONE FUNCIONAE porque no a pessoa que vai determinar a competncia, mas sim a funo que ela exerce. Perdeu a funo, perdeu a competncia. C) RATIONE LOCI: competncia territorial ou competncia de foro. No processo penal ela, em regra, determinada pelo local da consumao do delito ou, subsidiariamente, pelo domiclio do acusado. D) FUNCIONAL: a competncia ser fixada conforme a funo que cada um dos rgos jurisdicionais exerce no processo. A doutrina aponta trs espcies de competncia funcional: D.1 Competncia Funcional por Fase do processo de acordo com a fase em que o processo estiver um rgo jurisdicional diferente exercer a competncia. Por exemplo, Tribunal do Jri 1 fase = atuao do juiz sumariante; 2 fase conselho de

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 122 LFG_2 Semestre_2009

sentena e juiz. Outro exemplo: competncia outorgada ao juiz do processo e ao juzo das execues. D.2 Competncia Funcional por Objeto do Juzo cada rgo jurisdicional exerce a competncia sobre determinadas questes a serem decididas no processo. Exemplo Jri juiz presidente (de um lado) + Conselho de sentena (de outro lado). Depende da questo a ser decidida: os jurados decidem sobre o crime; o juiz de direito decide as questes de direito, por exemplo, nulidades que possam ocorrer durante o julgamento. D.3 Competncia Funcional por Grau de Jurisdio aquela que divide a competncia entre rgos jurisdicionais superiores e inferiores. Exemplo: em regra a pessoa processada em 1 instncia e a competncia recursal do tribunal. Alguns doutrinadores diferem competncia funcional horizontal e competncia funcional vertical. Na competncia funcional horizontal os rgos jurisdicionais esto no mesmo plano hierrquico. Na competncia funcional vertical os rgos jurisdicionais esto em planos hierrquicos distintos. Aula 07 - 09/10/09 Alteraes legislativas: legislativas

Lei 12.033 O crime de injria racial passa a ser

de ao penal pblica condicionada a representao (e no mais de ao penal privada).

Lei 12.037 Em seu art. 9 revogou a Lei 10.054

(Lei de Identificao Criminal). Na antiga lei, havia um rol de crimes em que a identificao criminal seria obrigatria, o que hoje no

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 123 LFG_2 Semestre_2009

mais existe. Vide o art. 3 desta lei:

Art. 3 Embora apresentado documento de identificao, poder ocorrer identificao criminal quando: I o documento apresentar rasura ou tiver indcio de falsificao; II o documento apresentado for insuficiente para identificar cabalmente o indiciado; III o indiciado portar documentos de identidade distintos, com informaes conflitantes entre si; IV a identificao criminal for essencial s investigaes policiais, segundo despacho da autoridade judiciria competente, que decidir de ofcio ou mediante representao da autoridade policial, do Ministrio Pblico ou da defesa; (nica hiptese que exige autorizao judicial) V constar de registros policiais o uso de outros nomes ou diferentes qualificaes; VI o estado de conservao ou a distncia temporal ou da localidade da expedio do documento apresentado impossibilite a completa identificao dos caracteres essenciais. Pargrafo nico. As cpias dos documentos apresentados devero ser juntadas aos autos do inqurito, ou outra forma de investigao, ainda que consideradas insuficientes para identificar o indiciado.

Alm disso, o art. 7 da nova lei prev a possibilidade de o investigado requerer que suas fotos sejam retiradas dos autos do inqurito.

4. Competncia Absoluta e Relativa: Competncia Absoluta Competncia Relativa

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 124 LFG_2 Semestre_2009

Natureza do interesse protegido

Interesse de ordem pblica. Alm disto, alguns doutrinadores, como Eugenio Pacelli, citam como outra caracterstica da competncia absoluta o fato de suas regras estarem previstas na CRFB. Como ditada pelo interesse pblico, a competncia absoluta improrrogvel ou imodificvel, ou seja, no passvel de modificao quer pela vontade das partes, quer pela vontade do juiz. (Ex.: O julgamento dos deputados federais feito perante o STF, no admitindo sua realizao por outro rgo.) Como a conexo e a continncia modificativas de competncia, no podem alterar uma regra de competncia absoluta.

