Vous êtes sur la page 1sur 9

LEITURA DE IMAGENS: uma possibilidade de reflexo SIMEONI, Maria Cristina SEED/UENP/FAFICOP mcsimeoni@uol.com.

br LEVANDOVISKI, Ana Rita (orientadora) UENP/FAFICOP anarita@yahoo.com.br


A leitura de mundo precede a leitura da palavra. Paulo Freire RESUMO O tema deste texto se refere leitura de imagens em diferentes portadores de textos (outdoors, faixas, cartazes, prdios, muros, televiso, celular, entre outros). Em um contexto social, dominado pelas imagens, algumas reflexes so necessrias, o conceito de leitura mudou. Atualmente, ele no abrange s a leitura de palavras, mas tambm a leitura de um mundo carregado de imagens, que ora educam, ora se apresentam como poluio visual. Acredito ser importante valorizar a leitura de diferentes imagens para ampliar conhecimentos a respeito do mundo e dar significado leitura da palavra. Desta forma, ler significa interpretar as diferentes formas de representar o mundo. Palavras-chave: leitura de mundo; leitura de imagens; interpretao

Na

vida

contempornea,

quase

tudo

do

pouco

que

conhecemos, em relao ao conhecimento produzido, nos chega por intermdio das diferentes tecnologias que, por sua vez, constroem imagens do mundo. Incorporamos imagens, muitas vezes, sem significaes. Imagens para entreter ou vender, para o ldico ou para o capital, que nos dizem a respeito do que: vestir, comer, consumir. O crescente interesse pelo visual tem levado alguns profissionais a discutirem a respeito das imagens que proliferam na mdia, dentre eles, os professores. Acreditamos que na escola se faz necessrio uma discusso a respeito de uma alfabetizao visual, no que se refere leitura das imagens e de seus portadores. Paulo Freire ao apresentar sua concepo a respeito do ato de ler, afirma que a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. Para o autor, antes de construir a escrita, homens e mulheres construram a fala e, antes mesmo da fala, homens e mulheres liam o

mundo ao seu redor. Ao narrar a respeito de sua leiturizao sobre o mundo Freire (1986, p.13) registra os momentos desse processo, narrando:
[...] ia tomando distncia dos diferentes momentos em que o ato de ler se veio dando na minha experincia existencial. Primeiro, a leitura do mundo do pequeno mundo em que me movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo de minha escolarizao, foi a leitura da palavra mundo. [...] Os textos, as palavras, as letras daquele contexto em cuja percepo me experimentava e, quando mais o fazia, mais aumentava a capacidade de perceber se encarnavam numa srie de coisas, de objetos, de sinais, cuja compreenso eu ia aprendendo no meu trato com eles nas minhas relaes com meus irmos mais velhos e com meus pais.

Ler as imagens do mundo sempre foi relevante para a compreenso da leitura da palavra escrita. Parafraseando o autor, as palavras se encarnam nas imagens dos objetos e dos sinais. Desta forma, ler a imagem, nesta composio, significa reportar-se ideia de Paulo Freire (1986) a respeito da leitura de mundo que antecede a leitura das palavras. O mundo da vida possui um saber diferente daquele mundo das palavras dos livros. Para Charlot (2000,), a anlise da relao com o saber implica em ler o que as pessoas fazem, conseguem, tm e so (p. 30); portanto, liga-se experincia dos alunos, sua interpretao do mundo sua atividade, ao seu cotidiano, sua realidade. Compreender esse mundo vivido o primeiro passo para o entendimento real da leitura da palavra no livro. O ato de ler um processo de interao entre o sujeito e os objetos que o circundam. Esta ao definida por Freire (1986) como um:
[...] processo que envolve uma compreenso crtica do ato de ler, que no se esgota na descodificao pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligncia do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, da que a posterior leitura desta no possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreenso do texto a ser alcanada por sua leitura crtica implica a percepo das relaes entre o texto e o contexto (p. 11).

