Vous êtes sur la page 1sur 6

1

Efeito Fotoeltrico
No mundo variais coisas nos rodeiam. Como ser que as portas de shopping que abrem sozinhas funcionam? Como uma lmpada acende e a apaga sozinha com o sistema sensorial? Todas essas perguntas podem ser explicadas devido ao efeito fotoeltrico. Mas o que sria o efeito fotoeltrico e como ele surgiu? Afinal nada surgi do nada. Vamos nos situar historicamente. Estamos na produo cientifica da fsica ao fim do sculo IXX. Aps Maxwell ter teorizado o que sria a ondas eletromagnticas, quando compilou em funes matemticas os comportamentos de onda e unificou ramos de pesquisas at ento distintos a tica e o eletromagnetismo e construiu um novo paradigma que at ento teoricamente solucionava tudo, podendo chegar ao ponto morto- onde nada mais tinha para se descobrir. Aps sete oito anos da morte de Maxwell Hertz conseguiu provar empiricamente a existncia das ondas eletromagnticas teorizadas por Maxwell, mas com essa comprovao emergiu-se uma nova discusso, a respeito da luz e a descarga eltrica que ela provoca ao incidir em um material, alm da deposio de matria no receptor de onda. Dois anos depois a essa observao de Hertz, Hallwachs mostrou que partculas negativas eram retiradas, ejetadas de placas de metais como: sdio, zinco quando eram irradiados por ondas de luz. Um tempo depois Leonard comprovou que a sedimentao de matria no receptor era devido relao massa/carga, sendo resultado da emisso de eltrons. Esse conhecimento pode ser enriquecido com os conceitos de eletrlise- eletrlise. Mas a explicao do que sria mesmo o efeito fotoeltrico ainda no estava sintetizada e to pouco completa. Havia um problema como mostrar que h um espelhamento de radiao pelo eltron cujas dimenses so menores que o tamanho do comprimento de onda da luz? Einstein deu como soluo terica para o problema a necessidade criar quantum (quantidade), quantizar a radiao emitida pela luz. Os resultados empricos dos postulados de Einstein s se deram aps anos com os experimentos de Millikan. Sim, mas realmente o que o efeito fotoeltrico? O efeito fotoeltrico consiste basicamente na emisso de eltrons, induzido pela luz. A luz composta por pacotes de energia, os ftons, esses pacotes possuem uma quantidade de energia que varia a depender da freqncia que ela possui e no pela intensidade como era proposta na fsica Clssica. Esses pacotes de energia estimulam o eltron que est no material com uma energia, fazendo com que o eltron se desgrude, liberte-se do tomo a qual estava preso. Isso s acontece por que o a energia contida em um fton era maior que uma energia natural desempenha nos tomos que uma fora trabalho que matem os eltrons presos ao tomo.

Efeito Fotoeltrico - Gabriel Oliveira, Lucas Almeida, Tale Guerreiro, Tainara Souza

O eltron ao ser liberado possui uma quantidade de energia para se movimentar, deslocar para longe do tomo que antes o prendia. Essa energia definida por todo esse processo, como o fton, um pacote de energia, quando ele estimula o eltron, ele perde energia nesse processo tentando superar a fora trabalho que prende o eltron ao tomo. Nisso a quantidade de energia restante utilizada pelo eltron estimulado para realizar o movimento. A discusso acima pode ser sintetizada matematicamente como Ec = E . Sendo Ec a energia cintica que o eltron tem para se deslocar. E a energia do fton e a fora trabalho desempenhada pelo tomo. Vamos visualizar como se d esse processo.

Figura 1- Efeito fotoeltrico emisso do fton sobre um catodo de Csio. Fonte: Autor.

Figura 2- Efeito fotoeltrico imisso do eltron aps a ao do fton sobre o catodo de Csio. Fonte: Autor.