Tutela o interesse preponderante das partes. No se fala em interesse das partes, pois, mesmo nos casos de competncia relativa, continua havendo o interesse do Estado, de forma que ao interesse das partes to somente se d uma importncia maior. Trata-se de competncia prorrogvel ou derrogvel, ou seja, pode ser modificada. Podem ser alteradas por conexo e continncia.

Possibilidade de alterao

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 125 LFG_2 Semestre_2009

Conseqncia A inobservncia de regra s da no de competncia absoluta observao ir produzir uma nulidade absoluta, a qual conta com 2 principais caractersticas: a) Pode ser argida a qualquer momento. Aps o trnsito em julgado de sentena condenatria ou absolutria imprpria, a nulidade absoluta poder ser impugnada por meio de reviso criminal ou de habeas corpus. Obs.: Para parte minoritria da doutrina, sentena proferida por juiz absolutamente incompetente seria inexistente (Ada Pelegrini) Todavia, no esta a posio que prevalece. Portanto, sentena absolutria ou declaratria extintiva da punibilidade, ainda que proferida por juiz absolutamente incompetente capaz de transitar em julgado e produzir efeitos, dentre eles o de

O mximo que pode acontecer uma nulidade relativa, a qual possui 2 caractersticas que se contrapem nulidade absoluta, quais sejam: a) Deve ser argida no momento oportuno, sob pena de precluso. Assim, deve-se question-la at o oferecimento da resposta acusao, nos termos do art. 396A, CPP, no havendo mais que se falar em defesa prvia Na resposta, o acusado poder argir preliminares e alegar tudo o que interesse sua defesa, oferecer documentos e justificaes, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas, qualificando-as e requerendo sua intimao, quando necessrio. b) O prejuzo deve ser comprovado. Tal prejuzo, porm, algo abstrato, o que impede a declarao da nulidade.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 126 LFG_2 Semestre_2009

impedir que o acusado seja novamente acusado pela mesma imputao. Neste sentido: HC 86.606 STF. b) O prejuzo presumido, basta que se afirme ter havido violao a uma regra de competncia, a qual deriva da CRFB.

Conhecimento Pode ser reconhecida ex ex officio officio pelo juiz, enquanto exercer a jurisdio no processo.

Diferentemente do que se d em sede de processo civil, a incompetncia relativa tambm pode ser conhecida de oficio pelo juiz, nos termos do art. 309, CPP (Se em qualquer fase do processo o juiz reconhecer motivo que o torne incompetente, declar-lo- nos autos, haja ou no alegao da parte, prosseguindo-se na forma do artigo anterior). Diante da adoo do Princpio da Identidade Fsica do Juiz no Processo

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 127 LFG_2 Semestre_2009

Penal, a incompetncia relativa somente poder ser reconhecida ex officio at o incio da instruo processual. Tal se justifica pois, se a incompetncia relativa fosse reconhecida quando da sentena, o novo juiz que recebesse a causa teria de renovar toda a instruo.

Exemplos

Competncia Ratione Loci Competncia por Competncia Ratione distribuio Materiae; Competncia por Competncia Ratione preveno (smula 706, Funcionae (Personae); STF relativa a Competncia nulidade decorrente da inobservncia da Funcional. competncia penal por preveno.) Conexo e continncia

HC 86606 / MS - Min. CRMEN LCIA

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 128 LFG_2 Semestre_2009


EMENTA: HABEAS CORPUS. PROCESSUAL PENAL. PERSECUO PENAL NA JUSTIA MILITAR POR FATO JULGADO NO JUIZADO ESPECIAL DE PEQUENAS CAUSAS, COM TRNSITO EM JULGADO: IMPOSSIBILIDADE: CONSTRANGIMENTO ILEGAL CARACTERIZADO. ADOO DO PRINCPIO DO NE BIS IN IDEM. HABEAS CORPUS CONCEDIDO. 1. Configura constrangimento ilegal a continuidade da persecuo penal militar por fato j julgado pelo Juizado Especial de Pequenas Causas, com deciso penal definitiva. 2. A deciso que declarou extinta a punibilidade em favor do Paciente, ainda que prolatada com suposto vcio de incompetncia de juzo, susceptvel de trnsito em julgado e produz efeitos. A adoo do princpio do ne bis in idem pelo ordenamento jurdico penal complementa os direitos e as garantias individuais previstos pela Constituio da Repblica, cuja interpretao sistemtica leva concluso de que o direito liberdade, com apoio em coisa julgada material, prevalece sobre o dever estatal de acusar. Precedentes. 3. Habeas corpus concedido.

