Vous êtes sur la page 1sur 12

MS: Maro ANO: 2010

Sonhos&Bocas
Nesta Edio

JORNAL DA ESCOLA SECUNDRIA DA MOITA

EDITORIAL

O nosso Jornal Uma Pessoa, Um Livro Educao: Mass Media Crnica: Dilema

P.1 P.2 P.3 P.4 P.5 P.6

com muito prazer que anuncio e a todos convido a ler, o (re) nascimento de um evento, que desejo perdure por muito tempo O Jornal da nossa Escola.
Ler Viver Ms das Cincias Econmico-Sociais Caminhos da Memria

P.8 P.9 P.11

Habitamos debaixo do mesmo tecto, que felizmente agora novo. Mas nem todos sabemos o que de melhor por c se faz. Desejo que este jornal seja o mensageiro, onde tudo se anuncia, revelando o passado e o futuro. A todos os que nele participarem manifesto apenas um desejo: promovam sempre a liberdade, o respeito e a tolerncia. Valores estruturantes das sociedades

Ser aluno na ESM Novidades na Biblioteca

modernas e princpios orientadores desta instituio, que todos ns representamos.

Maria Isabel Roma Teixeira

Ficha Tcnica: Equipa Redactorial: A Comunidade Escolar Equipa Responsvel: A Equipa da Biblioteca Escolar Alunos Colaboradores: Gisela Martins e Diogo Pereira, 10D1 Ano Lectivo: 2009/2010

Aconteceu

nossa Escola

na

Comemoraes no mbito dos projectos Clube Ambiente XXI e Gabinete de Apoio ao Aluno / Educao para a Sade
Todas as actividades planificadas no mbito dos projectos Clube Ambiente XXI, Gabinete de Apoio ao Aluno/Educao para a Sade, Pausa Para Leitura e No ao Abandono No Excluso visam a plena integrao dos alunos na escola - evitando o abandono escolar precoce e a sua entrada no mercado de trabalho antes da concluso da escolaridade obrigatria promovendo nos alunos o desenvolvimento de vrias capacidades, nomeadamente a da leitura e da escrita, com vista ao seu sucesso nas vrias disciplinas, assim como a aquisio de hbitos saudveis para a sua vida e a aprendizagem de valores sociais e regras de conduta, com vista sua aceitao na sociedade.
Prspera P de Ouro e Maria da Luz Ribeiro

O nosso Jornal: (re) comear uma tradio pedaggica e social


Cada dia que passa aproximanos mais da Primavera, perodo de renascimento da vida, da esperana, de um novo ciclo. Tambm ns quisemos estar includos neste (re) comear de um novo ciclo, e com um imenso prazer que lanamos neste ms de Maro o nosso jornal Sonhos & Bocas, em formato de papel. Este Projecto de colaborao entre a biblioteca escolar e os docentes e alunos dos vrios Cursos e Anos ministrados na Escola Secundria da Moita, deseja disponibilizar um instrumento pedaggico motivador e facilitador de novas aprendizagens curriculares e extra-curriculares. Atravs da criao de um jornal escolar em papel e em formato de ejornal (bocasesonhos.webnode.com.pt), que representa a realizao de uma actividade interactiva e social significativa, pretende-se contribuir para um envolvimento voluntrio e activo dos participantes na construo de seus conhecimentos, competncias e formas de interaco social com o meio escolar e local. O jornal escolar um instrumento pedaggico j com muita histria. J no sculo XX Clestin Freinet produzia

jornais com seus alunos para poder despertar a sua espontaneidade, criatividade e tambm estimular no aluno a capacidade de interagir com o mundo e expressar suas ideias, sentimentos e observaes.
Tambm na nossa Escola o jornal escolar teve o seu lugar ao longo dos anos. Desde do Manhoso ao Varino, pginas de bons artigos e muita criatividade povoaram as diversas edies cuidadosamente elaboradas por alunos e professores.

Queremos por isso reavivar essa nossa tradio de escrita e dar voz nossa comunidade escolar, dar voz a todos ns, quer atravs da escrita, da imagem, da fotografia ou de qualquer outro meio expressivo, desde que exprima o que pensamos, sentimos e vivemos verdadeiramente.

