Vous êtes sur la page 1sur 8

FILOSOFIA

CARACTERSTICAS DO DISCURSO ARGUMENTATIVO

Entende-se por discurso argumentativo o acto comunicativo que apresenta justificaes para defesa de uma opinio. Esse acto comunicativo tem por finalidade persuadir a quem se dirige e interferir nas suas atitudes e comportamentos.

1. Faz-se uso da argumentao numa situao comunicativa:

pressupe o recurso palavra excluindo a violncia ou a fora a fim de chegar conquista da adeso do auditrio a quem se dirige.

2. Faz-se

uso da linguagem natural e no simblica. A argumentao impe-se em situaes da vida corrente decorrentes das relaes interpessoais. A linguagem deve ser acessvel e compreendida.

3. dialgico no sentido em que um orador e o auditrio se

encontram numa relao interactiva podendo a qualquer momento acolher ou rejeitar o que est a ser dito.

4. O contedo do discurso no neutro, toma um partido e

procura afectar aqueles que so receptores, alterando e interferindo nas opinies do auditrio.

influenciando,

5. A

finalidade da argumentao conseguir a adeso do auditrio, conquistar o auditrio. A verdade fica por vezes num plano secundrio. possvel convencer sem se ser verdadeiro.

6. A argumentao pressupe a adopo de uma estratgia, a

escolha de uma linha de actuao: seleco dos argumentos, organizao e ordem do discurso, entoao e convico, explorao da emoo e da afectividade, conhecimento pormenorizado do auditrio O mesmo discurso que funcionou num certo clima pode ser um completo fracasso noutra circunstncia.

7. A argumentao praticvel em assuntos problemticos,

que comporta diferentes possveis solues ou respostas, o que significa que no h uma verdade que se imponha. Admitem-se portanto diferentes pontos de vista, a discusso e a dvida. Podemos distinguir na aco argumentativa 3 componentes: 1. O orador. 2. Os argumentos. 3. O auditrio. Foi Aristteles quem codificou na Grcia Antiga os elementos que o orador deve dominar e que dependem dele para tornar a argumentao mais eficaz e poderosa. So eles Ethos, Pathos e Logos.

O Ethos (palavra grega que significa costume, maneira de ser da pessoa) Na situao argumentativa (ou retrica) esta palavra aponta para o carcter do argumentador (deve cultivar e mostrar uma imagem de pessoa honesta, integra e confivel). No se trata de saber o que a pessoa na sua vida privada, mas que o auditrio veja no orador algum capaz de responder aos seus problemas e que possui a experincia e os conhecimentos que so adequados. Neste sentido o auditrio v no orador algum incapaz de enganar ou deturpar.

O Pathos (palavra grega que significa paixo, sofrimento, condio de quem se deixa afectar por algo)

emoo,

Centra-se no auditrio e refere-se aos sentimentos e emoes despertadas no auditrio. A recepo da mensagem depende em grande parte da disposio dos ouvintes e do clima emocional que ou no capaz de despertar.

O Logos (palavra grega que significa razo, discurso, o contedo veiculado entre o orador e o auditrio) O contedo do que transmitido pela comunicao argumentativa. O que dito articula-se em argumentos, razes, redes de argumentos que o orador faz uso.

TIPOS DE ARGUMENTOS:

1) Argumentos com base em exemplos um dos tipos de argumentos mais usual: consiste em fazer uso de uma justificao para uma tese recorrendo e invocando casos particulares e concretos que ilustram a situao que se pretende defender. Exemplo: As mulheres conseguiram o direito de voto aps longa luta. As mulheres conseguiram as mesmas condies de trabalho depois de luta. As mulheres libertaram-se do domnio dos homens aps luta de sculos. As mulheres s conseguiram as suas conquistas sociais aps luta. Cuidados a ter: - Nunca construir o argumento com base apenas num exemplo. - No exagerar no nmero de exemplos: escolher aqueles exemplos que so mais relevantes e podem funcionar com mais fora.

- Ter em ateno ao argumentar com exemplos no uso por parte de quem contra-argumenta do contra-exemplo.

2) Argumentos de autoridade aquele argumento que faz uso de uma justificao invocando uma autoridade, uma entidade especializada e credvel que sirva de suporte e reforo das razes que se defendem. Muitas vezes apela-se a nomes grandes da cultura ou das especialidades que praticam, s suas obras e ideias para que as nossas razes sejam mais slidas e colham a adeso. Cuidados a ter: - As fontes, os documentos e as obras que so citadas devem s-lo com todo o rigor. - Devem escolher-se autoridades que sejam relevantes nas reas correctas do saber ou da prtica em que se inscrevem (polticos para a poltica, filsofos para a filosofia, cientistas para a cincia)

3) Argumentos por analogia So aqueles argumentos que partem de um caso particular para chegar a outro caso particular. O raciocnio parte de certas semelhanas visveis para inferir (concluir) outras no visveis. Exemplo: Um cientista determina nos seus estudos laborais, que os efeitos da administrao de uma substncia com ratos nociva. Pode ser levado a concluir, dada a analogia entre ratos e seres humanos, que essa substncia tambm nociva se administrada em seres humanos. As concluses deste tipo de argumentos so apenas provveis pois pode haver diferenas que sendo consideradas levariam a outras concluses. H que ser cuidadoso em relao s diferenas.