Caso concreto: Crime de estelionato praticado entre 1996 e 1997, em continuidade delitiva. Denncia oferecida em 2001 e recebida pela Justia Federal. Sentena condenatria proferida em 2005, fixando pena de 3 anos e 6 meses. Apenas a defesa apela, recurso que recebido pelo TRF em 2007. Qual deciso foi proferida pelo TRF?

1996/1 997 Estelion ato

2001 2005 Denncia 2007 Sentena e Apelao Condenat Recebime da defesa ria nto pela recebida Justia pelo TRF Pena: Federal 3a6m. R: Neste mister, dispe a smula 107, STJ: Compete

Justia

Comum Estadual processar e julgar crime de estelionato praticado mediante falsificao das guias de recolhimento das contribuies previdencirias, quando no ocorrente leso a autarquia federal..

Dessa forma, tratando-se uma hiptese de competncia absoluta (ratione a materiae), ab o TRF, do ao julgar a apelao, o reconhecer nulidade initio processo, anulando

recebimento da denncia, bem como a sentena outrora proferida,

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 129 LFG_2 Semestre_2009

eis que feita por juiz incompetente. Feito isto, os autos sero remetidos Justia Estadual. Em tese, embora o correto seria o novo oferecimento e recebimento de denncia, na prtica esta apenas ratificada. No entanto, como foi oferecido recurso apenas pela defesa, vigora o Princpio da Vedao Reformatio In Pejus, sendo necessrio verificar se no houve a ocorrncia da prescrio. 5. FIXAO 5.1.
DA

COMPETNCIA: de Justia: Qual a justia

Competncia

competente? (Militar, Eleitora, Federal, Estadual) 5.2. Competncia originria: O acusado tem foro por prerrogativa de funo? 5.3. Competncia de foro / territorial: Qual a comarca competente? (Comarca: Justia Estadual, Seo/ Subseo: Justia Federal) 5.4. Competncia de juzo: Qual a vara competente? (Varas especializadas, etc.) 5.5. Competncia de juiz / Competncia interna: Qual o juiz competente? 5.6. Competncia recursal: Para onde o recurso ser remetido?

6. JUSTIAS

COM COMPETNCIA CRIMINAL:

6.1. Justia especializada:

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 130 LFG_2 Semestre_2009

Repblica)

Justia Militar da Unio/dos Estados Justia Eleitoral Justia do Trabalho (EC 45/04) Justia Poltica (Extraordinria Ex.: Julgamento pelo

STF de crimes de responsabilidade praticados pelo Presidente da

6.2. Justia comum: Justia Federal Justia Estadual (competncia residual)


DA

7. JUSTIA MILITAR

UNIO:

Da Unio (art. 124, CRFB)


Justia Militar compete processar e julgar os crimes militares definidos em lei.

Dos Estados (Art. 125, 4, CRFB)


Compete Justia Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as aes judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competncia do jri quando a vtima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduao das praas.

Julga

crimes

prpria

impropriamente militares. Os crimes propriamente uma

Tambm julga crimes impropriamente militares.

prpria

militares

caracterizam

infrao especfica e funcional do militar. Apesar da crtica da doutrina, o STF (HC 438) j entendeu como a condio de

Ex1: Abuso de autoridade praticado por militar em servio. Este no um crime militar, sendo previsto em legislao especifica. Sendo assim, o processamento e julgamento sero feitos pela Justia Comum (Federal, se praticado por militar federal, ou Estadual, se praticado por autoridade estadual). Neste sentido, smula 172, STJ (Compete Justia