Comemorao do Dia Mundial do No Fumador 17 de Novembro

Uma Pessoa, Um Livro


No dia 23 de Fevereiro 2010, numa organizao conjunta da Biblioteca Escolar da Escola Secundria da Moita e da Biblioteca Municipal da Moita, o nosso auditrio encheu-se de alunos e professores ( cerca de 100 pessoas) para assistir apresentao do livro O CNSUL DESOBEDIENTE da escritora Snia Louro. Snia Louro, ex-aluna da Escola Secundria da Moita, nasceu em 1976 em Frana. Licenciou-se em Biologia Marinha, profisso que exerceu

Aconteceu

na

nossa Escola

Comemoraes no mbito dos projectos Clube 1 Ambiente XXI e Gabinete de Apoio ao Aluno Educao para a Sade /

durante alguns anos. Desde cedo apaixonada pela Literatura, acabou por optar por exercer a profisso de escritora a tempo inteiro. A sua formao e o gosto pela Histria levaram-na a escolher o romance histrico, aliando a competncia de investigao ao seu poder criativo. A sua obra conta j com trs ttulos e foi com muita alegria que pudemos partilhar, com a escritora, conhecimentos, experincias e momentos de puro prazer de leitura.

Dia Nacional da gua 1 de Outubro

Dia Internacional para a Preveno das Catstrofes Naturais 12 de Outubro

Dia Internacional para a Erradicao da Pobreza 14 de Outubro

Obra: * Viriato, o Filho Rebelde , 2006 * A Vida Secreta de D. Sebastio, 2008 * O Cnsul Desobediente, 2009

Sonhos & Bocas Edio 00 Maro 2010 Sonhos & Bocas Edio 00 Maro 2010

Aconteceu

na

nossa Escola
Concurso de Talentos 2009 16 de Dezembro 2009

Modalidade: Msica 2

Educao: A Importncia dos Meios de Comunicao Social no Mundo Penso que aqui os limites Na actualidade a comunicao Contemporneo papel /restries se ligam ao bom senso, ao social assume um
preponderante, especialmente no mbito das modernas democracias caractersticas do mundo ocidental. Nestas, uma das questes mais prementes, justamente, com a liberdade de informar, de proporcionar aos cidados de um determinado pas um conjunto de notcias que contribuam, efectivamente, para o desenvolvimento de um esprito crtico, dinmica, interventivo, em oposio a todas as formas cristalizadas pelas quais o pensamento nicovulgo menoridade intelectualse apresenta. Presentemente como bem sabemos para alm do poder inerente aos Estados democrticos, temos o denominado quarto poder, aquele que emerge justamente dos meios de comunicao social, os media. O exerccio deste poder levanta alguns problemas como, por exemplo, o de saber se, em nome da liberdade de informao/expresso, todos os assuntos devem ser objecto do conhecimento pblico. Deve ou no haver limites no que toca a informao? Tero os mass media legitimidade para, em qualquer circunstncia, o espao, a esfera privada, a vida particular de cada cidado? O que a objectividade, a iseno jornalstica? Sero os meios de comunicao social realmente independentes?

respeito incondicional pelo cdigo deontolgico: quer dizer que os profissionais de informao no o 1 podem ignorar seja qual for a situao em que se encontrem. No ns esqueamos que, em nome da segurana entre estados e atendendo ao fenmeno do terrorismo global, imprescindvel a troca de informaes obtidas, por vezes, atravs de mtodos pouco ortodoxos visveis pela interferncia na vida de pessoas cujo comportamento, pelas mais diversas razes, se revela suspeito. Por outro lado, considero que a televiso um objecto tecnolgico pelo qual acedemos, todos os dias, a outros mundos, realidades que vivenciamos e das quais nos apropriamos. Neste contexto ocorre uma assimilao dos contedos televisivos. Este fenmeno afecta particularmente as crianas e por isso necessrio que se verifique, da parte dos operadores televisivos, uma filtragem desse mundo por forma a regular as atitudes e comportamentos destes seres informao. Noutros termos, importante que se preconize uma pedagogia televisiva, um processo essencialmente centrado, no cuidado, no compromisso com a humanizao / aperfeioamento moral do homem.
Alexandre Jesus Novais Lima Pereira 3

