Vous êtes sur la page 1sur 8

TCNICAS PROFISSIONAIS EM TIE-DYE.

MODELO ZIG & ZAG Passo a passo.


NVEL BSICO

Prof. Leandro Diniz

MODELO: ZIG E ZAG.

Estenda a camisa e no permita que fique alguma dobra ou amassado indesejado.

Dobre as mangas da camisa para dentro e forma um quadrado.

Agora, pegue a parte de cima (do colarinho) e dobre a camisa ao meio, formando assim um retngulo.

Pegue a parte de cima da primeira dobra e dobre ela de volta, reduzindo ela pela metade Veja a figura:

Pegue o que j foi dobrado e levante a camisa com muito cuidado. Faa mais uma dobra, colocando a parte no dobrada debaixo das dobras j feitas. Voc ter diminudo o primeiro retngulo em um retngulo menor.

Come e a aglomerar a pea. Esta tcnica consiste em usar os dedos e ir puxando e juntando, formando uma dobra do tipo acordeo. Faa este movimento num ngulo de 45. Faa numa ponta e depois na outra, formando, de forma bem grosseira, um losngo.

Deixe a pea de lado por um momento e concentre na amarrao. Ela pode ser feita via cordo ou gominha, sendo que a segunda mais prtica. Use as gominhas por toda a pea, certificando que a mesma esteja bem firme.

V colocando as gominhas at que a pea esteja firme bastante para ser virada e desvirada.

Coloque quantas gominhas voc achar que necessrio, sempre lembrando de no destruir as dobras que j fez e sempre deixar a pea plana.

Agora voc est com a pea pronta para pintar. Uma dica preciosa quanto a aplicao da tinta. Ela deve ser feita na direo vertical e no na posio diagonal ou em zig-zag (o que faz o efeito a dobra e no a direo da tinta). Observe o diagrama abaixo. Nele eu uso o padro cor escura e cor clara, o que d um efeito bem interessante:

Escura Clara Escura Clara

Escura

Este desenho dar um efeito com dois zig-zags claros no meio de um fundo escuro! TINGIMENTO Se voc for utilizar os corantes profissionais, recomendo o uso de luvas de borracha, pois o efeito devastador, pois os corantes importados tingem at cimento!. Se for utilizar as tintas do tipo Acrilex diluda ou aqueles corantes que compramos nos supermercados, fica sua opo. Quando voc for comear a tingir, cuidado para no fazer uma inundao de tinta. Ela deve ser colocada de forma racional e sem pressa. O truque para que o centro fique bem tingido sempre comear das pontas para o centro, mas o centro no pode ficar entupido de tinta durante o processo, pois quando o tecido est molhado a tendncia da tinta que est nas beiradas de se concentrar no meio!!!! Quanto mais tinta voc despejar, mas densa ser a pintura, e menores sero os famosos espaos em brancos ou falhas que incrementam tanto as camisas. Como isso no tem como ensinar, indico que voc pratique em uma ou duas camisas e veja os efeitos surtidos. Continue a colocar tinta at que voc acredite que esteja de acordo com o layout desejado Se por algum acaso a tinta for em excesso sobre o tecido, sempre h um jeito. Com um pano tipo toalha (macio e que puxa gua), coloque sobre a camisa, pressione e tire o pano dentro de alguns instantes. No vai salvar o processo em 100%, mas ajuda a evitar que a camisa fique sem definio. Pegue a camisa, de forma bem suave e firme ao mesmo tempo e vire ela. Repita o mesmo processo de tingimento. O correto seguir as cores de trs para que a estampa de trs fique idntica da frente. Algumas pessoas, na nsia de verem a camisa pronta, no deixam a mesma secar por mais de 18 ou 24 horas, o que um erro grave. Se voc mora em um lugar MUITO QUENTE e seco, voc at pode deixar ela secar por um mnimo de 24 horas, mas lembre-se de uma coisa: quanto mais calor e mais tempo, melhor ser a

