Vous êtes sur la page 1sur 2

Atividade fsica saudvel

Envie por email Imprima

Objetivos
- Desenvolver atitudes e hbitos saudveis de prtica da atividade fsica, evitando leses e riscos sade. - Compreender as diferenas conceituais entre dor e fadiga. - Identificar prticas corporais adequadas faixa etria e ao nvel de condicionamento fsico. - Conhecer mtodos e procedimentos preventivos que ajudam a evitar a dor e a leso na prtica de atividades fsicas.

Contedos
- Dor e fadiga. - Alongamento. - Nutrio para o esporte.

Anos
8 e 9.

Tempo estimado
12 aulas.

Desenvolvimento
1 etapa
Inicie a sequncia apresentando classe a proposta de debater o que necessrio para uma atividade fsica saudvel e os problemas que ocorrem quando os limites do corpo no so respeitados. Numa roda de conversa, mapeie os conhecimentos da turma: como funciona o nosso corpo quando praticamos exerccio fsico? Quais as consequncias de praticar exerccio em excesso? Qual a diferena entre dor e fadiga? Algum j sentiu dores ou teve leses durante ou depois das prticas corporais? Quais os principais agentes externos que causam dores e leses durante a atividade fsica (calados inadequados, sobrecarga de treino, postura etc.)? Como prevenir-se contra dores e leses? Prossiga perguntando sobre quais esportes, jogos, ginsticas e danas a turma pratica, sugerindo uma classificao no quadro de acordo com os seguintes critrios: prticas mais indicadas para a faixa etria da classe, as que causam menos leses e as que so possveis de praticar na escola.

2 etapa
Divida a classe em grupos e pea que cada um deles selecione uma das prticas listadas no quadro durante a etapa anterior. A inteno que preparem seminrios sobre como prevenir dores e leses na modalidade escolhida. Os trabalhos devem ter duas partes. A

primeira, terica, procurar responder s seguintes questes: qual a prtica? Onde realiz-la? Quem pode pratic-la? Quais os cuidados do praticante? Para que empreendam a busca pelas respostas, indique pesquisas em sites e revistas que abordam o assunto, como Boa Forma, Men's Health, Women's Health e Runner's World, e livros especficos sobre sade e atividade fsica - uma indicao O "Mito" da Atividade Fsica e Sade, de Yara Maria de Carvalho. A segunda parte ser composta de relatos de vivncias das prticas na escola. Para garantir a segurana dos participantes, oriente uma rotina de procedimentos de aquecimento, relaxamento e monitoramento que ajudem a controlar a qualidade da atividade e a prevenir leses.

3 etapa
Planeje um evento que possa disseminar para a comunidade escolar os conhecimentos adquiridos no projeto. Algumas sugestes so produzir flderes explicativos sobre o tema para outras turmas, realizar vivncias com funcionrios ou, ainda, organizar palestras com profissionais da rea de sade para ampliar o que se sabe sobre o assunto.

Avaliao
Com base na observao das vivncias, das pesquisas, do seminrio e do evento escolhido, verifique se os alunos registraram os conhecimentos mais importantes sobre o tema e se os incorporaram rotina das prticas corporais. Avalie, sobretudo, se eles demonstram cuidado com a postura, com a vestimenta (especialmente no que diz respeito aos calados) e com procedimentos como aquecimento e alongamento.

Vous aimerez peut-être aussi