Concorrentes : Patrcia, Ins, Joana, Mauro, Ana e Loic

Modalidade: Estilismo

Concorrente : Divaldo e a sua modelo Ins

Aconteceu na nossa

Cultura Linguagem Comunicao Crnica Dilema


.
Ao longe, de longe ouvem-se choros, gritos de dor, de quem? Quem ser? Todos largam tudo e correm atrs do som; ao chegar perto a famlia est desesperada, incrdula, com as mos agarradas cabea olhando uns para o cu, outros para o cho e outros para alm do horizonte, lamentando o seu infortnio. Cada vez chega mais gente para consolar e prestar o seu alento famlia e o comeo dos preparativos materiais para a entrega do corpo ao campo da paz eterna. Um, dois, trs dias at toda a famlia de longe chegar e o terreiro cheio de gente, dia e noite, chorando, cantando, comendo, bebendo e o batuque a tocar; chega a hora vo todos em fila indiana no carreiro estreito, chorando, lamentando e a caminhada longa, ningum desiste de acompanhar para a eterna despedida da vizinha, amiga e parente cumprindo com o seu desejo final. Regressam novamente no carreiro em silncio e ocupam de novo o terreiro da casa, homens agrupam-se a conversar e as mulheres confeccionam os alimentos e bebidas para oferecer a toda gente sem horrios a cumprir, pelo dia ou noite dentro. Esta pessoa ser sempre recordada, em dias festivos (casamentos, aniversrios, natais e pascoas) com oferendas de alimentos e no dia seguinte oferecidos s crianas. Esta a cerimnia fnebre da cultura materna, sei descreve-la por ouvir contar, no vivi nenhum momento pessoal; quando as minhas avs e tias faleceram eu j no estava em frica, por causa da maldita guerra que me atirou para este canto distante, frio, triste, com muita pena de no estar presente mas, guardo aquele cheirinho da pele j cansada da minha bisav onde eu me encostava e procurava proteco, adormecendo confortavelmente, as histrias de fantasmas contadas pela minha av ao luar e as tranas feitas pela minha tia antes de ir para a escola. O meu irmo partiu num dia de Junho, de sol radiante, mar calmo, azul parecia vero, num barco de pesca rumo a So Martinho e nunca regressou e a esperana est perdida de esperar, aps longos vinte e seis anos. Esta a face da morte, todas elas diferentes em causas, locais e formas de venerar; o meu adeus, no sei? Mas certa, o fim da minha permanncia e passarei a ser recordao.

Escola
CNO
Candidatos que concluram o Processo de Reconhecimento, Validao e Certificao de Competncias
Nvel
Bsico Bsico Bsico Bsico Bsico Bsico Bsico Bsico Bsico Bsico

Data
01/04/09 20/04/09

Candidatos
Ana Sofia Eduarda Mendona Manuel Grazina Maria Vitria Sousa Maria Conceio Brinca Maria Graa Mourato Maria Dulce Bernardo Jacinta Duarte Fernando Pinto do Nascimento Clia Maria M. Pestana Cardoso Rosado Maria Lcia Pereira Galveia Tavares Rosalina Monteiro Mendes de Carvalho Francisca Antnia Costa de Arajo David Antnio da Silva Deolinda Maria de Jesus C. Ravasqueira Maria Helena Arajo Pereira de Matos dos Santos Maria Simes da Silva Nora Raul Manuel Assuno Bernardo Cotovio Antnia Martinho Charrua Fitas Carlos Miguel Inocncio Duarte Flix Filomena da Jesus Galhofa Antnio Jorge Manuel Vicente Amaro Marina Joo Silva Fernandes Medina Maria Narcisa Fontinha Mendes

20/04/09 20/04/09

20/04/09

20/04/09

20/04/09

20/04/09 28/04/09

28/04/09

Bsico

28/04/09

Bsico

28/04/09

Bsico Bsico Bsico

28/04/09

13/05/09

13/05/09

Bsico

13/05/09

Bsico Bsico

13/05/09

13/05/09

Bsico Bsico

13/05/09

14/05/09

Bsico

14/05/09

Bsico

14/05/09

Presentemente carrego a culpa: o abandono das minhas razes e a renncia da minha cultura.