fixao da tinta. Eu recomendo o mnimo de 3 dias para dias muito, muito quente. 5 para dias normais e 8 e 9 dias para dias frios e midos!!!!! Depois do tempo de espera (que para os iniciantes um tormento!!!!), pegue a camisa e passe ela pelo processo de preparao final. PREPARANDO O TECIDO. O tecido tem que ser fibra natural. Como a seda e a viscose so tecidos relativamente caros no Brasil, trabalho com o algodo. S que o algodo possui suas variaes, e a maioria das pessoas no sabe que existe uma diferena quanto malha em si. Sugiro que as camisas sejam de uma malha 30 ou superior, visto que, durante o meu processo de aprendizagem, malhas abaixo dessa especificao influenciaram negativamente no produto final! A malha no pode ser simplesmente pintada, pois ela j vem preparada da fbrica. Voc tem que quebrar o preparo. O processo consiste em usar sete (07) colheres de caf (aquelas que a gente usa para misturar o cafezinho) de barrilha para cada quatro (04) litros de gua. A malha deve ser ento deixada em molho por 20 minutos. Aps o tempo exigido, voc torcer a malha at que ela fique mida (no molhada e ensopada), da a necessidade de ter uma boa malha! Pronto a malha estar pronta para receber a tinta. PREPARANDO O TECIDO. O tecido tem que ser fibra natural. Como a seda e a viscose so tecidos relativamente caros no Brasil, trabalho com o algodo. S que o algodo possui suas variaes, e a maioria das pessoas no sabe que existe uma diferena quanto malha em si. Sugiro que as camisas sejam de uma malha 30 ou superior, visto que, durante o meu processo de aprendizagem, malhas abaixo dessa especificao influenciaram negativamente no produto final! A malha no pode ser simplesmente pintada, pois ela j vem preparada da fbrica. Voc tem que quebrar o preparo. O processo consiste em usar sete (07) colheres de caf (aquelas que a gente usa para misturar o cafezinho) de barrilha para cada quatro (04) litros de gua. A malha deve ser ento deixada em molho por 20 minutos.

Aps o tempo exigido, voc torcer a malha at que ela fique mida (no molhada e ensopada), da a necessidade de ter uma boa malha! Pronto a malha estar pronta para receber a tinta. APS A PINTURA. Depois de ter pintado, a camisa deve ficar cerca de 5 dias maturando. Depois deste perodo, a camisa deve receber um outro preparo. Este preparo evitar que a malha fica aberta a outros tingimentos! Pegue a camisa dobrada e pintada e insira-a em um recipiente contendo cinco (05) litros de gua. Para cada litro, antes de colocar a camisa, adicione um (01) ml para cada litro de gua de cido actico. Como este produto no muito fcil de se comprar, existe uma soluo caseira: cinqenta (50) ml de vinagre para cada litro. No se preocupe, pois no ficar com cheiro de vinagre. Deixe a camisa de molho por 20 minutos e depois tire ela. Ela estar ento pronta para ser lavada, ou tirar o excesso de corante. PREPARANDO O CORANTE. Aqui eu uso um corante 100% importado. mais caro, mas o resultado muito melhor! Mas se voc ainda no tem certeza e no quer investir em produtos cotados a dlar, voc pode recorrer ao corante Guarani que vendido em supermercados. Sinceramente, o resultado fica cerca de 80 a 90% pior que o corante importado, mas um bom produto para quem inicia. Veja como preparar a receita: 600 ml de gua quente um tubo inteiro de corante guarani 5 colheres de caf com sal (de cozinha mesmo) 5 colheres de caf com uria Despeje a gua quente (use uma luva para no se queimar) em um recipiente j com o corante, o sal e a uria. Misture tudo at que voc perceba que tudo foi dissolvido. Coloque a tinta j preparada em uma bisnaga, ou em alguma coisa que voc v usar para aplicar a tinta. Em lojas de produtos qumicos ou em lojas de utenslios plsticos muito comum achar as bisnagas que os hospitais usam para

colocar lcool ou mercrio. Esta definitivamente a melhor opo para voc colocar a tinta e aplicar ela durante o tingimento!

Vous aimerez peut-être aussi