Efeito Fotoeltrico - Gabriel Oliveira, Lucas Almeida, Tale Guerreiro, Tainara Souza

importante entender o que cada componente da imagem representa. Existem dois retngulos, os dois representam placas de metal. A placa a esquerda da figura est ligada a uma fonte de energia com uma voltagem (V) especifica determinada pelo usurio do software que se encontra no site: Site do programa. A outra placa, receptora de eltrons est ligada a um instrumento de medida de voltagem, digamos que um galvanmetro, que ir identificar se algum tipo de corrente foi compreendido no condutor. Esse sistema trs a idia da eletrolise. Leia mais aqui: eletrlise. Na eletrolise se tem dois condutores comumente que so ligados a uma fonte de energia. Essa fonte definir qual a polaridade do metal. Temos nesse experimento um catodo de carga eltrica positiva e um ano de carga eltrica negativa. Ao inicio imitido uma quantidade de luz, em forma de fton no software, o que pode ser visualizado na Figura1. O pacote de fton bate sobre o metal de Csio e estimula a retirada de um eltron. Vale salientar que a intensidade da luz, define a quantidade de pacote de ftons que sero liberadas. Aps retirar um eltron do catodo, o eltron vai possuir uma energia definida pela funo supracitada. Mas h uma observao a se fazer, o eltron retirado do catodo s chegar ao anodo se sua energia cintica for maior que a fora de atrao desempenhada pela placa que tem carga eltrica oposta ao eltron, no caso carga positiva. A seguir se tem um esquema ilustrativo:

Figura 3- Esquema do deslocamento do eltron. Fonte: Gutmann, F; Oliveira, N; Efeito Fotoeltrico. Disponvel em: <http://www.fis.ufba.br/~edmar/fis101/roteiros/Fotoeletrico.pdf>

Foi desempenhado em laboratrio analise de valores em que a energia do pacote do fton emitida por um tipo de feixe de luz foi igual fora

Efeito Fotoeltrico - Gabriel Oliveira, Lucas Almeida, Tale Guerreiro, Tainara Souza

trabalho desempenhado pelo tomo para reter o eltron. Observe os dados obtidos:
Tabela 1 Dados do experimento. Fonte: Autor.

METAL= Potssio Comprimento de onda 5754 5803 5853 5904 5957 6012 Constante de Planck h=

Nitrognio Potencial V0 0.16 0.141 0.123 0.105 0.086 0.0665 6.664 * 10(-34) Js

a=0.415 h=a1.6 10-19 10-14 Js h=6.62 * 10(-34) Js ~~ h= 6.62 * 10(-34) Js

Para o metal Potssio foi utilizado luz do nitrognio, com comprimentos de ondas variveis e o potencial eltrico correspondente a cada um, de modo que a energia do fton fosse igual energia do trabalho do tomo para segurar o eltron. Para cada um dos tipos de luz fora calculado a constante de Planck, a fim de a ter para clculos da funo.

Efeito Fotoeltrico - Gabriel Oliveira, Lucas Almeida, Tale Guerreiro, Tainara Souza

Figura 4- Grfico de funo dados pelos comprimentos de ondas e as voltagens. Fonte: Autor. Tabela 2- Dados Experimentais. Fonte: Autor

METAL = POTSSIO

CDMIO

COMPRIMENTO DE ONDA 4800 3611 3261 5086 4678 Constante de Planck h=

POTENCIAL V0 0.5889 1.45 1.812 0.443 0.656 6.664 * 10(-33) Js

h=a1.6 10-19 10-14 Js a= 0.415 h = 0.664*10-33

Tabela 3- Dados Experimentais. Fonte: Autor.

METAL = POTSSIO COMPRIMENTO DE ONDA


5882

NON POTENCIAL V0
0,1121

Efeito Fotoeltrico - Gabriel Oliveira, Lucas Almeida, Tale Guerreiro, Tainara Souza

4538

0.738

Constante de Planck h=

6.664 * 10(-33) Js

h=a1.6 10-19 10-14 Js h = 0.415 h = 0.664*10-33

Referncias Bibliogrficas
Autores: Gutmann F; Oliveira, N; Efeito Fotoeltrico; Disponvel em: < http://www.fis.ufba.br/~edmar/fis101/roteiros/Fotoeletrico.pdf>. Data de Acesso: 28 de fevereiro de 2012. Autor: Desconhecido; Efeito Fotoeltrico; Disponvel em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_fotoel%C3%A9trico>. Data de Acesso: 28 de fevereiro de 2012. Autor: Desconhecido; Eletrlise; Disponvel em: < http://www.brasilescola.com/quimica/eletrolise.htm>. Data de Acesso: 28 de fevereiro de 2012. Autor: Garca, A.F.; O Efeito fotoeltrico; Disponvel em: <http://www.fisica.ufs.br/egsantana/cuantica/fotoelectrico/fotoelectrico.htm> Data de Acesso: 06 de fevereiro de 2012.

Efeito Fotoeltrico - Gabriel Oliveira, Lucas Almeida, Tale Guerreiro, Tainara Souza

Vous aimerez peut-être aussi