Bsico

14/05/09

Matilde Pinto

n 5

Efa 1

Bsico

14/05/09

Sonhos & Bocas Edio 00 Maro 2010

Aconteceu na nossa Escola


CNO
Candidatos que concluram o Processo de Reconhecimento, Validao e Certificao de Competncias

PROMOVER A LEITURA: LER VIVER


No mbito da Promoo da Leitura a Equipa da Biblioteca Escolar tem vindo a desenvolver um trabalho de motivao para a leitura junto da Comunidade Escolar. Esta iniciativa conta j com vrias actividades e eventos. Entre os quais destacamos hoje: Foram estas as belssimas e criativas respostas que tivemos o privilgio de ler e poder votar:
1- Leitura Exercita Raciocnio; 2- Leitura Exercita a Reflexo 3- Lies Especiais Rebolias 4- Lembrar Estudar Rever 5- Leio E Recomendo 6- Livre Educativo/ Emocionante Real 7- Leitura Estimula Raciocnio 8- Ler Racionalizar 9- Ler Realizao 10- Ler Romancear 11- Ler Reeducar 12- Ler Rejuvenescer 13- Ler Romntico 14- Ler Relevante 15- Leitura Essencial Recomenda-se 16- Leitura e Raciocnio 17- Literatura recente 18- Ler Emociona-me Romanticamente 19- Ler Rir 20- Leitura Escrita Rascunho 21- Ler Recriar 22- Leitura Raciocnio 23- Ler rico 24- Ler responsvel 25- Ler recomendado 26- Ler reflexo 27- Ler reconhecido 28- Ler revelar/ reviver/ recordar 29- Literatura raiz 30- Ler Entretm Rebeldia 31- Lutar E Revolucionar 32- Ler E Raciocinar 33- Livros Em Revolta 34- Livros Em Reclamao 35- Ler Relaxante 36- Letras Em Resumos 37- Liberdade e reflexo 38- Ler Resposta! 39- Leitura escritura reconhecedor 40- Livro Recomendado 41- Ler Rentvel 42- Luminoso Reflectir 43- Lutar E Reforar 44- Ler Estudar Recompensa 45- Ler Reencarnar 46- Liberdade E Realidade 47- Leitura Emoo Realidade 48- Leitura Riqueza 49- Leitura Recomendada 50- Leitura Educacional Recomendada/ realizada 51- Ler reviver 52- Ldico e racional 53- Leitura Excelentemente Radical 54- Literatura Escrita Relida 55- Leitura energicamente realizada 56- Leitura escrita e reconhecimento 57- Ler Reviver 58- Ler Relaxante 59- Leitura Entretm Rapaziada 60- Literatura Esclarece Rapaziada 61- Ler Racionalizar 62- Ler revitalizante. 63- Leitura, espevita a rapidez 64- Ler escrever e registar 65- L escreve - recita

4 Nvel
Bsico

Data
17/06/09

Candidatos
Adelino Miranda Valente (Codimetal) Helder Manuel Godinho Botas (Codimetal) Jaime Galvo Mestre (Codimetal) Lus Manuel dos Santos Costa (Codimetal) Fernando Jos Oliveira Marranita Maria Pilar Lopes Domingos Veiga Maria Teresa Saleiro da Silva Marranita Ctia Sofia da Silva Espada Emlia Maria Figueiredo da Silva Frasquilho Jorge Manuel Gonalves Guerreiro Coelho Maria Liliana da Silva Felismino Sandra Maria Rodrigues Carvalho Coelho Laertes Rios da Silva Maria do Rosrio Nogueira de Figueiredo Carvalheira Valdemar Jos de Matos Puna Loupo Joo Carlos Marques Cunha (Empresa Codimetal) Manuel Guilherme Carvalho Valente (Empresa Codimetal) Nuno Manuel Infante Varela Baio (Empresa Codimetal) Pedro Manuel Roques da Silva (Empresa Codimetal) Rui Jorge Rolo da Silva (Empresa Codimetal)

Bsico

17/06/09

Ler Um acrnimo
Ler Um acrnimo, actividade pensada para fomentar a criatividade e a imaginao, desafiou os membros da comunidade escolar a vislumbrar a palavras LER como um acrnimo: Ler Radical. Pediu-se que, brincassem com as letras, que atravs da transformao da palavra LER em acrnimo se encontrasse um novo sentido para a palavra Ler. Das vrias propostas apresentadas, a votao por parte de alunos e professores, elegeu estes novos significados.
1 Leitura exercita raciocnio Ler Recriar 2 Leitura exercita a reflexo Ler estudar recompensa 3 Leio e recomendo 4 Ler e raciocinar Ler emociona-me romanticamente Literatura raiz 5 Ler recomendado Leitura estimula raciocnio