Ao lermos a palavra relacionando-a com o mundo j lido, estamos estabelecendo relaes entre texto e contexto. Esse movimento permite a construo de uma anlise crtica das palavras tecidas no texto. A trama do escrito s possvel a partir da existncia dos fios pertencentes ao contexto-mundo. Percebemos o contexto que nos cerca desde que nascemos e temos os primeiros contatos com o mundo. Nossos sentidos tm a funo de leitores de tudo o que nos circunda. Pela pele experimentamos as sensaes de calor, frio, dor, prazer. Com os olhos olhamos a vida, os sujeitos e os objetos. O olfato e o paladar lem o mundo sentindo seu cheiro e seu gosto. Escutamos as palavras e vamos desvendando o contexto em que estamos inseridos. Para Martins (1983), a viso, o tato, a audio, o olfato e o gosto podem se apontados como os referenciais mais elementares do ato de ler. Um exemplo comum deste relacionamento primeiro, embutido de sensaes, est no texto de Duarte Jnior (1993), quando ilustra que: as guas com as quais entramos em contato no nosso cotidiano so sempre refrescantes ou geladas, sujas ou limpas, turbulentas ou plcidas, convidativas ou ameaadoras, nunca uma subsistncia formada por tais e tais elementos qumicos (p.14). Ler o mundo significa, alm de ler a palavra do livro, ler filmes; ler revistas, jornais, gibis; ler as artes plsticas; enfim, ler esses instrumentos que nos cercam, os quais so portadores de imagens. Na escola temos, com mtodo prprio, a leitura das palavras que mostra-nos o que j foi produzido pela humanidade. Essa a oportunidade do professor e dos alunos terem acesso ao conhecimento que de certa forma, move e manda no mundo. Duarte Junior (1993) lembra ainda que sempre necessrio um certo esforo para nos desligarmos da realidade cotidiana e penetrarmos nesses outros setores: preciso que se abandone a linguagem rotineira do mundo (p.33). E para no se constituir num momento confuso necessrio que, previamente, todo esse processo de ler o mundo das imagens se desenrole na prtica cotidiana do professor. Pensar acerca de ler o mundo resgatar o contexto concreto, inserindo-o numa perspectiva terica que articula a leitura da

imagem aos conhecimentos j incorporados. um processo capaz de instrumentalizar os professores a pensar o mundo vivido para nele se organizar. Nesse sentido, o conceito de leitura do mundo se amplia passando a traduzir as relaes do sujeito com as imagens. Trata-se de um exerccio pedaggico, at mesmo poltico se considerado a indicao de Freire (1996), de que existe uma resistncia do professor [...], em respeitar a leitura de mundo com que o educando chega escola, obviamente condicionada por sua cultura de classe e revelada em sua linguagem, tambm de classe, se constitui em um obstculo a sua experincia de conhecimento (p.138). Embora a grande maioria das manifestaes humanas enfatizarem a leitura da palavra, outras leituras pertencem ao mundo. O mundo das imagens possui um saber diferente daquele mundo das palavras, a linguagem se apresenta de diferentes formas e preciso saber interpret-la. Compreender o mundo por meio da leitura de imagens um passo interessante para o entendimento real de outros tipos de leituras. Para Martins (1983, p. 14), aprendemos a ler vivendo. E vivemos (n)esse mundo, aquilo que nos cerca, o nosso ambiente. Parafraseando Charlot (2000), ler o mundo da imagem um dos movimentos de ir e vir, presentes nas relaes que o sujeito estabelece com ele mesmo, com os outros e com o mundo. um movimento de leitura positiva da realidade, com carter epistemolgico e metodolgico. No contexto deste projeto, ler uma das aes humanas mediadoras das relaes estabelecidas entre os sujeitos e tudo aquilo que os circundam no seu mundo. As possibilidades de leitura que nos rodeiam, transformadas em conhecimento escolar, implicam em escolher um caminho metodolgico para a sua incorporao. Ao caminhar nas leituras de imagens, constantemente mudamos o ritmo do andar. No precisamos ter belos passos como os atletas, mas, ao idear caminhos, estamos projetando e concebendo novos passos. Imaginamos o nosso corpo

andando e procuramos executar o movimento, metodologicamente, da melhor maneira possvel. possvel explicar a relao da leitura homem-natureza, tambm, de acordo com as teorias de que o homem se originou de outra espcie animal e em algum momento deste processo evolutivo, ele se ps em p e houve modificao no seu campo de viso/atuao sobre o mundo:
a espcie humana no tinha, na poca do homem primitivo, a postura corporal do homem contemporneo. Aquele era quadrpede e este bpede. A transformao ocorreu ao longo da histria da humanidade. Como resultado da relao do homem com a natureza e com os outros homens (COLETIVO DE AUTORES, 1992, p.38).