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 131 LFG_2 Semestre_2009

militar uma elementar do Comum processar e julgar militar por crime, comunica-se a terceiro, crime de abuso de autoridade, ainda que praticado em servio.). desde que ele tenha conscincia, a exemplo do que Ex2: Tortura praticada por militar. Tambm ocorre com os crimes prprios um crime comum, eis que no previsto no CPM. de funcionrio pblico. (Ex.: Art. Praticar Ex3: Disparo de arma de fogo ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito das violncia contra inferior.) Foras Armadas. So previstos no Estatuto do Desarmamento, razo pela qual no Os crimes impropriamente so crimes militares e, portanto, so militares so as infraes cuja processados pela Justia Comum. prtica possvel por qualquer cidado (civil ou Ex4: Crime cometido por militar fora de militar), servio, usando arma da corporao. Antes porm, passa a ser crime da Lei 9.299/96 (Lei Rambo), tal infrao militar porque praticado em era considerada crime militar. Entretanto, aps o advento da lei, tal conduta passou uma das condies do art. 9, a ser crime comum. CPM (Ex.: Art. 251, CPM Em razo disto, deve-se ter cuidado com Obter, para si ou para outrem, a smula 47, STJ (Compete Justia Militar processar e julgar crime cometido vantagem ilcita, em prejuzo por militar contra civil, com emprego de alheio, induzindo ou mantendo arma pertencente a corporao, mesmo algum em erro, mediante no estando em servio.), que est ultrapassada. artifcio, ardil ou qualquer outro meio fraudulento. A redao Ex5: Crime de promover ou facilitar fuga a mesma do art. 171, CP. A de preso de estabelecimento penal. Se o diferena est no fato de o estabelecimento penal for de natureza comum, o crime ser de natureza comum. crime ter sido cometido nas Todavia, se o estabelecimento for de circunstancias elencadas no natureza militar, o crime ser militar. Neste sentido dispe a smula 75, STJ art. 9.) Compete Justia Comum Estadual processar e julgar o policial militar por crime de promover ou facilitar a fuga de preso de estabelecimento penal.. Ex6: Acidente de transito causado por viatura militar, com vtima civil. Neste sentido dispe a smula 6, STJ Compete 175, CPM

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 132 LFG_2 Semestre_2009

Justia Comum estadual processar e julgar delito decorrente de acidente de transito envolvendo viatura de policia militar, salvo se autor e vitima forem policiais militares em situao de atividade.. No entanto, para a doutrina, mesmo que a vtima seja civil, o crime ser militar, com fundamento no art. 9, II, c, CPM. (Consideram-se crimes militares, em tempo de paz: II - os crimes previstos neste Cdigo, embora tambm o sejam com igual definio na lei penal comum, quando praticados: c) por militar em servio ou atuando em razo da funo, em comisso de natureza militar, ou em formatura, ainda que fora do lugar sujeito administrao militar contra militar da reserva, ou reformado, ou civil.) Corroborando o entendimento da doutrina: CC 34.749 STJ. Julga aes judiciais contra atos disciplinares militares. Obs.: A ao civil por ato de improbidade administrativa de competncia da Justia Comum. Nos termos do art. 125, 4 da CRFB, a Justia Militar dos Estados julga apenas os militares dos Estados (policiais militares e integrantes do Corpo de Pode julgar qualquer Bombeiros). pessoa, tanto militares quanto civis. A competncia da Justia Em alguns Estados, alm dos policiais Militar da Unio determinada militares, existe tambm a figura dos to somente em razo da policiais rodovirios estaduais. matria (crimes militares). No so militares do Estado: Militares das Foras Armadas, Guardas civis, PM voluntrios. No tem competncia cvel.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 133 LFG_2 Semestre_2009

Competncia Ratione Materiae (crimes militares); Competncia Ratione Personae (militares dos estados). Competncia Ratione Materiae (crimes militares). Obs.: A competncia aferida quando da pratica do crime. Assim, pode-se ter um civil no banco dos rus da Justia Militar, quando um militar pratica crime durante sua funo, mas no est mais no cargo. rgo Jurisdicional: Pode ser um Conselho de Justia ou um Juiz de Direito do Juzo Militar, que tambm faz rgo Jurisdicional: Conselho parte do Conselho. de Justia (composto por 4 militares e um juiz auditor juiz Competncia do juiz singular: Compete o cvel com atribuio militar) julgamento dos crimes militares cometidos contra civis e as aes judiciais contra atos disciplinares militares. Os demais crimes militares sero julgados pelo Conselho. Juzo ad quem: STM, que, Juzo ad quem: O juzo depender de embora seja um tribunal cada Estado, pois em alguns h o TJM superior, funciona como 2 (RS, MG, SP). Nos demais Estados, o juzo instncia, assim como os ad quem ser exercido pelo TJ Estadual. Tribunais dos Estados. MP: MPM, que uma das MP: MP Estadual. ramificaes do MPU.