Bsico

17/06/09

Bsico

17/06/09

Bsico Bsico Bsico

09/07/09

09/07/09

09/07/09

Bsico Bsico

13/10/09

13/10/09

Bsico

13/10/09

Bsico Bsico

13/10/09

13/10/09

Bsico Bsico

04/11/09

04/11/09

Bsico

04/11/09

Bsico

06/11/09

Bsico

06/11/09

Bsico

06/11/09

Bsico

06/11/09

Bsico

06/11/09

Aconteceu

na

Ms das Cincias Econmico-Sociais


DIA
1 Maro (segunda)

nossa Escola
CNO
Candidatos que concluram o Processo de Reconhecimento, Validao e Certificao de Competncias
Nvel
Bsico

Manh
9h00 Power PointFilme: HOTEL RUANDA 10h15 h Sesso e Debate: Direitos Humanos - questes actuais (Dr. Joo Palma Ramos) 10h15 h Filme: EM BUSCA DA FELICIDADE (117m) 10h15 Power Point Sesso e Debate: AMI

Tarde
13h 40 Filme: AMISTAD (155 m) 14h00- Sesso e Debate: DECO 15h20 Filme O PIANISTA 13h 40 Filme: O JARDINEIRO (129 m) 13h 40 Filme: A LISTA DE SCHINDLER

Direitos Humanos
Famlia

1 SEMANA
2 SEMANA 3 SEMANA Empresa

2 Maro (Tera) . 3 Maro (Quarta) 5 de Maro (Sexta)

Data
23/11/09

Candidatos
Ana Maria Serra Guimares David da Cruz Tavares Freixeiro Maria Rosa Monteiro Constncio das Neves Carlos Miguel dos Santos Lourinh Maria Lusa Rodrigues Martins Mariana Vitalina Nora Borges Ramio Gracinda Maria de Jesus Costa Lus Carlos Branco Martins Mendes Maria Amlia Rodrigues da Silva Garcia Paulo Jorge Pereira Carvalho Idalina Santos Nuno Garcias Ricardo Correia Cndido Almeida M. Amlia Pascola M. Jos Silva Nuno Valente Maria Fernanda Valente

Bsico

23/11/09

DIA
8 de Maro (Segunda) 9 Maro (Tera)

Manh
DIA DA MULHER Uma mulher, uma flor 10h15 - Sesso /Debate Planeamento familiar SADE: Enfermeira Aida TCNICA DE SADE AMBIENTAL: Carla 10h15 - SERVIO VOLUNTARIADO EUROPEU 10h15- Filme FILADLFIA (125m) 10h15 ESCOLA SEGURA E DELINQUNCIA JUVENIL

Tarde
15h20 Biblioteca - As mulheres na poesia

Bsico

23/11/09

Bsico

30/11/09

15h20 Filme: A VIDA BELA (116m) 13h40 Filme LITTLE MISS SUNSHINE (101m) 15h20 Sesso e Debate: T.M. do IRAQUE 13h 40 Filme: UNS E OS OUTROS (184m)

Bsico

30/11/09

10 Maro (Quarta) 11 Maro (Quinta) 12 Maro (Sexta)

Bsico

30/11/09

Bsico

21/12/09

Bsico

21/12/09

Bsico

21/12/09

DIA
15Maro (Segunda)

Manh
10h15 DIA DO CONSUMIDOR 10h15 Sesso e Debate: APAV Video - Exportaes Portuguesas 10h15 Multi Mall Manegement (Dr Ana Rita Lus) 9h30 Barreirense Clube/Equipa de Basquete 10h30 A EMPRESA VAI ESCOLA 10h15 VITRIA FUTEBOL CLUBE CITIPRINT 9h - SNC Introduo e Casos Prticos (Dr Rita Cordeiro Dr. Joo Paulo Dinis) DIA DO PAI

Tarde
13h40- Filme: DOIDA POR COMPRAS (104m) 15h20 Sesso e Debate: RESPONSABILI -DADE SOCIAL DA EMPRESA Eng Snia David 17h05 - Filme: EM BUSCA DA FELICIDADE (117m) 12h40- Filme: A FIRMA (154m) 13h40m- Filme: TEMPOS MODERNOS(87m) 15h20 Filme: K. contra Kramer (105m)
Bsico
21/12/09