Os olhos que at ento estavam acostumados com um campo de viso limitado, por sua posio de quatro apoios, tinham, a partir deste novo formato de se locomover, um amplo horizonte no novo mundo a ser explorado. Esta amplitude, a qual ele estava por desbravar, neste texto, denominamos de mundo. O mundo das imagens estava exposto ao homem, que paralelamente ao processo de construo da sua corporeidade, foi criando elementos para compreend-lo. Desta forma, ler o mundo compreend-lo por intermdio das dimenses estticas, ldicas, artsticas, entre outras, que:
so representaes, idias, conceitos produzidos pela conscincia social [...]. Em face delas, ele [o homem] desenvolve um sentimento pessoal que exprime sua subjetividade e relaciona as significaes objetivas com a realidade da sua prpria vida, do seu mundo e das suas motivaes (COLETIVO DE AUTORES, 1992, p.62).

O destaque dado ao ato de ler est relacionado percepo esttica do sujeito leitor frente imagem registrada no mundo. Perceber significados nas diferentes manifestaes da linguagem fazer um tipo de leitura de mundo. Acredito ser interessante exemplificar alguns caminhos para sinalizar as aes de ler as diferentes expresses humanas, neste caso, a da imagem.

Uma das manifestaes da linguagem humana a artstica. Nessa vertente, se destaca a organizao das imagens que conhecemos por artes plsticas (desenho, pintura, escultura, entre outras). Lemos uma imagem com nossos sentidos. Esta forma de expresso mais sentida do que pensada, em seu movimento primeiro, ela vista. Ao sentir determinada manifestao artstica, por meio do sentido da viso, emoes como a tristeza ou a alegria so despertadas. Existem diferentes maneiras de vivenciar a imagem. Desenhar, apreciar, recordar, ver imagens, se emocionar ou relembrar fatos so algumas dessas formas. A experincia de ver imagem talvez a mais democrtica: todos podem exerc-la, se no com os olhos, pelo menos com o toque do corpo ou ainda outras sensaes. Na opinio de Charlot (2000), existem conhecimentos diferentes daquele que incorporamos racionalmente, que tm a linguagem como suporte. Pintar uma tela um conhecimento que pode ser inscrito no prprio corpo por intermdio das relaes que se estabelecem entre o sujeito e o meio. Uma leitura desta expresso artstica exige outros elementos apropriados para uma forma diferente da do discurso. Algumas expresses humanas no se materializam por meio da palavra, elas so concretizadas por meio dos sons, imagens e movimentos corporais. Rudimentares ou aperfeioados, os elementos so percebidos pelos sentidos humanos. Tais percepes oportunizam a leitura do mundo pelo sujeito. Acredito na necessidade de trabalhar, em sala de aula, lendo as imagens, para aprender com elas. A sensibilidade e o raciocnio compartilham a construo desses saberes. Porm, em um contexto social dominado pelas imagens, so necessrias algumas reflexes, o conceito de leitura mudou. Atualmente, eles no abrangem s a leitura de palavras, mas tambm a leitura de um mundo carregado de imagens, que ora educam, ora se apresentam como poluio visual. Ler significa tambm, entender uma situao, interpretar uma mensagem grfica e outras decodificaes de signos. Alm da palavra escrita, oportuno aos alunos o acesso e o contato direto com diferentes formas de organizao e representao de idias: charges,

fotografias, cartazes, outdoors, tiras, quadrinhos, pinturas, desenhos, esculturas, peas de teatro, dana, graffitis, computador, televiso, filmes, clipes, celulares, entre outros, visando leitura e a decodificao destes. Diferentes materiais devem ser selecionados e analisados pelos alunos, quando pesquisarem a respeito dos assuntos emergidos em sala de aula. um trabalho que representa um importante papel na vida do ser humano, desenvolvendo a criatividade e estimulando a conscincia esttica, entendida como estudo racional do belo, quer quanto possibilidade da sua conceituao, quer quanto diversidade de emoes e sentimentos que ele suscita no homem (FERREIRA, 2007). Cabe ao professor criar condies para o aluno estudar (lendo) racionalmente o belo expresso pela imagem. Para Blauth (2007), o educador no deve se preocupar em conhecer muitas das manifestaes culturais, mas deve fazer a mediao necessria para que o educando descubra as riquezas das experincias estticas. A mesma autora explica que:
as manifestaes expressivas, a atribuio de significados, o acesso aos meios e as idias presentes no ambiente cultural influem no desenvolvimento do ser humano, ampliando ou restringindo o seu conhecimento e a sua capacidade de aprender o mundo de forma sensvel ou no. [...] O intelecto no a nica via de conhecimento. [...] necessrio integrarem-se sentimentos e valores, provenientes do envolvimento com experincias vivenciadas (BLAUTH, 2007, p. 41).