Obs.: PM e civil invadem quartel e subtraem arma de fogo. O civil dever ser julgado pela Justia Comum Estadual, enquanto o PM ser julgado pela Justia Militar Estadual. (Smulas 53 e 90, STJ Compete Justia Comum Estadual processar e julgar civil acusado de pratica de
crime contra instituies militares estaduais. / Compete Justia Militar Estadual processar e julgar o policial militar pela pratica do crime militar, e Justia Comum pela pratica do crime comum simultneo quele.)

Obs2: Crime militar praticado por PM em outro Estado da Federao (Ex1: Perseguio em rodovia interestadual; Ex2: Fora

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 134 LFG_2 Semestre_2009

Nacional de Segurana, que composta por militares e policiais de vrios Estados da Unio, tratando-se de uma fora nacional e no da Unio.). Neste caso, o militar ser julgado perante a sua Justia Militar Estadual, nos termos da smula 78, STJ (Compete
praticado em outra unidade federativa). Justia Militar Estadual processar e julgar policial de corporao estadual, ainda que o delito tenha sido

8. Justia Eleitoral: Compete Justia Eleitoral o julgamento dos crimes eleitorais e conexos. Os crimes eleitorais so aqueles previstos no Cdigo Eleitoral e aqueles definidos na legislao especial como crimes eleitorais. (Ex.: Dois candidatos durante propaganda eleitoral trocam ofensa (injria). Esses crimes contra a honra praticados durante a propaganda so crimes eleitorais e devero ser julgados pela Justia Eleitoral.) Obs.: Quais crimes conexos no podem ser julgados pela justia eleitoral? Crimes militares (Justia Militar), crimes federais (Justia Federal, art. 109 CRFB), crime doloso contra a vida (Tribunal do Jri). Isto porque esses casos esto previstos expressamente na Constituio Federal. 9. Justia do Trabalho (art. 114 CRFB): A EC 45/2004 alterou o art. 114, inciso IV, CRFB, de modo que compete Justia do Trabalho julgar os mandados de segurana, habeas corpus e habeas data, quando o ato questionado envolver matria sujeita sua jurisdio trabalhista. Apenas neste caso cabe a justia do trabalho julgar o HC. (Ex.: Priso decretada por juiz do trabalho de depositrio infiel, agora de acordo com o STF esta priso j no existe mais e o HC perdeu o seu objeto.)

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 135 LFG_2 Semestre_2009

Quando da anlise, em sede de medida cautelar, da ADI 3684 o STF manifestou entendimento no sentido de que a EC 45 no atribuiu competncia criminal genrica justia do trabalho.
EMENTA: COMPETNCIA CRIMINAL. Justia do Trabalho. Aes penais. Processo e julgamento. Jurisdio penal genrica. Inexistncia. Interpretao conforme dada ao art. 114, incs. I, IV e IX, da CF, acrescidos pela EC n 45/2004. Ao direta de inconstitucionalidade. Liminar deferida com efeito ex tunc. O disposto no art. 114, incs. I, IV e IX, da Constituio da Repblica, acrescidos pela Emenda Constitucional n 45, no atribui Justia do Trabalho competncia para processar e julgar aes penais.

10. Justia Poltica ou Extraordinria: Municipais no tocante aos denominados

crimes

a de

exercida pelo Senado Federal, Assemblias Legislativas, Cmaras responsabilidade. Ex: Art. 52, inciso I, CRFB (Compete privativamente ao Senado
Federal: I- processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha do Exrcito e da Aeronutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles).

A doutrina divide os crimes de responsabilidade em:

a) Crimes de responsabilidade em sentido amplo: So aqueles cuja qualidade de funcionrio pblico uma elementar do tipo penal (art. 312 a 327, CP Dos Crimes Praticados
Contra a Administrao em Geral) por Funcionrio Pblico

b) Crimes de responsabilidade em sentido estrito: So aqueles que somente determinados agentes polticos podem praticar. No tm natureza jurdica de infrao penal, mas sim de infrao poltico administrativa. A sano a perda do cargo, inabilitao para o cargo. O art. 52, inciso I, CRFB trata de responsabilidade em sentido estrito.

PROCESSO PENAL_Renato Brasileiro 136 LFG_2 Semestre_2009

Obs.: O Senado tem competncia criminal? No, seria uma competncia poltico-administrativa. Tanto que o Conselho de tica quase sempre absolve por interesse poltico. 11. (prxima aula) Competncia criminal da Justia Federal

Vous aimerez peut-être aussi