16Maro (Tera)

Bsico Bsico Bsico Bsico Bsico

14/01/2010 14/01/2010 14/01/2010

28/01/2010

28/01/2010

17 Maro (Quarta) 18 Maro (Quinta) 19 Maro (Sexta)

Bsico Bsico Bsico

28/01/2010 01/02/2010 01/02/2010

Sonhos & Bocas Edio 00 Maro 2010

Aconteceu

na

nossa Escola

Ms das Cincias Econmico-Sociais


CNO
Candidatos que concluram o Processo de Reconhecimento, Validao e Certificao de Competncias
Nvel
Secundrio

ESTENDAL DA POESIA
22 Maro (Segunda) 23 Maro (Tera) 10h 15 - Sesso e Debate AGENTES DA AUTORIDADE: GNR E PSP 10h15 Profisses ligadas sade
SADE: Enf Aida TCNICA DE SADE AMBIENTAL: Carla

15h20- Caf Concerto 15h20- Sesso e debate Profisses Antigas ligadas ao Rio Tejo 13h40 Filme: CDIGO DA VINCI (149m)

Data
23/04/09

Candidatos
Joaquim Paulo Monteiro de Faria Sara Alexandra Fernandes Gomes Maria Arminda Fonseca Carreto Lopes Jos Antnio Marques Gomes Joo Paulo dos Santos Matos Joaquim Carreto Lopes Jos Francisco de Sousa Daniel Jos Anastcio Jos Paulo Calcinha Rato Maria da Conceio Nunes Jesus Louro Paulo Duarte Lopes Borralho Nuno Alexandre Correia Rodrigues Srgio Manuel Fernandes Guerreiro Marisa Fernandes Paula Cristina Arcanjo Oliveira Alexandre Jorge Costa das Neves Alexandre Romano Lemos da Silva Ana Raquel Miranda Bernardo Paula Elisabete Nogueira Janurio Dias

4 SEMANA

Profisses

Secundrio

23/04/09

24 Maro (Quarta)

9h30 Informao e Divulgao ISCTE

Secundrio

23/04/09

25 Maro (Quinta)

Secundrio

23/04/09

Secundrio

18/06/09

26 Maro (Sexta)

9h Sesso e Debate A Informtica na Empresa 10h15 - Filme: O PODER DA JUSTIA 10h15 Filme: FORREST GUMP
(142m)

14h20 Sesso e Debate A Medicina Legal

15h20 Filme: ANJOS E DEMNIOS (138m)

Secundrio

18/06/09

Transfigurao Tens agora outro rosto, outra beleza: Um rosto que preciso imaginar, E uma beleza mais furtiva ainda... Assim te modelaram caprichosas, As sombras da lonjura, Mos irreais que tornam irreal O barro que nos foge da retina. Barro que em ti passou de luz carnal A bruma feminina... Mas nesse novo encanto Te conjuro Que permaneas. Distante e preservada na distncia. Olmpica recusa, disfarada De terrena promessa Feita aos olhos tentados e descrentes. Nenhum mito regressa... Todas as deusas so mulheres ausentes
Miguel Torga

Secundrio

18/06/09
23/06/09 23/06/09

Secundrio Secundrio

Secundrio

23/06/09

Secundrio

23/06/09

Secundrio

16/07/09

Secundrio

16/07/09

Secundrio Secundrio

16/07/09 16/07/09

Secundrio

17/07/09

Secundrio

17/07/09

Secundrio

17/07/09

Secundrio

17/07/09

Equipa BE/CRE

6 08/03/2010

Aconteceu

na

Caminhos da Memria
A memria o perfume da alma de George Sand
In www.citador .pt

nossa Escola
CNO
Candidatos que concluram o Processo de Reconhecimento, Validao e Certificao de Competncias
Nvel
Secundrio

A nossa Escola serve a sua comunidade a mais de trinta anos e o seu esplio conta com memrias de talentosos alunos, professores e funcionrios. Passados 16 anos gostaramos de vos relembrar esta pea nica de beleza artstica e ainda bastante actual, elaborada pelo , ento aluno, Mrcio Pinto em 22 de Janeiro de 1994. , gostar Vale sempre a pena recordar.