A integrao de sentimentos e valores no envolvimento com as imagens simblicas, na proposta deste trabalho, mediada pelo ato de ler. Martins (1983), com o propsito de compreender a leitura, tentando desmistific-la, configura trs nveis bsicos de leitura, os quais so possveis de visualizar como nveis sensoriais, emocionais e racionais (p. 36). No nvel sensorial a leitura uma resposta imediata frente ao impacto da relao estabelecida, por intermdio da viso, do tato, da audio, do olfato e do paladar, entre o leitor e o mundo. No considerado um trabalho elaborado de reflexo. Na leitura emocional manifesta-se a empatia, caracterizando um processo de participao afetiva na realidade

alheia. Finalmente, a leitura racional possui um carter reflexivo e dinmico, estabelecendo um dilogo entre o leitor, o texto-imagem e o contexto no qual a leitura se realiza. Este processo de leitura sensorial, emocional e racional permite ao leitor ampliar sua leitura do mundo. Com base nas ideias de John Dewey e Edmund Feldman, Ott (1984 apud SARDELICH, 2006, p. 207):
denominou seu sistema de apreciao no gerndio Olhando para deixar claro que tratava-se de um processo articulado em seis momentos: aquecendo (ou sensibilizando): o educador prepara o potencial de percepo e de fruio do educando; descrevendo: o educador questiona sobre o que o educando v, percebe; analisando: o educador apresenta aspectos conceituais da anlise formal; interpretando: o educando expressa suas sensaes, emoes e idias, oferece suas respostas pessoais obra de arte; fundamentando: o educador oferece elementos da Histria da Arte, amplia o conhecimento e no o convencimento do educando a respeito do valor da obra; revelando: o educando revela atravs do fazer artstico o processo vivenciado.

Vivenciar a leitura de imagens implica em vrias atividades relacionadas interpretao dos smbolos, os quais so o veculo do significado e ocupam um papel na vida da sociedade, numa parte dessa sociedade, que a que de fato lhes d vida (HERNANDEZ, 2006, p.53). O conjunto de imagens integra a cultura visual como forma de expresso do pensamento humano e de temticas importantes do mundo, considerado um idioma a ser interpretado, como uma cincia, ou um processo diagnstico, no qual se deva tentar encontrar o significado das coisas a partir da vida que os rodeia (idem). Conforme as discusses acima, pensamos que so muitos os saberes necessrios para que o ser humano possa ler a imagem. Mas relevante lembrar que: mesmo querendo forar sua natureza com posturas extremistas, [ele] l como em geral vive, num processo permanente de interao entre sensaes, emoes e pensamentos (MARTINS, 1983, p.81). Em algumas sntese, a numa sociedade dessa dominada de pela imagem do reflexes respeito forma representao

pensamento so necessrias dentro da sala de aula. Para tanto preciso oportunizar ao professor (que assim o desejar) um momento para que ele possa compreender a leitura de imagem como mais um instrumento para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e, assim, colaborar para uma construo significativa do conhecimento. REFERNCIAS BLAUTH, Lurdi. Arte e ensino: uma possvel educao esttica. Em aberto, Braslia, v.21, n.77, p.41-49, jun. 2007. CHARLOT, Bernard. Da relao com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educao Fsica. So Paulo: Cortez, 1992. DUARTE JUNIOR, Joo-Francisco. Brasiliense, 1993. O que realidade. So Paulo:

FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio Aurlio. Disponvel em: http://200.225.157.123/dicaureliopos/login.asp. Acesso em: 04 mar. 2007. FREIRE, Paulo. A importncia do ato de ler: em trs artigos que se completam. So Paulo: Cortez, 1986. ______. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra,1996. GADOTTI, Moacir; FREIRE, Paulo; GUIMARES, Srgio. Pedagogia: dilogo e conflito. So Paulo: Cortez, 1989. HERNNDEZ, Fernando. Cultura Visual, Mudana Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000. MARTINS, Maria Helena. O que leitura. So Paulo: Brasiliense, 1983. SARDELICH, Maria Emilia. Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prtica educativa. Educar, Curitiba, n. 27, p. 203-219, 2006. Editora UFPR. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/er/n27/a13n27.pdf. Acesso em: 15 ago. 2008.

Vous aimerez peut-être aussi