Vous êtes sur la page 1sur 5

Sistema de Votao (Exerccios)

ACTIVIDADE 1 Numa eleio com dois candidatos, o Jorge obteve 150 votos e o Carlos 120. Considere que no houve abstenes nem votos brancos ou nulos. 1.1. Quantas pessoas votaram? 1.2. Calcule a percentagem de votos obtida por cada um dos candidatos. 1.3. Quem o vencedor? Suponha que esta eleio deveria ter um 3 candidato, o Paulo, cujo nome, por lapso, no apareceu no boletim de voto. Assim, a primeira votao foi anulada e procedeu-se a uma nova votao. Nessa votao, o Jorge obteve 125 votos e o Carlos obteve 85, novamente sem abstenes e sem votos brancos ou nulos. Considerando que o numero de pessoas que votara, foi o mesmo: 1.4. Quantos votos teve o Paulo? 1.5. Calcule a percentagem de votos de cada candidato nesta votao. 1.6. Quem ser o vencedor por maioria simples? 1.7. Haver algum vencedor por maioria absoluta? Justifique.

ACTIVIDADE 2 Na tabela seguinte esto registados os resultados de duas eleies fictcias, A e B, s quais concorreram trs candidatos, X, Y e Z. Eleio A B Candidatos Y 199 250 Total 600 900

X 201 150

Z 200 500

Suponha que no houve abstenes em qualquer das eleies. 2.1. Calcule a percentagem de votos obtida por cada um dos candidatos em cada eleio. 2.2. Quem vencer a eleio A? Com que tipo de maioria? 2.3. Quem vencer a eleio B? Com que tipo de maioria?

ACTIVIDADE 3 Num congresso partidrio, apresenta-se trs candidatos liderana desse partido. Cada candidato apresenta uma proposta que sujeita a votao moo. A tabela seguinte tem os resultados dessa votao:

Moo A B C

Nmero de votos 1375 612 893

Todos os congressistas votaram, no tendo havido votos nulos. 3.1. Quantos eram os participantes neste congresso? 3.2. Calcule a percentagem de votos obtida por cada uma das moes. 3.3. Sabendo que o sistema utilizado para apurar o vencedor foi o da maioria, qual foi a moo que ganhou? Com que tipo de maioria?

ACTIVIDADE 4 Mrio e Antnio so os nicos candidatos a uma eleio para a presidncia de um clube de tnis na qual votaram 700 pessoas. Foi usado o sistema maioritrio para apurar o vencedor. 4.1. Qual ser o nmero de votos de cada candidato de modo que o Mrio vena com o menor nmero de votos possvel? 4.2. Nesse caso, qual a percentagem de votos de cada candidato? 4.3. Numa eleio com apenas dois candidatos, o vencedor ter sempre maioria absoluta? Justifique. 4.4. Se o nmero de candidatos aumentasse para quatro, indique o nmero de votos que cada um precisaria de ter de modo a que o vencedor tivesse o menor nmero de votos possvel. ACTIVIDADE 5 O grupo recreativo do Alva organizou um concurso de danas de salo. Depois de vrias eliminatrias, ficaram trs pares apurados para a final, sem qualquer ordem especial: Alice/Carlos (A/C), Isaura/Joaquim (I/J) e Josefina/Seriando (J/S). Todos os scios do grupo votaram e os resultados foram os seguintes: Ordem de Preferncia 1 2 3 A/C I/J J/S I/J A/C J/S J/S A/C I/J J/S I/J A/C I/J J/S A/C A/C J/S I/J Votos 18 34 25 22 10 24

5.1. Quantos scios tem o grupo recreativo? 5.2. Qual a percentagem de associados que votou no par J/S como primeira opo? 5.3. Utilize o sistema preferencial para determinar o 1, 2 e 3 classificado.

ACTIVIDADE 6 A empresa Queima-Lixo ganhou um concurso pblico para construir uma central de coincinerao no distrito de Lisboa. As localizaes possveis so Loures, Azambuja, Sintra e Mafra. Os resultados obtidos por votao, usando o sistema de aprovao, dos residentes do distrito de Lisboa foram os seguintes:     90 mil habitantes votaram Loures e Sintra; 487 mil habitantes votaram Mafra e Azambuja; 340 mil habitantes votaram Loures, Mafra e Azambuja; 114 mil habitantes votaram Azambuja e Loures.

3.1. Quantos votos teve cada localidade? 3.2. Em que localidade vai ser construda a central?

ACTIVIDADE 7 A tabela seguinte mostra os resultados obtidos numa votao para Chefe da Directoria de Finanas de -dos-Impostos.

Candidatos (por ordem de preferncia) 1 2 3 Anacleto Ricardo Galinha Lusa Romariz Castial Anacleto Lusa Romariz Ricardo Galinha Castial Anacleto Lusa Romariz Ricardo Galinha Castial

Votos 27 24 2

7.1. Quem o vencedor, usando o sistema maioritrio? 7.2. Existe algum candidato com maioria absoluta? Se sim, qual? 7.3. Faa a contagem da votao considerando cada um dos 3 pares de alternativas. Quem vence?

7.4. Supondo que os candidatos da tabela se encontram por ordem de preferncia: 7.4.1. Quem ser o vencedor usando este sistema? 7.4.2. Se a Lusa Romariz desistir, quem ser o vencedor?

ACTIVIDADE 8 Um Clube Nutico vai participar numa regata com inicio no porto e final em Faro. No veleiro inscrito, viaja uma equipa com seis elementos em que todos devero vestir um equipamento que, de equipa para equipa, apenas difere a cor. Todos os membros do clube foram convidados a votar na sua cor preferida de entre as cinco possveis: magenta, violeta, anil, lils e roxo. Os resultados obtidos foram:       12 membros votaram magenta; 25 membros votaram lils; 23 membros votaram roxo e violeta; 7 membros votaram magenta e roxo; 20 membros votaram anil e lils; 18 membros votaram violeta, anil e lils.

Determine a cor do equipamento adoptado usando o sistema de aprovao.

ACTIVIDADE 9 Na tabela encontram-se os resultados das preferncias expressas numa votao a que se apresentaram trs candidatos, A, B e C. Ordem de Preferncia 1 2 3 A C B B A C C B A Votos 37 24 30

9.1. Quem o vencedor por maioria simples? 9.2. Comparando os candidatos dois a dois, haver algum vencedor? 9.3. Quem ganha a eleio usando o Sistema Preferencial? 9.4. Suponha que o candidato B desiste. Usando igualmente o sistema preferncia, determine qual dos dois candidatos restantes o vencedor.

ACTIVIDADE 10 A geladaria Iceberg pretende saber as preferncias dos seus 200 clientes quanto a trs novos sabores: banana, pra e ma. Para isso organizou uma votao tendo obtido os seguintes resultados: Candidatos Banana Pra Ma Elementos do Jri 20 10 2 3 1 1 3 2

27 1 2 3

7 1 3 2

3 2 3 1

33 3 2 1

10.1. Usando a maioria simples qual o vencedor? 10.2. O vencedor ser diferente se usarmos o sistema preferencial? Justifique. 10.3. Elabore um pequeno relatrio onde refira, e justifique, as vantagens e desvantagens de cada um dos dois mtodos acima referidos.

Vous aimerez peut-être aussi