Data
17/07/09

Candidatos Pedro Jaime Figueiredo Pires de Carvalho Eugnia Maria Brber Frias G. Figueira Paula Cristina Ferreira da Silva Oliveira Maria da Conceio Pinto Morgado Maria Jacinta da Conceio Pestana Lus Filipe Mendes Candeias Manuel da Graa Francisco Joo Manuel Valente Coentro Nuno Letra Almeida

Secundrio

17/07/09

Secundrio

17/07/09

Secundrio

22/10/09

Secundrio

22/10/09

(Sec) 21

22/12/09

22/12/09

Secundrio

24/02/2010

Secundrio

24/02/2010

Sonhos & Bocas Edio 00 Maro 2010 8

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos

Ser Aluna(o) na Escola Secundria da Moita


Ser aluno da Escola Secundria da Moita quase um privilgio. Graas as ''lutas'' dos antigos alunos, hoje, temos uma escola nova, com melhores condies e mais bonita, o que nos motiva a estudar e nos empenha a lutar pelos nossos objectivos! Como nos disse a Aluna Ndia do 12 ano '' Ser aluna desta escola, tudo o que no era antes, ter uma vida nova, conhecer novas pessoas, conviver com o bom ambiente e ter o privilgio de enriquecer os meus conhecimentos ao redor de todos os que me apoiam.'' Mas de que feito uma escola? De alunos. Ns, sim, somos importantes, no uns aquecedores de enfeite e um tecto falso que no resiste. A Escola Secundria da Moita constituda por ns, alunos, e por isso a nossa opinio a que mais conta, dessa forma, o nosso jornal foi em busca de opinies. Na generalidade, todos os alunos acham que bom estudar aqui, que tem boas instalaes e que o maior problema o tempo de espera no bar e na reprografia. Mas no foram s esses os aspectos referidos. Vrios alunos responderam que a relao aluno - professor era agradvel, que havia actividades desportivas, que tinham um bom ambiente e que era uma escola segura. Mas por outro lado, os alunos referem que as casas de banho esto sujas e no so as suficientes, que os cartes nem sempre so prticos, que podia ter mais rvores e plantas e que tambm poderia ter uma melhor organizao nos horrios. As opinies dos alunos so vlidas e aqui esto algumas, representativas de todas as que estaro no site do Sonhos & Bocas. Ser aluno da ESM como ser aluno de outra escola qualquer, as actividades so as normais e comuns, os professores so to bons quanto os das outras escolas, a biblioteca tem livros e o bar bolos. Acho que para uma escola construda recentemente j esta muito estragada. O ambiente normal e acho que no vou ficar uma pessoa melhor nem pior por frequentar esta escola. Aspectos Positivos: Iniciativas como o jornal da escola, sempre so uma ocupao e alguma experiencia para os alunos que pretendem seguir jornalismo. Aspectos Negativos: Ter poucas iniciativas, ou poucas delas chegarem aos alunos. Aluno 10D1 Ser aluno da escola secundria da moita bom. Tem boas condies. As minhas queixas so ao Bar/papelaria, j que demoram muito tempo para nos atenderem e so muito poucas funcionrias Aspectos Positivos: Boas instalaes. Aspectos Negativos: Os cartes. Aluno 11 P2

LER Concurso de Fotografia

Ler Autores Portugueses em espaos pblicos

Participem, enviem vossos trabalhos fotogrficos at 14/03/2010 para:

semprealer@gmail.com

O Regulamento do concurso est disponvel na Escola e na Biblioteca.

Ser aluno da Escola da Moita um privilgio, principalmente pelo ambiente existente entre alunos, funcionrios e professores. Esta escola, com o excelente desempenho da direco tem vindo a manter um espao nico de aprendizagem. Aqui aprender compensa, e um prazer. Aspectos Negativos: A falta de funcionrios insuficientes para as necessidades de cada um. Aspectos Positivos: A liberdade de comunicao entre professores e alunos.

Ser aluno da Escola Secundria da Moita muito bom. A escola apresenta boas instalaes, a relao alunos - professores muito agradvel e tem bastante espao para os tempos livres. Aspectos Negativos: Os horrios e as refeies no refeitrio. Aspectos Positivos: As instalaes que apresenta. Aluno 10 A3 Escolhi esta escola pelo que ouvi falar acerca dela, pois disseram me que tinha boas condies, quanto ao ambiente da escola em si no o melhor. Aspectos Negativos: Os horrios das aulas, deviam corresponder um pouco com os horrios das outras actividades. Aspectos Positivos: Oferece materiais de aprendizagem. bons

101 Coisas para saber antes


de morrer
01 - O nome completo do Pato Donald Donald Fauntleroy Duck.