4) Argumentos sobre causas

Estes argumentos mostram a relao entre dois fenmenos, em que deles considerado a origem do outro. A causa A o agente que tem a capacidade de originar o efeito B. Confunde-se frequentemente com a correlao. Nesta ltima, o fenmeno A e o fenmeno B coexistem, ocorrem simultaneamente sem que o primeiro seja a causa do segundo. CAUSA Acontecendo o fenmeno A EFEITO Sucede-lhe o fenmeno B

Nexo Causal

H uma correlao entre a alimentao racional e boa sade mas uma causa da outra?

ALIMENTAO RACIONAL

BOA SADE

Correlao Coincidncia A correlao pode ser coincidncia: caso das atitudes e comportamentos de superstio e magia. FALCIAS DE IRRELEVNCIA

As premissas no so relevantes para sustentar as concluses.

Falcia ad Baculum (Recurso fora) Falcia ad Hominem (Contra o homem) Falcia Ignorantiam (Da ignorncia)

Argumento falacioso que recorre a formas de ameaa e coaco como meio de fazer aceitar uma afirmao.

Argumento que pretende mostrar que uma afirmao falsa, atacando e desacreditando a pessoa que a defende. ad Refutar um enunciado apenas porque ningum provou que verdadeiro.

Falcia ad misericordiam (Da compaixo) Falcia ad Populum (Populista) Falcia ex Populum (Demaggica) Falcia verecundiam (Da autoridade)

Pressionar psicologicamente o destinatrio/auditrio, desencadeando sentimentos de compaixo. Criao de ambiente entusistico que propicie a adeso a uma tese cuja origem se deve a uma pessoa popular. Pretende impor uma tese, invocando que aceite pela maioria das pessoas.

ad Pretende sustentar uma tese, fazendo apelo a pessoa conhecida, prestigiada, com mrito.

FALCIAS DE AMBIGUIDADE

Tm por base as diferentes interpretaes e os mltiplos significados dos termos e das expresses no uso da linguagem natural.

Falcia da Equivocidade

Fazer uso no argumento de termo ou termos com duplo significado, levando assim a concluses erradas.

Falcia da Diviso

Atribuir a casos particulares uma propriedade que pertena de uma classe em que esses particulares se integram. Atribuir classe como um todo a propriedade presente nos elementos que pertencem a essa classe. Apresentar duas alternativas como sendo as nicas existentes, ignorando ou omitindo outras possveis. Atribuir a outra pessoa uma opinio que essa pessoa no tem ou deturpar as suas afirmaes de modo a terem outro significado. Mau uso da equivalncia: reconhecimento de que a diferena entre duas coisas, A1 e A2, no significativa. A diferena entre A2 e A3, tambm no o . Derrapagem Mau uso da implicao: quando se introduzem, nas implicaes, antecedentes no exactamente iguais aos consequentes que os precedem, o raciocnio vai-se afastando.

Falcia da Composio Falcia da Falsa Dicotomia Falcia do Espantalho Falcia da Derrapagem

FALCIAS DE INSUFICINCIA DE DADOS

Resultam da fragilidade inerente induo.

Falcia da Generalizao Precipitada (enunciar uma lei ou generalizar a partir de dados no representativos)

Enumerao Incompleta Induzir ou generalizar a partir de observaes insuficientes. Acidente Convertido Tomar por essencial o que acidental, tomar por regra o que excepcional.

Falcia da Falsa Causa (atribuir a causa de um fenmeno a outro fenmeno, no existindo entre ambos qualquer relao causal)

Non causa pro causa Designao latina da falcia da falsa causa. Post Hor, Ergo Propter Hor Atribuir a causa de um fenmeno a outro fenmeno, apenas pelo facto de o preceder no tempo.

Falcia da Falsa Analogia

Falcia da Princpio Falcia Complexa da

Petio

Extrair concluses de um objecto ou de uma situao para outra semelhante, sem atender s diferenas significativas. de Adoptar para premissa ou ponto de partida do argumento a prpria concluso a que se quer chegar.

Pergunta Aglutinar duas perguntas: pretendendo tratar-se de uma apenas. O interlocutor levado a aceitar ou a rejeitar duas alternativas quando apenas lhe interessa uma. Formular uma pergunta: que pressupe que j tenha sido dada uma resposta, de modo a que o interlocutor fique numa situao embaraosa, quer responda afirma ou negativamente.

Vous aimerez peut-être aussi