02 - Em 1997, as linhas areas americanas economizaram US$ 40.000 eliminando uma azeitona de cada salada.

03 - Uma girafa pode limpar suas prprias orelhas com a lngua.

04 - Comer uma ma mais eficiente que tomar caf para se manter acordado.

Presidente do Conselho Estudantil, representante do Conselho Geral, Andr Martins, 12 P1

05 - As formigas se espreguiam pela manh quando acordam.

06- As escovas de dente azuis so mais usadas que as vermelhas.

Aluno 10 A4

07 - Ningum consegue lamber o prprio cotovelo, impossvel toc-lo com a prpria lngua. 08 - Os destros vivem, em mdia, nove anos mais que os canhotos. 09- O msculo mais potente do corpo humano a lngua. 10- "J" a nica letra que no aparece na tabela peridica. 11- Aproximadamente 70 % das pessoas que lem este texto tentam lamber o cotovelo.

Ser aluno da Escola Secundria da Moita no fundo um misto de emoes, todos temos opinies contraditrias, todos criticamos Mas na hora da verdade, percebemos que parte das respostas eram reais e sentidas, e outras inoportunas e careciam de fundamento, sendo uma desculpa para justificar a falta de motivao para vir a escola. Ns, os alunos, ns, a escola, ns, o mundo, todos temos o mesmo problema: ter coragem para dizer o que realmente pensamos.

Gisela Martins, 10D1 Diogo Pereira, 10D1

To be continued
10 Sonhos & Bocas Edio 00 Maro 2010

Destaques e Novidades na Biblioteca Escolar


Filmes j disponveis na Vossa Biblioteca!!!
Babel
Ano: 2006

Sinopse:
Um incidente trgico envolvendo um casal americano em Marrocos gera uma cadeia de acontecimentos em quatro famlias, em quatro continentes diferentes. Ligados por circunstncias mas separados por continentes, culturas e lnguas, cada personagem descobre que a famlia que, em ltima anlise,

Gnero: Thriller Durao: 142m

O Ladro dum Menino Jesus Fernando Cardoso Edio: 2007 Pginas: 75 Editor: Portugalmundo

Realizao: o Alejandro Gonzlez Irritu Interpretao: o Brad Pitt o Gael Garca Bernal o Cate Blanchett Argumento: o Guillermo Arriaga

Obra dupla:
A Terceira Rosa / Livro do Portugus Errante Manuel Alegre Edio: 2008 /2001 Pginas: 140 /88 Editor: Dom Quixote

Firewall

Sinopse:
O director de segurana de um grande banco "forado" a roubar milhes de dlares do prprio banco, como resgate pelo rapto da sua filha e da sua mulher.

Ano: 2006 Gnero: Aco/Aventura

Enciclopdia Einaudi Autores Vrios Edio: 1990 Volumes: 1-42 Editor: I.N.- C.M.

Durao: 105m

Coleco Sherlock Holmes: Um Estudo em Vermelho O Homem do Lbio Torcido O Signo dos Quatro A Liga dos Cabeas Vermelha O Intrprete Grego A Casa Vazia Charles Augustus Milverton Arthur Conan Doyle Edio: 2009 Editor: Global Notcias

Realizao: o Richard Loncraine Interpretao: o Jimmy Bennett o Harrison Ford o Paul Bettany Argumento: o Joe Forte

Sinopse:
Aos 14 anos de idade, a austraca Marie Antoinette casou com o Rei Lus XVI de Frana, tornando-se Rainha desse pas. O filme conta a histria vibrante de uma Rainha que tomou o trono muito antes de estar preparada para os meandros polticos, sendo constantemente ridicularizada pela Frana e acabando decapitada durante a Revoluo Francesa.

Marie

Antoinette

Ano: 2006 Gnero: Drama Durao: 123m


Realizao: o Sofia Coppola Interpretao: o Molly Shannon o Kirsten Dunst o Jason Schwartzman Argumento: o Sofia Coppola

Sonhos & Bocas Edio 00 Maro 2010

Vous aimerez peut-être aussi